PDA

Ver Versão Completa : AR CONDICIONADO



Dudu
02/03/2004, 19:26
Eu tenhu uma landrover defender 90 ano 93,e gostaria colocar ar condicionado,mais me falaram q eh dificil pois como o motor eh o 200TDI precisaria fazer uma adaptacaum.Eu gostaria de saber como eu poderia solucionar meu problema...
obrigado!

renanabraham
10/07/2004, 21:40
ba meu! a minha defender 98 tem ar e é uma merda... ja mandamos varios loko tentarem arrumar e l mas nada! é muito complicado mesmo! o canal é tu trocar a sua numa mais nova tipo 2000 ou uma 98 ou 97 com revisoes em dia ae sim o ar vai gelar!
isso é uma coisa que me doi d ver no meu carro o ar ali sem funcionar!

Dudu
27/07/2004, 00:40
soh q o dificil eh eu kerer trocar..hehhe foi mto amor a 1ra vista com ela....e da cor q eu tenhu soh tem umas 4 no brasil....eh o motor antigo e tudo mais....ela n ta ha mto tempo comigo mais ja tem historia....e fik dificil d trokar hehehe
acho q vc me entende neh!!!???!!!

renanabraham
28/07/2004, 20:28
claro que entendo.... :wink:
boa sorte.... abraço!

Henrique Josino
29/07/2004, 23:24
Eu tenhu uma landrover defender 90 ano 93,e gostaria colocar ar condicionado,mais me falaram q eh dificil pois como o motor eh o 200TDI precisaria fazer uma adaptacaum.Eu gostaria de saber como eu poderia solucionar meu problema...
obrigado!

Eai du blz??

É possivel....eu tenho um "projeto", ainda não foi concluido, da instalação de um ar....a minha não tem, só falta o compressor e o radiador o resto ta tudo aqui guardado e instalado.....to colocando umas fotos pra vc ter uma ideia. Qualquer coisa é só falar

[]'s

Henrique Josino
29/07/2004, 23:27
:D

A esqueci o Ar é do Alfa-romeu...os antigo mesmo....


[]'s

isaianet
02/08/2004, 13:28
Dudu,

Além da adaptação do ar condicionado que o Henrique fez há uma outra opção que é instalar um ar lá na traseira em cima da porta, se eu não me engano é um acessório original da Land Rover, que o pessoal coloca como segundo ar-condicionado para reforçar a refrigeração.
Não sei se usa o mesmo compressor do original ou se é um próprio, mas não custa dar uma pesquisada...

Acho que alguma loja especializada em instalação de ar-condicionados em furgões, caminhões e etc tb podem achar uma solução para ti.

Abraços

riverajl
13/08/2006, 08:41
Galera, comprei minha 90tinh recentemente e notei que, após usar o ar condicionado por algum tempo, e parando ela fechado, a condensação de água acontece DENTRO da viatura, do lado do passageiro. No manual diz que há condutores que levam a água para fora (sob o mesmo). Al´guém já passou por isso?
Abraços
José Luiz

Sergio Luis
13/08/2006, 10:45
Beleza Dudu??

Da uma olhada nos classificados aqui do forum q um tempo atraz tinha um cara vendendo um ar condicionado que ele retirou de uma defender pick up,
quem sabe o cara ainda não vendeu e a adptação ficas mais fácil !!!!
O meu 90tinha tem o ar condicionado gela saco, aquele que fica do lado do passageiro, gela muito bem, o unico inconveniente é a distribuição que gela muito a perna do passageiro.

Abraço
Sergio-SP
Def 90-93 cinza naval...umas das 4 que tem no brasil...onde será q tão as outras 2, vc sabe Dudu ??

Sergio Luis
13/08/2006, 10:52
Achei o link do ar!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18939&highlight=condicionado

Abraço
Sergio-SP
Def90-93 cinza naval

Loras
13/08/2006, 16:13
Amigos,

Comprei uma Defender 1993 que tem o ar no painel.

Os modelos pré 1995 não tinham ar condionado. Então existia um kit, que era instalado no lugar do porta-trecos do painel. Os comandos da ventilação permanecem ao lado esquerdo do volante, mas as ventarolas têm seu mecanismo de abertura desmontado, logo elas não abrem mais.

Os modelos 1997/98 que saíram com ar de fábrica, também vem com ar que ocupa o porta-trecos, mas já não tem os comandos da ventilação à esquerda e nem as ventarolas. Saíram de fábrica com um protetor de plástico no lugar delas.

O meu projeto futuro da Land implica no porta-trecos livre... :pensativo:

Então penso seriamente em retirar o ar que está nela, e instalar aquele que saiu após 1999, embaixo do painel (gela-saco) com as caixas de som nos cantos.:idea:

Aí comecei a pesquisar os prós e contras da mudança::arrow:

- o ar gela-saco resfria a parte inferior da cabine. Como sabemos que o ar frio fica embaixo, e o ar quente sobe, ele gela o ar frio... logo é menos eficiente que aquele que possui uma saída mais alta

- o ar do painel (antes de 1995) tem compressor de menor qualidade, japonês

- o ar gela-saco deixa o porta trecos livre e permite o uso das ventarolas

- o ar gela-saco deixa um suor dentro do carro, que o de painel não deixa (pinga-pinga)

Portanto decidi que futuramente vou tentar bolar algo... que use a mesma instalação que já possui, trocando somente a caixa de saída, retirando do painel e colocando embaixo. De preferência usarei a caixa original do modelo mais novo, aproveitando as caixas de som!!! :-D

Espero que ajude!!!

Abraços,

Edu MB
13/08/2006, 17:41
Beleza Dudu??

Da uma olhada nos classificados aqui do forum q um tempo atraz tinha um cara vendendo um ar condicionado que ele retirou de uma defender pick up,
quem sabe o cara ainda não vendeu e a adptação ficas mais fácil !!!!
O meu 90tinha tem o ar condicionado gela saco, aquele que fica do lado do passageiro, gela muito bem, o unico inconveniente é a distribuição que gela muito a perna do passageiro.

Abraço
Sergio-SP
Def 90-93 cinza naval...umas das 4 que tem no brasil...onde será q tão as outras 2, vc sabe Dudu ??
Fala aí dudu , tô achando que o Sergio Luiz se refere a um anúncio que coloquei algum tempo atraz , é um kit completo do ar condicionado , tirei da minha pick up 92 , motor 200 tdi , o aparelho deve ser este mesmo que Sergio Luiz tem na Defender dele , e realmente se colocar no máximo , gela tudo que tem direito .

edgartoledo
18/08/2006, 22:11
Quanto ao compressor um amigo meu substituiu o da noventinha 98 dele pelo compressor do ar condicionado da Ranger parece que é Plug and Play.
Talvez seja por que é o mesmo Maxion 2.5?

edgartoledo
18/08/2006, 22:18
Galera, comprei minha 90tinh recentemente e notei que, após usar o ar condicionado por algum tempo, e parando ela fechado, a condensação de água acontece DENTRO da viatura, do lado do passageiro. No manual diz que há condutores que levam a água para fora (sob o mesmo). Al´guém já passou por isso?
Abraços
José Luiz
Galera, comprei minha 90tinh recentemente e notei que, após usar o ar condicionado por algum tempo, e parando ela fechado, a condensação de água acontece DENTRO da viatura, do lado do passageiro. No manual diz que há condutores que levam a água para fora (sob o mesmo). Al´guém já passou por isso?


R-José Luis
A minha começou a apresentar este problema e abaixar a água do reservatório do radiador porém aquecia dentro do carro . Eu levei no mecânico e era uma válvula,ou coisa parecida, que controla a entrada de ar frio e quente. Foi substituida e ficou tudo Ok. Não abaixou mais água nem aqueceu mais o interior nem condensava o vidro pelas saidas de ar do painel.

Colepicola
16/01/2008, 12:32
Quanto ao compressor um amigo meu substituiu o da noventinha 98 dele pelo compressor do ar condicionado da Ranger parece que é Plug and Play.
Talvez seja por que é o mesmo Maxion 2.5?
O compressor da minha CSW-90 2000 pifou, você poderia confirmar para mim se o da Ranger cabe mesmo.:mrgreen:

Noventinha 00
16/01/2008, 16:48
Amigos,

Comprei uma Defender 1993 que tem o ar no painel.

Os modelos pré 1995 não tinham ar condionado. Então existia um kit, que era instalado no lugar do porta-trecos do painel. Os comandos da ventilação permanecem ao lado esquerdo do volante, mas as ventarolas têm seu mecanismo de abertura desmontado, logo elas não abrem mais.

Os modelos 1997/98 que saíram com ar de fábrica, também vem com ar que ocupa o porta-trecos, mas já não tem os comandos da ventilação à esquerda e nem as ventarolas. Saíram de fábrica com um protetor de plástico no lugar delas.

O meu projeto futuro da Land implica no porta-trecos livre... :pensativo:

Então penso seriamente em retirar o ar que está nela, e instalar aquele que saiu após 1999, embaixo do painel (gela-saco) com as caixas de som nos cantos.:idea:

Aí comecei a pesquisar os prós e contras da mudança::arrow:

- o ar gela-saco resfria a parte inferior da cabine. Como sabemos que o ar frio fica embaixo, e o ar quente sobe, ele gela o ar frio... logo é menos eficiente que aquele que possui uma saída mais alta

- o ar do painel (antes de 1995) tem compressor de menor qualidade, japonês

- o ar gela-saco deixa o porta trecos livre e permite o uso das ventarolas

- o ar gela-saco deixa um suor dentro do carro, que o de painel não deixa (pinga-pinga)

Portanto decidi que futuramente vou tentar bolar algo... que use a mesma instalação que já possui, trocando somente a caixa de saída, retirando do painel e colocando embaixo. De preferência usarei a caixa original do modelo mais novo, aproveitando as caixas de som!!! :-D

Espero que ajude!!!

Abraços,


AR GELA-SACO foi excelente!!! hahahahaha...
abços,
Rodrigo.:concordo: