Conectar

Ver Versão Completa : caixa de direção GM hidráulica ou WV mecânica??

Guilherme Kyrillos
08/10/2006, 00:09
Para substituir o sistema de direção original no meu CJ5 equipado com motor Opala/4cc tenho duas opções:

caixa de direção mecânica da linha VW - fácil instalação, bom resultado/conforto, baixo custo de manutenção e reposição, risco de acidente na trilha (fica exposta junto ao chassi:pensativo: ), não toma potência do motor:dance: .

caixa de direção hidráulica do Opala - instalação mais elaborada, melhor resultado/conforto, custo de manutenção/reposição:shock: , sem risco de acidente durante uma trilha, usa potência do motor:-( , correia.

Enfim, gostaria da opinião dos companheiros.

pcervieri
08/10/2006, 01:27
Acho que hidraulica sem sombra de duvidas.
[]'s sem faze muita forca.

valmor
08/10/2006, 17:02
SE vai gastar , coloca logo uma hidraulica !

Tenho a hidraulica Opala. Não puxa toda esta potencia do motor que vc acha .

Tem a opção tbem da hidraulica VW ...

[]´s feliz c/ DH Opala ...( "carro de madame " segundo meu mecanico )

Guilherme Kyrillos
15/10/2006, 03:07
Valmor e Pcerviere, obg pela msg.
Muito se comenta aqui no fórum, e gostaria de suas opiniões:
Uso pneus 31/10,5/15, e se colocar a dir mec VW ficará realmente confortável o peso para manobras de estacionamento, por ex?

Tanto o sistema do Opala quanto da VW tudo fica muito exposto almentando o risco de acidente numa trilha, acho que o sistema VW mais ainda pois a "caixa" fica embaixo da traversa do radiador, qual sua opinião?

valmor
15/10/2006, 10:18
Tenho a DH Opala . Só posso dizer sobre ela. Fica acima no parachoque , em frente a grade , tanto a mecanica como Hid. Fica feia ? Fica ! Mas é robusta e eficiente. O pitman fica bem protegido , entre parachoque e lataria numa boa altura.Uso pneus Fate 750/16. Não são muito largos mas manobro direto pois uso carretinha em estrada de terra. MUITO macia ! Manobro c/ uma só mão.

(foto emprestada daqui do forum .....)

[]´s

José Augusto
15/10/2006, 22:25
Guilherme, caixa VW:discordo: :parede:, só se for para rodar no asfalto com pneus comportados.
Uma instalação definitiva boa para qualquer situação é a HD da GM.

Thiago Rodeghel
15/10/2006, 22:44
Guilherme, caixa VW:discordo: :parede:, só se for para rodar no asfalto com pneus comportados.

HD??? Do caminhão???

[s]de caixa de S108)

José Augusto
15/10/2006, 22:50
HD??? Do caminhão???

[s]de caixa de S108)

Esclarecendo, caixa de direção hidráulica da linha GM (opala, omega, S10, A/C/D20...)

[]'s pensando na caixa da Rural:mrgreen:.

Thiago Rodeghel
15/10/2006, 22:59
Esclarecendo, caixa de direção hidráulica da linha GM (opala, omega, S10, A/C/D20...)

[]'s pensando na caixa da Rural:mrgreen:.

Ah bom... é pq eu lembrei do q vc tá aprontando na Rural. Imaginei q fosse as caixas dos caminhões leves da GMC linha HD, q vai até 6T:lol: :lol:

[s]

José Augusto
16/10/2006, 00:35
Ah bom... é pq eu lembrei do q vc tá aprontando na Rural. Imaginei q fosse as caixas dos caminhões leves da GMC linha HD, q vai até 6T:lol: :lol:

[s]

É foi o que imaginei, eheheh:grin:

Guilherme Kyrillos
14/11/2006, 00:33
José Augusto, obrigado pela sugestão.
Pois é amigo, demorei 1 mês, mas ta decidido, vou usar a hidra do Opala.
Concordo quanto a robustez da caixa para se usar pneus maiores.
RESOLVIDO.

Eduardo_Coton
14/11/2006, 10:38
Guilherme,

Você decidiu, tá decidido! Mas deixa eu defender as caixas VW. Uso a do santana mecânica com pneus New Frederico 33" e faço baliza com uma mão só...

Também pego bastante enrosco nas trilhas (pedras inclusive) e nunca tive nenhum problema.

Se a DH for mais leve que isso (veja, nunca usei no Jeep), deve dar pra manobrar só assoprando o volante... rsrs

[]'s

José Augusto
14/11/2006, 12:04
José Augusto, obrigado pela sugestão.
Pois é amigo, demorei 1 mês, mas ta decidido, vou usar a hidra do Opala.
Concordo quanto a robustez da caixa para se usar pneus maiores.
RESOLVIDO.

Vc estará bem servido, uma solução definitiva, gasta um pouco mais mas gasta apenas uma vez, essa é a filosofia.:concordo:

p.peleje
15/11/2006, 01:04
Guilherme,

Você decidiu, tá decidido! Mas deixa eu defender as caixas VW. Uso a do santana mecânica com pneus New Frederico 33" e faço baliza com uma mão só...

Também pego bastante enrosco nas trilhas (pedras inclusive) e nunca tive nenhum problema.

Se a DH for mais leve que isso (veja, nunca usei no Jeep), deve dar pra manobrar só assoprando o volante... rsrs

[]'s

Eu tb uso com 3k 31" numa boa. Super macia, inclusive para manobrar. Essa de estourar caixa com pancada na caixa, é um tanto esquisito, pq pra chegar na caixa já chegou na barra e já está próximo do diferencial. Eu já entortei barra de direção numa pedra, mas tava longe ainda da caixa, e se fosse pegar na caixa ia pega rno diferencial.
Mais um coisa, essa caixa até 33" dá conta tranquilo, basta saber fazer o serviço, usando inclusive a barra de apoio deslizante. Usando a barra de apoio tem que forçar muito pra estourar, já estou com a minha faz 1 ano.

Mas claro uma hidraulica de caminhonete é muito melhor.

[]s

Peleje

m.vinicius
15/11/2006, 07:16
guilherme, dh do opala, sem duvida. é mais robusta. tenho minhas duvidas a respeito da vw, acho que com o tempo vai dar zica. tenho no meu dh opala, rodo com pneus 265r16, manobro com uma mão só e também acho que não roba potência do motor, se perder alguma coisa é 1 ou 2 cv, que não é nada. esteticamente é meio estranha, mas se até os ty usam assim, porque não os cj's?

Paulo Sabra
15/11/2006, 08:08
Guilherme,
Pode seguir sem medo o conselho do José Augusto, vc vai gastar um pouco mais mas vai ficar bem servido. Aqui no Fórum existem uns caras (José Algusto, Profº Leopoldo, Thiago Rodeghel e outros mais ...) que não podemos descordar das suas opiniões, pois os caras tem experiência e conhecem tudo de Jeep 4x4.

Guilherme Kyrillos
15/11/2006, 21:29
Amigos, obrigado pela participação, continuo ouvindo (lendo) os comentários de todos.

Thiago Rodeghel
15/11/2006, 21:50
Fala Guilherme:-D

Coloca de S10 se puder, além de ser mais nova q do Opala:p , vc com certeza vai encontrar caixas praticamente novas:concordo:

Da S10 mais forte ainda q do Opala... Se naum me engano são 3 voltas de batente a batente... muito rápidas tbm:cool:

[s]

p.peleje
16/11/2006, 14:35
O Giovani usa no CJ5 do brother dele o setor VW com pneus 35".

Tudo depende da cabeça de quem instala, depende do serviço de instalação, se não souber fazer não aguenta mesmo. Eu não conheço ninguém que tenha feita a instalação com a barra de apoio que tenha conseguido estourar a caixa.

Uso a minha faz bastante tempo, não tenho do que reclamar. Já entortei até a barra de direção numa pancada numa pedra e a caixa aguentou a porrada pq instalei com a barra de apoio deslizante.

Tem gente que não sabe fazer a instalação, instala de qquer jeito e ai reclama da caixa.

Mas é claro que de trator é melhor.

Guilherme Kyrillos
19/11/2006, 21:52
Fala Guilherme:-D

Coloca de S10 se puder, além de ser mais nova q do Opala:p , vc com certeza vai encontrar caixas praticamente novas:concordo:

Da S10 mais forte ainda q do Opala... Se naum me engano são 3 voltas de batente a batente... muito rápidas tbm:cool:

[s]
Thiago, saudações.
O problema é que por aqui uma de S10 custa em torno de 800,00 enquanto a de Opala é 400,00, ademais a do Opala o pessoal aqui já tem instalada e a da S10 ninguém nunca fez.
Agora, vi hoje aqui no forum um companheiro falando que se usando o sistema de pitman da band a caixa poderia ficar interno, paralelo ao motor.
Pedi mais informações, estou no aguardo.
abç.

Guilherme Kyrillos
19/11/2006, 21:58
O Giovani usa no CJ5 do brother dele o setor VW com pneus 35".

Tudo depende da cabeça de quem instala, depende do serviço de instalação, se não souber fazer não aguenta mesmo. Eu não conheço ninguém que tenha feita a instalação com a barra de apoio que tenha conseguido estourar a caixa.

Uso a minha faz bastante tempo, não tenho do que reclamar. Já entortei até a barra de direção numa pancada numa pedra e a caixa aguentou a porrada pq instalei com a barra de apoio deslizante.

Tem gente que não sabe fazer a instalação, instala de qquer jeito e ai reclama da caixa.

Mas é claro que de trator é melhor.
p.peleje, você mesmo diz: "Mas é claro que de trator é melhor.", então ....
abç.

Thiago Rodeghel
19/11/2006, 22:22
Thiago, saudações.
O problema é que por aqui uma de S10 custa em torno de 800,00 enquanto a de Opala é 400,00, ademais a do Opala o pessoal aqui já tem instalada e a da S10 ninguém nunca fez.
abç.

Pra mim as 2 estão com um preço absurdo.

A ultima do Opala era algum 1992, q vi preço, saiu por 250pilas. A minha da S10 330 conto de uma 2003.

[s]

pmarcell
21/11/2006, 19:46
Guilherme, ninguém pode negar que o melhor setor de direção hidráulica para os CJ's é o da F1000. Ele é mais robusto do setor do opala e sua GRANDE vantagem é que vc pode instalar dentro do cofre do motor, pois o sentido do movimento do pitman em relação ao movimento de giro do volante te propicia isso. Enquanto o do opala (que é extremamente forte) vc tem de instalar no para choque, furar a grade e, se vc quiser instalar um guincho, vai te atrapalhar. Pague um pouco mais mas faça definitivo.
O setor da S10 realmente é mais moderno e bastante robusto. Mas a sua instalação é externa tal como a do opala. Se quiseres, tenho uma 2001 de uma S10 2.8 diesel, que é a mesma das S10 a gasolina. Está perfeita. Comprei-a, e depois resolvi instalar a da F1000. Te faço por R$ 380,00 somente o setor. A bomba vc pode usar de qualquer carro que é compatível. Vais pagar mais R$150,00. Não mais que isso. Se tiver interesse, me mande uma MP.
Quanto ao setor VW, já vi e ouvi inúmeros casos de quebra. Mesmo instalado de forma correta. É mais barato, mas se for para trilha, é arriscado...
Espero ter te ajudado. Um abraço

Guilherme Kyrillos
24/11/2006, 20:26
Guilherme, ninguém pode negar que o melhor setor de direção hidráulica para os CJ's é o da F1000. Ele é mais robusto do setor do opala e sua GRANDE vantagem é que vc pode instalar dentro do cofre do motor, pois o sentido do movimento do pitman em relação ao movimento de giro do volante te propicia isso. Enquanto o do opala (que é extremamente forte) vc tem de instalar no para choque, furar a grade e, se vc quiser instalar um guincho, vai te atrapalhar. Pague um pouco mais mas faça definitivo.
O setor da S10 realmente é mais moderno e bastante robusto. Mas a sua instalação é externa tal como a do opala. Se quiseres, tenho uma 2001 de uma S10 2.8 diesel, que é a mesma das S10 a gasolina. Está perfeita. Comprei-a, e depois resolvi instalar a da F1000. Te faço por R$ 380,00 somente o setor. A bomba vc pode usar de qualquer carro que é compatível. Vais pagar mais R$150,00. Não mais que isso. Se tiver interesse, me mande uma MP.
Quanto ao setor VW, já vi e ouvi inúmeros casos de quebra. Mesmo instalado de forma correta. É mais barato, mas se for para trilha, é arriscado...
Espero ter te ajudado. Um abraço
pmarcell, saudações companheiro,

Obrigado pela oferta e pela sugestão também, mas comprei um sistema hidráulico completo de um Omega Suprema e vou instalá-lo com a coluna de direção do Fiesta para aproveitar os comandos e chave de ignição no volante.

Agora não tem mais volta, espero ter feito boa escolha.

abç.