Conectar

Ver Versão Completa : modelo de fixação do amortecedor da direção

Rodrigo59
09/10/2006, 18:16
Bom galera procudei mas num encontrei!! alguem tem alguma foto de como instalar o amortecedor da direção?? cj5 direção original spoado 1 barra ligando do braço da direção a roda direita e outra barra ligando uma roda a outra!! ta sem amortecedor to achando meio instavel e inseguro pra fazer curvas!! tava pensando em parafurar o amortecedor em algum parafuso da tampa do diferencial e mandar soldar outro prarfuso na barra "roda a roda", instalar o amortecedor paralelo a barra!! algum problema em parafusar no diferencial??

Thiago Rodeghel
09/10/2006, 21:13
Se não me engano, já tem kit pronto pra isso.

Vem o amortecedor e os suportes pra fixar no eixo. Não prenda no parafuso da tampa q quebra.

Tem um suporte que vc fixa no eixo, com um grampo U ( igual esses do feixe de mola). Nesse suporte vc prende o amortecedor, e na outra ponta vc prende na barra q liga roda a roda.:concordo: Clica no meu link abaixo, e vá na pag 3, tem algumas fotos dele lá.

[s]

Elmer_Jeep
10/10/2006, 00:52
Não solde nada pra fixar o amortecedor nas barras, quando for regular o alinhamento a barra tem que girar e vc não sabe em que posição esse ponto de fixação vai ficar...

O ideal é um sistema tipo abraçadeira ou usando grampos de cruzeta com uma chapa onde vai o parafuso de fixação do amortecedor, não estou no meu pc agora, pela manhã vou procurar se tenho alguma foto e posto aqui.

[]'s

FernandoRisso
10/10/2006, 08:51
Rodrigo,

É isso msm que o Elmer comentou, e normalmente nos amortecedores de direção vem esse kit, não se esqueça de pedir.

Vai uma foto pra ajudar... sempre esqueço de bater uma melhor :parede:

[]'s

Elmer_Jeep
10/10/2006, 09:03
A foto que prometi ontem:

Elmer_Jeep
10/10/2006, 09:13
Informando que a peça nº 2 com a nº 8 são o ponto de fixação do amortecedor na canela do diferencial.

Já a nº6 com as nº 7 é o ponto mais importante pois vai montada na barra que liga roda-a-roda.

e pra montar o amortecedor nos pontos de fixação é usado as peças de nº 3 com as buchas nº4, arruelas nº 5 e parafusos nº 10.

A foto foi tirada do site da SBD (Super Break Disc), eles tem o kit pra vender. E o amortecedor é o mesmo da Band/Silverado. Codigo Cofap CB27138.

[]'s

tavio_g
18/01/2007, 08:26
Pessoal, vendo esse tópico, gostei do kit.
Pensei em adiquiri-lo, porém a minha barra de direção é mais grossa que a original do jeep.
Utilizei a barra de direção do troller, na ponta não há a abraçadeira, mas sim aquelas porcas travantes no pivô.
Vocês saberiam se este kit serviria? pois pelo que vi nas fotos do Fernando, a barra dele é mais fina que a minha.

brunobregoli
18/01/2007, 08:33
Dae pessoal, pq tem gente q usa amortecedor de direcao com direcao hidraulica?

Agradeco a atencao

otavio_gomes
18/01/2007, 09:07
Dae pessoal, pq tem gente q usa amortecedor de direcao com direcao hidraulica?

Agradeco a atencao

Embora muita gente acredite que o amortecedor serve para diminuir ou eliminar o SHIMMY, a sua principal função é poupar peças mais caras do sistema de direção.

Originalmente no Jeep existe uma barra longitudinal que liga a o braço pitman ao braço em "L" do sistema de direção e, essa barra logitudinal tem molas nas pontas que diminuem as pancadas secas na caixa de direção.

O amortecedor de direção adaptado hoje em dia nos Jeeps tem a mesma função. Ele segura (um pouco) as pancadas sentidas na caixa de direção e no volante.

A eliminação de shimmy é feita através da retirada das folgas na direção, rodas e suspensão do Jeep além é claro do correto alinhamento.

Considerando tudo o que escrevi acima, a utilização de amortecedor de direção na direção hidráulica é perfeitamente adequado. Para rodas muito grandes, o amortecedor de direção deve ser duplo (nesse caso nem é adequado dizer que a direção deve ser hidráulica.

Um abraço,

Otávio
CJ3A em Lagoa Santa - MG

Elmer_Jeep
18/01/2007, 09:20
O amortecedor de direção adaptado hoje em dia nos Jeeps tem a mesma função. Ele segura (um pouco) as pancadas sentidas na caixa de direção e no volante.

Segura TOTALMENTE as pancadas, já experimentei andar sem o amortecedor e no dia que montei de volta senti outro Jeep nas mãos, mais seguro, mais confortável, mais estável.

brunobregoli
18/01/2007, 09:56
Bom saber pessoal

Eu uso setor hidraulico de santana fazem uns 4 anos, o jipe tem motor AP 1.9 gasolina (bem leve), sempre achei mto boa a direcao do jipe. Talvez com o amortecedor entao fike melhor ainda. Uso pneus Tork 31 e rodas 10.

Vlw pessoal

Giuliano MO
18/01/2007, 16:46
Tem contra-indicação de prender um lado do amortecedor no feixe de mola próximo ao eixo?

Giuliano

ale_ralves
20/01/2007, 13:00
Giuliano,
Instalei hj o Kit que vende na Donatti, e as instruções de intalação dizem pra prender o suporte rente ao feixe.
Segue umas fotos pra galera opinar.

Tia Mi
20/01/2007, 15:56
Acreditem se quiser, mas o meu jeep veio com o amortecedor de direção (era um amortecedorzinho de gol adaptádo à caixa de direção original) preso no chassi.

Tinha (tudo no passado porque no momento eu não tenho mais jeep, apenas um amontoado de peças - estou reformando) um furo no chassi, na direção do suporte dianteiro do feixe de molas.

Embora seja um tanto quanto estranho, nunca me deu dor de cabeça... e detalhe: tudo isso há 12 anos atrás quando quase ninguém utilizava esse recurso e muito menos sonhava em fabricar kits como esse! :wink:

Abraços.

Ronaldo B.
21/01/2007, 20:53
Pessoal, vendo esse tópico, gostei do kit.
Pensei em adiquiri-lo, porém a minha barra de direção é mais grossa que a original do jeep.
Utilizei a barra de direção do troller, na ponta não há a abraçadeira, mas sim aquelas porcas travantes no pivô.
Vocês saberiam se este kit serviria? pois pelo que vi nas fotos do Fernando, a barra dele é mais fina que a minha.

Fala aí Otávio, blz ??? E aí, quando é que vc vai aparecer por aqui de novo prá fazer outra trilha com o pessoal ??

Quando eu tinha CJ eu usei durante um tempo o kit da SBD com o amortecedor de direção da Band ( http://www.superbreakdisk.com.br/produto6.html ), acho que é o mesmo que o Elmer postou a foto. Não tive problemas e a diferença em andar com o amortecedro de direção é considerável, eu acho que vale o investimento.

[]´s

tavio_g
22/01/2007, 07:44
Fala Ronaldo!!! blz?
Então, to precisado aparecer no Paca qq quinta feira, mas anda meio corrido.
Isso sem falar das trilhas e do pudim. hehe
Mas eu vou aparecer sim!
Estou pensando nesse kit da SBD sim, acho que pode ser uma boa.
achei o amortecedor por 80 pilas aqui em campinas, contra 135 que eles vendem junto no kit.
Valeu pelas dicas!
Abraços

folgado
05/08/2007, 10:07
Quando eu tinha CJ eu usei durante um tempo o kit da SBD com o amortecedor de direção da Band ( http://www.superbreakdisk.com.br/produto6.html ), acho que é o mesmo que o Elmer postou a foto. Não tive problemas e a diferença em andar com o amortecedro de direção é considerável, eu acho que vale o investimento.

[]´s

Esse kit da SBD, com amortecedor da Band, pode ser instalado em jipe com SPOA e high steer? Pergunto porque neste caso, a barra de direção vai ficar acima da canela do diferencial. Daria para fixar o amortecedor nos mesmos locais?

[]'s. Antonio.

Elmer_Jeep
05/08/2007, 13:23
Folgado, acho q não vai dar certo com esse kit, no meu ex-CJ5 motei o amortecedor da seguinte forma, comprei um grampo-U maior e na rosca que sobrou em um dos lados montei a base do amortecedor, já a haste foi fixada na barra de direção por um sistema mais eficiente que esse das fotos na mensagem #13.

Vou explicar o q falei na pagina anterior, peguei um pedaço de chapa retangular, soldei um parafuso no meio e nas laterais fiz os furos pra passar um grampo de cruzeta em cada lado, daí o grampo abraça a barra de direção e esse ponto de fixação fica bem seguro, quando precisar fazer alinhamento/cambagem é só afrouxar as porcas que a barra fica livre.

Usei antes apenas uma abraçadeira como a das fotos acima mas o amortecedor de direção da Band/Silverado tem muita pressão então a abraçadeira deslizou na barra... aí já viu a confusão.

Se o Prateado aparecer por aqui essa semana eu tiro uma foto pra mostrar como ficou. Bastante simples, robusto e eficiente.

[]'s

folgado
05/08/2007, 15:51
Valeu Elmer,
Como coloquei high-steer no meu jipe, não sei como vou fazer para colocar o amortecedor de direção. Acho que esses kits prontos não vão dar certo. Será preciso fazer alguma adaptação.
Vou mostrar sua mensagem para o pessoal da X4. Se puder tirar umas fotinhas do prateado, agradeço (por que cê foi vender???).
Um abraço.
Antonio.

Fabriciooliver
07/11/2007, 14:09
Amigos,

Esse amortecedor de fixaçao, pode ser usado num gran vitara por exemplo?? e quais ganhos eu teria?

Rafaelopaleiro
21/01/2015, 23:31
Eu retirei os dois amortecedores que tinha na f 75, muito mal feito sem fala que a barra de direção ja era pois esta soldada em varios lugares.

os amortecedores eram presos no chassi e na barra

segue fotos. agora eles ja foram eliminados nem andei ainda pra ver mais deve ter ficado solta a direção.
490379

squinzani
21/01/2016, 15:32
Revivendo os mortos...

esse topic tava paradão a tempos, então sobre amortecedor de direção.

Alguém fez aquele sistema de amortecedor duplo que utiliza-se em muitos veículos off road americanos e nos wranglers

tipo esse que thiago postou em outro topic...

https://www.youtube.com/watch?v=ZmP8kefje6w

Exemplo do pq 2 amortecedores...

[s]

Postem fotos aqui de como fizeram a instalação e qual marca e modelo de amortecedor utilizaram.

Thiago Rodeghel
22/01/2016, 00:15
Revivendo os mortos...

esse topic tava paradão a tempos, então sobre amortecedor de direção.

Alguém fez aquele sistema de amortecedor duplo que utiliza-se em muitos veículos off road americanos e nos wranglers

tipo esse que thiago postou em outro topic...

Postem fotos aqui de como fizeram a instalação e qual marca e modelo de amortecedor utilizaram.

Vc ainda tem as medidas aberto e fechado do seu amortecedor?
Eu até conseguiria fazer um suporte duplo, para um Jeep com eixos originais... porém precisava de tempo e espaço, tinha de estar com o Jeep aqui tbm...

[s]

squinzani
22/01/2016, 14:02
Vc ainda tem as medidas aberto e fechado do seu amortecedor?
Eu até conseguiria fazer um suporte duplo, para um Jeep com eixos originais... porém precisava de tempo e espaço, tinha de estar com o Jeep aqui tbm...

[s]

sabe como é nois né.... kkk

compra as peças aos poucos, ai to montando meu kit DH, falta ainda as mangueiras, fazer suporte para instalar a bomba, fazer a barra que liga roda a roda, fazer a barra que liga pitman para roda direita e o amortecedor de direção.

ai como não comprei ainda o amortecedor, estou analisando a idéia da possibilidade de fazer um amortecedor duplo.

se fossem amortecedores de D20, daria pra colocar duplo? acho que não né.. acho que não vai ter espaço...
tem algum outro amortecedor que ficaria bom para instalar duplo ?

Thiago Rodeghel
23/01/2016, 01:16
Eu acho que dá sim para instalar duplo, porém, instalaria de outra forma... Eu fiz parecido com aquele video que postei, já no Jeep com eixos originais, faria diferente, com os amortecedores trabalhando paralelos um com o outro...
Os da D20 acredito que seriam ideais

[s]

squinzani
25/01/2016, 09:42
Eu acho que dá sim para instalar duplo, porém, instalaria de outra forma... Eu fiz parecido com aquele video que postei, já no Jeep com eixos originais, faria diferente, com os amortecedores trabalhando paralelos um com o outro...
Os da D20 acredito que seriam ideais

[s]

poderia explicar, se possível colocar uma imagem de exemplo de como seria a instalação em paralelo?

Elmer_Jeep
25/01/2016, 10:37
poderia explicar, se possível colocar uma imagem de exemplo de como seria a instalação em paralelo?

http://image.fourwheeler.com/f/9569025+w600+cr1/p116483_large%2B1970_chevrolet_blazer%2Bchassis_vi ew.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v601/The_Devotion/Trucks/PC220140.jpg
http://www.ultimateautoaccessories.com/Images/Rancho%20Steering%20Stablzr.jpg