PDA

Ver Versão Completa : Vitara , lift de suspenção 2" fabricação própria .



jmquiroga
04/10/2006, 22:44
ola galera , gostaria de saber , se alguem usa o lift de suspenção de 2" de fabricação própria ??? eu tenho acesso ao material usado nos calços e ao serviço de torneiro , com isso o custo ficaria muito melhor para mim , ( sendo que no mercado estão pedindo R$ 350,00 pelo kit ) , mas eu percebi que no kit existem espaçadores , estensores e mangueiras , alguem teria alguma medida para essas peças ??? pra que servem essas mangueiras ?? ,

eu terei acesso ao calço ( somente ) para tirar as medidas para fabricação exata , agora as outras peças não , quem puder ajudar ficaria muito agradecido ;...

aguardo .. valeu ..

( depois eu pergunto sobre os calços da carroceria , esses parecem bem mais facil fabricação , somente calço e parafuso , correto ? )

Grassmann
05/10/2006, 09:07
Colega,

Não sei se vale a pena fabricar o kit. Eu havia cotado aqui em Curitiba com um torneiro amigo, e o preço ficava uns 15% menor. O "x" da questão é se houver algum erro no processo e for necessário refazer alguma peça, já fica mais caro.

O kit é composto basicamente de:
- 2 calços dianteiros para as molas (nylon)
- 2 calços traseiros para as molas (nylon)
- 2 calços para os batentes dianteiros (aço)
- 2 calços para os batentes traseiros (aço)
- 4 prisioneiros para os calços de batentes
- 1 mangueira para substituir a mangueira do respiro do diferencial traseiro
- 4 calços em aço para a bandeja traseira (wish-bone)
- 2 calços para os amortecedores dianteiros (metal)
- 2 prolongadores para os amortecedores traseiros em metal.

Esta é a composição do kit da Alternativa. O da RC4x4 não vem com os calços de batente, calço de bandeja e prisioneiros.

Usinar os calços é fácil e qualquer torneiro com as medidas faz facilmente. O difícil é usinar os prolongadores dos amortecedores traseiros. E pior ainda montar o prolongador do amortecedor dianteiro. Com uma peça em mãos, qualquer torneiro faz, mas sem a peça fica difícil montar.

Enfim, acho que não vale a pena a economia. Pense em comprar de quem já fabricou e vendeu centenas de kits. Os kits costumam vir completos, não geram transtornos ao montar e tem um acabamento razoável.

jmquiroga
05/10/2006, 09:38
bom , eu vou tentar mais um pouco antes de desistir , agora ja tenho toda a lista do kit , não posso deixar faltar nada , ontem conheci um rapaz que se propôs a desmontar o kit do carro dele para eu pegar o modelo , vc acha que dessa maneira vale a pena a fabricação ??? , ou mesmo assim vale a pena comprar ... eu tinha feito um calculo de gasto de material de uns R$ 150 , bem mais economia que os 15% citados ...

e com relação aos calços de carroceria parecem bem mais simples , não ??

outra pergunta , se o kit for com calços de 2,5"( suspenção ) , qual seria o real problema ??

aguardo ..

Grassmann
05/10/2006, 09:47
R$150 por tudo?
Acho difícil.
Os prolongadores para amortecedores, tanto dianteiros quanto traseiros exigem um pouco do torneiro. Ele certamente vai cobrar por isso.
Além disso, existem os prolongadores da bandeja traseira, que são relativamente simples de fazer. E ainda os prolongadores de batentes, estes um pouquinho mais complexos, uma vez que tem que ter rosca passante na mesma medida dos parafusos.
Eu tinha os calços em nylon por cerca de R$130 usinados, mas daí falta todo o resto. Fora a questão de mandar peça pro torneiro, tentar montar, mandar de volta pra ajustes, montar de volta... Nesse tempo todo tem que ficar com o carro parado e correndo pra cima e pra baixo... Se somar tudo isso, acho que não compensa.

Grassmann
05/10/2006, 09:55
e com relação aos calços de carroceria parecem bem mais simples , não ??


Os calços de carroceria são bem mais simples.
O difícil e caro é a mão-de-obra pra desmontar o carro todo e remontá-lo. Fora que existem diversos inconvenientes. A flange da direção não encaixa 100%, o câmbio fica mais "pra baixo" dentro do carro, o pára-choques não encaixa mais,... Tente conversar com alguém que tenha feito o body lift antes de iniciar o seu.



outra pergunta , se o kit for com calços de 2,5"( suspenção ) , qual seria o real problema ??


Na traseira nenhum. Só calçar a bandeja e montar o alongador na mesma medida.
Na dianteira, o problema começa em montar o calço. Com 2" o calço já entra apertado. Com mais do que isso, nem sei se dá pra encaixar o calço. E depois vai dar muito problema de cambagem. Até 2" vai tranquilo pra acertar geometria depois.
O calço da Alternativa já vem com 2,5" na traseira e 2" na dianteira. O RC4x4 vem 2" nas quatro molas.
Uma alternativa para você não se incomodar muito é mandar usinar 4 calços de aproximadamente 1 a 1,2" e montá-los nas molas sem qualquer outra adaptação. Até esta medida dificilmente vai precisar de prolongador de amortecedores. Não dá problema em cambagem e não exige correção (calço) na bandeja traseira. Nesse caso, o custo realmente fica bem mais baixo.
Só cuidado quando for montar. A maioria dos mecânicos não faz geometria. E a maioria das lojas que faz geometria vai querer cobrar duas cambagens. Pode ficar caro. Eu rodei um bocado até encontrar alguém que fizesse o serviço por um preço justo. Me cobraram R$90 pra certar a geometria do carro. A maioria cobrava pela tabela de serviços e acabava cobrando cerca de R$260.

M A Z Z I . . .
05/10/2006, 10:12
Saudações Grassmann (Leandro)

Saberia me informar se a Alternativa disponibiliza esse kit completo para o Suzuki Grand Vitara?

Se você puder me informar o telefone deles e de onde eles são, não são de Curitiba né?

Grande Abraço...

Romulo.

Grassmann
05/10/2006, 10:26
Saudações Grassmann (Leandro)

Saberia me informar se a Alternativa disponibiliza esse kit completo para o Suzuki Grand Vitara?

Se você puder me informar o telefone deles e de onde eles são, não são de Curitiba né?

Grande Abraço...

Romulo.

Quem é vivo sempre aparece... :)
Devem ter calços pro Grand Vitara sim. Sinceramente, nem sei se há diferença no kit do Grand Vitara para o Vitara. (Na RC4x4 a foto é exatamente a mesma).
Contatos:
www.alternativa4x4.com.br
11-6221-5359
Fale com o Robson, o cara é muito atencioso.

[]´s

Leandro.

jmquiroga
05/10/2006, 10:47
é , vc esta me convencendo a comprar o kit , e muito obrigado pelas informações , pelo visto o kit da alternativa é bem melhor que o da rc , o preço é o mesmo e vem bem mais completo , e achei muito interessante ele vir ja com calços de 2,5 na traseira , .. acho que vou acabar comprando mesmo , vai me dar menos dor de cabeça , desmonta o carro do meu companheiro e deixar ele parado até eu conseguir fazer tudo vai ser complicado mesmo , agora com relação ao kit de carroceria eu vou no pacaembu na proxima quinta feira e devo encontrar alguem la com calço na carroceria , vou pedir alguns conselhos , entrar no carro para conferir o cambio , e perguntar com relação ao parachoque eu tinha ouvido falar que era só alterar a furação do parachoque ....

outra pergunta , como pretendo ir por partes nos equipamentos , quero levantar primeiro depois por os pneus , seria possivel rodar por pelo menos por uns 3 meses com calço na carroceria e suspenção e com pneus originais ??? , pq se eu esperar pra guardar o dinheiro , ele some ... alguem ja viu jeep assim ???

M A Z Z I . . .
05/10/2006, 10:49
É isso aí...
Na ativa novamente...

Penço em avisar nosso amigo "jmquiroga" que tenho como ajuda-lo a abaichar o custo de sua "empreitada" hehehe...
Ele é loco de querer fazer sozinho, não tem como competir com lotes maiores de produção, maz tudo bem, adimiro ele por isso, a maioria passa longe de "meter a mão na massa"....
É que eu tenho um par de prolongadores dos amortecedores traseiros sobrando, que era do meu vitara 93, tenho até os amortesedores modelo original guardado...

Atééé...

M A Z Z I . . .
05/10/2006, 11:09
...agora com relação ao kit de carroceria eu vou no pacaembu na proxima quinta feira e devo encontrar alguem la com calço na carroceria , vou pedir alguns conselhos , entrar no carro para conferir o cambio , e perguntar com relação ao parachoque eu tinha ouvido falar que era só alterar a furação do parachoque ....

outra pergunta , como pretendo ir por partes nos equipamentos , quero levantar primeiro depois por os pneus , seria possivel rodar por pelo menos por uns 3 meses com calço na carroceria e suspenção e com pneus originais ??? , pq se eu esperar pra guardar o dinheiro , ele some ... alguem ja viu jeep assim ???

jmquiroga

Vou falar sobre o que eu tive como experiencia, quando tive meu vitara 93 (vendi semana passada)...

Sobre os calços de carroceria, no meu vitara eu tenho 2 lados a falar, o lado bom, e o não tão bom... hehe...
O lado bom é que ficou mais alto, raspa menos os pneus na lata quando se encontra em um obstaculo que force bem a suspenção...
O lado não tão bom, que não considero ruim foi o fato das alavancas de cambio, que ficam um pouco mais firmes para se por as marchas, a reduzida então quase some do console central...
Maz no geral, o resto não é significativo além do preço da mão de obra para instalar...

E sobre o parachoque, recomento que primeiro levante o carro na suspenção e depois na carroceria e só após decidir se é isso que vc quer, que vc deve comprar parachoques de ferro... O dianteiro de ferro da RC tem regulagem (furos) para 2" ou 2"+2" o traseiro não!!!

Os originais vc joga no lixo hehehe... vai arrebentar nas trilhas mesmo, vai só com a alma interna de ferro e pronto, enquanto vc não compra os de ferro....

Ei... Não tem problema nenhum andar com pneus pequenos e carro alto, apenas vai sentir a estabilidade completamente desfavoravel e a estética "orrrriverrr" hehehe...
Maz assim que vc colocar pneus mais largos e amortecedor de Omega Suprema tudo se corrige...

Cara!!! Vai sem medo... É só ter FÉ!!!

Grassmann
05/10/2006, 13:39
jmquiroga,

O Rômulo citou quase tudo. Pouco tenho a acrescentar.
O meu Vitara tá com 2" na suspensão. E realmente é melhor e mais barato começar pela suspensão. Requer menos adaptações e custa bem menos.
Quanto aos pneus, o que mais interfere é no visual. O meu tá com pneus 215/75R15. São pouca coisa maior do que os originais. Não fica tão bonito, mas eu não senti diferença na estabilidade não... Mas em breve devo colocar os 235/75 ou talvez uns 30x9,5".
O que tenho a te dizer é que o carro melhorou muito em trilhas depois dos calços na suspensão. Antes o Vitara "lixava" a parte de baixo nas erosões. Depois do kit, dificilmente raspa em algum lugar. E se raspar, tá protegido mesmo! Eu sofria muito antes porque ao raspar o carro oferece muito mais atrito, e tem que forçar mais o motor. Se não raspar, ele roda mais livre e força menos.
Enfim, tô feliz com o carro mais alto! Vai fundo, que você não se arrepende.

Grassmann
05/10/2006, 14:04
Só para comparar, veja as fotos do antes e depois do kit 2":

Antes:
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/16/3
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/16/4
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/14/11 (Este é bom tirar uma média entre a dianteira e traseira... - A posição não ajuda muito...)


Depois:
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/17/1
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/17/3
http://lgrassmann.multiply.com/photos/photo/17/17

Márcio Magalhães
05/10/2006, 14:24
Pessoas,

Se for jogar fora os para-choques originais, dá pra mim! rs...

Ratificando: começar a levantar é pela suspensão... e o melhor custo x benefício é com o Rodrigo Portugal: www.rc4x4.com.br (sem comissão! rs...)

[]´s,

Grassmann
05/10/2006, 14:35
Márcio,

O kit da RC4x4 é bom, mas faltam algumas peças, a saber:
- Calços da bandeja traseira
- Calços dos batentes dianteiros
- Calços dos batentes traseiros
- Prisioneiros dos calços de batente

De resto, os kits são exatamente iguais. Até porque eles são cópia fiel da Calmini. Eu optei pelo kit da Alternativa por dois motivos:
- Vem mais completo, não necessitando fabricar peças em torneiros;
- A traseira levanta em 2,5" contra 2" da RC4x4.

E a diferença de preço é mínima. (R$350 da Alternativa contra R$330 da RC4x4).

M A Z Z I . . .
05/10/2006, 16:14
Só de lembrança pra quem tem em mente fazer trilhas com Vitaras...

Minha opinião pessoal sobre o assunto!!!

Se for fazer apenas trilhas leves e eventualmente médias que principalmente não tenha erozões pelo caminho, é melhor fazer apenas 2" (suspenção)...

Se for fazer trilhas pesadas, ou qualquer uma que seje que contenha erozões e torções, é melhor fazer 2" + 2" = Suspenção e carroceria...

Repentindo: Minha opinião por ter tido um vitara e ter feito 2" e depois de um ano mais 2"... Essa foi a conclusão que tirei...

Grande abraço a todos....

jmquiroga
05/10/2006, 22:56
obrigado novamente pelas informações , irei tomar minhas decisões finais aqui com o pessoal do jeep club , eles achavam melhor a fabricação , mais eu acho melhor comprar .. se eu for fabricar irei entrar em contato com vc mazzi para negosicarmos os espaçadores ...

agora fiquei encucado com o negocio da carroceria , pq eu sempre gostei do jeep bem alto ( até esteticamente ) , e estava com os calços na carroceria em mente ... mais se dificultar na passagem das marchas irei pensar duas vezes , mas como disse vou quinta feira no pacaembu e pedir para testar algum vitara com calço na carroceria .. para tirar a conclusão ..


outra perguntinha ... um pneu 195 / 80 / 15 não deveria ser mais alto que um 235/ 75 /15 ???? , a altura do pneu não o segundo numero ?? 80 / 75 ?

pq não adianta nada tmb, levantar a carroceria 10 " , se o diferencial vai continuar batendo ??? não é verdade ?

jmquiroga
05/10/2006, 23:00
grassman , eu tava pensando em comprar esse parachoque de impulsão do seu vitara , o que vc tem a dizer sobre ele ?? é bom ?

Grassmann
06/10/2006, 10:00
jmquiroga,

1) A altura dos pneus é proporcionalmente maior quanto maior for o segundo número da designação do mesmo. Mas este número não é absoluto, e sim uma proporção da largura. Explico: Um pneu 195/80 tem altura de 80%*195 = 156mm enquanto um pneu 235/75 tem 75%*235 = 176,25mm. Desta forma, um pneu 235 não só é mais largo, mas também mais alto.

2) O pára-choque de impulsão é razoável. Ele vai preso somente embaixo do Vitara. Ocorre que se ele normalmente fica bambo, meio molão. No meu caso, providenciei uma forma de prendê-lo também por cima, entre a grade do radiador e o pára-choques. Resolveu. Em breve devo trocar por pára-choques de ferro, e daí este problema morre de vez.

3) O diferencial fica na mesma altura, mas a travessa do câmbio fica mais alta. E normalmente é ela que enrosca nas trilhas. O diferencial pode até bater, mas é mais difícil. De qualquer forma, se trocar os pneus por 235/75 você ganha mais uns 3cm no diferencial. Já ajuda muito.

M A Z Z I . . .
06/10/2006, 10:21
...se eu for fabricar irei entrar em contato com vc mazzi para negosicarmos os espaçadores ...

agora fiquei encucado com o negocio da carroceria, pq eu sempre gostei do jeep bem alto ( até esteticamente ) , e estava com os calços na carroceria em mente ... mais se dificultar na passagem das marchas irei pensar duas vezes , mas como disse vou quinta feira no pacaembu e pedir para testar algum vitara com calço na carroceria .. para tirar a conclusão ..


outra perguntinha ... um pneu 195 / 80 / 15 não deveria ser mais alto que um 235/ 75 /15 ???? , a altura do pneu não o segundo numero ?? 80 / 75 ?

pq não adianta nada tmb, levantar a carroceria 10 " , se o diferencial vai continuar batendo ??? não é verdade ?

Bom dia a todos...

Se tem duvidas, aí estamos pra dar palpites...

Então vamos por partes...

Ei Jmquiroga, acho que consigo uma solução viavelmente financeira mais agradavel, tem um amigo meu, aqui em SC que é dono de uma metalúrgica, e que copiou o kit inteiro do vitara. Então eu penço assim: Se vc consegue os calços de mola mais baratos e os espaçadores praticamente de graça comigo, o restante que falta eu vou ver com ele se ele te vende separadamante... O que acha???

Sobre os calços de carroceria...

Não fique encucado com esses calços, se vc tem algum motivo pra erguer, PODE FAZER, é garantido!!! Apenas vai sentir que a mudança de marchas vai ficar mais firme, vai ter que "empurar" as alavancas com um pouco mais de força do que a comum feita antes... O mais chato de tudo é regular a coifa do cambio e o console central...
O carro vai perder UM POUCO o centro de gravidade, (estabilidade) maz isso se corrige assim que vc colocar pneus mais largos, principalmente se for com rodas de off set -12 tala 7 (-25 lata 8 NÃO RECOMENDO)... Vai ficar UM POUCO mais "TRIPIDANTE"... entendeu o que eu quis dizer??? hehehe.... Maz isso quase nem se nota...

Sobre os pneus...

NEGATIVO... O 195 não é mais alto que o 235!!!

O fato é o seguinte, a medida dos pneus é feito proporcionalmente, porcentagem...

Veja só como fica:

Média *Pneus 235/75R15 = 28.9" de diâmetro e 9.3" de largura.
Média *Pneus 195/80R15 = 27.3" de diâmetro e 7.7" de largura.

Sobre a altura do diferencial...

Bom... No meu ponto de vista, é o motivo principal por colocarmos pneus maiores, isso levando-nos a querer erguer cada vez mais o carro... Foi por isso que instalei 2" + 2" e coloquei pneus BEM grande....

Boa sorte vivente... qualquer coisa estamos aí....

Grande abraço...

wnicolino
06/10/2006, 11:15
Pessoal, execlente tópico, tirou todas as minhas dúvidas, principalmente sobre onde conseguir um kit que viesse com calço tb para a balança do diferencial (upperwishbone). Eu estou doido para levantar as 2" agora, e depois, qd estiver na hora de trocar meus pneus 215 70 (mais uns 30.000km, trocar por 235 70.
Pergunta: Dá para colocar o 235 70 com as rodas originais, ou vai ficar encostando na lata????
É obrigatório usar rodas com offset negativo??
Abçs a todos
Walter

Grassmann
06/10/2006, 11:29
wnicolino,

O meu está com rodas originais e pneus 215 e já raspa. Até dá pra regular na geometria, mas perde um pouco de raio de giro.
Com pneus 235 é quase obrigatória a troca. Vai raspar sim.
Mas nem esquenta. Um jogo de rodas novo sai por uns R$700, e se você vender as rodas originais, ganha uns R$350 nelas.
Vem cá, vai mesmo esperar os 30mkm pra trocar os pneus?... Os meus estão quase novos e eu já estou pensando seriamente em trocá-los... rsrsrs Mas primeiro vou trocar as rodas, e só depois os pneus.

Agora, quanto aos calços para a bandeja, são super simples de fazer. Se fosse só esse o problema, não teria esquentado a cabeça. O que me levou a comprar da Alternativa foi que eles mandam calços de batente, e esses dão mais trabalho pra fazer.

Se quer erguer o Vitara, vá em frente! Só tem a ganhar...

Grassmann
06/10/2006, 11:33
...trocar meus pneus 215 70 (mais uns 30.000km, trocar por 235 70.


Os pneus usados são os 235/75R15

[QUOTE=wnicolino;296957Pergunta: Dá para colocar o 235 70 com as rodas originais, ou vai ficar encostando na lata????
[/QUOTE]

Eles não raspam na lata do carro, e sim na longarina, do lado de dentro da caixa de rodas. A minha está toda lisa, sem tinta... E depois que ergueu raspa mais ainda (Não sei o motivo disso, talvez o fim de curso do braço de direção tenha se alterado na montagem do kit)

M A Z Z I . . .
06/10/2006, 15:27
...Pergunta: Dá para colocar o 235 70 com as rodas originais, ou vai ficar encostando na lata????
É obrigatório usar rodas com offset negativo??
Walter

Wnicolino

Respondendo suas dúvidas conforme minha linha de opinião sobre o assunto.

Dá SIM pra colocar pneus 235/70R15 com as rodas originais, porém vai ficar uma porcaria!!! Vai raspar no chassis e na lata quando entrar em erozões ou torções fortes e também diminuir teu algulo de giro...

Não é obrigatório usar off set negativo, maz é altamente necessario e recomendavel, porque vai parar de raspra no chassis, vai te dar mais angulo de giro, bater na late em erozões só livra com calços...

E ainda dou outra opinião...

NÃO coloque pneus 235/70R15, coloque 235/75R15!!! Vai por mim e por 90% dos vitareiros... É a medida mais usada, a que melhor atende o carrinho...

Abraço...

M A Z Z I . . .
06/10/2006, 15:40
...Eu estou doido para levantar as 2" agora, e depois, qd estiver na hora de trocar meus pneus 215 70 (mais uns 30.000km, trocar por 235 70.
...
Walter

Lembrei de mais uma coisa...

Veja as medidas dos pneus:

Média 215/70R15 = 26.9" de diâmetro e 8.5" de largura;
Média 235/70R15 = 28.0" de diâmetro e 9.3" de largura;
Média 235/75R15 = 28.9" de diâmetro e 9.3" de largura.

Espero não ter te confundido...

Qualquer coisa estamos aí!!!

Abraço...

Walter Carlos Brossel
06/10/2006, 16:41
Wnicolino

Respondendo suas dúvidas conforme minha linha de opinião sobre o assunto.

Dá SIM pra colocar pneus 235/70R15 com as rodas originais, porém vai ficar uma porcaria!!! Vai raspar no chassis e na lata quando entrar em erozões ou torções fortes e também diminuir teu algulo de giro...

Não é obrigatório usar off set negativo, maz é altamente necessario e recomendavel, porque vai parar de raspra no chassis, vai te dar mais angulo de giro, bater na late em erozões só livra com calços...

E ainda dou outra opinião...

NÃO coloque pneus 235/70R15, coloque 235/75R15!!! Vai por mim e por 90% dos vitareiros... É a medida mais usada, a que melhor atende o carrinho...

Abraço...



Pessoal,
Pelo que pude perceber, e no que tenho lido aqui no fórum, acho que cada caso é um caso...eu explico:

Minha Viatura tinha apenas 1" na suspensão e rodas originais, quando coloquei os Pirelli Scorpion Mud que são 30/9,5/15, que correspondem quase à mesma medida dos 235...
Não raspava NADA! Apenas quando esterçava totalmente o volante para a direita (em manobras de estacionamento por ex.), raspava um pouco na longarina. E o carro ficou exepcional nas trilhas...
Pois bem. Resolvi trocar as rodas e coloquei um jogo modelo Troller, que são tala 8 e possuem um offset -12. Ficaram maravilhosas, aumentam o pneu, etc,etc, mas na prática ficaram raspando (e muito!) na parte interna (embaixo) do para lama. Solução: Levantar o carro mais 1" (RCx4).
Assim que tiver feito essa modificação eu informo o resultado. Detalhe: As rodas que eu comprei estavam num outro Vitara e não raspavam nada...

Porém ontem no encontro de jipeiros que tivemos aqui em BH conversei com várias pessoas que tem o mesmo pneu porém configurações diferentes de suspensão.
Impressionante como cada um tinha uma experiência diferente do outro. Uns tiveram que cortar parte do para lama, cortar a ponta da proteção da caixa de ar, outros colocaram calços de carroceria, outros mexeram nas molas, enfim, cada um tinha uma história diferente para contar com relação a "maledita" raspação de pneus...
Pelo que pude perceber, não existe um receita ideal. Teve um cara ontem que me falou o seguinte: Ele colocou calço de 2" na frente com molas de chevete, e na traseira colocou calço de 0,5" e amortecedores de suprema.
Para muitos essa é a configuração ideal. Mas conversando com outro proprietário de Vitara ele me disse que o pneu raspava muito com essa configuração e teve que colocar calço de carroceria para terminar com o problema...vai entender.Ehehehehehehe...
Acho que o ideal é pesquisar bastante e ver o que é o melhor para o SEU carro e qual o tipo de trilha que vc faz aí na sua região.
Outra coisa: Não esqueça de trocar o focinho do diferencial dianteiro do seu vitara pelo do Samurai pois com pneus 235 ele vai p/ o espaço mêssssssssss...
No mais,
Umbraçoproçeistudo!

wnicolino
06/10/2006, 16:42
Valeu pessoal,
não me confundiram não, eu é que mongolizei e escrevi 235 70, qd o que quero é o 235 75.
Vou fazer isto, vou primeiro comprar as rodas, depois coloco o calço e aí parto para os pneus, pelo que entendi nesta ordem não há roubada, nada encosta em nada certo?? E vem cá, qual é a medida de offset recomendada, e aonde eu encontro estas rodas no RJ.
Qto a esperar os 30.000 km, não sei... são 4 michelin AT em ótimo estado... dá um dó!!!

Abçs.

M A Z Z I . . .
06/10/2006, 17:22
É isso Walter, concordo plenamente!!!

Cada um é cada um, passei por isso, e acho que cada vitareiro passou ou vai passar...

Wnicolino

Vai nessa ordem que não tem erro, é o mais certo ir passo a passo mesmo...

Sobre as rodas, como sou de SC não sei onde vc vai achar aí, mas eu tenho pra vender 5 rodas 15" tala 7 com off set -12. No meu modo de ver é a mais recomendada para 235/75R15... Por isso que comprei elas... Só que agora vendi meu vitara e comprei um GV...
As rodas com off set mais negativo que 12 (-25 por exemplo) ficam muito pra fora, a policia pode encomodar... e o fato da tala 8 o pneu fica muito largo daí raspa muito...

Abraço...

Márcio Magalhães
06/10/2006, 17:35
Pessoas,

Pneu raspando na longarina a solução é simples! O Vitara tem um limitador no curso da direção. São dois parafusos que abrimos ou fechamos na medida que quisermos. Um fica logo abaixo da caixa de direção e outro um pouco mais para o centro. Vai num casa zé roela qualquer de alinhamento e pede pro cara falando exatamente o que eu disse. Pronto. Ele ajusta exatamente na medida para não raspar mais. O resultado é que o carro esterça menos... é sensível isso.

Quanto ao Kit... uso o do Rodrigo Portugal RC4x4 e o próprio sujeito que instalou fez um calço para bandeja (é moleza isso, gente!). Uso pneus 235 75 15 e não pega nada em lugar algum.

[]´s,

jmquiroga
07/10/2006, 00:53
bom gente , muito obrigado novamente pelas informações , mazzi , realmente para mim é muito facil conseguir só os calços , se vc me vender os alargadores , fica faltando só os estensores e algo mais .. ve pra mim quanto fica e podemos fazer negocio , ficarei muito agradecido ...

com relação as rodas e pneus , agora eu entendi as medidas .. e com relação a rodas com offset -25 , alem da policia não ligar para isso ( opiniõs de um monte de gente que usa ) , com um alargador de para lama de 40 reais vc resolve o problema ..

e quinta feira dia 19 estarei indo para o pacaembu para tentar negociar uns pneus 235 ou 30" e se possivel com rodas -25 ( usadas de preferencia ) , darei minhas rodas e pneus de entrada , senão venderei separadamente ...

hj achei uma roda usada com offset -25 num borracheiro aqui na praia grande - sp , mais o cara só tinha uma então não adianta nada , mais com certeza se eu desse 50 reais , ele me vendia ...

abraço ..

jmquiroga
07/10/2006, 00:55
eu coloco meu vitara do lado de um com calço na suspensão , e é uma boa diferença ... o meu parece um carro rebaixado tuning ... quero levantar ele o mais rapido possivel ..imagina com calço na carroceria tmb ...

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 11:32
Jmquiroga

Pesso desculpas se eu fiz confusão, maz o que tenho sobrando são os ESTENSORES (escrevi errado) dos amortecedores traseiros do vitara... Que se vc quiser, eles estão disponíveis para vc... Tenho até os amortecedores originais se por ventura alguem precisar...

E se vc quiser o restante das peças fora os calços e os estensores fale comigo, dou um geito pra vc...

E se a policia não se importa com o off set aí, melhor ainda pra vcs, aqui em SC a coisa é complicada, eles emplicam com cada coisa que vc nem imagina... rrr....

E o meu ex-vitara tinha também 2" + 2", fica show mesmo... Visual imponente!!!

Grande Abraço...

jmquiroga
07/10/2006, 12:47
realmente mazzi , tem gente que acha bobagem ficar reparando tmb no visual , mais infelizmente o vitara ja tem um fama de ser o jeep da barbie e tem gente que olha e nem acha que é jeep , ele bem alto fica outros 500 , bota muito mais respeito , por isso eu vou insistir em colocar os calços na carroceria tmb , mesmo que agora eu ainda não tenha dinheiro para por pneus 31 .... eu ja não uso o jeep no dia a dia , só final de semana , pq trabalho e uso o carro da firma ... então se ficar menos estabilidade , ou um pouco mais barulhento ou consumindo um pouco mais ... terei que me acostumar , não vou me arrepender , tenho certeza ...

liguei para a RC4x4 e eles tem calços de carroceria de 3" pelo mesmo preço e cobram o mesmo pela mão de obra tmb ... então a adaptação não deve ser muito diferente ... não ???

AlemãoRS
07/10/2006, 12:59
Fiz o BL de 3" da RC, a instalação é igual ao kit de 2", só que com 3" precisa alongar as alavancas do cambio e t-case, com 2" já é melhor alongar a da t-case, se não ela fica muito curta.
O vitara do meu pai já tava com 2"+2" e 31" nas rodas originais(não é o correto), a sensação de instabilidade é no inicio porcausa da altura, mas tu acostuma, até pq a altura do peso principal do veiculo nao se altera(motor, caixa, diferenciais,etc)
Estou usando as rodas 15X8, offset -25, ficou muito bom.
Com BL de 3" tem que mandar fazer os parachoques corrigidos.
Ficou pronto ontem o carro, então vou ver se testo hoje algumas torções pra ver se não vai pegar no paralama dianteiro quando a suspensão comprimir e tiver com a direção esterçada, pq usando assim não pega em nada.
Meus pneus são os 255/75R15 3k frederico. Ficou pouca coisa maior que um 31"

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 13:04
Quiroga!!! Não se preocupe...

O meu Vitarinha sempre foi meu único carro, uso de dia a dia na cidade, final de semana em trilhas pesadas e viagens curtas e longas, e olha que ele tava com pneus 235, 2" + 2"... Só que a questão de barulho só veio com a instalação do snorkel, fora isso nada, e a estabilidade foi muito bem consertada quando coloquei rodas com off set -12 que dão mais estabilidade por serem mais pra fora em conjunto com pneus mais largos e o mais importante foi a instalação dos amortecedores de omega suprema, simplemente virou outro carro... Ficou mais duro em paralelepipedos e estrada de terra, maz é só tirar uma libras dos pneus, a estabilidade ficou Showww...

A média do meu com o "ar" desligado em viagem éra 12 km por litro... Detalhe: meu pé é pesado... Sempre no "galeto"... hehehe...

Vai nesse que não se arrepende!!!

Grande abraço...

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 13:10
...Meus pneus são os 255/75R15 3k frederico. Ficou pouca coisa maior que um 31"


Pelo amor de Deus Alemão...

Quando tu tiveres fotos de tua super máquina me manda, estou louco pra ver como ficou com essa configuração hehehe...

Abraço...

jmquiroga
07/10/2006, 13:17
é isso ae mazzi , ...

Alemão , algumas perguntas pra vc , vc comprou o kit e instalou la mesmo , ou vc mesmo instalou ??? , alargar as alavancas resolve os problemas citados pelo mazzi de a alavanca ficar mais dura e baixa , quase sumindo na reduzida ???? , é muito complicado alargar elas ?? , pq eu estava pensando em mandar meu macanico instalar aqui mesmo perto de casa , ele é bem esperto e ja vi ele colocando calços de carroceria em um CJ5 ... o que vc acha ... pq a RC4x4 cobra o olho da cara pra instalar ...

depois posta aqui os resultados da modificação ... deve ter ficado bem alto com os calços de 3" ...

se vc for de sp .. aparece dia 19 no pacaembu ...

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 13:33
Quiroga...

O que ainda posso falar sobre as alavancas é que um bom torneiro mecanico dá um jeito para as alavancas, ele tem que fazer quase igual aos estensores de amortecedor, onde vc retira a manopla e rosqueia esse estensor e recoloca a manopla rosqueada no estensor, não é muito complicado falando né? Só que tem que intortar um pouquinho as alavancas para frente porque esbarram muito no console centra, a não ser que vc retire ele, eu me importo com estética e não retirei... E também porque a alavanca de câmbio principalmente fica um pouco deitada... as da T-casa não, apenas quase somem hehehe...
E o Kit pode ser instalado por qualquer mecânico que tenha um pouco de conhecimento off road, ou seja um cara esperto...
Na verdade não tem nunhum "pega bobo" apenas detalhes importantes, que com calma vc vai revelando... Se precisar tenho um manual básico de como precede boa parte desses detalhes...

Vai em frente....

jmquiroga
07/10/2006, 13:43
legal .. se o manual estiver no seu pc manda no meu e-mail , senão deixa eu adiquirir primeiro o kit , depois vc me manda ... e ta decidido vou colocr o bl 3" , ja que vai ter que adaptar de qualquer maneira , coloca logo 3" ..

vou aguardar os comentarios e fotos do alemão ...

e outra pergunta pro alemão ou mazzi , não tem jeito de com todas essas modificações eu ainda usar meu parachoque original , pelo menos até eu juntar mais grana pra pegar o de aço ... furação nova , sei la ..

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 13:53
Nem é bom pençar em parachoques por enquanto, termine de decidir e montar tudo primeiro, porque os parachos tem que por só depois que vc decidiu não mecher mais na altura do carro...
Por enquanto use a alma de ferro do original, foi o que eu fiz por um tempo...
Na verdade o que vai acontecer com o dianteiro é ficar lonje da grade, e o traseiro tem que por uma chapinha com furos nas pontas para poder aparafusar (a parte plastica) nos furos originais que ficaram lonje...

Vc tem MSN Quiroga?

AlemãoRS
07/10/2006, 14:11
Sobre as alavancas o Mazzi já respondeu como fazer e qualquer mecanico acerta elas.
Sobre o BL, existem outros quatro pontos de apoio da carroceria, um de cada lado do tanque e mais um embaixo de cada porta. O kit vem só com os 8 calços que são parafusados na carroceria, sendo assim tem que fazer esses outros 4.
Quem fez o serviço pra mim foi um chapeador aqui que também é jipeiro e já tinha feito isso em outros jeeps, o primeiro vitara que fez foi o do meu pai e o cara trabalha muito bem.
Quiroga, sou do RS, não tem chance de eu aparecer no pacaembu..hehe

AlemãoRS
07/10/2006, 14:18
Seguem duas fotos...

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 14:24
Seguem duas fotos...

Cadê as fotos?

AlemãoRS
07/10/2006, 14:33
Foi mal, agora estão ai..

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 14:49
Foi mal, agora estão ai..

Está com coroa e pinhão originais?
Não está meio que se arrastando em subidas?
O meu com 235 já tinha notado mudanças no comportamente...

Boa sorte com o máquina, parabéns está "do tipo"...

Abraço...

AlemãoRS
07/10/2006, 18:54
Está com o kit de diferencial reduzidos feito pela RC, mesmo desempenho de quando estava com pneus originais, claro que o consumo deve aumentar...
Se tivesse com a relação original, subida só em 1ª...hehehe

Valeu! Ve se prepara esse GV ai!

M A Z Z I . . .
07/10/2006, 22:03
Está com o kit de diferencial reduzidos feito pela RC, mesmo desempenho de quando estava com pneus originais, claro que o consumo deve aumentar...
Se tivesse com a relação original, subida só em 1ª...hehehe

Valeu! Ve se prepara esse GV ai!

Nossa... Sempre quis ter esse kit da RC, maz nunca de certo, $$$, o meu pedia primeira sempre...

Pois é, to querendo preparar o GV sim, vou começar agora a fazer isso, peguei o carro sabado passado... Maz com calma ele ainda vira um off road...

Grande abraço...

jmquiroga
07/10/2006, 22:05
mazzi meu msn é jmquiroga@hotmail.com , eu não entro muito , mais me cadastra que a gente se fala ...

com relação ao parachoque , depois eu vejo o que eu faço , eu trabalho com um rapaz que é fera em solda , ele disse que se a furação original deixar o parachoque la embaixo , ele solda alguma coisa pra levantar a furação do chassi tmb .. vamos ver ... pq o parachoque que eu quero é igual o do alemão , mais ai acaba meu orçamento ... vou fazer as coisas por partes .. , o que vem a dizer alma de ferro ? a parte interna do parachoque ?? , pode-se andar com isso ?? não fica horrivel ? ... ,

alemão , parabens pelo jeep , ta lindo ... falta só o guincho ... e desculpa a pergunta , mais quanto foi essa redução da rc4x4 ??? e foi bom saber sobre 4 calços que são necessarios fabricar ... o que pode acontecer se não forem feitos ??? é facil localizar eles só olhando ??

jmquiroga
07/10/2006, 22:07
alemão , seus pneus pegaram balanceamento ?? , da pra andar na estrada de boa ?? a uns 80 - 100 km/h ?? sem grandes incomodos ??

M A Z Z I . . .
08/10/2006, 02:47
...o que vem a dizer alma de ferro ? a parte interna do parachoque ?? , pode-se andar com isso ?? não fica horrivel ? ...

Sim sim... É a parte de ferro interna do parachoque original, e realmente fica horrrrrivel, maz foi uma solução que achei pra ir fazer uma trilha, já que tava com o carro alto e não tinha tempo de injambrar alguma coisa para prender a parte de plastico, daí fui só com a parte de ferro mesmo, ficou feio maz pelo menos defende alguma coisa...
E eu também não queria quebrar o parachoque original...

Posteriormente coloquei o par de parachoques da RC, que é esses mesmos do Alemão, creio eu...

Folowww

AlemãoRS
08/10/2006, 09:58
Exato, meus parachoques são da RC sim.

O kit de redução custou R$1700 em 3x, juntou-se 20 interessados e foi mandado fazer.

É só te abaixar em baixo veiculo que tu vai ver esses apoios, são como pés de borrachas colados na carroceria. O problema de não fazer é que tu vai estar diminuindo o numero de pontos de apoio da carroceria e usando o veiculo em trilhas com torções vai forçar e pode gerar trincas na carroceria.

Entra no site www.suzukioffroad.com.br e vai em artigos, na seção mecânica eu acho, lá tem um artigo comentando sobre isso pro samurai, que vale o mesmo pro vitara.

A primeira foto é o do lado do tanque e a segunda embaixo da porta.
Foi soldado no chassis tipo uma "goleirinha" pra manter o apoio.

jmquiroga
08/10/2006, 10:26
alemão , muito boa as fotos , mais nas fotos vc ainda não tinha colocado o bl né ??? as fotos são sem o calços ?? .. e com relação aos seus pneus , vc usa no dia a dia ?? pegou balanceamento ??


mazzi , então quem sabe com essa alma de aço eu não consigo fabricar algum tipo de parachoque provisório , é de ferro mesmo , posso dobrar uma chapa em "U" , pintar bonitinho e quem sabe até um farol de milha pra tapiar ...

M A Z Z I . . .
08/10/2006, 11:38
Pode sim Quiroga, eu não cheguei a fazer, maz já ví um com um tubo de ferro ...
Pra improviso enquanto junta moedas pra comprar o da RC ta valendo, o que não pode é deichar desprotejido, até porque o original nem é aquelas coisas...

Se for colocar uma viga U ou um tudo é super facil, apenas soldar um suportezinho muito simples, desmonta o seu na garagem mesmo, e analise...

So naum vai soldar um trilho de trem igual eu ja vi em um CJ5... heheheh...

AlemãoRS
08/10/2006, 14:37
Já tinha instalado sim Quiroga, repara nas fotos que aquela parte que parece com isso (/-\) foi soldada no chassis pra apoiar o calço de borracha que tem na carroceria.
Esqueci de comentar dos pneus...
Eles pegaram balenceamento, até uns 30km/h eles trepidam no asfalto depois disso é tranquilo, só fazem um zumbido, não sei como descrever o barulho. E também pra freiar tem que se ter mais cuidado. O limite do fabricante é 90km/h, fui até uns 110km/h e o comportamento do pneu é o mesmo.
Não vou usar ele diariamente, só nos finais de semana, em trilhas e viagens.
Minhas primeiras impressões são que gostei do pneu, não sei se é pq todo mundo dizia que são ruins e tal e eu tava esperando algo bem pior, mas gostei, só ter mais cautela, sem pressa que vai tranquilo!

Próximo sábado é a primeira trilha, não vejo a hora, dae sim vou colocar eles no terreno que eles gostam!!!hehehe

M A Z Z I . . .
09/10/2006, 00:24
..Minhas primeiras impressões são que gostei do pneu, não sei se é pq todo mundo dizia que são ruins e tal e eu tava esperando algo bem pior, mas gostei, só ter mais cautela, sem pressa que vai tranquilo!...

Pois olha Alemão...

Tomara que vc se acostume com a "tocada" e se de bem com seus novos pneus...
Eu já tive 3 jogos, acredite, 12 pneus da 3K, e agora vou para o proximo quem sabe, e não tenho nada a reclamor, só a mencionar, de que realmente é outra "tocada" o que quero dizer é que muda o comportamento do carro em aspectos gerais, nunca esquecendo que estou comparando com pneus de uso diário, que a maioria está acostumado a usar, maz, até mesmo os famigerados frontieiras tem uma "tocada" menos agressiva do que os grandalhões pneus garrudos da 3k, não estou aqui pra fazer marketing, pois tem várias marcas aplicando mesmos estilos de recapagem agreciva, o que referencio é mesmo o estilo de banda de rodagem altamente diferente e tambem seu peso, bem distante de outro pneus de mesma medida...

Os modelos de tive foi crossara e frederico, em 3 medidas diferentes, ambas usadas em vitara, 2 em aro 15" e o último em aro 16"...

AlemãoRS
09/10/2006, 00:38
Isso ai Mazzi, a tocada é totalmente outra comparada a pneus street, mas se for comparar com os muds da vida, tipo BF, General, etc ele é pior mas não é tanto assim também.
Como tem bloqueio traseiro, já tenho que ter uma tocada mais leve, então não vou ter problemas com os pneus.

M A Z Z I . . .
09/10/2006, 00:44
Ja dava até pra mudar o nome deste tópico...

Já tratamos de tantos aspectos aqui que, o certo andaria na casa de: Aspectos iniciais de um vitara off road... ou coisa parecida hehehe...

Maz é assim, uma coisa ajuda a outra...
Uma coisa puxa a outra...
E assim vai virando uma bola de neve... digo... de informação!!!

E a história garanto que não vai parar por aqui...
Os suzukeiros se entendem...

jmquiroga
09/10/2006, 09:04
to precisando urgente trocar os pneus , ontem me enfiei num brejo com lama e agua até a coxa , todo mundo passando e eu fiquei esperando o resgate ...

mas tudo bem , tudo isso é estimulo pra juntar dinheiro mais rápido ...

esse topico rendeu mesmo , que bom , garanto que tem muita gente que só de ler ja esta sanando dúvidas importantes .. valeu ..

M A Z Z I . . .
09/10/2006, 09:41
esse topico rendeu mesmo , que bom , garanto que tem muita gente que só de ler ja esta sanando dúvidas importantes ...

Isso é verdade Quiroga, e assim a gente vai aumentando nossa gama de conhecimentos sobre nossos brinquedinhos... hehehe...

E sobre teu resgate, cuida nesse hora, não deicha ninguem dar "pegada" na hora de puxar o vitara ok!!!
Isso é muito importante... tenho relatos aqui na cidade de um vitara que constantemente (por falta de ser preparado) viha sendo puxado na base dos "golpes" e hoje está TORTO, o chassi dele está levemente deslocado, ou seja, pelo que meu colega relatou, e o pessoal na mecânica, o carro dele não pega mais, (não lembro ao certo o que é) alinhamento, geometria.... Uma dessas coisas...

Até mais....

jmquiroga
09/10/2006, 22:43
valeu pela dica , mais foi uma puxada leve , a lama tava tão alta que o outro jeep ( um monstrão por sinal ) , tava com dificuldade tmb , e eu fui ajudando , não forçou nada .... pior foi um amigo meu , que foi inventar de subir um morro de lama , travou o eixo cardã na lama , ele parou de girar , e ele forçou tanto , saiu um fumaçeira , e quando foi puxado pra fora o local onde tava o jeep , ficou preto , acho que ele conseguiu queimar a lama .. , e o jeep funcionou normal , mais tava com um cheiro de queimado forte , acho que era a embreagem , ... amanhã vou saber o que aconteceu ...

mais não é bom abusar com o carro baixo e sem pneu ... mais é dificil se conter ..


abraço .

Walter Carlos Brossel
11/10/2006, 17:35
Pessoal,
Pelo que pude perceber, e no que tenho lido aqui no fórum, acho que cada caso é um caso...eu explico:

Minha Viatura tinha apenas 1" na suspensão e rodas originais, quando coloquei os Pirelli Scorpion Mud que são 30/9,5/15, que correspondem quase à mesma medida dos 235...
Não raspava NADA! Apenas quando esterçava totalmente o volante para a direita (em manobras de estacionamento por ex.), raspava um pouco na longarina. E o carro ficou exepcional nas trilhas...
Pois bem. Resolvi trocar as rodas e coloquei um jogo modelo Troller, que são tala 8 e possuem um offset -12. Ficaram maravilhosas, aumentam o pneu, etc,etc, mas na prática ficaram raspando (e muito!) na parte interna (embaixo) do para lama. Solução: Levantar o carro mais 1" (RCx4).
Assim que tiver feito essa modificação eu informo o resultado. Detalhe: As rodas que eu comprei estavam num outro Vitara e não raspavam nada...

Porém ontem no encontro de jipeiros que tivemos aqui em BH conversei com várias pessoas que tem o mesmo pneu porém configurações diferentes de suspensão.
Impressionante como cada um tinha uma experiência diferente do outro. Uns tiveram que cortar parte do para lama, cortar a ponta da proteção da caixa de ar, outros colocaram calços de carroceria, outros mexeram nas molas, enfim, cada um tinha uma história diferente para contar com relação a "maledita" raspação de pneus...
Pelo que pude perceber, não existe um receita ideal. Teve um cara ontem que me falou o seguinte: Ele colocou calço de 2" na frente com molas de chevete, e na traseira colocou calço de 0,5" e amortecedores de suprema.
Para muitos essa é a configuração ideal. Mas conversando com outro proprietário de Vitara ele me disse que o pneu raspava muito com essa configuração e teve que colocar calço de carroceria para terminar com o problema...vai entender.Ehehehehehehe...
Acho que o ideal é pesquisar bastante e ver o que é o melhor para o SEU carro e qual o tipo de trilha que vc faz aí na sua região.
Outra coisa: Não esqueça de trocar o focinho do diferencial dianteiro do seu vitara pelo do Samurai pois com pneus 235 ele vai p/ o espaço mêssssssssss...
No mais,
Umbraçoproçeistudo!

Pessoal, apenas dando um retôrno p/ vcs, acabei de pegar o carro na oficina, agora com calços de 2" na suspenção da RC 4x4. Ficou excelente, não raspa mais nada...e com a vantagem de que eu tinha colocado recentemente amortecedores Rancho na traseira e eles adptaram perfeitamente, sem precisar colocar os extensores, que eu acho perigoso.
Umbraçoproçeistudo!

Walter Carlos Brossel
13/10/2006, 13:05
Uma foto da Viatura com a suspensão com calços de 2", pneus 30/9,5 e rodas de Troller (off set -12 e tala 8 ). Não raspa nada e não precisei nem alinhar ou balancear. Tipo plug´n play...ehehehehe...

jmquiroga
13/10/2006, 15:51
valeu walter pela contribuição nas dicas ... muito lindo o jeep ... os seus pneus são novos ou recapados ??? ... ta andando com ele no dia a dia normal ????

jmquiroga
13/10/2006, 15:52
achei legal tmb seu parachoque , vc adaptou o tubular com o quebra mato ....

Walter Carlos Brossel
13/10/2006, 16:07
valeu walter pela contribuição nas dicas ... muito lindo o jeep ... os seus pneus são novos ou recapados ??? ... ta andando com ele no dia a dia normal ????


Valeu! Os pneus eu comprei em Fev/06 e são novos, mod. Scorpion Mud da Pirelli. São excelentes e eu uso o carro no dia a dia e trilhas nos fds. A performance do carro com esses pneus (em trilhas) melhora e muito...os gomos laterais realmente fazem diferença nos facões e nas valas. As rodas tbém aumentam a área de contato do pneu, além do visual, que eu particularmente gosto bastante.
Os parachoques são feitos pelo Luis Miranda da LELE´s que também fez os estribos e a proteção de tanque e motor. A proteção do câmbio são da Todo Terreno.
Um abraço.

M A Z Z I . . .
16/10/2006, 07:22
...Os parachoques são feitos pelo Luis Miranda da LELE´s que também fez os estribos e a proteção de tanque e motor. ...

Walter

A LELE'S tem site, sabe me dizer o telefone?
Quero ver se ele faz parachoques para Grand Vitara... O meu ta com originais ainda, quero trocar antes que arebente com eles...

Até mais...

Walter Carlos Brossel
16/10/2006, 09:01
Faz p/ GVitara sim.
O site é :http://www.leles.com.br/
O telefone: (31)3428.1777
Fala com o Luis.
Um abraço.

jmquiroga
16/10/2006, 16:08
mazzi , vai por parachoque tubular no GV ?? , será que fica bom ??

Walter Carlos Brossel
16/10/2006, 22:47
Vai a foto de um GVitara de um amigo que tem os para choques tubulares.
Pena que a frente do carro não aparece, mas dá para se ter uma idéia como fica. Ele tem um acabamento com 3 canos nas laterais e protege bem.

M A Z Z I . . .
17/10/2006, 07:25
mazzi , vai por parachoque tubular no GV ?? , será que fica bom ??

Pois é Quiroga, não sei ainda...
Estou em dúvida do que fazer, eu tava tentando achar fotos de GV's equipados pela net, pra ter uma idéia, maz tem muito poucos preparados com fotos na net...

E também estou com calma, não vou me precipitar, estou primeiro coletando dados e opiniões, até porque estou sem moedas para isso no momento...

No Vitarinha eu tinha os de ferro da RC...

M A Z Z I . . .
17/10/2006, 07:29
Vai a foto de um GVitara de um amigo que tem os para choques tubulares.
Pena que a frente do carro não aparece, mas dá para se ter uma idéia como fica. Ele tem um acabamento com 3 canos nas laterais e protege bem.

Obrigado pela Foto Walter...

Se uma hora dessas vc conseguir mais fotos desse GV passa pra mim, fiquei bem curioso...
Vc tem contato com o dono desse GV?
Sabe e-mail?
O Jeep Clube de Minas tem site?

Falowww....

Walter Carlos Brossel
17/10/2006, 10:05
Obrigado pela Foto Walter...

Se uma hora dessas vc conseguir mais fotos desse GV passa pra mim, fiquei bem curioso...
Vc tem contato com o dono desse GV?
Sabe e-mail?
O Jeep Clube de Minas tem site?

Falowww....

O site do Jeep Clube MG é: http://www.jeepclubemg.com.br/
O dono do GVitara chama-se Maurício, mas não tenho o contato. Assim que encontrá-lo te aviso. Vão aí mais duas fotos da Viatura dele, numa trilha "notúrnica"...
Um abraço.

M A Z Z I . . .
17/10/2006, 11:10
Muito obrigado Walter...

Nem me fale em Trilha Noturna, na última que fiz tive "preju" com meu ex-vitara, apenas não ví um sepo de arvore!!! Coitada da porta...

luiztacco
17/10/2006, 11:32
Um amigo comprou um GV 2.0 auto e colocou os calços de 2" e o parachoque de ferro do leles.
O carro dele ficou show de bola. E segundo ele o carro ficou mais estável.
Vou ver se pego umas fotos dele e coloco aqui.

jmquiroga
18/10/2006, 22:25
esses parachoques tubulares no vitarinha fica muito mais feio que os de aço ?? pq o preço é bem melhor

M A Z Z I . . .
19/10/2006, 07:47
Um amigo comprou um GV 2.0 auto e colocou os calços de 2" e o parachoque de ferro do leles.
O carro dele ficou show de bola. E segundo ele o carro ficou mais estável.
Vou ver se pego umas fotos dele e coloco aqui.

Luiz???

Será que o seu amigo não quis dizer "ficou mais INSTAVEL"...
Porque até agora só temos relatos de os calços prejudicarem a estabilidade...
Ou eu to enganado??? :(
Tá certo que com amortecedores mais firmes, pneus mais largos e rodas com off set negativo isso praticamente volta ao normal... mazzz....

Até...

M A Z Z I . . .
19/10/2006, 07:49
esses parachoques tubulares no vitarinha fica muito mais feio que os de aço ?? pq o preço é bem melhor

Pois olha Quiroga... Eu particularmente prefiro os de aço, na minha opinião a estética fica melhor...

luiztacco
19/10/2006, 15:02
MAZZI, antes de colocar os calços ele andou pesquisando e a maioria dos mecânicos falavam que iria ficar melhor.
Ele acabou colocando e até agora ele só me deu relatos de que ficou muito melhor para guiar o carro.
Seja na estrada já que ele viaja muito, na cidade e nas trilhas leves.

E por incrível que pareça eu andei no carro dele antes e depois e também gostei do resultado.

Vou tirar uma foto do carro dele e postar aqui.

M A Z Z I . . .
19/10/2006, 15:30
MAZZI, antes de colocar os calços ele andou pesquisando e a maioria dos mecânicos falavam que iria ficar melhor.
Ele acabou colocando e até agora ele só me deu relatos de que ficou muito melhor para guiar o carro.
Seja na estrada já que ele viaja muito, na cidade e nas trilhas leves.

E por incrível que pareça eu andei no carro dele antes e depois e também gostei do resultado.

Vou tirar uma foto do carro dele e postar aqui.

Luiz...

Muito bom saber disso, até me animo mais ainda em erguer o meu GV...
Pergunte pra ele onde ele comprou o KIT, e o que tudo vem nesse KIT... Vou comprar no mesmo lugar que ele... Só pra garantir, se ficou bom no dele, vai ter que ficar bom no meu também!!!
O meu é um 3 portas, e o dele é tembém?

luiztacco
30/10/2006, 10:32
MAZZI, como prometido ai vão algumas fotos do GV do amigo meu no último passeio.

M A Z Z I . . .
07/11/2006, 07:42
MAZZI, como prometido ai vão algumas fotos do GV do amigo meu no último passeio.

Obrigado pelas fotos Luiz...
O GV dele ficou legau com esses parachoques...
Ele te falou onde comprou o KIT?

Até mais...

jmquiroga
13/11/2006, 21:38
ola galera , acabei comprando os calços de suspenção na alternativa 4x4 mesmo , acabaram de chegar ... gostaria de tirar algumas duvidas com alguem que tem eles .. vieram 4 calços de metal pretos , acredito serem os calços da bandeja , 2 grandes e 2 menores , alguem poderia confirmar isso para mim ?? eu imaginava o calço quadrado e com 4 furos , e não quatro peças separadas , e diferentes ... e vieram 4 parafusos prisioneiros , pra que ???? .... aguardo ajuda ..

M A Z Z I . . .
13/11/2006, 23:10
vieram 4 calços de metal pretos , acredito serem os calços da bandeja , 2 grandes e 2 menores , alguem poderia confirmar isso para mim ??

Não entendi o que vc quer dizer com calços de bandeja...
Mas esse calços são para os batentes de mota...
Ou seja, é um limitador de curço, e como vc vai colocar pneus maiores o curço da suspenção vai mudar...
Ele vai por dentro das motas, onde tem um pino de borracha, ele vai entre o pino de borracha e a lata do carro, e os prisioneiros, ou melhos, esse parafusos sem cabeça, são para a fixação...

Se eu tiver errado me corrijam!!!


eu imaginava o calço quadrado e com 4 furos , e não quatro peças separadas , e diferentes ... e vieram 4 parafusos prisioneiros , pra que ???? .... aguardo ajuda ..

Minha nossa!!!
O que é isso que vc tá pensando???
Onde vc quer instalar isso???
Por favor desenha e me mostra, fiquei curiozo...

Abraço....

Grassmann
14/11/2006, 09:37
Quiroga / Mazzi,

Deveriam ter vindo:
- 2 calços em nylon maiores. Aplicação: molas traseiras
- 2 calços em nylon menores. Aplicação: molas dianteiras
- 4 calços pretos e 4 prisioneiros. Aplicação: Calçar os batentes de suspensão. Repare que são 2 calços maiores (traseira) e 2 calços menores (dianteira). Os prisioneiros são para poder fixar estes calços entre o carro e o batente de suspensão.
- 4 calços metálicos (iguais). Aplicação: Calço da bandeja traseira (wish bone). Estes sim são os calços que elevam o pivô da bandeja traseira. Normalmente vem sem parafusos, mas isso é fácil de providenciar.
- 2 alongadores "compridos". Aplicação: Prolongar amortecedores traseiros. Só é necessário com os amortecedores originais. Se já trocou por outro de maior curso, esqueça!
- 2 alongadores que parecem duas chapas triangulares com um tubo no meio. Aplicação: Prolongar os amortecedores dianteiros. Estes sim são indispensáveis. Normalmente vem sem as porcas também. Nada que não se consiga. Se possível use porcas auto-travantes.

Se não vieram todas estas peças, ligue pra Alternativa e peça! A Alternativa normalmente esquece os parafusos, mas isso é o de menos. As demais peças deveriam vir. (São 4 calços em nylon, 4 calços em metal preto, 4 calços em metal, 4 prisioneiros, 4 alongadores).

Meu mecânico não teve dificuldade em montar o kit. Leve a um bom mecânico, que ele "decifra" como montar. No meu caso, o que deu um pouco mais de trabalho foi montar o calço na dianteira. Fica um pouco apertado pra ele entrar, mesmo rebaixando toda a estrutura de roda. Optamos por soltar a homocinética do diferencial para encaixar o calço. Nada difícil, só um pouco mais de trabalho.

Boa sorte!

jmquiroga
14/11/2006, 10:10
obrigado pela ajuda , mas antes de ler o que escreveram eu liguei para a alternativa e me informei com o robson , pq o outro cara que falou comigo outro dia não esplicou direito ... agora entendi que os calços pretos vão junto nas molas ... agora meu mecanico vai ter que desmontar tudo , pq ele montou sem , ( é possivel , pq ele montou ) , e os calços de bandeja são umas buchas de metal cinza , agora sim ... e veio uma mangueira tmb , que é o suspiro do diferencial , ainda não sei como colocar , depois eu vejo ...

agora , outra coisa , do jeito que ta , ficou bem alto , mas as rodas ficaram assim \\-// , pra dentro , agora que entra o serviço de cambagem ???? , alguem pode me dizer se é um serviço caro ?? qualquer loja faz ??? .. obrigado a todos ...

Grassmann
14/11/2006, 14:20
jmquiroga,

Tinha esquecido do respiro do diferencial...
É só tirar o que tem lá e colocar esse. Sem erro...
Sem noção esse seu mecânico, hein?! Aperta ele pra não pagar mão-de-obra dobrado. Se tinha alguma dúvida, perguntasse na hora... tsc tsc...
A cambagem é exatamente isso, corrigir as rodas para que passem de \\-// para ||-||. Eu paguei R$90 para fazer, mas cuidado com as lojas padrão "Dpaschoal". Eles tem uma tabela de preços exorbitante, e não tem o menor pudor de cobrá-la. A tabela deles é de cambagem com uso de macaco hidráulico, quando se acerta coluna torta, normalmente em carros de passeio. No caso do Vitara, é só regular uns parafusos, coisa de 15 minutos por roda. Procure uma casa que trabalhe especificamente com suspensão. Pra vc ter uma idéia, queriam me cobrar R$250...
E o carro fica mais alto mesmo... hehehe... E se você trocar os pneus por maiores, vai ficar mais alto ainda... (O meu tá com 235/75R15).

Grassmann
14/11/2006, 14:21
jmquiroga,

Tinha esquecido do respiro do diferencial...
É só tirar o que tem lá e colocar esse. Sem erro...
Sem noção esse seu mecânico, hein?! Aperta ele pra não pagar mão-de-obra dobrado. Se tinha alguma dúvida, perguntasse na hora... tsc tsc...
A cambagem é exatamente isso, corrigir as rodas para que passem de \\-// para ||-||. Eu paguei R$90 para fazer, mas cuidado com as lojas padrão "Dpaschoal". Eles tem uma tabela de preços exorbitante, e não tem o menor pudor de cobrá-la. A tabela deles é de cambagem com uso de macaco hidráulico, quando se acerta coluna torta, normalmente em carros de passeio. No caso do Vitara, é só regular uns parafusos, coisa de 15 minutos por roda. Procure uma casa que trabalhe especificamente com suspensão. Pra vc ter uma idéia, queriam me cobrar R$250...
E o carro fica mais alto mesmo... hehehe... E se você trocar os pneus por maiores, vai ficar mais alto ainda... (O meu tá com 235/75R15)..

mdaminello
14/11/2006, 15:27
Falei agora na Alternativa sobre o KIT é simples de instalar nao tem segredo !?!
com o KIT vcs trocaram amortecedor e molas
Na alternativa falaram do amortecedor traseiro p/ Vitara marca RECOM R$ 260,00 os meus estao precisando trocar, por isso que fazer mexer em tudo de uma vez

valeu

Grassmann
14/11/2006, 16:29
mdaminello,

Precisar trocar os amortecedores, não precisa. O kit foi elaborado pra não necessitar a troca dos mesmos.
Se quiser, pode trocar por amortecedores com curso maior, daí não se usa os prolongadores que vem no kit. Mas isso é decisão do proprietário no momento de montar o kit.
No meu caso, montei com os 4 amortecedores originais mesmo. Os meus estavam (estão) em bom estado.

jmquiroga
14/11/2006, 17:29
grassman , muito obrigado de novo pelas informaões , eu imprimi tudo o que vc escreveu e levei la para meu mecanico , elé e de confiança e meu amigo , então não tenho problema com a cobrança ele faz meu carro devagar e eu pago quando posso ... o bom é que é do lado de casa e toda hora vou la dar uma olhada ... ele disse que vai ter que desmontar tudo de novo para entender aonde vão os calços preto , ele ainda não viu o local certo ainda . eu comprei os calços de carroceria tmb e ele vai colocar em seguida , ai sim o carro vai ficar bem alto ... e eu ja comprei 4 pneus geninho 1001 235/75/15 estão guardados , os pneus que estão lá com o carro são os originais , agora com relação a cambagem , eu vou procurar alguma loja especializada em suspenção que não seja essa muito grandes , de nome , e vou levar como referência seu preço R$ 90,00 , esse preço foi por todas as rodas ??? é necessario fazer algum rasgo na furação do amortecedor para pegar cambagem ?? ( com amortecedor original ) meu mecânico disse que o ajuste ta no talo , que é provavel que tenha que fazer outro furo ...

é cambagem + alinhamento ?? ou só cambagem ??

os calços de carroceria vieram com manual de instalação , então não tem erra , por enquanto ...

Walter Carlos Brossel
14/11/2006, 17:41
No meu carro eu coloquei o kit da RC 4x4, troquei os amortecedores traseiros pelo do Omega Suprema ( não confio nem fud#$ naqueles prolongadores p/ amortecedor, mas isso é minha opnião...) e coloquei um calço para ajustar o pivô do diferencial traseiro. As medidas desse calço vc encontra no site do Cabrito ( Rafael Reis )
Não precisei mexer em NADA na regulagem de cambagem, alinhamento, etc.
Levei numa loja de confiança, mandei checar e estava tudo perfeito! E olha que eu uso rodas de Troller off set -12 e tala 8, e pneus Pirelli Mud 30/9,5/15 que é algo próximo dos 235...
Caso haja necessidade de regular a cambagem, é só ajustar o obilongo do amortecedor dianteiro e pronto.
Espero ter ajudado.

Grassmann
14/11/2006, 18:19
jmquiroga,

Quanto à cambagem, existem algumas alternativas:
- Trocar os parafusos que prendem os amortecedores por uma medida menor, em aço 8.8
- "Oblongar" os furos dos amortecedores. Ou seja, deixá-los mais ovais para que seja possível ajustar a cambagem
- "Rasgar" as bandejas. Da mesma forma que a solução do amortecedor, permitem aumentar o ajuste.

No meu caso, troquei os parafusos e porcas.

Quando se acerta cambagem, acertar convergência é fácil. (A única coisa que fazem no serviço de "alinhamento" é convergência e cambagem). Paguei R$90 pelo serviço completo. As rodas traseiras não precisa alterar nada.

Corajoso você, hein! Calçar a carroceria também deixa o Vitara um pequeno "monstro"... Eu parei por aqui, 2" são suficientes para meu uso.

Esta semana vou levar meu carro pra acertar o cáster. A roda direita está um pouco para trás. Descobri isso quando coloquei pneus maiores. Só um dos dois raspa na caixa de roda. Resultado de uma trilha pesada que fiz... rsrsrs Bati tanto a parte de baixo do carro nas erosões que entortou um pouco a travessa que sustenta a bandeja... Isso vai custar um pouco mais caro... Bom pra aprender a não "socar" o carro nas trilhas... O impressionante é que o carro não puxa pra nenhum lado, não freia torto, não anda de lado... Estranho...

Grassmann
14/11/2006, 18:20
Ah...
Aqueles calços pretos e prisioneiros vão encaixados entre os batentes de suspensão e o carro. Os batentes parecem umas "tetinhas" de plástico que ficam dentro das molas, tanto dianteiros quanto traseiros.

[]'s

Leandro

Grassmann
14/11/2006, 18:25
Quiroga,

Se quer usar pneus 235/75 pense em colocar umas rodas com offset mais negativo. Com as rodas originais, vai raspar na longarina, ainda mais com os Geninho (largos e com gomos pra tudo que é lado). E daí só regulando os batentes de fim de curso da direção. Resolve quanto a raspar, mas limita o raio de giro. Fica complicado pra manobrar o carro.
O meu está com rodas Mangels 15x7" offset -12 e pneus 235/75R15 desenho MUD.
As rodas saem pouca coisa pra fora da linha da lataria, mas nada que incomode...

jmquiroga
14/11/2006, 18:33
então , eu consegui uma verdadeira boiada , comprei os pneus , junto com as rodas ( montadas ) rodas magels -12 , muito lindas então não terei problema de raspar , e as explicações com relação a cambagem foram muito boas , vou guardar elas com carinho quando o carro sair e for procurar alguma loja para fazer ... grassman , vc é de SP ?? se for , onde fez o serviço ?? ( ja me preparando , caso não encontre lugar descente ) , eu sou de santos , litoral ...

espero que o jeep fique um verdadeiro montrinho mesmo .. ainda mais com o parachoque que irei contruir para ele , depois eu posto fotos da construção ..

jmquiroga
14/11/2006, 18:40
No meu carro eu coloquei o kit da RC 4x4, troquei os amortecedores traseiros pelo do Omega Suprema ( não confio nem fud#$ naqueles prolongadores p/ amortecedor, mas isso é minha opnião...) e coloquei um calço para ajustar o pivô do diferencial traseiro. As medidas desse calço vc encontra no site do Cabrito ( Rafael Reis )
Não precisei mexer em NADA na regulagem de cambagem, alinhamento, etc.
Levei numa loja de confiança, mandei checar e estava tudo perfeito! E olha que eu uso rodas de Troller off set -12 e tala 8, e pneus Pirelli Mud 30/9,5/15 que é algo próximo dos 235...
Caso haja necessidade de regular a cambagem, é só ajustar o obilongo do amortecedor dianteiro e pronto.
Espero ter ajudado.

walter , realmente os calços da rc é necessario contruir o calços para ajustar o pivo , por isso escolhi os calços da alternativa que ja vem com eles , e tmb possue calços maiores para a traseira , por uma diferença pouca em $$... mas os calços de carroceria comprei na rc , pois vem com um manual bem esplicado com fotos para montagem ...

Grassmann
14/11/2006, 23:30
então , eu consegui uma verdadeira boiada , comprei os pneus , junto com as rodas ( montadas ) rodas magels -12 , muito lindas então não terei problema de raspar , e as explicações com relação a cambagem foram muito boas , vou guardar elas com carinho quando o carro sair e for procurar alguma loja para fazer ... grassman , vc é de SP ?? se for , onde fez o serviço ?? ( ja me preparando , caso não encontre lugar descente ) , eu sou de santos , litoral ...

espero que o jeep fique um verdadeiro montrinho mesmo .. ainda mais com o parachoque que irei contruir para ele , depois eu posto fotos da construção ..

Não, não... Sou de Curitiba. Até por isso nem citei onde fiz o serviço... Mas se for ajudar alguém mais do forum, foi na Casa das Molas (Prado Velho - fone 41-3332-7007).

Legal, bom que tenha as rodas certas pra rodar com pneus 235. Assim não vai se incomodar...

jmquiroga
15/11/2006, 19:45
jmquiroga,

Quanto à cambagem, existem algumas alternativas:
- Trocar os parafusos que prendem os amortecedores por uma medida menor, em aço 8.8
- "Oblongar" os furos dos amortecedores. Ou seja, deixá-los mais ovais para que seja possível ajustar a cambagem
- "Rasgar" as bandejas. Da mesma forma que a solução do amortecedor, permitem aumentar o ajuste.

No meu caso, troquei os parafusos e porcas.

Quando se acerta cambagem, acertar convergência é fácil. (A única coisa que fazem no serviço de "alinhamento" é convergência e cambagem). Paguei R$90 pelo serviço completo. As rodas traseiras não precisa alterar nada.

Corajoso você, hein! Calçar a carroceria também deixa o Vitara um pequeno "monstro"... Eu parei por aqui, 2" são suficientes para meu uso.

Esta semana vou levar meu carro pra acertar o cáster. A roda direita está um pouco para trás. Descobri isso quando coloquei pneus maiores. Só um dos dois raspa na caixa de roda. Resultado de uma trilha pesada que fiz... rsrsrs Bati tanto a parte de baixo do carro nas erosões que entortou um pouco a travessa que sustenta a bandeja... Isso vai custar um pouco mais caro... Bom pra aprender a não "socar" o carro nas trilhas... O impressionante é que o carro não puxa pra nenhum lado, não freia torto, não anda de lado... Estranho...

grasman , meu mecânico disse que vai oblongar ou fazer outro furo no amortecedor para mim , e deixar as rodas o mais reto possivel , então depois só terei que levar para alinhamento , isso acho que não é possivel ele fazer .. outra coisa , é normal a homocinetica trabalhar meio diagonal , ou sei la , mais estrangulada mesmo ?? tem muitos problemas isso ??? ..

AlemãoRS
15/11/2006, 20:06
outra coisa , é normal a homocinetica trabalhar meio diagonal , ou sei la , mais estrangulada mesmo ?? tem muitos problemas isso ??? ..

Pra lift de até 2" não tem problema, o problema é qdo passa disso, dae já teria que fazer novos suportes pra rebaixar o diferencial dianteiro.
Não te preocupa, com essa tua configuração vai ter um jipe bem confiável, se quebrar homocinética é pq apertou demais o pé direito...hehehe

jmquiroga
16/11/2006, 00:41
Pra lift de até 2" não tem problema, o problema é qdo passa disso, dae já teria que fazer novos suportes pra rebaixar o diferencial dianteiro.
Não te preocupa, com essa tua configuração vai ter um jipe bem confiável, se quebrar homocinética é pq apertou demais o pé direito...hehehe

valeu alemão , é só má impressão mesmo então ... abraço

M A Z Z I . . .
03/09/2007, 04:00
ola galera , gostaria de saber , se alguem usa o lift de suspenção de 2" de fabricação própria ??? eu tenho acesso ao material usado nos calços e ao serviço de torneiro , com isso o custo ficaria muito melhor para mim , ( sendo que no mercado estão pedindo R$ 350,00 pelo kit ) , mas eu percebi que no kit existem espaçadores , estensores e mangueiras , alguem teria alguma medida para essas peças ??? pra que servem essas mangueiras ?? ,

eu terei acesso ao calço ( somente ) para tirar as medidas para fabricação exata , agora as outras peças não , quem puder ajudar ficaria muito agradecido ;...

aguardo .. valeu ..

( depois eu pergunto sobre os calços da carroceria , esses parecem bem mais facil fabricação , somente calço e parafuso , correto ? )

SE ALGUEM QUISER ESSE KIT 2" PRA VITARA, TENHO UM AMIGO QUE É DONO DE UMA METALURGICA E QUE COMPROU UM KIT E FAZ CÓPIA REFORÇADA, PORQUE O QUE ELE COMPROU QUEBROU!!! EU ACHO QUE FOI ESSE O MOTIVO...

SE ALGUEM QUISER ME AVISA QUE DOU UM GEITO...
ELE QUER 320 PILA...

SEGUE FOTO...

chrisb
03/09/2007, 09:52
Mazzi, você sabe me dizer pra que serve essas 4 peças pretas de ferro e os 4 parafusos que vem nesse kit??

o meu Kit veio isso e não consegui colocar eles em lugar nenhum!

abs


[quote=M A Z Z I . . .;452118]SE ALGUEM QUISER ESSE KIT 2" PRA VITARA, TENHO UM AMIGO QUE É DONO DE UMA METALURGICA E QUE COMPROU UM KIT E FAZ CÓPIA REFORÇADA, PORQUE O QUE ELE COMPROU QUEBROU!!! EU ACHO QUE FOI ESSE O MOTIVO...

M A Z Z I . . .
05/09/2007, 01:58
Mazzi, você sabe me dizer pra que serve essas 4 peças pretas de ferro e os 4 parafusos que vem nesse kit??

o meu Kit veio isso e não consegui colocar eles em lugar nenhum!

abs


[quote=M A Z Z I . . .;452118]SE ALGUEM QUISER ESSE KIT 2" PRA VITARA, TENHO UM AMIGO QUE É DONO DE UMA METALURGICA E QUE COMPROU UM KIT E FAZ CÓPIA REFORÇADA, PORQUE O QUE ELE COMPROU QUEBROU!!! EU ACHO QUE FOI ESSE O MOTIVO...

hehehe....
Sei sim...
Moleza....
Isso são os prolongadores dos batentes internos das molas, (aquelas pontas de borracha)...
Isso é pra dar fim de curço. (Tipo quando vc entra em uma erosão)...
Serve para os pneus (maiores que original é claro) não baterem na lata quando a suspenção trabalhar...
As roscas (parafusos sem cabeça) é para a fichação dos batentes...
Os maiores atraz e o menores na frente...

Te aconselhor por!!!

nanito
08/11/2007, 11:38
Pessoal,

meu vitara tá com 1" na suspensão, com pneus all terrain 235/75 R15. Tudo ia bem quando eu tinha esses pneus montados nas rodas originais. Mas eis que um dia estou eu passeando pela pacata Caxias do Sul e encontro 1 jogo zerado de belíssimas mangels (modular) 15 x 7. Não deu outra, entrei correndo na loja e mandei botar na viatura. Ficou robusto o carro com os pneus saindo pra fora do paralama (tá, depois vou colocar os alargadores, nhééé). Mas fiz um teste de torção e vi que o pneu tá raspando na lata nos paralamas traseiros. Fiquei muito p. da vida. Agora estava avaliando a opção de colocar 2" na suspensão, mas eu enfrento um outro problema: consumo alto da viatura. Trata-se de um automático-carburado, hehehe. Com esses pneus, faz na média 6 km/l cidade-estrada e 7,5 lm/l estrada. Como o vitara é meu único veículo e o uso é urbano 70%, trilhas e indiadas 30%, tenho que pensar um pouco na economia de combustível. Tá longa a história né?! Já tá terminando!!!

Continuando. Achei pra vender aqui no RS pneus novos BF mud terrain 215/75 R15, por 400 pilas cada. Achei um preço bom vendo que por aqui se paga isso por pneus para carro de passeio. A minha dúvida é: esses 215/75 R15 baterão nos paralamas traseiros, instalados nas rodas com offset negativo?! Vai diminuir o consumo e melhorar o desempenho urbano?! Vou me ferrar na trilha média?! Caso ainda bata no paralama, posso acrescentar apenas 0,5" nos calços traseiros sem maiores alterações?! Ou diminuir o curso da suspensão aumentando o batente?

Abaixo vai uma foto do meu "teste de torção na rampa do prédio do escritório".

[]´s

Walter Carlos Brossel
08/11/2007, 11:49
Pessoal,

meu vitara tá com 1" na suspensão, com pneus all terrain 235/75 R15. Tudo ia bem quando eu tinha esses pneus montados nas rodas originais. Mas eis que um dia estou eu passeando pela pacata Caxias do Sul e encontro 1 jogo zerado de belíssimas mangels (modular) 15 x 7. Não deu outra, entrei correndo na loja e mandei botar na viatura. Ficou robusto o carro com os pneus saindo pra fora do paralama (tá, depois vou colocar os alargadores, nhééé). Mas fiz um teste de torção e vi que o pneu tá raspando na lata nos paralamas traseiros. Fiquei muito p. da vida. Agora estava avaliando a opção de colocar 2" na suspensão, mas eu enfrento um outro problema: consumo alto da viatura. Trata-se de um automático-carburado, hehehe. Com esses pneus, faz na média 6 km/l cidade-estrada e 7,5 lm/l estrada. Como o vitara é meu único veículo e o uso é urbano 70%, trilhas e indiadas 30%, tenho que pensar um pouco na economia de combustível. Tá longa a história né?! Já tá terminando!!!

Continuando. Achei pra vender aqui no RS pneus novos BF mud terrain 215/75 R15, por 400 pilas cada. Achei um preço bom vendo que por aqui se paga isso por pneus para carro de passeio. A minha dúvida é: esses 215/75 R15 baterão nos paralamas traseiros, instalados nas rodas com offset negativo?! Vai diminuir o consumo e melhorar o desempenho urbano?! Vou me ferrar na trilha média?! Caso ainda bata no paralama, posso acrescentar apenas 0,5" nos calços traseiros sem maiores alterações?! Ou diminuir o curso da suspensão aumentando o batente?

Abaixo vai uma foto do meu "teste de torção na rampa do prédio do escritório".

[]´s

1,5" vai raspar...pois as rodas tem off set negativo.
Coloca o lift de 2" da RC 4x4. Ainda assim vai raspar um pouco na parte de dentro do para lamas traseiro.
Aí basta vc rebater aquela aba interna do para lamas e seus problemas "se acabaram-se!!!"
Mas manda um lanterneiro fazer o serviço direito, bem rebatido mesmo, senão o pneu raspa e puxa a aba de volta.
Eu uso pneus 30/9,5/15 com rodas aro 15, tala 7 e off set -12 e não raspa nada. Nem em caixas de ovo, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

MARCELO VITARA SUBMARINO
08/11/2007, 12:20
1,5" vai raspar...pois as rodas tem off set negativo.
Coloca o lift de 2" da RC 4x4. Ainda assim vai raspar um pouco na parte de dentro do para lamas traseiro.
Aí basta vc rebater aquela aba interna do para lamas e seus problemas "se acabaram-se!!!"
Mas manda um lanterneiro fazer o serviço direito, bem rebatido mesmo, senão o pneu raspa e puxa a aba de volta.
Eu uso pneus 30/9,5/15 com rodas aro 15, tala 7 e off set -12 e não raspa nada. Nem em caixas de ovo, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

E o Waltin ainda anda com carro cheio (Familia + caixa isopor cerveja + caixa de isopor refri do pioio e do carrapato)

Abs:concordo:

Walter Carlos Brossel
08/11/2007, 12:51
E o Waltin ainda anda com carro cheio (Familia + caixa isopor cerveja + caixa de isopor refri do pioio e do carrapato)

Abs:concordo:


KKKKKKKKKKKK...é vero.
Sabadim tamu garrado no Pigs hein Submarino?

nanito
08/11/2007, 14:19
1,5" vai raspar...pois as rodas tem off set negativo.
Coloca o lift de 2" da RC 4x4. Ainda assim vai raspar um pouco na parte de dentro do para lamas traseiro.
Aí basta vc rebater aquela aba interna do para lamas e seus problemas "se acabaram-se!!!"
Mas manda um lanterneiro fazer o serviço direito, bem rebatido mesmo, senão o pneu raspa e puxa a aba de volta.
Eu uso pneus 30/9,5/15 com rodas aro 15, tala 7 e off set -12 e não raspa nada. Nem em caixas de ovo, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Pois é.

Estou numa tremenda dúvida se o pneu 215/75 vai raspar, porque os atuais 235/75 raspam na aba interna, se eu rebato elas os 235/75 não raspam. Acontece que eu quero me livrar dos 235/75 (acho muito pesado prum vitara carburado automático) e não quero fazer essa lanternagem no vitara.

Vou ver se arranjo um 215/75 emprestado pra dar uma testada, hehe!

[]´s

Zé Novais
08/11/2007, 16:25
Quem pode me fornecer o mail da Alternativa 4x4 ? ? ? ? ? ?

nanito
08/11/2007, 16:30
Quem pode me fornecer o mail da Alternativa 4x4 ? ? ? ? ? ?
Ae querido:

(11) 6221-5359

Liga que o atendimento é garantido! Vale os centavos da ligação!

[]´s

MARCELO VITARA SUBMARINO
08/11/2007, 16:37
KKKKKKKKKKKK...é vero.
Sabadim tamu garrado no Pigs hein Submarino?

Garrado lá.

marco joel
10/11/2007, 22:27
E o Waltin ainda anda com carro cheio (Familia + caixa isopor cerveja + caixa de isopor refri do pioio e do carrapato)

Abs:concordo:

Faz sempre jeito manter umas frescas para a viagem....:dance:

Btpita
09/08/2008, 09:28
SE ALGUEM QUISER ESSE KIT 2" PRA VITARA, TENHO UM AMIGO QUE É DONO DE UMA METALURGICA E QUE COMPROU UM KIT E FAZ CÓPIA REFORÇADA, PORQUE O QUE ELE COMPROU QUEBROU!!! EU ACHO QUE FOI ESSE O MOTIVO...

SE ALGUEM QUISER ME AVISA QUE DOU UM GEITO...
ELE QUER 320 PILA...

SEGUE FOTO...
Mazzi,

Estou interessado em levantar minha viatura e pelo que vi o mais indicado e o lift de suspenção 2" será que teu amigo ainda fabrica este kit? Estava pensando em comprar apenas:
- 2 calços em nylon menores: molas dianteiras
- 4 calços pretos e 4 prisioneiros: Calço dos batentes de suspensão
- 1 Calço em nylon com furos: Bandeja traseira
- 2 Alongadores triangulares: Prolangador amortecedore dianteiros
- Respiro diferencial (se tiver).

Se possivel enviar o contato do teu amigo.

Obrigado.

gonga
25/08/2008, 14:36
Acho que o ideal é pesquisar bastante e ver o que é o melhor para o SEU carro e qual o tipo de trilha que vc faz aí na sua região.
Outra coisa: Não esqueça de trocar o focinho do diferencial dianteiro do seu vitara pelo do Samurai pois com pneus 235 ele vai p/ o espaço mêssssssssss...
No mais,
Umbraçoproçeistudo!

Oi Walter,

Estou colocando os calços de 2" na suspensão e só não entendi o que é o tal de focinho do diferencial dianteiro e porque trocá-lo pelo dos samurai, já que irei usar os 235x75x15.

abraço !

Wally BH
25/08/2008, 20:03
Oi Walter,

Estou colocando os calços de 2" na suspensão e só não entendi o que é o tal de focinho do diferencial dianteiro e porque trocá-lo pelo dos samurai, já que irei usar os 235x75x15.

abraço !


Gonga,

O focinho do diferencial do Vitara é de alumínio, bastante frágil. Quando você coloca pneus maiores ou mais agressivos, em situações que o carro levantar a roda na trilha, o impacto ao tocar o terreno é muito grande, pois normalmente vc vai estar acelerando e o pneu dá um "grip" muito maior, forçando todo o diferencial. Como o focinho é de alumínio, ele não aguenta o tranco, estoura e arrebenta todo o diferencial junto. Portanto, colocque o do Samurai que é de ferro e vc se livra de um preju de uns 2K...:concordo:.

Boa sorte,

Wally

Ximenes
15/08/2011, 08:24
Amigos,

Já tenho calços de mola 2" + off shok, mas acho o carro duro, seco.

Gostaria de optar por trocar os calços por molas mais longas, quais seriam compatíveis, alguém já optou por molas maiores?

Abs.

Ximenes

TFelipe
25/11/2011, 20:19
aproveitando o tópico, comprei meu vitara que já veio com um lift de suspensão meio estranho, 2" de tecnil nas molas dianteiras, 1.5" de ferro nos amortecedores da dianteira, 3" de tecnil nas molas traseiras e 2.5" com um prolongador conico de ferro no topo do amortecedor traseiro

os amortecedores são originais e recondicionados, eu acho o carro completamente duro, passando por uma valeta de agua em estradas de chão, sinto até meus pensamentos cairem junto no buraco... e já que vou refazer a suspensão, estive pensando em fazer algo "no caprixo", mas sem extremismo


essa seria a minha saida pra um vitara mais confortavel:
Dianteira
amortecedores dianteiros: off-shox FX5-202+2 (quase R$600,00) aberto: 567, fechado: 392, curso: 175 mm (para lift de 2")

mola dianteira: calço de tecnil com 1" e mola dianteira com 1" a mais que a original (Alternativa4x4)**

Traseira
amortecedor traseiro: off-shox FX5-207+2 (R$550) aberto: 567, fechado: 392, curso: 175 mm (para lift de 2")
ou Doetsch Tech DT3180 com 216mm de curso (R$200)

mola traseira: calço de tecnil com 1.5" e mola traseira com 1" a mais que a original (alternativa4x4)**

custo total: ~R$3.000,00 com 4 off-shox , ou cerca de 2500,00 com 2 FX5-202 e 2 DT3180
o que acham? será que ia ficar legal ?

**diminuindo o calço e aumentando as molas, eu imagino que, a compressão das molas diminua, deixando mais "suave"; e é claro, deixando a suspensão com mais curso

aryrj
25/11/2011, 21:07
Pela diferença de preço, e embora os DT's sejam ótimos, iria de off-shox em tudo. Deve ficar muito bom!

No meu caso: kit do Fabil (Tecnotrilha) completo p/ 2" e DT 3180 na traseira.

Não esqueça do wishbone e do extensor de cardã.

TFelipe
25/11/2011, 21:33
então, essa é uma grande dúvida, offshox ou DT, me pergunto se o off-shox, que é 2.5x mais caro (e menos curso) tem uma performance digna dessa diferença?

não entendi essa do wishbone (nem sei o que diabos isso quer dizer), seria a balança? quanto ao extensor de cardã, bem observado, imagino que ele já tenha, pois ele já está com calço de 2", mas vou verificar

aryrj
26/11/2011, 00:20
É o calço que a gente coloca no apoio do pivô da balança central. Evita que o pivô trabalhe em posição desfavorável.

Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm)

Não deixe de colocar, se já não tiver.

Off-shox X DT? Durabilidade. Mas se quiser arrebentar, Rancho nele!

mauricioalan32
27/11/2011, 08:24
Ai TiagO!

Se hj eu fosse montar novamente um kit de suspensão pro meu Vitara, eu usaria o kit de suspensão da Alternativa 4x4 que é composto por 4 molas com 2" maiores q vem com os devidos calços da wyshborn e cardan, ai usaria na traseira o amortecedor da Suprema turbo gás de dupla ação e amoretecedores offshox com 2" maiores na dianteira, eliminando assim qualquer tipo de calço nas molas e nos amoretecedore e assim fazendo a viatura ganhar mais curso de suspensão e teoricamente ficar mais macio!

Segue o link do kit de molas das quais eu me refiro: .: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=002)


Abss

aryrj
27/11/2011, 09:32
Bela configuração! Concordo.

Só não vejo o calço da balança...

TFelipe
27/11/2011, 12:24
Opa, eu não tinha conhecimento desse kit com a mola de 2" a mais, assim realmente fica bem fácil (e melhor),
amanhã vou ligar lá para para ver certo o que vem nesse kit...

mauricio, esse amortecedor suprema turbo gas, por acaso não seria esse aqui?
.: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=00002526)
será que esse preço, R$425,00 se refere ao par?

se for, fica a disputa entre DT3180 X Cofap turbo gas... off-shox na traseira acho que não vai rolar, ele custa o dobro que os outros 2, e não quero estrapolar muito o valor...

abraço

aryrj
27/11/2011, 12:49
Opa, eu não tinha conhecimento desse kit com a mola de 2" a mais, assim realmente fica bem fácil (e melhor),
amanhã vou ligar lá para para ver certo o que vem nesse kit...

mauricio, esse amortecedor suprema turbo gas, por acaso não seria esse aqui?
.: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=00002526)
será que esse preço, R$425,00 se refere ao par?

se for, fica a disputa entre DT3180 X Cofap turbo gas... off-shox na traseira acho que não vai rolar, ele custa o dobro que os outros 2, e não quero estrapolar muito o valor...

abraço

TFelipe, quando souber sobre esse kit e sobre o amortecedor Cofap, dá um alô por aqui...

De fato, essa configuração é pra lá de boa...minha dúvida é somente sobre o calço da balança... seriam mais R$150,00.

mauricioalan32
27/11/2011, 22:27
Um tempo atras eu me informei sobre esse kit de molas e me disseram que vinha como calço da balança, mas estranho que na ilustraçao ele nao aparece, esse amortecedor que vc citou no link nao é o mesmo da suprema, os da suprema se consegue em qualquer auto peças, pra nós aqui Felipe, tem o Buhler, eu comprei la e paguei 220,00 no par e tem praticamente as mesmas medidas desses offshox!

aryrj
27/11/2011, 23:53
Aqui no RJ, esses da suprema estão por 85,00 cada. A óleo, não a gás.

Pelo que to vendo, o kit do Fabil é o mais completo, embora com calços.

Mauricio, vc usou um drop kit pra poupar as homos?

mauricioalan32
28/11/2011, 07:24
Olá, Ary!

Uso sim o Dropped Kit, como uso calços de 2" na dianteira, acabei por instalar esse kit para alinhar o angulo, e vo te dizer, estou dando noo meio e ta aguentando!

Abs

aryrj
28/11/2011, 08:52
TFelipe, junta um drop no teu orçamento... qdo vc souber o preço... é de chorar!

Maurício, onde vc comprou o teu? Quanto custou? Eu tb quero por na viatura... mas cadê coragem? :(

mauricioalan32
28/11/2011, 15:51
Eu comprei na RC4x4, na época paguei 250,00 no Kit!

aryrj
28/11/2011, 19:19
Pois eu vi no site da SOB...R$550,00!!! Parece ser da Calmini. Vc já é o 2º que me fala que comprou um drop kit na RC4X4. No site do Rodrigo não aparece. Vou mandar um e-mail perguntando.

TFelipe
28/11/2011, 19:48
Boa noite!
liguei lá na Alterativa4x4 e falei com o César, gente fina, ele não me recomendou o uso desse kit com as molas 2" maior, porque segundo ele, a maioria das pessoas que instalam não gostam, por ser duro demais...

isso foi um tiro no coração, a idéia de tirar as molas originais para não precisar usar calço de mola foi pro espaço...

@aryrj, a RC4x4 tem esse kit sim, segue o código/descrição/preço
SV-11-06 Kit para baixar o diferencial dianteiro R$200,00 (em 25/07/2011)


será que alguém por aqui usa esse kit da alternativa pra dar uma opinião?
será que existe outra mola maior que substitua a original?

aryrj
28/11/2011, 21:50
Obrigado tFelipe, agora eu achei. To pedindo preço. Esse preço de R$200,00, eles que te deram?

Existir molas alternativas existe sim. Acho que de santana dianteira e chevette traseira. Tenta no tópico "Peças alternativas...". Ou então, no site que te indiquei: Vitara Cabrito.

Por mim, tô fechando com o Fabil nessa 5ª. o kit +2" da Tecnotrilha. E os 2 DT 3180.

Por falar nisso, alguém tem idéia onde eu consigo aquelas coifas para amortecedores? Eles vem sem elas. Me falaram em coifas (guarda-pó) de amortecedores de moto. Já procurei na net e não achei. Alguma idéia?

TFelipe
28/11/2011, 22:08
sim, R$200,00 é o preço que o Rodrigo me passou dia 25 de julho, então pode ter mudado, mas que eles tem o droped kit eles tem sim.

no tópico preparando o vitara para trilhas pesadas vi o pessoal usando mola de chavette com calço, ou de opala, na traseira do vitara, dando o efeito de lift 3". vou dar uma pesquisada nesses tópicos que me falou.

esses amortecedor de suprema a gás estão a R$120,00 cada, acredito que valha a pena pagar R$50 a mais nos DTs... não?

procurei essas coifas/guarda pó no mercado livre e não encontrei, e se não tem lá, então vai ser díficil de encontrar hehe, pede de brinde junto com os DT3180 , quem sabe ...

edit--
eis um tópico interessante... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/57334-molas-do-sidekick.html

aryrj
28/11/2011, 23:56
"esses amortecedor de suprema a gás estão a R$120,00 cada, acredito que valha a pena pagar R$50 a mais nos DTs... não?"

Sem dúvida!!! O acabamento, resistência dos materiais empregados...sem contar que são amortecedores usados em provas nos estados unidos.

Off Road Truck Racing and Automative Suspension Lift and Lowering Kits (http://www.doetsch-shocks.com/)

Dá uma olhada na "criança" que está na homepage da Doetsh Tech...:)

Sobre as coifas, achei lá fora... 3 libras cada!

TFelipe
29/11/2011, 00:45
ary, vai deixar as mesmas molas? elas não estão "cansadas"? se aproveitar o momento para trocar as molas junto com os amortecedores, quem sabe não precisa nem colocar calço nenhum! (tirando o detalhe do wishbone e do espaçador de cardã)

será que é necessário trazer a coifa de fora? o frete vai sair 2x mais caro que as coifas! o pessoal mais experiente deve saber onde arrumar isso baratinho por aqui...

amanhã vou procurar o valor das molas e posto aqui

aryrj
29/11/2011, 08:36
TFelipe, dei preferência ao Kit da Tecnotrilha por ser o mais completo. Também queria um kit que fosse reversível, ou seja, qdo trocar de viatura, tiro tudo, sem maiores problemas. Não sou um trilheiro ferrenho, mas uso a viatura em estradas em péssimas condições, tanto pra trabalho qto lazer. A diferença prática entre molas e calços não é muito relevante pra mim.
No caso de minhas molas, serão trocadas sim, por 04 originais, nunca mexi em amortecedor sem trocá-las, isso em nenhum carro meu. Serão trocados tb os amortecedores dianteiros, por originais, KYB com os extensores do kit; o dropped kit será colocado em função de melhorar o ângulo das homos.
Como já deu pra notar, viso muito mais a durabilidade que a performance. Daí os DT's! :)
E pra mim já tá ótimo!

aryrj
29/11/2011, 13:48
Ah...e quanto às coifas... É só comprar duas nacionais para cada amortecedor e emendar uma na outra.:)

TFelipe
29/11/2011, 19:06
encontrei um par de molas de chevette por R$110,00 aqui na cidade, o mesmo preço da internet, eu achei muito barato, é isso mesmo?

a solução mais pratica para as molas da traseira do vitara parecem ser as molas dianteiras do chevette mesmo. se for necessário, colocar um calço de nylon de 1".

agora ainda falta uma solução boa para a dianteira. ouvi falar em usar a de opala 6cc mas parece que tem 3 modelos diferentes conforme o ano de fabricação...

mauricioalan32
29/11/2011, 21:49
Felipe, as de opala esquece, elas só servem na traseira do vitara, sao semelhantes as do chevette, porem levantam 1" a mais e fica DURO, muito ruim mesmo, posso dizer pois ja testei de tudo, e na dianteira nao existe mola de carro nenhum que de certo!

TFelipe
29/11/2011, 22:11
poisé, vi que você tinha comentado isso em outro tópico, as do opala 6cc batem os elos e raspam na longarina quando colocadas na dianteira... santana 2000 também parece que não fica legal... e por aí vai...


já cansei de procurar nos tópicos, acho que não tem jeito mesmo, vai ser R$270,00 no parzinho de molas originais da suzucar e é isso aí... o calço dianteiro vai ter que ficar :(

aryrj
30/11/2011, 08:23
Então TFelipe, a questão das molas derruba quem quer a viatura mais alta sem calços.
Tem uma outra hipótese, que vende lá na SOB (nem sei se tem disponível) que é um kit da OME, mas é pra 1,25". Também não conheço, mas sei que a marca australiana é ótima. E cara: R$ 2500,00.

aryrj
30/11/2011, 09:54
Outra coisa que lembrei...E os calços de suspensão? Devem ser aumentados?
Maurício, vc mexeu nos seus calços?

aryrj
30/11/2011, 10:38
ACHEI!!! Pena que lá fora...

Vitara 2" lift springs - Vitara / X90 - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/vitara-/-x90/vitara-2-lift-springs/prod_27.html)

TFelipe
01/12/2011, 17:10
aryrj, interessante esse conjunto, e pela descrição do produto parece ser uma mola de 1ªlinha, mas pode sair caro, pelos meus calculos, cerca de R$650,00 mais impostos, então pode facilmente passar dos R$1000,00 o jogo de molas. mas é uma alternativa...

de quais calços você esta falando aryrj?

aryrj
01/12/2011, 17:46
Onde se lê calços, leia-se batentes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/49637-ajuda-com-batentes-de-suspencao-vitara.html

TFelipe
02/12/2011, 09:11
o batente dentro da mola? se for isso acho que deve ser remanejado conforme o tamanho do pneu que usa, para terminar o curso da suspensão antes do pneu raspar na lataria. A um tempo atraz achei um topico falando de pneus 31" tala 8 offset - 25 e esse batente, pois quem não tinha acertado o tamanho dele estava tendo problemas com o pneu raspando na lataria. a noite vejo se eu acho o topico e posto aqui.

medi as minhas molas no plano ontem,
dianteira 19cm
traseira 22cm

alguem pode fazer o favor de medir as molas para eu comparar?

aryrj
02/12/2011, 09:42
Eu estou usando atualmente uns pneus que quase ninguém conhece, Dunlop GrandTrek AT3, 225X70X15. Para mim, excelentes! Nessas medidas, não devo ter problemas de raspar, pois já não tenho hoje, com lift de 1". Os batentes são esses mesmo. Minha idéia, depois de tudo feito, lift de 2", amortecedores molas e dropped kit, um jogo de BFs AT, 235X75X15. Aí sim, acho que vou precisar de um BL. Embora não goste muito da idéia...

TFelipe
02/12/2011, 10:42
acho que talvez o 235/75r15 ainda fique legal com o lift de 2" de suspensão, quando comprei meu vitara ele já estava com calço de 2" na suspensão e pneus 225/75/r15 (71cm de diametro), um pouco menor que o 235/75r15, e ficava bem tranquilo. agora instalei o Body lift de 2" e ainda estou com os mesmos pneus 225/75/r15, tem que ver como fica estranho!! tem uns 30cm de vão livre entre o topo do pneu e o paralama traseiro! depois posto uma foto para você ver como fica...

não vejo a hora de instalar os 31" recapados com rodas offset -25!

aryrj
02/12/2011, 11:35
Com medo de ficar triste, mande as fotos...:(

TFelipe
02/12/2011, 17:11
segue as fotos, coloquei um daqueles copos plasticos de 200ml para ter uma idéia melhor...

medi o espaço entre o paralama e o pneu, na traseira há 22cm de espaço livre e na dianteira 19cm
o pneu hoje está com mais ou menos 70cm de diametro
323383323384323385

ps: lembrando que as minhas molas são originais que vieram com o carro em 97, certamente estão cansadas, com um jogo novo de molas originais deve ficar um pouco mais alto...

aryrj
02/12/2011, 18:35
Como eu esperava... Fiquei MUITO triste!!!

Vc diz que vai colocar rodas com offset -25... essas suas tem qto de offset?

TFelipe
02/12/2011, 19:44
não faço ideia do offset dessa roda... mas posso te dizer que os pneus ficam parelhos com a lataria...

da uma olhada nas fotos do vitara do Mauricio e compara, é outro carro...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim-7.html#post1265893

é tanta diferença que é até difícil comparar...
não vejo a hora de trocar esses meus pneuzinhos de bicicleta...

aryrj
02/12/2011, 20:12
Então.... Sonhemos!!!!

TFelipe
05/12/2011, 15:25
voltando ao assunto... liguei em uma loja aqui da cidade e consegui esse preço pelos amortecedor traseiro de omega suprema 2.2:

Omega suprema Oleo - R$120,00 cada
Omega suprema Gas - R$230,00 cada
DT3180 - +-R$210,00 cada com frete

e agora? qual eu escolho? o DT3180 deve ser de uma qualidade muito maior sem dúvida, mas, pensando no conforto, que é o que eu busco, será que ele vai me atender? será que não é muito duro? não encontrei muitos relatos sobre o uso do DT3180 por isso tenho essa dúvida, já por outro lado, amortecedor de suprema todo mundo usa!

qual a relação de firmeza x conforto? vejo que tem muita gente que prefere um carro mais "firme"? qual a desvantagem de um amortecedor mais "macio"? o macio não deveria ser melhor por deixar a suspensão trabalhar mais? (em uma trilha por exemplo)

TFelipe
05/12/2011, 16:22
vai uma informação para os demais interessados: falei com o Ivo, técnico da Cofap e ele me confirmou que as molas dianteiras de chevtte SEM ar (código MC.ECHE09) tem o mesmo comprimento das molas de chevette COM ar (MC.ECHE18). a única diferença é que as molas MC.ECHE18 são um pouco mais duras (e mais díficeis de encontrar).

aryrj
05/12/2011, 20:29
TFelipe, muito obrigado por ter achado as minhas coifas! Já respondi por e-mail. Valeu mesmo!

Quanto aos amortecedores, DT X Suprema, os a gás são mais duros que os a óleo. Tb acho que uma suspensão muito macia, em conjunto com + 4", devem tornar a viatura muito instável.

De qq forma, manda uma MP pro Alexandre X...ele usa os DT's há muito tempo e é fã incondicional deles. Ele pode te dar uma boa ideia!

aryrj
10/12/2011, 23:08
Excelente tópico!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/9825-qual-o-maximo-que-da-pra-levantar-sem-mexer-muito-no-vitara.html

TFelipe
14/12/2011, 09:04
Molas que encontrei fora do Brasil: Calmini, Jimnybits, OME, Ironman

Calmini: tem o kit de suspensão completo, mas vendem as molas separadamente, o problema é que aparentemente eles só tem as molas traseiras 2" maiores: $80dollar cada. (eles tem 3" maior também)

IronMan: possui molas 35mm maiores (dianteiras e traseiras), mas o revendedor no brasil pede R$650,00 em cada par.

Jimnybits: esse sim é um site que vale a pena olhar, tem todo tipo de mola que você procurar, o problema é que são carissimas. um conjunto completo de molas deve chegar aqui por no mínimo R$1000,00 (sem imposto)

OME: não sei preços, no catalogo deles consta uma mola 1.25" maior para o vitara, mas parece que o Alexandre X está importando umas da OME 2" maior.

aryrj
14/12/2011, 09:47
Bits4Vits...muito bom tb...e caro!

AlemãoRS
14/12/2011, 10:01
Entrem em contato com a RC, eles fazem molas 3" maiores.

TFelipe
14/12/2011, 10:03
não acredito! eu procurando molas pelo mundo inteiro e logo ali, debaixo do meu nariz vendem molas maiores?? to ligando lá agora mesmo!! valeu :D

@Ary
é, na verdade JimnyBits e Bits4Vits tem quase os mesmos produtos, a diferença é o preço mesmo...
£290.00 : Vitara 50mm lift springs Trail Master - Vitara / X90 - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/vitara-/-x90/vitara-50mm-lift-springs-trail-master/prod_365.html)
£420.64 : 2" / 50mm Lift Springs - Trail Master - Vitara & X90 - Trail Master - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/trail-master/vitara-x90/2-/-50mm-lift-springs-trail-master/prod_271.html)

aryrj
14/12/2011, 10:19
Tô fora...

TFelipe
14/12/2011, 10:20
R$120,00 cada mola da RC4x4 com 2" a mais que a original, alguem aqui usa essas molas? Alemão, sua viatura tá com essas molas?

*a de 3" o atendente não sabia me confirmar se tinham ou não.

aryrj
14/12/2011, 10:22
As dianteiras tb?

TFelipe
14/12/2011, 10:30
segundo ele cada mola R$120,00 indiferente se é dianteira ou traseira. será que eles compram/produzem essas molas especialmente para vitara, ou é uma mola de outro carro, só revendida?

aryrj
14/12/2011, 10:41
Olha, taí uma pergunta difícil... Acho mais fácil ser de algum outro veículo, cortada. Se fôr, aposto na do Santana... muito dura. Além de muito cara, 120,00 cada.

Estou correndo atrás das originais dianteiras e não estou achando em lugar nenhum.

AlemãoRS
14/12/2011, 10:48
Não são de outro veiculo, são feitas para o vitara mesmo, podem confirmar com eles.
Eu estou utilizando as traseiras com 3" de lift. Na dianteira eles fazem mola com 2" de lift mas segundo eles tem que trocar as bandejas da suspensão se não a mola raspa no batente. Ai trocando a bandeja fica com lift de 3" na dianteira tb.
No meu fiz calços para a dianteira, trocando apenas as molas traseiras e os amortecedores também vendidos pela RC, mas que são os traseiros da L200. Como as molas não são duras, ficou bom o conjunto. Praticamente igual a usar molas originais e amotecedores de suprema.

aryrj
14/12/2011, 10:58
Desculpe a minha ignorância, Alemão... mas...

"...Na dianteira eles fazem mola com 2" de lift mas segundo eles tem que trocar as bandejas da suspensão se não a mola raspa no batente..."

Se são feitas para o Vitara...por quê isso, então?

AlemãoRS
14/12/2011, 11:04
Quando a suspensão dianteira abre, a mola faz um leve "arco", tipo, ela não fica reta apenas abrindo mais. Com uma mola mais comprida esse efeito é maior, ai acaba raspando no batente.
Mas se isso realmente acontece eu não paguei pra ver e também não sei se no kit da calmini não é a mesma coisa, nunca vi um.
Pelo menos, é isso que eu entendi.

aryrj
14/12/2011, 11:47
Faz sentido... mas se é obrigatória a troca das bandejas, no kit +2" da Alternativa tb seria... E trocar as bandejas, pelo quê? Mais vale um calço.

.: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=002)

AlemãoRS
14/12/2011, 11:52
Trocar as bandejas para o lift de 3". Acho que não expliquei direito:
No lift de 3" na suspensão dianteira, a mola tem 2" a mais que a original e o restante do lift é conseguido pela troca da bandeja, o berço da mola deve ser diferente totalizando as 3" de lift.

A RC faz as bandejas também..não lembro agora o preço.

TFelipe
14/12/2011, 11:53
quando eu tiver um tempo ligo lá e converso com o Rodrigo sobre a bandeja, se é necessaria para as molas de 2" maiores, e quanto custa... imagino que deve ficar uns R$250 cada (será?)

mas se tiver que trocar a bandeja, para o lift de 2" com molas maiores, não sei se vale a pena...

aryrj
14/12/2011, 11:54
Agora entendi.

A relação CustoXBenefício fica muito alta... Prá mim, não vale a pena.

O preço dessas bandejas modificadas seria, imagino, o preço de um kit completo (com tudo, upperwishbone, prolongador de cardã, batentes novos traseiros e tudo mais...montar e usar), com o Fabil, que aliás já comprei, só falta montar.

Continuo fora.

aryrj
14/12/2011, 12:05
Mas prá nós TFelipe, o osso continua sendo a relação da C&P. Pelo menos eu acho.

TFelipe
14/12/2011, 14:13
ligei para RC4x4 e o Rodrigo não estava, acabei falando com o Diego sobre as bandejas, ele não soube me dizer o valor pois esse item não está na tabela de preços, mas eles tem essa bandeja sim para vender. Ele CHUTOU o valor de R$500 a R$700 pelo par. e também falou a mesma coisa que o Alemão, precisaria trocar a bandeja para mola não bater em nada.

@ary isso faz parte... to quase começando a achar que trocar o motor é a solução mais barata, acaba com o problema de potencia, e a longo prazo até da lucro; coloca-se um AP, vende-se o meu motor original, e o resto se paga em 1 ou 2 anos só com a diferença de autonomia de 6,5km/l (pneu 31") pra uns 9 ~ 10km/l com o AP.

aryrj
14/12/2011, 14:20
TFelipe... não troco meu motor por um AP de maneira nenhuma... acabei de fazer ele inteiro. Tá zero bala!

Vou dar mais um tempo e procurar mais...

aryrj
14/12/2011, 18:02
Olá, Ary!

Uso sim o Dropped Kit, como uso calços de 2" na dianteira, acabei por instalar esse kit para alinhar o angulo, e vo te dizer, estou dando noo meio e ta aguentando!

Abs

Maurício, vê se o teu é esse. Essa primeira peça a esquerda eu não identifiquei. Dá pra me mandar uma foto do teu instalado? Chegou hoje da RC4X4.

TFelipe
14/12/2011, 18:17
da uma procurada nesse tópico que acho que ele já postou fotos do dropped kit...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim-16.html

fui pra faculdade, até.

AlemãoRS
14/12/2011, 19:45
É isso mesmo aryrj, aquela primeira fixa a lateral do focinho.

aryrj
14/12/2011, 23:40
Valeu Alemão...

mauricioalan32
15/12/2011, 08:58
Correto Ary, é esse Kit mesmo, como disse o Alemao, a primeira peça prende a lateral do focinho ao meio do jipe. Pessoal, a um tempo atrás eu liguei na RC 4x4 para cotar o valor desse kit de 3" e o Rodrigo me passou que custa em torno de R$ 3.000,00 o kit completo com 4 molas sendo as dianteiras de 2" maiores feitas exclusivamente pro vitara e a traseira de 3" na mesma compressão, 2 amortecedores traseiros com 3" de curso a mais e devem ser da L200 mesmo, 2 prolongadores de amortecedor dianteiro, calço wyshborne, 2 bandejas dianteiras com reposicionamento da mola com lift de 1", dropped Kit, prolongador de cardã traseiro de 1", 2 braços alongados e reposicionados do eixo traseiro que faz com que a roda fique mais pra tras pra nao agarrar na canoa e para alinhar o eixo, evitando que ele "gire" ao tracionar e trabalhar a suspensão. Existe uma peça na qual eu nao me recordo o nome que serve para evitar a quebra das homocineticas e do cubo de roda, ao abrir a suspensão, mas nao vem junto no kit e eles nao fabricam que é uma flange que joga a homocinetica interna do lado do motorista em torno de 1,5cm pra fora. Que eu lembro era isso!

Abrass

TFelipe
15/12/2011, 09:22
não me parece que há necessidade de jogar o eixo traseiro para traz, Mauricio, na traseira, seus 32" recapados chegaram a raspar na lata ?
instalando o prolongador de cardan e os 2 braços mais longos, também seria necessario uma bandeja central mais comprida, não?

enviei um email para o Rodrigo pedindo se realmente é necessario trocar as balanças dianteiras no caso de instalar molas maiores, assim que eu tiver uma resposta eu posto aqui.

mauricioalan32
15/12/2011, 14:01
Felipe, no meu caso nao raspam, pois cortei 2 cm dos paralamas traseiros e 5cm dos dianteiros, se nao raspa sim. Qnto a bandeja, nao precisa nao, pois os braços corrigem o angulo do eixo!

abraS

aryrj
23/12/2011, 18:44
Vê se alguém mata essa...

Coloquei há 3 dias o kit de 2", completo, com upperwishbone, prolongador de cardã, coloquei molas originais com os calços, amortecedores originais na frente e DT 3180 na traseira. E ainda que não muito necessário, rebaixei o diferencial dianteiro em 1", dropped kit, pra dar uma moral as homos. Perfeito.

Acontece que assim que sai da oficina, passando por um facão (isso mesmo, quase na porta da oficina!) ouvi um barulho esquisito vindo da direção do banco traseiro...voltei à oficina e pedi ao meca que desse uma olhada por baixo, enquanto eu provocava o barulho...parecia uma metralhadora...tipo como se fosse uma barra de ferro passando na mola. Ele desceu e viu que o silencioso estava pegando nos parafusos do prolongador de cardã!!!! Meu silencioso, que não deve ser original é muito largo e numa torção, pega no cardã...!!!

Até aí tudo bem...se for isso, é galho fraco...

Mas o pior é que no dia seguinte, já em casa, fui meter uma 4X4 (só engatar, 1m) e fez um puta estalo no eixo dianteiro...a troco de nada! Estranho isso, visto que com o dropped kit aliviou bem as homos que estão praticamente horizontais!

E nunca havia acontecido isso antes...

Que charada é essa??

aryrj
23/12/2011, 23:41
Rapaz....tô desconfiando de um erro na montagem da roda livre. Será possível?

AlemãoRS
24/12/2011, 10:00
Mas você trocou as RLs?

aryrj
24/12/2011, 10:12
Não troquei, mas foram desmontadas por conta da troca das pastilhas de freio... Minha dúvida é se poderia ser isso o motivo dos estalos.

O que acontece: quando aciona a 4x4, as rls armam automaticamente...estalos. Rodando em 4x4, normal, sem problema. Aciono então a L..., normal de novo. Ok, encato a 4x2 novamente... dou ré... a rl desarma, normal...estalos novamente.

Até aí, tudo bem. A coisa que me incomoda´é a altura dos estalos! E não é um estalo só, como era antes da mexida. Parece barulho de engrenagens...

Mistério... e agora só ano que vem...:(

AlemãoRS
24/12/2011, 10:17
É, pode ser sim, pede para alguém fazer esse procedimento e tenta escutar de fora do veículo o barulho.

O estalo é só na hora de engatar?Depois não faz mais?

aryrj
24/12/2011, 10:21
Exatamente isso!

mauricioalan32
24/12/2011, 21:34
Ary, essas roda livre são tinhosas pra montar, tem uma posição exta q faz com q o conjunto todo fique bem rente ao copinho antes de montar, do contrario ela faz um barulho q parece q ta moendo tudo, pra mim ja aconteceu varias vezes isso, voltava do mecanico depois de revisoes e ficava estalando tudo, ai eu ia direto na roda livre... Boa SoRte e um Feliz Natal!!

aryrj
25/12/2011, 00:18
fala mauricio... eu acho q deve ser isso mesmo. O meca volta a trabalhar no dia 4/01. Até lá, vou de 4x2 mesmo, sem estresse, pois ando meio sem saco de meter a mão. E eu já ando com vontade de colocar RLs manuais mesmo...

Feliz Natal prá todos!

Btpita
27/12/2011, 00:09
Alguem ja importou ou fabricou o kit de bady lift de 2" para o Vitara 95? Quantas peças são necessárias? Alguem tem os desenhos das peças para fabricação?

aryrj
01/01/2012, 16:32
Pessoal, prá curar a ressaca do fda...dá pra meter vj900, 235X75X15 em um vitara com lift 2" só na suspensão? E rodas originais?

mauricioalan32
02/01/2012, 13:45
Dae Ary, Feliz Ano Novo!

Entao, cabem sim os VJ900 nessa medida, eu ja tive os MUD 30" q sao um pouco maiores q um 235 original e ficou bom, a unica coisa que tive que fazer foi regular o limitador de direçao ao lado do setor pra nao enroscar os pneus na longarina qndo vira toda direçao!

Abss

aryrj
02/01/2012, 14:05
Blz, maurício! Legal, então cabe! Mas as tuas rodas nessa época eram originais, aquelas com o offset + 20 ou 25 mesmo? Se fôr, vo colocar os sapatos novos e só com eles ganho mais de 1,5" de altura!!!:)
225X70=696mm de diâmetro; 235X75=733,5mm de diâmetro.

Tô certo?

mauricioalan32
03/01/2012, 22:23
Correto Ary, na época eram as rodas originais 5,5" com offset +25, mas com esse pneu da pra colocar até roda 7" sem agarrar em nada, roda 8" ja pega nos paralamas com o trabalhar da suspensão!

Abss

TFelipe
04/01/2012, 11:11
Ary pega aquelas rodas us wheel tala 8" com offset -25, aí sim fica show

quanto ao lift, você só vai ganhar metade disso, pois a outra metade vai ficar para cima do eixo, ou seja, lift de 18mm (~0.75")

aryrj
04/01/2012, 15:21
Tá certo o Felipe...:(
Mas já tá bom...quase 1" a mais já faz diferença! Ah... as u$$$$$$ wheels... seria bom...but...:(

E eu tô pegando uma moleza em um para choque de aço... se fechar...putz! Depois eu conto o preço...:angel:
[]'s

P.S.: maurício, matamos a charada!!!! Aqueles estalos eram montagem errada na RL direita!!! Resolvido!

mauricioalan32
05/01/2012, 07:53
Certo então Ary, q bom q era só isso!

Abss

aryrj
06/01/2012, 16:33
...E eu tô pegando uma moleza em um para choque de aço... se fechar...putz! Depois eu conto o preço...:angel:
[]'s

Agora tá fechado...

Para-choque de chapa, com suporte pra guincho e milhas---R$200,00
Protetor de carter e de tanque---R$300,00, os dois.
M.O. para alinhar o para-choque, pintar e montar tudo---R$250,00

TOTAL: R$750,00 --- E tudo do Rodrigo (RC4X4) --- by desmanche aqui no RJ; deu PT e o cara entregou tudo pro ferro-velho...

Assim que acabar o serviço de lanternagem q to fazendo, posto fotos.

[]'s, já acreditando em Papai Noel!:):):)

aryrj
11/01/2012, 15:10
Tudo montado e perfeito. Voltando a pensar em rodas...

Material saído do FV4X4!!!

mauricioalan32
11/01/2012, 17:25
Ficou show a viatura Ary... parabéNs!

Abrass

aryrj
11/01/2012, 18:49
Valeu mauricio... E obrigado pela dica das placas inferiores! Agora, como sempre, a cachaça pega... Com um para choque desses, um guincho caía bem... E é assim, continua a novela!!!:):):)

Mas antes:

Para choque traseiro, rodas, pneus, .... haja $$$$$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

aryrj
10/02/2012, 20:54
Tudo montado e perfeito. Voltando a pensar em rodas...

Material saído do FV4X4!!!

Mais uma jóia da griffe FV4X4...

Meu carnaval vai ser com cerveja, lixa, cerveja, primer, cerveja, tinta e cerveja...:)

E se sobrar tempo, vô vê se dá prá tomar uma cerveja!!!!:cool::cool::cool:

P.S.: 120,00, colocado.;)

aryrj
11/02/2012, 07:48
Mais umas fotinhas...

aryrj
21/02/2012, 11:28
... 24 latinhas depois:concordo:

R$164,00... construído, montado, alinhado e pintado!