Ver Versão Completa : pressão no turbo
pessoal como faço para dar mais pressão no turbo esta dando 0,8 kg´s com pé no fundo gostaria que ficasse com 1,2 é possivel?
José Augusto
04/10/2006, 23:10
educme, para ter pressão máxima no turbo vc tem que ter oposição ao movimento onde o motor realmente precise de torque para o deslocamento, em um longo aclive deve-se chegar com certa facilidade a pressão máxima.
Para aumentar a pressão de um modo geral (e gastar mais combustível, aumentar o nível de fumaça e diminuir a vida útil do motor e principalmente da turbina), aumenta-se o débito na bomba injetora.
gwegbecher
05/10/2006, 13:01
José, me corrija se eu estiver engando, mas pra aumentar a pressão de turbo não seria no parafuso de regulagem de pressão da válvula de alívio, e daí sim para equalizar o motor aumeta-se o débito de combustível.
Abraço
Germano
Ricardomkz
05/10/2006, 16:02
Amigos, eu aumentei a pressão de 0,7 p/ 0,9 no eixo da valvula de alívio que tem uma contra porca é muito simples o processo!!!
sds,
José Augusto
06/10/2006, 07:59
gwegbecher, o maxion HSD 2.5 está calibrado para 1.15 kgf/cm2, se vc mudar o parafuso da válvula de alívio vc estará sujeito a pressões superiores a estas, como a pressão que educme deseja está dentro da faixa de trabalho, aumentar bem pouco o débito já deve resolver, para pressões maiores aí sim pode-se mudar (mas com muito cuidado) o alívio.
Só para informação, meu CJ com o maxion atinge com certa facilidade 1.2 kgf/cm2 sem no entanto ter ultrapassado este valor, acredito que isto seja por causa dos pneus 35".
gwegbecher
06/10/2006, 17:09
José, eu entendi, mas então no caso de a turbina não estar atingindo a pressão de 1,15 não seria por algum problema? Pois dentro da rotação de trabalho do motor tem faixas que deveriam trabalhar nesta rotação né, sem carga extra.
Abraço
Germano
José Augusto
06/10/2006, 20:09
Germano, se o turbina nunca chega perto da pressão limite vc está certo existe alguma coisa de errado.
Tiro por minha experiência que em condições normais, no plano, a pressão no turbo dificilmente chegará ao limite, bem diferente quando estamos em forte aclive onde chega-se com certa facilidade.
Pessoal , vale dar uma conferida neste link antes de apertar qualquer parafuso , abraço .
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4685
Rodrigo Simões
07/10/2006, 11:02
Pessoal,
Gostei de terem abrido esse tópico, pois sou novato em Land Rover e tenho vontade de ter mais motor principalmente mais torque. No entanto desejo uma receita que não aumente o consumo ou diminua a vida útil do motor, transmissão etc..
Vou relatar as opções que pesquisei,inclusive a opção dada no link pelo Zemarrara, e gostaria que os amigos mais experientes dessem sua opnião qual a que concilia durabilidade x consumo x custZemao beneficio da modificação:
- Aumentar o débito e a pressão do turbo, custo de modificação baixo.
- Instalar um Kit TGV, á instalação em algumas oficinas especializadas em Land é superior à R$ 4.000
- Trocar os bicos injetores que dará um 140 cv e um custo de R$ 1.000, não sei qual o aumento de torque.
- Instalar um intercooler com maior eficiência, receita dada em sites da Inglaterra e Portugal.
José Augusto
07/10/2006, 23:29
Rodrigo, tenho um intercooler "grande" e já adianto que para baixas rotações sem estar com o "turbo cheio", não fazem a minima diferença no torque.
A vantagem em alterar o débito e a regulagem e a possibilidade de "retorno" sem custo.
Trocar apenas o bico injetor:pensativo: , para dar mais vazão de combustível vai ter que abrir mais a injetora, para a mistura ficar boa vai precisar de mais "ar", não sei se esta turbina dá conta só na base do ajuste, acredito que o excesso de rotação vai levar a um desgaste prematuro da turbina.
Na minha opnião, para pouca coisa, a 1a alternativa.
A segunda alternativa é a mais elegante, mas só é viável por um custo bem menor, "uma bardada", um negócio de ocasião.
No meu ponto de vista, qualquer coisa acima de R$2500,00 é preferível procurar um MWM 2.8 ou preferivelmente um maxion PS 2.8, comprar a base de troca ou comprar e vender o seu.
Rodrigo Simões
08/10/2006, 16:51
José Augusto, valeu pelo esclarecimento ! Só estou com as seguintes dúvidas, só com a regulagem do débito e do turbo há ganho percepitivel de torque ?
Na sua opinião com intercooler "grande" há ganho percepitivel de potência ?
Aonde você adquiriu esse intercooler, é importado? Mais uma vez obrigado!
Se álguém tiver alguma mais alguma opinião ficarei grato.
José Augusto
09/10/2006, 01:54
Rodrigo, o intercooler faz diferença mas como já mencionei, só que é mais perceptível com "turbo cheio".
"Mexendo" apenas na regulagem existe um aumento pequeno mas sensível na "força" (pontência e torque), mas não espere grande coisa pois se isto bastasse não fariam os motores 2.8.
A melhor condição de desempenho com baixo consumo e durabilidade é o original de fábrica, não existe milagre, quando alteramos estas regulagens, estamos sacrificando o consumo e a durabilidade em detrimento do desempenho.
Quando adicionamos o intercooler podemos aumentar o débito sem mexer na válvula de alívio, pois nesta condição o ar mais frio resulta em maior volume, justificando assim a maior quantidade de combustível para manter mistura no mesmo nível anterior.