PDA

Ver Versão Completa : Ajuda para iniciante - Mantenção de gaiola



fjsouza
07/10/2006, 21:56
Prezados amigos;

Sou novo no fórum, agradeceria se vocês pudessem me ajudar.
Eu nao sei NADA sobre autocross/gaiolas/bajas, etc...
O motivo que eu me interessei por gaiolas é o seguinte:
Eu faço trilha de motos com uma Agrale 27.5 a pouco mais de 3 meses. Sempre me diverti, mas hoje eu fui humilhado por umas gaiolas na trilha em que eu estava atolado. Eu só consegui sair depois de 2hs enquanto as gaiolas e alguns jipes passaram rindo.

Mas ao mesmo tempo, eu sei que a manutenção de uma moto é beeeem menor que a de um jipe por exemplo. Como eu sou um mero estudante sem fonte de renda, um veículo com manutenção mais cara que a minha agrale já me desanimaria...
Então, minhas dúvidas são:
1. Qual a diferença entre autocross, gaiola, baja, mini-baja e kartcross?
2. Quais as vantagens e desvantagens de gaiolas com chassis de fusca e com chassis tubular?
3. Como é a manutenção de uma gaiola, se comparada a uma moto (tipo agrale ou DT, que são as mais simples)? Nisso, incluída a manutenção periódica, troca de pneus, consumo de combustível, etc... considerando uma gaiola bem simples, imagino que com motor de fusca.
4. Uma moto vai em lugares que uma gaiola nao vai ou é o contrário?
5. Por quanto eu encontro uma gaiola, com motor de fusca, o mais imples possível, já montada, pronta pra rodar?

Agradeço desde já as respostas

Um abraço

Fernando

dudupereira
08/10/2006, 19:18
beleza Fernando, eu sou novo no esporte tambem, por isso não sei respender às suas perguntas, mas.... eu já andei de moto, fazia trilha, uma XR200, boa diversão, mas parei e comprei uma gaiola, estraga bem, mas é diversão garantida.... ainda mais no barro. BAUM DE MAIS, e aqui em minas está chovendo pra raio, acabei de chegar da roça, oi a foto ai de ante ontem, entrei em um posso seco lá na fazenda, oia o que aconteceu...........
a terra e muito fofa, muita terra e choveu, ai foi eu entrar lá a gaiola sentou no barro(pegou o fundo no chão), saiu nem a pau, tive que pegar tratorzim.....

fjsouza
08/10/2006, 22:01
Fala Dudu

Ou, mas você que já fez trilhas de moto, e mesmo que tenha começado agora a andar de gaiola, pode comparar a manutenção das duas?
Tipo, vc disse que a gaiola estraga bem... pior que moto? Quanto vc tá gastando com ela, e quanto gastava com moto?
ps: mto massa as fotos... eheheheh
Abração

dudupereira
09/10/2006, 00:08
Fala Dudu

Ou, mas você que já fez trilhas de moto, e mesmo que tenha começado agora a andar de gaiola, pode comparar a manutenção das duas?
Tipo, vc disse que a gaiola estraga bem... pior que moto? Quanto vc tá gastando com ela, e quanto gastava com moto?
ps: mto massa as fotos... eheheheh
Abração

já tive outras motos, mais a que eu fiquei mais tempo foi a xr, fiquei com ela um ano e meio mais ou menos, a única coisa que gastei nela, foi uma valvula de escape(110reais), porque quando eu comprei o cara tinha colocado paralela, e relação(coroa, corrente pinhão). a gaiola, ja gastei um poquinho, mais é pq quando eu comprei tinha umas coisas à fazer, acabei de gastar mais um poquinho nela, pra pintar, trocar freio farol, essas coisinha, mas teve um encontro de jipeiros aqui em julho, dei uma paulera nela lá, a bixinha ta fumano, se vc fizer nela o que faz numa moto... ai voce gasta, a moto aguenta mais né, mais sei lá. os dois são bons... mais eu ja tive uma agralinha, estraga bem tambem...
esse dia da foto ai que começou a fumar, mais é baum viu?
fotos: na largada e no final

fjsouza
10/10/2006, 20:54
Fala Dudu;

Por falar na agrale, eu to desistindo da minha cara... até hoje ela me deu mais trabalho que alegria... vo comprar uma moto sem refrigeração à água mesmo, esse negócio de ferver já me encheu a paciencia...
Só que eu nao tenho grana, vo ter que comprar uma mais ou menos da mesma faixa de preço que a agrale, ou seja, DT180...

E vou juntando dinheiro pra comprar uma gaiolinha... vc pagou qto na sua?

Abraço

Fernando

dudupereira
11/10/2006, 00:51
Fala Dudu;

Por falar na agrale, eu to desistindo da minha cara... até hoje ela me deu mais trabalho que alegria... vo comprar uma moto sem refrigeração à água mesmo, esse negócio de ferver já me encheu a paciencia...
Só que eu nao tenho grana, vo ter que comprar uma mais ou menos da mesma faixa de preço que a agrale, ou seja, DT180...

E vou juntando dinheiro pra comprar uma gaiolinha... vc pagou qto na sua?

Abraço

Fernando

sem querer desfazer da sua moto, mais é porque eu ja tive uma, agrale é duas alegrias, vc sabe quais são né?

compra gaiolinha sim, é divertido.... 3mil e 500reais.

fjsouza
11/10/2006, 14:59
Fala Dudu!

Com certeza cara, eu já to doido pra vender minha agrale... comecei a andar de moto com dois colegas meus, eu de agrale e os outros dois de DT-180... eu passo muito mais raiva que eles, a começar pela refrigeração a água, que é uma porcaria...

A DT vc recomenda? Dei uma pesquisada sobre a XR, parece mto boa mesmo, mas achei meio cara... é uns 5mil...

Abraço

SERGIO-HJR
15/10/2006, 21:53
Prezados amigos;

Sou novo no fórum, agradeceria se vocês pudessem me ajudar.
Eu nao sei NADA sobre autocross/gaiolas/bajas, etc...
O motivo que eu me interessei por gaiolas é o seguinte:
Eu faço trilha de motos com uma Agrale 27.5 a pouco mais de 3 meses. Sempre me diverti, mas hoje eu fui humilhado por umas gaiolas na trilha em que eu estava atolado. Eu só consegui sair depois de 2hs enquanto as gaiolas e alguns jipes passaram rindo.

Mas ao mesmo tempo, eu sei que a manutenção de uma moto é beeeem menor que a de um jipe por exemplo. Como eu sou um mero estudante sem fonte de renda, um veículo com manutenção mais cara que a minha agrale já me desanimaria...
Então, minhas dúvidas são:
1. Qual a diferença entre autocross, gaiola, baja, mini-baja e kartcross?
2. Quais as vantagens e desvantagens de gaiolas com chassis de fusca e com chassis tubular?
3. Como é a manutenção de uma gaiola, se comparada a uma moto (tipo agrale ou DT, que são as mais simples)? Nisso, incluída a manutenção periódica, troca de pneus, consumo de combustível, etc... considerando uma gaiola bem simples, imagino que com motor de fusca.
4. Uma moto vai em lugares que uma gaiola nao vai ou é o contrário?
5. Por quanto eu encontro uma gaiola, com motor de fusca, o mais imples possível, já montada, pronta pra rodar?

Agradeço desde já as respostas

Um abraço

Fernando


1. *autocross eu acho que e a mesma coisa de kart cross
*kart cross e feito com motor de moto e tem apenas um lugar, sao feitos mais pra correr em pistas, pois possuem pouco torque em baixa rotaçao
*mini baja e um fusca com a lataria cortada e preparado para trilha (reforçado, mudanças na suspensao, etc)
*gaiola (a minha preferida) e feita com motor de carro a ar (geralmente motor de fusca, kombi, etc), de vez em quando com a suspensao traseisa diferente, algumas com bloqueio, pneus grandes e feitos para fora de estrada e leves, com isso fazendo com que ela possa andar em qualquer terreno.

2. Com a minha opiniao, chassis tubular e o melhor, pois o chassis de alguns carros encurtados sao pesados e quebram mais facilmente.

3. Uma gaiola pra mim e com motor de fusca (refrigerado a ar) do que um ap (refrigerado a agua), pois os ap sao mais frageis e estragam mais facilmente. Não conheço a manutençao de uma moto, mas a de uma gaiola se bem cuidada e revisada e mto pouca. O consumo de combustivel e minimo, os pneus vc coloca recapados a frio, que desgastam mto pouco e acho que nao a acabam nunca, o que da trabalho sao apenas correias, troca de oleos de vez em quando, cabos e detalhes minimos que quase nao custam nada.

4. Depende de que lugares vc esta falando, nao sei se uma moto vai aonde uma gaiola vai, mas sempre aonde eu fui de gaiola uma moto foi, mas a diferença entre elas nao esta ai, vc nao anda de moto como vc anda de gaiola, vc nao tem a mesma sensaçao e a segurança, uma gaiola vc pode fazer uma curva correndo com ela jogando de traseira, vc passa em atoleiros gigantes, sobe morros com pedras e etc, e tudo isso com uma enorme segurança.

5. com +/- 5 mil vc acha uma gaiola em bom estado, mas uma mto boa sem mais detalhes por ate 8 mil vc compra, mas ja vi pessoas comprar por 3 mil e 4 mil, tudo isso depende de pesquisar e de alguns detalhes, como por exemplo, algumas tem escapamento dimensionado, outras farois a mais, outras pneus mais caros, etc.
espero ter ajudado vc e ter solucionado todas suas duvidas
isso aqui e minha opiniao
[]'s

dudupereira
16/10/2006, 01:17
Fala Dudu!

Com certeza cara, eu já to doido pra vender minha agrale... comecei a andar de moto com dois colegas meus, eu de agrale e os outros dois de DT-180... eu passo muito mais raiva que eles, a começar pela refrigeração a água, que é uma porcaria...

A DT vc recomenda? Dei uma pesquisada sobre a XR, parece mto boa mesmo, mas achei meio cara... é uns 5mil...

Abraço

voce acha XR mais barata "97", a minha era ano 2000, mais vendi por 3 mil 500reias, tinha 2mil de multa, já comprei assim, nunca arrependi de ter comprado ela, moto boa, leve, ate que um pouco forte, nunca fiquei pra traz na trilha, se vc souber tocar da pra andar bem viu, pra andar de uma roda... ai que ela é boa, pra vc é uma boa.
DT200 é muito boa na trilha, anda mais que a xr, da muitos probleminhas, mas é uma motinha muito boa pra quem ta começando, tem que achar uma boaa, que se vc comprar uma "muída" já vai te dar dor de cabeça, menos que o raio da gralinha, srsrsrs... abraço.

Denilson Maçaneiro
16/10/2006, 12:52
E ai gaioleiros, blz?
Vai ai uma duvida para os mecanicos de plantão.
Eu desmontei toda a galhada dianteira para pintar e agora estou montando novamente, gostaria de saber se existe alguma forma correta de se alinhar os pneus dianteiros e a direção, se tem algum gabarito, alguma técnica ou o
alinhamento pode ser feito +/- no olho mesmo?

:pensativo:

Thiago Igor
10/11/2009, 10:47
Olá pessoal estou vendendo minha gaiola de trilha, por motivos financeiros.
Quem se entereçar favor entrar em contato que envio fotos:
Motor AP 1.8 Alcool
2 farois dianteiros
4 farois de milha dianteiros
1 farol de milha traseiro.
e muito mais.

Vendo por R$ 8.000,00


e-mail: thiagoigorsantos@hotmail.com

Desde já agradeço.
(31)3245-7707
(31)3293-0901
(31)9191-0717