PDA

Ver Versão Completa : Jeep Girl pulando feito canguru



Beth
03/03/2004, 10:12
Bom dia all!!!!

Gente estou terminando uma adaptação do motor de meu Jeep Girl.
Troquei o original 6 cl. por um de opala 4 cl....a viatura ficou muito
violenta no asfalto...tudo de bom!!!!... :P ...mas estive testando ele
na trilha neste domingo e foi cruel......nas erosões ele pulava
descontroladamente......acho até que serei processada pelo Ibama,
pq. até arvores derrubei.... :cry: ....
Os camaradas da lama estavão comigo e me aconselharam a dar
uma mexida nas molas pois acreditam ser isso, pois alegam que elas
estavam preparadas para receber o peso do motor original e o novo
sendo bem mais leve deve ter originado esse descontrole......
Gente se realmente for isso....... eu tenho um guincho de 12000 na
frente do Jeep... se não acho que não estaria aqui para contar essa
historia............ :(
O que vcs acham disso??????...pode ser outro motivo?????
brigaduuuuuu

[]`s

Scacca
03/03/2004, 11:04
Olá Beth

Realmente o peso do motor BF 161 é maior que o do Opala, mas não costuma dar tanta diferença assim na suspensão, talvez seja seus amortecedores que estão ruins, ou talvez vc possa ir ao moleiro e tirar uma ou duas laminas dos feixes dianteiros, mas cuidado para molas não ficarem muito fracas pegarem nos batentes.

Beijos e boa sorte com o Jeep Girl

regis
03/03/2004, 15:13
Como eh que esta a suspensao desse CJ? Ta original?..... quais as alteracoes que foram feitas pra caber os pneus 33?

Depois dessas respostas fica mais facil de responder.

Abracos

Beth
03/03/2004, 17:55
Bem meninos sei muito pouco dessas coisas, mas já mandei para
o moleiro......vamos ver se melhora né..
Quanto aos pneus já vieram assim quando comprei o Jeep Girl...
nunca deu problema antes da adaptação, pois já estou com ele
desde outubro de 2003....sei lá mas vou verificar tudo caso não
de certo as molas..
Valeu gente...brigadão..... :wink:

[]`s

EduardoLang
03/03/2004, 18:37
Beth,

Fatalmente os pulos estão sendo ocasionados pela diminuição do peso na parte da frente de seu jeep. Acho que o ideal seria vc dar uma racalibrada na sua supensão. Não sei em que moleiro vc foi, mas peça para que ele avalie inclusive a pressão dos amortecedores, pois estes também influenciam bastante. Verifique também a pressão dos pneus dianteiros, pois como vc diminuiu o peso, talvez seja viável diminuir a pressão dos pneus também.


Forte abraço,


sds

Beth
03/03/2004, 19:50
Poxa Eduardo legal!!!!.... vou pedir para ele ver a suspensão e os amortecedores tb....
Verificarei tb os pneus...
Valeu pessoal pelas dicas...brigadão

[]'s

leopoldo
03/03/2004, 22:59
Quantas molas tem em cada feixe?

Qual o amortecedor que está no seu jeep?

Qual o tipo e posição dos jumelos e

Quanto tem de distância entre o batente da mola e a tubeira do eixo?

Marcos ET
03/03/2004, 23:30
Oi Beth, tudo beleza?

Tbem tou trocando o motor do meu jeep pelo mesmo GM151 do Opala, posso t dar um conselho? aproveita que o jeep tá no moleiro e coloca logo as molas da Toyota Bandeirantes (três lâminhas no eixo dianteiro e duas no traseiro) com barra estabilizadora, sei que vc nao vai se arrepender, seu jeep vai ser promovido de "tudo de bom" pra "tudo de ótimo"...

[]'s tentando ajudar

Hélio
04/03/2004, 07:57
Oi Beth, tudo beleza?

Tbem tou trocando o motor do meu jeep pelo mesmo GM151 do Opala, posso t dar um conselho? aproveita que o jeep tá no moleiro e coloca logo as molas da Toyota Bandeirantes (três lâminhas no eixo dianteiro e duas no traseiro) com barra estabilizadora, sei que vc nao vai se arrepender, seu jeep vai ser promovido de "tudo de bom" pra "tudo de ótimo"...

[]'s tentando ajudar

Aproveitando que o assunto é molas, gostaria de saber quais as alterações necessárias pra colocar as molas da Band.
O Jeep fica melhor na estrada?
E na trilha como fica?
Qual o custo deste trabalho?

[]'s

Beth
04/03/2004, 11:52
Gente quanta informação...isso é bem legal....
Leopoldo como eu disse sei muito pouco disso tudo mas vou me
informar com o moleiro e passo os dados ok...valeu!!!
Marcos achei a sugestão bem legal, mas qual será o custo disso....
de verdade já to no vermelho....... :cry:
brigadão

[]'s

TRARBACH
04/03/2004, 12:28
Desculpem os colegas pela intromissão no assunto de molas ,porém fiquei interessado nesta adaptação do motor de opala 4cil no jeep,pois tem um colega querendo vender um JEEP com motor de opala 4cil. e caixa de C10,se não me engano com 4 marchas,só que o jeep dele tem o eixo original na dianteira,completo e sem rodas livres,e não tem cardã dianteiro,ou seja está MOXO,mas com o eixo tracionável no lugar.
Não observei ainda se tem a redução no lugar e os detalhes da inserção da caixa da C10,porém pergunto se mesmo "sem a redução",ou seja com a caixa de c10 contendo aquele rabo,e saino diretamente para o cardã traseiro e eixo traseiro,se posso refazer a tração 4X4.
O preço do jeep está bom e ele anda bem no asfalto,e tenho interesse em comprar ,pois tenho um tracionado original com BF161 e ele tem aquela questão da economia e desenvolvimento na pista,estou vendo a possibilidade de rebocar para as trilhas,em outro tópico.
Por enquanto agradeço a atenção e peço perdão por não ser o assunto atual.
Janilson Trarbach

ramiro_eli
04/03/2004, 13:08
Janilson;
Se o Jeep não tiver a Transferencia instalada será nescessário tirar o cambio do carro, desmontá-lo e mandar o torneiro soldar a ponta do entalhado do Jeep no entalhado do cambio da C-10, alem de cortar o "canhão do cambio da C-10 e soltar uma flange com a furação da T-case Willys. Estas peças podem ser compradas prontas da DeepTec.
Dica:
Retire a tampa do diferencial dianteiro e verifique se todas as peças(diferencial e pontas de eixo) estão lá, assim como o estado das mesmas.

Boa sorte!

Ramiro Eli

TRARBACH
04/03/2004, 14:40
Obrigado Ramiro
Infelizmente notei que a caixa de transferência não está,e que o danado do cara pois outro eixo na traseira(não sei de que carro),pois o diferencial traseiro do JEEP está bem no meio do eixo,além do diferencial dianteiro estar OCO.
Assim estou inclinado em não arriscar investir nesse carro,pois ficará bem caro traciona-lo ,assim quero por o meu JEEP atual,um pouco mais veloz ,ou rebocar com towbar.
Postei uma pergunta sobre diferenciais e se puder participar agaradeceria muito.
Janilson Trarbach

Marcos ET
05/03/2004, 09:47
Beth e Hélio, a adaptação das molas nao é comlicado (na parte de trás do jeep), pois as molas dianteiras da Band tem o mesmo tamanho que as traseiras do jeep (pelo menos do CJ3A), agora o probleminha está na frente, pois o comprimento das molas dianteiras do Jeep é menor e, colocando as molas da band, o pessoal costuma alongar o chassis... :(

MAS, como nao tow afim de fuçar na estrutura do carro (nao confio mto na mao de obra destas bandas) resolvi buscar (com o pessoal deste fórum) uma mola menor, e akbei achando as molas da Towner, que são, segundo informações, do mesmo tamanho que as do Samurai... ainda nao instalei (aki nao tem nem mesmo as molas da Towner) mas sei que, como as molas farão o jeep ficar muito mais macio, serei "obrigado" a instalar uma barra estabilizadora (segurança!) no jeep, já providenciei a do Corcel, mais como ainda nao coloquei as molas novas... a barra estabilizadora nao passa de um ornamento em minha garagem (por enquanto)

no eixo traseiro do jeep, vou colocar somente duas lâminhas dianteiras da Band, no eixo dianteiro do jeep ainda nao vi quantas lâminas vao, mas acho que umas três... com a barra estabilizadora na dianteira (sei q a barra estabilizadora diminui o curso da suspensão, mas evita a inclinação exagerada do jeep)

Espero ter ajudado, aki neste fórum tem muito mais informações a respeito desta adaptação, que nao sai muito mais caro que as molas do jeep, pois sao muito menos lâminas pra colocar....

AH! esqueci, entre uma lâmina e outra, vou colocar uma folha de tecnil (as usadas nas molas traseiras do fiat UNO) pra diminuir o atrito e melhorar a eficiência das molas...

saudações saltitantes! :lol:

Hélio
05/03/2004, 13:28
Fala ai Marcos blz!!! :D

Bem, pelo que entendi vc vai colocar as molas da band, mas vc vai retirar algumas laminas da mola. Assim vc pega as molas trazeiras da band deixa com duas laminas e coloca na frente do CJ. Eh isso? :?

Na revista 4x4cia tem um Jeep, que pela reportagem foi colocado as molas da band, e o chassis não foi alongado, mas os pontos de fixação interno, foram relocadas mais para o centro do Jeep. :?

Será que não seria uma boa solução?. Assim da pra colocar as molas da band atrás e na frente.

[]'s quase pulando.

Mauro Darezzo
05/03/2004, 21:09
Será que além do peso do motor do Opala ser menor, seu comprimento é mais curto também, e isso não está interferindo no centro de gravidade? Afinal o centro está vindo mais para trás deixando a dianteira mais leve do que simplesmente a diferença dos dois. Tô certo Leopoldo? Ou não?
O que quero dizer é que a maior parte do motor do Opala está ficando antes do eixo e no BF fica bem encima. Será?

Marcos ET
06/03/2004, 03:41
Hélio, acho que naum izpliquei direito...

é que as molas DIANTEIRAS da BAND sao as mais curtas que vc vai encontrar, porém, mesmo sendo mais curtas, ainda sao maiores que as do CJ entende?

Nos CJs as maiores molas sao as traseiras ok? entao, as molas que vc coloca no eixo TRASEIRO do JEEP sao as que ficavam na dianteira da Band...

o problema é que, como as menores molas da Band sao do tamanho das maiores molas do Jeep, nao tem mola que caiba na frente do jeep, as da band ficam mto grandes... por isso o pessoal costuma alongar o chassis.

simplesmente deslocar o ponto de fixação da mola "mais pra dentro" do jeep nao é uma boa, pois o centro da mola (onde prende o eixo) tbem recua e pra vc compensar, acaba colocando o bixim torto (fica uns 60% da mola entre o jeep e uns 30% da mola até as extremidades do jeep, já pensou?)

Mauro, acho que recuar o Centro de Gravidade do jeep nao é tao mau assim (fica como nos OHC nao eh?) recuando o CG do jeep, a distribuição de peso nas 4 rodas fica menos desigual, acho até que equilibra mais o carro, mas realmente, o alívio monstruoso de peso que a troca de um BF161 pelo GM151 traz tem que recalibrar a suspensao, mesmo assim, acho que NUNCA vai ficar como na época do BF (veja os carros leves, a falta de inércia acaba fazendo eles saltitarem um pouco quando nao tem carga... - vide Suzuki "cabritim" Samurai)

Colocando molas mais "elásticas" este efeito é consideravelmente reduzido, quase que 100% (quase)

outro exemplo, nos carros de StockCar ou nos Formula Super Truck, os preparadores tem um limite pra recuar o motor e cambio pra melhorar a distribuição de peso (o eixo dianteiro agradece!) e tem até quem coloque t-case com câmbio e tudo na parte traseira do 4x4 pra equalizar o peso (na frente fica só o motor e alguns agregados, atrás fica até o radiador) - vide protótipo da Ford (o último que saiu, nao me lembro o nome)

[]'s saltitantes

Hélio
06/03/2004, 08:55
E ai Marcos blz!!! :D

A sim agora a ficha caiu :oops:

Bem, lendo este topico acho que vou ter dar uma olhada na suspensão do CJ pois o motor original era um 6 cil e agora esta com o motor OHC. Como eu comprei o CJ assim tenho que verificar se as molas foram recalibradas ou então terei que troca-las. :wink:

[]'s recalinbrando molas

Marcos ET
06/03/2004, 22:19
Falow Hélio, mas se teu jeep tiver OK pra vc, nao tem por que trocar as molas, é tudo questão de costume mesmo... com o BF o jeep fica mais macio, pcausa do peso, se vc tiver afim de recuperar o "conforto perdido" (jeep tem isso?!?) aih sim...

uma coisa é certa, jeep mais macio, chassis agradece! melhor absorver as porradas com as molas que com o chassis...

Hélio
06/03/2004, 22:31
Obrigado Marcos pelas dicas!!!! :wink:

[]'s quase pulando

rosegledson
07/03/2004, 09:47
Pessoal

nunca vi topico cum resposta mais rapida que esse, deve ser por causa da autora. :D :D :D

andretomasi
07/03/2004, 20:46

Marcos ET
08/03/2004, 09:45
QUEQUEISSO galera! :shock: :shock:

aqui só tem gente CASADA!

Casada com os seus respectivos Jeeps! hehehehe :twisted:

além do mais, quem nunca sonhou com um jeep e molas da Dand?!?

[]'s comprometidos!

Hélio
08/03/2004, 12:40
[quote="Marcos ET"]além do mais, quem nunca sonhou com um jeep e molas da Dand?!?

Fala ai Marcos !!!!! :D

Nós sonhamos tbm com:
:arrow: Motor 4.1 mpfi
:arrow: Cambio 5 marchas com over drive
:arrow: Guincho elétrico
:arrow: Cd player
:arrow: Direção hidraulica

E por ai a fora!!!!! :shock:

[]' sonhadores

Beth
09/03/2004, 10:29
Olá meninos........
O Jeep Girl está ficando muito bom..... :D
Queria agradecer a todas as dicas que recebi por aqui..........
e deixar a solução que foi tomada que o deixou legal....

-Foram trocadas algumas molas que estavam quebradas e outras foram arqueadas........
- trocamos todos os embuchamentos de poliuretano. Ficou aprumadíssimo e bem macio...
- foi feita a calibragem do amortecedor, estava muito duro para o peso do jipe e o que acontecia, quando precisava baixar mais rápido ele baixava lentamente ...
- troquei também todos os suportes do escapamento que estavam solto e furado...motivo de tamanha barulheira...... :x

Acho que foi isso...caso esteja falando besteira me corrijam ok!!! :wink:
Bem agora é testa-lo na trilha neste final de semana e ver como ele vai
se comportar né.....depois eu conto pra vcs...........

brigadão a todos........ :P
[]`s

Marcos ET
09/03/2004, 15:36
Xiii pessoALL, ela arqueou as molas..... :twisted: :twisted: :twisted:

Beth e ALL, quem for fuçar nas molas, APROVEITEM PARA COLOCAR AS TIRAS DE PLÁSTICO DO FIAT UNO ENTRE AS LAMINAS!!! reduzindo o atrito vcs nao tem idéa da diferença... pra quem nao quer adaptar outros feixes....

eu recomendio! "la garantya soy jo".... :wink:

Mauro B.
09/03/2004, 17:27
Beth e ALL, quem for fuçar nas molas, APROVEITEM PARA COLOCAR AS TIRAS DE PLÁSTICO DO FIAT UNO ENTRE AS LAMINAS!!! reduzindo o atrito vcs nao tem idéa da diferença... pra quem nao quer adaptar outros feixes....
Eu não usei as tiras do UNO...fiz de radiografia mesmo. Mas com certeza a diferença é marcante! :D Eu até acho meu jipe um pouco confortável!!! :shock: :P

Beth, o Marcos fez "xiii" para o fato de vc ter arqueado as molas porque esse procedimento não é recomendado! Mas fique tranquila, não é tããão dramático assim! :wink:

[]'s