PDA

Ver Versão Completa : Velocidade de cruseiro



Beto Marcicano
30/09/2006, 12:16
Qual a velocidade de cruseiro indicada para o Niva, (original e AP) para viagens, sem ter problemas com vibração ou instabilidade??

emtsuhako
30/09/2006, 16:55
A velocidade de cruzeiro do Niva, com motor original, é de 110km/h... com AP, é possível manter uma velocidade de 120km/h... Em relação a estabilidade, vai depender muito do tipo de pneus que vc está usando e da configuração da suspensão... pneus lameiros e suspensão elevada perdem em estabilidade... na estrada, com pneus 80% onroad e suspensão não levantada, meu Niva chega a 120km/h sem apresentar qq instabilidade... na terra, com os mesmos pneus, a 90km/h ele joga de lado, isso se for terreno arenoso ou muito irregular...

shuther4x4
30/09/2006, 18:44
Qual a velocidade de cruseiro indicada para o Niva, (original e AP) para viagens, sem ter problemas com vibração ou instabilidade??

Beto, no meu que é todo original 91, minha velocidade de cruZeiro fica nos 90Km. Quanto ao ap, não sei te informar.

Fio
30/09/2006, 23:04
Edson,

eu sei que sua inteção foi boa, mas não tome o seu carro como base.

O Niva quando 0km, atingia uma velocidade máxima REAL de 132km/h. Me explique como carros com 15 anos de uso podem ter velocidade de cruZeiro de 110km/h??? Acredito que nem 5% deles ultrapasse os 90km/.

A velocidade de cruzeiro de um Niva NORMAL, bem cuidado e bem acertado é em 90% dos casos entre 90 e 100km/h.

[]´s

emtsuhako
01/10/2006, 15:01
Fio, blz? Então, não tomei meu carro como base... A velocidade de cruzeiro do Niva 1.6 original é de 110km/h... é claro que 0km, mas um Niva bem cuidado, com manutenção em dia ainda é capaz de chegar a isso... álias, não basta apenas ser bem cuidado, tem que se observar outros fatores importantes, tais como: tipo de pneus, acessórios (por causa do peso), adaptações, etc... Em rodovias boas e quase planas, como a Castelo Branco, a Anhanguera, a Bandeirantes, Washington Luis meu Niva vai 110km/h tranquilo... em serra, como trechos da Imigrantes, Ayrton Senna, pede arrego, não ultrapassando, muitas vezes, 90km/h... Qdo peguei meu Niva ele estava com pneus 80% off-road, medidas 215/85/R16... depois coloquei pneus 80% onroad, 205/75/R15... com a primeira configuração, o russinho mantinha a velocidade de cruzeiro mais facilmente e atingia uma velocidade final maior, por conta de haver menos borracha em contato com o solo, porém, pulava pra kct, era instável em velocidades superiores a 110km/h, às vezes em velocidades de 90km/h... com a segunda configuração de pneus, ganha em estabilidade e consumo, porém, perde em velocidade final e é um pouco mais difícil de manter a velocidade de cruzeiro... Acessório é outro problema... se vc colocar bagageiro, estribos, quebra-mato. engate e guincho serão quase ou mais de 80kg de carga permanente, sem contar o atrito que ajuda a aumentar o consumo de gasolina e tb torna mais difícil manter a velocidade de cruzeiro... imagina então se tiver estepe no bagageiro... Suspensão levantada, sem comentários... Acredito que a questão não é somente a idade do carro e seu estado de conservação, mas, sim, a forma como vc equipa ou modifica ele... Um Niva pode ser bem cuidado, mas se foram feitas tantas adaptações, muitas vezes isso pode afetar o desempenho do russinho, lembrando que muitas adaptações são feitas para melhor desempenho em trilhas, onde não importa velocidade final... Eu diria que 100% dos Nivas mantidos ORIGINAIS ou com modificações realmente comprovadas como eficientes (ignição eletrônica, comando de válvulas, etc) e com motor redondinho atingem a velocidade de cruzeiro de 110km/h... Sempre leio os relatos (e-mails) dos Camaradas do Niva e percebo que praticamente 100% das pessoas que reclamam da "lentidão" do Niva é pq compraram um Niva modificado, pelos antigos donos, pra melhor desempenho em trilhas ou simplesmente pq os antigos donos eram um relaxo com o Niva... Mesmo assim, mesmo todo original, mesmo bem cuidado, eu jamais recomendaria um Niva pra quem gosta de correr... Niva foi feito pra se apreciar a paisagem... a 110km/h vc não tem esse privilégio... Niva foi feito pra te levar onde vc quiser, sem pressa de chegar... :)

shuther4x4
02/10/2006, 00:26
Edson, vou dar meu pitaco. Meu niva é original, sem acessórios ou equipamentos (só um rack). A única alteração é a ignição eletrônica do laika. Quando comprei, ele era um dos que mais andava dos que testei (talvez até pelo que você falou sobre acessórios e adaptações, que os outros sempre tinham), só não andava como alguns ap que andei. Logo depois da compra levei para dar uma geral, troquei tampa distribuidor, velas, limpeza do carbura e algumas coisinhas mais que não lembro. Ele melhorou bem para pegar, não falha e tem a marcha lenta bem estável. Agora, 110 de cruzeiro, nem com reza brava.... O seu consegue manter essa velô originalzinho ou tem alguma modificação? Carburador, bobina?

Neanderthal
02/10/2006, 08:03
Imagino que 100 km/h deve ser a velocidade media de um Niva na estrada, o meu usa pneus radiais originais russos, o que permite uma informação mais confiável no velocímetro, mas já viajei com monitorando com GPS e, mesmo o meu Niva sendo de 1991, ele alcançou pouco mais de 120 km/h na estrada, aferidos pelo velocímetro e pelo GPS, mas não como média, como velocidade máxima. Esse papo de idade é relativo, depende muito de como o carro é tratado...

emtsuhako
02/10/2006, 20:08
Fábio, ele tá com o comando Aerocar, ignição eletrônica (bobina vermelha e módulo da Bosch) e carburador original. Dependendo da rodovia, consigo manter uma velocidade 120km/h... na Castelinho, por exemplo, tirando as descidas, consigo manter uma média de 110km/h... Na Fernão Dias, o russinho anda beleza nos 120km/h... Bom, como sou meio exigente, só coloco gasolina aditivada... Vc já mediu a taxa de compressão do seu motor???

shuther4x4
02/10/2006, 20:29
Não medi a taxa de compressão não, aliás, eu sei que ele está precisando trocar os retentores de válvula (palavra do meca). Mas não resolvi mexer ainda pois quero aproveitar para instalar comando e polia aerocar (já os tenho), e rebaixá-lo para álcool. Mas sei que se abrir, talvez precise fazer algo mais, como trocar anéis, ou retificar cabeçote (mesmo o meca falando que não vai precisar eu fico com o pé atrás, aliás, o bolso é o meu) e aí o custo aumenta muito. Então esse kit é bom mesmo, pois se conseguir manter 110 de média está mais que bom pro meu tipo de carro. Obrigado Edson.

ferchina
02/10/2006, 22:31
Edson, esse comando e o mesmo que tem no site apoio4x4?

Shuther, esse comando vc comprou na aerocar? sabe o preço?

vlw

shuther4x4
03/10/2006, 00:01
Edson, esse comando e o mesmo que tem no site apoio4x4?

Shuther, esse comando vc comprou na aerocar? sabe o preço?

vlw

Não, não comprei na aerocar. Segundo o antigo dono dele, o pessoal do camaradas do niva se reuniram e importaram direto a polia e o comando. Ele disse que na época ficou em uns 100 reais, mas segundo ele isso já faz mais de 4 anos. Ele comentou que foi quando as empresas descobriram esse filão e começaram a vender aqui. Ele guardou (no couro e tudo) e passou pra mim quando comprei o niva. Ele relatou que estava esperando o motor ser aberto para fazer a adaptação. Pelo jeito vai sobrar pra mim....

Mauricio Rossetto
03/10/2006, 14:06
Os 4 nivas que tive, hoje tenho o Boris III e IV, todos tiveram e têm velocidade média de 90 Km/h. Hoje o Boris III está um pouco mais mexido que os outros, e com kit gás, mesmo assim 90 Km/h. Velocidade média de 110 Km/h acho um pouco complicado, pois a 110 Km por hora estará trabalhando +- a 4 mil RPM, e acho que estará é esguelando mesmo. Velociadade média é um limite de rotação e barulho dentro do conforto, quando ele está trabalhando de forma natural, sem forçar ainda, e isto acho que ocorre a 3 mil RPM no Niva.
No Polo que tive e na pickup Corsa de minha mulher temos a vel. cruzeiro de 110 Km/h a 3 mil RPM após isso eles começam a fazer um ruído e beber mais.
Para trabalhar com sobra de máquina a 110 Km/h teremos que trocar motor, caixa e/ou coroa/pinhão de diferencial... :pensativo: Tem certeza que é um Niva? uhareeeejejejejejejeje

emtsuhako
03/10/2006, 21:01
Fábio, em que mecânico vc levará o seu Niva?

Fernando, o Cássio, ex-dono do meu Niva, comprou o comando de válvulas na própria fabricante, que é a SOBE... a Aerocar apenas revende, se não me engano. Os comandos de válvulas atuais são diferentes dos antigos, álias, parece que a única diferença é que os atuais não permitem ajustes de mais torque ou mais velocidade... os antigos permitem esses ajustes. O kit vendido pela Apoio 4x4 é o mesmo kit da Aerocar, mas talvez vc consiga comprar diretamente da SOBE... o tel, se não mudou, é (11) 5683-2966...

Mauricio, seu Niva é "mexido" em que sentido? Olha, com gás a tendência é perder potência mesmo... com diesel, então, nem se fala... Meu Niva na velocidade de 110km/h o conta-giros marca em torno de 3.500 RPM... em 120km/h, bate nos 4.000 RPM... não sei te dizer que foram modificados a coroa/pinhão, mas vou perguntar ao antigo dono...

Aproveitando, faço um convite ao Fábio para acompanhar meu Niva na estrada e aferir a velocidade de cruzeiro... tem vezes que eu acho que minha russinha (no feminino pra não ficar boiola... rsrsrs) é fora-de-série... eu acredito que minha sorte é que o pai do ex-dono delA é mecânico dos bons e sempre manteve a mecânica em dia...

Dieselboy
03/10/2006, 21:45
Pessoal

estive observando os comentários anteriores e acredito que o Naniko está dentro da normalidade no quesito velocidade.

Ele está com motor VW AP 1.8 álcool (original) e o restante da mecânica está original, em média na estrada ele não passa dos 90 km/h.

O dono anterior disse que chegava a 120 km/h :shock: mas não sei como ele aferiu isto pois no meu caso faço este procedimento em reta plana e de preferência bem longa. Pode até ser que ele chegue nesta velocidade mas com certeza estará "esguelando" o motor :shock: :putz: daí fazer isto só para dizer que ele chega a 120 km/h acho incoerência total :putz: :putz:

Por isso considero 90 km/h como limite para o Naniko, no intuito de preervar a integridade do conjunto mecânico.

ferchina
04/10/2006, 12:49
Vlw Edson, vou conversar com o Dr. Mario..rs...aproveitando, no seu Niva e acoplamento elástico ou homocinetica?

Meu Niva tb tem uma velocidade media de 90 Km/h, mas acredito q seja possível conseguir os números do Edson, pois conheci o ex-mecanico dele q agora cuida do "Nivera", e realmente o cara é 10, atento aos mínimos detalhes.

flw

Mauricio Rossetto
04/10/2006, 20:27
Emtsuhako, meu niva é "mexido" com o comando "Aerocar" que mandei fazer na SOBE (011-5563-3952 Jorge) que na verdade é só a polia que é refurada. Fiz isso justamente na intenção de compensar um pouco a perda que acredito que em 10% no GNV e também coloquei as outras perfumarias como cabo de silicone e outros bichos. Ajuda mas não faz milagre. É como se colocasse um molequinho de 10 anos pra te ajudar a empurrar o carro hehehehe. Mas no gás, não tem jeito, perder 10% aprox. de 73cv é coisa pra diabo. Agora então enfiei o pé na jaca e mandei um bloco que tenho na retífica pra enfiar os pistões do Tempra no infeliz. Estou fazendo isso consciente em tentar aumentar a velocidade média e não a vel. final, pois estamos limitados na relação das caixas e tal....
Hoje peguei 200 km de Dutra e toma paciência....acho que alcançarei a iluminação...:idea:

emtsuhako
07/10/2006, 13:35
Mauricio, pelo que leio dos outros Nivas, sinceramente não sei o pq meu Niva tem um melhor desempenho em relação aos outros... se um dia houver um encontro de niveiros, podem futricar a vontade meu Niva para descobrirem o que ele tem de mais... mas eu acredito que o seu Mariano, pai do ex-dono do meu Niva, é mecânico dos bons.

Fernando, eu acredito que seja acoplamento elástico... acoplamento homocinético é do Niva 95 em diante, certo? Ainda nesse assunto, sei que alguns niveiros importam o acoplamento homocinético lá da Rússia... será que, além dessa peça, tem que trazer mais alguma para adaptar nos Niva 90 a 94??? Como dizem que reduz consideravelmente as vibraçoes da caixa de transferência, estou pensando em pegar um...

ferchina
09/10/2006, 13:45
Edson, isso msm, acoplamento homocinético de 95 pra frente, mas perguntei pois no orkut (camaradas do niva) li alguns relatos em q foi substituído o acoplamento elástico pelo homocinetico "nacional" e tb pelo o original russo q o camarada Jossano consegue direto d lá..pelo q li, o russo é uma mistura do acoplamento elástico com o homocinetico é e só colocar. Pensei talvez q tivesse relação com o desempenho do russinho.

vlw

Mauricio Rossetto
09/10/2006, 15:31
Realmente o acoplamento homocinetico é uma evolução (uma das poucas coisas no Niva), e a troca do conjunto todo pelo do 95 (principalmente se estiver na hora de fazer a substituição dos 50 mil km do acoplamento elástico), é uma boa. O Jossano consegue o original por um bom preço e pode-se fazer isso como uma manutenção preventiva sem stress.
Só o acoplamento elástico é 100 pratas no mínimo, pra continuar com o sistema antigo e trocar o conjunto todo por 550,00 a 650,00 é uma boa.