PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com suspençao de Rural 4x2

ADRIO DIAS
02/10/2006, 01:46
E ai pessoal!Sou novo no Forum e acabei de comprar uma Rural 4x2.
O problema é que ontem ao passar por um buraco percebi um barulho de uma batida em baixo dela.
Ai notei que seu chassis era reto na frente(provavelmente ela tinha molas helicoidais)mas quando a comprei ela ja tava adaptada para feixe de molas.O problema é q o eixo dianteiro ta pegando na travessa do motor(ele fica uns 10cm da travessa)ate mesmo uma curva mais rapida é suficiente para o eixo bater na travessa.E agora nao sei se mando arquear as molas ou reforçalas,o fato é que eu nao queria alterar muito a altura dela.Pensei em adaptar junto ao eixo algum tipo de mola helicoidal que fosse bem rigida assim a suspençaoi trabalharia com as duas molas(helicoidal e o com o feixe,que eu daria uma pequena arqueada)mas nao sei se ficaria legal.O que voces acham?

Dias
05/10/2006, 07:32
Fala Adrio, blz ?? Cara, provavelmente, pelo seu relato, sua rural é 4x2 com mola helicoidal na frente mesmo e foi adaptado o feixe de molas. . então, pra poder resolver esse problema, vc pode colocar as molas helicoidais traseiras do corsa ou astra, entre a longarina do chassi e o diferencial. . vai ficar igual ao kit fess ou entaum, caso vc queira deixá-la com o feixe de molas do jeito que está, vc terá que colocar os batentes de borracha por baixo das longarinas . . daí o diferencial não vai mais pegar no chassi.

[ ]´s
Dias

richardh
21/04/2011, 01:44
E ai pessoal!Sou novo no Forum e acabei de comprar uma Rural 4x2.
O problema é que ontem ao passar por um buraco percebi um barulho de uma batida em baixo dela.
Ai notei que seu chassis era reto na frente(provavelmente ela tinha molas helicoidais)mas quando a comprei ela ja tava adaptada para feixe de molas.O problema é q o eixo dianteiro ta pegando na travessa do motor(ele fica uns 10cm da travessa)ate mesmo uma curva mais rapida é suficiente para o eixo bater na travessa.E agora nao sei se mando arquear as molas ou reforçalas,o fato é que eu nao queria alterar muito a altura dela.Pensei em adaptar junto ao eixo algum tipo de mola helicoidal que fosse bem rigida assim a suspençaoi trabalharia com as duas molas(helicoidal e o com o feixe,que eu daria uma pequena arqueada)mas nao sei se ficaria legal.O que voces acham?

voce pode por favor me mandar fotos em detalhes desta sua frente da rural ? tenho uma 4x2 e quero colocar feixe de molas como esta a sua porem muitos dizem que nao da certo se voce puder me fazer este favor fico agradecido meu e-mail richardh@biagioturbos.com voce ja fez alguma trilha pesada com ela? odiferencial bate no chassis ? me mande as fotos ,ja pensou em colocar os feixes por cima do diferencial?

antonio umino
21/04/2011, 08:37
richardh. Bom dia. tá muito velho este topico. vj a ultima postagem 05-10-2006.
Mas respondendo. a rural e a pickup f 75 de mola espiral original, tem o chassis diferente do de molas elipticas e a espiral não são possiveis intercambia-las. ou é um ou é outro. para mudar de um para o outro só trocando o chassis.
outra coisa, tem um forista que tinha uma f 75 com chassis de rural. e comprou um chassis de f 75., com certeza está com o chassis da rural encostado. dá uma olhada nas postagens do Marco Maga. que vc terá o contacto dele, se não me engano o chasis está em valinhos ou vinhedo. um abraço

ADRIO DIAS
25/04/2011, 19:18
Richard,sinto em te informar mas o Antonio Umino tem toda a razão.Não tem como ter um carro estavel com chassis de Rural 4x2(com mola helicoidal) e suspenção com mola semi eliptica.Tentei de tudo na epoca,jumelos mais altos,arquear as molas,molas novas,kit fess,barra anti torção e nada funcionou!!!Pois na melhor das hipoteses o curso da suspenção não passava de 18cm, e isto com o custo quese que suicida da estabilidade,e não teve barra anti torção que solucionase.No fim da historia acabei comprando outro chassis com documentos.E isso como tu podes ver eu já tinha feito toda a reforma de chassis e motor,mas mesmo assim optei por trocar o chassis para que eu tivesse um veiculo realmente confiavel.

richardh
25/04/2011, 22:41
boa noite acredita que ja teve varias pessoa a quem perguntei e alguns dizem que e possivel inclusie ja me mandaam algumas fotos mas sabe como e tenho que antes de desmontar o carro tirar varias opnioes .este chassis voce chegou a montar e a andar com o carro? pois alguns que vi eles tiram todo este agregado fica somente o suporte da mola elicoidal que e colocado o amortecedor e o feixe de mola fica por cima do eixo e tambem o suporte do jumelo e maior que o originalpara compensar a falta da curva do chassis.ao meu modo de ver tem que dar certo por isso a pergunta se voce chegou a andar no carro montado

ADRIO DIAS
26/04/2011, 22:27
Richard,cheguei a andar sim com essa comfiguração.Na verdade comprei a Rural já com essa adaptação e só fui me dar conta do que eram os barulhos de pancada que eu ouvia quando ja tinha reformado o carro por inteiro(e na epoca tambem fiquei com muitas duvidas do q fazer).Quanto ao SPOA(molas por cima dos eixos) tambem foi um dos muitos artificios que usei para tentar compensar a falta de curso da suspenção,como te relatei tentei de tudo SPOA,jumelos maiores,molas arquedas,suportes maiores,kit FESS e amortecedores regulaveis de dupla ação + barras estabilizadoras e nada adiantou quanto maior ficava o curso menor era a estabilidade.No fim das contas o que eu ja tinha gasto quase que paga um outro chassis(na epoca paguei R$1500 e já tinha gasto com adaptaçoes entre R$700 e R$800)Pensa ai,vale mais a pena voce investir uma grana a mais e ficar com um carro 100% ou na primeira curva ficar na duvida se o que voce esta andando é uma Rural ou uma maria mole.

antonio umino
29/04/2011, 09:39
richard, Amigo tem um forista que tinha um chassis de rural, e como era F 75 comprou outro chassis com documento de uma F 75. e retirou o chassis da R U R A L . E com certeza vende. o Nome dele no forum é riprodoximo2. tem um topico aberto por ele Ok. o topico. é Ferrugem grudentea (reforma geral).
OK ? abraços.

antonio umino
30/04/2011, 16:44
richardh, quanto ao chassis de rural. do riprodoximo. ferrugem grudenta. ele cortou o chassis.
No classificado da Tratorgama ou Gama 4x4 tem um chassis a venda com molas da toy com documentos.
tem também a caixa de cambio e reduzida. e com certeza arruma os eixos também.
Visite o site da Tratorgama Ok. abraços.

richardh
15/05/2011, 00:19
este seu chassiss por ser reto nao pega o diferencial ? voce ja fez trilha com ela ?
por ele ser reto voce tem uma boa articulacao das molas ?voce ja fez alguma modificacao? me mande fotos em detalhes por favor ,pois tenho intencao de fazer isso na minha que e chassis reto como o seu