Ver Versão Completa : Como regular/reparar carburador Weber ?
Agora é pra valer !!!
PRECISO APRENDER A REGULAR ( principalmente !!! ), REPARAR , LIMPAR MEU CARBURADOR !!!!
Cansei de mandar pro mecanico pra regular mistura, limpar , reparar ( ou sei la o que...) quando fica um tempo parado e não se acerta a marcha lenta , engasga qdo acelera , não segura marcha lenta , etc.....
Por onde começo ??? Tem alguma apostila , curso ou dica valiosa dos amigos ????
Marca : WEBER
Modelo /Nº : ( plaqueta redonda) : 228.12.102
Instalado num Motor Opala , 4cc , gasolina
Obrigado !!!!!
[]´s
ramiro_eli
06/10/2006, 14:50
Valmor,
Este carburador é bastante simples de se desmontar, mas exige mais manutenção que carburadores mais modernos.
Antes de mais nada: Não tenha medo de botar a mão na massa. Carburador não é um bicho de 7 cabeças como o pessoal mitifica por ai.
P/ desmontá-lo faça o seginte:
Retire-o inteiro do coletor de admissão, soltando seus parafusos de fixação na base e cabo de acelerador e afogador.
Com o bura sobre uma bancada ou mesa limpa, observe-o atentamente p/ saber montá-lo depois.
Os glicleurs de ar e lenta que ficam na base exigem uma atenção especial: Com uma chave de fenda apropriada, conte quantas voltas são nescessárias até que o gliceur se feche completamente(como se estivesse apertando um parafuso normal), mas não use força, só encoste. Depois retire-o do corpo do carburador girando-o no sentido anti-horário. Faça o mesmo com o glicleur de ar.
Depois desmonte o acionamento do injetor, que é aquela haste com mola que fica próximo a tampa do carburador, depois remova os parafusos da tampa e retire a mesma. Nesta etapa voce verá a cuba, onde se encontram a boia, agulha e gliceurs de alta. Desmonte todos eles, observando atentamente antes p/ saber montar depois.
Limpe tudo com querosene ou gasolina e um pincel, inclusive os Glicleurs
Compre um kit reparo (juntas, diafragma do injetor e bóia) de boa qualidade e troque as peças que não estejam em bom estadoe todas as juntas.
Monte tudo novamente, sempre com cuidado e sem usar força.
Monte os glicleurs de ar de gasolina da marcha lenta respeitando a mesma regulagem anterior, ou seja, rosqueie até o final e conte quantas voltas tinha anteriormente, mas no sentido inverso.
Monte-o novamente no coletor de admissão, assim como o cabo do acelerador e afogador. Não monte o filtro de ar ainda!
Peça p/ alguem dar a partida enquanto voce aplica WD40 ou algum spray parecido na entrada de ar do carburador.
O motor não vai pegar facilmente, pois a cuba está seca. Aplique curtos jatos de Spray até que o motor funcione normalmente.
Pronto!
Coloque o filtro de ar.
Valeu Ramiro . MUITO obrigado.
Vou tomar coragem e jogar o bicho na bancada !!!!
O pior que pode ocorrer é ir pro mecanico novamente .....
E quanto as regulagens:
Como saber quando a mistura esta ideal ???
Sabe me dizer qual é este modelo de carburador ???
[]´s
Caro valmor!
Como o ramiro_eli discreveu, é o que terá que fazer, porém, não esqueça de antes de tudo isso verificar o ponto de ignição.
Aprendi que, para regular o "ar" do bura, proceda da seguinte forma:
Aquele parafuso que tem uma ponta fina e uma mola, aperte-o todo, sem forçar, depois solte duas voltas e meia, essa seria a regulagem quando novo, porem, devido ao tempo de uso, ocorrem desgastes, que serão corrigidos, soltando ou apertando o mesmo lentamente.
Após funcionar o motor e firmar a lenta, vá até o escapamento e sinta como os gases estão saindo.
Não pode estar "soprado", como se você estivesse tentando assobiar.
Se estiver assim, tem que "fechar" o "ar" apertando.
Os gases tem que sair do escapamento sem pressão, quando na lenta.
Isso tudo é um conjunto de ponto de ignição, regulagem de "ar" e regulagem de borboleta (acelerador).
No site http://www.opala.com/index.php ou
http://www.opala.com/material/info_esquemas/carburadores_weber.pdf
achará a tabela com a giclagem correta, pois no mei jipe, com 6cc, álcool tinha um bura com difusor e canetas do a gasolina, e gicles do álcool, resumo só gastava e sem rendimento.
Imprima a tabela referente ao modelo do seu bura e mãos a obra.
Abraços.
Kim.
ps.: o seu bura e weber corpo simples
Caro valmor!
Como o ramiro_eli discreveu, é o que terá que fazer, porém, não esqueça de antes de tudo isso verificar o ponto de ignição.
Grande Kim !!!
Baixei o catalogo e TABELAS ....
Desculpem abusar ..
mas ....
como interpreta-las ( tabelas de regulagem ????
Como regulo o ponto de ignição ???
Grande abraço e MUITO obrigado.
Caro valmor!
Bem para regular o ponto de ignição, tem que ter uma "pistola de ponto", vá em uma of. mec. e peça a um mecânico. É algo bem simples. Eu parei de encher o saco do meca e comprei uma para mim. Basicamente são três fios, um positivo, um negativo e um que prende no cabo do primeiro cilindro.
Na polia do virabrequim, tem um pequeno corte, antes de começar, marque-o com branco, pode ser "erroex", assim será visivel.
Quando em funcionamento, a luz piscará no "ponto" que será uma "seta" no bloco, no caso do GM um letra perto do alternador.
Manualmente, é complicado.
Quanto a tabela, o seu bura parece ser o terceiro nº. original 9.298.037 (similar com a foto). (tabela weber)
bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
Mais vamos lá:
Venturi - "K" nº.30
Difusor - 4
Gicleur principal - "Gg" 162
Gicleur de correção de ar - "a" 135
Gicleur de macha lenta - "gf" 70
Corretor de ar m. lenta - "u" 120
Tubo injetor - "i" 70
Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)
O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.
Imprima a tabela da bosch, verá como achar o ponto de ignição, com desenho.
A tabela da Magneti marelli tem complementações sobre as medidas que te passei
A tabela da solex serve como auxílio.
A tabela da weber te ensina a montar e desmontar.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Kim.
Boa Noite Kim !!!!
Mais uma vez te agradeço pela valiosa ajuda.
mas tem mais ....
Bem para regular o ponto de ignição, tem que ter uma "pistola de ponto", vá em uma of. mec. e peça a um mecânico. É algo bem simples. Eu parei de encher o saco do meca e comprei uma para mim. Basicamente são três fios, um positivo, um negativo e um que prende no cabo do primeiro cilindro.
Na polia do virabrequim, tem um pequeno corte, antes de começar, marque-o com branco, pode ser "erroex", assim será visivel.
Quando em funcionamento, a luz piscará no "ponto" que será uma "seta" no bloco, no caso do GM um letra perto do alternador.
Ok ... mas como saber QUANDO esta fora do ponto e se estiver como "colocar" no ponto ???
bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
Mais vamos lá:
Venturi - "K" nº.30
Difusor - 4
Gicleur principal - "Gg" 162
Gicleur de correção de ar - "a" 135
Gicleur de macha lenta - "gf" 70
Corretor de ar m. lenta - "u" 120
Tubo injetor - "i" 70
Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)
O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.
EStou c/ a lista de componentes ( peça "explodida") e a tabela de calibração MagnetiMarelli em mãos .
Vamos lá : o parafuso nº 33 , ok !
Agora o 25 - 31 ...o que seria ? Como regular ???
Quanto aos valores da Tab.de Calibração e os valores que vc me passou ..não entendi ...
Por exemplo : o que representa
Venturi - "K" nº.30 ou
Gicleur principal - "Gg" 162 ???????
Imprima a tabela da bosch, verá como achar o ponto de ignição, com desenho.
A tabela da Magneti marelli tem complementações sobre as medidas que te passei
A tabela da solex serve como auxílio.
A tabela da weber te ensina a montar e desmontar.
Onder encontro a Tabela Bosch???
Tab.Magneti Marelli e demais , Ok !!! Mas por exemplo :
Tabela de Calibração Magneti Mareli , "Gargulante Principal"=150 ou "Respiro principal " = 85 ....O que representam estes numeros ????
Amigo , te agradeço novamente a paciencia e a valiosa ajuda !!!!!
Gde []´s
Valmor
Tudo bem Valmor?
Os valores são o seguinte:
Do nº 25 ao 31 não regula, os números tem que serem iguais ao que estão na tabela, o mesmo com os demais, é para conferência.
O único que se regula é o nº. 33.
Veja bem, no meu caso quando comecei a conferir, os nºs não batiam, descobri que o bura era a gasola. (tudo errado).
Então se municie de paciência, cautela, lupa e confira todos os nºs.
Lembre-se o único que regula é a peça nº. 33 - 2 1/2 voltas.
A tabela bosch é esta http://www.opala.com/material/info_esquemas/tab_bosch_regulagem_gm.doc
Quanto ao ponto, é mais ou menos assim:
Na lenta, o escape tem que somente soltar os gases, se estiver soprando, pode estar atrazado, se tipo "tossir", lento e de vez em quando faz "tuf" "tuf" "tuf" "tuf", pode estar adiantado, e então dá pré ignição no escape, porisso o "tuf" "tuf".
Bem como dito, manualmente, colocar no ponto é complicado, o motor da sua viatura está na primeira pg., sendo o 1º ou 2º (dos opalas), se tiver ig. eletrônica ,será do 4º em diante.
Qualquer dúvida é só tc.
Abraços.
Kim
Valeu Kim !!!!
Quebrando a cabeça c/ Weber e tabela de calibração ......
[]´s
Caro valmor!
bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
Mais vamos lá:
Venturi - "K" nº.30
Difusor - 4
Gicleur principal - "Gg" 162
Gicleur de correção de ar - "a" 135
Gicleur de macha lenta - "gf" 70
Corretor de ar m. lenta - "u" 120
Tubo injetor - "i" 70
Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)
O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.
Na TABELA DE CALIBRAÇÂO constam as medidas dos gicles. Pelo que entendi , se forem originais não devem ser trocadas é isto ????
Ou eles ( gicles ) sofrem desgaste e DEVEM ser trocados c/ certa frequencia ?
Contagiros e vacuometro ,instalados ,não ajudariam na regulagem do carbura ????
[]´s
Caro valmor!
Bem, você tá começando a ficar bom!!!:mrgreen:
Isso mesmo, é para conferência, observe se o dono anterior não danificou o mesmo, com chave de fenda errada (a fenda do gicleur fica "roida").
Observe o nº. e a letra dos mesmos, tem que ser idêntica a da tabela, por exemplo, o x110 é do gasolina, o d110 é do álcool (3E brosol).
O giro auxilia na regulagem da lenta - 650 à 700 giros.
O Vácuo, acerta o "ar" e, pode acertar o ponto.
Quando se fala em mistura, é o 33 tá!
Estou te mandando uma tabela para facilitar sua vida.
Estou contente em poder ajuda-lo.
Precisando, é so tc, não só para bura.
Abraços.
Kim.
Valeu amigo !!!!
Esta ajudando e MUITO !!!!
Otima tabela ( vacuometro ) .
[]´s
cmte_carvalho
04/11/2006, 21:05
Olá pessoal!
Assim como para o amigo Valmor, a regulagem de carburadores é algo que sempre quiz aprender mas nunca tive oportunidade. Gostaria então de propor para algum de nossos famosos "mestres" presentes no fórum que possa vir a criar um verdadeiro "passo a passo da regulagem de carburadores", o qual possa ser entendido tanto pelos mais leigos quanto pelos mais entendidos.
É muito sacrifício ter que ficar pagando 20 ou 30 Reais a cada regulagem em diferentes "mecânicos" e mesmo assim permanecer com o motor funcionando de maneira que não seja a ideal (como ocorre no meu caso).
É isso. Abraços na esperança de descobrir, em breve, como regular carburadores! Até!
emilioleonardo
10/04/2010, 20:31
Como já mencionado pelo Kim, antes de regular o carburador, temos que achar o ponto.
Adiciono a observação dele outros pontos a serem verificados e corrigidos antes da regulagem: velas, bobina e platinado.
De nada adianta tentarmos regular algo completamente irregular, o funcionamento do motor é influenciado por todos estes componentes. Por isso, para regular o carburador, temos que ter todos funcionando dentro da faixa de aceitabilidade do fabricante e do carro. As vezes, o defeito em um pode parecer uma falha de carburador, mas é só trocar que o carro fica perfeito de novo.
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