PDA

Ver Versão Completa : Vitara com Barulho quando sobe obstáculos . . .



alex_mello
03/03/2004, 19:44
Caros amigos,

Tenho um Vitara 93 Metal Top cambio automático que comprei há apenas um mês. Fiz uma pequena revisão, trocando óleo, filtros, velas, limpando bicos, trocando as três correias e os pneus(optei pelos Wrangler 225/75/15 RS/T mixto, 70% on 30% off road, pois no momento estou usando o Vitara como automóvel também). Deu uma revisada na parte elétrica que tava meio bagunçada e ele vai indo. Eu estou no Piauí e comprei este carro usado por R$ 14 mil (Placa de São Paulo e pelo visto já havia sido de alguém em Minas) e mesmo sem poder, só nos pneus gastei R$ 1.400 mais uns R$ 700 com esta pequena revisão(Tampa do distribuidor rachada, relês e outras coisinhas mais que só encontrei em uma concessionária e aí aiiiii).

No geral posso dizer que gostei muito do carro. Estranhei no início a dureza, pois nunca tinha tido um Jipe, mas não me arrependo. No momento, como estou utilizando ele como automóvel, não vou fazer todas as transformações que desejo, mas assim que a coisa melhorar e eu puder, vou comprar novamente um auto para mim e deixar o Vitara só para o lazer das trilhas.

No momento estou com dois problemas. Um é o barulho que ele faz quando vou subir uma inclinação, como uma entrada de garagem mais alta, ou um obstáculo e tenho que entrar na diagonal: ele faz um barulhâo tipo "Tó-to-to-to". E o interessante é que este barulho só surge nesta ocasião! Este barulho se parece com o barulho das juntas homocinéticas em carros com tração dianteira, mas eu tenho certeza que o barulho é na traseira(mesmo sabendo que o Vitara em modo 4x2 esta com a tração na traseira). Será que isto é junta homocinética? Ou é algum problema no diferencial, sei lá. Me dêem uma dica.

O outro problema é que sempre que entro em uma trilha com mais água, aparece um problema elétrico. Percebo que o motor fica todo enlameado, inclusive com marcas de lama no distribuidor, devido não ao carro estar coberto de água até ali, mas do deslizar das rodas ou do balanço quando passo por uma poça mais profunda. Eu acho o estado das fiações do carro bastante precário e queria saber se devo fazer alguma modificação para que ele fique mais protegido e seguro, para que este problemas não ocorram mais, ou pelo menos, não com tanta frequência.

Fico grato pela paciência dos mais experientes com este novato liso e endividado, mas já inoculado com o vírus Suzuki.

04/03/2004, 08:46
Bem,

Pelo que eu saiba, dificil ser juntas nesse caso, pois nos Vitaras só tem na frente (não é isso ?) as tais juntas, que apresentariam barulho somente em 4x4 e com o giro esterçado.

Ta me parecendo algum problema na suspensão, quando ela trabalha ta fazendo esse barulho. Não conheco muito de amort., mas amortecedores ruins não podem fazer esse barulho?

Sobre a fiação, seria uma boa gastar um pouco mais e levar num eletricista e refazer a fiação, ja que voce acha que esta meio inadequada. Peça pra refazer com cabos corretos e de bitola corretos também, e já peça para o eletricista vedar tudo que pode com silicone, como conexões, distribuidor, velas, etc, vai ajudar bastante.

Quanto a peças, fica a dica das lojas Japan Auto Parts (www.japanautoparts.com.br) e Suzucar (www.suzucar.com.br) que tem preços mais em contas para aquelas peças que só a Suzuki tem.

[]s esperando ter ajudado ao menos um pouco o colega,

Fabil
04/03/2004, 18:36
Bao.. com relacao e esse TO,,TO,,TO,,TO.. vc já observou se o Pneu nao esta pegando na lata ?
fale mais desse to..tot..to..., é um som metalico, suave ? quando isso acontece, vc sente o carro "agarrando" ?
pode ser tb cano de descarga batendo na lata/eixo,, etc..

peca p/ alguem ficar do lado de fora do carro enquanto vc passa por obstaculos p/ tentar ver de onde vem o barulho..

T+

Rafael_Reis
05/03/2004, 01:07
Quando o Cabrito era mais baixinho :lol: ja tive problema parecido.
Como ele batia muito embaixo nas trilha o escapamento amassou e batia quando o carro inclinava em subida. Especialmente quando arrancando morro acima. As batidas começavam forte e a medida q o jipe acelerava iam sumindo. Se oa sintomas sao os mesmos pode ser o escapamento batando. Olha no suporte junto a t-case e ao lado to tanque de combustivel. Quanto a fiacao ele é muito bem protegida, da uma olhada no meu site. Ja dei alguns bons mergulhos e nunca tive problemas eletricos.

SO tenha cuidado com a entrada de ar q fica atras do farol do lado do motorista. Se puxar agua é calço hidraulico na certa. O ideal é um snorkel ou uma tom,ada de ar dentro da gabine.

Abraços vitareiros,

dtabone
05/03/2004, 10:20
Rafael,

Como seria essa tomada de ar de dentro da cabine? tem fotos?

[]´s pensativos

du
05/03/2004, 11:06
Pessoal,

Esta entrada de ar dentro da gabine será que não dá cheiro não ?

Talvez seja uma boa somente em conversíveis.

Abraços Du.

05/03/2004, 11:14
Pessoal,

Esta entrada de ar dentro da gabine será que não dá cheiro não ?

Talvez seja uma boa somente em conversíveis.

Abraços Du.

Dá cheiro não, pq ele SUGA o ar que ta dentro da cabine, e não solta nenhum cheiro do motor pra cabine não.

Os trollers de competição vinham com o filtro de ar todo dentro da cabine e não tinha nenhum problema.

dtabone
05/03/2004, 11:20
Até o ar vir de dentro da cabine, não acaba perdendo rendimento? :?:

du
05/03/2004, 11:25
Pessoal,

Aproveita que está dentro da cabine, e pega o ar frio do ar-condicionado !!! :lol:

Intercooler Tabajara. :shock:

Abraços Du.

billj
05/03/2004, 11:34
Pessoal,

Aproveita que está dentro da cabine, e pega o ar frio do ar-condicionado !!! :lol:

Intercooler Tabajara. :shock:

Abraços Du.


http://www.halfbakery.com/idea/air_20conditioned_20intercooler

alex_mello
05/03/2004, 11:39
Caro Rafael,

Ja acessei varias vezes o site do Cabrito e achei o seu carro super!!!
Mas não consegui ver as alterações que você me disse referentes a parte elétrica. Gostaria também de saber sobre o Snorkel que você colocou, se foi o de fibra, parecido com o do Troller ou foi o aquele com tubo arredondado, tipo o que vi em algumas Toyotas.

O que você considera bitola adequada? Dá para ver mais algumas fotos do Cabrito além das que tem no site?

Valeu,

Alexandre
Também louco por aventura, praticando Paraquedismo, mountain bike, rapel e rafting

du
05/03/2004, 11:50
Pessoal,

A Tigre tem uma linha de produtos para água pluvial que chama "Aguapluv Style", nesta linha tem tubos e conexões retangulares, acho que daria para fazer um snorker retangular em vez de tubo tradicional.

http://www.tigre.com.br/sabre/Consumidor/index.cfm?ID=1,1,5,24,93,0,0&orange=true&

Abraços Du.

Rafael_Reis
05/03/2004, 13:20
Bom, como dizia meu amigo Jack (o estripador), vamos por partes...

Entrada de ar na gabine: usei isso como uma gambi, pois nao tinha grana para o snorkel. Nao recomendo nao... Tem q meter a serra na parede corta fogo... Usei tubo de 3" a partir do filtro.
Quanto ao rendimento ele piora sim, mas so se sente na estrada na trilha como a velocidade é baixa , fica tudo igual. Tu perde a entada de ar forcado atras do farol. Faz um barulinho sim, mas nada de mais, pq o filtro fica longe da boca do tubo. Nada de cheiro ou coisa parecida.
Na epoca eu tambem nao queria cortar a lata do meu vitara novinho...
Pouco tempo depois ele ja tava bem amassado das trilhas, logo, sem piedade. Na epoca o Bill ate me aconselhou serrar o para-lama e instalar o snorkel logo duma vez, o q eu devia ter feito desde o comeco.

Meu conselho: poe um snorkel, mesmo q seja feito em casa e depois tu da um jeito de aproveitar o furo quando tiver um ideal. Eu vou comprar um snorkel cearense, de fibra, q "lembra" muito um safari.

Parte eletrica: nao mudei nada nao!!! Acho a original bem protegica, com excessao do alternador.

Abracao,

chrisb
09/10/2007, 16:39
Pessoal, reativando esse tópico do fundo do baú,Vou postar o meu relato com esse barulho: a minha viatura fazia esse Tó-to-to-to quando entrava em aclives na diagonal também.

MAS detectei o problema: O catalizador (gigante, original) batia na junção do cardan com o diferencial (nos parafusos, para ser mais exato), dependendo para que lado era a inclinação (ocorria + quando a inclinação era uma descida à direita).

SOLUÇÃO: Existem Três:

1 - Trocar a borracha que segura o catalizador;

2 - Trocar o próprio catalizador por um menor, ou um abafador;

3 - (A que eu Fiz, mas menos aconselhavel) Como minha viatura tem calço de suspenção, coloquei um espaçador no cardan. Agora ao invés de bater nos parafusos, o catalizador apenas RASPA no espaçador, então, o que eu ouço agora é somente o barulho de algo deslizando (raspando).

Ainda pretendo trocar o meu catalizador.

Abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
09/10/2007, 17:10
Pessoal, reativando esse tópico do fundo do baú,Vou postar o meu relato com esse barulho: a minha viatura fazia esse Tó-to-to-to quando entrava em aclives na diagonal também.

MAS detectei o problema: O catalizador (gigante, original) batia na junção do cardan com o diferencial (nos parafusos, para ser mais exato), dependendo para que lado era a inclinação (ocorria + quando a inclinação era uma descida à direita).

SOLUÇÃO: Existem Três:

1 - Trocar a borracha que segura o catalizador;

2 - Trocar o próprio catalizador por um menor, ou um abafador;

3 - (A que eu Fiz, mas menos aconselhavel) Como minha viatura tem calço de suspenção, coloquei um espaçador no cardan. Agora ao invés de bater nos parafusos, o catalizador apenas RASPA no espaçador, então, o que eu ouço agora é somente o barulho de algo deslizando (raspando).

Ainda pretendo trocar o meu catalizador.

Abs

O espaçador raspa no silencioso né não???? Pois ele é instalado perto do dierencial traseiro e não perto do catalisador que é lá na frente. Tira logo este silencioso e coloca um abafador de alfa. Vai ficar irado o ronco do bixo.

Valeu:concordo:

Jeanilson
10/10/2007, 13:22
Pessoal, reativando esse tópico do fundo do baú,Vou postar o meu relato com esse barulho: a minha viatura fazia esse Tó-to-to-to quando entrava em aclives na diagonal também.

MAS detectei o problema: O catalizador (gigante, original) batia na junção do cardan com o diferencial (nos parafusos, para ser mais exato), dependendo para que lado era a inclinação (ocorria + quando a inclinação era uma descida à direita).

SOLUÇÃO: Existem Três:

1 - Trocar a borracha que segura o catalizador;

2 - Trocar o próprio catalizador por um menor, ou um abafador;

3 - (A que eu Fiz, mas menos aconselhavel) Como minha viatura tem calço de suspenção, coloquei um espaçador no cardan. Agora ao invés de bater nos parafusos, o catalizador apenas RASPA no espaçador, então, o que eu ouço agora é somente o barulho de algo deslizando (raspando).

Ainda pretendo trocar o meu catalizador.

Abs
Chrisb,

Já tive esse mesmo problema, do silencioso pegar nos parafusos do cardã traseiro (parece que esse problema é mais comum do que achava :pensativo:).

Resolvi de uma maneira diferente das mostradas, então lá vai a solução nº 4: :mrgreen:

4 - Em uma loja especializada em escapamentos, chegar a tubulação e o silencioso para o lado, afastando do cardã.

[]'s

deciodozi
14/06/2009, 11:15
Bom dia,
meu vitara 97/98 ta com barulho quando ligo ar condicionado
alguem sabe dizer se tem jeito