PDA

Ver Versão Completa : caixa de transferencia do samurai



LUIZ FERNANADO
04/03/2004, 08:49
estou com dificuldade em encontrar peças para caixa de transferencia de meu suzuki samurai se alguem puder me ajudar, favor enviar resposta a meu email

billj
04/03/2004, 11:44
De quais peças está precisando?!?

Dalger
15/03/2004, 19:42
Estou precisando da corrente da caixa de redução do samurai 98.

Dalger
15/03/2004, 19:45
Estou precisando da corrente que vai na caixa de reducao do samurai 98. Alguem sabe onde encontrar ????

Dalger
15/03/2004, 19:45
Estou precisando da corrente que vai na caixa de reducao do samurai 98. Alguem sabe onde encontrar ????

alex_floripa
15/06/2004, 10:52
Dalger,

Vc já conseguiu a corrente para sua cx???? Tenho problema no meu samurai 97 tambem, quando arranco forte faz um barulho muito forte e meu mecanico acha que essa corrente esta pulando (muita folga).

Bill,

Vc já teve este problema? Qual melhor solução?

Valeu
Alex

billj
15/06/2004, 14:04
Bill,

Vc já teve este problema? Qual melhor solução?

Valeu
Alex


Nunca tive este problema, pois não fiquei muito tempo com a caixa original.

A melhor solução é de trocar logo a caixa inteira para a do Samuca feixe....... :wink:

Abraços,

alex_floripa
27/08/2004, 08:34
Pessoal,

Achei uma caixa de transferencia de samurai 95 para comprar em São Paulo. O cara tá pedindo R$1800.
O problema é que até hoje não tenho certeza se o barulho que o samurai faz quando arranca é da t-case.
Outro problema é que vou ter que ir até SP para verificar a caixa, porque não tem como confiar numa pessoa assim por telefone e depositar 1800 numa conta e não ver nem a cor da caixa.
Alguem pode me dar uma luz, idéia, opinião...

Alex

billj
27/08/2004, 08:44
Pessoal,

Achei uma caixa de transferencia de samurai 95 para comprar em São Paulo. O cara tá pedindo R$1800.
O problema é que até hoje não tenho certeza se o barulho que o samurai faz quando arranca é da t-case.
Outro problema é que vou ter que ir até SP para verificar a caixa, porque não tem como confiar numa pessoa assim por telefone e depositar 1800 numa conta e não ver nem a cor da caixa.
Alguem pode me dar uma luz, idéia, opinião...

Alex


Quem é o cara?!? Pode ser que alguém aqui conhece...........

Este negócio de comprar pelo correio é soda, mas dependendo com quem está tratando, funciona........

Quanto o preço, isso é que acontece quando você espera a onda crescer para começar a surfar...........

Se me lembro bem, paguei 300 mangos na minha............ :wink:

Abraços,

regis
27/08/2004, 08:46
De quem é a caixa?

Provavelmente eu conheço a pessoa e o estado dela... pelo menos por isso eu talvez consiga ajudar.

Se não quiser postar pra todo mundo me manda uma MP

alex_floripa
31/08/2004, 21:56
Bill e etc,

Já to quase fechando o negócio com a t-case, mas gostaria de saber se tem como ver se a t-case é de ano<=95 (engrenagens, e não corrente) sem abri-la???
Outra coisa Bill, para colocar essa t-case qual a adaptação necessária?
Tem que cortar/aumentar os cardãs? E os pontos de fixação/suporte são os mesmos?
Obrigado

Alex
Samurai 97 MT
Pelotas-RS

Samurai_MOA
31/08/2004, 22:06
Ae povo,

Conheço um cara q tem uma oficina, hoje o jipe dele eh um CJ, mas ele jah teve um Samuca e disse que eh possível colocar a T-case do Niva. Falou q o carro fica ateh mais reduzido... :shock:
Alguem poderia passar mais detalhes se a adaptação realmente eh possível?
Meu pai tambem tem um Samuca e a caixa tah com um ruido estranho na 5ª...

Henrique Josino
01/09/2004, 00:11
Ae povo,

Conheço um cara q tem uma oficina, hoje o jipe dele eh um CJ, mas ele jah teve um Samuca e disse que eh possível colocar a T-case do Niva. Falou q o carro fica ateh mais reduzido... :shock:
Alguem poderia passar mais detalhes se a adaptação realmente eh possível?
Meu pai tambem tem um Samuca e a caixa tah com um ruido estranho na 5ª...


Não sei como funciona a t-case do niva, se tem bloqueio central dentro dela ou é na caixa de velocidade, mas ele é 4x4 integral, full-time, teria q andar com o 4x4 ligado, com a roda livre engatada, ou sempre bloqueado.......ia ficar meio estranho essa adaptação... :? :?


[]'s

Fabil
01/09/2004, 08:02
Ae Alex..

vc quer diferenciar a T-case dos <95 e >96 ??
facil.. olhe bem p/ a T-case do seu 97( se possivel tire uma foto, imprima e leve-a na hora da compra) depois olhe uma dos <95.. de cara vc vai ver a diferenca...

billj
01/09/2004, 08:16
Bill e etc,

Já to quase fechando o negócio com a t-case, mas gostaria de saber se tem como ver se a t-case é de ano<=95 (engrenagens, e não corrente) sem abri-la???
Outra coisa Bill, para colocar essa t-case qual a adaptação necessária?
Tem que cortar/aumentar os cardãs? E os pontos de fixação/suporte são os mesmos?
Obrigado

Alex
Samurai 97 MT
Pelotas-RS


Sim, dá para saber só olhando para a carcaça. Mas para explicar isso para alguém que nunca viu as caixas fica difícil........ :P

Bom, existem dois sinais visuais que talvez ajudaria. A t-case velha é bem mais "gorda" na região entre o eixo de entrada e os eixos de saída. E tem também nesta mesma região uma ponta de eixo visível entre a flange de entrada e a flange de saída dianteira.

Tem que alterar o comprimento de dois dos trrês cardans, o que liga ao câmbio e o do eixo dianteiro. O suporte longo encaixe sem problema, mas o suporte curto precisa de ser modificado para dar altura. As flanges também são um pouco diferente, com furos passantes em vez de ter roscas.......

Abraços,

alex_floripa
01/09/2004, 15:33
Valeu,

Bill, esses 2 cardãs dianteiros tem que encurtar ou alongar?
Tenho algumas fotos aqui, acho que são todas de t-cases <95.
Confirma?
Vou tirar umas fotos da minha t-case.
Obrigado
Alex

alex_floripa
01/09/2004, 15:49
Mais umas fotos:

billj
01/09/2004, 15:54
São todas fotos da t-case antiga.......

O cardan do câmbio tem que encurtar, o do eixo tem que alongar.........

Abraços,

Guil
29/09/2004, 17:39
Aproveitando que o papo é sobre o Samurai helicoidal....

É possível alterar as relações do diferencial original do samurai, deixando mais reduzido, jah que não dá pra adaptar o tal do X-Crawler na t-case?

Abraços,

Periquitooffroad
30/09/2004, 12:22
Teóricamente é possível mas não se conseguirá grandes reduções como na X-crawler. Imagine a transmissão da bicicleta, corõa e catraca.
No samurai helicoidal é igual sendo que a diferença está que na entrada (coroa da bicicleta) a engrenagem é menor que na saída (catraca da bicicleta).

Pois bem, digamos que a engrenagem de entrada tem 32dentes e a engrenagem de saída tem 42dentes. Assim, 42/32= 1,312 de redução em 4x2 ou 4x4 high. No Samurai Helicoidal o que se ganha de redução aqui é multiplicado 2,128 proveniente da sua redução original que é de 1,6213 (62,13%). Entendendo que 1,320 de high x 1,6213low = 2,128.

1 - Se pegarmos a engrenagem de saída que tem 42 dentes e aumentamos para 48 dentes, conseguimos uma redução em high de 1,5 (mais 14%) e na reduzida teremos 1,5 x 1,6213 = 2,43.
Nesse exemplo teria de aumentar 2 elos a corrente de transmissão (sé é que cada elo tem 3 dentes e não 2).

2 - Outra e melhor opção é alterar a engrenagem de entrada e a engrenagem de saída ao mesmo tempo. Engrenagem de entrada passaria a ter 26dentes e a de saída 48dentes então 48/26=1,846 de redução em high ou 40% a mais em Low 1,846 x 1,6213 = 2,99.
Nessa opção não precisa modificar a corrente pois o que tira em uma engrenagem é colocado na outra. Infelizmente a viatura ficaria reduzidíssima em high tendo que usar pneus 35 para corrigir. Além disso seria muito torque aplicado na corrente e nas engrenagens satélites inerentes dessa redução.

3 – Uma redução mais suave e mais escalonada.:
Remove 3 dentes da engrenagem de entrada e coloca 3 dentes na engrenagem de saída. Assim 45/29=1,552 de redução em high então 1,552 x 1,6213 = 2,516 em Low. Um aumento de 18%, suficiente para corrigir pneus 31” e de quebra não deve estourar a corrente nem as engrenagens da redução.
As engrenagens são de dentes retos o que permite fácil fabricação da ferramenta de usinagem. Pelo desenho a engrenagem de entrada é tão fácil de fabricar quanto a do samurai feixe. Já a engrenagem de saída pode ser difícil de fabricar devido a esta travar na engrenagem de redução. Só vendo ao vivo pra se ter idéia.

4 – Existe a opção de retirar da engrenagem de entrada o número de dentes equivalentes a um elo da corrente, se forem 3 se ganha 10% de redução, se forem 2 apenas 6,7%. Remover mais que 3 dentes aumentaria significativamente a carga sobre o eixo de entrada podendo danificar rolamentos e eixo, facilitando também a corrente de passar os dentes pois temos que considerar a curvatura mínima exigida pela corrente.
Resumindo essa opção, se forem 3 dentes no elo da corrente ganhar 10% de redução é barbada. Se não for esqueça pois não valeria a pena.

E ai, quem se habilita a desmanchar a t-case pra verificar?

billj
30/09/2004, 12:40
Putz, uma resposta comprida para ca.ra.lho para uma pergunta que nem foi feita............ :roll: :lol:


O cara perguntou se era possível reduzir o Samuca helicoidal no diferencial. E a reposta é que não existe no mercado realções para este jipe..........

Agora, quanto a redução da t-case deste Samuca, já abri para verificar. As possibilidades não valia a pena para o meu uso. O melhor mesmo é de trocar a caixa para a do feixe........


Abraços,

Periquitooffroad
30/09/2004, 13:35
:lol: :lol: :lol: Na verdade eu já tinha lido teu pensamento e a resposta que daria, me adiantei onde poderia ser feito a maior redução 8) .

Mas acaba de me ocorrer o seguinte: :shock: Se o cara da RC4x4 tá fazendo engrenagens nacionais para o Vitara, pode muito bem fazer para o Samurai Helicoidal.
Outra opção é vender esse modelo "Samurai feito nas coxas" e comprar o Samurai feixe. Sobra dinheiro pra X-crawler e ainda fica com um troco :twisted: .

billj
30/09/2004, 13:44
Sim, poderia alguém fabricar as engrenagens de diferencial para o Samuca helicoidal. Alias, seria preciso fabricar apenas o dianteiro, pois o traseiro é igual ao Samuca feixe, estas são facilmente encontradas nos States. Porém, é uma questão de volume para o preço ficar viável. Um jogo fica muito caro, o preço só começa a ficar decente a partir de 01 jogos. Será que tem 10 pessoas no País inteiro que quer entrar nisso??

Quanto a sua afirmação de trocar o heliciodal para um de feixe, dependendo do que o cara quer fazer, pode ser uma boa. De fato, o feixe é mais fácil para modificar e é mais robusto.

Abraços,

Guil
30/09/2004, 14:26
Mas acaba de me ocorrer o seguinte: Se o cara da RC4x4 tá fazendo engrenagens nacionais para o Vitara, pode muito bem fazer para o Samurai Helicoidal.


Acho estranho privilegiarem o Vitara em detrimento do Samurai, normalmente sencontra-se mais Samurais que vitaras encarando trilhas.


Outra opção é vender esse modelo "Samurai feito nas coxas" e comprar o Samurai feixe. Sobra dinheiro pra X-crawler e ainda fica com um troco .

O problema é que eu não tenho muita simpatia por feixes de mola :roll:

Tava dando uma pesquisada aqui no forum e econtrei um tópico antigo onde o Wallace diz ter algumas relações pra vender.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2555



Pedindo eu tenho para venda novas importadas:
Ring & Pinion Samurai PN SS5038 5,83:1 = US$ 395,00
Ring & Pinion Samurai PN SS5037 5,43:1 = US$ 310,00
Ring & Pinion Samurai PN SS5035 4,57:1 = US$ 355,00


Como vêm da terra do Bill acredito que sejam todas pro samurai feixe, não?

ps. muito boa sua mensagem periquito, com direito a desenho da t-case e tudo :D

billj
30/09/2004, 14:49
Sim, tem muito Samurai fazendo trilha. Mas quantos destes são helicoidais??

Abraços,

Guil
30/09/2004, 15:05
Sim, tem muito Samurai fazendo trilha. Mas quantos destes são helicoidais??


O seu, :D hehehehe. Quer dizer, o Spider nem molas mais tem.

De fato, a grande maioria é de Samurais feixe.

Periquitooffroad
30/09/2004, 16:47
Bill, diz ai onde fica a diferença do diferencial dianteiro, é no número de parafusos da corõa?

A propósito alguém tem uma T-case mesmo que do helicoidal encostada? BB? (boa e barata)

billj
30/09/2004, 16:52
Bill, diz ai onde fica a diferença do diferencial dianteiro, é no número de parafusos da corõa?

A propósito alguém tem uma T-case mesmo que do helicoidal encostada? BB? (boa e barata)


O conjunto é menor em todas as suas medidas.........

A minha t-case oroginal vendi uns 03 anos atrás para um cara de Recife.....

Abraços,

joaozinho
14/10/2004, 15:14
tenho umas fotos aqui e gostaria de saber se são da t-case do 95 ou do 96 em diante, algumém pode me ajudar?

billj
14/10/2004, 15:38
Não v ai acreditar, mas não é nem uma, nem outra. É uma caixa de transferência do SJ-410.......... :shock:

Está a venda este bichinho?!?

Abraços,

joaozinho
14/10/2004, 16:16
tá sim

o cara tá pedindo R$ 500,00, isso é o que ele pediu...converse com ele

billj
14/10/2004, 16:34
tá sim

o cara tá pedindo R$ 500,00, isso é o que ele pediu...converse com ele

neri_v8@hotmail.com

tel 0455722155 04591034366


Eu não tenho interesse nesta caixa, estou mais que satisfeito com a minha. Mas para alguém que tenha um Samuca com pneu de 30" e faz raid, seria o bicho..........

A redução é algo em torno de 13% maior que a caixa do Samurai feixe, em HI e em LOW........

Abraços,

joaozinho
14/10/2004, 18:13
Será que a adaptação para o samuca é muito complicada ? teria que mudar o que tanto ?

joaozinho
18/07/2005, 16:42
Estou com o mesmo problema...a tal da corrente...ainda bem que coloquei as peças na GM e a garantia vai cobrir...Estou vendendo a CX com a corrente zero...do jeito que eu ando (pé pesado) não serve... e quem tiver uma cx do samuca feixe me avise...ok !! Um abraço a todos.

Fabil
18/07/2005, 19:53
Jaozinho.. quanto quer na caixa ?

joaozinho
19/07/2005, 10:36
Estou pedindo R$ 2.000,00 é o mínimo que posso fazer (Corrente R$ 1.507,00 + 3 Rolamentos R$ 210,00 + 3 Retentores R$ 84,00 + Mão de Obra R$ 186,00 (pra ter direito a garantia de 1 ano) tudo com nota fiscal.

diogo ludovico
17/07/2007, 19:45
Alguem sabe qual t-case pode ser usada no samurai 97?, as do samurai por engrenagens estão muito caras!
Vi aqui no forum um samuka com t-case de niva e um com de sportage, alem das conhecidas hilux, mas alguem sabe se é possivel adaptar a t-case da rural, aquela com uma alavanca apenas??
Minha t-case por correntes está dando sinal de desgaste, e ainda estou com os peneus 205/75, mas pretendo colocar os 235, então como vou trocar o motor (colocar um AP 1.6 a alccol), já estou estudando a troca da t-case.
Alguem sabe de uma alternativa?

Joao Baeta
17/07/2007, 19:59
Alguem sabe qual t-case pode ser usada no samurai 97?, as do samurai por engrenagens estão muito caras!
Vi aqui no forum um samuka com t-case de niva e um com de sportage, alem das conhecidas hilux, mas alguem sabe se é possivel adaptar a t-case da rural, aquela com uma alavanca apenas??
Minha t-case por correntes está dando sinal de desgaste, e ainda estou com os peneus 205/75, mas pretendo colocar os 235, então como vou trocar o motor (colocar um AP 1.6 a alccol), já estou estudando a troca da t-case.
Alguem sabe de uma alternativa?
:arrow:Diogo!
Já pensou em botar o X do Vitara que é de corrente (4:24)
Daria no Samurai? :pensativo:
Sairia mais barato do que fazer a mudança maior!

Alexandre X
17/07/2007, 22:02
:arrow:Diogo!
Já pensou em botar o X do Vitara que é de corrente (4:24)
Daria no Samurai? :pensativo:
Sairia mais barato do que fazer a mudança maior!

A do Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker que lançarei em breve será a X Crawler 3.2 (77% de redução em comparação à original)

Na prancheta esta a X Crawler 2.65 para Jimnys

AlemãoRS
17/07/2007, 22:24
Boa noticia essa ai X...
Mas esse em breve quer dizer ainda este ano ou só pro próximo?

diogo ludovico
17/07/2007, 22:31
neste caso teria que trocar minha t-case pela do vitara.? que tambem é cara...mas X, será que o kit do jimny serviria para o samurai? minha carcaça está perfeita, mas começou a fazer barulho em altas velocidades (ronco), então se a do jimny servisse ai compensaria esperar....
Alias, porque tu num faz uma para o proprio samurai? (por corrente?)

Joao Baeta
17/07/2007, 23:22
A do Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker que lançarei em breve será a X Crawler 3.2 (77% de redução em comparação à original)

Na prancheta esta a X Crawler 2.65 para Jimnys

:arrow:Engraçado... Eu vi em algum lugar se tenha a cx de 4.24....
Acho que vi no fórum msm...
Já sabe qts deve custar?
:pensativo:

Joao Baeta
17/07/2007, 23:23
neste caso teria que trocar minha t-case pela do vitara.? que tambem é cara...mas X, será que o kit do jimny serviria para o samurai? minha carcaça está perfeita, mas começou a fazer barulho em altas velocidades (ronco), então se a do jimny servisse ai compensaria esperar....
Alias, porque tu num faz uma para o proprio samurai? (por corrente?)

:arrow:O meu e de engrenagem e possui o X!
Abs

Alexandre X
18/07/2007, 00:23
neste caso teria que trocar minha t-case pela do vitara.? que tambem é cara...mas X, será que o kit do jimny serviria para o samurai? minha carcaça está perfeita, mas começou a fazer barulho em altas velocidades (ronco), então se a do jimny servisse ai compensaria esperar....
Alias, porque tu num faz uma para o proprio samurai? (por corrente?)
A caixa do jimny e do samurai helicoildal (por corrente) são a mesma.
Ja investigou o motivo do ronco? Seria desgaste nas engrenagens ou na corrente?

Alexandre X
18/07/2007, 00:26
:arrow:Engraçado... Eu vi em algum lugar se tenha a cx de 4.24....
Acho que vi no fórum msm...
Já sabe qts deve custar?
:pensativo:
Chegamos a conclusão que 4.24 seria muita redução para o tipo de trilhas que fazemos.
A relação 3.2 no Vitara permite chegar a uma relação final muito proxima a de um Samurai com X Crawler 4.16, ou seja excelente :mrgreen:

Deverá custar entre 1500 a 1600 reais

Alexandre X
18/07/2007, 00:33
Boa noticia essa ai X...
Mas esse em breve quer dizer ainda este ano ou só pro próximo?
Eu espero ainda para esse ano.
O ferramental levou mais de 120 dias para ser entregue.

Joao Baeta
18/07/2007, 10:55
Chegamos a conclusão que 4.24 seria muita redução para o tipo de trilhas que fazemos.
A relação 3.2 no Vitara permite chegar a uma relação final muito proxima a de um Samurai com X Crawler 4.16, ou seja excelente :mrgreen:

Deverá custar entre 1500 a 1600 reais

:arrow:Entendi... 3.2 é pouco + fraco do que o Samurai!
Mas dá bem no recado!
Abs

AlemãoRS
18/07/2007, 11:56
:arrow:Entendi... 3.2 é pouco + fraco do que o Samurai!
Mas dá bem no recado!
Abs

João, não é mais fraco pq a relação dos diferenciais do vitara é mais curta que as do samurai, a relação final fica igual..

Alexandre X
18/07/2007, 15:22
Engano seu, e muita coisa, uns 30%.
Acontece que o diff do vitara mecanico e 37% mais reduzido e o automatico 30% mais reduzido que o do samurai. Entao na pratica a relacao final e quase a mesma.

Walter Carlos Brossel
18/07/2007, 16:38
Eu uso a redução 4.24:1 da Calmini no meu Vitara e não acho que a redução é absurda não.
Em descidas muito íngremes é show de bola!!!
Em subidas, só 3ª e 4ª...poupa demais a transmissão, freios, etc, além de dar uma puta confiança em trechos mais radicais.
Eu recomendo.

Fabil
18/07/2007, 17:01
Mas ae é que tá valter..
quantas vezes vc já usou a 1 marcha reduzida nas trilhas? raramente certo??
vc mesmo usando pneus 30" fica curto p/ kcte!! qual o incoveniente disso? passou o obstaculo e tem um pequeno deslocamento?? dai vc tem que passar p/ 4x4H pq em Low de 5 marcha seu carro nao passa de 30km/h sem esguelar giro...

eu quando usava no meu samurai pneus 205/75 com Xcrawler 4.16 eu ficava assim... era uma trocacao de Low p/ High toda ora... agora que uso pneus 31" melhorou um bocado...

na verdade tô ate sentindo falta de mais reducao em 1 marcha Low.. eheheh acho que se a minha tcase fosse 4.9:1 ou 5.10:1 ficaria no ponto heheehh

T+

Joao Baeta
18/07/2007, 17:25
Eu uso a redução 4.24:1 da Calmini no meu Vitara e não acho que a redução é absurda não.
Em descidas muito íngremes é show de bola!!!
Em subidas, só 3ª e 4ª...poupa demais a transmissão, freios, etc, além de dar uma puta confiança em trechos mais radicais.
Eu recomendo.

:arrow:Era o do Calmini que estava procurando....!
X do Samurai é exelente..... Qnd vc coloca o L o jipe vira bravo nas trilhas!!!!!!!!! Vai a qq lugar!
Povo de Portugal me falaram que eles fazem a reduzida de 5:14(!!!)
custa 1690 reais!
Abs

Walter Carlos Brossel
18/07/2007, 21:15
Mas ae é que tá valter..
quantas vezes vc já usou a 1 marcha reduzida nas trilhas? raramente certo??
vc mesmo usando pneus 30" fica curto p/ kcte!! qual o incoveniente disso? passou o obstaculo e tem um pequeno deslocamento?? dai vc tem que passar p/ 4x4H pq em Low de 5 marcha seu carro nao passa de 30km/h sem esguelar giro...

eu quando usava no meu samurai pneus 205/75 com Xcrawler 4.16 eu ficava assim... era uma trocacao de Low p/ High toda ora... agora que uso pneus 31" melhorou um bocado...

na verdade tô ate sentindo falta de mais reducao em 1 marcha Low.. eheheh acho que se a minha tcase fosse 4.9:1 ou 5.10:1 ficaria no ponto heheehh

T+

Fala Fabiano!!! Blz?
Vamos por partes:

Concordo com vc...Realmente usa-se pouco a 1ª mas não tem incoveniente em "pequenos" deslocamentos não. É só andar (na Low) de 4ª e 5ª que vai na boa. Desde que em trilhas, claro. Se pegar estradão aí tem que voltar para a 4x4 H, claro.
A 1 ª reduzida eu uso mais em descidas fortes ou em trechos de subidas com pedras grandes. Aí a reduzida faz TODA a diferença. Com bloqueio então fica animal!!!
Eu já desci trechos com lama onde todo mundo rodou, de 2ª sem pisar no freio...
Eu só acho o seguinte: se quem tem Vitara pretende trocar as engrenagens da Tcase por engrenagens mais radicais, põe logo a 4.24. A diferença é brutal e quando vc precisar faz diferença sim. Subindo ou descendo.
Na verdade eu uso praticamente a 3ª e 4ª o tempo todo nas trilhas, e eventualmente, nos trechos mais radicais, jogo uma 2ª ou mesmo a 1ª, na manha, porque a tocada é outra.
As homocinéticas, semi eixos & cia agradecem...ehehehehehehe.
Umbraçoproçê.

diogo ludovico
18/07/2007, 23:19
Então, como estou trocando o motor para colocar um Ap, vou aproveitar para dar uma geral no cambio e na t-case.
o cambio está com as sincronizadas ruins, mas já sei que se for o caso é so colocar o cambio do chevete, mas minha duvuda é, e se o problema for na t-case? A corrente e cara p caramba, uma caixa por engrenagens mais ainda.
Me falaram que mesmo com o motor 1.6 a alcool (99cv) o carro ficaria chocho com peneus 31 (quero colocar no minimo o 235), e que logo minha t-case iria pro saco.
Me falaram que dá para adaptar a caixa de transferencia da rural (com 1 alavanca), mas sei que com isso minha relação final ficaria diferente, mas não sei se para mais reduzido ou para mais longo.
Será que dá para colocar esta caixa? pq ela é bem mais barata do que as que conheço para samurai, mas sou novo na area e o meu samuka tá quase original (carro do dia a dia)
Assim queria uma redução (mas principalmente uma t-case) que me permitisse uma boa relação força X velocidade, já que viajo muito com o carro 100-120 (só nas descidas......)

Alexandre, não sei ainda de onde vem o barulho, só quando abrir o cambio e a t-case é que vou ver o tamanho do "rombo" no bolso, mas se for o caso de peças substituiveis pelo kit do jimny então eu seria um compradoer em potencial.....mas com este kit eu perderia muita velocidade final? afinal carro que viaja muito....preciso de pelo menos manter uns 100-110 já com o motor AP

Fabil
19/07/2007, 10:09
Waltim... eu ainda acho que p/ vitaras usando pneus até 31" a relacao 3,2:1 será mais adequada, proporcionado que vc aproveito de todas as marchas do cambio...

já andei na epoca no vitara do Bruno com essa 4,1:1 e realmente fica estupido, mas vc praticamente "perde" 2 marchas do cambio ( 1 e 2 raramente usadadas)

Ludovico..
como disse, vais fazer uma bela merda no seu samurai colocando Tcase de rural/willys
esquece cara.... vai ficar uma bela merda...
lembre-se do seguinte...
Tcase de samurai é reduzida mesmo e HIGH as de engrenagem sao 1,409:1 e as de corrente sao 1,320:1
o unico outro 4x4 que conheco que possui Tcase reduzuda em HIGH é o NIVA, com a relacao de 1,200:1

o resto ( willys, hilux, vitaras, pajeros, troller, etc..) sao todos 1:1 em HIGH o que vai deixar a relacao final muito longa.. seu carro vai ficar xoxo e sem forca

já andei em samurai com Tcase de Niva, fica ruim tb, mas se vc estiver usando pneus pequenos ( 205/75) quebra o galho... mas como vc disse que pretende rodar com 31".. ESQUECE..

cara, na boa.. qualquer adaptacao que vc fizer em Tcase que nao seja de samurai, vai ficar uma merda e e no final das contas vai sair uma merda ( a menos que vc troque os EIXOS de seu samurai e passe a usar C&P na 5,x:1), entao bota a mao no bolso, compra a Tcase de engrenagem do X, compra tb uma Xcraw, ( vai gasta uns 4mil nessa brincadeira) monta e vc terá um otimo conjunto... e fim de papo

( como motor AP ou original, tanto faz)
T+


T+

diogo ludovico
19/07/2007, 14:17
Obrigado fabil, realmente não tinha informações sobre as opções, mas agora que o X falou que tem kit de redução para jimny e que esta serve no samuka por correntes, acho que este será o caminho que vou seguir. o que queria evitar é pagar 2 contos na caixa por engrenagens só para poder colocar o kit de redução.
Com o kit por correntes, ai seria só o kit, e sairia bem mais em conta....
Valeu!

Fabil
19/07/2007, 14:41
entao deixa eu te dar uma má noticia....

o kit do X ( X, me corrija se eu estiver errado) p/ tcase de jimny/samurai corrente, será formado pela engrenagem de entrada + engrenagem do eixo principal ( da cx de satelites) da Tcase, certo?? ou seja, a corrente NAO vai inclusa no kit, devendo ser utilizada a corrente original...

ai é que esta o problema... 99% dos problemas de Tcase sao por causa do DESGASTE da corrente ( os pinos que unem os elos se desgastam) gerando folga e fazendo a corrente pular... entao se a sua corrente já tiver com folga, vc tera que comprar outra corrente ..

fala ae X.. o seu kit vira com corrente ou sem ?

T+

Alexandre X
19/07/2007, 22:25
Isso ai, fabil.
O kit pode vir com corrente desde que a Carrera tenha a pronta entrega :mgreen:

Fabil
20/07/2007, 11:52
kakaakak... mas o detalhe vc nao conta néh?? heheheh

Alexandre X
20/07/2007, 18:04
Nao e questao de detalhes ou omissao. A ideia e substituicao das 2 engrenagens originais por novas com relacoes diferentes (24% de reducao) usando a corrente original, simples assim. Se o sujeito estiver com a corrente completamente detonada nao ha porque pensar que instalando o kit seu problema se resolvera automagicamente, vai ter que deixar a tcase em condicoes.
O projeto ja esta pronto, so falta aparecer interessados. Um kit desse nao deve custar mais que R$1000.
Pense que quer radicalizar mesmo e tem samuca helicoidal ou jimny deve investir em uma tcase por engrenagem e num kit 4.16. Agora quem quer deixar o carro o mais original possivel esse kit e uma grande pedida, pois e barato, tem o mesmo efeito que reduzir em 24% o diferencial, e sabemos que nao ha opcao de relcoes no diferencial para ele. Portanto, os proprietarios que usam pneus 30/31 nao tinham solucao sem a troca de eixo muitas vezes indesejada.

Fabil
20/07/2007, 18:44
eu sei X, mas tenho certesa de que vai ter muito nego ae que vai instalar o kit e dai a pouco vai ter corrente pulando, dai o nego fala... aahhhhh mas antes do kit nao tinha problema nenhum, coloquei o kit e a minha corrente comecou a pular , sacou??? eu e vc sabemos que trocar as engrenagens com corrente meia boca vai dar pau em pouco tempo... mas tem nego que nao sabe...

aki.,. já que vai ter que fabricar engrenagens, nao seria viavel faze-las de modo a usar outra corrente nao ( das tcase de troller, hilux nova, pajeros, etc.. to chutando, nem sei se a corrente dessas tcases sao mais baratas... mas tipo assim.. se seu kit custa 1.000,00, se uma corrente de hilux nova custasse 500,00 ( to chutando, nao sei se é isso), valeria a pena mudar o sisitema p/ usar corrente alternativa, nao?

T+

Pablo Toledo
20/07/2007, 22:54
Pessoal, Estou gostando muito desta conversa de vocês. Caindo de gaito aqui, e como novato que sou, quais seriam as evidências para eu avaliar o estado da corrente do Vitara? (se é que o Vitara usa esta corrente...)

[]s sem medo de perguntar tolice...

Pablo Toledo

Alexandre X
20/07/2007, 23:24
No Vitara é um pouquinho diferente, ele usa corrente mas apenas para transmitir a força para o eixo dianteiro. Você vai notar quando a corrente começar a pular.

diogo ludovico
21/07/2007, 01:28
Realmente, concordo com o Fabil, será que não daria para fazer um kit com outra corrente?
o kit de redução me interessa, mas fico desanimado em saber que tenho que gastar quase R$3000,00 em uma t-case por engrenagens (t-case, M.O. cardã, suporte etc.....) para só então comprar o kit (mais $$$$).
No caso, mesmo que o kit passasse de R$1000,00 como informado para sei lá uns R$2000,00, mesmo assim compensaria para os proprietários de jimnys e helicoidais, pois ainda seria mais barato e menos trabalhoso do que trocar a t-case, alem de que ao meu ver acabaria com a supervalorização das caixas por engrenagens. (media de R$ 2000,00 cada contra R$ 600,00 das por corrente)
Bem, fica a ideia, se o kit possibilitar o uso de uma outra corrente então sou um provavel comprador.....
Agora é ver a viabilidade, mas ai é com o X.....

Alexandre X
22/07/2007, 14:59
Gambis. Estou fora.
Depois nao tenho nem como escoar o excedende.

Fabil
23/07/2007, 10:50
ô Diogo...
onde é que vc compra Tcase de corrente boa por R$600,00??? me fala ae pq eu compro todas...heheheh

diogo ludovico
23/07/2007, 21:17
Eu tinha visto uma anunciada por este preço mas tem muito tempo..agora elas subiram....mesmo assim são muito mais baratas que as por engrenagens....
fazer o que né? o jeito é torcer para que não tenha problema com minha corrente...

Victor Hugo.
13/11/2012, 15:37
mais noticias sobre correntes? ja tenho o kit X2.6 mas vale a pena botar ele com corrente nova? qual a durabilidade? nao tive uma boa experiencia com a ultima troca de corrente.. vieram os pardais para dar ideia de colocar calços na ct mas nao deram certo.. com 500km a corrente pulou dnovo.. acabei comprar uma corrente e colocando junto com as engrenagens originais.. e msm com todo cuidado com o oleo da ct trocando periodicamente e sempre q passava em agua (msm tendo os suspiros) ou seja.. o oleo da caixa parecia mais agua de peixe.. todo mes trocava. e msm assim com 30.000km e 1 ano de uso ela ta começando a abrir folga.
quero saber se vale a pena entrar na onda do kit X + pneu 31 + corrente nova e confiar em mais 100.000km de sossego (lembrando q a corrente pulou a 1x quando o samuka ta com 130.000km e a segunda corrente do todou 30.000

Fsraulino
19/12/2016, 21:59
Alguém sabe informar as medidas ou especificações dos rolamentos da caixa de transferência do Samurai ano 95?

TylerNTL
20/07/2020, 16:18
Esse tópico me interessa! Pfv veja se podem me ajudar... uso um jimny para retirar uma lancha em uma rampa bem inclinada...

O conjunto lancha + reboque pesa uns 700kg o jimny em 1a 4x4L tira ela com dificuldades, (na minha avaliação por falta de peso que ele não tem) e estragará a embreagem em poucas operações.

Gostaria de deixar ele mais reduzido especificamente para esta operação.

Com uma redução mais agressiva forçarei menos a embreagem, certo?