PDA

Ver Versão Completa : Land Rover X Toyota Bandeirante



vasques
10/10/2006, 20:56
Fui este final de semana para Castelhano,:-P em Ilha Bela, e, como havia chovido bastante, a trilha estava bem ruim,:cry: com poças d´agua, alguma fundas e erosões. Quando já estava quase chegando, estava com meu Tracker original (fora os pneus Godyer Wragler 70/30) em 4 x 4 e reduzida, quando encontrei um pessoal de Toyota Bandeirantes voltando. Eles comentaram que tiveram de usar o guincho algumas vezes pois em alguns trechos para a frente de onde eu me encontrava estavam péssimos. Em conversas com alguns jipeiros no Centro de Ilha Bela, comentaram que os Land Rover "passeiam" na trilha nesta condição, e que os Toyotas encontram maior dificuldade para ultrapassar estes mesmos obstáculos. Lembrando que, todos os jipes de aluguel da ilha são Land Rover.
A pergunta que não quer calar::idea: Pode-se afirmar que os caiçaras (ou os nativos da Ilha) estão corretos???...:twisted:

José Maria Marquiori
06/04/2007, 15:58
Não acredito, pois, a 3 anos atrás quando todos ficaram presos em Castelhanos devido a chuvas intensas os unicos carros que sairam foram 2 toyotas uma curta de lona e outra aço longa, tá certo que usamos os guinchos.

Lucas Nassif
06/04/2007, 16:12
Tem que levar em conta que a Band é bem mais pesada que a Land, pois a Land é toda em alumínio. Aí a mais pesada sempre fod* nesses lugares!!

[]'s

Sergio Rocha
06/04/2007, 16:53
Tem que levar em conta que a Band é bem mais pesada que a Land, pois a Land é toda em alumínio. Aí a mais pesada sempre fod* nesses lugares!!

[]'s
Por incrível que pareça uma Defender 90 pesa um pouco mais que uma Band curta.Ambas pela casa dos 1700 kg.

Segundo Manual da Band o peso em ordem de marcha é de 1710 kg.
A Defender pesa 1740 kg ( http://www.autostar.com.br/land/defespec.asp)

O cj5, segundo o manual pesa 1170kg em ordem de marcha.

[]´

Lucas Nassif
06/04/2007, 18:20
Por incrível que pareça uma Defender 90 pesa um pouco mais que uma Band curta.Ambas pela casa dos 1700 kg.

Segundo Manual da Band o peso em ordem de marcha é de 1710 kg.
A Defender pesa 1740 kg ( http://www.autostar.com.br/land/defespec.asp)

O cj5, segundo o manual pesa 1170kg em ordem de marcha.

[]´

:shock::shock: Estranho....que que faz a Land pesar desse jeito, se ela é de aluminio??

Esses 1740kg num é da Land 110 nao???

Abração

Sergio Rocha
06/04/2007, 18:53
Clica no link que vc tem todos os dados.
As chapas de aluminio usadas na Defender sao muito grossas.E o teto nao e de aluminio e de chapa normal.

[]'

joão k. chikui
06/04/2007, 19:38
Fui este final de semana para Castelhano,:-P em Ilha Bela, e, como havia chovido bastante, a trilha estava bem ruim,:cry: com poças d´agua, alguma fundas e erosões. Quando já estava quase chegando, estava com meu Tracker original (fora os pneus Godyer Wragler 70/30) em 4 x 4 e reduzida, quando encontrei um pessoal de Toyota Bandeirantes voltando. Eles comentaram que tiveram de usar o guincho algumas vezes pois em alguns trechos para a frente de onde eu me encontrava estavam péssimos. Em conversas com alguns jipeiros no Centro de Ilha Bela, comentaram que os Land Rover "passeiam" na trilha nesta condição, e que os Toyotas encontram maior dificuldade para ultrapassar estes mesmos obstáculos. Lembrando que, todos os jipes de aluguel da ilha são Land Rover.
A pergunta que não quer calar::idea: Pode-se afirmar que os caiçaras (ou os nativos da Ilha) estão corretos???...:twisted:


Vasques, por curiosidade vc voltou com essa turma das Band ou prosseguiu até castelhanos? Afinal, seus pneus não eram os apropriados.
Mas, qto a sua pergunta,a maioria absoluta do transporte pago de passageiros ,gelo, mantimentos e bebidas para castelhanos, é efetuado por jeeps e picapes Bandeirantes de 20 a 30 anos , totalmente originais, pneus 7.00 ou , no máx 7.50 , sem guincho, bloqueio e sequer DH.
Daí ,se for para comparar com uma 90tinha com pneu apropriado, guincho Warn 9.5 Ti, dois bloqueios ARB , etc...Nem se pode afirmar que os caiçaras não estejam corretos, mas , o que talvez eles não saibam que um carro original não deveria fazer essas trilhas com carga . Não deveria, mas faz, e bem.

arlei_vitara
06/04/2007, 19:44
:shock::shock: Estranho....que que faz a Land pesar desse jeito, se ela é de aluminio??

Esses 1740kg num é da Land 110 nao???

Abração

Lucas,

A 110 pesa prá lá de 2.3 ton...............o que faz a Land pesar tanto ??? Ela NÃO é de alumínio, como muitos pensam......os painéis da carroceria são de alumínio (portas etc) mas como o colega disse, teto p.ex. é de aço, além de toda a estrutura da própria carroceria. Depois, vc. já olhou o chassi, eixos, suspensões de uma Land ??? Bicho reforçado e pesado prá kcete..........


[ ]s,

Lucas Nassif
06/04/2007, 20:32
Lucas,

A 110 pesa prá lá de 2.3 ton...............o que faz a Land pesar tanto ??? Ela NÃO é de alumínio, como muitos pensam......os painéis da carroceria são de alumínio (portas etc) mas como o colega disse, teto p.ex. é de aço, além de toda a estrutura da própria carroceria. Depois, vc. já olhou o chassi, eixos, suspensões de uma Land ??? Bicho reforçado e pesado prá kcete..........


[ ]s,

PQP!!! Nem sabia!!!! :shock::shock::shock::shock:

Vou passar a observar essas coisas na Land!! :smile:

[]'sss

folgado
07/04/2007, 19:45
Vejam o peso de uma Land Rover (obtidos no manual do proprietário) em ordem de marcha (peso descarregado + tanque de combustível cheio + condutor com 75 Kg, excluindo equipamentos opcionais):

90 - SW 1795 Kg
90 - CSW 1810 Kg
110 - SW 2020 Kg
110 - CSW 2055 kg

Abraços.

Julio Militão
07/04/2007, 19:57
Vasques, por curiosidade vc voltou com essa turma das Band ou prosseguiu até castelhanos? Afinal, seus pneus não eram os apropriados.
Mas, qto a sua pergunta,a maioria absoluta do transporte pago de passageiros ,gelo, mantimentos e bebidas para castelhanos, é efetuado por jeeps e picapes Bandeirantes de 20 a 30 anos , totalmente originais, pneus 7.00 ou , no máx 7.50 , sem guincho, bloqueio e sequer DH.
Daí ,se for para comparar com uma 90tinha com pneu apropriado, guincho Warn 9.5 Ti, dois bloqueios ARB , etc...Nem se pode afirmar que os caiçaras não estejam corretos, mas , o que talvez eles não saibam que um carro original não deveria fazer essas trilhas com carga . Não deveria, mas faz, e bem.

Muito bem colocado João,
Vasques, para se comparar deve-se observar as condições dos veículos:
1- Pneus;
2- Bloqueios;
3- Vão livre;
4- Pêso;
5- Potencia do motor etc..
Mas se por trás da direção não tiver um motorista...

Alexandre Zocrato
09/04/2007, 03:20
Dizer qual das duas é melhor será um duelo de paixões. Os donos de Toyota dirão que band são melhores. Os donos de Land dirão que as Land são melhores.

Ambas são excelentes viaturas. Extremamente duráveis, a band tem uma mecânica mais barata. Por outro lado, as Land são muiiito mais confortáveis e macias.

Agora, com relação aos enroscos, quem decide quem passa é a peça entre o banco e o volante...

[]'s

folgado
09/04/2007, 09:37
Em relação a essa peça a que o Alexandre se referiu, há algumas de péssima qualidade. Na aparência são ótimas, mas na hora de funcionar, só dão problemas...

romeu
09/04/2007, 14:58
Cara, pode haver uma diferença tão grande entre uma traker "equipadaça" e uma traker original como a sua, algo como comparar um uno à uma ferrari

Logo, esse tipo de comparação não se faz.

joão k. chikui
12/04/2007, 07:27
Dizer qual das duas é melhor será um duelo de paixões. Os donos de Toyota dirão que band são melhores. Os donos de Land dirão que as Land são melhores.

Ambas são excelentes viaturas. Extremamente duráveis, a band tem uma mecânica mais barata. Por outro lado, as Land são muiiito mais confortáveis e macias.

Agora, com relação aos enroscos, quem decide quem passa é a peça entre o banco e o volante...

[]'s

Alexandre, voce falou pouco, mas disse tudo
Eu, particularmente , sou admirador das duas.São máquinas conceitualmente muito diferentes,porém ambas fazem até mais do que prometem.Mas, neste caso em particular, achei que houve uma pequena injustiça com as velhas band que transportam tudo para Castelhanos, inclusive trazendo de volta o lixo deixado por nós turistas.
Infelizmente não pude concluir meu raciocínio, pois não obtive resposta do nosso amigo jipeiro.

vasques
14/04/2007, 22:29
João Chikui, eu não cheguei em Castelhanos naquele dia, pois senti que minha Tracker estava sem aderência ou seja ela "dançava" muito, o que exigia correções a todo instante e estavamos em quatro pessoas na viatura e algumas delas ficaram com medo e o tempo ameaçava mais chuva. Conheço muito bem essa trilha, a primeira vez que fiz foi em 1980 com uma moto DT 180. Cheguei ir tambem até o Bonete com essa moto, bons tempos. A trilha de castelhanos é muito inconstante, já vi Audi A3 por lá em periodos que não chove, apesar que o cara da Audi teve um pouco de dificuldades para atravessar o riacho da chegada, mas passou.
Quanto a diferença da Tracker "equipadaça" e uma Tracker original citada por um colega, ser comparada a um Uno e uma Ferrari é um exagero.

Alexandre Zocrato
15/04/2007, 02:07
João Chikui, eu não cheguei em Castelhanos naquele dia, pois senti que minha Tracker estava sem aderência ou seja ela "dançava" muito, o que exigia correções a todo instante e estavamos em quatro pessoas na viatura e algumas delas ficaram com medo e o tempo ameaçava mais chuva. Conheço muito bem essa trilha, a primeira vez que fiz foi em 1980 com uma moto DT 180. Cheguei ir tambem até o Bonete com essa moto, bons tempos. A trilha de castelhanos é muito inconstante, já vi Audi A3 por lá em periodos que não chove, apesar que o cara da Audi teve um pouco de dificuldades para atravessar o riacho da chegada, mas passou.
Quanto a diferença da Tracker "equipadaça" e uma Tracker original citada por um colega, ser comparada a um Uno e uma Ferrari é um exagero.


Também acho, mas é uma boa metáfora.
[]'s

CAVESO
15/04/2007, 02:38
Sou mais a boa e velha Band.....

joão k. chikui
15/04/2007, 09:43
João Chikui, eu não cheguei em Castelhanos naquele dia, pois senti que minha Tracker estava sem aderência ou seja ela "dançava" muito, o que exigia correções a todo instante e estavamos em quatro pessoas na viatura e algumas delas ficaram com medo e o tempo ameaçava mais chuva. Conheço muito bem essa trilha, a primeira vez que fiz foi em 1980 com uma moto DT 180. Cheguei ir tambem até o Bonete com essa moto, bons tempos. A trilha de castelhanos é muito inconstante, já vi Audi A3 por lá em periodos que não chove, apesar que o cara da Audi teve um pouco de dificuldades para atravessar o riacho da chegada, mas passou.
Quanto a diferença da Tracker "equipadaça" e uma Tracker original citada por um colega, ser comparada a um Uno e uma Ferrari é um exagero.

Vasques, valeu pela tua resposta. O fato de vc ter usado do bom senso e não ter descido até lá, só prova que vc é uma pessoa inteligente.
Mas, em outras idas prá ilha, observe que a maioria absoluta dos jeeps que levam turistas são velhas bands, absolutamente sem preparo, com raras exceções , viaturas com 20 a 30 anos.
Ano passado estive por duas semanas na Chapada diamantina, e, lá também, as velhas band é que transportam os turistas.
Lógico , que as lendárias Lands fazem isto com muito maior conforto .Talvez a opção pela band seja por 3 motivos:
I-Custo inicial bem menor, já que o cara pode comprar uma ano 83, 84...
já que ,se partisse para uma 93, 94 esse valor já não mais seria tão díspare assim.
II-QQ motorista caiçara guia uma band ,e, precisaria ser um cupim de marca maior para moê-la. A land exige um piloto mais treinado e cuidadoso(veja exemplo nas land da policia militar de são paulo)
III-O baixo custo das peças da band .

Alexandre Zocrato
15/04/2007, 15:50
Vasques, valeu pela tua resposta. O fato de vc ter usado do bom senso e não ter descido até lá, só prova que vc é uma pessoa inteligente.
Mas, em outras idas prá ilha, observe que a maioria absoluta dos jeeps que levam turistas são velhas bands, absolutamente sem preparo, com raras exceções , viaturas com 20 a 30 anos.
Ano passado estive por duas semanas na Chapada diamantina, e, lá também, as velhas band é que transportam os turistas.
Lógico , que as lendárias Lands fazem isto com muito maior conforto .Talvez a opção pela band seja por 3 motivos:
I-Custo inicial bem menor, já que o cara pode comprar uma ano 83, 84...
já que ,se partisse para uma 93, 94 esse valor já não mais seria tão díspare assim.
II-QQ motorista caiçara guia uma band ,e, precisaria ser um cupim de marca maior para moê-la. A land exige um piloto mais treinado e cuidadoso(veja exemplo nas land da policia militar de são paulo)
III-O baixo custo das peças da band .


O problema maior de as polícias (militar de SP e civil de MG) moerem as Land é a total ausência de manutenção. Elas têm mais problemas na lataria do que mecânicos. E os problemas mecânicos são por falta de lubrificação e manutenção especializada.

Como as band estão aqui há mais tempo e sua mecânica é mais simples, qualquer mecânico "mexe" nelas. O engraçado é que na África, são utilizadas há décadas, com manutenção eficaz. Aqui as puliça não sabe usá-las... Será a famigerada ineficácia da burrocracia estatal????

Agora, que ambas são excelentes viaturas e extremamente robustas, não há a menor dúvida!

jonatassp
10/03/2008, 14:58
já dei vários rolês na 90tinha do meu velho e é um "senhor carrão"
mas me falaram que a bandeirante é uma tremedera por dentro...
confere?

maxdelta
12/03/2008, 19:58
Land é um carro fascinante, suspensão é boa, não necessita e nem deve haver modificação, possui uma boa relação entre eixos, é rápida no caminho on-road e reponde bem ao off-road.

Mas ela tem algo terrível, e é por isso que eu tenho uma band:

A parte de cima da defender não é reforçada, "capotou, esmagou" por isso que ela sofre sérias modificações quando vai para os Estados Unidos! O exército brasileiro adapta santo antônio do mesmo tipo da toyota xingu.

E outro problema terrivel dela, é que ela foi projetada pra quem é tem altura inferior a 1,80m, isto é, baixinhos.

Band num tem esse problema nem com os banco originais. Ela comporta um ser 1,95, nem piso no estribo, entro como se fosse carro. Aland que tava numa oficina aki perto de casa, o mecânico deixou eu dar uma volta, mas eu não consegui me ajeitar na land, o Ford Ka se mostrou ser mais "espaçoso"

VOVÔ DO TROLLER
12/03/2008, 21:49
Apenas com relação à facilidade de ir ( e principalmente voltar, pois a volta é mais difícil) até Castelhanos, um Suzukinho Samurai com algumas modificações, bate qualquer Land ou Toyota da vida. Abçs. Válter

Herculano
13/03/2008, 00:58
Falando em Land Rover, alguem poderia me informar qual o consumo de uma Defender 110 , e qtos km um motor land roda aproximadamente.

caique
13/03/2008, 10:04
O consumo médio da defender é 10 klm/litro, e o motor bem cuidado deve chegar aos 500.000, embora já tenho visto mototr ir pro saco antes, e outros que fizeram 700.000 klm...depende do dono.

paje_tapuya
26/12/2008, 18:50
Tem que levar em conta que a Band é bem mais pesada que a Land, pois a Land é toda em alumínio. Aí a mais pesada sempre fod* nesses lugares!!

[]'s

Opa o amigo está engando, pois a land além do alumínio na carroceria tem as armações da mesma em ferro e o chassis são de aço de perfil fechado, muito mais pesado que o chassi da band.
Acho que o que pode ter acontecido é que os nativas talvez tenham mais experiência na condução por esta trilha.
Ja tive tando land quanto band e sei que todos dois são fantásticos no off road, e acredito que o que pode acontecer de pior numa trilha com esses carros é a quebra do burrinho de direção. Se esse der defeito, amigos, atola mesmo!
Rsrsrsrs
O que conta é a experiência!
Abraços

Luiz Antonio C. Bodon
29/12/2008, 16:51
Já tive Bandeirante curta e longa e Defender curta am mesmo tempo. No momento tenho uma Defender 110 + uma Bandeirante Curta e o que posso falar é o seguinte: devido a idade do projeto, elas tem suas diferenças e tem que ser levado em consideração isso.

Apesar disso ainda acho que o mais importante é a peça situada entre o volante e o banco. Isso sim faz toda a diferença.;)

JORIS
31/12/2008, 13:03
Já tive Bandeirante curta e longa e Defender curta am mesmo tempo. No momento tenho uma Defender 110 + uma Bandeirante Curta e o que posso falar é o seguinte: devido a idade do projeto, elas tem suas diferenças e tem que ser levado em consideração isso.

Apesar disso ainda acho que o mais importante é a peça situada entre o volante e o banco. Isso sim faz toda a diferença.;)

Luiz, pra min esses projetos são praticamente da mesma época, os dois são bem antigos! acho que só são mais recentes que os willys que são da segunda guerra!

[]´s.

lulaquintella
31/12/2008, 16:15
Caros Amigos,antes de mais nada um excelente fim de ano prs vcs,E um graaande 2009.
To gostando muito do topico,mas so tem uma coisa,alguem falou ai que a band e mais confortavel que a Land.
Caraca,o cara forcou mesmo. Enfim,os dois carros despertam paixao isto e indiscutivel.
So pra botar mais lenha,um amigo meu capotou com uma noventinha black,a viatura ficou imprestavel mas o teto nao afundou como foi falado,e as pessoas que estavam dentro e com os cintos de seguranca nao sofreram maiores ferimentos.
Longe do citado esmagamento.
Tirando a lataria,o carro continuou em perfeitas condicoes,inclusive foi rodando para a oficina dias depois.
Trocadas as pecas,ele continua fazendo os nossos passeios.
Entao,se quiserem comprar uma ou outra e melhor usar outro argumento.
Acho que o do preco tando do carro como o da manutensao e mais de acordo.
Abracos a todos.

Lothar
01/01/2009, 21:52
Já tive Bandeirante curta e longa e Defender curta am mesmo tempo. No momento tenho uma Defender 110 + uma Bandeirante Curta e o que posso falar é o seguinte: devido a idade do projeto, elas tem suas diferenças e tem que ser levado em consideração isso.

Apesar disso ainda acho que o mais importante é a peça situada entre o volante e o banco. Isso sim faz toda a diferença.;)

Um amigo meu, engenheiro fuzileiro, me disse que a marinha optou trocar os bandeirantes pelos defender em funçao de a band ter chegado ao limite de seu projeto e as 110 ainda disporem de diversas opções.
Acredito que a toyota simplesmente abandonou o projeto e land prosseguiu,

CAVESO
02/01/2009, 21:55
Um amigo meu, engenheiro fuzileiro, me disse que a marinha optou trocar os bandeirantes pelos defender em funçao de a band ter chegado ao limite de seu projeto e as 110 ainda disporem de diversas opções.
Acredito que a toyota simplesmente abandonou o projeto e land prosseguiu,

Só que depois que as forças armadas testaram os Marruás.....

Carlão Rover
03/01/2009, 01:07
Essa dos Marruás é comércio puro...sem ofender a qualidade dos mesmos até porque nunca andei em um, apenas em engesa.

Quanto a Land ela é toda em alumínio exceto a parede corta fogo, chassi e diferenciais é claro.O teto é em alumínio sim.
Minha opinião será imparcial embora seja apaixonado por Land.
Não existe comparativo de nenhum off road com a Land(defender).Ela foi projetada para o off road exclusivamente. Seu câmbio é reduzido(sem entrar nos valores), além de ser 4x4 full time, com diferencial central com direito a bloqueio do mesmo;Alto torque em baixas rotações(combinação motor,câmbio, pneus e diferenciais).A falta de ergonomia é para facilitar o off road, pode-se dirigir com a cabeça para fora se necessário sem esforço,por exemplo...;seu projeto foi uma adaptação melhorada do nosso querido Willys, e foi lançado em 1948, embora tenha sido projetada em 1947 e tenha usado de "mula" um MB 1944(willys);
A grande questão de durabilidade é um mito que precisa ser quebrado.
A grande maioria não compra uma defender zero, e normalmente ela já rodou mais de 100 mil km...além disso o dono anterior vende porque começa a dar problema por falta de manutenção preventiva; que, como qualquer veículo diesel com tração(caminhão por exemplo) tem que ser feita. A sua Land vai durar muito, mas algumas peças têm que ser trocadas pois tudo têm um desgaste natural que é acentuado por falta de manutenção. Todos estão acostumados a usar carros de passeio(bem leves) e trocar antes dos 50 mil km...não dá para comparar...
Além do mais, hoje as pessoas querem uma defender para andar a 120/140 km/h, o que é um absurdo para esse veículo. Sua velocidade de cruzeiro é de 110 km/h.Acima disso, problemas a vista...pane no alternador por aquecimento excessivo e prolongado do coletor de escape e motor; aquecimento do câmbio e diferenciais, acelerando a necessidade de troca dos óleos...enfim, tem que conhecer, cuidar e aprender sempre...A aerodinâmica nem precisa ser comentada...
Veículos originais sem modificação, a Land não têm comparação com nenhum, outro...
Abraço a todos e feliz 2009, lembrando que admiro o Jeep(tenho um) e as toyotas(meu cunhado tem duas) e admiro o projeto do engesa...

lulaquintella
03/01/2009, 01:53
Carlao,excelente!!!!!!!
Falou tudo.
Mas me tira uma duvida,o teto e de aluminio,mas nao tem os suportes de aco,nas colunas?
Eu acho que tm algumas colunas de aco onde as pecas de aluminio sao rebitadas,nas portas,colunas e na trazeira.
Abracos

CAVESO
06/01/2009, 23:57
Comércio ou falta de opções que atendam à demanda dos milicos??????

Sou fã incondicional da Land como veículo de expedição e tal...mas, pelos relatos de militares, aqui do fórum, inclusive, nas forças armadas elas não atenderam muito bem...

Mas deixo claro que são palavras deles e não minhas, ok?

folgado
07/01/2009, 00:14
Exército, Governo, licitação, dinheiro...
Vocês acham que o pessoal do exército está pensando nas qualidades off-road dos veículos concorrentes quando fazem a licitação?
Santa ingenuidade.

CAVESO
07/01/2009, 00:38
Que o poder de negociação, numa licitação fraudulenta (como todas são), tem uma Agrale perto de uma Ford, dona de Land, Troller e Eco 4x4??????

folgado
07/01/2009, 00:47
Que o poder de negociação, numa licitação fraudulenta (como todas são), tem uma Agrale perto de uma Ford, dona de Land, Troller e Eco 4x4??????

Sei lá... Ford à beira da falência... Pelo mesmo preço que pagariam por uma Land ou um Troller, compram um Marruá e ainda colocam 50% no bolso.

Carlão Rover
07/01/2009, 12:46
Caraca Folgado!Em quatro palavras você falou tudo...

CAVESO
07/01/2009, 12:53
Tadinha da Ford, tão pequenininha, tão quebradinha....

Nem um dinheirinho para subornar os milicos ela tem mais.... ô dó!

É....tem gente que acredita mesmo em papai noel.....

CAVESO
07/01/2009, 13:02
A Agrale está podendo mesmo.....comprando até os Hermanos: http://secco.com.br/noticias.asp?id=7733

Carlão Rover
07/01/2009, 19:48
Que o poder de negociação, numa licitação fraudulenta (como todas são), tem uma Agrale perto de uma Ford, dona de Land, Troller e Eco 4x4??????

O poder da malandragem Brazuca...lei de Gerson...
E convenhamos, o Marruá ainda não passou no teste do tempo de nenhum outro como os aqui citados...

Abraço

CAVESO
07/01/2009, 20:01
Ah não????????????

Pergunte aos donos de engesa (lembrando que o Marruá é cópia dele) se eles passaram no teste do tempo....

Segundo depoimento do Eliseu (aqui do fórum), foram as lands que não aguentaram o tranco nas forças armadas. Segundo ele, uma quebradeira só...

folgado
07/01/2009, 20:13
Tadinha da Ford, tão pequenininha, tão quebradinha....

Nem um dinheirinho para subornar os milicos ela tem mais.... ô dó!


Peraí, tá havendo uma confusão aqui...

Quando se fala em maracutáia (não se se essa palavra ainda tem acento...), o dinheiro não sai da Ford, nem da Agrale, sai do nosso bolso.

Veja: 100 milhões de reais para comprar 100 lands (cara essa Land né?). Compram o mesmo número de carros da Agrale, que são mais baratos, com uma nota fiscal do mesmo valor das Lands, e a diferença é dividida meio a meio. Bom para os dois lados, e ruim para nós, que continuamos a acreditar no bom velhinho...

folgado
07/01/2009, 20:16
Vejam bem, não me interpretem mal:

trata-se de uma hipótese....

Jamais que os militares iriam fazer uma coisa dessas. Deus me livre...

folgado
07/01/2009, 20:21
Tem mais uma coisa (pra apimentar mais a questão):

Quem trabalha no setor público, como eu, sabe bem que quem vence a licitação oferece material de pior qualidade.
Isso mesmo, podem meter o pau, mas é a pura realidade.
Não há a possibilidade de especificar o objeto da licitação, sob pena de cometer irregularidade por "direcionamento da licitação". Só podem existir requisitos genéricos, nunca específicos, para não cair no direcionamento.
Dessa forma, só ganham, pelo melhor preço, produtos de segunda linha:
Caneta "Bic" nem pensar, só uma que dura 15 dias, se não falhar antes, e por aí vai...

Será que Marruá ganhou porque é melhor que a Land ou porque tem o menor preço, já que os milicos não podem escolher "marca"?

Carlão Rover
07/01/2009, 23:16
Por isso o nome é Marruá, e não Engesa...certo...nem os carros que saem de fábrica são iguais...e vamos colocar o tempo em questão...quanto tempo durou a produção do engesa?
A Land ainda é produzida desde 1948, ano passado completou 60 anos ininterruptos de produção...mas cada um com sua opinião, com suas experiências, conhecimento, certo! As diferenças que nos fazem crescer...o importante é aproveitá-las!!!
Abraço

Carlão Rover
07/01/2009, 23:19
Ah não????????????

Pergunte aos donos de engesa (lembrando que o Marruá é cópia dele) se eles passaram no teste do tempo....

Segundo depoimento do Eliseu (aqui do fórum), foram as lands que não aguentaram o tranco nas forças armadas. Segundo ele, uma quebradeira só...

É verdade, eu vi esta discussão...impressionante como o exército brasileiro não sabe conduzir um veículo 4x4 full time...até ferrari quebra na mão de pilotos ruins....
As pessoas acham que aprendendo a dirigir carro vai ser igual num 4x4...talvez em um 4x2 com opção 4x4 isso seja verdade...

Bem lembrado Caveso!

CAVESO
08/01/2009, 00:18
Será que Marruá ganhou porque é melhor que a Land ou porque tem o menor preço, já que os milicos não podem escolher "marca"?

Será que as mineradoras (todas privadas) também escolheram as picapes Marruás por ser "pior" e mais "barata"????????

No caso do EB, o que eu sei é que a escolha do Marruá não se deu por ser a "melhor" opção, mas sim devido ao fato de que os outros não deram conta do recado.
Caso das Lands que quebraram demais e dos troller que não foram aprovados.
As velhas bands e antigos engesas estão rodando por lá até hoje....

Mas concordo que pode ser "pressão de licitadores".....talvez seja.

Talvez os tucanos sejam os piores da categoria, os F15 também e etc....

Tanques Engesa, Urutu e cascavel (considerados os melhores do mundo) deviam ser os mais baratinhos da época também...

Pode ser....

CAVESO
08/01/2009, 00:25
Quando se fala em maracutáia (não se se essa palavra ainda tem acento...), o dinheiro não sai da Ford, nem da Agrale, sai do nosso bolso.

Veja: 100 milhões de reais para comprar 100 lands (cara essa Land né?). Compram o mesmo número de carros da Agrale, que são mais baratos, com uma nota fiscal do mesmo valor das Lands, e a diferença é dividida meio a meio. Bom para os dois lados, e ruim para nós, que continuamos a acreditar no bom velhinho...

Mas quem paga o Lobby que define a escolha??????

Quem tem mais capacidade de fazê-lo? Uma Ford ou a Agrale?

Um outro item que pode pesar na discussão é o fato do Marruá ser nacional....coisa que milicos adoram!

joão k. chikui
08/01/2009, 12:40
Caveso
Vc foi nossa salvação , desviou a atenção das Band..kkkkk

CAVESO
08/01/2009, 13:27
Caveso
Vc foi nossa salvação , desviou a atenção das Band..kkkkk

Pois é, grande Joãoponeiz, acabei desviando o rumo da prosa..... :mrgreen:

Sou fã da Band, cara, que é bem parecida com engesa: bruta, resistente e de mecânica fácil e barata.....além de encontrar peça em toda esquina...

Carlão Rover
08/01/2009, 14:18
Resumindo, além de tudo citado aqui, o mais importante na minha opinião é conhecer o que têm em mãos, suas limitações e manutenção adequada...
Aí não têm erro!!!

Abraço

CAVESO
08/01/2009, 18:20
Falou tudo, Carlão!!!!!!

O que queria mesmo é ter um engesa, um Marruá, uma Band e uma Land na garagem, não necessariamente nesta ordem.... :mrgreen:

Carlão Rover
08/01/2009, 19:53
X2!!!
Abraço

joão k. chikui
08/01/2009, 20:19
Carlão
Já botou BF 33" At no Jeepão ? Vai ficar mais estúpido , macio , suave , silencioso o bicho, vc vai ver.Ah , e mais econômico.

JORIS
09/01/2009, 18:40
Pois é, grande Joãoponeiz, acabei desviando o rumo da prosa..... :mrgreen:

Sou fã da Band, cara, que é bem parecida com engesa: bruta, resistente e de mecânica fácil e barata.....além de encontrar peça em toda esquina...

Caveso, nós tivemos uma Band cabine dupla a uns 15 anos atrás e lembro bem que as peças dela nera tão baratas não! até porque mecânica diesel já sabe né, é sempre mais cara.

Agora que as danadas são resistentes são! pra quebrar dá trabalho.

[]´s.

CAVESO
09/01/2009, 20:45
Joris,

Se comprar os preços das peças do motor de Band com as de um motor a gasosa, sim. Mas se comparar com as de um motor a diesel "moderno" o efeito é contrário...

paje_tapuya
09/01/2009, 23:46
Um amigo meu, engenheiro fuzileiro, me disse que a marinha optou trocar os bandeirantes pelos defender em funçao de a band ter chegado ao limite de seu projeto e as 110 ainda disporem de diversas opções.
Acredito que a toyota simplesmente abandonou o projeto e land prosseguiu,

O CFN agora ta comprando agrale Marruá, se não me engano foram compradas 500 viaturas com previsão de troca total da forta p 2012, sendo todas marruá, curtas e longas. Ví fotos de várias pick ups marruá tb equipando o exercito da argentina. Espero que a agrale mantenha a linha por bastente tempo e não perca esse filão. P mim, engesa é o melhor no off road. No off road! E principalmente se o burrinho de direção não vazar o fluido... rsrsrs

Carlão Rover
11/01/2009, 23:15
Lembrei de um detalhe que vi esta semana duas vezes na tv..., a maioria(digo isso porque não conheço todos) das Land defender dos BOMBEIROS, que tem muito cuidado na conservação dos veículos que são instrumento do seu trabalho, estão zerinhas!!!!!!!!!!!!É só ir em qualquer quartel que tenha Land e confirmar se têm alguma parada ou em mal estado. Na Santa casa de Santo André no resgate, sempre têm Land destas e eles fazem questão de vir mostrar quando se demonstra interesse...
Abraço!

Eliseu
22/01/2009, 22:24
.......No caso do EB, o que eu sei é que a escolha do Marruá não se deu por ser a "melhor" opção, mas sim devido ao fato de que os outros não deram conta do recado.
Caso das Lands que quebraram demais e dos troller que não foram aprovados.
As velhas bands e antigos engesas estão rodando por lá até hoje....
Pode ser....


Caveso,
as Land nem foram testadas antes da compra. Foi questão de urgência: precisávamos mandar tropas para o Haiti (2004) e não tínhamos mais viaturas boas para isso. Resultado: fizeram contrato grande, compraram sem testar e aí começou a quabradeira. Essa de que milico não sabe dirigir, não cola, pois fazemos os mesmos cursos de manutenção e condução que os civis fazem e repassamos para a soldadaiama. A Land foi para testes posteriormente e em nenhuma versão foi aprovada. Na época da primeira compra de Land, a Troller correu atrás para fazer a versão militar, que porém só foi aprovada em 2007, com muitas alterações. O Marruá já nasceu militar, pois foi "feito" (copiado do falecido ENGESA) baseado nos requisitos de VTNE 1/2 T (Viatura de Transporte Não Especializada 1/2 tonelada) e VOpB (Viatura Operacional Básica) do EB. Depois surgiram outras versões: VTNE 3/4T (versão jeep 4 portas, semelhante LRover 110) e VTNE 1T(pic-up, cabine dupla, 4 portas, semelhante LRover 130), TODAS aprovadas pelo EB, FN, Infantaria FAB, Exército Argentino e Infanteria de la Marina Argentina e Chilena. A Band foi uma boa aquisição para o EB: durona, fácil manutenção... mas saiu de linha, uma pena.

RODRIGO VAZ
05/12/2012, 22:36
Sou fã incondicional de toyota, mas tenho uma vontade grande de provar a lendária "land rover",
meu unico medo é a manutenção destes veiculos.

André F
06/12/2012, 10:38
Tópico antigo, mas quero passar algumas informações. Considerando as questões levantadas sobre necessidade de reforços na cabine das LR, será que os modelos ICON LC possuem problema semelhante, ou o alumínio foi usado somente nos painéis (portas, etc)?

E sobre a Toyota ter abandonado as Bandeirante (LC40) - isso é fato, e no entanto lá fora a Toy tem veículos excepcionais - verdadeiros sonhos de consumo 0Km: as LC70. Demanda para veículos assim certamente há, de todos os tipos de clientes: governo, instituições, militares e mesmo civis. Uma pena realmente não termos uma indústria de volume de veículos assim - não irei discutir a questão da Agrale, que já é assunto de outro tópico.

384129

RODRIGO VAZ
02/02/2013, 19:14
participei a alguns dias do transparaná, lá vi 3 land rover andando, uma 90 uma 110 e uma 130, minha vontade de adquirir um veiculo destes acabou no dia que coloquei a band lado a lado com a 110,achei o motor fraco e pouco espaço interno.
vou continuar com minha band ate poder adquirir uma pajero full.

paje_tapuya
03/02/2013, 14:29
Gosto é gosto... Já tive duas bands peruas uma com 314 e outra com 364 MB, ambas ótimas, e hoje estou na minha terceira land. Já tive uma 110, hoje tenho uma discovery 1 e minha mulher uma 110. Ambas tem vantagens e desvantagens, mas não troco uma defender por nenhuma bandeirante, mes ma achando o segundo uma excepcional viatura.
Amor é amor...

bello
03/02/2013, 15:25
Gosto é gosto... Já tive duas bands peruas uma com 314 e outra com 364 MB, ambas ótimas, e hoje estou na minha terceira land. Já tive uma 110, hoje tenho uma discovery 1 e minha mulher uma 110. Ambas tem vantagens e desvantagens, mas não troco uma defender por nenhuma bandeirante, mes ma achando o segundo uma excepcional viatura.
Amor é amor...

X2! Já tive band por 12 anos e 110 por 14 anos. Nunca trocaria o 110 por uma band apesar de reconhecer suas qualidades.
Abs
Sergio

Armindo Neto
03/02/2013, 23:15
prefiro 100000000000000x a Toyota Band

THBrutus
04/02/2013, 00:39
Já tive as duas, com certeza prefiro a band, de maneira alguma desmerecendo a land,,,, até rima né...

Marcelo-HPE
06/02/2013, 21:09
Eu tb iria de Band , Defender é a lenda, Bandeirante é o jipe !!!

Armindo Neto
06/02/2013, 22:52
Eu tb iria de Band , Defender é a lenda, Bandeirante é o jipe !!! Falou tudo! Defender é lenda , é muito bla bla bla sobre a Defender , eu particularmente não gosto de Land Rover , muito menos das Defenders , A Bandeirante é beeeeeeeeeeeeeeeeeeem melhor que a Defender , E a Defender ao contrário de que muitos pensam , NÃO SÃO BOAS DE TRILHA , principalmente as 110 , os landeiros que me desculpe , mas é a realidade! A Toyota Bandeirantes praticamente não quebra, e quando quebra é fácil de arrumar peças. VAI DE TOYOTA BAND É BEEEEEEEM MELHOR!!!

HERICK
06/02/2013, 23:16
Os dois são jipes resistentes e fortes desde que se respeitam as manutenções preventivas, mas Toyota é Toyota, minha opinião, forte abraço.

neilsonhenriques
07/02/2013, 00:29
Pessoal ... calma, nenhum landeiro que se preze vai vir aqui ficar nesse jogo de "o meu é maior que o seu".

Haverão pessoas que preferirão um jipe e outras o outro.

Nunca tive nenhum dos dois. Na Bandeirante só andei de carona e não gostei. Parecia que eu estava sentado num vibrador, chacoalha até com o carro parado, mas pode ter sido um problema na mecânica como o motor fora de ponto, enfim, não dá pra condenar só por uma viagem de 2:30 em um único carro.

O Defender é meio barulhento por dentro e o ar condicionado não gela muito bem. Pra mim que só ando com o ar no máximo, seria um problema.

Se fosse pra viagens longas, ficaria com o Defender, obviamente porque ele foi projetado pra isso.
Se fosse pra botar pra ralar, compraria a Bandeirante porque as peças devem ser mais fáceis de serem encontradas.

O negócio é achar tanto um quanto o outro em boas condições.

Jorgao
07/02/2013, 09:00
Parecia que eu estava sentado num vibrador
:shock:

Desculpe neilson, não resisti.

:campeao:

bhallacktracionado
07/02/2013, 09:52
ja tive band e ja reboquei land.Quem tem band sonha com land,porem esse sonho pode virar pesadelo pois tudo na land é mais caro.Para trilhas nem 110 e nem band longa prestam.Para mim o melhor é aquele que podemos ter e mante lo então se fosse seria a band

neilsonhenriques
07/02/2013, 10:03
Desculpe neilson, não resisti.

:chorandoderir:

Se eu fosse mudar de time, teria que ter comprado aquela Band a qualquer preço !!!! :mrgreen:

paje_tapuya
07/02/2013, 11:03
Cada um tem sua vantagem em algum terreno. Cada um curte um tipo de ação em off road. Cada um tem sua maneira que acostuma a dirigir. Eu não tiro nenhum mérito das bands, mas eu me dei muito melhor com as defenders e com minha discovery 1 do que com as bands que tive. Prefiro por conforto, pela forma de "tocada" da viatura, pela desenvoltura que o carro tem. É costume. É adaptação homem x máquina. Assim como eu sou com a land, conheço gente que é assim com as bands. Eu mesmo não trocava minha band por land por nenhum motivo até que a ferrugem começou a comer toda carroceria da minha e tive que reforma-la por duas vezes em 3 anos. Talvez erro e sacanagem do primeiro funileiro. Na land, nada que uma desmontada e muita graxa e óleo atf no chassi não resolvesse.
No litoral, o conjunto mecânico das lands, com relação de peso x potência, giro do motor x terreno, fala mais alto. No interior, nada que uma reduzida não me ajudasse quando precisei. Fora o espaço que tem uma 110 e o conforto da sua suspensão.
Preço de manutenção? Das 300 TDI, não são mais caras que as da band mesmo. Porém nunca comprei nada em concessionária autorizada por que não gosto de ladrão. E esse problema as toyotas também tem.

bhallacktracionado
07/02/2013, 11:16
vc tem razão tudo vai dessa adaptação homem x maquina.Hoje em dia tenho uma triton e um tracker e por incrivel que pareça o tracker me passa mais confiança do que a triton,mas mesmo assim longe da confiança que minha band passava,mesmo sendo aquele motorzinho de 608 e cambio de 4 marchas nunca tive receio de ir aonde for.Será que essa ultimas band que siram são tão boas quantos 88/89/90/91...?

Marcelo-HPE
07/02/2013, 11:28
Neilson com todo respeito , mas não consigo entende nos dias de hoje , quando vc diz que um defender é projetado para viagens longas
Hoje temos opções muito melhores para viajar por longas distâncias , vide hilux sw4, Pajero Dakar, Discovery etc . esse SUVs dão de 1000000 a zero num defender em performance e conforto no asfalto , e bem calçados e protegidos por baixo encaram alguns lamaçais médios e estradas de chão severas .

Já viajei numa defender 90 de Campos ao RJ só 250km. graças a Deus !!! porque dentro do bicho é uma barulhada infernal , com motor fraco o peste não passa de 100km/h , nessa velocidade o superado maxion 2.5 está berrando a quase 3000. rpm , em algumas subidas de asfalto , senta que nem um patinho , igual a carro 1.0 a defender sobe a 60km/h, enquanto um bom SUV sobe a 100km/h ,o Defender tem que jogar para a 3° faixa para carro 1.0 passar , é muito sofrimento. como é que o sujeito monta num bicho desses para rodar 7000 km por ex, só com muito amor no coração pelo bicho . que racionalmente não dá .
Daqui para o Ushuaia por ex, o que é melhor um Discovery ou um defender ???
Agora se vc for por paixão ,estilo, e um pouco mais de espaço aí deve ser o defender . è um negócio mais por paixão mesmo , meu Irmão mais velho era doido por um defender, sem conhecer o bicho , quando falei mal da defender pra ele !!!! Putz quase perdi o irmão !!!! hehehehe atualmente ele está com uma Outlander !!!
Abração

neilsonhenriques
07/02/2013, 12:26
Neilson com todo respeito , mas não consigo entende nos dias de hoje , quando vc diz que um defender é projetado para viagens longas
Hoje temos opções muito melhores para viajar por longas distâncias , vide hilux sw4, Pajero Dakar, Discovery etc . esse SUVs dão de 1000000 a zero num defender em performance e conforto no asfalto , e bem calçados e protegidos por baixo encaram alguns lamaçais médios e estradas de chão severas .


Marcelo,

Um Defender preparado para expedições é muito mais confiável e adequado do que qualquer SUV. O problema do Defender era esse: a Land Rover vendia o carro pra você terminar de montar em casa. Até entendo o motivo porque cada um usa o carro de uma maneira. O pessoal que mete na trilha, não precisa de banco mais confortável, de ar condicionado potente e isolamento acústico. Já quem faz expedições, precisa modificar o ar, colocar bancos que sejam confortáveis (varia de bunda pra bunda), melhorar o isolamento acústico (varia de ouvido pra ouvido) e montar um "motor home" lá atrás. Já vi Defender com cama e recentemente na parte de Land Rover, tem um tópico com um até com pia e torneira. Enfim, é um carro muito versátil e isso não existe nos SUVs e em nenhum outro carro do nosso mercado.

Por isso que um Defender 2005, vale mais que um Discovery 3 HSE, Pajero Full, SW4, etc. Pode olhar a tabela FIPE e é uma boa diferença.

Se fosse pra Ushuaia, eu iria de Discovery. Mas se fosse pra parte "não turística" do Atacama, confio mais num Defender preparado porque nesses locais não há hospedagem e nem presença humana constante.

Sobre velocidade, mesmo com o Discovery eu não ando a mais de 100 km/h e em raríssimas estradas brasileiras dá pra andar a mais que isso, seja pelo traçado ou pelo trânsito de caminhões que aumentou muito nos últimos anos. Estou acostumei a andar devagar e acho que não sentiria falta de mais velocidade se fosse num Defender que não tem nem ABS + airbags.

Mas quer mudar sua opinião, experimente viajar num TR4 que você achar o Defender um foguete !! :mrgreen:

Abração ! :concordo:
Neilson

paje_tapuya
08/02/2013, 09:32
Só para constar...
Ano retrasado minha namorada comprou um defender para reformar (essa da foto do meu perfil), e terminamos a reforma dela e numa quinta feira e já no domingo estávamos na estrada com ela. Saímos do Rio, fomos a Natal, rodamos todo litoral baiano, paraibano e quase todo do RN. E tirando um problema vindoos do diesel porcaria da Bahia, nada que o desabonasse.
Dia 04/01 desse ano voltamos BR-116 e curtimos muito o norte da Bahia e Todo litoral do RN, com trilhas, dunas, sertão, e muitos, muitos km de praia. E nada que desabonasse o carro. Não que uma band não fizesse, mas com o conforto que temos nesse defender, eu nunca vi numa band. A começar pela suspensão, que se vc quiser amaciar a suspensão de uma band, ou vc perde em estabilidade ou quebra a mola mestra. O resto é cosmético.

JRenato
08/02/2013, 12:13
Isso é que nem discutir sobre ,POLITICA, RELIGIÃO E FUTEBOL, é como desejar chegar ao infinito!:parede:

Sergioporto
08/02/2013, 13:36
X 2. É vero

dudu83
09/02/2013, 03:31
sai de Porto Velho e fui ate Ushuaia rodei 17230 km em 27 dias , minha band é original 14b aspirada so adaptei os bancos do tucson o unico defeito foi a correia do ar condicionado que quebrou, isso resolvi na primeira auto peças que encontrei... adaptei uma cama na parte traseira dormi 10 noites tranquilamente dentro dela eu e minha namorada.. 100 110 km/h tranquilo, consumo otimo...

infiltra aguá e poeira alem de outras besteirinhas, mas...

apesar de ter 13 anos de fabricação e de ter sido comprada num leilao é um carro extremamente confiavel, existem suvs modernos muito mais confortáveis porem cruzei com um pessoal numa frelander 2011 que o braço que segura a roda traseira simplesmente soltou quase ficaram a pe no meio do nada...não troco a confiabilidade das minhas bandeirantes por suv moderno nenhum..

conforto? ja levei minha avo de 80 anos pra viajens de mais de 1000 km e ela adorou...

a defender apesar da suspensão mais confortável do resto acho muito apertada e olha que sou pequeno, alem de ter uma dificuldade maior de encontrar peças...

mas como nosso amigo mencionou o que vale é a adaptação homem X maquina...

paje_tapuya
09/02/2013, 13:16
Fiquei só pensando na sua D-60... hehehehe

dudu83
10/02/2013, 03:28
Fiquei só pensando na sua D-60... hehehehe

ta parado la no deposito to pensando em trocar o perkins por um mwm 229 -6 o que mais me desanima em mexer nele é a parte de freio aquele sistema a oleo é uma bosta...

Lhogan
12/02/2013, 20:57
Uma vez, sai de Sao paulo a Natal com uma Toyota capota de lona 1963, viagem tranquila, também fiz essa viajem com uma Toyota bandeirantes 1990 com motor 709 uma boa vigem, de Land não cheguei a viajar, uma vez fiz uma viajem de Blumenau a Natal de Troller excelente viagem!

helder.dir
03/03/2013, 18:24
Caros amigos....,
Nasci e fui criado em Votuporanga (interior de SP) e aproximadamente no inicio de novembro eu mudei para Novo Progresso/PA, regiao sul do pará, proximo ao amazonas, e aqui eu NUNCA vi tanta bandeirante em minha vida!!!
Aqui temos a nossa BR 163 com trechos de terra e q nessa epoca agora é INTRANSITAVEL..., e pq é?! a regiao é de muito caminhao de Madeireiros (bitelos q transportam castanheiras de quase 40 metros), muito garimpo com caminhoes tbm completamente modificados, suspensao erguida, correntes nos pneus e guincho em quase todos (pois carregam dragas e motores enormes para o garimpo)..., enfim, aqui é outro mundo!!! é o mundo que certamente todos vcs (forum 4x4 brasil) gostariam de viver....,e é só estando aqui NESSA EPOCA (muita chuva) pra ver como que realmente é...
Aqui é infestado de bandeirante e qdo cheguei aqui eu praticamente assustei (susto bom)...e na cidade tem 1 land rover apenas...
Eu sou uma pessoa bem analitica e tal, nao sou pela paixao e sim razao!!! Antes de adquirir o meu 4x4 eu fiz inumeras pesquisas e etc....e além de ser apaixonado pelo mundo off road, a minha profissao depende disso, pois sou advogado e mudei pra cá pra atender na cidade e principalmente nas comunidades e assentamentos que existem por aqui.... Aqui há lugares que dá cerca de 500 Km a dentro da floresta amazonica e tais lugares que nao sao mantidos pelo poder publico e por causa dos veiculos que disse q lá circulam aqui a trilha é MAIS do que pesada, vcs nem imaginam!!!! (Por ex: em um trecho de 42 km de terra dentro de um assentamento eu peguei mais de 40 pontes de madeira e dessas umas 30 sao pinguela..., coisa de louco!!) As vezes alguns de voces por terem passado nessa rota pode estar pensando q nao é bem assim, mas eu digo, é pior!!! uma coisa é a Br, q por mais q seja intransitavel nessa epoca, ela é "mantida" pelo poder publico, diferentemente dos vilarejos, assentamentos, comunidades e garimpos a dentro, q a manutencao é feita pela natureza....hehe
A exemplo disso vejam no mapa a chamada Transgarimpeira, que é uma estrada que os garimpeiros fizeram..., ou seja, é sem maquinario e tal..., simplesmente vao rasgando tudo q tem na frente e lá se cria uma estrada...ae depois com o tempo fica literalmente INTRANSITAVAL, tanto q nas chuvas eles só vao de aviao...,enfim...
O que quero dizer é q nessa "discussao" band x land vai depender muito do solo!!!
Aqui a manutencao tem que ser simples..., e com todos que eu conversei eu vi que essa historia q a band é pesada e tal é completamente "conversa" fiada!!!!!!!..., depois q se ergue qualquer veiculo, seja band ou land, nao deixando o chassi encostar, pq senao nem cristo ranca, o resto é tudo igual, ou seja, vai sobressair o melhor motor/cambio/pneu e etc....

Bom, é isso ae, só aproveitei pra compartilhar e dar um pitaco nessa discussao sem fim....,
portanto ao meu ver, num MODO GERAL a Band é muito melhor!!


Abraço amigos!

paje_tapuya
05/03/2013, 17:03
Uma coisa importante a se considerar nessa "briga" é o mercado de reposição. E nisso a band ganha mesmo de lavada. Afinal, quase 50 anos de produção por aqui e como o camarada a cima citou, tem lugar que só dá elas. No interior de Pernambuco é repleto de bands que fazem as vezes de ônibus por lá. Pergunta se alguém troca uma band por land lá? Ninguém. É gosto, é costume, é facilidade de mercado, de mão de obra de peças... e por aí vai.
Qual é melhor, é opção de cada um. As duas cumprem suas funções com louvores.

hercilio.neto
09/03/2013, 22:51
Nos anos em que foram fabricados (até o ano de 2001) os Bandeirante são melhores. A partir daí, os melhores são os Defender.
Ah se eu tivesse as "garoupas" pra comprar um Defender 110 2005...

ssmj72
15/03/2013, 17:18
Sou do RJ mas estou morando no interior do MAto Grosso. Tipos de situações que sempre enfrento com minha Band :trilhas sem estrada com água mais alta que os pneus, lama, etc. Asfalto extremamanete esburacado, o que penso ser pior do que uma trilha off-road. Pois o buraco errado na velocidade errada pode te detonar muito mais que numa trilha onde vc vai devagar e espera por tudo. Neste asfalto do capeta faço sempre umas viajens de 350km ( 700 ida e volta ) . Minha band é longa e o banco traseiro dobra e emenda com um terceiro banco de trás formando uma cama de casal onde já dormi tranquilo com minha esposa. Ela nunca deu nenhum defeito. Já reboquei um monte de carros na estrada dos buracos malditos , até mesmo uma Amarok novinha. Na trilha , confesso que a Band Longa é meio desajeitada, é muito grandalhona ( as curtas se saem melhor), mas nada que um pouco de cuidado do piloto e artefatos básicos como um guincho e pneus certos não possam tirar de um enrosco.

ssmj72
15/03/2013, 17:21
Uma vez estive numa sutiação que tive que literalmente abrir caminho no meio do cerrado . Tenho quebra mato e a band fez isso igual a trator... a estrada que não existia passou a existir, kkkkkkk.

paje_tapuya
16/03/2013, 13:01
Igual trator não camarada, band é trator com roupa... hehehe
Já tive duas iguais a essa sua, são PHodas!

Ronaldo Petri
19/03/2013, 19:57
Tava lendo esse tópico de cabo a rabo e pelo que já foi dito, considerando as vantagens e desvantagens de cada uma, e olhando contexto geral das duas, me parece que a bandeirante está levando uma certa vantagem na disputa.

dalmo cruz torres
19/04/2013, 23:00
Tenho um jipe Bandeirante chassi curto ano 98, e falo, compre uma land, é muito mais macia, mais forte, mais bonita. Vc ainda pode arrepiar com a galera da lanchonete perto da sua casa, pois vc tem uma land e eles não!!!!!!







Meu jipe não está á venda.

hercilio.neto
24/05/2013, 09:47
Tenho um jipe Bandeirante chassi curto ano 98, e falo, compre uma land, é muito mais macia, mais forte, mais bonita. Vc ainda pode arrepiar com a galera da lanchonete perto da sua casa, pois vc tem uma land e eles não!!!!!!

Meu jipe não está á venda.

Esse sucesso com a galera da lanchonete é porque o Defender ganhou status de jipão importado, enquanto o Band carrega o estigma de jipe velho de firma.
O Defender realmente é muito mais macio, mas seguramente não é mais forte.
Quanto a ser mais bonito... não acho não. Principalmente o Defender 90, que é feio pra dedéu.

Reparem que Defender e Bandeirante do mesmo ano tem preços equivalentes.

mauro balmiza
24/05/2013, 11:07
Esse sucesso com a galera da lanchonete é porque o Defender ganhou status de jipão importado, enquanto o Band carrega o estigma de jipe velho de firma.
O Defender realmente é muito mais macio, mas seguramente não é mais forte.
Quanto a ser mais bonito... não acho não. Principalmente o Defender 90, que é feio pra dedéu.

Reparem que Defender e Bandeirante do mesmo ano tem preços equivalentes...................................... .................................................. .................................................. .................................................. ..........AQUI HOUVE UM ENGANO , UM ERRO PRIMÁRIO, toda a suspensão da defender é MUITÍssimo mais forte, MAIS REFORÇADA que a da Bandeirante,,,,.........já tive Bandeirante das antigas (cambio "seco") e hoje eu não quero nem de graça, pois a bichona é gastona, lenta, fedida, barulhenta....uma carroça é mais confortável que uma band cambio seco...eu não podia nem chegar perto da bandeirante que eu ficava com aquele cheiro insuportável de diesel na roupa....agora não posso falar das bandeirante motor 3.7 da Toyota, devem ser muito melhores....

mauro balmiza
24/05/2013, 11:08
HOJE eu tenho uma defender e uma rural, e ambos são MUITÍssimo melhores que o bandeirante

danielbiju
24/05/2013, 12:00
tenho um band 1995 e só alegria motor 14 turbo mas inter cooler e o bicho gosto e gosto

Dimasi
24/05/2013, 18:38
Um motor 14b turbinado, deixa no chinelo o motorzinho da defender

dalmo cruz torres
24/05/2013, 18:42
A rural entao1 é muuuuuuitomelhor que a bandeirante !!!!!!!

Ronaldo Petri
25/05/2013, 00:12
Embora jipe não tenha nascido para ser bonito, acho a band mais bonita que a defender. Já que falaram em rural, acho a rural mais bonita que a band e a defender juntas e muito mais rica em detalhes. Mas no geral ainda prefiro a band pela robustez, manutenção barata e facilidade de achar peças. Sobre o conforto, a partir do momento que começa a enxergar os vários pontos fortes da band, aprende-se a ser mais tolerante. Tem gente que fala que sai de dentro da band cheirando a diesel, minha band era 85 e isso não acontecia comigo.

Caiogaucho
31/05/2013, 13:26
Pessoal, tive as duas viaturas.

Com relação às Defender's: são como as Harley Davidson "ame-as ou deixe-as"...hoje estou com uma Discovery rsrsrsrsrs

abs

bello
09/06/2013, 21:42
Pessoal, tive as duas viaturas.

Com relação às Defender's: são como as Harley Davidson "ame-as ou deixe-as"...hoje estou com uma Discovery rsrsrsrsrs

abs


Também tive os dois.
Um Bandeirante por 12 anos e mais de 300 mil km e tenho um Defender 110 por 15 anos e aprox. 200 mil km então acho que posso dar uma opinião. Claro que é sempre pessoal, da maneira que vc vê o carro e da época da vida em que viveu com o carro etc etc. Para mim são dois bons Jipes.
Gostei muito da Band mas minha experiência mostrou o Defender muito superior ao Bandeirante em vários aspectos. Muito mais confortável e silencioso. Muito menos manutenção, e muito, mas muito mais prazeroso para dirigir.
Eu gostava muito da Band mas sou apaixonado pelo meu Defender.
É isso ai.
Abs
Sergio

ocimarpelegrino
09/06/2013, 22:04
Sérgio, vc escreveu uma frase que realmente é verdade (O Defender é muito mais prazeroso para dirigir).
Quem teve ou andou muito nos dois sabe que isso é uma verdade.

bello
10/06/2013, 08:46
Sérgio, vc escreveu uma frase que realmente é verdade (O Defender é muito mais prazeroso para dirigir).
Quem teve ou andou muito nos dois sabe que isso é uma verdade.

Pois é, não sei bem o que acontece, se é a suspensão ou a visão que vc tem da frente do carro , mas que é mais gostoso isso é.
E isso também acontece com relação a Disco por exemplo comparando com a Toyota hilux (tenho uma e já tive a outra).

Abs
Sergio

sebastiao colombi
11/06/2013, 18:51
Lendo o topico achei interessante apesar de nao ter land.. pensei em comprar uma mas. devido alguns amigos aqui terem acabei nao gostando... agora falar que rural e melhor que band.. rs vendi minha rural uns 6 meses atras, olha que era a rural com td que uma viatura prescisa pra trilha...foi bom ate quando durou.. hoje tenho uma band 91 cabine curta estou apaixonado por ela devido estar spoad e muito macia.. o motorzao nem se fale .. a rural tinha 6cc gm alcool a unica coisa que a band e mais pesada devido o motor 709 que pesa muito ..e o peso se concentra na frente mas e muito e muito mais viatura que a rural



BANDEIRANTE 91 CABINA CURTA
CJ5 68 MOTOR 4CC OPALA

paje_tapuya
12/06/2013, 09:31
Band com motor MB 364 e 5 marchas é um baita de um jipe! Passei quase 10 anos de band, mas depois da minha primeira defender eu passei a preferi-la. Em primeiro lugar, é o que o camarada falou, o prazer de dirigir. Depois, cansei de ter que sangrar o óleo dos diferenciais dela toda vez que passava por água. Mesmo com os respiros elevados, os retentores não seguram e a água penetra. Na land os retentores não entram água, são de "dupla face". Ainda tinha os problemas constantes com as buchas de suspensão... etc... etc... etc... Que nas lands são muito menores e com preços compatíveis com os das bands... Desde que não se compre nada na concessionaria.

hercilio.neto
19/06/2013, 00:41
São veículos bem diferentes. Duas lendas.
O Bandeirante é de concepção mais simples, muito robusto e o motor Mercedes complementa essa ideia.
Na região onde nasci (Vale do Ribeira), é comum ver Pickup Bandeirante antiga, toda ferrada, trabalhando duro no bananal sem arregar. Olha, não consigo pensar em outro veículo fazendo isso.
O Defender brinda o proprietário com aquela aura de jipão importado. Mas a meu ver, se assemelha mais às caminhonetes modernas.

bello
20/06/2013, 15:42
São veículos bem diferentes. Duas lendas.
O Bandeirante é de concepção mais simples, muito robusto e o motor Mercedes complementa essa ideia.
Na região onde nasci (Vale do Ribeira), é comum ver Pickup Bandeirante antiga, toda ferrada, trabalhando duro no bananal sem arregar. Olha, não consigo pensar em outro veículo fazendo isso.
O Defender brinda o proprietário com aquela aura de jipão importado. Mas a meu ver, se assemelha mais às caminhonetes modernas.


O Defender está muito mais para a Band . Não tem quase nada com as caminhonetes modernas. Isso é para as Discoverys.
Abs
Sergio

neilsonhenriques
20/06/2013, 19:01
Isso é para as Discoverys.

Sergio,

Vou ter que discordar de você. Apenas 100 km dentro de um Discovery e você muda completamente o conceito de "conforto". Uma caminhonete moderna é quase um pau-de-arara perto de um. :mrgreen:
Não estou querendo desmerecer as pick-ups, mas são carros pra trabalho cujo objetivo principal é capacidade de carga e não conforto.

No mais, concordo com o Hercílio. Lenda é lenda (e vice-versa). Discutir qual é melhor é impossível porque cada proprietário valoriza os pontos fortes de cada um e há de se dizer que tanto Defender quanto a Land Cruiser tem muitos.

Abraço, :concordo:
Neilson

paje_tapuya
20/06/2013, 19:21
Sergio,

Vou ter que discordar de você. Apenas 100 km dentro de um Discovery e você muda completamente o conceito de "conforto". Uma caminhonete moderna é quase um pau-de-arara perto de um. :mrgreen:
Não estou querendo desmerecer as pick-ups, mas são carros pra trabalho cujo objetivo principal é capacidade de carga e não conforto.

No mais, concordo com o Hercílio. Lenda é lenda (e vice-versa). Discutir qual é melhor é impossível porque cada proprietário valoriza os pontos fortes de cada um e há de se dizer que tanto Defender quanto a Land Cruiser tem muitos.

Abraço, :concordo:
Neilson

Verdade pura, até as dicoverys I são muito mais confortáveis que as pick ups modernas.
Mas uma coisa tem que se ter em mente.
Defender, Bandeirantes e pick ups, são viaturas dedicadas ao trabalho. São duras e espartanas. Vc pode até adicionar itens de conforto, mas nunca terão o conforto de um SUV, que foi feito para isso. E Discovery, até as 300TDI, são SUVs, portanto fora da discussão desse tópico.

hercilio.neto
20/06/2013, 21:26
É só olhar o painel, os forros das portas, o cofre do motor, os detalhes de acabamento... Dá pra ver que o Bandeirante tem outro DNA. Foi criado para ser bruto.

ocimarpelegrino
20/06/2013, 22:27
É só olhar o painel, os forros das portas, o cofre do motor, os detalhes de acabamento... Dá pra ver que o Bandeirante tem outro DNA. Foi criado para ser bruto.

Com ceteza o Band é um bruto, mas não é por causa dos itens acima, pois esses detalhes só servem para nos fazer lembrar que os engenheiros brasileiros do passado, queriam apenas economizar, nós sempre tivemos carros com acabamentos inferiores. Só de uns tempos pra cá que a coisa começou a mudar.

Agora comparar o Defender com caminhonete ai é sacanagem sua em Hercilio rsrsrsrs.

Ninguém precisa afirmar que o Defender é um bruto, basta pesquisar um pouco, ver os videos no youtube do Camel Trophy, ler tantos relatos que tem por ai de gente que deu volta ao mundo em Defender, veiculo usado por inúmeros exércitos, enfim, Defender, é bruto é monstro é forte é bravo é simplesmente um DEFENDER.

hercilio.neto
21/06/2013, 00:26
Com ceteza o Band é um bruto, mas não é por causa dos itens acima, pois esses detalhes só servem para nos fazer lembrar que os engenheiros brasileiros do passado, queriam apenas economizar, nós sempre tivemos carros com acabamentos inferiores. Só de uns tempos pra cá que a coisa começou a mudar.
Não, não... O Bandeirante, exceto pela motorização, é o mesmo FJ40/BJ40 e todos tem esse mesmo acabamento, com painel todo de aço, feixes de mola e tapeçaria espartana. E no Brasil, ao receber o motor do caminhãozinho Mercedes atingiu o auge da robustez e da simplicidade. Participando de fóruns dos EUA e da Europa, pude perceber o quanto o Bandeirante é admirado por toyoteiros do mundo inteiro devido a essa configuração com motor Mercedes.


Agora comparar o Defender com caminhonete ai é sacanagem sua em Hercilio rsrsrsrs.

Ninguém precisa afirmar que o Defender é um bruto, basta pesquisar um pouco, ver os videos no youtube do Camel Trophy, ler tantos relatos que tem por ai de gente que deu volta ao mundo em Defender, veiculo usado por inúmeros exércitos, enfim, Defender, é bruto é monstro é forte é bravo é simplesmente um DEFENDER.
Rarará... Reconheço que dei uma exagerada sobre o Defender... acabei sendo até ofensivo (rs), mas mesmo assim, é fato que compartilha a mecânica com algumas caminhonetes.
Eu ainda vou ter um Defender, acho demais. Mas terá que ser um meio novo, tipo esse seu 2007. Sem me desfazer do meu Bandeirante, é claro.
Talvez eu seja fanático demais, é que não me sai da cabeça aquelas Bands velhas da minha cidade rebocando os caminhões tocos no meio do Bananal.

DeMelo
21/06/2013, 17:55
Não, não... O Bandeirante, exceto pela motorização, é o mesmo FJ40/BJ40 e todos tem esse mesmo acabamento, com painel todo de aço, feixes de mola e tapeçaria espartana. E no Brasil, ao receber o motor do caminhãozinho Mercedes atingiu o auge da robustez e da simplicidade. Participando de fóruns dos EUA e da Europa, pude perceber o quanto o Bandeirante é admirado por toyoteiros do mundo inteiro devido a essa configuração com motor Mercedes.


Rarará... Reconheço que dei uma exagerada sobre o Defender... acabei sendo até ofensivo (rs), mas mesmo assim, é fato que compartilha a mecânica com algumas caminhonetes.
Eu ainda vou ter um Defender, acho demais. Mas terá que ser um meio novo, tipo esse seu 2007. Sem me desfazer do meu Bandeirante, é claro.
Talvez eu seja fanático demais, é que não me sai da cabeça aquelas Bands velhas da minha cidade rebocando os caminhões tocos no meio do Bananal.

Então Hercilio,
Eu acho que é justamente isso que faz a fama da band. É muito difícil ela parar. Arrasta, mas não para, o que, para o mundo 4x4, é uma qualidade ímpar.
Defender também é outra lenda, mas, para mim, está em outro patamar, devido a seu conforto.
Adoro ambos os carros e, se tivesse dinheiro, teria ambos!!!

bello
22/06/2013, 20:19
Sergio,

Vou ter que discordar de você. Apenas 100 km dentro de um Discovery e você muda completamente o conceito de "conforto". Uma caminhonete moderna é quase um pau-de-arara perto de um. :mrgreen:
Não estou querendo desmerecer as pick-ups, mas são carros pra trabalho cujo objetivo principal é capacidade de carga e não conforto.

No mais, concordo com o Hercílio. Lenda é lenda (e vice-versa). Discutir qual é melhor é impossível porque cada proprietário valoriza os pontos fortes de cada um e há de se dizer que tanto Defender quanto a Land Cruiser tem muitos.

Abraço, :concordo:
Neilson


Neilson, concordo com voce!. Talvez não tenha me feito entender. O que quiz dizer é que o Defender tem o mesmo espírito da Band, para trabalho e utilidade, pelo menos os Defenders até 2005 aqui no Brasil, sem nenhum recurso eletrônico. Tenho uma Disco 1 e mesmo ela bem mais confortável que uma caminhonete (já tive ranger, hilux.S10). Abrindo um parênteses, dirigi outro dia em uma D3 V8 HSE e realmente ela é fantástica. Voltando ao assunto, não quiz comparar uma Disco a caminhonetes, mas dizer que o Defender com certeza está mais para Band ou seja é um Jipe.
Abs
Sergio

dalmo cruz torres
02/07/2013, 21:45
Bem pessoal, eu acho que o único ponto negativo das Bandeirante é a suspensão, que não é muito confortável.
Eu tenho meu jipe 98 desde 2009, e estou bem satisfeito com ele. Mesmo com a suspensão meio dura, nem me lembro que existe carro mais novo.
Tenho usado meu jipe meio pesado, andando em estradas de terra durante á noite, com a tração ligada quase o tempo todo. Passa buraco, sobe desce, passa valeta. No dia seguinte tá prontinho para me levar ao escritório. Quando está muito sujo manda dar uma lavadinha.

paje_tapuya
18/07/2013, 19:53
Eu digo mais um Dalmo, principalmente para quem mora no litoral. A carroceria enferruja muito fácil.

Marcelo-HPE
13/08/2013, 21:13
A verdade é uma só, denfender é lenda , Agora Bandeirante é o jipe !!!!!
Neilson gostei de apelido de Pau de arara !!! e é mesmo perto de uma disco !! não tem como comparar só uma Full para fazer uma frentezinha .
Ano que vem vou trocar o meu pau de arara num outro pau de arara mais espartano : l200 triton Savana !!! não ligo pra luxo e frescuras .

neilsonhenriques
14/08/2013, 12:47
Neilson gostei de apelido de Pau de arara !!! e é mesmo perto de uma disco !! não tem como comparar só uma Full para fazer uma frentezinha .


Marcelo,

Como eu disse no outro post, eu não quero desmerecer as pick-ups, só que são carros com propósitos diferentes, da mesma forma que uma Discovery não tem a mesma capacidade de carga de uma pick-up, também não faz sentido que uma pick-up (carro de trabalho) tenha um nível de conforto de um carro feito pra família. Isso recai inclusive sobre o preço. Uma Discovery 4 básica custa R$ 240 mil. Quase dá pra comprar 2 Amaroks.

Apesar de ser um fã da Discovery, hoje em dia, acho que compraria um Pajero Full. Não há diferença absurda de conforto e mecânica que justifique os R$ 40 mil a mais no Land Rover.



Ano que vem vou trocar o meu pau de arara num outro pau de arara mais espartano : l200 triton Savana !!! não ligo pra luxo e frescuras .

Luxo e frescuras é bom em viagens mais longas e com mais gente dentro do carro. No dia-a-dia, não faz tanta diferença e é só mais coisa pra dar defeito.
Eu também me cansei disso. Pro meu uso soviético, não troco o TR4 por nenhum outro. Acho que ele é até confortável demais pras minhas necessidades.

Abraço ! :concordo:
Neilson

marcosalgado
20/08/2013, 08:53
Como o amigo Hercílio falou, são duas lendas.
Este ano comprei o meu primeiro Off-Road e nem foi para curtir um trilha, foi para o trabalho no mato, em locais de difícil acesso... e a minha opção foi um Band. O que posso dizer é que nesse nosso Brasilsão, se vc estiver em lugares remotos e precisar de uma manutenção na viatura, a Band não fica parada. Lógico isso para os motores MB, não saberia dizer referente ao 14B.
Já a Defender precisa de um pouco mais de "habilidade" para um mecânico da roça meter a mão, até mesmo mais dificuldade para reposição de peças, sem dizer que as Land não aceitam muito bem adaptações mecânicas de ultima hora, estou certo?
Não sou referencia de motorista off-road, até por estar iniciando, mas posso falar com conhecimento de causa que ficar com o veículo parada (quebra) em lugares remotos é triste para não dizer perigoso. A Band me dá essa segurança de não ficar parado.
Abraço a todos.

hercilio.neto
29/08/2013, 00:55
Como o amigo Hercílio falou, são duas lendas.
Este ano comprei o meu primeiro Off-Road e nem foi para curtir um trilha, foi para o trabalho no mato, em locais de difícil acesso... e a minha opção foi um Band. O que posso dizer é que nesse nosso Brasilsão, se vc estiver em lugares remotos e precisar de uma manutenção na viatura, a Band não fica parada. Lógico isso para os motores MB, não saberia dizer referente ao 14B.
Já a Defender precisa de um pouco mais de "habilidade" para um mecânico da roça meter a mão, até mesmo mais dificuldade para reposição de peças, sem dizer que as Land não aceitam muito bem adaptações mecânicas de ultima hora, estou certo?
Não sou referencia de motorista off-road, até por estar iniciando, mas posso falar com conhecimento de causa que ficar com o veículo parada (quebra) em lugares remotos é triste para não dizer perigoso. A Band me dá essa segurança de não ficar parado.
Abraço a todos.
Marcos,
Pelo mundo afora, principalmente em países colonizados pelos ingleses, tem muito defender antigo rodando e tem peças e oficinas disponíveis. Mas no Brasil não é assim.
Então quem tem um Defender tem que se virar importando peças ou trazendo na bagagem quando viajam para o exterior.
Quando troquei meu jipe, olhei muitos Defender e muitos Toyotas. Na época procurava um veículo entre R$ 30 e 40 mil. Todos os que eu olhei (Defender e Bandeirante) tinham umas coisinhas para fazer. Essas coisas nos Toyotas eram facilmente orçadas, já nos Defender tinha que mandar vir a peça, não podia ser de marca tal, e o vendedor falava que era coisa simples, e no fim nunca eram. Pode ser coincidencia, mas em 2 havia o mesmo problema na bomba de vácuo e em ambos os casos os vendedores falara que era coisa simples. Fui atrás e não eram simples, inviabilizava o negócio. Em outro, tinha uma folga no focinho, mesma coisa... em outro o jipe estava lindo e o chassi corroeu-se por um problema de eletrólise (eu acho), enfim, não é como o Bandeirante que voce pega um jipe velho e vai ajeitando.
Futuramente, quando outras prioridades estiverem atendidas, pretendo adquirir um Defender 110 ano 2005 em diante. As boas custam mais de R$ 70 mil.

mauro balmiza
29/08/2013, 16:39
a band parou em 2000/2001...a defender parou em 2012.....respondam rápido, qual é mesmo o melhor 4x4 ?

paje_tapuya
29/08/2013, 17:13
Falando em ferrugem....
Band enferruja a carroceria só de dizer que vai passar perto da praia. (nada que uma carroceria de fibra não resolva)
Land enferruja o chassi se não cuidar. SE NÃO CUIDAR! Mas lascando óleo dentro dos chassi nas lavagens em lava a jato, e por fora, não vai ter esse problema.
O que é melhor, um chassi cheio de óleo ou uma carroceria besuntada no óleo?

Dimasi
31/08/2013, 08:36
a band parou em 2000/2001...a defender parou em 2012.....respondam rápido, qual é mesmo o melhor 4x4 ?

???? Pelo seu raciocinio o Troller zicado é melhor que os dois, pois ainda é fabricado.
A Band ou FJ 40 deixou de ser fabricada em 1983 no mundo todo, por aqui devido ao mercado fechado, ela ficou sem grandes mudanças até 2001 ( as poucas melhorias feitas aqui, já existiam nas FJ ). Para uma comparação justa bota uma Land e FJ40 83 lado a lado, e verá que elas são muito semelhantes em virtudes e defeitos. Para comparar com uma 2012, tem que ser com o FJ Cruiser.
Qual a melhor ? A que te faz feliz.
Abs

paje_tapuya
31/08/2013, 18:35
Qual a melhor ? A que te faz feliz.
Abs

Vale a pena replicar...

bello
01/09/2013, 17:24
???? Pelo seu raciocinio o Troller zicado é melhor que os dois, pois ainda é fabricado.
A Band ou FJ 40 deixou de ser fabricada em 1983 no mundo todo, por aqui devido ao mercado fechado, ela ficou sem grandes mudanças até 2001 ( as poucas melhorias feitas aqui, já existiam nas FJ ). Para uma comparação justa bota uma Land e FJ40 83 lado a lado, e verá que elas são muito semelhantes em virtudes e defeitos. Para comparar com uma 2012, tem que ser com o FJ Cruiser.
Qual a melhor ? A que te faz feliz.
Abs

Só uma pequena correção, sem entrar no mérito da questão, o Defender ainda é fabricado, só não é exportado mais para o Brasil.
Abs
Sergio

hercilio.neto
02/09/2013, 00:12
Falando em ferrugem....
(...)
Land enferruja o chassi se não cuidar. SE NÃO CUIDAR! Mas lascando óleo dentro dos chassi nas lavagens em lava a jato, e por fora, não vai ter esse problema.

Pajé,
Mesmos os veículos mais robustos, acusam problemas SE NÃO CUIDAR.
E esse é o problema que encontramos quando compramos carros usados. Antigos proprietários que não cuidavam (como deveriam) das viaturas e quanto mais antigo for o carro, mais grave é a situação.
E é nesse contexto que o Bandeirante é mais viável na hora de comprar um jipe usado. Primeiro porque existem em quantidade maior para poder escolher e segundo porque a manutenção é mais barata.
Logicamente, quem deu sorte em achar um bom Defender por menos de R$ 50.000,00 e precisou gastar apenas um pouco pra deixar ele em pé, pode agora apenas CUIDAR do carro e ser feliz.
Mas pelo que tenho visto, os que estão felizes pagaram mais que isso.

Cesar1971
02/09/2013, 12:55
O jipe bandeirante é muito robusto, praticamente um caminhão disfarçado de jipe. Eu gosto de jipe assim, mas gosto é gosto hehe.

Marcelo Gorza
02/01/2014, 22:39
Quem é melhor?? Ronaldo ou Romário???
Band e Defender são o que já fizeram de melhor em off road!

Julio_ASRJ
03/01/2014, 00:49
Pajé,
Mesmos os veículos mais robustos, acusam problemas SE NÃO CUIDAR.
E esse é o problema que encontramos quando compramos carros usados. Antigos proprietários que não cuidavam (como deveriam) das viaturas e quanto mais antigo for o carro, mais grave é a situação.
E é nesse contexto que o Bandeirante é mais viável na hora de comprar um jipe usado. Primeiro porque existem em quantidade maior para poder escolher e segundo porque a manutenção é mais barata.
Logicamente, quem deu sorte em achar um bom Defender por menos de R$ 50.000,00 e precisou gastar apenas um pouco pra deixar ele em pé, pode agora apenas CUIDAR do carro e ser feliz.
Mas pelo que tenho visto, os que estão felizes pagaram mais que isso.

Hercilio, se você trocar a sua Bandeirante por um Defender algum dia, pode ter certeza que você terá muito arrependimento e desgosto. Pra quem conhece mecânica, pratica mecânica na garagem de casa e valoriza robustez, como me parece ser o seu caso, pode ter certeza que uma troca dessas é um tremendo erro. É se deixar levar por todo um marketing exacerbado de grandes empresas e cegar-se diante de uma realidade óbvia pra quem conhece. O Defender não deixa de ser um bom veículo, mas em termos de robustez, perde em muita coisa para Band. Com certeza a Land tem desempenho melhor que a Band no off-road, mas não aguenta os desaforos que a Band aguenta. E a manutenção da band é muito mais barata e muito menos frequente.

helder.dir
27/01/2014, 12:57
Vamos para as regiões que mais exigem do carro, como Pará, Amazonas, norte do Mato Grosso e etc e vejam qual tem mais? É simples!!!
Uma coisa é você ter para o uso diário nas regiões citadas e outra coisa é você ter apenas para uma/algumas voltas de fim de semana e expedições....
Creio que deu pra entender o espirito da analise ein...

bello
28/01/2014, 14:55
Hercilio, se você trocar a sua Bandeirante por um Defender algum dia, pode ter certeza que você terá muito arrependimento e desgosto. Pra quem conhece mecânica, pratica mecânica na garagem de casa e valoriza robustez, como me parece ser o seu caso, pode ter certeza que uma troca dessas é um tremendo erro. É se deixar levar por todo um marketing exacerbado de grandes empresas e cegar-se diante de uma realidade óbvia pra quem conhece. O Defender não deixa de ser um bom veículo, mas em termos de robustez, perde em muita coisa para Band. Com certeza a Land tem desempenho melhor que a Band no off-road, mas não aguenta os desaforos que a Band aguenta. E a manutenção da band é muito mais barata e muito menos frequente.

Pois é, eu tive band durante 12 anos e tenho defender por 16 anos. Olha, em termos de manutenção por incrível que pareça o Defender deu muito , mas muito menos. Tanto de mecânica quanto de lataria. Verdade seja dita, eu rodei quase o dobro com band do que rodei com o Defender mas mesmo assim, a manutenção foi muito menor. Além do desempenho e conforto muito superiores do Defender. Claro que pode ser um caso de sorte pontual, mas foi esta a minha realidade. Ou seja, pelo menos no meu caso não rolou arrependimento nenhum.
Abs
Sergio

Pumba
28/01/2014, 18:36
Pois é, eu tive band durante 12 anos e tenho defender por 16 anos. Olha, em termos de manutenção por incrível que pareça o Defender deu muito , mas muito menos. Tanto de mecânica quanto de lataria. Verdade seja dita, eu rodei quase o dobro com band do que rodei com o Defender mas mesmo assim, a manutenção foi muito menor. Além do desempenho e conforto muito superiores do Defender. Claro que pode ser um caso de sorte pontual, mas foi esta a minha realidade. Ou seja, pelo menos no meu caso não rolou arrependimento nenhum.
Abs
Sergio

Acho que só na troca de correia dentada de 40 em 40 mil km a Defender já gera o dobro de manutenção.

paje_tapuya
28/01/2014, 21:59
Eu concordo com o belo!
Vou citar aqui umas coisa que não tenho nenhuma saudade nas bands:
1 - Band não pode ouvir falar em praia que já enferruja! Nas lands vc mete óleo e antirust nos locais que enferrujam, pois eles são todos internos e acabou.
2 - direção com pino de leque das bands... nunca ví uma que não tivesse folga (algumas até férias!) e mesmo renovando tudo ainda não ficava bom. Só presta se adaptar (aí não é mais da band) uma da chevrolet.
3 - buchas de suspensão! Sem comentários... Nas lands, trocou ta novo e dura muito, mas muito mais mesmo!
4 - passou na água amigo, arria o óleo do diferencial que o retentor dos munhões não segura água fora.
5 - cx de transferência as vezes não solta nem com reza brava, porrada e o que mais for. Se entrar no asfalto com ela engatada, ela quebra toda. Sem falar que tem sempre um pinguinho de óleo na garagem que se não for dela, é da caixa de marchas.
6 - freio original não presta, tem que adaptar disco nas 4 (mas aí não é mais band).

Acho a band um 4x4 muito lindo, motor é o mais PHoda de todos para off road, dependendo do terreno que vc vai enfrentar. Já tive duas que sempre me deram muitas alegrias, mas hj não troco minhas lands por nada, por inúmeros motivos além de todos os citados acima!! Mesmo tendo que trocar correia dentada a cada 75.000 KM (e não 40, como diz nosso camarada acima).

Pumba
29/01/2014, 22:10
Eu concordo com o belo!
Vou citar aqui umas coisa que não tenho nenhuma saudade nas bands:
1 - Band não pode ouvir falar em praia que já enferruja! Nas lands vc mete óleo e antirust nos locais que enferrujam, pois eles são todos internos e acabou.
2 - direção com pino de leque das bands... nunca ví uma que não tivesse folga (algumas até férias!) e mesmo renovando tudo ainda não ficava bom. Só presta se adaptar (aí não é mais da band) uma da chevrolet.
3 - buchas de suspensão! Sem comentários... Nas lands, trocou ta novo e dura muito, mas muito mais mesmo!
4 - passou na água amigo, arria o óleo do diferencial que o retentor dos munhões não segura água fora.
5 - cx de transferência as vezes não solta nem com reza brava, porrada e o que mais for. Se entrar no asfalto com ela engatada, ela quebra toda. Sem falar que tem sempre um pinguinho de óleo na garagem que se não for dela, é da caixa de marchas.
6 - freio original não presta, tem que adaptar disco nas 4 (mas aí não é mais band).

Acho a band um 4x4 muito lindo, motor é o mais PHoda de todos para off road, dependendo do terreno que vc vai enfrentar. Já tive duas que sempre me deram muitas alegrias, mas hj não troco minhas lands por nada, por inúmeros motivos além de todos os citados acima!! Mesmo tendo que trocar correia dentada a cada 75.000 KM (e não 40, como diz nosso camarada acima).

Paje, discordo e concordo em algumas coisas.
As bands saem com folga na direção de fábrica. Não é defeito, é do projeto. A t-case é part-time 4x4, não possui diferencial central. Lembrando que diferencial central é um acessório de asfalto. 4x4 para fora de estrada é 4x4 sem diferencial central (se houver diferencial central, deve-se bloqueá-lo). Isso também é de projeto. Buchas, só dependem do uso, das lavagens, da marca, etc. Água, também. Qualquer 4x4 que enfrenta água está sujeito a inúmeros problemas. O menor deles é uma entrada de água em diferencial, garanto, que também pode ocorrer em qualquer veículo.

Quanto ao freio, concordo, o freio original não é mesmo legal nas bands. E a ferrugem, também concordo, porém na land, não é muito diferente. O chassi apodrece se não tiver cuidado. Há quem diga que é defeito de projeto do chassi mesmo. Na band, o chassi não sofre tanto quanto o da defender, mas em compensação a carroceria acaba. A defender tem um sério problema de corrosão já conhecido pelo mundo todo. Tem também vazamento na direção, problemas em embreagem, alternador, entre outros. Tem diversos sites que relacionam diversos deles. Vai um aqui:
Def_problems (http://www.landroverclub.net/Club/HTML/Defender_problems.htm)

Existe também uma lista que relaciona vários problemas comuns e crônicos, em português que circula pela net (em anexo).

Sobre a correia dentada, se você roda 100% do tempo só em estrada com trânsito livre, já acho uma alta km trocar a correia com 75 mil km em um motor que já tenha trocado alguma vez a correia. Se você pega o mínimo de trânsito, lembre-se que cada minuto parado também é contabilizado na vida útil da correia. E correia dentada arrebenta mesmo! Aconselho a também trocar o esticador, pelo menos a cada 2 ou 3 trocas. Mas, só seguindo o manual de manutenção dos dois, de um uso leve, a manutenção já fica sim mais cara do que na toyota. Em uso severo, a manutenção da land fica simplesmente muito mais cara.

No fim das contas, os dois são ótimos 4x4. Cada um com seus problemas e custos.

paje_tapuya
30/01/2014, 21:21
Eu tenho esse seu anexo, é muito bom. Já inclusive tive problemas de ferrugem no chassi, porém hoje em dia o que faço é meter óleo ATF dentro e fora do chassi e a um bom tempo não tenho tido nenhum problema. O mesmo faço nas caixas de porta, sendo que nessas eu misturo ATF com anti rust. Também sem problemas. Já passei em muita água com defender e com discovery 1, e nunca entrou água nos meus, além de ter snorkel do respiro dos mesmos, os retentores originais vedam dos dois lado e se o mecânico não fizer merda na hora da troca não entra água mesmo.
Sua dica da correia dentada é importante, pois realmente não se computa esse tempo parado nos engarrafamentos da vida. Eu sempre troquei as minhas com 70 mil e sempre com o esticador junto. Afinal, já está aberto mesmo... Aliás, hoje em dia o custo dessa troca não é tão alto como era a uns anos atrás.

Pumba
01/02/2014, 01:05
Eu tenho esse seu anexo, é muito bom. Já inclusive tive problemas de ferrugem no chassi, porém hoje em dia o que faço é meter óleo ATF dentro e fora do chassi e a um bom tempo não tenho tido nenhum problema. O mesmo faço nas caixas de porta, sendo que nessas eu misturo ATF com anti rust. Também sem problemas. Já passei em muita água com defender e com discovery 1, e nunca entrou água nos meus, além de ter snorkel do respiro dos mesmos, os retentores originais vedam dos dois lado e se o mecânico não fizer merda na hora da troca não entra água mesmo.
Sua dica da correia dentada é importante, pois realmente não se computa esse tempo parado nos engarrafamentos da vida. Eu sempre troquei as minhas com 70 mil e sempre com o esticador junto. Afinal, já está aberto mesmo... Aliás, hoje em dia o custo dessa troca não é tão alto como era a uns anos atrás.

Eh isso aih paje. Eu ia falar pra trocar o esticador em cada troca, mas tem gente que acha que a gente está querendo vender peça, então já até acostumei a dizer pra trocar a cada 2 ou 3 trocas. E nem preciso dizer que não dá pra colocar qualquer marca... Sobre o chassi, tem que ir por esse caminho mesmo. Acredito que assim, você não terá problemas.

pescandoaventuras
19/02/2014, 14:45
Quando eu decidi comprar um 4x4 analisei diversos fatoresque me levaram a seguintes opções: Bandeirante e Defender (descartei a Hiluxpor causa do sistema de bandeja e o Troller pela capacidade de carga). Moro nointerior do Mato Grosso onde a condições das estradas são “as melhores” praquem gosta de desafios é claro, de pinguelas feitas de toras cortadas ao meio,buracos maiores que os veículos, areões, alagados, pedras e pauleiras. Nuncative uma Bandeirante, mas sempre foi uma paixão, andei em algumas e os prós sãomuitos, como a rusticidade, força, facilidade de peças e ajustes técnicos, os pontosnegativos que eu observei: Alto índice de furtos e roubos, as com motorMercedes com graxeta não podem trabalhar submersas porque entra água no motor(é fato perguntem pra quem roda no pantanal), o jumelo do molejo enrosca iguala uma “poita” (já passei de Pampa onde Bandeirante ficou) e o que mais “pesou”foi a falta de estabilidade nas curvas, é sempre aquela sensação de que vaitombar e tomba mesmo. Ouvi falar muito mal da Defender, que quebra fácil, que édifícil conseguir peças e o alto custo das mesmas, espaço, motor com correiadentada dentre outros. Optei pela Defender110 pick up por vários motivos: Ser pouco visada (na minha região), capacidadede carga, caixa seca blindada (qualquer veiculo quando entra lama no sistema deembreagem fica uma m...), diferencial central e bloqueio, cabine e carroceriaem alumínio e o principal estabilidade nas curvas. Os pontos negativos queobservei foram: O chassi fechado que dificulta a limpeza, acesso as porcas dasdobradiças das portas, entra água onde não deveria rs. Quanto ao motor nuncative medo, fazendo a manutenção preventiva e sabendo utilizá-lo respeitando assuas limitações adaptando o que não vem de fabrica (conta giros, nanômetro dapressão de óleo, sensor de nível do reservatório de expansão, sensor detemperatura na caixa de cambio e na de transferência) podemos monitorar e rodarsem problemas . As peças são fáceis de encontrar (não na minha região) não sãocaras (caro é o imposto de importação) andando com peças de reserva, tendoconhecimento para substituídas e as ferramentas dificilmente alguém ficaparado. No mais o mais importante para qualquer veiculo é saber conduzir tendopaciência nos obstáculos e responsabilidade nas situações de perigo.