Ver Versão Completa : Carburador Brosol 3E
cmte_carvalho
30/09/2006, 17:25
Olá;
Por favor pessoal, venho aqui lhes fazer um apelo: se alguém tiver o manual do carburador Brosol 3E (preferencialmente para motor gasolina), por caridade, compartilhe conosco.
Já busquei nos fórums do 4x4 Brasil, no Emule, em alguns sites de busca (Google, Uol, Terra, Yahoo, etc.) mas não achei absolutamente nada! :|
Meus conhecimentos de mecânica ainda são muito restritos e conto com esse manual para poder aprender um pouco sobre o carburador instalado no meu veículo e, quem sabe, até tentar regulá-lo. :parede:
Aguardo aqui com a esperança de ainda encontrar esse manual um dia... Até!
Paulo Eduardo
30/09/2006, 17:36
eu tenho as tabelas de regulagem da brosol serve?
[]´s
Carvalho,
Conseguiu tirar a mancha de óleo de sua camisa? rs
Você deve encontrar esse manula do 3E no site: www.opala.com
Lá tem bastante coisa sobre carburadores usados pelos opalas.
Abraços
Paulo Eduardo
30/09/2006, 21:19
opa,
tem sim está nesse link: http://www.opala.com/material/info_esquemas/tab_calibragem_brosol.doc
[]´s
cmte_carvalho
01/10/2006, 18:29
Olá pessoal;
Paulo, obrigado pela tentativa mas esta tabela não ajudou em nada... Na verdade eu desejo é conhecer as partes do carburador. Gostaria de um manual com imagens "raio-x" indicando o nome de cada peça...
Carlos, a mancha diminuiu mas não saiu toda... Está parecida com mancha de café. Ah, encontrei a bendita tampa do macaco, gostaria apenas que você explicasse novamente (se possível de uma maneira mais clara) como proceder para completar o nível de óleo dele...
Obrigado pessoal, até.
Paulo Eduardo
01/10/2006, 20:48
Fala cmte!!
tenho os esquemas que você quer, escaneei hoje, mas o tamanho do arquivo não é suportado pelo fórum, e se eu reduzir, vai ficar ilegível, me passa um e_mail, onde eu possa enviar pra vc...
abraço
Comandante,
Se o macaco tiver tampa de borracha no centro, é só você completar o oleo pelo orifício com o macaco deitado e voltar com ele para a vertical até o oleo vazar no nível.
Entendido?
André-4WD
02/10/2006, 08:35
Salve:
Eu tb me interesso nos esquemas do 3E..
Comandante:
Qto a regulagem... isso eh problema.. ja levei o meu para alguns especialistas e ninguém acertou de vez. O que mais sinto nele é qdo preciso pisar e ao levantar o giro e dá uma engasgada mas depois vai...
Ja ate pensei em troca-lo pelo 446....
sds
andre
Paulo,
Pode mandar esses esquemas do 3E para mim também?
Manda pro mguereta@terra.com.br
[s] agradecidos,
enio chagas
02/10/2006, 11:57
Paulo, dançou! Vai mandar arquivo até não poder mais. :D
Poderia mandar pra mim também?
enio@picodourubu.com.br
Grato,
Paulo Eduardo
02/10/2006, 12:51
hehehe
sem problemas!! já foi enviado!
[]´s
cmte_carvalho
02/10/2006, 17:25
Paulão, não esqueça de mim (ehehehheheheehhe):
cmte_carvalho@uol.com.br
Obrigado amigo, até!
Paulo Eduardo
02/10/2006, 19:06
opaaa,
acabei de mandar!!
abraço
José Carlos
02/10/2006, 20:37
OI Paulo, nao dá pra zipar este arquivo? Tambem gostaria de uma copia.
Obrigado
Jose Carlos
Treme Terra
02/10/2006, 20:51
Tenho alguma coisa, veja em anexo.
Eu tenho este carburador no meu CJ-5 com motor GM 4.1, mas estou trocando por um Weber 446. O 3E é um exelente carburador, mas para trilha ele deixa a desejar. O segundo estagio, que tem o acinamento a vacuo, costuma travar e enche o saco e o desempenho da viatura cai.
Treme Terra
02/10/2006, 21:01
Se a foto não ficou muito nitida mando o arquivo por MP.
Paulo Eduardo
02/10/2006, 21:02
ops...
pois é acho mais fácil mesmo....
ta aí o arquivo...
[]´s
Paulo Eduardo
02/10/2006, 21:09
Tenho alguma coisa, veja em anexo.
Eu tenho este carburador no meu CJ-5 com motor GM 4.1, mas estou trocando por um Weber 446. O 3E é um exelente carburador, mas para trilha ele deixa a desejar. O segundo estagio, que tem o acinamento a vacuo, costuma travar e enche o saco e o desempenho da viatura cai.
é só botar uma mola no lugar da bombinha de vácuo... e pronto....
[]´s
José Carlos
03/10/2006, 12:09
Obrigado.
Sembre ouvi falar bem do 3E, uso no jipe o motor 3.6 falcon com um carburador solex 40/44 eis (gasolina) adaptado para este mtr. É bem potente e esperto, mas é uma barra em inclinaçoes. Pensei em usar o 3E... Como fica a adaptacao do snorkel com este carburador?
[]s
Jose Carlos
André-4WD
03/10/2006, 13:17
Paulo:
Baixei o arquivo mas nao consegui abrir, o winzip diz que não é um arquivo valido!
sds
andre
Paulo Eduardo
03/10/2006, 13:27
ué....
aqui eu testei e funcionou... voce tem o winrar? no meu pc usu o o winrar. pode ser isso
vou ver se conserto então....
[]´s
Paulo Eduardo
03/10/2006, 13:37
opa José,
agora que prestei atenção na tua pergunta...
nas camionetes da gm, que saíram com 3E, existe uma peça, como um funil que é a tampa do carburador, ali vai uma mangueira, que liga ao filtro. é muito pratica pra colocar o snorkel, só vai de achar um filtro que tenha a entrada de ar redonda, pra conectar na outra mangueira. Ou pede pra alguém que lide com calhas fazer uma flange.
será que deu pra entender?
[]´s
José Carlos
03/10/2006, 16:34
opa José,
agora que prestei atenção na tua pergunta...
nas camionetes da gm, que saíram com 3E, existe uma peça, como um funil que é a tampa do carburador, ali vai uma mangueira, que liga ao filtro. é muito pratica pra colocar o snorkel, só vai de achar um filtro que tenha a entrada de ar redonda, pra conectar na outra mangueira. Ou pede pra alguém que lide com calhas fazer uma flange.
será que deu pra entender?
[]´s
è Paulo, uma fotinha sempre ajuda.... Mas e quanto à inclinacoes? Vale a substituicao ou fico mesmo com meu 40/44?
[]
Jose Carlos
André-4WD
03/10/2006, 17:13
Filzip abre tudo.. foi o que me falaram uma vez... e deu certo!!!
Eu comprei um 446 para substituir o 3E mas um mecanico-jipeiro disse que o 446 gosta de entupir na trilha, pq ele tem uma tomada de ar externa e que era para eu ficar com o 3E mesmo.
Eu devo ter guardado uma reportagem (da 4x4ecia?) que ensina como transformar o segundo estagio a vacuo em mecanico...
saudações
andre
Pessoal,
Transformar o segundo estágio de vácuo para mecânico é simples. Lembro que li em algum fórum de Opala (se não me engano) que o pessoal tava discutindo isso.
Não lembro muito bem como, só lembro que era bem simples.
Vou usar o oráculo, digo, Google e se achar algo eu posto aqui.
[s]
Paulo Eduardo
03/10/2006, 20:43
opa..
eu fiz isso com minha 3E...
é só colocar uma mola substituindo o mecanismo do diafragma, a mola encontra-se em uma loja de ferragens qualquer, já com os olhais pra fixação. é muito simples de fazer. Inclusive quando desmontar a bombinha vc ja vai ver dois furos ali no corpo do carburador que são perfeitos para fazer a colocação de um suporte pra parte superior da mola.
quanto a inclinações, nenhum carburador gosta muito delas, acho que a 3E é a mais tolerante nesse especto, mas não imagine subir uma parede sem engasgar. E tem outra, se for por pouco tempo, ela vai bem, agora, ficar inclinado por mais tempo, aí vai com certeza engasgar. Se bem que isso é relativo, pois muita inclinação pra frente ou pra trás por exemplo, se não parar por causa de carburador, vai ter problema com pressão de óleo, incl. lateral o carbura sofre bem menos. acho que o jeep tomba antes :):)
José, tenho um colega que tem na C-10 dele a tal tampa da 3E, vou ver se arranjo uma foto. Mas é original das veraneiros e C-20 4.1, o filtro dessas camionetes tb é perfeito pra fazer snorkell.
[]´s
Flavio Miranda
03/10/2006, 20:57
All,
Como uma mão lava a outra....
Na Camper tem o 4.1 com 3E e a mufla é da Ford. Só não sei de qual carro !??
Sai uma mangueira (ou algumas emendadas....) e entra num Filtro de D-20 que é enorme e parece um tambor deitado do lado esquerdo do cofre do motor (olhando de frente). Daí para o snorkel é bico...
Náo tenho fotos detalhadas, mas vou providenciar e posto aqui em breve.
Outra coisa... um colega jipeiro/opaleiro que conhece esse motor de cima a baixo me diz que o 3E é melhor que o 446 que desregula muito fácil e hoje já está dificil de encontrar peças.
Se vc não andar muito com o jipe, uma ótima opção seria do weber 40...!
Para amenizar o problema com inclinação (que eu não tive até agora...) o DESBORBULHADOR não ajudaria !? Tem bastante coisa sobre este artifício aqui no fórum...
Aproveitando o tópicuzinho.... qual a média de consumo do 3E na viatura de vcs ? Na Camper está em torno dos 3 km/l e ando na casca...
Já mandei abrir carbura, limpar, trocar reparos, agulhas, gicles, etc... e nada.
[ ] s
Treme Terra
03/10/2006, 23:32
Vejam o link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20470
Paulo Eduardo
04/10/2006, 01:09
Realmente, trava o segundo estágio, e isso tem um motivo classico.
como a gente anda na manha a maioria do tempo, o eixo do segundo estágio acaba criando oxidação ou acumula sujeira. Isso deixa a abertura um pouco pesada para a pequena bombinha de vácuo.
Aí tem três soluções: ou arranca ela fora e bota uma mola (que seja mais forte que o vácuo), ou mantém o eixo lubrificado (passar um jimo, qdo for encostar o jeep), ou de vez em quando, afunda o pé.
O meu carburador, tinha esse problema, eu usava vácuo, sempre que ia sair com o jeep, ia lá no carbura, abria o prim. est. com a mão e friccionava o eixo do seg. varias vezes, abrindo e fechando a borboleta, isso destrava ele. Mas é muito empenho né?
botei uma mola ali e acabou-se o problema, só que agora tem que manerar o pé senão deus ajude...
Fora isso, é um exelente carburador, o mais tolerante a inclinações (muito mais que o weber 40 - eu já usei um), com o vácuo, é relativamente econômico e tem ainda peças de reposição.
Ah, meu jeep faz de 5 a 6 na manha e de 2 a 4 com pé embaixo - NO ÁLCOOL
[]´s
Flavio Miranda
04/10/2006, 03:24
Paulo,
Então tem algo erradissimo com o 3E na Camper, pois faço 3km/l com GASOLINA !!!!!!!!!
[ ] s + putos ainda....
José Carlos
04/10/2006, 20:33
quanto a inclinações, nenhum carburador gosta muito delas, acho que a 3E é a mais tolerante nesse especto, mas não imagine subir uma parede sem engasgar. E tem outra, se for por pouco tempo, ela vai bem, agora, ficar inclinado por mais tempo, aí vai com certeza engasgar. Se bem que isso é relativo, pois muita inclinação pra frente ou pra trás por exemplo, se não parar por causa de carburador, vai ter problema com pressão de óleo, incl. lateral o carbura sofre bem menos. acho que o jeep tomba antes :):)
José, tenho um colega que tem na C-10 dele a tal tampa da 3E, vou ver se arranjo uma foto. Mas é original das veraneiros e C-20 4.1, o filtro dessas camionetes tb é perfeito pra fazer snorkell.
[]´s
Pôxa! Como os gringos conseguem subir paredes? Será que os holley nao deixam engasgar ou é a Injeçao?
Acho que vou deixar meu solex simples mesmo...
Já tenho um desborbulhador, mas mesmo assim ele afoga!
[]s
Jose Carlos
Paulo Eduardo
05/10/2006, 01:10
Paulo,
Então tem algo erradissimo com o 3E na Camper, pois faço 3km/l com GASOLINA !!!!!!!!!
[ ] s + putos ainda....
Pois é cara, oque vou dizer?
Quanto pesa uma camper? será que é muito mais que um jeep? Quantas marchas? Você já conferiu a tabela com o que tem no teu carburador? Não tem nenhum diafragma furado?
se tudo estiver mesmo certinho, tem certeza que os jiclês são mesmo a medida que está indicada? tem umas marcas jaguaras que ta louco, são tudo erradas.
Se estiver mesmo tudo certo, parte pra ignição: Velas estão calibradas? (limpar vela na escova de aço é cagada, ela tem que ter cantos vivos no eletrodo). São do grau certo? Rotor e cabos de vela são resistivos? Quanto de resistência total? do cabo da bobina até as velas? tem resistor no primário da bobina? está correta a resistencia? Não está usando fio resistivo + resistor ali?
meu deus, que complicação :rolleyes: :lol: :lol:
Mas é verdade, as vezes você tem tudo certo com a alimentação, mas a ignição está muito fraca, e não dá boca de queimar corretamente a mistura (ainda mais num caneco de 4.1). O carro bebe e não desenvolve, principalmente em alta. Eu não uso nada resistivo, pois não tem nada no jeep que sofre interferencia (som por exemplo), é direta a faísca, com bobina de gol MI 45.000V, te juro cara, na lenta com capô aberto dá pra escutar o barulho das faíscas. tec tec tec tec.... e o jeep pega no inverno sem precisar de gasosa.
se vc tiver um multímetro comum, dá pra testar tudo isso aí.
[]´s
Flavio Miranda
06/10/2006, 12:31
Paulo,
O mecanico, EM TESE, já verificou tudo isso...
O carburador foi todo desmontado, os gicles estavam errados e foram trocados, tudo regulado, etc.
Os cabos de vela são aqueles amarelos. Tem gente que fala que são ótimos, outros falam que não presta....
O que acontece nesta Camper que está me tirando o sono é que a bateria não segura carga por 2 dias, chegando a zerar.
Já troquei DUAS 0km de 70 amp !!!
O auto-eletrico e o mecanico não acharam nada. Uma peça do alternador foi trocada, pois segundo o eletricista, não estava carregando em baixa rotação...
Sei que é dificil opinar sem ver tudo isso de perto, mas vc acha que pode ter influencia deste problema eletrico com o consumo !?
Fora que não passa de 120 km/h. Como informação : cambio e t-case de hilux e eixos de Troller com pneus BF 33".
Desculpem variar um pouco o assunto do tópico, mas as vezes um problema aparente, pode ter outra origem. E vai que outros já tiveram (ou tem ) problema semelhante...
[ ]s
Flavio Miranda
06/10/2006, 12:42
Paulo,
Mais detalhado...
Camper 4x4 4.1 ano 94
Motor com 39 mil KM;
Cambio de Toyota SRV 5m (4x4 e reduzido);
Bobina CraneCams;
Cabos Accel 8.8.
[ ] s
Paulo Eduardo
06/10/2006, 18:46
E aí blz?
pois olhe Flavio, acho que o problema da bateria não tem nada haver com consumo, a não ser que realmente o sistema esteja operando com pouca tensão, mas aí seria ruim até de dar a partida. Tem um bom teste pra ver se tem aguma coisa consumindo bateria com o carro desligado, se você tiver um multímetro. Gradua ele pra medir corrente no pino de 10A, e retira o cabo negativo da bateria, então coloca uma ponta do multimetro no polo - e a outra no aterramento onde vai o cabo normal, o valor deve ser próximo de zero (0,...), variando alguns miliamperes que vão depender do que você tem no carro, como som, ou alarmes, ou no caso dos injetados, a central, que consomem um pouco de corrente permanente. Mas é muito pouco. Se o valor for mais alto, 0,5 pra cima, pode ter algum ponto onde haja fuga de corrente, um interruptor em curto, um relógio, sei lá. Você poderá descobrir onde é a fuga, por eliminação, vai por probalidades, até achar o lugar onde se mexer, pára a fuga. É meio chato, mas vai funcionar. Cuidado pra não ligar nada do carro com o multítro no lugar do cabo negativo senão pode torrar o aparelho.
e se vc não tiver um, custa uns 15 pilas um que quebra o maior galho e é sempre útil.
Os cabos da accel são bons, existem vários tipos, por isso o pessoal diverge bastante nas opniões. Existem resistivos e não resistivos. Mas acho que esse não é o seu problema. A bobina também é boa, pelo menos a marca é conhecida.
Pra você saber se o alternador ta funcionando, também com o multimetro, e com o motor ligado, vc gradua pra tensão, corrente contínua, e mede entre os polos da bateria, deve estar próximo de 14V ja em marcha lenta, com motor desligado perto de 12,6V. Eliminando então cabos de vela e bobina, resta o distribuidor, as velas e as resistências (fio ou cerâmica), se tudo estiver Ok, passamos pra frente.
A mecânica é boa, 5 marchas, deve rodar bem leve a Camper. Passar de 120 é relativo, tem marcha pra isso? Ou chega nos 120 com motor esgualepado?
se não, realmente, tem algum bixo aí, um 6cc desses é forte, tem que andar mais. Ele chega a falhar de alguma maneira? Confere o ponto e o avanço da IG. pra ver se está certo.
39 mkm original? ou foi feita retífica?
é difícil precisar alguma coisa assim, mas vamo tentando achar o bixo.
[]´s
Opinando um pouco sobre a Camper do meu xará :mrgreen:
- cabos de vela com resistência alterada (sempre alteram para mais) o consumo aumenta mesmo. Uma certa vez meu CJ (GM-151 álcool original com ignição) estava fazendo cerca de 3.5 KM/lt na cidade. Já tinha desmontado e regulado carbura (3E) umas 3 vezes e nada. Fui checar a elétrica e constatei um pouco de zinabre nos contatos internos do distribuidor e também cabos com resistência alterada. Consertei isso e voltou a fazer os 4.5 Km/lt usuais :wink:
- sobre a descarga da bateria: não pode acontecer isso de forma alguma. Segundo a Delphi, uma corrente máxima de 60 mA é tolerada se nada tiver ligado, mais que isso tem alguma fuga de corrente. Siga a dica do Paulo sobre o multímetro.
- ainda sobre esse assunto: Paulo, eu considero 0,5 A muita coisa para ser considerado normal, sem nada estar ligado.
Paulo Eduardo
08/10/2006, 23:22
opaa...
sim, foi o que eu quis dizer, 0,5 como sendo 50mA, faltou um zero ali.
obrigado pela correção.
[]´s
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