Ver Versão Completa : Qual o consumo médio de um niva 1.6 ?
Neanderthal
04/10/2006, 21:31
Queria saber qual o consumo médio do Niva de vocês? O meu, 1.6 a gasolina, é meio beberão deve estar na faixa do 7 km p litro, isso é o normal?
pedrodoniva
04/10/2006, 22:52
7 km/l não é beberrão...tá muito economico o seu!!!!!!
Beberrão é o meu,que tá fazendo na casa dos 4 km/l.....hehe
shuther4x4
04/10/2006, 23:45
O meu está na faixa dos 6 na cidade, Gasolina, motor e carburador originais, ignição eletrônica, pneus rodo rurais.
Ps: quando responderem citem as alterações (ou ausência delas), para as informações ficarem mais completas.
ferchina
04/10/2006, 23:49
O Nivera tah fazendo uns 6,5 - 7km/l com motor original e carburador weber 460...antes com carburador original era 5km/l.
flw
pedrodoniva
05/10/2006, 08:34
Ferchina, o nivera é alcoolatra ou é gasolinoolatra?auheauheuae
danielmanguinha
05/10/2006, 10:29
O meu está fazendo 10 a 11km por m3 de gás por km.. meu cilindro é de 25... Ando no máximo a 100km por hora, mas econômizo que é uma beleza...
fabioaguilera
05/10/2006, 11:27
O FDP !! é alcoólatra.
Bebe 1 litro a cada 4,5km na cidade e aguenta andar na estrada a uns 6km/l.
Tem um Weber 460 instalado nele e o ponto um pouco adiantado. 1995, 75.000km.
Acho que estas medidas podem ser melhoradas pq o mecânico fez um serviço porco, para não dizer criminoso. Status Lada. Já fica o alerta.
Fabio
Acho que voce postou no topico errado!!!!!
fabioaguilera
05/10/2006, 11:49
Tá resorvido! hehehehe
Desculpa aí, galera!
Abraço
Fábio
ferchina
05/10/2006, 13:00
Ferchina, o nivera é alcoolatra ou é gasolinoolatra?auheauheuae
Pedrinho, o Nivera é gasolinoolatra...:-D mas estou pensando seriamente em torna-ló alcoolatra :pensativo:
flw
pedrodoniva
05/10/2006, 13:08
Ferchina,mas pra vc tá facil facil passar pra alcool!jah tem o carbura niquelado... O lance é: Se vc passar pra alcool,o nivera vai ficar mais gastão...mas quanto mais gastão? Se faz uns 7 na gasosa,no alcool faria qnt?
ferchina
05/10/2006, 13:15
Pedrinho, não tenho certeza c o carbura e niquelado, a respeito do consumo, num outro topico sobre retifica tem uma "receita" do camarada Jossano onde ele consegue 9Km/l no alcool... mto atrativo!!
flw
Neanderthal
06/10/2006, 09:42
O meu está fazendo 10 a 11km por m3 de gás por km.. meu cilindro é de 25... Ando no máximo a 100km por hora, mas econômizo que é uma beleza...
Eu estou querendo fazer a conversão para GAS, alguem pode indicar um serviço de qualidade aqui no Rio para esse serviço?
Gustavo Niva
06/10/2006, 11:36
Olha... eu fiz na NitGas e não gostei... deram vários moles...
Acho q o principal pra uma instalação boa é tu ficar em cima, cobrando dos caras enquanto eles fazem o serviço.
Dizem que o kit italiano é melhor que o argentino e o cilindro da White Martins melhor que os outros (que eu me lembre, confirme essas informações)... tabém dizem que é melhor furar o carburador do que botar um tal de anel de sei lá o que, mas dá mó pena furar o carbura, e parece que dá pra fazer furando a tampa do filtro de ar e botando os tubos por cima...
No meu colocaram o redutor de pressão no lugar do reservatório do esguicho dos faróis e traseiro, isso eu gostei, apesar de terem feito sem me perguntar... e o cilindro, na minha opinião ficaria melhor se fosse colado na traseira do porta malas, ao invés de no banco (niva 91 e cilindro de 7,5 ou 10, pois esses são mais baixos, ou da msm altura, que a parte da lataria onde ficam as lanternas traseiras), pq assim se você quiser dobrar o banco traseiro pra frente pra usar tudo pra carga, não fica com um cilindro no meio, além de ficar mais escondido (andam roubando carros pra tirar o kit gas e revender)
Neanderthal
06/10/2006, 16:35
Valeu pelas dicas, Gustavo!
emtsuhako
07/10/2006, 13:42
Pessoal, babem pq eu já cheguei a fazer 8,5 a 9,0km/l na cidade... mas dosei bem o pé no acelerador... , geralmente eu faço 7,0km/l... na estrada já fiz quase 13,0km/l... mas o normal é 10-11km/l... Motor original, carburador original, comando Aerocar, ignição eletrônica, pneus 205/75/R15 80 ou 90% onroad... Só para constar, o consumo melhorou muito depois que eu instalei a ponteira original do filtro de ar... dizem que com essa peça o ar entra mais denso, portanto com mais oxigênio, resultando em uma melhor mistura/queima ar-combustível... conjuntamente foi instalada a coifa do radiador, matendo a temperatura máxima nunca superior aos 90°C...
Edson
Esta ponteira do filtro tem duas posições!!!
Qual posição voce utiliza?
emtsuhako
08/10/2006, 11:54
Peter, essas parte que vc menciona é uma peça que funciona para fixar a ponteira à panela do filtro... essa peça tem sim duas posições: frio e quente... dificilmente eu deixo na posição quente, pois o ar vem aquecido do motor, que é jogado para o carburador e, em dias quentes, parece prejudicar o desempenho do motor... geralmente deixo na posição frio, assim o ar jogado ao carburador vem direto da ponteira, mais frio e denso... nessa posição o consumo tem sido menor do que na posição quente... Um fato curioso: uma vez eu estava indo pra Sampa, pela Castelo, trecho Sorocaba-Sampa... nos primeiros 30km meu Niva estava com dificuldades de alcançar os 110km/h... então começou um trecho de neblina e o motor ganhou fôlego, alcançando mais facilmente os 120km/h, que é velocidade máxima permitida da pista... e manteve esse ritmo até acabar o trecho de neblina, qdo voltou a perder fôlego... pergunto, neblina tem alguma coisa a ver com o desempenho do Niva??? Em trechos de neblina o ar é mais úmido e frio... bem, o fator temperatura mais amena deve melhorar o desempenho do Niva, mas e a umidade??? Ou tô falando besteira???
fabioaguilera
08/10/2006, 12:06
Tenho um Kadett 1.8 original à alcool. Estas mudanças de pressão, temperatura e umidade no ar fazem efeito mto facilmente no carro. A melhor condição é frio de rachar e ar seco. No frio o ar fica mais denso e qto menos umidade melhor pra queima. No litoral a umidade é compensada pela maior pressão atmosférica.
Na praia em dias gelados, fica o capeta. Sensivelmente mais rápido.
Neander,
Uma das mais conceituadas convertedoras no Rio é a GAZCAR 2000, situada em Bossucesso (perto favela da Maré). Fiz recetemente a conversão da minha Cherokee Rubicon lá. Pode perguntar a qualquer taxista. A melhor posição para instalar o cilindro no Niva é em baixo do porta mala, mas exige algumas alterações, como o reposicionamento do silencioso ou fazer o que o Cassiano do Nata4x4 fez no dele, criando uma bacia no porta-mala.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club
... Só para constar, o consumo melhorou muito depois que eu instalei a ponteira original do filtro de ar... dizem que com essa peça o ar entra mais denso, portanto com mais oxigênio, resultando em uma melhor mistura/queima ar-combustível... conjuntamente foi instalada a coifa do radiador, matendo a temperatura máxima nunca superior aos 90°C...
Edson
Você poderia descrever melhor a ponteira do filtro de ar? Onde eu poderia encontrar e o valor é alto? Toda melhoria pra ajudar a melhorar o consumo me atrai.... rsrs
Se puder também explicar sobre a coifa do radiador eu fico muito grato, ainda mais se tiver umas fotos.... rsrs
Abraço e desculpa pelo abuso de gentileza
sthefano leandro
08/10/2006, 22:44
O meu niva esta com o carburador de samara e ignição eletronica.
esta fazendo em média 7.5km/l, com o ar condicionado ligado em torno de 4km/l.
Uma boa maneira de fazer o nivinha beber pouco é dirigir com giro baixo e manter sempre uma boa regulagem na máquina,Todo mes é bom limpar o carburador e trocar o filtro de gasolina, aqui no rio custa em média 6 reais!
pedrodoniva
09/10/2006, 09:45
caraca sthefano!!!! com o ar ligado faz quase a metade!!!! como assim?!?! auehauehauehauheae
O meu (nao tem ar condicionado) tá fazendo 4,5...... carburador original.........
Se eu colocar um weber 460 mas nao passar pra alcool,quanto que ele vai fazer maomeno?
Foto da Ponteira.
Da para visualizar,senão amanha posso mandar mais detalhada.
Gustavo Niva
09/10/2006, 10:54
Peter, acho que o que você fez foi mover a entrada de ar do carbura um pouco mais pra fora do ar quente do motor... na ponta dessa peça da foto, entra uma outra que parece uma corneta, virada pra frente do carro, e que faz puxar o ar ainda mais de longe do ar quente do motor... eu não tenho a que citei, pois pretendo colocar um snorkel, mas cheguei a cotar na apoio4x4 e era 10R$ na época...
Rones Jr
09/10/2006, 12:25
Galera, acho que a ponteira que o Edson se referia é outra. Na peça plástica ligado à tampa do carburador original há uma ligação para uma ponteira, quase um tubo que leva a captação do ar quase na ponta do cofre do motor a frente, conforme o Gustavo falou. Na verdade na peça da foto acima há ma chavinha que vc muda a posição da capação do ar. Há uma posição hot e outra cold. Uma libera o ar que vem da frente, ideal para nós dos trópicos e outra que vem debaixo do bloco do motor, ideal pra Sibéria!!! O Ar frio melhora a eficiência da mistura (não me pergutem por que!!!), mas o ar quente é necessário em baixas temperaturas....
Na foto anexa acho que da pra ver este tubo. A dica, é mesma do Laika....eu acho, logo quem interessar terá facilidade em achar em desmanches...
Quanto ao AR...no Shrek...sem AR...faz 7 - 7,5km/l Com AR 6 - 6,5 km/l....mas no motor original pesa mesmo....e se tentar andar como sem ele...cai pra uns 5.
Agora que eu vi(olhando a foto do Rones) que no meu filtro ta faltando a ponteira que parece a ponta da mangueira de um aspirador.
Olhando e aprendendo!!!!!
Gustavo Niva
09/10/2006, 17:54
Rones,
essa banda branca no pneu do teu niva tá muiiiito foda...
Camaradas,
obrigado pelas fotos e explicações sobre a ponteira. Vou ver se instalo na esperança de melhorar um pouco que seja o consumo.
Abraços
Gustavo Niva
09/10/2006, 19:58
Rizk, eu imagino que se a ponteira melhora um pouco, um snorkel melhore mais ainda, pois cata o ar de fora do cofre do motor, bem mais frio...
sthefano leandro
09/10/2006, 21:42
Ai gente vcs sabem onde eu encontro um snorkel para o niva de preferencia aqui no rio de janeiro ?
Em relação ao weber 460 eu não tenho muito a dizer nunca andei em nenhum então não vou dar minha sugestão!
abraços
Rizk, eu imagino que se a ponteira melhora um pouco, um snorkel melhore mais ainda, pois cata o ar de fora do cofre do motor, bem mais frio...
Gustavo, eu andei pensando nisso depois de ler sobre a ponteira, mas a idéia de ter que cortar a lata pra instalar o snorkel não me encoraja muito. Quem sabe se a ponteira me mostrar bons resultados eu não animo e instalo o snorkel no futuro.
Caso eu não encontre fácil a ponteira original acredito que dê pra adaptar uma facilmente, pois a função é apenas de captar o ar de um ponto mais afastado do motor (ar mais frio), correto?
Abraço
kemramone
10/10/2006, 12:47
Ai gente vcs sabem onde eu encontro um snorkel para o niva de preferencia aqui no rio de janeiro ?
Camarada Sthefano Leandro visita o site do Cassiano http://www.natal4x4.com.br e vê lá ele vende um snorkel de fabricação própria de muito bom gosto e o preço não esta assim tão fora da realidade não ele envia pra todo o Brasil acho que valeria a pena voce dar uma olhada lá! fica ai a dica! abraços!!
pedrodoniva
10/10/2006, 14:44
Opa,eu vi esse negocio de Cold e Hot na ponterinha do meu,mas pra q serve?Se eu nao me engano está no cold...
Galera, acho que a ponteira que o Edson se referia é outra. Na peça plástica ligado à tampa do carburador original há uma ligação para uma ponteira, quase um tubo que leva a captação do ar quase na ponta do cofre do motor a frente, conforme o Gustavo falou. Na verdade na peça da foto acima há ma chavinha que vc muda a posição da capação do ar. Há uma posição hot e outra cold. Uma libera o ar que vem da frente, ideal para nós dos trópicos e outra que vem debaixo do bloco do motor, ideal pra Sibéria!!! O Ar frio melhora a eficiência da mistura (não me pergutem por que!!!), mas o ar quente é necessário em baixas temperaturas....
Na foto anexa acho que da pra ver este tubo. A dica, é mesma do Laika....eu acho, logo quem interessar terá facilidade em achar em desmanches...
Quanto ao AR...no Shrek...sem AR...faz 7 - 7,5km/l Com AR 6 - 6,5 km/l....mas no motor original pesa mesmo....e se tentar andar como sem ele...cai pra uns 5.
Veja a resposta acima Pedrinho.....
Rones Jr
10/10/2006, 17:08
Pedro,
não lembro qual é a posição pq não sei se o cold ou hot se referem ao clima ou ao ar que vc deseja que seja admitido pelo motor.
De qualquer forma, ao mudar a direção da chavinha a peça vai liberar o acesso do ar pela parte de baixo ou pela ponta. Para nós o certo é deixar que o ar entre pela parte mais afastada do bloco. Para nós quanto mais frio o ar melhor.
Rones
pedrodoniva
10/10/2006, 17:39
Ah...tá certo.......entao o ideal seria colcoar mesmo um snorkel?
E para quem não sabe,o ar frio melhora a mistura pois seu volume acaba ficando menor devida as particulas que não se movimentam muito. Tendo um volume menor de ar,cabe mais na mistura,dando uma significativa melhora. Mesmo princípio da Intercooler!!!!! yeah!uaehuaeuaehuaheuae
emtsuhako
12/10/2006, 22:10
Risk e Peter, tô em Brasília, quase incomunicável... então só agora respondo... a ponteira é aquela da foto do Rones... essa peça, pelo visto, faz falta... sem ela, o ar entra mais quente pro bura... eu comprei a minha na Apoio 4x4... se não tiver lá, talvez a Marli da Sarancar tb tenha...
Valeu Edson!
Logo que der vou procurar e instalar a ponteira.
Abraço
Mauricio Rossetto
18/10/2006, 15:14
Descobri como fazer que o Niva fique super econômico: hehehehehehehehehehehehe
Luiz Contini
05/06/2017, 20:22
Queria saber qual o consumo médio do Niva de vocês? O meu, 1.6 a gasolina, é meio beberão deve estar na faixa do 7 km p litro, isso é o normal?
É isto mesmo. O meu também esta fazer 7 por litro.Troquei o carburador e o anterior era mais econômico. Bebe até desligado...fazer o que sempre 4x4....
Luiz Contini
05/06/2017, 20:24
Alguém sabe se tem algum equipamento que de para instalar no niva que desligue o 4x4,,,,já pesquisei e não encontrei nada....
Fabio Figueiredo da silva
24/06/2017, 21:42
Boa noite pessoal gostaria de saber se alguém pode me informar como faço para trocar o distribuidor com platinado para o de ignição e ele tem que ser original ou pode ter um similar
mauricio_silva
23/09/2017, 10:13
Olá Luiz.
Má ideia... :semideia. O carro até pode ficar mais econômico, mas vai deixar de ter a sua principal vantagem: a estabilidade e o desempenho de um 4x4 full time.
Tem quem faça a adaptação de rodas livres na dianteira. Teve até "mecânico" :banido: que destruía a caixa de transferência, fazendo com que o bloqueio do diferencial acionasse o 4x4.
Mas, como diria o "Camalada Gil", são "adaptraições", que comprometem a integridade e o desempenho em geral do carro. Melhor não "mutilar" o pobre "russinho"...:concordo:
[]s.
Alguém sabe se tem algum equipamento que de para instalar no niva que desligue o 4x4,,,,já pesquisei e não encontrei nada....
mauricio_silva
23/09/2017, 10:37
Olá Fábio.
Tem o kit de ignição eletrônica vendido pela Lada Power.
Segue o link:Electric 1600 : Lada Niva / 2101-2107 1500cc 1600cc Contactless Ignition Set (https://ladapower.com/catalog/niva-1600/electric/lada-niva-2121-2103-contactless-ignition-set-detail?showall=1)
[]s.
Boa noite pessoal gostaria de saber se alguém pode me informar como faço para trocar o distribuidor com platinado para o de ignição e ele tem que ser original ou pode ter um similar
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