PDA

Ver Versão Completa : E agora, como usar o GPS para navegação?



Luis Assis
04/03/2004, 17:28
PessoALL,

Gostaria de discutir com os viciados em GPS como eu, como fazer depois que o governo baixou aquela lei proibindo o uso do equipamento...
[]''s
Gustavo

andretomasi
04/03/2004, 17:37
Gustavo,

O governo proibiu o uso do GPS? :shock:
Ou está se referindo à proibição de telas no painel dos veículos?

[ ]´s

Martin Melcop
04/03/2004, 17:45
GPS pode desde que coberto o painel... soh pode abrir em momentos especificos.... melhor dizendo soh precisa tampar quando passar pela policia

Luis Assis
04/03/2004, 19:23
Gustavo,

O governo proibiu o uso do GPS? :shock:
Ou está se referindo à proibição de telas no painel dos veículos?

[ ]´s

Keko,
Isso inclui os GPS tb...

Alguem teria ai a Lei na Integra?
[]'s
Gustavo

andretomasi
04/03/2004, 21:30
Keko,
Isso inclui os GPS tb...


Gustavo, sei que inclui, por isso perguntei.. no caso do GPS, de acordo com minha advogada (chique não? :D ), é o mesmo problema dos faróis.. se você usar uma capa, o que comprova que ele tem uso específico (lazer, off-road, trilhas, competições, defina como quiser), não tem problema.. o que não pode é a PM te pegar usando ele na rua, dentro do carro.. :lol:

[ ]´s

Danniel Pizatto
04/03/2004, 22:00
Pelo que saiu na Quatro Rodas, o GPS escapou dessa..

Luis Assis
04/03/2004, 23:12
Pelo que saiu na Quatro Rodas, o GPS escapou dessa..

Daniel, voce tem essa 4 rodas? Qual que é, que eu não vi...
[]'s
Gustavo

Danniel Pizatto
05/03/2004, 18:19
Pelo que saiu na Quatro Rodas, o GPS escapou dessa..

Daniel, voce tem essa 4 rodas? Qual que é, que eu não vi...
[]'s
Gustavo

Faala Gustavo...

Não tenho, eu li na casa da minha irmã.. Mas deve ser Janeiro ou Fevereiro, é a que tem aquele mercedes super esportivo na capa..

Fábio
15/03/2004, 15:21
Pelo que saiu na Quatro Rodas, o GPS escapou dessa..

Daniel,

Comida de bola (mais uma vez) da imprensa!!!

Como diria o comentarista esportivo, a lei é clara: Não pode ser usado, salvo ressalvas citadas pela própria resolução do CONTRAN, que transcrevo abaixo:



§ 2º. Ficam ressalvados:

I - os equipamentos instalados de forma que apenas os passageiros dos bancos traseiros possam visualizar as imagens;

II - os equipamentos destinados a produzir imagens de mapas ou desenhos, com o intuito de orientar o condutor quanto ao caminho a ser seguido, sendo:

a. a consulta ao aparelho deverá ser realizada estando o veículo imobilizado de forma regular;

b. o equipamento, ou a parte do veículo no qual esteja instalado, deverá ser dotado de tampa, que permita a ocultação da tela, que deverá permanecer coberta enquanto o veículo estiver em movimento.



Claro que quem escreveu a lei não tem embasamento técnico algum!!

O meu GPS (Garmin GPSMap 76S) até funciona parado, pois tem bussola digital integrada ao aparelho, mas e a grande maioria que não o tem?!? Isso é tão absurdo quanto mandar o motorista ler o velocimetro com o carro parado.

Quer saber?!? Continuo usando e sem capa alguma!!!

[]´s

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 00:21
GALERA, SAIU NA 4 RODAS DE FEVEREIRO, NÃO DE JANEIRO(MERCEDES/MCLAREN) QUE O QUE NÃO PODE É MONITORES LIGADOS A DVD, TV, ETC. CONFIRA A NOTÍCIA. EU CONTINUO USANDO O MEU GARMIN III PLUS DIRETO, NO ENGESA E NA L-200.
LUCIANO

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 00:23
NÃO SAIU A NOTÍCIA.
MANDO NOVAMENTE

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 00:44
AINDA ESTOU TENTANDO ANEXAR
LUCIANO

Fábio
16/03/2004, 02:02
GALERA, SAIU NA 4 RODAS DE FEVEREIRO, NÃO DE JANEIRO(MERCEDES/MCLAREN) QUE O QUE NÃO PODE É MONITORES LIGADOS A DVD, TV, ETC. CONFIRA A NOTÍCIA. EU CONTINUO USANDO O MEU GARMIN III PLUS DIRETO, NO ENGESA E NA L-200.
LUCIANO

Luciano,

Continuar usando eu também continuo. Não vou acatar nem essa nem qualquer outra lei estúpida só porque uma besta quadrada acha que eu devo faze-lo (Claro: Estou assumindo o meu risco e arcando com as consequencias)

Agora que uma matéria dessas é no mínimo irresponsável, isso é! Outra besta foi a que escreveu essa barbaridade sem nem ao menos ler a resolução 153.

Estou copiando abaixo a resolução na integra. Tire suas próprias conclusões:


"RESOLUÇÃO Nº 153, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003


Estabelece proibição de uso de equipamento eletrônico, para cumprimento das normas de segurança de trânsito.


O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe confere o art. 12, da Lei nº 9.507, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,

CONSIDERANDO o que dispõe o § 2º do art. 1º d Lei nº 9.507/97, para fins de adoção de medidas destinadas a assegurar condições seguras de trânsito;

CONSIDERANDO que os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo para o trânsito;

CONSIDERANDO que as disposições do Código de Trânsito Brasileiro se aplicam a qualquer veículo, bem como aos proprietários e condutores de veículos nacionais ou estrangeiros,

CONSIDERANDO que a utilização, por condutor de veículo automotor, de equipamento capaz de gerar imagens, seja por intermédio da captação de sinais eletromagnéticos ou tecnologia análoga, seja mediante a reprodução de dados gravados em fitas magnéticas, discos de alta densidade, ou qualquer outro tipo de mídia, constitui perigo para o trânsito, resolve:

Art. 1º. Fica proibida a instalação em veículo automotor de equipamento capaz de gerar imagens, seja por intermédio da captação de sinais eletromagnéticos ou tecnologia análoga, seja mediante a reprodução de dados gravados em fitas magnéticas, discos de alta densidade, ou qualquer outro tipo de mídia.

§ 1º. Considera-se instalação, para os fins desta Resolução, toda e qualquer operação que resulte em conexão do mencionado equipamento com outros, com acessórios ou partes do veículo, em caráter definitivo ou precário, ainda que se resuma a simples ligação do equipamento ao sistema elétrico do veículo.

§ 2º. Ficam ressalvados:

I - os equipamentos instalados de forma que apenas os passageiros dos bancos traseiros possam visualizar as imagens;

II - os equipamentos destinados a produzir imagens de mapas ou desenhos, com o intuito de orientar o condutor quanto ao caminho a ser seguido, sendo:

a. a consulta ao aparelho deverá ser realizada estando o veículo imobilizado de forma regular;

b. o equipamento, ou a parte do veículo no qual esteja instalado, deverá ser dotado de tampa, que permita a ocultação da tela, que deverá permanecer coberta enquanto o veículo estiver em movimento.

Art. 2º O descumprimento do disposto nesta Resolução constitui-se em infração de trânsito prevista no art. 230, inciso XII do CTB.

Parágrafo único. Além da infração prevista no caput, a constatação da utilização do equipamento pelo condutor do veículo constitui-se em infração de trânsito prevista no art. 169 do mesmo diploma legal.

Art. 3º. Os proprietários têm o prazo de 30 (trinta) dias para adequarem seus veículos às disposições desta Resolução.

Art. 4º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


AILTON BRASILIENSE PIRES
Presidente do Conselho

LUIZ CARLOS BERTOTTO
Ministério das Cidades
Titular

RENATO ARAÚJO JUNIOR
Ministério da Ciência e Tecnologia
Titular

CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE XAVIER
Ministério da Educação
Suplente

CARLOS ALBERTO F DOS SANTOS
Ministério do Meio Ambiente
Suplente

AFONSO GUIMARÃES NETO
Ministério dos Transportes
Titular

"

[]´s posicionados by GPSMap 76S

Fábio
28/04/2004, 00:02
Novidades (não tão novas... mas como ninguém falou nada no assunto 8) )... Trata-se do resumo do e-mail do Miguel Angelo da Ecotrilhas 4x4:


+---------------------------------------------------------------------------+

Foi aprovado em primeira instância ou seja na Câmera Temática de Assuntos Veiculares do DENATRAN uma nova minuta que irá permitir que usemos os nossos GPSs como sempre o fizemos.
...
...
Os próximos passos:

Com o parecer do relator da Câmera Temática de Assuntos Veiculares que foi aprovado, agora ele segue para o "Forum Consultivo". Este forum é formado pelos DERs, DETRANs, e órgãos de trânsito municipais no caso de BH é a BHTrans.
...
...
Conforme fui informado a malfadada Resolução 153 partiu de cima do CONTRAN sendo que nenhum destes órgãos citados acima foram consultados. Ou seja foi uma resolução "guela abaixo".

Ganhamos uma batalha mas não vencemos a guerra. Não esmoreçam eniem e-mails para os representantes dos órgãos de trânsito de suas cidades e estados. Continuem usando os seus GPSs até que seja publicada no "Diário Oficial da União" ( DOU) a nova resolução.

Sugestão para enviar aos órgãos DER, DETRAN, ÓRGÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO de seu estado e de sua cidade:

Prezado Senhor,

Houve um equívoco por parte do CONTRAN ao aprovar a Resolução 153, Por este motivo a Câmera Temática de Assuntos Veiculares do DENATRAN aprovou em primeira instância a mudança da proibição do uso do GPS com o veículo em movimento, pois o GPS nada mais é do que um mero ítem do painel de um veículo assim como um indicador de temperatura ou velocímetro.

Agora esta aprovação irá ao "Forum Consultivo" aonde voces tem assento e poderão corrigir a Resolução 153 - CONTRAN. Todos voces são pessoas técnicas e sabem da veracidade da causa que apresentamos e esperamos contar com o seu apôio para que possamos novamente utilizar o GPS conforme vem sendo adotados em vários países do mundo e fazer uma nova redação para esta malfadada resolução discriminando GPS que não tem nada a ver com DVD, TV.

xxxxxxxx
Nome:

A reunião do Forum consultivo será no início de maio 2.004 a reunião que
citei acima onde foi aprovado a mudança ocorreu nos dia 15 e 16 abr 2.004.

Espero contar com todos e agradeço desde já por toda colaboração e apôio
recebidos.

Miguel Angelo
Ecotrilhas 4x4
+---------------------------------------------------------------------------+

[]´s

Elton Guedes ®
03/11/2005, 08:10
Companheiros,

Bom dia a todos... sou novo por aqui. Gostaria de saber se existe alguma notícia mais recente sobre este assunto.

axel
04/11/2005, 10:55
ola all,



Gostaria de saber se existe alguma notícia mais recente sobre este assunto.


faço minhas as palavras do Elton Guedes ®, quero saber si posso ou nao instalar na viatura o GPS? aguem tira estaduvida.

Wallace
04/11/2005, 11:43
Eu uso os meus normalmente (276C e 60CS).
Já fui parado diversas vezes pela policia rodoviaria e estava usando o GPS normalmente.
O maximo que fixeram foi perguntar que tipo de aparelho era...

axel
09/11/2005, 15:13
ola Wallace,


Eu uso os meus normalmente (276C e 60CS).


vc tem o mapa original que vem no 60CS, acho que ele é do ano de 2001, gostaria de saber se é possivel retirar ele da memoria e mandar para outro GPS 60CS.

obrigado

Wallace
09/11/2005, 16:30
O mapa base que vem no GPS não pode ser modificado ou apagado.
Mas este mapa base aqui é pouco útil, já que não tem quase nada e o que tem, normalmente esta ruim ou errado.
Este outro 60CS é europeu ou de outro lugar e não tem os mapas das americas é isso?
Se for esquece.
Se não for isso explica melhor.
Mas tem os mapas do projeto tracksource que em muitos lugares são bem melhores.

Flavio Miranda
09/11/2005, 20:07
O que ?!?!? :o PX tem que ter licença para uso ? :shock: :roll: Tem que pagar taxa e documento !!!!??? :pensativo: :evil:

É a mesma situação do GPS.... 8)

[ ] s na canaleta 22 e seguindo o tracklog... :lol: :mrgreen:

axel
09/11/2005, 23:11
Ola all,

Desculpa expresse-me mal, não é o mapa base, este não pode ser apagado e o que vem é mundi.
O que estou falando é o seguinte vem um mapa gravado como estes usados no tracksource, só que para o mundo. Ai quando eu carreguei os do tracksource, como vc já sabe é apagado todos os mapas que estão no 60CS, o que estou querendo é este mapa que foi apagado (vc pode vê ele no menu: Definições->Mapa->Definição Mapa-Informaç), pois para outros paises ele é legal, para o Brasil realmente não tem como o do tracksource.
Como este mapa é free, pois vem no 60CS achei que poderia pegar ele pela net, o único detalhe dele que lembro é que ele é de 2001.
Bom acho que agora vamos sintonizar a conversa.
obrigado.

Wallace
10/11/2005, 12:26
Deconheço a existemcia deste mapa que vem com o GPS.
Não seria o do MapSource WordMap?

Wallace
10/11/2005, 12:44
O que ?!?!? :o PX tem que ter licença para uso ? :shock: :roll: Tem que pagar taxa e documento !!!!??? :pensativo: :evil:

É a mesma situação do GPS.... 8)

[ ] s na canaleta 22 e seguindo o tracklog... :lol: :mrgreen:tem que ter carterinha da Anatel para poder operar PX, que é só pagar umas taxas baratinhas.
GPS não tem que pagar nada, só comprar o aparelho.

axel
10/11/2005, 14:25
ola Wallace,


Não seria o do MapSource WordMap?

cara tou achando que é.
vc tem como consegui o WordMap, desbloqueado?

axel
11/11/2005, 09:09
grande Wallace,
cara descobri qual era o mapa, carreguei e ja apaguei, o mapa é "americas Marine Point Basemap, Jan 2001".
uma Bos...
nada se comparado ao tracksource, pelo menos no brasil.
obrigado, grande abraço.