PDA

Ver Versão Completa : Substituir câmbio original

andretomasi
04/03/2004, 16:45
Fala pessoal,

Queria a ajuda de vocês; estou pensando em trocar o câmbio do CJ, pois como é meu único carro, e uso bastante na cidade e em trajetos de + ou - 50 km (Três de Maio - Santa Rosa), minha impressão é de que o câmbio original de 3 marchas é "preso" demais, ou falta uma marcha..

Alguém sugere algum câmbio? Lembrando que meu motor é o BF 161 original, e uso pneus 31".. Alguém falou aqui no fórum no câmbio do Chevette :shock: :shock: , é isso mesmo? Aceito idéias!

[ ]´s

dptucunduva
04/03/2004, 17:11
Duas possibilidades:

1. Substitui o câmbio por um com marcha overdrive (5.a marcha desmultiplicada).

2. Substitui por um com 4 marchas, sendo a quarta igual a sua terceira atual (1:1), e alonga a relação do diferencial.

A segunda é a mais comum, é a que a maioria do pessoal faz. Eu, particularmente, preferiria a primeira, se o objetivo por um pouco mais de agilidade/velocidade em estrada.

Agora, com seu motor.... É meio chato de achar kits prontos de adaptação. Vai ter que confeccionar flanges e etc pra maioria dos câmbios.

No BF161, já vi da S10 e os clark (2215 e 2205), no caso do 5 marchas. O de 4 é o clark 260F mesmo, mas nunca vi instalado em um BF. Acho que no seu caso vai ser mais negócio pegar um câmbio original do jipe, 4 marchas, que não vai ter adaptação alguma.

Scacca
04/03/2004, 18:12
Olá All

Alguem sabe me diser a relação das marchas do cambio 4 marchas e 3 marchas do CJ?

Tenho um CJ5 com motor BF 161 e cambio com 3 marchas e ja passou pela minha cabeça em colocar o 4 marchas.

Quero saber se o 4 marchas tem mais final ou mais saída, quero manter a mesma saida que o 3 marchas tem, só quero mais final.

Alguem sabe a diferença entre os dois?

[]'s

Danniel Pizatto
04/03/2004, 18:33
Final ele nao vai dar mais nao..

A 4a. marcha tambem é 1:1

dptucunduva
04/03/2004, 18:47
Quero saber se o 4 marchas tem mais final ou mais saída, quero manter a mesma saida que o 3 marchas tem, só quero mais final.

A 4.a é igual a 3.a do que vc tem, ou seja, não vai dar mais velocidade final. Já a saída vai melhorar (e muuuuuito) com esse câmbio.

Pra vc chegar no que você quer com o câmbio original, tem que trocar as relações de diferencial. Vc vai ficar com uma saída melhor, e com mais final.

Hélio
04/03/2004, 21:47
Ola pessoal blz!!! :D

Para CJ com motor OHC a opção para uma velocidade final melhor seria a troca por um cambio clark com over drive? :? .
O meu CJ já esta com cambio de 4 marchas e a velocidade final não agrada
:cry:

[]'s bem devagar

Scacca
04/03/2004, 21:52
Valeu pessoal, então é só eu colocar o cambio de 4 marchas original e trocar a relação do diferencial.

Obrigado galera.

Grande abraço a todos

Marcos ET
05/03/2004, 09:29
Scacca, blz? Salve Daniel!

PessoALL, o câmbio 4m do chevete é mto bom, ele é usando em motores 6cil do opala pra km de arrancada por aki e ninguém conseguiu quebrar ele até hj.... (é mta porrada que ele aguenta sem reclamar)

quanto ao cambio de 4m do Jeep.... hummm sei nao, em Bragança Pta. uma Rural usava este que vivia quebrando (no motor BF161), depois que colocou o 3m nunca mais teve problema... aki em Palmas, dois jeeps tem o câmbio do jeep 4m, um deles já teve que trocar duas vzs o conjunto de engrenagens (a segunda vz trocou tudo) pois apresentava problemas constantes (estes usam motor OHC)... nao confio muito no 4m do jeep, vejo quebras constantes com este câmbio... meu jeep está comigo desde 1979 e o cambio 3marchas NUNCA deu problemas... (só um anel cincronizador quebrado na cantareira e mais nada). se a relação final é igual nos dois casos, vc ganha só nas intermediárias, mas se vc usa um motor elástico, nao vejo vantagem...

se for realmente pra trocar cambio, eu optaria por um do chevette (mas aih vc pode ir pensando em um motor Chevrolet) ou o clark mesmo...

[]'s tentando ajudar

Scacca
05/03/2004, 09:40
Fala ai Marcão, belesma?

Bom saber que o 4 marchas apresentou tais problemas, não quero tirar muito do original a mecânica, você sabe que o BF 161 apesar de beberrão não da problema, tenho cambio 3 marchas e nunca precisei arrumar nada nele, só não me dou bem com aquele carburador original, vou substitui-lo por um 2E ou 3E, assim espero conseguir um melhor rendimento e menos falhas, dependendo do rendimento eu nem mexa mais nele.

Muito obrigado pelas dicas e um grande abraço.

Marcos ET
05/03/2004, 10:24
Falow Scacca!

se vc tem problemas com o carburador, que tal colcar 2 :?: é que os motores 6cil carburados tem um problema: para trabalhar "regulado", devido a distância do 1º e 6º cilindros dos Cilindros 3 e 4, o acerto da "mixtura" ar/combustível é pela média dos cilindros, ficando os cilindros 1 e 6 com mistura "pobre" e os cilindros 3 e 4 com mistura "rica" (é que condensa combustível na tubagem do coletor) sub-utilizando o motor... desta forma, se vc colocar um carburador para os cilindros 1,2 e 3 e outro para os cil. 4,5 e 6, embora de um pouco mais de trabalho pra equalizar eles, a queima fica melhor aproveitada pois a tubagem fica mais curta e nao condensa combustível nas paredes...

lembra dos VW com um ou dois carburadores? já viu o tamanho da tubagem quando o motor tinha um carburador só? lembra de como o motor melhorava com dois carburadores?? e vc ainda ouve quem diga que um carburador é melhor... só dá mais trabalho pra acertar, mas depois que fica pronto, é só alegria :!:

dica, se for colocar dois carburadores, coloca um "tubinho" na base dos coletores, assim eles tiram a diferença entre um e outro... (coloca de maneira que vc possa isolar depois pra regular o carburador!)

falow!

Scacca
05/03/2004, 11:49
Grande Marcos

Se eu colocar doi carburadores não vou ter um carro que beba muito mais?

No caso do 4.1 só existe um carburador, e como fica a alimentação do 1º e 6º cilindro?

Me lembro muito bem dois VW, meu pai tinha um fuscão duplo carburado 1.6 com Comando SP e cambio SP2, andava pra cacete.

[]'s

Marcos ET
06/03/2004, 05:05
Scacca, nao, nao vai nao!

meu primeiro carro foi uma Brasília com dois carburadores, e ela era mais economica que a de um amigo (que era monocarburada)...

com menos combustível condensado na tubagem, o aproveitamento é muito melhor! a GRAAAAAANDE desvantagem deste sistema (é aih que o pessoal cai matando) é que é duas vzs mais complicado de regular o motor (pois sao dois carburadores) mas, uma vez equalizados, vc vai ver que a economia vai ficar "menos pior", o jeep fica melhor com menos combustível... MAS, se nao regular direitim, vai beber igual ao monocarburado ou até MUITO MAIS...

oq acontece é que ninguém tem mais "saco" de ficar afinando carburador, quanto mais dois! mas motor antigo é assim mesmo nao eh? antigamente tinha até uma bolinha que indicava quem tava puxando mais, pra equalizar motores bicarburados hj em dia... sei lá onde tem isso (sei lá quem regula carburador hj em dia! quem faz aki no meu véi sou eu mesm)

resumindo: dois carburadores aumenta o rendimento (combustível X desempenho) se vc tiver disposição de regular direitim o bixo, vai fundo que compensa, mas se nao tiver paciência, nem conhecer quem tenha... aih a coisa muda de figura... quer economia? coloca dois vacuometros, assim da até pra regular o carro olhando nos danados! e se uma parte do motor apresenta problemas, o vacuometro fala em qual cilindro a coisa nao tá legal (no cilindro que falha, o vacuometro dá um pulo para o fim da escala...) só nao vale ficar olhando pra eles o tempo todo pra regular a dose no pé... tem que olhar pra frente! hehe :twisted: (é legal ver os ponteiros funcionando juntos no painel...)

ah! já viu opala preparado com três carburadores de corpo duplo? (praticamente um corpo pra cada cilindro)? é pra aproveitar melhor a queima! rendimento IMPOSSÍVEL de conseguir com um carburador de 2 ou 3 estágios... com o rendimento maior, menos "peso" no acelerador...

[]'s tentando ajudar!

HIGHLANDER
08/03/2004, 21:44
Alow olha segundo me foi dito o de 3 marchas é mais Robusto que o de 4 e ja que não vai melhor nada de final a solução mais "facil" seria a troca da relação de coroa e pinhão (foi o que eu fiz, coloquei a relação dos jeeps mais "modernos" pis o meu original 66 era muito reduzida)
vc pode colocar mais longas mas elas vão fazer falta na hora de encarar obstaculos.

P.S. o meu tb usa BF161 com cambio original de 3 Marchas

Wallace
08/03/2004, 21:51
Só que é mais fácil ficar com um buraco na relação de marchas de um 3 marchas que num de 4... principalmente se alongar a relação final.

dptucunduva
08/03/2004, 22:57
Só que é mais fácil ficar com um buraco na relação de marchas de um 3 marchas que num de 4... principalmente se alongar a relação final.

Num é só fácil, é fato num CJ.

Eu uso câmbio T90, 3 marchas, com 44/9 (4.89:1) de relação e pneus 31".

Fica um buraco grande entre as marchas.... Sair numa subida pra valer é meio foda sem queimar embreagem. E isso que o motor do Horácio é fuçado (sem querer, mas é).

Alongar as relações mais que 44:9 c/ câmbio 3 marchas é loucura, se for alongar tem que partir prum 4 machas.

Pedro Bachir
14/03/2004, 00:06
E aews??? :D

:arrow: Eu tenho os dois, no jeep tenho a relação 43/8, cx 3 marchas original, bf-161 8)
:arrow: Na Laranja, tenho 44/9, 3 marchas C-10(as relações são quase iguais ao do 3 marchas original), e bf-161 tb.

eu axo melhor, o jeep, ele arranca muito mais, quase nunca precisa de reduzida!!! :twisted:
A laranja pra arrancar em subida tem que estar queimando embreagem, pq se não não vai, e umas subidinhas mais fortes um poukinho tem que por reduzida, mas no asfalto meu pai faz 110km/h sem forçar muito o mtr.... :twisted:

:arrow: Com relação ao 4 marchas original, na Laranja tinha o 4 marchas do OHC, bf-161 e dif 44/9, e quebrou muitas vezes!!!! O câmbio já não era lah grandes coisas e ainda o mecânico não montava direito... :lol:

flw :)

proença
14/03/2004, 17:11
a minha dúvida:
meu jipe está com motor AP e câmbio original 3 M.
pretendo colocar o câmbio 4 M da F75.
qual a relação que fica melhor pra estrada, sem comprometer o rendimento nas trilhas?
pelo que pude perceber, as primeiras marchas do câmbio 4 M são curtas e permitem que se alongue a relação.
[ ]´s

Thiago Rodeghel
14/03/2004, 19:00
a minha dúvida:
meu jipe está com motor AP e câmbio original 3 M.
pretendo colocar o câmbio 4 M da F75.
qual a relação que fica melhor pra estrada, sem comprometer o rendimento nas trilhas?
pelo que pude perceber, as primeiras marchas do câmbio 4 M são curtas e permitem que se alongue a relação.
[ ]´s

Fala Proença :D

Se a 4ªm tiver relação igual a de um câmbio de 3m, 1:1, na estrada ficaria a mesma coisa, concorda comigo, pelo menos na velocidade final :roll: , mas vai levar vantagens em subidas e descidas 8) . Acho q o melhor mesmo é vc testar primeiro com a relação q vc tem nele :) , e depois decidir se deve alongar mais :D ou não :?

[s]