Ver Versão Completa : Cabeçote novo em motor rodado
Pedro Jácome
10/10/2006, 09:53
Srs,
Minha L200 GL 2000 está com o cabeçote trincado. A bichinha tá bebendo uma água arretada e resolvi ajeitar as coisas. A questão que se coloca é: um cabeçote novo se ajusta bem a um motor com aproximadamente 100.000Km rodados? Ou seja, não há uma grande chance de ele acelerar o processo de desgaste da parte de força, por conta da diferença de compressão?
Alguém já passou por isso? Alguma dica?
Agradeço,
Pedro
Walter L. L. Casitta
10/10/2006, 11:00
Pedro,
Se colocar um novo original você não deve ter problema nenhum, mas pra uma L200 2000 acho que um recondicionado a base de troca deve sair bem mais barato.
Pedro Jácome
17/10/2006, 07:32
Walter,
Encontrei uma peça nova, de origem coreana, pela metade do preço da revenda mitsubishi. Você, por acaso, ouviu falar nessa origem?
Confesso que não sei se são os coreanos que produzem para a fábrica japonesa.
Obrigado pela dica anterior,
Walter L. L. Casitta
18/10/2006, 22:30
Não sei não, mas a Hyundai utiliza um motor muito parecido com o da L200, provavelmente o fornecedor é o mesmo...
Pedro Jácome
19/10/2006, 08:34
Walter,
Mais uma vez obrigado. Não é à toa que você é o expert desse fórum. Decidi pelo recondicionamento. Semana que vem estarei com o carro de volta aos buracos e veremos se ele permanecerá na família.
Abraço,
Eu mandaria olhar o bloco também... se ele não estiver em estado bom, é possível que em pouco tempo você tenha que fazer a parte de baixo, e ai fica mais tempo parado e gasta mais com m.o.
Já aconteceu com a gente mais de uma vez, então ficaria de olho nisso.
Pedro Jácome
19/10/2006, 11:30
Ôpa,
Ontem pedi à oficina mitsubishi que analisasse essa parte e fui pessoalmente olhar a parte de baixo. Não sei se há testes a fazer enquanto o motor está aberto. Não há riscas e ondulações nos cilindros, nem havia consumo de óleo acima do normal.
Alguma dica adicional pra um neófito?
Grato,
Pedro Jácome
31/10/2007, 10:15
Prezados,
Após 1 ano da retífica do cabeçote, o bicho continua trabalhando direitinho. Não tive mais problemas de aquecimento ou baixa de água no radiador.
Por outro lado, o motor de uma maneira geral não é mais o mesmo. Está baixando óleo e a válvula do turbo vive abrindo, principalmente na estrada em subidas com carga (parece um besouro vibrando dentro do painel). O diagnóstico: anéis de segmento. O motor está jogando óleo para a parte de cima e isso acaba indo pro turbo (vi que as mangueiras estão todas bem manchadas de óleo, quando deveriam estar secas).
Fazer retífica com camisas e anéis parece ser o consenso nas oficinas por onde andei (não fui à autorizada ainda).
Tenho certeza que alguém aqui do Fórum já passou por isso. Podem comentar?
Grato,
Edintruder
31/10/2007, 11:27
Com qual km está a tua L200?
Pedro Jácome
31/10/2007, 11:30
Oi, está com 126.000.
leobnaval
31/10/2007, 13:10
a bomba de óleo manda óleo para cima mesmo para lubrificar tuchos e comandos do cabeçote pode estar entrando na câmera de combustão pelas válvulas (retentores estragados, vai saber de que marca eram quando vc trocou o cabeçote) ou pelo ja citado desgaste de camisa, anéis e pistão.
quanto a mangueiras do respiro com óleo que depois e sugado pelo admissão e passa pela turbina também achei que fazendo o motor e trocando a turbina que estava com folga resolveria mas não adiantou e pelo citado pelos amigos aqui é "normal" a L200 e outros veiculos tambem sopram óleo pelo respiro uma solução para isto que estive analisando e utilizar um recepiente que acumule o óleo e possa ser esgotado por uma torneirinha porem com uma mangueira para o vapor de óleo ligada na admissão como o original tendo apenas um acumulador no caminho para depositar o liquido (óleo) que não é interessante ir para a turbina, ainda mais quente.
leo L200 95
Elmer_Jeep
31/10/2007, 14:30
Isso sempre acontece, como vc falou na primeira mensagem, o cabeçote novo fez aumentar o desgaste na parte de força.
Se for retificar a parte de força o procedimento é esse:
Se encontrar pistões e anéis sobre-medida (0,50 ou 1,00mm) pode apenas mandar usinar os cilindros, mas isso vai depender do desgaste que tem lá, caso o desgaste seja grande vai ter que encamisar o bloco (instalar camisas nos cilindros) e utilizar pistões com medida STD.
Mandar verificar as medidas do eixo virabrequim, se estiver abaixo da tolerancia será necessário fazer a usinagem também e substituir as bronzinas pela medida especificada após retificado.
Bielas, as vezes é necessário usinar a parte onde são instaladas as bronzinas e substituir as buchas de biela onde trabalham os pinos de pistão. Mande verificar as medidas também.
Nesse motor existe uma bucha dentro do bloco onde vai um eixo auxiliar (aquele que tem uma correia dentada só pra ele) essa bucha costuma gastar e o motor perde pressão de óleo, mande verificar essa bucha e caso seja necessário substitua.
Outra verificação à ser feita no bloco é nos mancais onde são alojadas as bronzinas e na superfície do bloco que as vezes necessita de um aplainamento.
E pra finalizar recomendo utilizar peças de qualidade, pra esses motores existem muitos fabricantes de fundo-de-quintal asiáticos e compontentes de baixa qualidade podem prejudicar a vida útil do motor.
[]'s
Martinelle
31/10/2007, 18:19
Troquei Na Minha L200 à Uns 4 Meses E Não Senti Diferença... Ficou Normal....
Aluizio Veloso
31/10/2007, 19:09
Bem.. troquei o cabeçote, mandei colocar um novo. O pessoal da retifica me disse que não havia necessidade de mexer na parte debaixo. Durou exatamente 2 meses. Ela começou a jogar o oleo pelo suspiro. Ainda bem que eu já havia tirado o suspiro da turbina ou então é o desespero de o motor disparar. Bem, na parte debaixo é o que o Elmer_Jipe descreveu.
Aluizio L200 GLS 2003
Pedro Jácome
01/11/2007, 12:21
Pessoal,
Muito valiosas as dicas. Procurarei acompanhar de perto o trabalho da retífica e comentarei com vocês depois.
Um abraço,
Pedro
danielgleizer
04/11/2007, 14:14
Pedro
Tb tenho um l200 2001 , como 125000 por incrivel que pareca , troquei o cabecote (novo na caixa) as valvulas e os retentores a 3 meses e o turbo tb . Acontece que o meu carro tb deixa passar um vapor de oleo pelo respiro da tampa de valvula melejando a turbina e o coletor de admissao , porem ele NAO sai uma fumaca pelo cano de descarga!! , parece carro a gasolina sem fumaca alguma !!. Um mecanico me falou que poderia ser anel de segmento ate concordaria com ele , se saisse fumaca azulada pelo cano de descarga, mas nao sai , no comando de valvula vai oleo e nos balancins tb . Acredito que esse oleo que sai para o respiro e o oleo que lubrifica a parte de cima do cabecote e nao dos cilindros . Mas esta me preocupando tb pois pode disparar o motor como disparou no meu por causa da folga na turbina , que ja foi trocada .
Pedro Jácome
05/11/2007, 10:30
Daniel,
Muito interessante seu comentário, pois o comportamento é idêntico, sem fumaça azul pelo escapamento. O carro baixa óleo, e creio que uma explicação seja a válvula do turbo, que já foi condenada.
Na semana em que resolvi abrir o motor, isso ainda me faz refletir sobre a pertinência dessa decisão.
Consulto os prezados amigos com a seguinte pergunta: valeria a pena trocar a válvula e revisar completamente o turbo antes de abrir o motor?
O orçamento inicial para essa revisão (com recondicionamento da válvula) é de R$ 1.000,00.
Um abraço,
pedro
leobnaval
05/11/2007, 15:26
vc deve revisar a turbina se estiver ruim poem uma nova tem por 1299,00 e manda recondiciona a válvula se precisar, é bom quando se abre motor dar uma geral na bomba injetora e limpar e regular bicos injetores.
Pedro Jácome
27/11/2007, 13:10
Srs,
Há uma semana estou testando o carro após todo o trabalho no motor. Pude acompanhar boa parte da montagem (e isso era uma intenção antiga, que pude realizar) e parece que o trabalho foi bem feito. Não fiz na autorizada, mas com um mecânico que já trabalhou 3 anos na Mit e outros tantos na Toyota e Nissan. Além das coisas de praxe aqui recomendadas (camisas, pistões, bronzes etc), retifiquei o turbo e a sua válvula.
O carro está bem mais silencioso, com pouquíssima fumaça (segundo o mecânico, ainda é resquício de óleo no escapamento) e muito mais disposto, embora nessa fase "amaciamento" a bomba injetora tenha sido dimensionada para uma direção econômica, assim como a pressão do turbo, que ainda está em torno de 0,8 bar.
Não tenho dados de consumo, mas em breve os fornecerei.
Saudações a todos,
Pedro
Olá amigo, eu estou com um problema muito parecido com o seu, eu fiz a retífica completa da minha L200 GL 1999, troquei o cabeçote por um novo original e trocou boa parte dessas peças citadas aqui, como bronzinas, bielas, retentores, etc... Na fase de amaciamento parecia estar tudo perfeito, o barulho do motor era outro, bem macio, não sai fumaça pelo escapamento, não baixa um pingo de água, mas recentemente, uns 2000km após esse serviço, eu fiz uma viagem para o litoral de 3.200 km, e ao todo na viagem, ela baixou 4,5 lt´s de óleo (Lubrax - Extra turbo), falei com o mecânico que fez o serviço e ele falou que possívelmente seja a turbina que está queimando o óleo, será que essa informação procede? Quanto ficou o serviço que vc fez na turbina? Ela parou de quimar óleo? Obrigado desde já.
Guilherme.
Edintruder
11/01/2008, 12:06
Labar, sim, a informação procede sim. Um motor em final de carreira pode queimar um litro de óleo a cada 1000 km rodados e faria uma fumaçeira danada, porém se passou disso e o motor não estiver colocando compressão para o cárter, com certeza é a turbina condenada.
leobnaval
12/01/2008, 18:49
pode ser várias coisa entre elas:
-vazamento por algum retentor ou junta no caso você notaria o óleo no chão.
-folga entre pistões (anéis) e camisa, faria soprar óleo pelo respiro sujaria a turbina e queimaria junto com o diesel, pode disparar o motor em casos mais sérios.
-folga na turbina, pode estar passando muito óleo tanto para a admissão (o óleo seria queimado junto com o diesel e também poderá disparar o motor) como para o cano do escapamento.
leve em consideração o relato do Edintruder acima.
quanto a turbina procure no mercado livre que tem uma empresa que faz recondicionamento e venda de turbinas novas, o preço é melhor você entrar lá e cotar, ok
se quiser te passo o contato ou o anúncio deles mas é só procurar que você acha.
abraço
Pedro Jácome
18/01/2008, 09:48
Prezado,
O consumo de óleo do meu carro está dentro das expectativas de um motor retificado. Creio que haja algum outro problema no seu caso, podendo inclusive ser com o turbo.
Gastei R$ 600,00 com a retífica do turbo e da válvula. Por enquanto está tudo bem, com cerca de 3000Km rodados após todo o trabalho.
Um abraço,
Olá amigo, eu estou com um problema muito parecido com o seu, eu fiz a retífica completa da minha L200 GL 1999, troquei o cabeçote por um novo original e trocou boa parte dessas peças citadas aqui, como bronzinas, bielas, retentores, etc... Na fase de amaciamento parecia estar tudo perfeito, o barulho do motor era outro, bem macio, não sai fumaça pelo escapamento, não baixa um pingo de água, mas recentemente, uns 2000km após esse serviço, eu fiz uma viagem para o litoral de 3.200 km, e ao todo na viagem, ela baixou 4,5 lt´s de óleo (Lubrax - Extra turbo), falei com o mecânico que fez o serviço e ele falou que possívelmente seja a turbina que está queimando o óleo, será que essa informação procede? Quanto ficou o serviço que vc fez na turbina? Ela parou de quimar óleo? Obrigado desde já.
Guilherme.
Pedro Jácome
07/07/2008, 09:13
Prezados,
Retomo o tópico após 8 meses e 12.000 Km desde a retífica para questioná-los sobre um problema mais ou menos recente e que está me deixando irritado: nível do óleo baixo.
Verifiquei que o motor está bem molhado a partir da parte de baixo do cabeçote e em direção aos dois últimos cilindros (parte do motor mais próximo à carroceria). Não chega a pingar no chão, mas fica bem lubrificado por fora.
Estou completando com 1L a cada 500Km, mais ou menos, o que acho um absurdo para um motor novo/retificado.
Perguntas:
1) será vazamento pela junta do cabeçote (que foi trocada na retífica)?
2) nesse caso, seria só reapertar corretamente ou teria que trocar?
3) vazando pra fora do motor, pode implicar em vazar pra dentro das câmaras de combustão? Pergunto isso, pois à noite, quando vem algum carro atrás observo que a fumaça fica levemente azulada.
Grato pelas opiniões,
dudas_308w
07/07/2008, 19:43
Prezados,
Verifiquei que o motor está bem molhado a partir da parte de baixo do cabeçote e em direção aos dois últimos cilindros (parte do motor mais próximo à carroceria). Não chega a pingar no chão, mas fica bem lubrificado por fora.
Grato pelas opiniões,
uma barbeiragem simples, é o aperto excessivo ou desordenado da tampa de valvulas pelo pessoal da retifica.. isso esmaga a junta entre a tampa e o cabeçote, e quando esquenta, pinga oleo. Nao é nada extraordinário, mas o suficiente para ficar lavando o motor...
de uma olhada.
Pedro Jácome
11/07/2008, 16:35
Ôpa, acertou em cheio.
Numa oficina não autorizada queriam trocar a junta do cabeçote e cobraram R$ 564,00. Fui esta semana da Mitsubishi (Osaka aqui em João Pessoa) e os caras me cobraram R$ 140,00 pra trocar a junta da tampa de válvulas, a meia-lua (retentor) e completar o óleo.
Está em observação.
Obrigado pela excelente dica,
Pedro