Ver Versão Completa : Ajude um quase Engeseiro perdido!
TcheRenato
03/10/2006, 16:02
Salve PessoALL
Comprei meu Fase I com motor Ford 6cc e caixa de opala, sem diferencial dianteiro. Após quase 1 ano agüentando as enrolações do mecânico, trouxe o Engesa pra casa e coloquei a mão na massa.
Consegui colocar montar um Q20B mudando o suporte e calços do motor, em cima dos coxins da F4000 (redondos), acho que ficou muito bom. Só tive que cortar a lataria para caber o motor de arranque. Consegui também uma Clark 240v que já instalei sem dificuldades, apenas alterando ligeiramente a posição da travessa que sustenta a caixa.
Estou terminando de colocar o eixo dianterio de Toy Band (ainda não não sei a relação). Consegui comprar de barbada em uma viagem que fiz a São Paulo. Ele veio com freio a tambor, mas já vi por aqui o preço do kit de freio a disco e não fica caro, além de ser pnp.
Minhas dúvidas:
- Procurei aqui pela região uma t-case original mas não encontrei. Existe outra opção para jogar tração para dianteira? Não preciso de redução.
- Supondo que o eixo traseiro seja um Dana44 (não tenho certeza) existe alguma relação para ele que seja igual ao do Toyota? Se não, é arriscado quebrar alguma coisa usando as relações dianteria/traseira ligeiramente diferentes? Ou terei que comprar outro eixo de Toy Band?
Grato!
Se as relações forem iguais você pode usar sem problemas.
Quanto à transferência, você precisa de uma sim. Se não precisa de reduzida, compre uma do engesa fase II (dentes helicoidais) e ficará bem servido.
No que mais puder ajudar é só chamar
wilson ghetti
03/10/2006, 20:07
Fala Tcherenato,
Entre no site www.camper.com.br (http://www.camper.com.br) lá vc encontra essa cx de tranferencia do engesa, pois o pessoal das Camper's estão colocando o cambio e a redução das Hilux.
[]'s s/comissão
José Augusto
04/10/2006, 02:13
Renato, originalmente o engesa usa DANA30 (8x39=4.875) na frente e DANA44 (9x44=4.889) na traseira, porem a relação de diferêncial é praticamente a mesma.
Já o diferêncial de Band deve ser longo, algo como 3.7 (à confirmar), se o valor for este vc poderá trocar a relação do diferêncial traseiro para 11x41 (3.727).
O mais correto seria trocar o diferêncial traseiro por outro da band.
A seguir segue uma tabela com as relações de coroa e pinhão para DANA44 :
09x53 = 5,89 ;
08x43 = 5,38 ;
09x44 = 4,89 ;
11x47 = 4,27 ;
11x45 = 4,09 ;
12x47 = 3,92 ;
11x41 = 3,73 ;
13x46 = 3,54 ;
13x43 = 3,31 ;
14x43 = 3,07
TcheRenato
04/10/2006, 10:16
Obrigado a todos pelas respostas.
Realmente no site Camper existem T-case para negócio. Boa dica!
Quanto às relações dos diferenciais, pelo que sei a Band só tem 2, mas não sabia que os Dana44 tinham essas várias opções. Preciso descobrir qual a relação tenho aqui para achar uma mais parecida para colocar no Dana44. Valeu a dica.
Existe alguma forma de identificar visualmente se o meu eixo traseiro é um Dana44? Alguém teria o catálogo deste eixo com a visão explodida dos componentes?
Vendo outro tópico sobre molas para suportar o Q20B, decidi por adquirir as molas da Rota, já que parece a decisão mais acertada.
Alguém que tenha o Q20B no bruto poderia me dizer qual a melhor opção para radiador? Será que o original do Engesa agüenta, já que tem 3 colméias? Eu tinha este Q20B em uma Veraneio/GM e estava com um radiador bem maior, mas além do espaço para instalar um radiador no Engesa ser bem menor, ainda tem a caixa do setor de direção que coloquei com assistência hidráulica, do opala (ZH).
Por falar em DH, ao montar a caixa de direção ontem, me surgiu uma dúvida: qual é a entrada e qual é a saída da bomba? Um buraco é maior que o outro. O flexível de saída da bomba (alta pressão) casa certinho com o buraco maior da caixa de direção. É este mesmo o correto?
[]'s
Eduardo Velo
04/10/2006, 12:59
Usa radiador da D10/20
Qto a relação , a band só tem 2 msm , melhor entrar no tópico das bands pra ver quias são , uma se não me engano é 37X9 , é a curta ... nem anda com relações diferentes que vai dar golpes no chassi , mesmo na terra ...
abs ...
Edu
Ralado/SP
04/10/2006, 13:14
The,
por acaso vc é Therniakowisch ( sei lá se é assim que escreve ) se é a chance de vc ser um conheciso meu é grande....
em relação a colocar a t-case da camper ou FII, acho uma decisão bem acertada, pois tenho uma FI que é tão valente quanto a FII mais o barulho é muuuuuito chato. De primeiro vc acha clássico, característica engraçada do carro, mais depois de um tempo vc fica louco com ele....
quanto a a sua "mistureba" de eixos ( toyota e engesa ) 2 coisas me incomodam: Primeira: os eixos da TOYOTA são mais estreitos e o seu carro deve estar sem geometria... o que não é legal. Tenta batalhar um traseiro da Toy - se for flutuante melhor ainda....
Segunda: me sogro colocou em sua camper que inicialmente era 4x2, um eixo que casava geométricamente com o traseiro, porém a relação tinha uma pequena diferença de valores, que não me lembro qual era, mas que não foi levada em conta, pois a engesa mesmo usa duas relações que apresentam um diferença pequena - mas nesse segundo caso os engenheiros sabem o que fazem... já eu e meu sogro somos palpitieros....
resumo da epopéia: um dia ele estava mostrando o serviço pra um amigo e o carro travou. Parecia que tinha uma enorme pedra que não deixava ele ir pra frente ou pra trás... a "zica" foi tamanha que o carro ficou até um pouco mais alto, forçando a susp. aberta engatava a ré, a primeira, desengata e tudo de novo... mas nada destravava o carro - tudo sm forçar o sistema pra não piorar o quadro. O carro só voltou ao normal quando reirei um dos cardans. A ZICA todo se deu por conta da diferença das relações......
Segundo um amig que é engenheiro, mas que não é do meio off-road: um pqeuna diferença até ajuda na tração - porém só pode ser usado no off road, pois em um piso de grande aderência - asfalto por exemplo - encavala o sistema
TcheRenato
05/10/2006, 13:29
Ralado,
Com este sobrenome, certeza não sou eu... :-D
Ainda não terminei de colocar o eixo dianteiro de Band, mas já havia percebido que ele é pouca coisa mais curto. Talvez com uns espaçadores eu consiga deixar o bruto na geometria certa, mas minha idéia para o futuro é colocar um traseiro flutuante de Band mesmo, o que é quase impossível de achar em minha região. Vai ficar para uma próxima viagem a Sampa.
Essa teoria do teu amigo engenheiro é interessante, mas em termos de mecânica fico meio preocupado em ter um conjunto puxando o outro. Deve forçar alguma coisa... Mas em todo o caso se eu ficar com um pequena diferença na relação não vai ser preocupante, pois pretendo usar o veículo mais para estrada e a tração dianteira vai servir apenas para me tirar de alguma encrenca. Não faço trilha pesada.
Obrigado pelas dicas.
TcheRenato
06/10/2006, 19:23
Salve PessoALL
As buchas apontadas nas fotos foram herdadas de algum outro veículo? Senão, onde encontar? Quero trocar todas da suspensão dianteira, já que está toda desmontada.
2 buchas da Panhard;
2 buchas que prendem o braço (tirante) ao chassis;
4 buchas do suporte do eixo dianteiro (extremidade do tirante);
10 buchas da barra estabilizadora.
Outra dúvida: Conforme dá para ver na foto, meu eixo dianteiro não tem tração, gambiarra de algum retardado. Não acredito que a Engesa tenha produzido um Fase I 4X2. Como estou colocando o eixo da Band, pergunto: retiro do próprio eixo o conjunto do suporte de molas/panhard/tirante? Ou existe este conjunto para venda? Ou melhor pedir a um serralheiro para confeccionar um novo? Como este eixo não vai ter nenhuma serventia estava pensando em corta-lo para retirar este conjunto e solda-lo no eixo da Band. Seria o melhor?
[]'s
José Augusto
06/10/2006, 20:15
Renato, acho que esse seu eixo deveria ser de uma camper 4x2.
Peças de engesa vc encontra na rota4x4, fica em São Paulo, Bairro de SANTANA.
Eu no seu lugar aproveitaria as peças desse eixo.
Caro TcheRenato!
Bem vamos às fotos:
A barra do estirante, aquela que vão duas buchas, e tem uma rosca na ponta, prendem no diferencial, não onde está a seta, mais sim no suporte que estáem transversal em relação ao eixo.
A "meia lua" fica para baixo e, a rosca da ponta, tem um par de arruela grandes, que é o encosto das buchas "cogumelo", que vão no "olhal" do chassi (segunda foto).
Aquele buraco que marcou com uma seta no eixo, é onde fixa o amortecedor.
Recomendo levar em um mecânico/torneiro, para que retire este suporte do eixo e coloque no eixo da Toy, ou compre o suporte novo na cinfel - www.cinfel.com.br
É um conjunto, que tem uma peça redonda onde encaixa a mola, duas chapas que seguram o tirante, e do lado direito tem o suporte da barra Panhard.
Espero ter sido claro.
Abraços.
Kim.
TcheRenato
06/10/2006, 22:45
Kim,
Eu entendi tua explicação. Eu mesmo desmontei o conjunto todo hoje e não tenho problemas para monta-lo novamente. Minha dúvida é em relação às buchas. Não sei de que veículo foram herdadas. Precisava saber quais buchas comprar para trocar todas.
Gostei da dica da Cinfel. Vou dar uma ligada para lá amanhã para ver se vale mais a pena comprar o conjunto novo ou aproveitar o existente.
José Augusto,
Poderia ser de Camper mesmo, não tinha pensadop nisso!
[]'s
Caro TcheRenato!
Bem pelo que sei a Camper e o Engesa usam o mesmo sistema e, quanto as buchas, estou usando as do Marcelo faz um ano e não tenho problemas, até te indico ele, só não tenho o tel dele, mais tem um tópico sobre buchas que foi onde tem.
Foi atencioso comigo quando da compra das mesmas.
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
07/10/2006, 21:30
Fala gaucho ...
veja as buchas no garra 4x4 - http://www.garra4x4.com.br/ encomenda com eles as que vc precisa ...
Essas buchas da foto são originais ...
Vc pode tirar sim o suporte de mola desse eixo pra adaptar no eixo da band ... inclusive os da panhard ...só que quem for fazer esse trampo tem que usar um gabarito pra acertar o caster que é "imexível" depois de pronto ...
abs ...
Daniel Lima
12/10/2006, 08:23
Caro Renato,
Possuo um fase 2 com uma configuração muito parecida com a sua... queria deixar minha contribuição em alerta-lo que o perkins é bruto e a diferença de relação que vc vai usar pode ocasionar a quebra de um dos eixos(que provavelmente será o original trz.), o que é perigoso dependendo de onde vc está andando...no meu, a relação é 10x37, sendo o trz. flutuante...no mais vai fundo na adaptação e toma cuidado pra não abusar se vc for andar assim mesmo...
Boa Sorte
Daniel - engesa fase2
teresina - pi
TcheRenato
26/03/2007, 12:48
Salve ALL
Terminei de instalar o eixo dianteiro da Band, troca de buchas e molas.
Apareceu-me uma dúvida quanto ao eixo traseiro: Será ele Dana44 original? Parece-me mais um Dana 30. Vendo pela foto, o que acham?
Outro problema: este eixo traseiro tem 5 prisioneiros para rodas de 5 furos. Como pretendo futuramente trocar este eixo traseiro pelo eixo flutuante da Band e como o eixo dianteiro já é da Band, estava pensando em comprar 4 rodas de Band e alterar os cubos traseiros para já colocar estas rodas de Band. O que é mais fácil?
- Retirar o semi-eixo e levar ao torneiro para colocar 6 prisioneiros?
- Usar adaptador (nem sei se existe...)
- Idéias?
[]'s
José Augusto
26/03/2007, 16:35
Renato, se fosse vc já trocava o eixo traseiro pelo de Band aí fica tudo certo com a relação dos diferenciais e a furação das rodas.
Se começar a remediar ou tentar adiar essa operação vai gastar dobrado.
Existem uns adaptadores de roda que mudam 5 por 6 e vice versa, a garra4x4 tem, mas não é barato.
TcheRenato
26/03/2007, 16:42
J Augusto,
Concordo contigo. Todavia, não é fácil achar este eixo, principalmente flutuante. O dianteiro só achei em Sampa. O traseiro vai ser outra luta...
E quanto ao eixo traseiro? Será que é mesmo um Dana44?
[]'s
José Augusto
26/03/2007, 17:18
J Augusto,
Concordo contigo. Todavia, não é fácil achar este eixo, principalmente flutuante. O dianteiro só achei em Sampa. O traseiro vai ser outra luta...
E quanto ao eixo traseiro? Será que é mesmo um Dana44?
[]'s
Renato, a resolução não está boa, pela foto tá dificil, em todo caso mando uma foto de um DANA44.
joão k. chikui
26/03/2007, 17:49
Salve ALL
Apareceu-me uma dúvida quanto ao eixo traseiro: Será ele Dana44 original? Parece-me mais um Dana 30. Vendo pela foto, o que acham?
Outro problema: este eixo traseiro tem 5 prisioneiros para rodas de 5 furos. Como pretendo futuramente trocar este eixo traseiro pelo eixo flutuante da Band e como o eixo dianteiro já é da Band, estava pensando em comprar 4 rodas de Band e alterar os cubos traseiros para já colocar estas rodas de Band. O que é mais fácil?
- Idéias?
[]'s
Renato, como foi acontecer isso não sei, mas o seu traseiro é um DANA 30, veja o arredondado em cima e embaixo(o D44 é quinudo e assimétrico, com o vertice na direção do ressalto da coroa).
Quer um conselho? Apesar q se conselho fosse bom ninguém dava, vendia:Coloca um eixo traseiro de Band , mesmo sem ser flutuante, a não ser que vc vá usar pneu acima de 37" ou carregar mais de 1 ton.
Só cuidado pois tem 2 rel. original de band :10:37 e 9:37 esta ultima exclusiva de picape(por isso flutuante) acima de 96 , motor 14 B.
TcheRenato
26/03/2007, 19:01
Renato, como foi acontecer isso não sei, mas o seu traseiro é um DANA 30, veja o arredondado em cima e embaixo(o D44 é quinudo e assimétrico, com o vertice na direção do ressalto da coroa).
Quer um conselho? Apesar q se conselho fosse bom ninguém dava, vendia:Coloca um eixo traseiro de Band , mesmo sem ser flutuante, a não ser que vc vá usar pneu acima de 37" ou carregar mais de 1 ton.
Só cuidado pois tem 2 rel. original de band :10:37 e 9:37 esta ultima exclusiva de picape(por isso flutuante) acima de 96 , motor 14 B.
Foi o que imaginei: um Dana30!!! Quanto mais eu mexo na viatura, mais fico abismado com a porcaria que conseguiram fazer em uma máquina que saiu quase perfeita da fábrica...
Agradeço a todos pela ajuda. Agora é partir atrás de um eixo traseiro de Band.
[]'s
Dana 30 na traseira???
É cada uma...
franzlana
27/03/2007, 23:12
Salve ALL
- Idéias?
[]'s
Ola´.
Este diferencial com semi eixo de cinco parafusos não é o da S10? Me parece que sim.
Boa sorte.
TcheRenato
27/03/2007, 23:32
Ola´.
Este diferencial com semi eixo de cinco parafusos não é o da S10? Me parece que sim.
Boa sorte.
Não conheço o eixo da S10, mas vou dar uma pesquisada.
[]'s
José Augusto
28/03/2007, 18:07
S10 até inicio de 97, é um DANA46 com 6 parafusos, do meio de 97 em diante, é um DANA44-3 com 5 parafusos.
Caro TcheRenato!
Bem, o que pode ter acontecido, é que o antigo proprietário pode ter colocado um eixo do opala na trazeira para ficar igual ao dianteiro e assim poder trocar a relação.
Ou
Adaptou a bola do D30 no eixo D44 (pura gambiarra)
O queve ser feito é trocar o eixo por um D44.
Abraços.
Kim.
TcheRenato
28/03/2007, 21:07
Caro TcheRenato!
Bem, o que pode ter acontecido, é que o antigo proprietário pode ter colocado um eixo do opala na trazeira para ficar igual ao dianteiro e assim poder trocar a relação.
Ou
Adaptou a bola do D30 no eixo D44 (pura gambiarra)
O queve ser feito é trocar o eixo por um D44.
Abraços.
Kim.
Fala Kim!!!
Eu acho que pode ser isso mesmo! Eixo de Opala!
A furação das rodas é 5x144 (Opala);
As canelas do eixo tem 64mm de espessura;
Tem a inscrição "SPICER" gravada na tampa de abertura do óleo no diferencial;
A cruzeta do eixo é de Opala (lembro que troquei uma vez).
De qualquer forma, como já tenho o eixo dianteiro de Band, vou correr para arrumar um traseiro de Band para fazer o par e ficar 100%
Seguem mais fotos em anexo.
[]'s
Binnnnggggooooo!!
Eixco do opala, sacanagem heim!!!!!:shock:
Bem, o que fará é a coisa certa.
Bom trabalho e boa sorte na procura.
Abraços.
Kim.
Ralado/SP
06/05/2008, 18:17
Tche,
já encontrou o eixo traseiro de Band???? em que pé se encontra a sua aventura de restarar a caranga???
Abraçones
Ralado
TcheRenato
06/05/2008, 22:47
Fala Ralado!
Seguinte, a coisa tá meio que parada. A viatura está rodando com um Q20 (muito bom), eixo dianteiro de Toy Band todo revisado (faltando apenas a instalação do freio a disco), ainda faltando trocar o eixo traseiro por um flutuante da Band, mas a verba está curta. Estou até pensando em vender o bruto, pois em breve estarei me mudando de Brasília para o RS.
[]'s
O Tche!
A tempos também cheguei a colocar o Brancão a disposição de um novo dono.
Ainda bem que minha mente se elucidou antes e, não houve negócio.
Hoje ele está num SPA, acho que mais apropriado seria Hotel Fazenda...
Como deu um revertério, levei as peças para o sítio, até as coisas clarearem.
Procure fazer o mesmo.
Não venda!
Abraços.
Kim.
TcheRenato
06/05/2008, 23:34
Fala Kim, blz?
Por enquanto é só uma idéia! Se me der na telha eu vou embora com ele mesmo... Ele até que está rodando bem. Tenho rodado, em média, 2500Km/mês, então, até Porto Alegre, é mole. O brabo é que tenho só uma capota biquini. 2100Km pegando chuva e frio!!! Mas eu encaro! Já fiz pior em 2 rodas...
Abração, Kim! E tomara que muito em breve tua viatura saia recuperada do spa!!!