Ver Versão Completa : Cambagem Grand Vitara com lift de suspensão
diogoandre
04/10/2006, 11:15
Galera,
desde que coloquei os calços de 2'' a cambagem nunca ficou certinha. Na hora que faz ela fica zerada, mas depois de um ou 2 dias ela já cai um pouco...
O Fio deu uma dica..
Diogo,
um amigo com o GranVitara 4p dele penou pra caramba com a cambagem depois de fazer o lift de suspensão. Parece que a solução foi soldar uma arruela pra evitar que "solte" a cambagem.
Vou perguntar os detalhes, e te passo.
[]´s
Já aconteceu com algum de vocês? Alguém tem mais informações sobre isso?!
abraços
Diogo André
Diogo,
vou encontrar com ele amanhã e pergunto os detalhes sobre esse serviço.
[]´s
diogoandre
05/10/2006, 08:57
Valeu Fio!!
Andre Sousa
05/10/2006, 13:41
No meu caso não houve esse problema. Sugiro verificar a qualidade de parafuso e porca utilizados.
Grassmann
05/10/2006, 14:07
Não dá pra trocar por parafusos 8.8 com arruelas de pressão e porcas auto-travantes?
Seu parece que as porcas estão perdendo a pressão após determinado tempo. Tente trocar por novos, de boa qualidade e colocar arruelas de pressão e porcas travantes. Se não resolver, nem sei o que te sugerir. As poucas vezes que tive problemas com vibração, esta combinação resolveu.
ricardo sabóia
05/10/2006, 14:18
Diogo entre em contato com o "Bill" aqui do fórum, com certeza ele vai te orientar !
Ricardo.
diogoandre
05/10/2006, 14:53
Valeu pelas opiniões galera! Não queria chegar no mecânico com cara de totalmente perdido...
Vou tentar ver isso amanhã, pra poder tirar a prova no fila de semana :)
M A Z Z I . . .
07/10/2006, 14:30
Valeu pelas opiniões galera! Não queria chegar no mecânico com cara de totalmente perdido...
Vou tentar ver isso amanhã, pra poder tirar a prova no fila de semana :)
Diogo...
Pesso que quando vc tiver resposta do que procedeu com a cambagem, de um retorno no tópico, quero ficar prevenido se acontecer isso comigo...
Tenho o GV recentemente!!!
Abraço...
Oi pessoal,
fiz o lift de 2" no meu GV, com kit susp. da Japan aqui de Sampa.
Ainda estou tentando me acostumar pois a dirigibilidade mudou bastante, principalmente a estabilidade do carro. O visual está show de bola!
Agora, o lance da cambagem realmente é uma "novela". Estava com este mesmo problema na cambagem e consegui resolver trocando os parafusos e colocando arruelas de pressão e porcas travantes.
Ainda estou tentando deixar as rodas com no máx. +1º. Já fui em 3 alinhamentos e ninguém teve sucesso. As rodas estão bem positivas ainda.
Também notei que as bieletas ficam muito forçadas, será que é normal?
Uso BF/AT 225/75/16. Estou pensando em colocar uns alargadores de roda p/ ver se melhora a estabilidade...será que melhora???
abraços!
spinelli
19/10/2006, 20:10
Olá pessoal tenho um g.vitara e já a alguns meses coloquei o kit, e todas as vezes que saia para pequenos passeios o alinhamento (cambagem) alterava agora estou no sossego a casa onde alinhei colocou uma arroela justa ao parafuso e apoós alinhamento fez dois pingos de solda nesta até agora não tive mais problemas situação p/ mim aprovada. outra situação foi as bieletas que viviam estourando as borrachal, na hora do aperto das borrachas da bieletas pedir para o mecanico não apertar deixar as borrachas bem folgadas. tambem acabou os problemas.
Abraços a todos
jose roberto
g. vitara 98
Grassmann
20/10/2006, 08:47
Solda?!?!?!
Caramba!
Solução um tanto radical, hein?!
Não dava pra resolver com arruelas de pressão e porcas travantes?
diogoandre
20/10/2006, 13:20
Ainda não vi esse problema direito, fui rapidinho numa loja qualquer antes do feriado pra dar uma olhada. O cara veio com uma de que tava com folga nos axiais da caixa de direção , e que não dava pra fazer a cambagem sem arrumar isso.
Bom, pode até estar com folga, mas cobrar R$380 no par não!!! R$70 na suzucar cada um.
Diogo,
o Spinelli é o amigo que eu comentei com você que tinha achado a solução para a cambagem do GV.
Abraços
Guilherme
diogoandre
21/11/2006, 15:05
... outra situação foi as bieletas que viviam estourando as borrachal, na hora do aperto das borrachas da bieletas pedir para o mecanico não apertar deixar as borrachas bem folgadas. tambem acabou os problemas.
Abraços a todos
jose roberto
g. vitara 98
Viagei, viagei..e fiquei sem grana. Só agora vou resolver essas coisas.
Bom, vou ver o lance da cambagem no próximo fim de semana, ver se precisa mesmo trocar os axiais e tudo mais.
Spinelli, onde vc conseguiu as borrachas das bieletas ?
valeu
Diogo André
M A Z Z I . . .
03/09/2007, 03:53
Diogo...
Pesso que quando vc tiver resposta do que procedeu com a cambagem, de um retorno no tópico, quero ficar prevenido se acontecer isso comigo...
Tenho o GV recentemente!!!
Abraço...
Bem que eu tinha dito!!!
AGORA FOI COMIGO!!!
diogoandre
03/09/2007, 09:06
Mazzi, na verdade ainda não consegui resolver o problema de forma definitiva.
Quando fui trocar os axiais de direção ano passado, pedi pro mecânico ver isso.
Ele levou em lugar onde ele faz todos os alinhamentos e cambagens, e os caras conseguiram deixar bem direitinho lá, mas não sei o que fizeram.
Agora começou a mudar a cambagem novamente, mas ainda está dentro dos limites.
abs
Diogo
Bem que eu tinha dito!!!
AGORA FOI COMIGO!!!
M A Z Z I . . .
05/09/2007, 02:01
Mazzi, na verdade ainda não consegui resolver o problema de forma definitiva.
Quando fui trocar os axiais de direção ano passado, pedi pro mecânico ver isso.
Ele levou em lugar onde ele faz todos os alinhamentos e cambagens, e os caras conseguiram deixar bem direitinho lá, mas não sei o que fizeram.
Agora começou a mudar a cambagem novamente, mas ainda está dentro dos limites.
abs
Diogo
Se por ventura vc acabar descobrindo o procedimento posta aí no forum...
betosuzuki2001
19/09/2009, 21:43
Gostaria de saber qual as dimenções do novo parafuso que trocarei. Tenho que tirar o parafuso que está no carro e levar em uma casa de parafuso para trocar por menor, ou vcs já sabem as medidas???
cézão_MTB
16/01/2012, 20:16
Gostaria de saber qual as dimenções do novo parafuso que trocarei. Tenho que tirar o parafuso que está no carro e levar em uma casa de parafuso para trocar por menor, ou vcs já sabem as medidas???
Será esse? Parafuso para Ajuste de Cambagem CAM12 para Vitara, Sidekick, Grand Vitara e Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/cam12.html)
Quero fazer um LIFT com 2" para usar pneus 235/70-R16 MUD Terrain. Será necessário esse parafuso? Amortecedores de Suprema e molas de Opala também?????
O parafuso é esse ou ablongar o furo superior do amortecedor.
Obs.: Não "afine" o parafuso, por mera questão de segurança.
gtavalanche
20/01/2012, 17:50
Tenho calços da RC no tracker, a "oblongação" dos furos superiores do amortecedor dianteiro foi feita de forma que o parafuso que fixa a manga de eixo no amortecedor praticamente toca a carcaça do amortecedor. Após a montagem levei pro alinhamento e a cabagem praticamente zerou, uma mexida mínima no alinhamento e a geometria ficou correta.
Fico pensando, o CAM 12 seria capaz de promover tal realinhamento vertical das rodas dianteiras? Pra mim a amplitude de regulagem proporcionada não seria suficiente.
O parafuso corrige até 1,5º positivo ou negativo. Se for necessário mais do que isso, há algo errado. Mesmo com calços nas molas dianteiras. Pivô e buchas de balança, por exemplo.
gtavalanche
25/01/2012, 15:38
Voltei na oficina para dar uma olhada pra ver se tinha algo errado, nada foi constatado. Sei que é uma longa discussão, mas, o CAM 12 me sairia mais caro que o serviço de torneiro no amortecedor.
Um outra coisa que percebi é que tem um calibre mais fino que o original.
Andre Sousa
25/01/2012, 18:31
No meu caso eu optei pelo rasgo no furo superior. O CAM 12 não foi suficiente.
Voltei na oficina para dar uma olhada pra ver se tinha algo errado, nada foi constatado. Sei que é uma longa discussão, mas, o CAM 12 me sairia mais caro que o serviço de torneiro no amortecedor.
Um outra coisa que percebi é que tem um calibre mais fino que o original.
A parte que é excêntrica não é mais fina. E é ela que interessa.
Ary, próximo a sulacap tem algum cara que saiba manusear este parafuso, esta semana vou levanta o meu vitara (a traseira já foi, no próximo fds levanto a dianteira) tenho 4 parafusos deste. Despois que levantar tenho que fazer caster, camber e alinhamento, certo?
Certo. Caster, se precisar mexer, deve ser por conta dos pneus rasparem na carroceria por dentro dos paralamas. Mais fácil rebater que mexer no caster. Já respondi sua MP.
Ary, estou com mais uma dúvida, porque não posso colocar um par de CAM 12 em cada amortecedor? Isso não me daria mais ângulo para ajuste?
Sempre se usa o cam12 no parafuso suprior, usando o inferior como pivô de rotação. Nunca vi 02 cam12 no mesmo amortecedor.
Sempre se usa o cam12 no parafuso suprior, usando o inferior como pivô de rotação. Nunca vi 02 cam12 no mesmo amortecedor.
Ok. As instruções do fabricante são essas, mas vc concorda nessa possibilidade que levantei? Ou há algum impedimento prático?
Ok. As instruções do fabricante são essas, mas vc concorda nessa possibilidade que levantei? Ou há algum impedimento prático?
Veja se vc colocar 2, vc vai ficar com 2 pontos com mobilidade. Pode até não ficar inseguro, mas vc vai ter 2 pontos de cada lado que podem sair do lugar e alterar muito a regulagem suspensão. Não acho que vc deva fazer isso.
Sobre o cáster, vai alterar, mas é pouco e fica no limite, i.e., não tente zerar.
Abs,
LFC
Ok... sei que vou fugir um pouco do tema, porém acho que tenho que dar um feedback pra galera e, infelizmente, entre um pouco em outro assunto.
Fui ao rei do shimmy, o carro ficou bom (apesar do método pouco ortodoxo para se fazer alinhamento)... maaaaasssss... (adoro o vitara por isso, sempre uma surpresa desafiadora... hehehehe) a cambagem estava +2º... hahahaha... só comigo isso acontece, o cara disse que normalmente os vitaras vão para negativo com 2", em suma, um dos amortecedores já estava obilongado e foi instalado um cam12 no furo de baixo, e um cam12 no outro amortecedor, no furo de cima, isso tudo para tentar chegar o mais próximo de +0,5º. Seria um final feliz... maaaaassss... hahahaha... hoje vi que está vazando um pouco de óleo do diferencial dianteiro, no encache do semi-eixo do lado direito (o que não é aparafusado), vou tirar umas fotos em poucos minutos, pergunto-vos:
1. O semi-eixo fica encaixado até o talo ou fica 0,5cm de espaço entre ele e o diferencial?
2. Além disso senti o freio meio estranho, na instalação do lift requer alterações de posicionamento ou tamanho de mangueiras ou cabo de freios?
PS: Eu mesmo instalei o kit da RC4x4.
Caraca!!! Já é quinta e quero fazer trilha no domingo me ajuda aí galera!!!
Abraço a todos!
Acho que estourou o retentor do diferencial... tirei o semi-eixo e tinha um mola arrebentada.
1- Fica um espaço sim entre a carcaça do diferencial e o semi eixo, pelo menos no meu é assim, o vazamento deve ser o retentor, se vc tem alguma experiencia de mecânica, é fácil trocar, retire a roda, solte o pivo e os dois parafusos inferiores do amortecedor, terá flexibilidade para tirar a homocinética da manga do eixo, com a ajuda de uma alavanca ou chave de fenda grande, solte o semi eixo do diferencial e troque o retentor! NAO ESQUECE DE ESGOTAR O ÓLEO!!
2- normalmente com kit de 2" não se meche em freio, se deu problema pode ser coincidência, aguma coisa ja estava meia boca e aproveitou a oportunidade!
3- normalmente tbm não se altera o furo de baixo do amortecedor, nem se usa cam12 la para não afastar a roda, o semi eixo tem uma distancia, com o lift já vai ficar forçado (aumenta a distancia) e se puxar a parte inferior da roda para fora, pior ainda!
estou enviando em anexo um gabarito para oblongar o furo do amortecedor!
Ok... só não ficou claro "esgotar o óleo"... seria retirar todo o óleo ou deixar ele sair?
1- Fica um espaço sim entre a carcaça do diferencial e o semi eixo, pelo menos no meu é assim, o vazamento deve ser o retentor, se vc tem alguma experiencia de mecânica, é fácil trocar, retire a roda, solte o pivo e os dois parafusos inferiores do amortecedor, terá flexibilidade para tirar a homocinética da manga do eixo, com a ajuda de uma alavanca ou chave de fenda grande, solte o semi eixo do diferencial e troque o retentor!
(...)
Isso eu já fiz, para reinstalar o semi-eixo é só pressionar ele para dentro do diferencial?
Simples assim?
lauro tracker
15/01/2013, 01:35
Amanhã minha tracker 2009 vai para o mecanico instalar lift 2" (alternativa 4x4) + mola dianteira grand vitara disel + mola trazeira do opala+ amortecedor trazeiro omega suprema + pneu goodloko 235/70 (ost pneus) + parachoques de ferro + proteções inferiores.
Vou corregir a cambagem conforme orientado no tópico. OBRIGADO.
Isso eu já fiz, para reinstalar o semi-eixo é só pressionar ele para dentro do diferencial?
Simples assim?
Simples mesmo. Viatura ok.
Carlos Leandro
06/08/2015, 09:28
Vou relatar minha experiência com o lifth da RC4x4. No meu GV 3p 2001.
Instalei o lifth completo para utilizar os Genius Sem Fronteira Mais 225/70/r16. Já utilizava na traseira os amortecedores do opala.
Primeiro problema foi a cambagem as rodas ficaram muito fechadas, desculpa não sei se é negativa ou positiva. Rodei várias lojas aqui de Brasília ninguém sabia como resolver (normal aqui). Liguei na RC. Fui bem atendido e perguntei sobre o tal Cam12.
Me recomendaram fazer o furo oblongo no amortecedor dianteiro conforme o manual de instalação.
Fiz e ficou ótimo.
Segundo problema é a barra estabilizadora ( ainda não resolvi).
O carro ficou bom, mesmo sem a estabilizadora.
Em uma trilha leve quebrou um amortecedor traseiro, bem no alongador. Comprei os da suprema. Ficou bom mas batendo toda vez que passo em um buraco, acho que por causa do curso maior e não estou usando os alongadores.
Comprei as molas dianteiras do opala 6. Tirei os calços traseiros ficou 100%. Um pouco mais dura a suspensão traseira mas está tudo bem.
Detalhe fiz todo o serviço, não sou mecânico, sou professor, rs. Mas foi pra isto que comprei o meu GV.
Espero ter ajudado.
Carlos Leandro