PDA

Ver Versão Completa : Atolado Sozinho



vekia
08/10/2006, 20:14
Amigos

Sai hoje para uma volta light numa estrada tranquila e fiz merda. Tinha o caminho da estrada e por ter muita agua numa poça resolvi sair do trilho e pela lateral de grama e pronto. Atolei legal. Besteira. Como tava sozinho se não fossem uns colegas de motocross para ajudar tava lá até agora. Então para os mais experientes pergunto: Se faz uma merda dessa sozinho como sair dela ? Quais os equipamentos que devo ter para desatolar sozinho, dá ?

Vou lembrar que não era uma trilha, pois para ir para a trilha nunca fui sozinho, foi mancada mesmo e fiquei muito preocupado.

Fora o conselho para não fazer mais este tipo de barbeiragem quais os conselhos?

Valeu Galera

NeRo
08/10/2006, 21:17
Um Hi-lift... você pode usá-lo como guincho manual ou levantar o carro e jogar pro lado, levanta um lado, traseira ou dianteira, joga pra lado mais firme e repete a operação com o outro lado.
Tem um tópico aqui sobre uso do Hi-lift como guincho.

fabioaguilera
09/10/2006, 00:55
Dependendo do caso, os tapetes de borracha ajudam bastt. Se for areia o sucesso é garantido. Se vc estiver atolado num piso que mais parece uma sopa velha, aí não sei o que poderia funcionar.

Se a sua viatura tiver um porta-malas gigante compre um pedação de borracha grossa e maleável e recubra seu porta-malas com ela. Além de diminuir o barulho das coisas voando pra lá e pra cá, pode ser útil nestas situações.


Abraços

Eduardo Velo
09/10/2006, 14:57
Usando macaco vc consegue sair de quase toda situação ...
Ergue o danado e calça o max. que puder ... serve em atoleiro ... mas em lugares íngremes e escorregadios o bixo pega se estiver só e encalhar num caso desses é melhor procurar ajuda ...
Leve sempre macaco , chibanca , hi-lift , cabo de aço e cinta na vtr ... as vsz mesmo sozinho tendo essas ferramentas vc sai ...
abs ...

Sergio Rocha
09/10/2006, 21:28
Guincho e estacas

[]'

fabioaguilera
09/10/2006, 23:43
Estas estacas devem ser realmente robustas pra poder usar como ponto de fixação do guincho... é algum acessório que se pode comprar em lojas ou é um improviso?

Tenho interesse, pois tenho um Niva com guincho.

NeRo
10/10/2006, 07:48
Bicho... eu acho que o mais barato e prático é descolar umas sobras de vergalhão de aço (parudão), ir num ferreiro e apontar um lado e fazer uma trava do outro. Tipo espeque de barraca...

ross
10/10/2006, 10:34
Estas estacas devem ser realmente robustas pra poder usar como ponto de fixação do guincho... é algum acessório que se pode comprar em lojas ou é um improviso?

Tenho interesse, pois tenho um Niva com guincho.

Uma opção seria a âncora da Ensimec http://www.ensimec.com/anc.htm. Não sei se funciona bem, será que alguém aqui já testou?

[]'s
Paulo Ross

NeRo
10/10/2006, 19:18
A âncora é uma opção... eu nunca vi ninguém usando pessoalmente.
No caso das estacas, você pode distribuir a força usando mais que uma.

Existe também a técnica da âncora de pneu, enterra-se o pneu estepe com a chave de roda (a quádrupla), com o gancho engatado pelo centro da roda.
Essa o Lubento já fez e não funcionou. :mrgreen: Mas o Troller já tava agarrado no fundo. Só mesmo com trator...

Pra guincho o mais barato mesmo são as estacas... sem guincho a lista do Edu Velo, mais os tapetes, galhos e pedras... :-P

Sergio Rocha
10/10/2006, 20:19
Estas estacas devem ser realmente robustas pra poder usar como ponto de fixação do guincho... é algum acessório que se pode comprar em lojas ou é um improviso?

Tenho interesse, pois tenho um Niva com guincho.

Fabio

Pode fazer como o Nero falou.Ou simplesmente fazer de madeira mesmo.
Com uns 60 cm de comprimento, umas 4 ou 5 vc crava elas no chão, enclinadas, amarra pela ponta umas nas outras e na primeira vc ancora o cabo do guincho.
Pode usar tb a ancora da Ensimec , enterrar o pneu etc.
Eu particularmente acho mais fácil cravar as estacas no chão do que enterrar um pneu.

[]' da uma olhado no anexo

NeRo
10/10/2006, 20:37
Eu particularmente acho mais fácil cravar as estacas no chão do que enterrar um pneu.
Com cerveja! :mrgreen:
Acho que dá menos trabalho desenterrar duma vez o Jeep. :lol:

RegisCandeia
10/10/2006, 22:18
Hummm... supondo que você NÃO TEM guincho.

Se você tiver uma pá (pode ser pequena) e muita disposição prá fazer força, dá para cavar onde o jipe está enroscando, geralmente nos diferenciais. Mas tem que cavar bastante, por isso o ideal é fazer o trabalho em dois, alternando. Assim já desatolei um ônibus, acredite. Outra coisa que resolve é colocar pedras (muitas pedras) debaixo da roda que tá girando em falso. De tanto colocar pedra, um dia a roda pára de patinar. Também já tirei um jipe assim, só que demorou umas duas horas. Nesse caso, um macaco hi-lift ajuda bastante.
Se você estiver em apenas uma viatura, mas com alguns amigos, dá para amarrar a corda na frente do jipe, passar por cima do ombro de todos e fazer, força, muita força... outro exemplo que já fiz e deu certo, mas estávamos (acredite) em seis pessoas e levamos o jipe barranco acima, depois do atoleiro.

Prá falar a verdade, o que mais me desatolou quando fiquei empenhado sozinho foi... o CELULAR! Leve sempre na trilha, e tenha sempre à mão os telefones dos amigos. Pode ligar, que os amigos adoram sair de casa no final de semana para desatolar um jipe...
:-)

SERGIO-HJR
10/10/2006, 23:44
Prá falar a verdade, o que mais me desatolou quando fiquei empenhado sozinho foi... o CELULAR! Leve sempre na trilha, e tenha sempre à mão os telefones dos amigos. Pode ligar, que os amigos adoram sair de casa no final de semana para desatolar um jipe...
:-)

:concordo:
Concordo plenamente
Me safei do meu ultimo enrosco com isso

Dennis Figueiredo
11/10/2006, 10:58
A muito tempo eu também fiz uma cagada parecida, saímos eu e meu colega à pé por uns 10km, achei outro conhecido que tem uma Toy Band... graças a ele o meu verdolengo saiu do pântano :mrgreen:

Juninho
17/10/2006, 00:26
Melhor ...

Compre um rádio VHF, habilite-se na Anatel e esqueça o celular .. só memso em último caso ...

Com o rádio é certeza de comunicação na certa .. já o celular ! desconfio ... num funicona bem nem na cidade ....

Ps. saiba a frequência das repetidoras de sua cidade, pois será mais fácil encontrar alguém modulando nelas, peça um QTC de Emergência e peça socorro!

[s]

romeu
30/10/2006, 14:04
Eu sempre tive um pé atrás com esses pontos de ancoragem.... o negócio é pesado pra kct, minha dúvida é:

Imagina vc lá, tracionando o guincho, e o ponto de ancoragem solta? Deve cortar o carro no meio hehehe

Santoro
30/10/2006, 15:31
leva um banquinho , um isopor cheio de geladas , e espera rs , logo logo passa alguem pra te ajudar ... Uma pá ja ajuda bastante , e alguma disposição tb .

Ja me fudi uma fez assim , mas n tinha ferramenta q desse jeito , so outra bateria .

Uma vez passei o carnaval em santa rita de jacutinga , uma cidade no interior de minas , onde tem varias cachoeiras e trilhas . resolvi no meio da noite , ir pra cidade vizinha , rio preto , pra ver como estava a noite la ( mais animada) o esperto foi sozinho por uma estrada q n conhecia , o pior n foiisso foi q no meio do caminho a bateria do carro morreu . e o mais esperto ainda resolvi manobrar o carro quando percebi a a bateria tinha morrido , resultado , manobrei ,mas cai numa valeta e o carro apagou .
moral , fiquei atravessado na estrada , n tinha uma alma viva por perto , tive q passar a noite no carro , com uma garrafa de agua e meio pacote de biscoito , esperei amanhacer e andei uns 10 km ate uma fazenda pperto atras de alguem pra me fazer uma chupeta kkkk

o pior foi o cara q veio me ajudar duvidando q eu tinha ficado preso pq estava manobrando , e n pq estava bebeado e voei encima do barranco . se eu tivesse uma pá eu tinha saido dessa merda . rs

Dieselboy
30/10/2006, 16:55
Pessoal

Pior que atolar uma vez é conseguir atolar 3 vezes no mesmo dia ou melhor na mesma tarde!!!:putz: :putz: :putz:

Aconteceu comigo numa tarde da semana retrasada quando voltava por um desvio (para não pagar o pedágio :dance: :lol: ) o pior é que o pessoal que saia do desvio já havia me avisado que pelo constante trânsito de bi-trens uma das curvas da estrada de terra havia se transformado numa espécie de areia movediça e inclusive já havia alguns caminhões atolados :shock: disseram-me para evitá-la e que o melhor seria "cortar" caminho por uma estradinha secundária de um canavial.

Eu todo presunçoso e cheio de mim achei exagero :putz: resolvi seguir caminho, chegando ao referido local vi que realmente a situação era séria, mesmo ciente dos riscos o BURRO que vos escreve resolveu "encarar" :putz: no início foi que era uma beleza, patinava para cá e para lá mas nada que um pouco de jogo de braço não desse conta.

A situação "desandou" quando surgiu à minha frente um Bi-Trem que vinha à toda pelo meio da estrada justamente para evitar as laterais que eram inclinadas, como não tinha jeito de medir força com um gigante daqueles fui obrigado a ir para minha direita :putz: resultado cai na parte mais baixa da estrada e as rodas afundaram quase até o centro :putz:

Tentei inútilmente cavar com uma pá por várias vezes, mas sempre que conseguia rodar alguns centímetros atolava novamente, pois a caminhonete ia jogando a traseira de lado :putz: minha única saída foi esperar acenando com uma corda na mão a boa vontade de algum caminhão. Felizmente não demorou muito e sai do enrosco, mas algumas centenas de metros à frente fui novemente obrigado a desviar para as laterais, pois um caminhão havia atolado no meio da pista, resultado novo encalhe :putz: :putz:

Não demorou muito e o pessoal que estava no caminhão atolado veio dar um "empurrãozinho" a ajuda valeu e felizmente não tive muitos problemas para sair, ufa!!! mais alguns quilômetros e consegui sair do desvio :dance: :dance:

Quando achei que minha cota de problemas diários havia se esgotado tive a infeliz surpresa de atolar novamente :putz: desta vez ocorreu quase ao final da tarde quando resolvi entrar numa beneficiadora de eucaliptos na beira da rodovia. Aparentemente não havia nada de mais era um carreador estreito com uma pastagem nas laterais :putz: chegando na porteira o segurança me informou que já haviam encerrado o expediente, tudo bem, sem problema. Quando engatei a ré vi que seria difícil sair pois não enxergava nada por causa da película, não pensei duas vezes e resolvi enterçar tudo de uma vez ali mesmo, podia ter ido só um pouco que já seria suficiente para realizar a manobra, mas o BURRO aqui resolveu virar tudo, 180º !!! :parede: :parede: Resultado a caminhonete começou a inclinar para trás de uma vez :parede: quando afundei o pé no freio só deu para sentir ela raspando o assoalho na terra e assim ficou :putz: não ia nem para frente nem para trás :parede: :parede:

Para piorar a situação o celular estava sem bateria e o guardinha tinha se mandado para os fundos da indústria :putz: após uns 20 minutos que pareceram uma eternidade ouvi um tec-tec-tec-tec... se aproximando pelo acostamento, era um Valmetinho :dance: :dance: :dance:

Cheguei em casa quase 10 da noite de um trajeto de no máximo 80 km, havia saído de Maringá às 3 da tarde.

Moral da história - Nunca façam pouco caso do conselho de alguém e NUNCA dêem ré sem ter noção do que há por trás (no bom sentido é claro) :lol: :lol:

JOSE CANDIDO
01/11/2006, 12:27
Macaco Hi LIft ,... ou realmente, chamar a galera !!!! kkaaaak

eu mesmo, ja sai de casa varias noites par ir buscar ( ou tentar buscar ) oi atolados ... e tambem, ja fui muitas vezes buscado ... kakakaakaka

abs

Paulo Eduardo
01/11/2006, 23:18
opaa....

eu como não tenho guincho, tenho no jeep duas talhas de 2T e duas cintas de 10m .... garanto que tira o jeep. desde que tenha uma árvore ou um poste por perto. Tem um camarada aqui que tem estacas, eu que fiz pra ele com chapas de perfil "L" (cantoneiras) de 50/50mm, 5mm de espessura e 1m de comprimento, com furos desde o começo delas até o meio mais ou menos, onde engata a corrente pra uní-las. Assim vc pode usar mesmo só a metade da estaca enterrada, caso o chão seja muito duro. Pra tirar botamos um suporte pra uma patesca com roldana no cambão, depois de desatolar o jeep o próprio guinho tira as estacas.
Foda é levar no jeep uma marreta de 50kg pra fincar elas :):):)

[]´s

romeu
02/11/2006, 12:20
Ninguém me respondeu ainda

É seguro usar essas estacas e esses pontos de ancoragem? E se solta essa porra? Corre cada um pra um lado e reza? hehehe

Abraço

Paulo Eduardo
02/11/2006, 20:43
depende de como foi feita a estaca...

se foi bem feita não vai simplesmente sair voando do chão, ou quebrar no meio, vai afrouxar até soltar, é questão de prestar atenção no que esta acontecendo.

[]´s

ArthurC
07/11/2006, 13:45
Ninguém me respondeu ainda

É seguro usar essas estacas e esses pontos de ancoragem? E se solta essa porra? Corre cada um pra um lado e reza? hehehe

Abraço

Estacas eu nao sei, mas a ancora da Ensimec foi aprovada. No JCP temos uma, comprada em grupo, claro. Tirou duas Defender 110 atoladas, uma se puxando para fora presa na ancora com o guincho e a outra ancorada com a cinta nela. Essa eu recomendo. :concordo: É mais fácil quebrar o cabo de aço.

Agora o meu relato da braçada! (escrito na época da cagad@!)


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11841&page=2

Pessoal, esse final de semana fui dar uma voltar com a Negona na praia e para minha (infeliz) surpresa acabei queimando o disco de embreagem.

O detalhe é que eu nao atolei em nenhum momento, devo ter forçado um pouco para sair de algum areial, mas nada muito pesado.

Eu utilizei em todo o tempo a 4x4 alta, quando fui manobrar nas dunas para voltar, foi que o carro meio que cavou um pouco, nessa hora, resolvi trocar para a reduzida, tarde demais, não entrava mais nenhuma marcha e tive que passar de sabado para domingo dormindo no meio do mato.

Como nao estava atolado, os pneus estavam livres, imaginei que fosse fácil para algum outro carro me puxar para fora do areial, pois o guincho nao chegava lá, outro engano. Veio uma 110 de um conhecido e nada, uma Frontier e uma L200 em tremzinho e nada, só sai no final do domingo rebocado por um trator e com ajuda de tábuas calçando os pneus.

Passada a novela, pergunto: existe alguma outra embreagem que não me cause este tipo de problema? E o custo, é viável?

Abraços


:parede: :parede: :putz:

Edintruder
02/12/2006, 15:35
Uma vez fiquei encalhado no belo estilo gangorra num barranco. Engatei a 1a reduzida e com o pé forçava pedras para baixo das rodas de trás que estavam girando na lenta do motor, e a dianteira de vagar ia se enterrando, o que no final das contas não adiantou nada... Sei que só consegui sair porque caminhei até uma venda e consegui um caminhão pra me puxar do tal barranco. O caminhão deu 3 solavancos pra conseguir mexer com a Ranger.

Pequeno jr
02/12/2006, 18:17
Acho que a primeira regra é, se vai para a trilha nunca vá sozinho.

Se não tiver como ir acompanhado, o melhor é "ir armado até os dentes" falando melhor, "equipado até os dentes" rs.

O mínimo para se levar seriam:
- Cordas;
- Cintas
- Patesca;
- Pá;
- Prancha de desatolagem (pode ser até aquelas improvisadas que postei na área de pick-up);
- Lanterna;
- Rádio de Comunicação (nem sempre celular funciona)
- Macaco Bom (De preferência um HI-LIFT)
- Kit Resgate do meu amigo Valery de BSB (2 Bag-Freezer Cheias de Cervejas)

O Recomendável Seria além do mínimo:
- Guincho;
- Estacas;
- Ancoras

Ao sair, mesmo que seja sozinho, tenha informações do local e deixe informado a outros amigos para onde você está indo e qual caminho você vai fazer para facilitar caso seja necessário o resgate.

valdir rainer
13/12/2006, 23:00
olá boa noite a todos,isso já aconteceu comigo,estavamos em dois jeeps,e os dois atolados,para sairmos do atoleiro tiramos um jeep com a famósa peia,muito usado por caminhoneiros.
é o seguinte pegamos quatro pedaços de pau bem forte,de + ou - uns 50cm,encostamos bem perto do pneu e amarramos com uma corda,uma ponta do pau,e a outra ponta da cordapassamos por dentro do furo da roda até chegar a outra ponta do pau.
fizemos isso nas quatro rodas,ai bem de vagarinho fomos acelerando,e o jeep foi subindo com se estivesse subindo uma escada,e pulando a frente saindo do buraco,mais tem que sair bem devagar,para que a madeiranao de uma volta completa.
dai foi só puchar o outro jeep. boa trilha a todos.

itamar.vieira
23/12/2006, 20:23
Olá Valdir,

muito interessante esse macete !
Esses pedaços de pau não batem na lataria/pára-choques do carro?
O macete só serve prá Jipe?

Acho que em vez de improviso, isso poderia até virar um acessório de resgate, não acha?

[ ]s

JEFFCATUNDA
24/12/2006, 17:35
É util andar com uma saca de cimento (50kg) na trazeira e uma colher de pedreiro.

Areia, agua e pedra não faltam, basta construir seus caminhos.

a saca ainda ajuda a estabilizar a viatura...........

alcyrbneves
05/10/2009, 22:11
É util andar com uma saca de cimento (50kg) na trazeira e uma colher de pedreiro.

Areia, agua e pedra não faltam, basta construir seus caminhos.

a saca ainda ajuda a estabilizar a viatura...........


e so construir uma ponte muiuto bom gostei muito vou usar,

pedro bonadio
13/11/2009, 15:51
O do estepe não adianta nada...
Estava eu e meu pai com o willys e entramos num lugar com grama e agua e o jeep escorregou e caiu em um buraco dentro da grama ai tentamos fazer isso,com o guincho mecânico,bolhufaz...até a noite esperando o trator...para terem idéia o trator 4x4,red,freio de mão puxado e engatado em 1ª serviu com ponto de acoragem...a força do guicho arrastou ele 2 metros...:putz:

Tio Eddie
13/11/2009, 22:04
âncora de solo é SHOW !
Tenho uma home made e está 100% aprovada!

mas também tenho guincho, patesca, cintas, bloqueio lsd, pneus mud, etc, etc, etc e não saio sozinho para trilhas/passeios

Jeanilson
13/11/2009, 23:07
Geralmente essas coisas acontecem nos piores momentos possíveis... :putz:

Lá em 2007 eu estava indo no meu saudoso Vitara com o meu irmão e com a minha cunhada ver uma exposição de carros antigos. No local o pessoal estava estacionando no gramado e vi um morrinho de pedras no meio da grama (não dava nem meio metro de altura). Não pensei duas vezes: vou me exibir para o povo! :twisted:

Porém atrás do morrinho tinha uma vala, fazendo o morrinho mais alto do que parecia de frente. Resultado: a viatura prendeu o fundo nas pedras. na hora pensei, tranquilo, é só engatar o 4x4, mas nada da viatura sair.

Depois de aguentar a gozação dos parentes, fui analizar os fatos. O jipe com o fundo preso nas pedras, com umas das rodas dianteiras no ar, o guincho com o controle detonado (estava com o famoso "osmar contato"), estava usando pneus streets e sem nenhuma árvore para usar de ancoragem por perto :putz:. Murphy teria adorado a minha situação... :mrgreen:

A minha sorte foi que mais em frente tinha outra formação de pedras. Consegui prender a chave de roda entre duas pedras e prender o gancho do cabo na chave. fiz uma "ligação direta" no guincho e com isso consegui sair dessa situação vexaminosa :oops:.

Apois esse caso, aprendi as seguintes lições:

1 - Ande sempre com a manutenção da viatura em dia, mesmo que for passear no shopping;
2 - Nunca subestime um obstáculo, por mais simples que pareça;
3 - Nunca tente "tirar onda" com a família, alguma coisa sempre dará errada e você será motivo de gozação pelo resto da semana :mrgreen:.

[]'s

rafaelfernandez
14/11/2009, 07:17
...
2 - Nunca subestime um obstáculo, por mais simples que pareça;

[]'s

Essa é uma grande verdade. Ja vi nego ficar preso por horas em lugares que aparentemente nao precisava nem do 4x4.

[]´s
Rafael

rogeriomasih
15/11/2009, 23:18
1 - ande sempre com a manutenção da viatura em dia, mesmo que for passear no shopping; :palmas::palmas::palmas:
2 - nunca subestime um obstáculo, por mais simples que pareça; :palmas::palmas::palmas::palmas:
3 - nunca tente "tirar onda" com a família, alguma coisa sempre dará errada e você será motivo de gozação pelo resto da semana :mrgreen:. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
[]'s

da semana ou da vida???

rogeriomasih
15/11/2009, 23:20
Essa é uma grande verdade. Ja vi nego ficar preso por horas em lugares que aparentemente nao precisava nem do 4x4. []´s Rafael

Eu já fique atolado com a ranger até a alma na areia frouxa pq fui brincar de "olha se passa de 4x2"...:parede::parede::parede:

Outra vez fiquei com preguiça de atravessar uma água a pé para ver a profundidade...é raso, pensei...resultado: quase que o samurai vai para as profundezas abissais... :oops::oops::oops:

Snoop
21/01/2010, 12:02
Bicho... eu acho que o mais barato e prático é descolar umas sobras de vergalhão de aço (parudão), ir num ferreiro e apontar um lado e fazer uma trava do outro. Tipo espeque de barraca...

Eu sempre carrego no porta malas do jeep um machado bem afiado. Para estacas ou qualquer coisa de madeira ele servira muito bem. Nas minhas maos um machado afiado funciiona como uma motosserra (hehhe). É uma ferramenta leve e nao ocupa espaço na VTR.
Ja vi que no lugar do cabo de madeira, colocar um cabo de ferro. Vantagem de ficar mais resistende e nao quebrar o cabo, mesmo se esquecer e a vtr passar em cima, as vezes na correria a noite com chuva e lama, estas coisas acontecem. Ja passei por momentos terriveis...agora que estou comprando um guincho, fica tudo mais facil mas o meu bom e velho amigo machado nao sai da carroceria. Outra dica, nao va cortar um jacaranda um peroba (claro quado novos hehehe) que o ibama te prende.
Analise o cenario antes de cortar, evitando cortar arvores nativas protegidas por lei. Corte as exoticas...

[]s:pipoca:

Snoop
21/01/2010, 12:09
Acho que a primeira regra é, se vai para a trilha nunca vá sozinho.

Se não tiver como ir acompanhado, o melhor é "ir armado até os dentes" falando melhor, "equipado até os dentes" rs.

O mínimo para se levar seriam:
- Cordas;
- Cintas
- Patesca;
- Pá;
- Prancha de desatolagem (pode ser até aquelas improvisadas que postei na área de pick-up);
- Lanterna;
- Rádio de Comunicação (nem sempre celular funciona)
- Macaco Bom (De preferência um HI-LIFT)
- Kit Resgate do meu amigo Valery de BSB (2 Bag-Freezer Cheias de Cervejas)

O Recomendável Seria além do mínimo:
- Guincho;
- Estacas;
- Ancoras

Ao sair, mesmo que seja sozinho, tenha informações do local e deixe informado a outros amigos para onde você está indo e qual caminho você vai fazer para facilitar caso seja necessário o resgate.

Amigo,

Faltou somente um machado...tem a opção entao, se nao quiser, pelo menos um canivete...ja vi o Magaiver fazer horrores com um pequeno canivete....(bricadeirinha)..

[]s

Snoop
21/01/2010, 12:13
Geralmente essas coisas acontecem nos piores momentos possíveis... :putz:

Lá em 2007 eu estava indo no meu saudoso Vitara com o meu irmão e com a minha cunhada ver uma exposição de carros antigos. No local o pessoal estava estacionando no gramado e vi um morrinho de pedras no meio da grama (não dava nem meio metro de altura). Não pensei duas vezes: vou me exibir para o povo! :twisted:

Porém atrás do morrinho tinha uma vala, fazendo o morrinho mais alto do que parecia de frente. Resultado: a viatura prendeu o fundo nas pedras. na hora pensei, tranquilo, é só engatar o 4x4, mas nada da viatura sair.

Depois de aguentar a gozação dos parentes, fui analizar os fatos. O jipe com o fundo preso nas pedras, com umas das rodas dianteiras no ar, o guincho com o controle detonado (estava com o famoso "osmar contato"), estava usando pneus streets e sem nenhuma árvore para usar de ancoragem por perto :putz:. Murphy teria adorado a minha situação... :mrgreen:

A minha sorte foi que mais em frente tinha outra formação de pedras. Consegui prender a chave de roda entre duas pedras e prender o gancho do cabo na chave. fiz uma "ligação direta" no guincho e com isso consegui sair dessa situação vexaminosa :oops:.

Apois esse caso, aprendi as seguintes lições:

1 - Ande sempre com a manutenção da viatura em dia, mesmo que for passear no shopping;
2 - Nunca subestime um obstáculo, por mais simples que pareça;
3 - Nunca tente "tirar onda" com a família, alguma coisa sempre dará errada e você será motivo de gozação pelo resto da semana :mrgreen:.

[]'s

Jeanilson,

Concordo contigo!!! hahah, deixa pra se exibir no meio do mato...onde se passar por apuros teremos colegas para nos socorrer e se fizermos fiasco fica no grupo...afinal trilha sem gozaçao nao é trilha que se preze....[]s

Snoop
21/01/2010, 12:20
Estacas eu nao sei, mas a ancora da Ensimec foi aprovada. Essa eu recomendo. :concordo:

:parede: :parede: :putz:

tu te refere a esta do anexo?

Ricardo Passoni
27/01/2010, 20:39
Já vi uma vez as estacas de fazenda,( aquelas que ficam com arame farpado, mourão ???) servirem de ponto de ancoragem , de inicio achei que não ia mas não e que funciona!
abraços

Snoop
27/01/2010, 22:25
Já vi uma vez as estacas de fazenda,( aquelas que ficam com arame farpado, mourão ???) servirem de ponto de ancoragem , de inicio achei que não ia mas não e que funciona!
abraços

Ricardo,
La no RS nos espaços entre os mouroes sao colocadas tramas. Estas podem servir como estacas. Tem em media 1,60 a 1,80 m de altura com 7,0 x 7,0 cm de lado. Se bem apontadas, servem perfeitamente como estacas e ai podem ser cravadas com um martelao de 50 kg ja mencionado anteriormente. No caso de um mourao ai coisa muda. Se tem segurança de um lado de outro tem o transtorno de cravar o bicho, São madeiras com 1,60 a 1,80 m de altura com 25,0 x 25,0 de lado. Neste caso nao tem como cravar a nao ser abrindo um buraco no chao de uns 60 cm no minimo e ir colocando terra e socando na volta ate firmar o bicho. Bem ai tens um puta ponto de ancoragem.

[]s

Girti
27/01/2010, 23:27
Amigos

Sai hoje para uma volta light numa estrada tranquila e fiz merda. Tinha o caminho da estrada e por ter muita agua numa poça resolvi sair do trilho e pela lateral de grama e pronto. Atolei legal. Besteira. Como tava sozinho se não fossem uns colegas de motocross para ajudar tava lá até agora. Então para os mais experientes pergunto: Se faz uma merda dessa sozinho como sair dela ? Quais os equipamentos que devo ter para desatolar sozinho, dá ?

Vou lembrar que não era uma trilha, pois para ir para a trilha nunca fui sozinho, foi mancada mesmo e fiquei muito preocupado.

Fora o conselho para não fazer mais este tipo de barbeiragem quais os conselhos?

Valeu Galera

Conselho no 1: na dúvida (qualquer dúvida, por mais ridícula que lhe pareça!), pare o carro ANTES e vá examinar o terreno a pé. Tente descobrir qual é o melhor lugar para passar com o mínimo risco de atolar. Lembre-se que está sozinho, seja excessivamente cuidadoso, é melhor pecar por excesso do que por falta de cuidado!

Conselho no 2: se a roda começar a patinar, não insista, pare o carro, desça do mesmo e vá olhar o estrago. Acelerar, tentando sair, pode piorar a situação, se a roda afundar mais, o diferencial pode encostar no chão, e aí a situação vai ficar muuuuuito mais complicada!


Conselho no 3: leve sempre uma pequena pá, um facão e, se possível, um macaco hidráulico (além do macaco original do carro). Eles poderão ser de grande valia, você terá ferramentas para cavar, para levantar a roda que está presa e para cortar o mato que irá colocar debaixo desta roda.

mauricio_silva
28/01/2010, 00:34
Conselho no 1: na dúvida (qualquer dúvida, por mais ridícula que lhe pareça!), pare o carro ANTES e vá examinar o terreno a pé. Tente descobrir qual é o melhor lugar para passar com o mínimo risco de atolar. Lembre-se que está sozinho, seja excessivamente cuidadoso, é melhor pecar por excesso do que por falta de cuidado!

Conselho no 2: se a roda começar a patinar, não insista, pare o carro, desça do mesmo e vá olhar o estrago. Acelerar, tentando sair, pode piorar a situação, se a roda afundar mais, o diferencial pode encostar no chão, e aí a situação vai ficar muuuuuito mais complicada!


Conselho no 3: leve sempre uma pequena pá, um facão e, se possível, um macaco hidráulico (além do macaco original do carro). Eles poderão ser de grande valia, você terá ferramentas para cavar, para levantar a roda que está presa e para cortar o mato que irá colocar debaixo desta roda.

Sugiro (não é nome de japonês...:lol:) ter também uma prancha de madeira, mais ou menos da largura do pneu e grossa o suficiente para aguentar o peso do carro (ou de uma das rodas do carro), com cerca de 50cm.
Quando o carro atolar, coloque a prancha na frente da roda que estiver "rodando em falso" (patinando). Normalmente, é suficiente para livrá-lo da encrenca (se o atoleiro for maior, melhor ir com mais pessoas em outros carros).
Funciona bem e é mais "ecologicamente correta" do que ficar cortando galhos de árvores na trilha (não resisti, Gil :wink:).
[]s.

Maurício (Tche).

Jeanilson
28/01/2010, 08:47
Conselho no 1: na dúvida (qualquer dúvida, por mais ridícula que lhe pareça!), pare o carro ANTES e vá examinar o terreno a pé. Tente descobrir qual é o melhor lugar para passar com o mínimo risco de atolar. Lembre-se que está sozinho, seja excessivamente cuidadoso, é melhor pecar por excesso do que por falta de cuidado!

Conselho no 2: se a roda começar a patinar, não insista, pare o carro, desça do mesmo e vá olhar o estrago. Acelerar, tentando sair, pode piorar a situação, se a roda afundar mais, o diferencial pode encostar no chão, e aí a situação vai ficar muuuuuito mais complicada!


Conselho no 3: leve sempre uma pequena pá, um facão e, se possível, um macaco hidráulico (além do macaco original do carro). Eles poderão ser de grande valia, você terá ferramentas para cavar, para levantar a roda que está presa e para cortar o mato que irá colocar debaixo desta roda.
Mais alguns conselhos:

Se possível, invista em um guincho. É o único equipamento que garante em 99% dos casos a saída de um atoleiro (O 1% restante deixo para aquelas situações que contando ninguém acredita :mrgreen:).

Com o guincho, antes de entrar em um atoleiro sempre visualize possíveis pontos de ancoragem que você pode utilizar, caso fique atolado, e entre sempre que possível na direção desses pontos.

E um lembrete: Mesmo que você esteja se arrastando a um metro por hora você não está atolado.

[]'s

Ricardo Passoni
28/01/2010, 10:34
Guincho realmente é o que vai te salvar! mas caso tenha como foi citado acima um macaco hidraulico ele vai levantar seu carro , ah pode colocar o tapete da carro embaixo das rodas que sai sim , e não precisa cortar arvores rs!
Abraços

Snoop
28/01/2010, 12:34
Bem lembrado!!

Cuidado com o Ibama!!!

heheh

Jacimar
09/03/2010, 14:54
Mais alguns conselhos:

Se possível, invista em um guincho. É o único equipamento que garante em 99% dos casos a saída de um atoleiro (O 1% restante deixo para aquelas situações que contando ninguém acredita :mrgreen:).

Com o guincho, antes de entrar em um atoleiro sempre visualize possíveis pontos de ancoragem que você pode utilizar, caso fique atolado, e entre sempre que possível na direção desses pontos.

E um lembrete: Mesmo que você esteja se arrastando a um metro por hora você não está atolado.

[]'s


Boa tarde prezados ! neste último sábado ( 06/03 ) fiz um ajuste no motor do CJ58 da minha exposa e resolvi, quase no final da tarde, dar uma voltinha em uma estrada de colheita de eucalipto próximo a minha casa, nada de mais . . . só que havia chovido bastante e um buraco ficou cheio de lama e me enganou, achei que era raso, tive cuidado ao passar na ida mas na volta tive que vir de ré e manobrar próximo a ele, resultado : entrei na vala e por falta de experiência fiz tudo que não deveria, insisti para sair e fui afundando . . . quando já estava anoitecendo chamei meu amigo/mecânico Celso, e ele me puxou, resumo da ópera : vou comprar um guincho :concordo: espero nunca mais passar por isso ! o problema maior foi passar o Domingo lavando o Jeep para poder entregar para ela e ainda aguentar a gozação . . . :lol: as fotos estão ruins porque são de celular e já estava bem escuro . . . um abraço !

Em tempo : Como eu insisti para sair o Jeep encostou os diferenciais no chão !

Jacimar
13/03/2010, 07:57
Boa tarde prezados ! neste último sábado ( 06/03 ) fiz um ajuste no motor do CJ58 da minha exposa e resolvi, quase no final da tarde, dar uma voltinha em uma estrada de colheita de eucalipto próximo a minha casa, nada de mais . . . só que havia chovido bastante e um buraco ficou cheio de lama e me enganou, achei que era raso, tive cuidado ao passar na ida mas na volta tive que vir de ré e manobrar próximo a ele, resultado : entrei na vala e por falta de experiência fiz tudo que não deveria, insisti para sair e fui afundando . . . quando já estava anoitecendo chamei meu amigo/mecânico Celso, e ele me puxou, resumo da ópera : vou comprar um guincho :concordo: espero nunca mais passar por isso ! o problema maior foi passar o Domingo lavando o Jeep para poder entregar para ela e ainda aguentar a gozação . . . :lol: as fotos estão ruins porque são de celular e já estava bem escuro . . . um abraço !

Em tempo : Como eu insisti para sair o Jeep encostou os diferenciais no chão !


Bom dia prezados ! comprei um Hi pull 9100B do amigo Wallace ( Sigma ) aqui do forum , pedi tambem duas cintas e uma patesca . . . as manilhas vou comprar aqui, espero nao ficar agarrado mais, um abraco !

Elmer_Jeep
08/04/2010, 15:58
Bom dia prezados ! comprei um Hi pull 9100B do amigo Wallace ( Sigma ) aqui do forum , pedi tambem duas cintas e uma patesca . . . as manilhas vou comprar aqui, espero nao ficar agarrado mais, um abraco !

Reza pra receber viu, pois esse dai e o sócio dele ficaram devendo um monte de gente aqui no Fórum, eu fui um que paguei e não recebi...

Martin Melcop
08/04/2010, 16:44
Este final de semana, no encontro de JPX estava voltando da cidade para o hotel, quando "entortei" o carro na trilha, 90o da estrada com as rodas dianteiras na vala.
Dei sorte que tinha uma arvore perto, passei a cinta na mesma e acertei o carro e sai.

Agradeço que o guincho estava lá, pois se não ia ter que andar para chamar ajuda.

jensen
09/04/2010, 21:07
Já que o tópico é sobre estar atolado e sozinho, passei por isso pela primeira vez na semana passada.

A Pajerinho ficou com a barriga assentada no barro.

Estava só eu e meu filho (de 4 anos). Enquanto eu estava na chuva, tentando pensar em uma maneira de desatolar, ele ficou dentro do carro se divertindo com a situação. Ele pegava o barro das laterais e vidros e puxava para dentro do carro, onde fazia lindos "bolinhos de lama". Um caos total.

A primeira tentativa de desatolar foi sendo puxado por uma S10 4x2. Sem sacanagem, nem tremeu a viatura. Não moveu um milimetro.

Só consegui tirar pedindo a ajuda de um trator (e não era dos pequenos !!!). Mesmo assim o trator penou para tirar a viatura do lugar.

Bom, este é o relato de minha primeira atolada para valer.

Abs,

Girti
09/04/2010, 21:25
Sugiro (não é nome de japonês...:lol:) ter também uma prancha de madeira, mais ou menos da largura do pneu e grossa o suficiente para aguentar o peso do carro (ou de uma das rodas do carro), com cerca de 50cm.
Quando o carro atolar, coloque a prancha na frente da roda que estiver "rodando em falso" (patinando). Normalmente, é suficiente para livrá-lo da encrenca (se o atoleiro for maior, melhor ir com mais pessoas em outros carros).
Funciona bem e é mais "ecologicamente correta" do que ficar cortando galhos de árvores na trilha (não resisti, Gil :wink:).
[]s.

Maurício (Tche).

Graaaaande Maurício, eu falei em cortar o mato (capim, pasto), e não em cortar galhos de árvores! Embora eu concorde com você quanto à prancha de madeira, você há de convir comigo que não é muito prático rodar por aí levando uma tábua no carro! Imagine-se fazendo isto no seu Samurai... :mrgreen:
Neste caso, o que poderá ajudar é colocar um ou mais tapetes de borracha sob a roda. Por isso é sempre bom que o seu 4x4 tenha, além dos tapetes/carpetes originais, aqueles tapetes de borracha comuns. São meio feiosos mas, além de protegerem a forração original, poderão ser úteis nesta hora de aperto.

Ricardo Passoni
10/04/2010, 14:35
Resumindo , se vc entra onde não sabe( ou se tem mesmo que passar verifica com um pedaço de madeira a profundudade antes !) e atola e ainda mais não tem pneu , nem deveria ter tentado passar ! rs:mrgreen:, e não adianta nada ser ecologicamante correto rs! o que precisa é ter prudência rs!
Abraços

agropoks
26/04/2010, 22:29
boa noite!

há algum tempo eu fiz em casa uma gambiarra que hoje é mais importante do que o extintor ou triângulo de sinalização na viatura. vamos deixar claro que estou falando de uma saveiro, óbviamente 4x2 e que pesa módicos 975kg, bem mais leve do que qualquer jipe.

a gambiarra: uma catraca de caminhão com um pedaço de vargalhão de construção dobrado em V e soldado fazendo uma alça. como alavanca, uma barra de ferro de uns 1,20m. já me tirou de cada situação ridícula e complicada que é difícil de explicar. uma vez atropelei um cupim no meio do pasto. passou por baixo do cárter, caixa seca... e foi parar embaixo do câmbio!!! as duas rodas dianteiras ficaram a pelo menos um palmo do chão. com a tal gambiarra devidamente ancorada num palanque da cerca, tirei a saveiro do sufoco puxando pra trás. foram menos de 5min e quase nenhum esforço devido à alavanca beeeeem grande.

em trilhas pesadas, duvido que esse "equipamento" seja de grande valia. no máximo pra desvirar jipe tombado. mas pro pessoal que planeja uma expedição e não quer desembolsar tantas verdinhas num guincho que, se for usado algum dia, não vai usar nem metade da capacidade, essa gambiarra pode ser uma boa.

Jacimar
27/04/2010, 07:35
Reza pra receber viu, pois esse dai e o sócio dele ficaram devendo um monte de gente aqui no Fórum, eu fui um que paguei e não recebi...


Bom dia prezado ! desculpe mas só vi seu post agora :oops:, eu recebi o guincho sem problemas, depositei o dinheiro na segunda e na sexta a Cometa me entregou . . . agora estou precisando fazer a fixação, já dei uma pesquisada aqui no fórum, e tenho ainda algumas dúvidas que coloquei no tópico pertinente, mas até agora ninguém respondeu . . . poderia me ajudar ? um abraço !

GPA-Airborne
01/08/2010, 23:08
Outra vez fiquei com preguiça de atravessar uma água a pé para ver a profundidade...é raso, pensei...resultado: quase que o samurai vai para as profundezas abissais... :oops::oops::oops:

Um expert em Unimog (que já deu consultoria pro exercito em direção off-road) me disse o seguinte:

"Ao atravessar um trecho alagado, o primeiro carro do comboio (neste tópico, o primeiro e único carro) deve ir de marcha ré, protegendo assim o motor, e caso trecho seja mais fundo do que o esperado, vc engata a primeira e volta pra margem. Nesta configuração, se não conseguir se mover, ao menos o motor estará em mais alto do que se vc tivesse entrado de frente."

Então... temos que deixar a preguiça de lado, carregar todos o ferramental e seguir as dicas dos mais experientes...

Marcelo-HPE
01/08/2010, 23:21
Antes eu tinha mais receio de ficar atolado sozinho , principalmente em areia , mas hoje carrego 02 pranchas de desatolagem de fibra na areia valem mais que um guincho .

CAVESO
08/08/2010, 10:46
Antes eu tinha mais receio de ficar atolado sozinho , principalmente em areia , mas hoje carrego 02 pranchas de desatolagem de fibra na areia valem mais que um guincho .

Se atolar é só pedir a patroa para rebocar com o Ecogesa.....kkkkkkkkkkkk

Abraços pra vc e patroa!

Mateiro
04/10/2010, 21:25
já passei por isso, sozinho e de madrugada voltando da fazenda.... não é a melhor coisa do mundo!!!!

sem perceber, parei para fazer xixi sobre uma pequena depressão....
(mais parecia uma pequena valeta.)

na ocasiao era um carro 4x2 e ele nao saiu do buraco....
depois de muita força, consegui tirar.

Bocudo
19/10/2010, 15:33
Para os que são da antiga e andaram pelas "boas" estradas rurais do Brasil vão lembrar dessa... aprendi junto com meu pai e meu tio e andanças com picapes 4x2 de que se molhou não sai do lugar... Nessas horas, sem guincho, sem talha, sem pneus mud :parede:, sem hi-lift, mas se tiver uma corda boa (e quase todo mundo tem), envolva os pneus com as cordas e vc terá um efeito parecido com as correntes... para pequenos atoleiros vão bem... já para as trilhas..se vc quis ir sozinho sem estar preparado... é porque ou brigou com a muié:dance: ou se revoltou com o serviço:parede:... pois ir para a "diversão" sem os amigos é muita sacanagem!!! Pescaria e Trilha, só com os amigos, pois o que acontece, se contar e não tiver testemunha, ninguém acredita!!! Lama pro ceis!!

Felipe RS
25/10/2010, 15:01
Antes eu tinha mais receio de ficar atolado sozinho , principalmente em areia , mas hoje carrego 02 pranchas de desatolagem de fibra na areia valem mais que um guincho .


Boa dica, já que pretendo fazer uma travessia pela 'maior praia do mundo', entre Rio Grande e Chui, pela beira da praia, e sozinho. Só não sei onde carregar as tais "pranchas de desatolagem" em uma Tracker!:pensativo:
Neste tipo de piso se usa qual calibragem nos pneus?

arlei_vitara
25/10/2010, 15:59
Felipe,

Baixa a pressão dos pneus o maximo que puder, sem é claro destalonar eles da roda. Para começo de conversa, tenta algo na faixa de 18lbs, já vais notar boa diferença

Quanto a onde carregar as pranchas de desatolagem numa Tracker, se estiver sozinho ou sem muita bagagem vai no porta malas mesmo, mesmo que precise rebater o encosto do banco traseiro. Caso seja impossivel esta opção, um par de racks ou um bagageiro de teto reolvem teu problema.

Em tempo: não sei exatamente a autonomia de uma Tracker, mas quando fizemos esta travessia a alguns anos, os Vitaras secaram o tanque de gasolina com em torno de 180, 200km. Felizmente tinhamos gasolina em galões de reserva. Tenha em mente que de Rio Grande a Chui são em torno de 200km de areia, alguns trechos de areia fofa e o consumo aumenta bastante. Um galão de gasolina pode ser "a salvação".

Felipe RS
25/10/2010, 20:05
Felipe,

Baixa a pressão dos pneus o maximo que puder, sem é claro destalonar eles da roda. Para começo de conversa, tenta algo na faixa de 18lbs, já vais notar boa diferença

Quanto a onde carregar as pranchas de desatolagem numa Tracker, se estiver sozinho ou sem muita bagagem vai no porta malas mesmo, mesmo que precise rebater o encosto do banco traseiro. Caso seja impossivel esta opção, um par de racks ou um bagageiro de teto reolvem teu problema.

Em tempo: não sei exatamente a autonomia de uma Tracker, mas quando fizemos esta travessia a alguns anos, os Vitaras secaram o tanque de gasolina com em torno de 180, 200km. Felizmente tinhamos gasolina em galões de reserva. Tenha em mente que de Rio Grande a Chui são em torno de 200km de areia, alguns trechos de areia fofa e o consumo aumenta bastante. Um galão de gasolina pode ser "a salvação".
Pois é Arlei, um sujeito que conheci relatou o mesmo problema: o consumo excessivo. Acho que o tanque da Tracker é de 66 litros, que deve dar uma autonomia de cerca de 400 km nestas condições, na melhor das hipóteses. No caso dele o combustível foi suficiente prá chegar ao destino, mas os vitaras e TR4 precisaram lançar mão de combustível extra!
Obrigado pelas dicas, quando estiver mais perto da expedição, peço mais dicas!
Ab

rogeriomasih
26/10/2010, 00:39
Eu uso 8lb no samurai quando vou para areia frouxa. Se for beira de praia mais dura, uso 10lb ou 12lb. Quando vai ter percurso misto de areia e asfalto uso até 15lb.

Acho que vc pode usar menos de 18lb no teu carro.

Felipe RS
26/10/2010, 19:35
Eu uso 8lb no samurai quando vou para areia frouxa. Se for beira de praia mais dura, uso 10lb ou 12lb. Quando vai ter percurso misto de areia e asfalto uso até 15lb.

Acho que vc pode usar menos de 18lb no teu carro.
Rogério, o meu medo é que o pneu 'saia' da roda se exagerar demais... Mas se tu costuma colocar menos de 10 lb, sem ter tido problemas, fico mais tranquilo. Valeu a dica!

henrique wamser
29/10/2010, 20:51
olá, pessoal
nos ultimos 6 anos, fiz o cassino 8 vezes, e nunca baixei a pressão dos pneus.
a tracker , se for com pneu normal, melhor ainda.
o único ponto que preocupa um pouco é o conchal, que tem condições diferentes de um dia parao outro, mas que nas últimas duas vezer em que passei, não fez juz a fama.
cansei de ver veículos comuns andando por ali, mas em umas duas vezes, a areia e conchas seguravam bastante o carro.
cuidado extremo só bem no cassino( 5 km do molhe) que tem um lodo fdd sob a areia.
é uma travessia inesquecível

Tchê 4x4
29/10/2010, 22:42
É isso aí, tbm ja fiz esse trajeto e é muito show!!!... Agora, não recomendo fazer sozinho, afinal não se brinca com o veio la de cima na beira da praia. E mais, hj em dia é muito fácil organizar um grupinho pra fazer o percurso por aqui...

Fica a dica. Abraços e boa travessia.

Felipe RS
02/11/2010, 21:17
olá, pessoal
nos ultimos 6 anos, fiz o cassino 8 vezes, e nunca baixei a pressão dos pneus.
a tracker , se for com pneu normal, melhor ainda.
o único ponto que preocupa um pouco é o conchal, que tem condições diferentes de um dia parao outro, mas que nas últimas duas vezer em que passei, não fez juz a fama.
cansei de ver veículos comuns andando por ali, mas em umas duas vezes, a areia e conchas seguravam bastante o carro.
cuidado extremo só bem no cassino( 5 km do molhe) que tem um lodo fdd sob a areia.
é uma travessia inesquecível

Foi bom teres citado o tal 'Lodo' próximo ao Cassino, pois ninguém por aqui tinha feito referência a ele. Um amigo que mora em Rio Grande disse que presenciou um atolamento em sequência nesta região, onde até mesmo uma maquina da prefeitura ficou presa, e só saiu usando os 'braços' de apoio e a pá...:shock: O Conchal (ou Concheiro) do Albardão é outro ponto de preocupação, mas pelo que tu dizes, não é lá estas coisas para uma Tracker:concordo:. Abraço

Felipe RS
02/11/2010, 21:24
É isso aí, tbm ja fiz esse trajeto e é muito show!!!... Agora, não recomendo fazer sozinho, afinal não se brinca com o veio la de cima na beira da praia. E mais, hj em dia é muito fácil organizar um grupinho pra fazer o percurso por aqui...

Fica a dica. Abraços e boa travessia.

Pois é companheiro, aí é que está parte do problema! Se eu seguir esperando alguém disposto a me acompanhar na travessía, pode ser que eu ainda tenha que esperar muito, o que não estou disposto a fazer!:discordo:

É claro que se for possível montar um grupo, de gente conhecida, a travessia fica até mais divertida! Mas infelizmente prá mim não tem sido tão fácil assim:-(.
Abraço

Tchê 4x4
02/11/2010, 22:19
Felipe, entra no www.riogrande4x4.com.br (http://www.riogrande4x4.com.br) que seguidamente tá saindo expedições daqui da região e principlamente da gurizada de Rio Grande pra lá, ainda mais agora com a proximidade do verão!!!...

Outra dica é quanto a lama próxima aos molhes, se tu vier por SJN ou mesmo pela BR, quando chegar a RG é só tu ir p/a praia pela estrada, daí tu foge dela (Que se não me engano continua lá)... Se precisar de alguma coisa prende o grito!!! Abraços e boa sorte!!!

henrique wamser
04/11/2010, 21:25
Foi bom teres citado o tal 'Lodo' próximo ao Cassino, pois ninguém por aqui tinha feito referência a ele. Um amigo que mora em Rio Grande disse que presenciou um atolamento em sequência nesta região, onde até mesmo uma maquina da prefeitura ficou presa, e só saiu usando os 'braços' de apoio e a pá...:shock: O Conchal (ou Concheiro) do Albardão é outro ponto de preocupação, mas pelo que tu dizes, não é lá estas coisas para uma Tracker:concordo:. Abraço

OLÁ TODOS, OLÁ FELIPE
e 2009, a passagem por este lodo rendeu uma página inteira no maior jornal do Parana, a Gazeta do POvo, da RPC.
UM AMIGO COM TrOLLER, QUE SAIU NA FRANTE DO COMBOIO, (bem antes) sem saber do problema, se viu completamente atoladinho no tal lodo...fui ajudar, tirei omesmo mas dei um trabalhão pra sair....só festa:dance:
não sei como está agora, mas recomendo cuidado porque agora em junho 2010, passei por lá e outro amigo serviu de materia prima para cintas e guinchos e gozacões.
abraço
Henrique

Felipe RS
04/11/2010, 23:20
Felipe, entra no www.riogrande4x4.com.br (http://www.riogrande4x4.com.br) que seguidamente tá saindo expedições daqui da região e principlamente da gurizada de Rio Grande pra lá, ainda mais agora com a proximidade do verão!!!...

Outra dica é quanto a lama próxima aos molhes, se tu vier por SJN ou mesmo pela BR, quando chegar a RG é só tu ir p/a praia pela estrada, daí tu foge dela (Que se não me engano continua lá)... Se precisar de alguma coisa prende o grito!!! Abraços e boa sorte!!!


Bah cara, boa dica esta para 'fugir' da tal lama!:concordo: Vou dar sim uma boa olhada no site para ver as datas de saídas de novas travessias, e qualquer coisa prenderei mesmo o grito!!
Obrigado!8-)

Tchê 4x4
05/11/2010, 09:08
:concordo: Confirmei Felipe, a lama continua lá, por isso já que vai estar sozinho é melhor não arriscar e ir pela RS734 mesmo. Quanto a dica do site, te cadastra, posta no bate-papo da página e envia um email pro moderador (Daniel), assim é mais fácil a gurizada te retornar alguma coisa.

Abraço e boa sorte!!!

Felipe RS
06/11/2010, 18:01
:concordo: Confirmei Felipe, a lama continua lá, por isso já que vai estar sozinho é melhor não arriscar e ir pela RS734 mesmo. Quanto a dica do site, te cadastra, posta no bate-papo da página e envia um email pro moderador (Daniel), assim é mais fácil a gurizada te retornar alguma coisa.

Abraço e boa sorte!!!

Valeu pelas dicas! Vou tentar contato pelo site, e afora isso, estou tentando 'convencer' alguns malucos aqui de Porto a entrar nessa empreitada!:lol:
Abraço.

henrique wamser
06/11/2010, 18:30
pessoal, a lama continua lá, mas está mais perto da agua.
em junho quando passei, carros transitavam numa boa, porem mais longe da rebentação.
a faixa de areia por lá é muito larga:concordo:
na sequencia , vou mostrar o "pobrema"

henrique wamser
06/11/2010, 18:40
lá vai a dois anos, a lama estava maisespalhada.
estas fotos são de junho 2010
como se pode ver, a 10 ou 15metros, a coisa pode estar mais firme mas s tiver azar,......

Felipe RS
06/11/2010, 18:45
lá vai a dois anos, a lama estava maisespalhada.
estas fotos são de junho 2010
como se pode ver, a 10 ou 15metros, a coisa pode estar mais firme mas s tiver azar,......


Impressionante este acúmulo de lama, não tinha visto fotos ainda:shock:. Bem, parece que a solução é mesmo transitar mais próximo ao berma e a duna... porém é preciso saber exatamente onde esta a lama, pois transitar todo o tempo pela areia mais fofa não deve ser muito bom né?:?

henrique wamser
06/11/2010, 19:00
este fenomno está só ali na frente do povoado.coisa de 1 km de extensão.
ano passado ´os bombeiros tiveram que salvar até surfistas:pensativo:..sério!!

Felipe RS
06/11/2010, 19:24
este fenomno está só ali na frente do povoado.coisa de 1 km de extensão.
ano passado ´os bombeiros tiveram que salvar até surfistas:pensativo:..sério!!

Surfistas!! Eles ficaram presos pelos pés dentro d'agua?:shock::shock: O troço mé perigoso mesmo... Ao menos o fenômeno é bem localizado e mapeado, o que torna possivel a prevenção!

Tchê 4x4
06/11/2010, 19:39
Gurizada, acabei de confirmar com um amigo que passou lá na boa no feriado de finados, tá tranquilo, a lama já foi literalmetne "socada". Se foi... Abraço!!!

Glauco mendes
06/11/2010, 19:46
Pessoal a lama diminuiu bastante aqui na praia do cassino mas é bom ter cuidado, ela esta mais concentrada da estátua de Iemanjá até a querência cerca de 1000 metros, agora por um bom tempo ñ vamos ter pois as obras de ampliação dos Moles terminaram e com isso a dragagem do canal de acesso ao porto também terminou! a lama que sai na práia era derivada da dragagem!!! moro aqui na cidade se alguém precisar de algo é só dar uma chamada............

Abs....

Tchê 4x4
06/11/2010, 20:57
Valeu glauco por mais esta noticia "quentinha"... Ja adicionei o amigo no MSN, assim quem sabe combinamos alguma coisa na praia no verão. Grande abraço!!!

Rhenie.rb
09/11/2010, 11:42
Aki vai um concelho para aqueles que nao possuem um guincho
usem o famoso Nó Carioca (chamado assim na minha regiao) procurem na Net ou com camioneiros eles usam muito esse Nó para amarrar suas caragas como faze ele nao tem como explicar por aki pois nao tenho fotos
com esse Nó eu e meu tio destombamos uma carreta de trator carregada de barro pela metade
+ ou - ele funciona no mesmo sistema de uma patesca
fizemos dois desses Nós porem reduzidos ele
um Nó feito no outro, foi o suficiente para destombar a carreta que estava com uns 1500 kilos de barro
E caso estajam encalhados sem ancora e estacas usem madeira POREM escolham mdeira de uns 10 cm de diametro enterrem ela 1 metro no minimo fassam isso com umas 3 ou 4 e prendam o guincho em todas elas fassam isso como ultima opçao
ecolham madeiras mais simples ( nao nobres) devemos proteger o que sobra das nosssas matas

Tchê 4x4
11/11/2010, 22:27
Felipe, o Pelotas4x4 estára fazendo a travessia Cassino/Chuy pela praia neste sabado a partir das 8:00Hs. Se mais alguem quiser se juntar ao nosso grupo é só avisar...

Abraço a todos.

claudiopajero glsb
30/11/2010, 22:34
:parede:Bom, para quem tem guincho é mole, hi lift ajuda bastante, mas para os que não tem nada disso, o macaco do carro serve bem. Calçar bem para o macaco não afundar no solo, serve galhos pedra e o que mais vier a seu alcance, após erguer, colocar sob as rodas galhos ou outro material que der suporte e ai é só arrancar e se atolar novamente,repita a operação até sair da m.... haja paciencia, mas funciona, já fiz e posso contar.:dance:

Paulo_Afonso
12/12/2010, 16:23
Usando macaco vc consegue sair de quase toda situação ...
Ergue o danado e calça o max. que puder ... serve em atoleiro ... mas em lugares íngremes e escorregadios o bixo pega se estiver só e encalhar num caso desses é melhor procurar ajuda ...
Leve sempre macaco , chibanca , hi-lift , cabo de aço e cinta na vtr ... as vsz mesmo sozinho tendo essas ferramentas vc sai ...
abs ...
Olá pessoal comecei a me interessar no assunto depois q vi um Baja no interior do RJ cheio de lama. Acabei de vender o meu carro e estou interessado em comprar um dese jipinhos pequenos que servem pra cidade, viagem e trilha. Como aprendendo sobr o assunto, eu gostaria de saber o que são chibanca , hi-lift e cinta na vtr. Gostaria de saber também se existe algum tópico pra iniciantes, sobre o que devemos aprender antes de comprar um jipe ou antes de pegar trilha. Obrigado

Lothar
12/12/2010, 17:45
Paulo, todos os temas que vc citou são normalmente comentados no fórum, bastando vc pesquisar o termo.
Mas, não custa nada, vamos:chibanca: é uma ferramenta usada para cavar, como uma picareta, só que um dos lados tem uma espécie de pá estreita. hi-lift, é um macaco mecânico que possui uma espécie de garra, sendo muito útil pois levanta a viatura, dependendo do modelo, até mais de um metro, substituindo, eventualmente , o guincho. Por último, cinta nada mais é de uma tira de lona reforçada que é utilizada para puxar a viatura (vtr) desatolando-a, possuindo vários modelos com tamanho e capacidade diferentes.

[]

[]

Paulo_Afonso
12/12/2010, 20:12
Já me ajudou :)

lobo_offroad
22/12/2010, 11:36
Acho que a primeira regra é, se vai para a trilha nunca vá sozinho.

Se não tiver como ir acompanhado, o melhor é "ir armado até os dentes" falando melhor, "equipado até os dentes" rs.

O mínimo para se levar seriam:
- Cordas;
- Cintas
- Patesca;
- Pá;
- Prancha de desatolagem (pode ser até aquelas improvisadas que postei na área de pick-up);
- Lanterna;
- Rádio de Comunicação (nem sempre celular funciona)
- Macaco Bom (De preferência um HI-LIFT)
- Kit Resgate do meu amigo Valery de BSB (2 Bag-Freezer Cheias de Cervejas)

O Recomendável Seria além do mínimo:
- Guincho;
- Estacas;
- Ancoras

Ao sair, mesmo que seja sozinho, tenha informações do local e deixe informado a outros amigos para onde você está indo e qual caminho você vai fazer para facilitar caso seja necessário o resgate.

Isso sempre vai acontecer... jipeiro atrai esse tipo de coisa... aliás, procuramos (sempre em busca do mau caminho)
Já me lasquei algumas vezes e por isso recomendo. ANDE EQUIPADO, SEMPRE!.
Vai que vc tá andando no trânsito da cidade e ... cai aquele temporal de fim de mundo que faz o sertão virar mar.
Vai que vc tá andando naquela serra e .... desmorona um barranco na estrada.
Bem.. vai que...
A dona Maria reclama, mas jipe é jipe. No meu tem sempre, pá, guincho, cinta, patesca, serra , macaco, picartea, lanterna, vhf, dinamite, hehehe.

lobo_offroad
22/12/2010, 11:44
Outra coisa bem interessante é aquele macaco inflável que vc conecta no cano de descarga. Em alguns tipos de terreno (areia e lama), é dificil uma base firme para o macaco convencional. Esse inflável entra em qualquer lugar estreito e sobe bem o carro sem ceder terreno.
Ainda não usei, mas vi uns vídeos que me convenceram a confeir. vou postar os links aqui,

lobo_offroad
22/12/2010, 11:47
:parede:Bom, para quem tem guincho é mole, hi lift ajuda bastante, mas para os que não tem nada disso, o macaco do carro serve bem. Calçar bem para o macaco não afundar no solo, serve galhos pedra e o que mais vier a seu alcance, após erguer, colocar sob as rodas galhos ou outro material que der suporte e ai é só arrancar e se atolar novamente,repita a operação até sair da m.... haja paciencia, mas funciona, já fiz e posso contar.:dance:

Essa aí fucniona mesmo... nesse fim de semana, tava sem nenhum equipamento , mas a fome de lama me fez cair num enrrosco num aterro de areia...
Levanta e calça, levanta e calça, levanta e calça... 2 horas de faina... mas saí.

Lothar
22/12/2010, 17:04
Outra coisa bem interessante é aquele macaco inflável que vc conecta no cano de descarga. Em alguns tipos de terreno (areia e lama), é dificil uma base firme para o macaco convencional. Esse inflável entra em qualquer lugar estreito e sobe bem o carro sem ceder terreno.
Ainda não usei, mas vi uns vídeos que me convenceram a confeir. vou postar os links aqui,

Amigo Lobo, minha mulher admite tudo,menos qualquer apetrecho inflável a bordo da viatura:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

[]

rafaelfernandez
23/12/2010, 02:33
Amigo Lobo, minha mulher admite tudo,menos qualquer apetrecho inflável a bordo da viatura:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

[]

Essa eu nao entendi... :putz: :parede: :pensativo:

Porque Lothar??? :pipoca:


[]´s
Rafael

Punch
18/02/2011, 22:02
Medo de ficar solteira! :D

ORIONE
03/04/2011, 04:17
Por duas vezes usei o celular :mrgreen: hehehe...

A 1ª fui "querer" subir 1 rua ainda na terra bem mole e lisa recem feita, no meio da chuva :putz:. Pois no caminho original tinha uma porteira q eu ñ queria descer na chuva pra abrir :mrgreen:

Tinha um espaço "pequeno" entre o barranco e uma veletinha :mrgreen: feita pela agua da chuva.

E quanto eu + mechia, + se aproximava da valetinha :parede:. Chegou uma hr q ñ dava +, qdo coisa q eu fizesse ia acabar com a lateral do carro caindo na valetinha :mrgreen:. E pra variar a chuva parou :pensativo:. A única forma era puxar a tras. pra dentro...
Liguei pro meu pai q veio com o trator, deixei a pick-up desl. com 1ª e 4x4 engatado p/ travar as rodas e ñ girar pra dentro da valetinha e ele puxou a tras. pra longe da valeta, sai de ré e voltei, e passei pelo caminho normal abrindo a porteira:!: :lol: Fotos anexas

A 2ª, desembarquei na época dos desastres na região serrana do rio e em MG. Fui passar por uma estrada de terra a noite q os caminhões de leite ja ñ passavam +, e nem carros pequenos. Tambem durante a chuva :putz:.
Em uma descida lisa. Usando freio motor em 4x4Hi, como a estrada pra variar era caida para os lados, a Pick-up encostou no barranco, e fiquei parado a 2m de outra valetinha feita pelas águas da chuva.
Foi só acontecer isso q a chuva parou :lol:. Liguei p/ os amigos q vieram de UNO até onde dava e o resto a pé :mrgreen:. Porem a água ja tinha escorrido bem. Andei uns 3m de ré subindo, joguei a direção um pouco pro meio da estrada, a frente saiu, eles escoraram a traseira no braço e tbm saiu :dance:.
Terminei de descer ainda bem escorregadio. Abrimos uma "tronqueira" no plano, virei na grama e voltei c/ eles até o UNO e voltei pra casa :mrgreen:.

LiçÃO aprendida:
TOME MUITO CUIDADO COM SUBIDAS/DESCIDAS LISAS COM EROSÕES CAUSADAS PELAS CHUVAS.

Principalmente descida q vc ñ pode freiar, pq perde o controle e nem acel. pra poder limpar os pneus, pois vai embalar + ainda :parede:

Paulista VM
27/09/2011, 21:38
TRATOR:
eu atolei sozim uma vez na fazenda, era um sabado dia de compra do povo, tava sozinho na fazenda, resultado:
tentei de td, calcei com pau, cavei na mao, pa frente, pa tras... e nada...
sai a pe, andei pa diabo, peguei um trator no barracao, voltei lah, amarrei uma corda no carro e fui puxando..
puxava um pouco, descia do trator ia no carro, virava o volante, voltava pro trator, puxava mai um pouco, voltava no carro e fui nessa ateh sair.
agora o PIOR: levar carro e trator pro barracao...
andava com o carro, passava o trator e parava, voltava ate o trator andava ate uns 500 mts pra frente do carro, parava e voltava pro carro... fui nessa até chegar no barracao.
resultado de tudo, cheguei na sede tomei umas 10 latinha e fui durmi, cum raiva... muuuita raiva di faze presepada a troco de nada, sozinho, e bem num dia em que nao tinha ninguem para ajudar!!!
no outro dia eu fui marcar a distancia de onde atolei até o barracao: 13 interminaveis km =/

Marcelo-HPE
28/09/2011, 09:57
Quando atolei sozinho na areia fofa , o que me salvou foi um par de prachas de desatolagem de fibra que comprei na garra 4x4 , estás não saem da caçamba nunca mais .
E areia quando mais vc traciona mais cavaca e afunda ;

sgrul1
29/09/2011, 09:29
Quando atolei sozinho na areia fofa , o que me salvou foi um par de prachas de desatolagem de fibra que comprei na garra 4x4 , estás não saem da caçamba nunca mais .
E areia quando mais vc traciona mais cavaca e afunda ;
E pneu p barro então, atola na areia? O melhor p areia é at?

Jeanilson
29/09/2011, 09:54
E pneu p barro então, atola na areia? O melhor p areia é at?
Para areia quanto mais "liso" for o pneu melhor.

Pneu para barro (cravudo) só faz cavar mais na areia, afundando a viatura.

[]'s

Marcelo-HPE
29/09/2011, 10:35
Falou tudo meu amigo , pneu cravudo e areia fofa não combinam , até esses BF all terrain cavacam bem na areia ,toda vez que vou encarar areia eu baixo a pressão pra 20lbs .
na areia quanto mais liso melhor , vide os bugres .
abs

sandro-natal
17/10/2011, 10:32
Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.

Jeanilson
17/10/2011, 21:25
Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.
Heim? :baseado:

O problema dos pneus agressivos na areia é que o peso do veículo fica concentrado nos cravos, o que faz o terreno ceder devido à maior pressão. Esse efeito é desejado na lama, pois o cravo afunda na camada de lama mole até achar a camada mais dura para a tração. Porém na areia não existe essa camada mais dura, o que faz o pneu "cravudo" cavar a areia cada vez mais até atolar a viatura.

Já no pneu "liso" o peso da viatura fica distribuido em uma área maior e mais uniforme, o que causa uma menor pressão no terreno e consequentemente faz a viatura afundar bem menos na areia.

É só isso :concordo:.

[]'s

M-Beltrame
18/10/2011, 15:25
sandro-natal

Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.

:drunk::drunk::baseado::baseado::drunk::baseado::m rgreen:

Heim? :baseado:

O problema dos pneus agressivos na areia é que o peso do veículo fica concentrado nos cravos, o que faz o terreno ceder devido à maior pressão. Esse efeito é desejado na lama, pois o cravo afunda na camada de lama mole até achar a camada mais dura para a tração. Porém na areia não existe essa camada mais dura, o que faz o pneu "cravudo" cavar a areia cada vez mais até atolar a viatura.

Já no pneu "liso" o peso da viatura fica distribuido em uma área maior e mais uniforme, o que causa uma menor pressão no terreno e consequentemente faz a viatura afundar bem menos na areia.

É só isso :concordo:.


X2
E tambem não adianta nada o pneu ser liso e fino pq se for vai afundar...

Moipessoa
23/10/2011, 10:21
li o topico inteiro, e uma observação que não achei foi relacionado a esses compressores portateis (que ligam no esqueiro da vtr), que ajudam bastante a encher novamente os pneus que foram esvaziados para entrar na areia. demora uns 30 min pra voltar a pressão dos pneus ao usual, mas eles resolvem o caso pra entrar com a vtr na areia.

Dimasi
23/10/2011, 20:24
Para entrar na areia tem q esvaziar o pneu, não precisa compressor, só um medidor de pressão.

SandroGaúcho
28/10/2011, 16:03
Gurizada,

Comprei minha viatura pra usá-la mais na praia e aprendi muito mesmo nesse tópico!

Dúvidas:

1º) Qual marchar é melhor usar pra atravessar o atoleiro, 4x4 hi ou 4x4 low? Considerando pra não atolar,ok!

2º) Se atolar, eu uso o 4x4 hi ou 4x4 low?

3º) Eu tava pensando eu fazer duas esteiras com sarrafos ligados com corda, será que resolve? pois não ocoparia muito espaço.

4º) Se eu estiver proxima a agua, resolveria molhar a areia proximo as rodas?

Sorte & Sucesso a todos!

Dimasi
29/10/2011, 14:29
1 e 2 - Normalmente se usa segunda reduzida. Para atravessar pode tentar a terceira tb.
3 - Se tiver resistência para aguentar o tranco ajuda.
4 - Sim
Abs

ards76
29/10/2011, 15:16
Sandro,

Para condução em areia atenção com os itens:

Manter velcidade constante evitando acelerações e freadas buscas, que podem enterrar os pneus
Reduzir a pressao dos pneus...
Usar 4x4, avaliar a necessidade de reduzida ou não

Se vc atolar

Não acelerar bruscamente...vc só va enterrar mais ainda o carro-tatuí
Se tive proximo agua molhar a areia ajuda
Utilizar os tapetes do carro na frente das rodas
Um pá pode ser util retirando o excesso de areia sob as rodas
Usar 4x4 reduzida sem acelerar bruscamente

Se o negocio estiver muito feio mesmo

Utilizar um guincho, onde vc pode utilizar seu estepe como ponto de ancoragem enterrando-o na areia
Um macaco Hi-lift é complemento ideal de um guincho ...

No mais é isto qdo se viaja sozinho...

Se nada disto resolver...mantenha o isopor cheio de gelada...rsrsrsrs


Abraços

SandroGaúcho
03/11/2011, 14:11
Muito obrigado Dimasi e Ards76!

Tô usando pneus Scorpion, e vou baixar a pressão dos pneus.

Mas me sugiu outra dúvida, li nos posts que pode ocorrer do pneu soltar do aro por estar com 15lbs, como por exemplo numa curva, será melhor montar o pneu com câmaras?

Vou ter que dar jeito sem comprar guincho e Hi-lift hehehe

Valeu

yoda
18/11/2011, 10:10
Aproveitando o tema...

Troller com motor original 3.0 tem que usar reduzida em dunas?

FABRICIO TR4
29/12/2011, 18:35
Amigo, acho que isso já aconteceu com muita gente... inclusive comigo rsssss
Bom, temos algumas opções:
- Se tiver um guincho e possuir algum ponto de ancoragem, está resolvido o problema...
- Se tiver um guincho e não possuir um ponto de ancoragem, aconselho sempre ter uma âncora (barra de ferro de 20 ou 25mm, com ponta e uma marreta 3kg) - isso também resolve e ajuda muito...
- Se possuir uma prancha para desatolar, ótimo, senão, pode improvisar uma (com pedaços de galhos de árvores próximas...) ou até mesmo pedras... mas sempre é bom ter no mínimo um facão e uma pequena pá...
- Fora essas opções, precisará de um zequinha por perto para ajudar... rsss

Grande abraço.

edgar_lopes
29/12/2011, 20:22
Uma prancha salva seus pneus, evitando que se cortem nas pedras.

yoda
24/02/2012, 18:39
Fiz um vídeo sobre alguns equipamentos para ter no carro. O vídeo é destinado para todos os tipos de carros, porque tenho um blog que fala sobre aventura em geral, entre outros assuntos, mas os equipamentos citados também são muito úteis em trilhas, talvez o mínimo necessário.

Abraço

Carros para aventura - equipamentos de emergência - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=m4556nGBJ0w)