Conectar

Ver Versão Completa : Ford Ranger XL 99 4x2 CS 2.5 Gasolina Com Body Lift



Walter L. L. Casitta
30/09/2006, 23:41
Pessoal,
Aí esta a vítima da vez. Como vocês podem ver a coitadinha meio que desmaiada nas primeiras fotos e com os 33 + 2:dance: na caçamba, mas já esta com o BL instalado. Iniciamos a instalação hoje as 10:00 de e paramos as 22:00. Além do BL, instalamos também o guincho do step e pára-choque traseiro. Espero terminar tudo neste domingo, depois de votar é claro mesmo com toda essa ressaca ideológica.
Depois colocarei mais fotos dos pontos modificados...

http://img96.imageshack.us/img96/9995/ranger2ra6.jpg (http://imageshack.us/?x=my6&myref=http://imageshack.us/v_images.php)

http://img96.imageshack.us/img96/8548/ranger1qr4.jpg

http://img295.imageshack.us/img295/2619/ranger5rm3.jpg

http://img295.imageshack.us/img295/4054/ranger4ts9.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/1595/ranger3co8.jpg

Pequeno jr
01/10/2006, 10:05
Mas o Prof. Pardal Walter,

Qtos é mesmo que vossa senhoria esta cobrando para fazer um BL instalado??

Ei, aonde vcs arrumaram o guincho do estepe?? Poste as fotos da instalação dele, ok!?

Boa sorte e Geraldo 45 !!! hehehe

Edintruder
01/10/2006, 12:14
Falando sério... A Ranger é horrível com os pneus originais!
A fabricação e instalação do BL dá trabalho mas vale cada minuto investido.

IGORFROTA
02/10/2006, 09:40
Walter,
Vai trocar de carro ou tah adicionando à frota ?
não acredito que vai abandonar os 4x4 e o cheiro do Diesel!!!
Vc mesmo está fazendo o BL ?
O que é esse guincho de estepe ? Pra que serve ?
Abraço e boa sorte !!!

LLeeoo
02/10/2006, 14:08
Ué, o guincho do estepe não é de série?

Ktranger
02/10/2006, 18:27
Bl....ranger com Bl e Bf...eh outro carro...
onde vc conseguiu o BL , vi que eh de poliuretano....
e guincho de estepe tb to curioso....

Edintruder
02/10/2006, 19:25
O guincho do estepe é original dela. Vai na plataforma entre o chassis e serve para içar o estepe no seu lugar. Com o BL tem que levantá-lo para conseguir introduzir o "rabo" do macaco e baixar ou levantar o estepe.Se não reposicionar o guincho não tem como tirar o estepe pois ficará atrás do pára-choques.
Igor, essa Ranger branca é do irmão dele. O Walter não troca a Ranger dele por nenhum outro veículo, quer dizer, troca por uma Picape Marruá cabine dupla ou outro veículo com formato de tijolo! Ahahah!

Miranda
02/10/2006, 19:32
Ele deve ser fãzão dos Hummer entao ^^

Walter L. L. Casitta
02/10/2006, 20:10
Isso mesmo Edi. Falou tudo...:concordo:

Abaixo estão as fotos da Ranger pronta, bem como os detalhe das peças instaladas a ultima é a minha Ranger também com BL e 33”. Eu fiz todas as peças do BL em casa nesse fim de semana e instalei com a ajuda do meu irmão que é o proprietário da Ranger. Gastei R$140,00 basicamente com os calços de polipropileno e os parafusos. O resto foi feito com restos de barra chata de aço que tinha na sucata.
As peças pro BL como podem ver são baratas, mas é preciso um monte de ferramentas e o caro mesmo fica pra mão de obra e põe mão de obra nisso.

http://img217.imageshack.us/img217/9465/ranger6le9.jpg

http://img209.imageshack.us/img209/3669/ranger7gx6.jpg

http://img480.imageshack.us/img480/3979/pctraseiroks5.jpg
Lift do pára-choque traseiro.

http://img480.imageshack.us/img480/8012/estepevs2.jpg
Lift do guincho elevador da estepe.

http://img384.imageshack.us/img384/4656/calo2rf1.jpg
Calço de polipropileno da caçamba 80x50mm.

http://img209.imageshack.us/img209/7299/calo1lp3.jpg
Calço de polipropileno da cabina 80x75mm.

http://img209.imageshack.us/img209/7030/cambiove3.jpg
Adaptador da alavanca do câmbio.

http://img209.imageshack.us/img209/7242/pcdianteirott1.jpg
Lift do pára-choque dianteiro.

http://img95.imageshack.us/img95/7798/barradadirbg7.jpg
Adaptador da coluna da direção.

http://img224.imageshack.us/img224/1479/rangerdigfi3.jpg
Minha digníssima Ranger

Miranda
02/10/2006, 21:40
Parabens walter!
Muito linda as duas caminhonetes. Quem dera eu ter moral pra fazer um negócio desses. Acho que faria na f1000 na ranger e na f250 auehauehaueahe sem pensar 2x, a caminhonete fica muito mais linda.!

Marcello Ladeira
02/10/2006, 22:07
Po Walter ficou animal demais... não quer animar e fazer na minha não? Quanto fica a brincadeira?

[]s,

Walter L. L. Casitta
03/10/2006, 19:41
Po Walter ficou animal demais... não quer animar e fazer na minha não? Quanto fica a brincadeira?


Marcelo,

É preciso estar bem animado mesmo. Acho que gastei a minha cota de ânimo desse ano e do próximo com essa Ranger. :D

Edintruder
04/10/2006, 18:52
Po Walter ficou animal demais... não quer animar e fazer na minha não? Quanto fica a brincadeira?

[]s,

Marcelo, não tem mistério nenhum, basta ter boas idéias, ser um pouco habilidoso e não ter medo de se sujar! Queres fazer para a L200?
Começa procurando por todos os pontos de apoio da carroceria no chassis, onde estão os coxins ou buchas, estuda a troca deles por mais altos. Olha a viabilidade de baixar o radiador, espaço da coluna de direção, alavanca da caixa e pára-choques. Já vi aqui no fórum uma L200 GLS azul com 33" e BL de 3" feitos em casa. Tinha ficado muito legal.

jeisonk
04/10/2006, 20:16
"Marcelo, quem tem uma L200 com BL é o Weissfhuder, é da antiga, da quadradinha, mas ficou bem bacana a picape.
Procura que tem um tópico sobre a adaptação dele.

Abraços"

Fui procurar o tópico e vi que tu já tinha visto ele.

Abraços

Juninho
04/10/2006, 23:15
Opa !!!

Show de bola a Ranger do teu irmão Walter ! Os BF 33" dão outra cara na picape !

Parabéns pelo BL ... solução simples, baixo custo e artesanal! Basta um pouco de paciência, criatividade e vontade ! Parabéns !!

[s]

Marcello Ladeira
05/10/2006, 20:39
Opa moçada obrigado pelas dicas... realmente a pickup do weiss ficou maravilhosa demais... ja conversei bastante com ele inclusive... ele me passou bastante dicas também. O problema é encontrar algum local aqui em BH para fazer o serviço, não tenho tido muito sucesso não. Vou continuar tentando.

[]s,

Edintruder
06/10/2006, 23:15
Marcello, a tua garagem tem espaço sobrando? Tens uma furadeira, serra e algum kit de chaves? Se for tudo positivo, agora falta pouco!

Marcello Ladeira
07/10/2006, 20:37
Poxa hoje vi uma Sport HPE aqui em BH que tava pelo menos 20cm mais alta que a minha... ela era plotada de azul!!! O carro é formidável, BABEI!!! Pena que meu celular estava sem bateria senão teria batido umas fotos e postado aqui.

Vi que no caso dela o cara colocou molas na frente e atrás. Como se chama este tipo de transformação? Isso é BL? Imagino que seja uma solução interessante mas deve alterar completamente o comportamento do carro neh? Na trilha será que melhora ou piora?

[]s,

Edintruder
08/10/2006, 10:47
Nessa L-200 foi instalado um Kit de suspensão. O BL é composto por calços entre o chassis e a carroceria, não elevando o vão entre o solo. Então na trilha o que melhora mesmo é esse kit de suspensão ou a instalação de pneus maiores com o BL.

LLeeoo
09/10/2006, 22:59
Walter, você saberia dizer qual a altura total da sua Ranger?

Eu tenho uma limitação prática no meu prédio, que é a altura da garagem... uns 2m só!!!

Walter L. L. Casitta
10/10/2006, 08:50
Walter, você saberia dizer qual a altura total da sua Ranger?

Eu tenho uma limitação prática no meu prédio, que é a altura da garagem... uns 2m só!!!

Minha Ranger é 13cm mais alta que a Ranger original. A altura realmente é um problema. A antena já arrancou lambadas fluorecentes de um estacionamento de um supermercado e um FDP de um manobrista de um hotel arranho o meu telo.

Leo Vicente
10/10/2006, 16:53
Olá

Tenho uma pequena duvida....

É possivel colocar os pneus 33 em uma ranger picape 7 pes sem alterar a suspensao ? Caso nao, o que é necessario fazer ( modo mais barato e funcional) ?? comprei uma 7pes a pouco tempo e notei que ela tem calços de 608 nas molas traseiras. Unica alteraçao que ví. como posso ver se a suspensao dianteira está na altura original ?
tenho em vista 2 jogos de pneus. 1º 31/10,5 goodyear por R$ 450,00 cada pneu e um jogo de 33/12,5 hankook Z36 por R$ 517,00 cda.
Estou dependendo da suspensao para saber qual pneu colocar.
As rodas sao na medida original da ranger...
Abraço.

cbridi
10/10/2006, 21:06
Leo,

O 31" pode colocar sem nenhum problema, não vai raspar em nada pode tentar de tudo que não raspa de maneira nenhuma. :-)
Quanto ao 33", leia este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4564 que tem bastante informação, se precisar de mais use a ferramenta de procura (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) do fórum que isso já foi bastante discutido.
Ah, o calço que vc diz ser do 608 é original da Ranger, saiu de fábrica com ela. :-)

[]'s

Leo Vicente
11/10/2006, 16:04
Valeu Pela Ajuda.... Eu ja tinha dado uma olhada nesse topico antes... Vou colocar os 33 hankook e fazer as alteraçoes necessarias.... Dei uma passada no posto de molas e o camarada me falou que p/ arquear as molas e colocar os calços maiores vou gastar em torno de R$ 100,00. Espero que fique bom...

Abraço.

Walter L. L. Casitta
11/10/2006, 17:38
Valeu Pela Ajuda.... Eu ja tinha dado uma olhada nesse topico antes... Vou colocar os 33 hankook e fazer as alteraçoes necessarias.... Dei uma passada no posto de molas e o camarada me falou que p/ arquear as molas e colocar os calços maiores vou gastar em torno de R$ 100,00. Espero que fique bom...


Leo,

33” na Ranger só funciona com Body Lift ou lift de suspensão. Arquear molas é gambiarra. Elas nunca voltaram a ser as mesmas. Alem do mais os 33” cabem sem problema da traseira mas não na dianteira.

Não perde seu tempo com isso que não fica bom...

Edintruder
11/10/2006, 20:03
A minha Ranger com 33 e BL de 3" ficou com 1,88m na capota e 1,93m no Santo Antônio. O problema das garagens fica por conta das rampas de acesso onde o centro da capota se eleva do solo em virtude de algum eixo encontrar-se elevado. Eu tomo chuva mas não entro em garagens de subsolo em supermercados ou rampas com acesso baixo. Em Poa tem shopping que deixo no estacionamento externo sem pagar estacionamento pois não tem como entrar...

Alisson
17/10/2006, 13:03
Tens alguma foto da tua para me mandar alisson@monseg.com.br

Pedro Freitas
26/10/2006, 17:09
tenho uma silverado 4.1 com pneus 33"

ficou show de bola :mrgreen:

gostaria de colocar bolachas 35"

andei escutando que os pneus bf 33" e 35" são da mesma largura, só alteram a altura. isso é verdade?

quanto ao body-lift, dá pra fazer em casa?

[]'s

Jean Carlo
27/10/2006, 11:11
Parabéns Walter

As modificações ficaram muito boas, mas, a parte do radiador como ficou e com relação à tubulação dos freios como ficaram, se possível , poste algumas fotos em relação a estes itens.


Jean

Walter L. L. Casitta
28/10/2006, 01:17
As modificações ficaram muito boas, mas, a parte do radiador como ficou e com relação à tubulação dos freios como ficaram, se possível , poste algumas fotos em relação a estes itens.


Jean,
Infelizmente não tenho com colocar mais fotos. Meu irmão mora em Ribeirão Preto.
A tubulação do freio tem comprimento suficiente. É só ajeitar. O radiador ficou na posição original, mas o defletor que envolve a hélice e deveria ser instalado numa posição mais baixa acabou sendo retirado por falta de tempo pra isso. Uma vez que a falta dele não afetou a refrigeração do motor (pelo mesmo por enquanto) e conhecendo meu irmão, essa Ranger vai ficar sem ele.

Walter L. L. Casitta
08/11/2006, 22:19
No Link abaixo é possível baixar o manual do Body Lift Keko...
O manual tem a lista das peças e as instruções detalhadas pra instalação. Ninguém agora tem desculpas pra não instalar. Quaisquer dúvidas podem perguntar. Pra Keko!:mrgreen:

Todas as informações para o download estão no site do RapidShare, portanto não vou responder nada a esse respeito.:stop: O link vai estar disponível por até 30 dias após o último download. Se não conseguiu baixar dentro desse período tente com quem consegui.:concordo:

http://rapidshare.com/files/2569212/Body_Lift_Keko.pdf.html

Pedro Freitas
09/11/2006, 17:59
show demais esse manual, agora nao vai ter como alguem perguntar mais nada.
eu ja garanti o meu.

[]'s obrigado walter.

Minhocas
29/11/2006, 16:56
Que massa ficaram as Rangers...

Mas pessoal, se o BL só aumenta a distância entre a lataria e o chasi, para que que serve isso?? Só para colocar pneuzão? Desculpem a ignorância, mas é foda ser retardado!!!

Isso não afeta a estabilidade do carro na estrada, pelo que eu entendo, estamos levantando o centro de gravidade do carro... isso teoricamente iria influenciar nas curvas...

O que eu quero é levantar o carro como todo, isso só com kit de suspensão novo???

Valeu!

Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 17:08
Que massa ficaram as Rangers...

Mas pessoal, se o BL só aumenta a distância entre a lataria e o chasi, para que que serve isso?? Só para colocar pneuzão? Desculpem a ignorância, mas é foda ser retardado!!!

Isso não afeta a estabilidade do carro na estrada, pelo que eu entendo, estamos levantando o centro de gravidade do carro... isso teoricamente iria influenciar nas curvas...

O que eu quero é levantar o carro como todo, isso só com kit de suspensão novo???


Exatamente. O BL é uma solução mais barata permanecendo a mecânica original.
O lift de suspensão é caro de mais e complicado e fica com a dirigibilidade bem pior que com um BL.

Marcello Ladeira
29/11/2006, 17:21
Sem contar que o centro de gravidade é menos afetado com o BL, pois a base e boa parte do peso do carro fica no mesmo local.

[]s,

Gouveia
29/11/2006, 19:10
Walter parabéns pelo trabalho. Conheço outras pessoas que fizeram BL em casa tbém e economizaram uma grana... um até me mandou a matéria pra por no site veja: http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=107&Itemid=29

Eu pretendo fazer isso na minha, mas ainda está na garantia e vou tentar ficar só com a barra de torção levantada. daqui a 2 semanas chegam meus pneus 33 MUD que encomendei... pela foto dá medo, mas acho que vai caber.. hehe. o que acham?

http://www.comunidaderanger.com.br/images/thb_DSC04873.jpg

http://www.comunidaderanger.com.br/images/thb_DSC04874.jpg

Edintruder
29/11/2006, 19:46
Walter parabéns pelo trabalho. Conheço outras pessoas que fizeram BL em casa tbém e economizaram uma grana... um até me mandou a matéria pra por no site veja: http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=107&Itemid=29

Eu pretendo fazer isso na minha, mas ainda está na garantia e vou tentar ficar só com a barra de torção levantada. daqui a 2 semanas chegam meus pneus 33 MUD que encomendei... pela foto dá medo, mas acho que vai caber.. hehe. o que acham?



Fala Gouvea!
A Ranger do Link que postasses é minha, fiz o meu BL a partir de dados e material passados pelo Walter também. Com as cópias do manual da Keko que o Walter mandou ficou barbada fabricar o Kit!

Gouveia
29/11/2006, 20:02
Então pelo jeito eu é que demorei muito pra entrar aqui no fórum... achei que só se falava de Suzuki e Cj, nada contra, mas não é meu foco principal.. hehe

Esta semana descobri o forum 4x4 Brasil e já tirei uma porção de dúvidas... gostei muito daqui.. pena que é muito lento! mas é só ter paciência..


abraços do "novato"

Govi

Walter L. L. Casitta
14/08/2007, 18:17
Só para constar, hoje tive que levar a Ranger ao DETRAN para fazer uma vistoria. Passou tranqüilo pela vistoria com body lift de 3", BF 33". Nada foi questionado pelo vistoriador... :concordo:

Vinicius Albuquerqque
16/08/2007, 10:27
Bom dia a todos,

Estava precisando deste manual do Body Lift da Keko, estou pra pegar uma ranger e seria uma das 1º´s coisas a fazer.

Alguém poderia postar Novamente?

Já tive uma com Body Lift a 3 Anos atras fiquei c/ ela 5 anos (4x2 a Gas 99/00 ), instalei logo que peguei ( 0 KM ), sinto falta.

Walter dukar.... as ranger´s

Att,

Vinicius

Alisson
05/09/2007, 08:13
Eu tb estou precisando deste manual,...
quem puder me envia
alisson@monseg.com.br


valeu galera....

Walter L. L. Casitta
22/12/2007, 19:14
Link para baixar o manual do body lift:

http://rapidshare.de/files/38109750/Body_Lift_Keko.pdf.html

Amancio
16/04/2008, 19:11
Revivendo mais um... alguém tem esse manual? Sei que demorei, cheguei tarde... mas to interessado... se alguem tiver, me manda?
amancio.bernardo@gmail.com
Obrigado!

Edintruder
16/04/2008, 19:28
Está no link que o Walter postou. É só baixar...

proelton
17/04/2008, 09:00
Está no link que o Walter postou. É só baixar...
Tambem queria o manual... mas expirou no rapidshare
sera que alguem podia mandar novamente pro rapidshare?

DinoGuimaraes
22/04/2008, 03:20
se alguem for mandar por email o meu e publicitarioo@hotmail.com
abracos

dudu83
22/04/2008, 04:08
Diga sim ao body lift :dance::dance::dance::dance::palmas::palmas:

tambem quero o ''manoel''....

Walter L. L. Casitta
22/04/2008, 12:01
Última chance pra baixar o manuel do propriotário BL Keko :mrgreen:

http://rapidshare.de/files/39197985/Body_Lift_Keko.pdf.html

dudu83
22/04/2008, 15:42
Última chance pra baixar o manuel do propriotário BL Keko :mrgreen:

http://rapidshare.de/files/39197985/Body_Lift_Keko.pdf.html

muito obrigado..

proelton
22/04/2008, 15:56
awweeee
valeu walter, deus lhe pague!!! hehe porque to meio longe :)

DinoGuimaraes
22/04/2008, 17:17
boa tarde companheiros, entrei em contato com a keko, eles me forneceram um distribuidor dos kits, neste distribuidor ele me passou 1800,00 reais colocado e disse tbm q a keko nao esta fazendo esses kits mais, q quem faz agora o body lift sao eles....
ate entao pelo q tinha entendido esse kit era lancamento da keko, ja nao entendo mais nada agora, alguem pode clarear ai?
falaram em 1400 esse kit colocado.... pra 1800 e muita ''deferença''
abracos....

Amancio
22/04/2008, 19:42
Valeu Walter!!!

dudu83
22/04/2008, 20:05
boa tarde companheiros, entrei em contato com a keko, eles me forneceram um distribuidor dos kits, neste distribuidor ele me passou 1800,00 reais colocado e disse tbm q a keko nao esta fazendo esses kits mais, q quem faz agora o body lift sao eles....
ate entao pelo q tinha entendido esse kit era lancamento da keko, ja nao entendo mais nada agora, alguem pode clarear ai?
falaram em 1400 esse kit colocado.... pra 1800 e muita ''deferença''
abracos....

to bastante animado com as fotos tenho certeza que um torneiro mecanico nao cobra mais que uns 200 reais pra fazer essas pecas o dificil e a instalacao , mais com esse manual, um torneiro bom e um mecanico da pra fazer por uns 600 conto tranquilo...

DinoGuimaraes
22/04/2008, 23:05
sai bem mais barato q isso....

adams
27/05/2008, 11:15
to bastante animado com as fotos tenho certeza que um torneiro mecanico nao cobra mais que uns 200 reais pra fazer essas pecas o dificil e a instalacao , mais com esse manual, um torneiro bom e um mecanico da pra fazer por uns 600 conto tranquilo...
Com um kit bem feito, a instalacao nao tem segredo. O dificil e o acabamento, afinal num carro de 50, 70paus colocar ferro emendado e solda seria um desperdicio.

Ricardo Franklin
27/05/2008, 15:07
Hey Walter a Ranger 2.5 a gasolina anda bem? Quantos cavalos ela tem? Grato

paulopintas
03/06/2008, 20:41
cara a 2.5 não sei mais a minha é uma CD 2.3 XLS,com os BF33 a cada 3 tanques de gas aditivada ponho um de gas PODIUM,ela da 170 de quarta,e ainda li q os bf alteram o velocimetro?será????

Walter L. L. Casitta
03/06/2008, 20:46
Hey Walter a Ranger 2.5 a gasolina anda bem? Quantos cavalos ela tem? Grato

Não sei dizer. Quase não dirigi essa Ranger...

fcapitanucci
03/06/2008, 23:30
pneus de medida diferentes auteram o velocimetro

porem se tiver tudo original e vc colocar pneu maior, vai marcar menos...o pneu percorre uma distancia maior...

agora se encurtar o diferencial com pneu igual, vai marcar mais

ja tive os 2 casos.

paulopintas
04/06/2008, 12:44
entaum minha ranger da 200 km/h????
eitaaaa ahahhahahahahahhaha,to brincando mais as 2.8nao andam comigo,ja encontrei varias na estrada.

paulopintas
04/06/2008, 12:51
minha ranger é original,e anda cara.as 2.8 nao acompanhan nao.

Edintruder
04/06/2008, 15:17
Deixa pegar uma subida que tu passa a ver as 2.8 passando direto...
Tens que conferir a rpm que está indicando quando o velocímetro está a 170km/h, pois tem ranger que marca mais e outras marcam a menos. Procura um vídeo no youtube de uma ranger 2.5 4x4 a 190km/h e notarás que está em 4000rpm, o que na verdade equivale a 165km/h, resumindo, o velocímetro do cara está marcando muito acima do normal... A Ranger a gasolina até aonde eu sei a injeção eletrônica tem limitador de velocidade a 165km/h.

Vinicius Albuquerqque
04/06/2008, 15:53
Hey Walter a Ranger 2.5 a gasolina anda bem? Quantos cavalos ela tem? Grato

Fala Ricardo blz,

Tive uma 99/00 - preta, inclusive está neste topico, c/ os pneus originais anda bem e não força nada, coloquei os 33 e bl de 3", por causa dos pneus ela sofre um pouco em subidas mas vai bem, na estrada fica um pouco estranha no começo (a 120km/h) atér acostumar pois balança um pouco, pelo fato de ser leve (e s/ nada na caçamba), já carregada (uns 100kg) fica mais na mão.

Obs.: fiquei 5 anos c/ a minha e 4 c/ bl e pneus 33.

()´s,

Vinicius

paulopintas
04/06/2008, 19:29
Deixa pegar uma subida que tu passa a ver as 2.8 passando direto...
Tens que conferir a rpm que está indicando quando o velocímetro está a 170km/h, pois tem ranger que marca mais e outras marcam a menos. Procura um vídeo no youtube de uma ranger 2.5 4x4 a 190km/h e notarás que está em 4000rpm, o que na verdade equivale a 165km/h, resumindo, o velocímetro do cara está marcando muito acima do normal... A Ranger a gasolina até aonde eu sei a injeção eletrônica tem limitador de velocidade a 165km/h.
entaun cara tem esse limitador ,mais eu ouvi dizer q o limitador aciona quando a 5marcha é engatada,será?e se nao me engano o rpm fica em torno dos 3400rpm quando ela da 170km/h.

obs:pior que na subida as 2.8 puxam bem né

Edintruder
04/06/2008, 21:43
Puxam sim! Normmalmente o limitador é gerenciado pelo módulo da injeção eletrônica e lê a velocidade que chega na unidade, normalmente o pneu 33" como tira cerca de 13% de força do motor, a picape dificilmente chega na mesma velocidade no painel, porém essa diferença é compensada pelo aumento do diâmetro dos pneus. O ideal seria comparar com um GPS a bordo pois te mostra todas as margens de erro do velocímetro.
Não sei qual é a relação de marchas da 2.3 16V, mas se for parecida com a da Ranger 2.5 a 170km/h deveria ficar por volta de 4200rpm

paulopintas
04/06/2008, 23:03
entaum falei m... 3400rpm,vou ver amanha qto rpm fica

fcapitanucci
05/06/2008, 01:06
sim a 4.0 v6 limita a 167km/h...seja em 4 ou 5 marcha... nao é a marcha e sim a velocidade, pelo modulo, nao sei agora se é pelo giro do motor x a marcha...

a stx vem com diff 3.08 e pneus 26.4pol (aro 14). pois é, troquei pra aro 15 e pneus 235 75 15 provisorios, 29pol. ficou bem mais manca, e marcando bem menos no painel....

cheguei no paraguai e coloquei 31x10.5 15, marcou entao bem menos...eu dava nos baixadoes 140-150 no painel, mas na realidade eu tava bem mais q isso...só calcular....

dai chegando em sp, troquei o diferencial, coloquei 4.10 da 2.8 diesel. o painel passou a marcar bem mais, pq o sistema tava mais reduzido que o original, mesmo com 31. simples, troquei uma engrenagem colorida no cambio, cada cor representa um numero de dentes...quase acertei, tava quase correto o velocimetro,mas resolvi colocar 33 atras e ficou perfeito, testei com gps, dava no ponto, sem erro algum, até 100km/h ta perfeito..
amanha vou colocar 33 nela...na frente, pq o BL de 3pol instalei final de semana

mas no gnv, o limitador nao entra....dei 190-200 em descida com ela original e nao entra o limitador....

Du-Mato
30/01/2009, 18:10
Pessoal, sou novo por aqui e gostaria de saber se os calços tem que ser de um específico material ou pode ser qualquer calço?? Obrigado

Walter L. L. Casitta
31/01/2009, 11:59
Pessoal, sou novo por aqui e gostaria de saber se os calços tem que ser de um específico material ou pode ser qualquer calço?? Obrigado

Tem que ser rígido. Polipropileno é a opção mais barata...

Du-Mato
02/02/2009, 09:46
Bom... neste caso gostaria da opinião de vocês sobre colocar um calço de 80mm, não sei se todos sabem mas sou proprietário de uma Ranger 05/06 3.0, cab. simples, com aro 15 e pneus 33 mud.

Obrigado!!

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 10:34
Bom... neste caso gostaria da opinião de vocês sobre colocar um calço de 80mm, não sei se todos sabem mas sou proprietário de uma Ranger 05/06 3.0, cab. simples, com aro 15 e pneus 33 mud.

Obrigado!!

Pode colocar o 80mm sim, mas se fosse você comprava o kit vendido aqui no fórum...

José Vicente
22/02/2009, 20:49
boa noite Walter,

sou novo no forum, e nas minhas pesquisas vi seu nome em vários tópicos, inclusive com apelidos tipo ´prof pardal´...
tenho uma stx 96 e estou com umas idéias, porem não sei como realiza-las.
do original, já levantei um pouco a traseira arqueando e aumentando a qtdd de molas e na dianteira coloquei um calço nas molas.
troquei tbm rodas e pneus, hoje rodo com toyo 275/60 r15, mas notei que ficou muito ´longa´
bom, seguem minhas idéias:
1 - lenvantá-la - mais um pouco
2 - pneus mais altos (mais on-road que off)
3- alterar relação do diferencial
4 - existe diferencial auto-blocante? (tipo locker dos fiat adventure)
5 - aumentar a potencia do motor
6 - pintura fosca pra finalizar.

vc pode me dar algumas dicas?
obrigado

Walter L. L. Casitta
23/02/2009, 09:23
boa noite Walter,

sou novo no forum, e nas minhas pesquisas vi seu nome em vários tópicos, inclusive com apelidos tipo ´prof pardal´...
tenho uma stx 96 e estou com umas idéias, porem não sei como realiza-las.
do original, já levantei um pouco a traseira arqueando e aumentando a qtdd de molas e na dianteira coloquei um calço nas molas.
troquei tbm rodas e pneus, hoje rodo com toyo 275/60 r15, mas notei que ficou muito ´longa´
bom, seguem minhas idéias:
1 - lenvantá-la - mais um pouco
2 - pneus mais altos (mais on-road que off)
3- alterar relação do diferencial
4 - existe diferencial auto-blocante? (tipo locker dos fiat adventure)
5 - aumentar a potencia do motor
6 - pintura fosca pra finalizar.

vc pode me dar algumas dicas?
obrigado


Deixa a suspensão original. Se for trocar os amortecedores coloque amortecedores Rancho. Você encontra na Rumo (sempre aparece o link no banner acima)

Os pneus prefiro os BFgoodrich AT 285x75x16, mas você vai ter que trocar as rodas e a relação do diferencial. Se for o caso use a coroa e pinhão da Ranger diesel até 2001 com relação de 4.56.

O fabricante do bloqueio da fiat é a Eaton e também fabrica pro dif da Ranger, mas você só encontra no USA. Mesmo com esse bloqueio a Ranger 4x2, não chegaria nem perto de uma Ranger com tração 4x4.

José Vicente
23/02/2009, 17:10
obrigado pelas dicas Walter.
assim que começar as modificações vou postando as fotos.
abraço,
José Vicente.

filipecyriaco
12/05/2009, 20:48
Walter boa noite, queria levantar um pouco minha ranger, sei que na suspenção tem uma parafuso que se apertar ela levanta , Existe isso? ela levanta quanto (cm) do original? acabei de trocar meus pneus e alinhar e balancear, se eu mecher nesse parafuso tenho que alinhar denovo? queria mesmo levantar ela pouco...

Obrigado.

Walter L. L. Casitta
01/01/2010, 20:25
Sempre achei a solução para o extensor da alavanca que é usado quando se instala o body lift uma gambiarra. O extensor interfere no curso da alavanca, no console que tem que ser reposicionado e piora o isolamento acústico já que não funciona com o guarda pó original.

Então aproveitei que a caixa da minha Ranger estava fora e criei um extensor dinâmico se é que pode ser chama assim...

http://img510.imageshack.us/img510/5584/exten2.jpg

http://img36.imageshack.us/img36/8038/exten1.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=Q_kchlQpx0Y

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa funcionou. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Guilherme A. Araújo
01/01/2010, 20:54
Esse Casitta 'e a Engenharia em Pessoa!!!!
rsrsrsrsrs

juliano muller
01/01/2010, 23:13
Parabéns Walter, esse extensor ficou show de bola!:palmas::palmas::palmas:

Sempre achei pessima a maneira de se alongar a alavanca de cambio, principalmente porque os encaixes ficam longos demais e a alavanca quase bate no painel! Nos dois BL`S que fiz, deixei a alavanca uma polegada menor que os calços pra nao sentir muita diferença na troca de marcha!:parede:

Abraço...

adams
02/01/2010, 00:35
Folgo em estar vivo para observar tão sapiente invenção.
kkkkkkkkkkkkk
Parabens amigo, voce é um genio.

FernandoCBS
06/01/2010, 01:02
Pessoal, sei que ja foi bastate discutido isso, mas não achei em nenhum topico isso (pode ter passo despercebido)

Esse LEVELING KIT http://www.trsfabandoffroad.com/products/truxxx.htm

Onde se troca essa peça da barra de torção, continuaria a traser os mesmo problemas ja falado aqui, como quebra de omocinetica e amortecedores...???

Postei aqui nesse topico pq é o mais atual dentre os que falam de BL...

Abraços...
Fernando...

Walter L. L. Casitta
06/01/2010, 08:05
Pessoal, sei que ja foi bastate discutido isso, mas não achei em nenhum topico isso (pode ter passo despercebido)

Esse LEVELING KIT http://www.trsfabandoffroad.com/products/truxxx.htm

Onde se troca essa peça da barra de torção, continuaria a traser os mesmo problemas ja falado aqui, como quebra de omocinetica e amortecedores...???

Postei aqui nesse topico pq é o mais atual dentre os que falam de BL...

Abraços...
Fernando...

O da F150 eu não posso falar nada, mas esse da Ranger é a gambiarra bem acabada típica americana.

Seria mais fácil trocar só o parafuso de regulagem da suspensão por um mas comprido.

O amortecedor e a geometria da suspensão vão pro espaço...

adams
06/01/2010, 14:55
O da F150 eu não posso falar nada, mas esse da Ranger é a gambiarra bem acabada típica americana.
Seria mais fácil trocar só o parafuso de regulagem da suspensão por um mas comprido.
O amortecedor e a geometria da suspensão vão pro espaço...


A f150 usa um sistema similar a hilux e triton, frontier, torre da suspenção fixada embaixo por 02 parafusos 14mm e na parte superior, trava/calço fixados por 03 parafusos 10mm.

Quanto a ranger (x2) pro que o Walter falou, sem geometria cabivel.

Hauk Mathias
06/06/2014, 11:40
Bom dia...
Sou de São Paulo, e tenho uma Ford Ranger 98 preta....estou louco para colocar os bl nela....vc tem alguém para me em dicar...

Quanto ficaria...$

abraço

helio bruno lopes
07/10/2014, 21:42
Ola pessoal...
Sou novo aqui no 4x4, achei muito legal o serviço naquela ranger no inicio do Forum, comprei a minha e estou namorando este projeto.
Gostaria de saber onde posso encontrar este calço de polipropileno????

helio bruno lopes
11/02/2016, 18:09
Todas as imagens se apagaram tem como por denovo?

Morett Borges
06/08/2019, 15:02
bom tarde, coloquei os 33'' na minha Ranger CS com suspensao original, coube sem problemas, so quando esterça pra direita raspa um pouquinho no para barro em baixo, tirando isso, ta tudo OK