PDA

Ver Versão Completa : Clarkette E Relação De Diferencial

LUCIANO SCALABRIN
03/10/2006, 13:00
Amigos trilheiros...

Tenho um CJ5 com motor de Opala 4cc e coloquei a caixa do Chevette 5m, até aí tudo bem.

O problema é que a minha caixa antiga era longa de 3m, e com a troca o Jeep acabou perdendo força na arrancada.

Alguém poderia me dizer qual relação de coroa e pinhão que eu posso substituir pra que fique perfeita a minha adaptação?

Grato pela atenção de todos...

Abraço

José Augusto
03/10/2006, 20:03
Luciano, a frase abaixo está meio sem sentido, se sua caixa atual é mais curta ela tem mais força mas desenvolve menor velocidade.

...minha caixa antiga era longa de 3m, e com a troca o Jeep acabou perdendo força na arrancada.

Que relação vc usa hj?

Se vc desejar mais força e sua relação for 8x43, só existe uma pouco mais curta, caso seja 9x44, aí com a 8x43 vc tem um aumento de "força" de 10%.

Se o que se deseja é mais velocidade e sua relação for a 8x43 a 9x44 te dará 10 % a mais de velocidade.

wilson ghetti
03/10/2006, 20:24
Luciano,

Blz, acho que tem alguma informação errada, pois a cx do chevette é bem mais reduzida que a original, um amigo colocou a do chevette 5 marchas, e na mesma configuração sua(motor de opala 4 cilindros), e o Jeep ficou com muito mais força e tbem com um bom final, pois ele tem 5 marchas.
Verifique a real falta de força no seu Jeep.

[]'s

Rogério Tortato
03/10/2006, 20:31
Luciano,

também acho que há algo de errado aí.

na caixa do chevete tanto a 1ª, como a 2ª marchas são mais curtas que a 1ª original do jeep. isso implica em um significativo ganho de força.

também a 5ª é mais longa que a 3ª original, o que implicaria em ganho também de velocidade final.

é claro que existem relações diferentes mesmo entre os chevetes, pois tem o 1.6 e o 1.0, mas a mais comum é a do 1.6 e, salvo engano, traria ganhos tanto no arranque como na final.

por favor, nos esclareça o que exatamente ocorre quando arranca.

abraços.

Ronaldo Rolim
03/10/2006, 22:18
Pois é, tambem colequei um de chevette 4 marchar numa F-75 com motor opala 4.1 e pneu 31 esse fim de semana e agora quero ver se aguenta... O que não estou entendendo direito é se tem diferença o clark 2205 para os do chevette mais antigo, 87 por aí... Na duvida, como não sei qual é um ou o outro e comprei um de junior e é igual o de chevette antigo, botei prá ver se aguenta... Vamu vê...

LUCIANO SCALABRIN
03/10/2006, 22:24
Beleza amigos...

Obrigado pelas dicas, acho que vou ter que dar uma olhada na adaptação ou então no meu motor mesmo...

Depois eu conto o que era...

Grande abraço a todos...

hpnardino
03/10/2006, 22:37
Pois é, tambem colequei um de chevette 4 marchar numa F-75 com motor opala 4.1 e pneu 31 esse fim de semana e agora quero ver se aguenta... O que não estou entendendo direito é se tem diferença o clark 2205 para os do chevette mais antigo, 87 por aí... Na duvida, como não sei qual é um ou o outro e comprei um de junior e é igual o de chevette antigo, botei prá ver se aguenta... Vamu vê...
Ronaldo,
Acho que você deveria abrir um tópico e colocar essa sua esperiencia para o pessoal, eu também estou curioso em ver se vai dar certo, pois estou pensando em instalar em um 4-203 que bem menos potencia e torque que um 4.1 e estou com a caixa do cheva CL2205D embaixo do braço mas meio com duvida se aguenta ou não.
Essa seria uma coisa inedita, pois todo mundo diz que fica bom, que aguenta, mas ninguem escreveu e relatou o uso deste cambio em condições normais de uso dos nossos 4x4, principalmente com um 4.1.
[] curiosos e certo que compartilhara com nosco de sua experiência

José Augusto
04/10/2006, 18:57
Pessoal, tb faço parte da lista de discussão da Ruralwillys, bem a semana passada já tinha um falando que tinha estourado a segunda caixa de chevette (acoplada a um 4cc), segundo ele até durou um tempinho mas que com o tempo ela começa a não entrar marchas e depois por fim "quebra".

hpnardino
04/10/2006, 19:15
José Augusto, era 4 au 5 marchas, quais as condições de uso do camarada, que pneus usava? E quanto tempo durou ou melhor quantos km durou.

José Augusto
04/10/2006, 22:37
hpnardino, o tema era cambio 5 m na rural, na verdade 2 já relataram quebras mas não foram muito específicos, o último a comentar foi o Marcos que substituiu um Clarck 4m pelo Clackette 5 m falou que durou muito pouco em tempo (mas o cara roda muito), ele acha que o peso da rural foi a causa, pois não se trata de veículo de trilha e sim de estrada, era em uma 4x2 (se era 4x2 podemos supor que os pneus eram "comportados" e de tamanho normal).

José Augusto
04/10/2006, 23:20
hpnardino, lembrei de um colega que está no fórum e tem o clackette (5 m) em uma Rural de trilha com motor AP, o Piffer, ele é um cara que pode comentar algo.

Ronaldo Rolim
04/10/2006, 23:25
A do meu cliente ta andando ainda, já faz três dias...

Dias
05/10/2006, 06:54
Fala All, blz ?? cara, eu desenvolvi uma flange pro clarkette, juntamente com outros amigos do fórum (MarcosET, LMathias, CarlosZN) e o Paulo de Valinhos (Ploesch) está rodando com uma há mais de 1 ano, roda com a viatura dele todos os dias e faz trilhas pelo menos uma vez por mês. . . fora viagens, etc, etc. . . e tá aguentando bem. . .
Tem outro amigo, o Adriano, q tá com o clarkette com BF, rodando no GNV e me disse q tá todo feliz, pois a viatura tá fazendo na estrada, 14 km/m3 e que, com o cãmbio original, naum passava de 10 km/m3
O que temos de ver tb, além de pneus, motor, etc, etc. . é como foi feita a adaptação . . . pois o cÂmbio é bom, visto que muitos chepalas estão rodando com 4.1/s, com AP´s turbinados e com 4cc turbinados tb.

[ ]´s
Dias

hpnardino
05/10/2006, 17:43
hpnardino, lembrei de um colega que está no fórum e tem o clackette (5 m) em uma Rural de trilha com motor AP, o Piffer, ele é um cara que pode comentar algo.
Blz, José Augusto, vou enviar uma mp pra ele.

p.peleje
03/11/2006, 18:15
Pessoal, tb faço parte da lista de discussão da Ruralwillys, bem a semana passada já tinha um falando que tinha estourado a segunda caixa de chevette (acoplada a um 4cc), segundo ele até durou um tempinho mas que com o tempo ela começa a não entrar marchas e depois por fim "quebra".

Bem esquisito isso, pois tem gente aqui do fórum que roda há muito com clarkette com gm4cil e até agora só elogia.

Se fizer uma pesquisa rápida na net, achará os opalões de arrancada que usam o clarkette.

Conheço gente que tem com AP e com GM151 e ninguém reclama.

Depende muito tb do pézinho do cara. POr exemplo: eu estou esperando para colocar o meu clarkette, enqto isso, estou rodando há 1 ano com cambio willys 4 marchas, que está com 2 dentes quebrados do piloto, as engrenagens da primeira e da segunda estão arredondadas nas pontas, faço trilhas médias, pego estrada e rodo na cidade, até agora nada, esperando ele quebrar pra por o clarkette. Basta saber dosar!!! Usar sempre a reduzida e cutucar o acelerador gradativamente. E ainda tem gente que fala que o ciambio nnao presta, pode ser inferior a muitos outros, porém se vc souber o que tem em mãos, vc vai e volta sem quebrar.

[]s

Peleje

Alvaro Pereira
03/11/2006, 22:53
Eu também estou montando em minha viatura um clarket num motor de opala e assim que eu por a minha viatura pra rodar eu vou colocar na minha outra viatura um clarket porem com motor BF e só colocar o 42 pra andar que o 60 vai pro estaleiro colocar a clarket tem outra coisa com migo ela vai ter que agüentar pois as trilhas que faço eu esgoelo a cx e motor pra tu ter uma idéia já quebrei treis cx original ( treis marchas) OPBS A FLANGE QUE O PROFESSOR PARDAL ENVENTOU E MUITO BOA POIS EU COMPREI COM ELE(DIAS TEM PRA VENDER)

José Augusto
05/11/2006, 23:48
Bem esquisito isso, pois tem gente aqui do fórum que roda há muito com clarkette com gm4cil e até agora só elogia.

Se fizer uma pesquisa rápida na net, achará os opalões de arrancada que usam o clarkette.

Conheço gente que tem com AP e com GM151 e ninguém reclama.

Depende muito tb do pézinho do cara. POr exemplo: eu estou esperando para colocar o meu clarkette, enqto isso, estou rodando há 1 ano com cambio willys 4 marchas, que está com 2 dentes quebrados do piloto, as engrenagens da primeira e da segunda estão arredondadas nas pontas, faço trilhas médias, pego estrada e rodo na cidade, até agora nada, esperando ele quebrar pra por o clarkette. Basta saber dosar!!! Usar sempre a reduzida e cutucar o acelerador gradativamente. E ainda tem gente que fala que o ciambio nnao presta, pode ser inferior a muitos outros, porém se vc souber o que tem em mãos, vc vai e volta sem quebrar.

[]s

Peleje

Peleje, concordo que se "tocar" com calma e souber dosar, mesmo sendo nominalmente "subdimensionado", é provável que não haja "quebra", eu mesmo na Rural usei o CL-2205A e tcase willys (sem quebras) com o S4T e sabendo da deficiência, tinha muito mais cuidado, a coisa de um ano troquei pelo FSO-2305 com tcase de BAND para ficar mais seguro.

A confiabilidade é subjetiva e depende de como usamos o jipe, acredito que alguns colegas como eu, nem sempre fazem alguma "aventura" próximos de casa e muitas vezes acompanhados de apenas outro jipe, onde não existe qualquer possibilidade de ajuda, nessa condição é muito mais "confortável" saber que o cambio não é subdimensionado.

p.peleje
06/11/2006, 11:40
Peleje, concordo que se "tocar" com calma e souber dosar, mesmo sendo nominalmente "subdimensionado", é provável que não haja "quebra", eu mesmo na Rural usei o CL-2205A e tcase willys (sem quebras) com o S4T e sabendo da deficiência, tinha muito mais cuidado, a coisa de um ano troquei pelo FSO-2305 com tcase de BAND para ficar mais seguro.

A confiabilidade é subjetiva e depende de como usamos o jipe, acredito que alguns colegas como eu, nem sempre fazem alguma "aventura" próximos de casa e muitas vezes acompanhados de apenas outro jipe, onde não existe qualquer possibilidade de ajuda, nessa condição é muito mais "confortável" saber que o cambio não é subdimensionado.

Vc tem razão!!! Sempre é melhor ter sobras do que trabalhar no limite. Mas pro meu uso o clarkette não é subdimensionado, está na medida certa pra minha mecânica.

[]s

Peleje