Ver Versão Completa : Jipe Javali.
Vitor JAVA 90
15/08/2012, 10:16
Fiquei indignado com a matéria, pois imaginava um Javali original, e comentado e testado por um profissional. Não desmerecendo o jeep do colega, mas a ignorância (dicionário MIchaelis - sf (lat ignorantia) 1 Estado de quem é ignorante. 2Desconhecimento. 3 Falta de instrução, falta de saber. 4Imperícia, incapacidade).
1 - o colega diz motor original baixa rotação kkkk - Exatamente qta rotação ele quer para caracterizar um motor de alta rotação diesel ???
2- falta de freio?? onde??
3- dificil de encontrar javali?? tem um monte, a questão a querer pagar o que vale, só aqui na minha região tem 5 rodando.
4- fala a verdade, não há nada de impressionante na trilha.
5- caros colegas, gostaria muito que fosse dado enfase ao jeep javali e em sua criação, mas fosse dado detalhes reais e não especulação de aventureiros, para não chamar de paraquedistas. Todos os 4x4 tem suas limitações e qualidades e é claro uma história a ser contado, espero que o apresentador Chakal apareça aqui em nossa região e mostre o outro lado do Javali e suas originalidades que não vão deixar desapontar.
concordo com vc, ate pq o chackal mesmo disse que nunca tinha andado num javali como ele pode desmerecer o motor original sem sequer conhece-lo
Me desculpem companheiros mas eu conheço o motor original do javali, pode ser que com as melhorias como a troca da bomba injetora como o nosso amigo Ico preconizava tenha uma melhora e tbm não posso dizer que é um motor que não tenha força suficiente para empurrar o porcão, mas não considero o motor original uma boa opção tanto que se for retificar troque por um motor melhor, essa é minha humilde opinião.
Abraço.
Angelo Jr
15/08/2012, 14:08
eu já andei em javali (até pq não teria optado por ele sem um test drive), e pessoalmente gostei do motor, original mesmo. Claro, com 18 anos não posso dizer q tenho uma longa experimentação com motores a diesel antigos, mas eu gostei =)
filho do ico javali
15/08/2012, 14:33
Me desculpem companheiros mas eu conheço o motor original do javali, pode ser que com as melhorias como a troca da bomba injetora como o nosso amigo Ico preconizava tenha uma melhora e tbm não posso dizer que é um motor que não tenha força suficiente para empurrar o porcão, mas não considero o motor original uma boa opção tanto que se for retificar troque por um motor melhor, essa é minha humilde opinião.
Abraço.
Ok, obg pela opinião e a respeito 100%, é claro que se todos fossem iguais o quer seria do mundo né...
Mas a questão nobre PHF, é o que colega salientou a troca do motor por ser um motor de baixa rotação e considerando no caso em si, que o Q20B supriria essa rotação e tornando alta rotação, mas vale lembrar ao colega, que motores diesel em geral, não ultrapassa casa dos 3500 a 4000 rpm e um Motor Q20B nunca e jamais terá essa rotação imaginaria que o colega citou, dando continuidade a troca de motor em questão de retifica, fica realmente a critério de cada um, até mesmo meu querido pai gostava de outros motores a ser substituído, pena que ele não pode acompanhar a retifica em vida a uns 70 dias atras, pois gastei humildes 2500 reais para fazer ele inteiro, inclusive a bomba que era nova, passou por manutenção, e por experiência própria tive e tenho oportunidade de colocar outros motores, mas como obtive exito com esse motor e atingiu minhas expectativa, estarei retificando outro motor que esta guardado, considerando que o motor permaneceu totalmente std, e quanto ao custo e beneficio foi analisado da seguinte forma:
Quanto ficou para retificar;
Quanto vai me custar a manutenção periódica incluindo bomba;
Economia sem comentários;
Isso estou tratando dessa situação tá, onde o colega la do video demostrou desconhecimento e fio logo trocando.
Mas o mais importante é isso, é a troca de ideias e discussões prazerosas que valorizam nossos conhecimento, e só quero agradece de coração. obg a tods
willian4x4
15/08/2012, 15:57
Caros amigos, graças a Deus temos todas essas discuções ferventes e experientes! Isso prova que nós donos dos Porcos Selvagens somos amantes deles e defendemos o saldoso independente do pont de vista!!!
Assumo que achei os comentarios do Chakal não foi os dos melhores, deveria ter estudado um pouco mais sobre nosso Java antes de comentar! Maaaaaas com tudo ele fez uma coisa que precisava ser faita com mais frequencia, MOSTRAR MAIS SOBRE O PORCÃO, suas adaptações, originalidades e etc etc etc!
Dias atrás até estava pensando em porque nós Donos de Javalis do Brasil Organizarmos alguma coisa, para divulgar, mostrar e aparecer, hoje ainda estamos num tópico dentro do 4x4Brasil em uma sala chamada "Outros" acompanho quase diariamente e quase todo dia tem post da gente aqui. Poderiamos ter uma sala com o nome CBT Javali certo?
Outra coisa estava pensando em agente, isso mesmo AGENTE, criar um blog pro nosso javali, ai além do fórum 4x4 teriamos um lugar para compartilhar, divulgar, expor idéias do Jipe! E viajandoo na maionese, mas pode ser possível organizarmos um encontro de Javalizeiros, assim quem sabe o Chakal pode ter a oportunidade de ver vários CBT-Javali reunidos! e agente mesmo nos conhecer pessoalmente!
Claro essa é uma idéia maluca que veio em minha cabeça esses dias. Porém, vejo que essa maluquez deveria ser compartilhada com os senhores, gosto de desafios!
Grande abraços a todos
Willian4x4
Jamonteiro do Pantanal!
Angelo Jr
15/08/2012, 16:13
Caros amigos, graças a Deus temos todas essas discuções ferventes e experientes! Isso prova que nós donos dos Porcos Selvagens somos amantes deles e defendemos o saldoso independente do pont de vista!!!
Assumo que achei os comentarios do Chakal não foi os dos melhores, deveria ter estudado um pouco mais sobre nosso Java antes de comentar! Maaaaaas com tudo ele fez uma coisa que precisava ser faita com mais frequencia, MOSTRAR MAIS SOBRE O PORCÃO, suas adaptações, originalidades e etc etc etc!
Dias atrás até estava pensando em porque nós Donos de Javalis do Brasil Organizarmos alguma coisa, para divulgar, mostrar e aparecer, hoje ainda estamos num tópico dentro do 4x4Brasil em uma sala chamada "Outros" acompanho quase diariamente e quase todo dia tem post da gente aqui. Poderiamos ter uma sala com o nome CBT Javali certo?
Outra coisa estava pensando em agente, isso mesmo AGENTE, criar um blog pro nosso javali, ai além do fórum 4x4 teriamos um lugar para compartilhar, divulgar, expor idéias do Jipe! E viajandoo na maionese, mas pode ser possível organizarmos um encontro de Javalizeiros, assim quem sabe o Chakal pode ter a oportunidade de ver vários CBT-Javali reunidos! e agente mesmo nos conhecer pessoalmente!
Claro essa é uma idéia maluca que veio em minha cabeça esses dias. Porém, vejo que essa maluquez deveria ser compartilhada com os senhores, gosto de desafios!
Grande abraços a todos
Willian4x4
Jamonteiro do Pantanal!
grande willian, concordo com vc em genero e grau. que eu saiba, já tem um cara reunindo material para o javali, no site http://javalicbt.com.br/, q tem várias coisas lá, mas ainda tá em fase de construção. quanto ao fórum, por mais q todo dia tenha msgs aki, ainda é um pouco fraco, se comparado com outros. infelizmente, apesar de excelente, o javali foi pouco produzido, tornando-nos um grupo restrito. claro, se considerarmos todo o conhecimento reunido aki, em grande parte pelo icojavali2009, já poderíamos sim ter nosso próprio fórum, afial, muitas msgs nos outros fóruns são apenas pedidos de ajuda repetidos.
bom mesmo seria haver um sucessor do javali, assim teríamos mais pessoas para discutir
willian4x4
15/08/2012, 16:32
Olá Angelo jr. Conheço o site é do nosso amigo Rodrigo Gea, realmente o site esta ficando uma beleza, mas acho que temos então que nos prontificar em ajuda-lo claro se ele aceitar. Pq sabemos que desenvolver um site e manter atualizado é trabalhoso e complicado. Entrarei em contato com ele e verei o que podemos fazer para ajudá-lo, e mecher o doce sim, porque só terá um sucessor se mostrarmos nossas forças e interesses para isso, divulgando e mobilizando, infelizmente não estamos falando de um Gol que esta na sua "145758ª" geração, aliaz acho que se falando de jipe poucos fazem isso! Também sou critico em realção a nossa sala que como vc mesmo disse, existe muita pergunta repetida e tudo mais, mas aqui, e em outras salas as pessoas que respondem geralmente são as mesma, com o Sábio IcoJavali aqui respondia e hoje seu filho compartilha a bagagem que herdou do pai, e nós mesmo que apanhamos e aprendemos na raça, isso faz parte da vida de um jipeiro seja lá quem for, pq tem hora que o fórum não está perto para consulta! kkkkkk
Mas entrarei em contato com Gea agora para ver o que podemos auxiliar ele!
Angelo Jr
15/08/2012, 16:57
existe muita pergunta repetida e tudo mais, mas aqui, e em outras salas as pessoas que respondem geralmente são as mesma
tá aí uma verdade, quase sempre são as mesmas pessoas, até nos tópicos de carros mais LEGO, como engesa e land rover. e se duvidar, temos mais especialistas do q outras páginas
filho do ico javali
15/08/2012, 20:05
tá aí uma verdade, quase sempre são as mesmas pessoas, até nos tópicos de carros mais LEGO, como engesa e land rover. e se duvidar, temos mais especialistas do q outras páginas
Agradeço as palavras amiga, e humildemente amo de coração mecânica e 4x4, e é claro, nada como discutir assuntos e somar com essas discussões a ponto de elitizar nosso singelo grupo de interessados. Quero acrescentar tbm, que temos uma ferramenta importante que é a internet e poderemos sim (da minha parte), compartilhar informações, haja vista que tenho aqui um acervo e posso disponibilizar para todos, ou pensando bem, acho que vou bolar algo como deixar on line, assim todos poderão acessar. Tem o catalago peças, manual do Java entre outros.
Agora realmente acho complicado o acesso a esse fórum,... a forma que ele é dimensionado e as matérias para busca, sei lá, concordo com os amigos a cima, acho que ta na hora de elaborar um fórum + chat mais direcionado aos javaliseiros ou javalizeiros kkk
Hj pessoal, terminei de fazer umas adaptações no cambio e cardã feito de homocinética, acho que vai ficar chic. Segui as fotos daquela bolacha do cambio onde fica o eixo da engrenagem intermediária, pois essa lazarenta não parava de vazar, mas agora ela se deu mal, fiz um outra com abas e o lado interno acrescentei um retentor 2,5x3,5 e aumentei a grossura da bolacha em 2mm. Da uma olhada ia.364746364744364743364749364752
Sergioporto
15/08/2012, 22:06
Amigos,metendo o bedelho.É louvável a atitude de voces em manter um ícone em evidencia !!Nao pode parar,tenho acompanhado este tópico apesar de ser toyoteiro e tambem já ter tdo Willis.Minha toy é 92,uma raridade assim como o Java.Nao podemos deixar estes veículos cairem no esquecimento!!Fiz curso do trator CBT em Sao Carlos há nao sei quantos anos atrás,talvez uns 40 anos atrás,a tecnologia que tinham nesta época era incrivel,nao sei dizer se produziam o Java mas foi mais uma industria brasileira que foi pro saco assim como a Gurgel !!!Interesses talvez politicos.
Isso ai,mantenham esta lenda viva.
Parabens
Abs
Angelo Jr
15/08/2012, 23:45
vlw sergioporto, fazemos o possível pra preservar esses mitos q são os javalis
Agradeço as palavras amiga, e humildemente amo de coração mecânica e 4x4, e é claro, nada como discutir assuntos e somar com essas discussões a ponto de elitizar nosso singelo grupo de interessados. Quero acrescentar tbm, que temos uma ferramenta importante que é a internet e poderemos sim (da minha parte), compartilhar informações, haja vista que tenho aqui um acervo e posso disponibilizar para todos, ou pensando bem, acho que vou bolar algo como deixar on line, assim todos poderão acessar. Tem o catalago peças, manual do Java entre outros.
Agora realmente acho complicado o acesso a esse fórum,... a forma que ele é dimensionado e as matérias para busca, sei lá, concordo com os amigos a cima, acho que ta na hora de elaborar um fórum + chat mais direcionado aos javaliseiros ou javalizeiros kkk
Hj pessoal, terminei de fazer umas adaptações no cambio e cardã feito de homocinética, acho que vai ficar chic. Segui as fotos daquela bolacha do cambio onde fica o eixo da engrenagem intermediária, pois essa lazarenta não parava de vazar, mas agora ela se deu mal, fiz um outra com abas e o lado interno acrescentei um retentor 2,5x3,5 e aumentei a grossura da bolacha em 2mm. Da uma olhada ia.364746364744364743364749364752
To esperando com muita ansiedade as fotos do cardã.
Abraço.
filho do ico javali
16/08/2012, 10:11
To esperando com muita ansiedade as fotos do cardã.
Abraço.
Então, fui ontem no torneiro, e tá 99%, faltava só um acabamento, e na vdd, eu quase mudei o projeto, mas como é um teste, vou deixar do jeito que tá... tendo em vista que a acoplagem da homocinética e a luva (onde fica a cruzeta), eu iria fazer com duas flanges, mas para teste, fiz somente uma flange e mantendo a originalidade da luva que vai receber essa homocinética como fosse uma cruzeta. Mais hj a tarde eu vou pega-la, só não sei se vai dar tempo de instalar, tendo em vista que estou desde de sábado sem andar de java, pois tirei o motor e cambio para fazer a revisão do motor e aproveitar tirar os vazamentos do cambio que estavam previsto. O cambio terminei ontem, e hj tenho que trocar um retentor do virabrequim, e corrigi a caga... do mexicano que colocou um selo do motor ( oque vai atras do volante do motor ), tava merejando em baixo do java, e fiquei preocupado, achei que era na rosca do motor, mas para meu alivio era somente o selo, que ontem tbm eu coloquei uma nova com locktaide. Mas vou postar sim... dando certo ou não kkkk
abçs e obg
Pessoal gostaria de convidar a todos para o II jiperama encontro de jipeiros que ocorrerá em minha cidade Araruna que fica a 19 km de Campo Mourão a 100 Km de Umuarama 95 Km de Maringá, que será realizado nos dias 08/09 de setembro. Com pista radical trilha acampamento em local com banheiros, costelão no fogo de chão no sábado almoço no domingo com o prato "porco no jipe", lembrando que o evento é sem fins lucrativos servindo somente para confraternização, qual quer duvida www.jiperama.com.br
Abraço
Vitor JAVA 90
16/08/2012, 11:01
Olá Angelo jr. Conheço o site é do nosso amigo Rodrigo Gea, realmente o site esta ficando uma beleza, mas acho que temos então que nos prontificar em ajuda-lo claro se ele aceitar. Pq sabemos que desenvolver um site e manter atualizado é trabalhoso e complicado. Entrarei em contato com ele e verei o que podemos fazer para ajudá-lo, e mecher o doce sim, porque só terá um sucessor se mostrarmos nossas forças e interesses para isso, divulgando e mobilizando, infelizmente não estamos falando de um Gol que esta na sua "145758ª" geração, aliaz acho que se falando de jipe poucos fazem isso! Também sou critico em realção a nossa sala que como vc mesmo disse, existe muita pergunta repetida e tudo mais, mas aqui, e em outras salas as pessoas que respondem geralmente são as mesma, com o Sábio IcoJavali aqui respondia e hoje seu filho compartilha a bagagem que herdou do pai, e nós mesmo que apanhamos e aprendemos na raça, isso faz parte da vida de um jipeiro seja lá quem for, pq tem hora que o fórum não está perto para consulta! kkkkkk
Mas entrarei em contato com Gea agora para ver o que podemos auxiliar ele!
o rodrigo é um grande amigo meu e javaliseiro nato como a gente inclusive essa ajuda ele chegou a me pedir pra construir o site mais infelismente mecanico e computador nao se conbinam muito bem kkkk e nao intendo nada pra poder ajuda-lo minha colaboraçao foi apenas com alguns materiais e fotos pra ele colocar no site porem o problema que o william mesmo citou eh muito complicado pra criar um site desse porte sozinho e ele trabalha direto no hospital e nao tem muito tempo disponivel mais se alguem aqui entender um pouco de programaçao para ajuda-lo com certeza a ajuda será bem vinda.
e com relaçao ao encontro de javalis tambem tenho essa vontade de juntar todos o problema é muitos de nos moram em uma parte do brasil hehe oq nos poderiamos fazer seria conbinar um encontro de javalis num evento grande onde todos vao. por exemplo uma fenajeep onde o brasil inteiro vai e lá a gente mesmo ja com tudo conbinado se encontra e se conhece e trocamos informaçoes dos nossos porcos
Vitor JAVA 90
16/08/2012, 11:12
Agradeço as palavras amiga, e humildemente amo de coração mecânica e 4x4, e é claro, nada como discutir assuntos e somar com essas discussões a ponto de elitizar nosso singelo grupo de interessados. Quero acrescentar tbm, que temos uma ferramenta importante que é a internet e poderemos sim (da minha parte), compartilhar informações, haja vista que tenho aqui um acervo e posso disponibilizar para todos, ou pensando bem, acho que vou bolar algo como deixar on line, assim todos poderão acessar. Tem o catalago peças, manual do Java entre outros.
Agora realmente acho complicado o acesso a esse fórum,... a forma que ele é dimensionado e as matérias para busca, sei lá, concordo com os amigos a cima, acho que ta na hora de elaborar um fórum + chat mais direcionado aos javaliseiros ou javalizeiros kkk
Hj pessoal, terminei de fazer umas adaptações no cambio e cardã feito de homocinética, acho que vai ficar chic. Segui as fotos daquela bolacha do cambio onde fica o eixo da engrenagem intermediária, pois essa lazarenta não parava de vazar, mas agora ela se deu mal, fiz um outra com abas e o lado interno acrescentei um retentor 2,5x3,5 e aumentei a grossura da bolacha em 2mm. Da uma olhada ia.364746364744364743364749364752
grande aristol valeu pelas fotos vou copiar sua ideia pois meu java tbm vaza por ai
pessoal uma soluçao temporaria (gambiarra kkk) para esse vazamento fiz no meu para o porco parar de sujar minha garagem foi passar silicone em volta do eixo e colocar uma arruela larga sobre o silicone enquanto o mesmo ainda está secando aperta-se a porca da regulagem. Lógico que nao se compara ao trabalho do aristol mais como eu disse diminui a sujeira e vc pode ganhar um tempo até fazer o serviço completo abrindo a caixa. lembrando que o silicone nao deve exceder o canal que tem na parte de fora se nao vai continuar vazando..
filho do ico javali
16/08/2012, 13:41
Pessoal gostaria de convidar a todos para o II jiperama encontro de jipeiros que ocorrerá em minha cidade Araruna que fica a 19 km de Campo Mourão a 100 Km de Umuarama 95 Km de Maringá, que será realizado nos dias 08/09 de setembro. Com pista radical trilha acampamento em local com banheiros, costelão no fogo de chão no sábado almoço no domingo com o prato "porco no jipe", lembrando que o evento é sem fins lucrativos servindo somente para confraternização, qual quer duvida www.jiperama.com.br (http://www.jiperama.com.br)
Abraço
Chefe obg pelo convite, vamos fazer força para ir sim...
filho do ico javali
17/08/2012, 09:06
To esperando com muita ansiedade as fotos do cardã.
Abraço.
Ta ai meu irmão,... ontem fui até perto das 23h, colocando o motor, cambio e o tal cardã kkkk, mas somente hj que vou poder testar para ver... a principio parece que vai ficar bom, mas somente rodando para dar maiores detalhes, e outra coisa, tirei a turbina original e coloquei uma garrete da grande (que vai nas D20), vamos ver no que vai virar. Hj vou comprar a coifa e colocar, ai digo como ficou o projeto da homocinetica e aquela abençoada bolacha do eixo da engrenagem intermediária. ok365009365011365012365013
willian4x4
17/08/2012, 09:37
Cara que bacana, muito massa essa idéia, espero que der certo sim, to aki "bestificado" com tal cardã! parabéns pela idéia!:shock:
Ta ai meu irmão,... ontem fui até perto das 23h, colocando o motor, cambio e o tal cardã kkkk, mas somente hj que vou poder testar para ver... a principio parece que vai ficar bom, mas somente rodando para dar maiores detalhes, e outra coisa, tirei a turbina original e coloquei uma garrete da grande (que vai nas D20), vamos ver no que vai virar. Hj vou comprar a coifa e colocar, ai digo como ficou o projeto da homocinetica e aquela abençoada bolacha do eixo da engrenagem intermediária. ok365009365011365012365013
Muito bom em, se funcionar bem vou ser o próximo a fazer rs. so mais uma perguntinha, essa hamocinética e de que carro vw?
Abraço.
filho do ico javali
18/08/2012, 00:59
Muito bom em, se funcionar bem vou ser o próximo a fazer rs. so mais uma perguntinha, essa hamocinética e de que carro vw?
Abraço.
Sim é do Santana antigo..
custo até o momento é:
120 do torneiro
17 da coifa spice
homocinetica foi patrocinada por um outro amigo meu jipeiro.
amanha vou rodar... coloquei a coifa, ficou bonito demais, só não sei se vai prestar, tipo, tenho uma certeza se não estive tão
dobrada, pode fazer, ficara boa por demais, e acaba aqueles barulhos de cardã e graxa rodando na lataria por baixo kkk, mas amanha infelizmente pra saber. Bom final de semana a todos e fiquem com Deus
José Tadeu
18/08/2012, 08:57
Icovali Jr.
Espero que aprove esse seu sistema de substituir as cruzetas por homocinéticas, mas duas perguntas:
1- Por que não fez também na luva do Pinhão?
2- Será que aguenta? Pois no Santana tem uma para cada lado para o diferencial administrar, e nesse caso estão no cardã recebendo toda o força direta da caixa.
Enfim teste bem, e vamos trocer.
Atenciosamente
Tadeu
Puxa Filho do Ico Javali, boa idéia... e o melhor, você está botando a mão na ma$$a e compartilhando com todos nós... Obrigado!
Estou aqui na torcida para a homocinética funcionar.
Angelo Jr
18/08/2012, 15:06
bom, acho q marcar pra ano q vem na fenajeep um encontro de javas, pelo menos para a foto, não seria mal
filho do ico javali
18/08/2012, 15:28
Icovali Jr.
Espero que aprove esse seu sistema de substituir as cruzetas por homocinéticas, mas duas perguntas:
1- Por que não fez também na luva do Pinhão?
2- Será que aguenta? Pois no Santana tem uma para cada lado para o diferencial administrar, e nesse caso estão no cardã recebendo toda o força direta da caixa.
Enfim teste bem, e vamos trocer.
Atenciosamente
Tadeu
Boa tarde irmão, desde de já agradeço as ideias vindas...
Então, qdo surgiu essa ideia a primórdio, era realmente com esse processo que vc citou acima, mas para eu ter certeza, e onde o maior problema meu e demais companheiros é no cambio onde enforca a cruzeta. Assim realizei o teste hj, e no começo posso dizer com toda clareza, parecia que esta andando num vectra de macieza entre cambio e diferencial, mas como eu fiz a merd. de utilizar uma homocinetica usada e com certeza pintibada, me lasquei, ela roçou, e pronto. Tive que ir embora de tração dianteira. Mas isso é o começo e não vou desistir, vou aprimorar agora a próxima (segunda feira) e a ideia é jogar para as dianteiras e tbm nos diferenciais com o auxilio de deslizantes como a do gol. Mas primeiro tenho que garantir o funcionamento na saida do cambio ok.
A outra adaptação realizada foi da bolacha que citei logo atras na pagina 23, essa deu 100% de aproveitamento e a outra adaptação foi a turbina tb 4125 garret, é maior a saida e o ar quente, mas acredito que o suprimento de potencia esta relacionada a bomba injetora adaptada, pois a original de forma alguma supriria resultados, e pensa num Java que ficou mostro de potencia e sem falar no ronco do bicho, ta parecendo que tem 4 cilindros kkkk.
Quero da enfase na questão do cardã, pessoal, falo sério, o carro saiu parecendo um carro de passeio, uma macies perfeita. Mas como falei, quebrou (roçou) pode ter sido por ser usada ou por causa da solda, haja vista que a posição de trabalho encontrava-se na casa dos 70% de dobra, por mais que ela estive-se dobrada, ela aguentaria andar mais que 500 metros. OK
Angelo Jr
18/08/2012, 15:48
Boa tarde irmão, desde de já agradeço as ideias vindas...
Então, qdo surgiu essa ideia a primórdio, era realmente com esse processo que vc citou acima, mas para eu ter certeza, e onde o maior problema meu e demais companheiros é no cambio onde enforca a cruzeta. Assim realizei o teste hj, e no começo posso dizer com toda clareza, parecia que esta andando num vectra de macieza entre cambio e diferencial, mas como eu fiz a merd. de utilizar uma homocinetica usada e com certeza pintibada, me lasquei, ela roçou, e pronto. Tive que ir embora de tração dianteira. Mas isso é o começo e não vou desistir, vou aprimorar agora a próxima (segunda feira) e a ideia é jogar para as dianteiras e tbm nos diferenciais com o auxilio de deslizantes como a do gol. Mas primeiro tenho que garantir o funcionamento na saida do cambio ok.
A outra adaptação realizada foi da bolacha que citei logo atras na pagina 23, essa deu 100% de aproveitamento e a outra adaptação foi a turbina tb 4125 garret, é maior a saida e o ar quente, mas acredito que o suprimento de potencia esta relacionada a bomba injetora adaptada, pois a original de forma alguma supriria resultados, e pensa num Java que ficou mostro de potencia e sem falar no ronco do bicho, ta parecendo que tem 4 cilindros kkkk.
Quero da enfase na questão do cardã, pessoal, falo sério, o carro saiu parecendo um carro de passeio, uma macies perfeita. Mas como falei, quebrou (roçou) pode ter sido por ser usada ou por causa da solda, haja vista que a posição de trabalho encontrava-se na casa dos 70% de dobra, por mais que ela estive-se dobrada, ela aguentaria andar mais que 500 metros. OK
quero ver isso aí, quem sabe eu já não coloco tmb...
e aproveitando, filho do ico, o seu eixo é original ou vc mudou?? pois devido a ponta de eixo traseira do java ser famosa pela quebra, e eu usarei ele em trilhas, então sei q vai quebrar, estou pensando em colocar um eixo flutuante. já ouvi que alguem havia aadaptado um de f1000, e tmb de um kit para engesa q possuia a mesma furação, então exigiria menos gambiarras. mas queria saber de vc se já foi feito algo similar no seu
willian4x4
18/08/2012, 16:19
A galera, já que estamos falando formula do bolo, já tem um perfil no face do CBT Javali! segue link Jipe CBT Javali | Facebook (http://www.facebook.com/JavaliCBT) vamos colocar nossas postagens lá também!
Abraço!
filho do ico javali
18/08/2012, 18:37
quero ver isso aí, quem sabe eu já não coloco tmb...
e aproveitando, filho do ico, o seu eixo é original ou vc mudou?? pois devido a ponta de eixo traseira do java ser famosa pela quebra, e eu usarei ele em trilhas, então sei q vai quebrar, estou pensando em colocar um eixo flutuante. já ouvi que alguem havia aadaptado um de f1000, e tmb de um kit para engesa q possuia a mesma furação, então exigiria menos gambiarras. mas queria saber de vc se já foi feito algo similar no seu
Certo, vamos lá...
Olha, realmente o Java tem essa fama de quebrador de ponta de eixo, mas eu utilizo o original ainda, e o primeiro Java era emendado e puts... direto quebrava, mas no 2º não acontece mais, pois são pontas novas e bem ajustadas, e utilizo pneus relativamente proporcionais ou um pouquinho acima do que eu imagino recomendado sendo BF 265/75 R16.
willian4x4
18/08/2012, 19:16
Olha estou colocando um 285/75-16 a ainda ta tranquis, quebras isso é fato existem mesmo, mas nada fora do normal, no dia dia o meu nunca deu uma quebra de fato apenas quando deu 1 b.o.zinho do semi-eixo quando saia, mas deu pra chegar em casa e colocar as coisas no lugar novamente, que consegui fazer com a ajuda dos senhores!
Angelo Jr
20/08/2012, 16:17
vdd, tmb estou muito curioso pela adaptação, tem várias coisas feitas no jipe dele q eu gostaria de fazer, e tem até um membro q não lembro de ter visto aki, Jipuço (se for um de nós, apresente-se, por favor, pq senão eu fico perdido :)), q colocou um compressor de ar de caminhão (uma idéia q COM CERTEZA aproveitarei), além de várias outras melhorias, pra todos os gostos (pessoalmente, prefiro a originalidade)
Angelo Jr
23/08/2012, 16:19
alguma novidade, trilhas, passeios, modificações???
Depois de beber um polco de água com uma areinha e ter que fazer a retifica do motor, vamos construir um snorkel. Tá duro de ganhar dinheiro e não quero jogar mais 3.500.00 pela janela, vou colocar um ciclonizador no respiro do motor, encontrei um de motor feire que acredito que funciona.
Abraço.
filho do ico javali
24/08/2012, 20:35
vdd, tmb estou muito curioso pela adaptação, tem várias coisas feitas no jipe dele q eu gostaria de fazer, e tem até um membro q não lembro de ter visto aki, Jipuço (se for um de nós, apresente-se, por favor, pq senão eu fico perdido :)), q colocou um compressor de ar de caminhão (uma idéia q COM CERTEZA aproveitarei), além de várias outras melhorias, pra todos os gostos (pessoalmente, prefiro a originalidade)
Olá nobre, então, o tão esterado cardã com homocinética terminei. Minha conclusão é, um verdadeiro paradoxo, pois é muito boa e muito ruim kkkk, mas falando sério, coloquei a homocinética da hillux (tração), nova, abaixei o cambio, assim deixando o mais próximo do alinhamento com o diferencial, dando em torno de 20% de inclinação, e após dar uma pequena volta, percebi um aquecimento que acredito ser fora do padrão, e que acredito que o projeto deve ir de água a baixo, mas saberei realmente quando estourar. Sendo assim, posso estar pecando ainda na inclinação que deveria ao certo ser zero. Infelizmente não vou levar a esse numero, pois terei que alterar muito o conjunto, sendo que tive a maior dificuldade de baixar esse cambio ou melhor, inclina-lo usando coxins dianteiro do motor do caminhão ford. Mas segui a foto do projeto em andamento e teste colocado hj as 18h.
Para ser mais claro, adorei o funcionamento, é perfeito em relação vibração, barulho e transmissão, da uma certa impressão de carro de passeio. Mas saberemos qto vai aguentar só rodando mesmo. ok366323366323
Angelo Jr
25/08/2012, 19:50
tem como mandar um vídeo dela funcionando?? e esse aquecimento apareceu quando vc estava usando uma homocinética usada??
filho do ico javali
25/08/2012, 23:29
tem como mandar um vídeo dela funcionando?? e esse aquecimento apareceu quando vc estava usando uma homocinética usada??
sim, estarei providenciando amanha, e estarei postando no nosso site do Javali ok, inclusive troquei a posição dela, e coloquei no diferencial, para tirar uma duvida que esse aquecimento poderia decorrer da falta de lubrificação, mas eu acho que o agravante é a falta de sincronia com a cruzeta, sendo que o correto deveria utilizar uma deslizante do outro lado para sincronizar homocinética. Mas essa será a próxima parte do projeto. O que posso adiantar que funciona como um carro de passeio, se não fosse o problema de aquecimento, seria perfeito. E sim, a homocinética testada é nova da hillux (tração). OK
Angelo Jr
25/08/2012, 23:50
Mas essa será a próxima parte do projeto. O que posso adiantar que funciona como um carro de passeio, se não fosse o problema de aquecimento, seria perfeito. E sim, a homocinética testada é nova da hillux (tração). OK
mas o aquecimento, ele veio ANTES ou DEPOIS de instalada a homocinética da hilux?? quero saber se com a outra homocinética testada, houve tmb esse aquecimento
filho do ico javali
26/08/2012, 13:59
mas o aquecimento, ele veio ANTES ou DEPOIS de instalada a homocinética da hilux?? quero saber se com a outra homocinética testada, houve tmb esse aquecimento
Sim nas duas situações, mas troquei de posição e coloquei a homocinética do lado do diferencial para ver se foi falta de lubrificação que gerou o aquecimento ou é a falta de sincronismo que possivelmente seria resolvido com o uso de deslizante do outro lado ok.
filho do ico javali
26/08/2012, 14:55
tem como mandar um vídeo dela funcionando?? e esse aquecimento apareceu quando vc estava usando uma homocinética usada??
Eu não consegui postar aqui o video, mas segui o link da filmagem ok.
jeep clube coxim - YouTube (http://youtu.be/kzkWqj-058U)
jeep clube coxim - YouTube (http://youtu.be/LKnLQ7flZqY)
Filho do Ico Javali!
Seu vídeo está fazendo o maior sucesso no Facebook
Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/kimcavazin/posts/461042240596333?notif_t=share_comment)
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Abraços.
Kim.
filho do ico javali
29/08/2012, 12:13
Filho do Ico Javali!
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Kim.
Olá meu nobre, prazer e fico contente e espero que nossos videos sirvam de inspiração para novos jipeiros e principalmente mostrar o lado bom dos Javalis e tentar acabar com mistificações criadas por pseudos jipeiros para não chamar de aventureiros. Abçs
filho do ico javali
29/08/2012, 12:42
Filho do Ico Javali!
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Abraços.
Kim.
Ow, mandei lá envio de amizade no face ok... outra coisa, add o outro video que esta na pagina 26, e mostra pra galera que aguenta sim os trancos, muito mais que qualquer cruzeta, lembrando que o interessante é estourar a cruzeta ou o cardã do que a ponta de eixo.
E outra coisa, o Renato Fraga, esta totalmente correto em seus comentários, só tem que lembrar ele que é um 4x4, e não excedemos velocidades, com isso fico o benefício de aguentar a coifa, e tbm trata se de um teste, pois estou procurando outras coifas como foi relatada. Ok Abçs
Angelo Jr
08/09/2012, 01:10
eae pessoal, nenhuma novidade??? novas transformações?? 10 dias sem movimento aki, resolvi ressuscitar o tópico
GARDENAL PU9-CBT
17/09/2012, 15:40
eae pessoal, nenhuma novidade??? Novas transformações?? 10 dias sem movimento aki, resolvi ressuscitar o tópico
rapaz nem fale heim... To numa correria das bruta....
Alem de estar mechendo no java... Serviço na oficina, mas isso é bom.
Interculei o brutão... Assim que der ja posto as fotos para vcs verem. E como este fds tem rally
nao fazerei trilha com ele, mas no proximo ai sim... Ai vo busca um barrão com o java.
Abraços.
Lauro Paiva
04/11/2012, 11:08
rapaz nem fale heim... To numa correria das bruta....
Alem de estar mechendo no java... Serviço na oficina, mas isso é bom.
Interculei o brutão... Assim que der ja posto as fotos para vcs verem. E como este fds tem rally
nao fazerei trilha com ele, mas no proximo ai sim... Ai vo busca um barrão com o java.
Abraços.
Grande Gardenal,
O seu java é muuuito irado!!!!
Grande inspiração para todos nos javaliseiros.
Sem querer te incomodar, mas já incomodando...
Meu java tá com motor original, câmbio do engesa o V240 com a transferência do jipe e diferencial 13 x 43, estou com 2 dúvidas:
Coloco direção hidráulica da s10 ou do engesa?
E, vale a pena colocar intercoler no motor original o 3 cilindros? o motor eu fiz todo ele numa retífica em Itaituba Pará.
Estou colocando tb semi eixo fluturante da enfer..
Lauro Paiva
04/11/2012, 11:14
Vou conseguir algum aumento de rendimento (apreciável) colocando um intercoler no motor original do javali?
Que intercoler devo usar?
forte abraço a todos javaliseiros
Lauro Paiva
05/11/2012, 09:44
Sim nas duas situações, mas troquei de posição e coloquei a homocinética do lado do diferencial para ver se foi falta de lubrificação que gerou o aquecimento ou é a falta de sincronismo que possivelmente seria resolvido com o uso de deslizante do outro lado ok.
Prezado,
Gostaria de uma dica sobre o motor original do java, fiz uma retífica completa no bixo inclusive no turbo e fiquei pensando cá com meus botões, se eu colocar um intercoller, será que consigo uma melhora de rendimento?
Será que consigo sentir alguma mudança na potência ou na economia?
Forte abraço!
GARDENAL PU9-CBT
06/11/2012, 11:41
Grande Gardenal,
O seu java é muuuito irado!!!!
Grande inspiração para todos nos javaliseiros.
Sem querer te incomodar, mas já incomodando...
Meu java tá com motor original, câmbio do engesa o V240 com a transferência do jipe e diferencial 13 x 43, estou com 2 dúvidas:
Coloco direção hidráulica da s10 ou do engesa?
E, vale a pena colocar intercoler no motor original o 3 cilindros? o motor eu fiz todo ele numa retífica em Itaituba Pará.
Estou colocando tb semi eixo fluturante da enfer..
OPA BOM DIA....
então parceiro, quanto a direção hid. a da S-10 seria uma boa, e tbm se possivel colocar a coluna dela, com o volante que é escamoteavel, isso ajuda muito.
vc tem um cambio e tanto, inquebravel, se for a reduzida do willis, ela é mais fraca que a do java, qnd puder coloque uma da band, ai vc terá um conjunto de cambio e transferencia lindo.... essa relação é boa, para pneus até 33" depois disso pesa um pouco usando o motor original, quanto ao intercooler, se eu fosse vc deixaria como esta, agora se vc tem tudo, e mao de obra, para matar a vontade, que eu sei bem como éé.. kkk coloca, com o motor iriginal, bom seria a turbina PL 240 que é a maioria, e o intercooler coloca o da S-10 que é pequeno. o meu tem motor mais forte, da D-20 MAXION S4T com turbina TB 4125 e intercooler do Troller msm do caminhao 8-150. deu diferença, fico melhor em retomada e pra andar tbm.
espero ter ajudado. qualquer coisa estou a disposição.
valew.
Lauro Paiva
06/11/2012, 19:25
OPA BOM DIA....
então parceiro, quanto a direção hid. a da S-10 seria uma boa, e tbm se possivel colocar a coluna dela, com o volante que é escamoteavel, isso ajuda muito.
vc tem um cambio e tanto, inquebravel, se for a reduzida do willis, ela é mais fraca que a do java, qnd puder coloque uma da band, ai vc terá um conjunto de cambio e transferencia lindo.... essa relação é boa, para pneus até 33" depois disso pesa um pouco usando o motor original, quanto ao intercooler, se eu fosse vc deixaria como esta, agora se vc tem tudo, e mao de obra, para matar a vontade, que eu sei bem como éé.. kkk coloca, com o motor iriginal, bom seria a turbina PL 240 que é a maioria, e o intercooler coloca o da S-10 que é pequeno. o meu tem motor mais forte, da D-20 MAXION S4T com turbina TB 4125 e intercooler do Troller msm do caminhao 8-150. deu diferença, fico melhor em retomada e pra andar tbm.
espero ter ajudado. qualquer coisa estou a disposição.
valew.
GADERNAL PU9
MUITO OBRIGADO!!!!
Vou falar com meu mecânico e ver se ele tem a coluna da S-10.
O intercoler é uma viagem minha, não sabia se ela daria alguma diferença perceptível, mas quero manter esse motor um tempo pois gastei muito $$$ cerca de 7k na reforma que inclui um incrível carter de alumínio fundido em fundo de quintal, kkkk
Quero colocar a transmissão e reduzida do toyota, e aí bro, mais uma pergunta esse kit de adapatção funciona legal ou faço como já fiz: peça de aço de 25 a 35mm e fazer a flange, o que vc acha que fica melhor, não sei da qualidade desta flange que é vendida para fazer a adaptação.
O QUE VC FAZ COM SEU JAVALI É ORGULHO PARA TODO JAVALIZEIRO, GARDENAL MUITO OBRIGADO!!!
379961379962379963379964379965
Depois de muito tempo comprado estou instalando o eixo flutuante ensimec.
Angelo Jr
09/11/2012, 18:11
o da ensimec cabe??
[QUOTE=PHF;1810513]379961379962379963379964379965
Depois de muito tempo comprado estou instalando o eixo flutuante ensimec.[/QUOT
Ta ficando beleza mesmo mas...
Esse eixo é de qual carro ? O eixo trazeiro do javali a ponta da tubeira é retangular com quatro parafusos, igual as do Engesa.
Então eu já tinha um eixo flutuante que era de rural mas para conseguir colocar eu tive que cortar um lado dai descobri que o da f75 dava mais certo por que fica com a mesma bitola do javali e com a bola do eixo centrada com a caixa de transferência, esse eixo é da f75 porem com o lado direito encurtado pra ficar do tamanho do cj 5, olha as fotos do eixo da rural que eu tava usando e o semi eixo caseiro.380115380116380117
GARDENAL PU9-CBT
10/11/2012, 20:39
GADERNAL PU9
MUITO OBRIGADO!!!!
Vou falar com meu mecânico e ver se ele tem a coluna da S-10.
O intercoler é uma viagem minha, não sabia se ela daria alguma diferença perceptível, mas quero manter esse motor um tempo pois gastei muito $$$ cerca de 7k na reforma que inclui um incrível carter de alumínio fundido em fundo de quintal, kkkk
Quero colocar a transmissão e reduzida do toyota, e aí bro, mais uma pergunta esse kit de adapatção funciona legal ou faço como já fiz: peça de aço de 25 a 35mm e fazer a flange, o que vc acha que fica melhor, não sei da qualidade desta flange que é vendida para fazer a adaptação.
O QUE VC FAZ COM SEU JAVALI É ORGULHO PARA TODO JAVALIZEIRO, GARDENAL MUITO OBRIGADO!!!
OBRIGADO PARCEIRO...
EU USO O BRUTO SEM DÓ MSM... E É UMA BOA MAQUINA, USEI MUITO A MECANICA ORIGINAL DELE, SÓ TROQUEI PQ TENHO A INTENÇÃO DE COLOCAR GUINCHO MECANICO.
então, o INTERCOOLER no meu caso, com o motor que uso, melhorou e muito... fico xik o trem. bem mais bruto.
o cambio do band que coloquei foi o de estria grossa, para nao fazer adaptação de eixo piloto, deu trabalho mas achei esse com estria grossa. nao fiz adaptação de flange, no meu motor ele entra lindo, apenas refurei o capa seca. como o motor do java tbm é estria grossa é só achar um deste tbm, qnt acoplar ele no moto na capa seca nao lembro ali como era.... mas acho que só refurar deve dar.
amanha terei que ir na trilha com o troller, pois levarei uns cliente para mostrar o novo troller com motor 3.2 mas hj dei uma andada no java... na cidade msm só para ele nao ficar parado.
abraços parceiro...
willian4x4
16/11/2012, 15:57
Galera, como vão as coisas?
Bom estou aqui para tirar uma duvida com os senhores! O meu Java ficou parado por 3 meses, devido a alguns contratempos e informações erronias de um mecanico. Mas enfim, resolvido e o Jamonteiro esta vivo!
Semana passada fiz a troca d cilindro mestre da embreagem e troquei a bomba alimentadora! Obs( Meu motor é o Perkins 4203.) Resolvido meu amigo Adão e o meu Bombista Junior foram em casa na quarta (14) para fazer o bixo pegar depois de tanto tempo parado não tinha bateria pra tirar o ar e ligar ele denovo! Tudo certo pegou facil! Pensa na alegria do ser aqui!:bananadança:
Mas hoje pela manhã dei partida normalmente, e dei uma saida, quando eu estava voltando pra casa o motor foi perdendo a força e parou! Desci abri o capo, olhei e as mangueiras estavam todas com combustivel e sem bolhas de ar. Dei partida e pegou normalmente! Fui pra casa normal, sai de casa agora depois do almoço pra leva-la no trabalho e aconteceu a mesma coisa, novamente vi e tudo certo, dei partida e pegou na primeira normal. O que isso pode ser? to achando muito estranho! O motor vai perdendo força e desliga, ao ligar de volta parece q nada aconteceu, tudo certo com força!:shock::screwy:
Galera, como vão as coisas?
Bom estou aqui para tirar uma duvida com os senhores! O meu Java ficou parado por 3 meses, devido a alguns contratempos e informações erronias de um mecanico. Mas enfim, resolvido e o Jamonteiro esta vivo!
Semana passada fiz a troca d cilindro mestre da embreagem e troquei a bomba alimentadora! Obs( Meu motor é o Perkins 4203.) Resolvido meu amigo Adão e o meu Bombista Junior foram em casa na quarta (14) para fazer o bixo pegar depois de tanto tempo parado não tinha bateria pra tirar o ar e ligar ele denovo! Tudo certo pegou facil! Pensa na alegria do ser aqui!:bananadança:
Mas hoje pela manhã dei partida normalmente, e dei uma saida, quando eu estava voltando pra casa o motor foi perdendo a força e parou! Desci abri o capo, olhei e as mangueiras estavam todas com combustivel e sem bolhas de ar. Dei partida e pegou normalmente! Fui pra casa normal, sai de casa agora depois do almoço pra leva-la no trabalho e aconteceu a mesma coisa, novamente vi e tudo certo, dei partida e pegou na primeira normal. O que isso pode ser? to achando muito estranho! O motor vai perdendo força e desliga, ao ligar de volta parece q nada aconteceu, tudo certo com força!:shock::screwy:
Companheiro vc trocou os filtros do diesel?
Gardenal tava olhando uns videos seus, e vi que seu javali está com uns alargadores de paralama, de que carro são? e onde comprou?
Abraço.
GARDENAL PU9-CBT
18/11/2012, 17:37
Gardenal tava olhando uns videos seus, e vi que seu javali está com uns alargadores de paralama, de que carro são? e onde comprou?
Abraço.
FALA PARCEIRO...
este alargadores é uma imitação dos jipes WANGLER tem nos sites para vender, na maioria dos sites esta anunciado como jipe WILLIS este meu é de 15cm é bem largo, mm eu tento roda off-set ficou meio feio na minha opniao, pois eles ficaram muito para fora e os pneus para dentro, esconde um pouco, mas muito... mas muito funcional msm. mas eles vao ficar com, vou colocar eixo flutuante e ai já vai ficar mais largo um pouco. e na frente coloco alargador de roda.
GARDENAL PU9-CBT
18/11/2012, 17:42
fui no pantanal neste feriado, fazer o levantamento da expedição que esta marcada para o dia 24 de janeiro.
e o pantanal ja esta muito bom, fo o dia todo em alagados... barros argilosos... dificil msm... as vtrs trabalharam muito.
eu parti de cuiabá as 5 da manha e retornei as 1:30 da madruga, o CBT trabalhou lindo nessas horas.... desatoleu band... puxei
troller devido estar com pneus ruins... mas foi muito bom msm.
a expdição vai estar muito... mas muito boa msm.... em dezembro vamos denovo, ainda nao sei se a expedição vai ser antecipada para dezembro, pois como tinha compromisso voltei no msm dia, e o resto da turma continuou a fazer o segundo trecho.
vejam o video de como foi nosso dia.
TROLLERMT - LEVANTAMENTO EXPEDIÇÃO 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zwjpMy9uRRI)
38131138131238131338131438131538131638131738132038 1323381327
Aperfeiçoando a ideia do filho Ico, cardã Hamocinético com peças de konb, em fase de teste.
Abraço.
PHF,
Esse suporte de pinças do flutuante traseiros é para pinça de qual carro?
PHF,
Esse suporte de pinças do flutuante traseiros é para pinça de qual carro?
Então companheiro quando comprei meu jipe ele veio sem as pinças originais e como a grana tava curta naquela época um amigo tinha essas pinças e me fez uma doação então eu adaptei no suporte original do java, só que o freio ficou meio ruim por que sempre travava primeiro a traseira, ai eu comprei um kit novo com pinças da komb para frente e passei o que estava na frente para traseira, mas acho que as pinças são de palio.
Abraço
FALA PARCEIRO...
este alargadores é uma imitação dos jipes WANGLER tem nos sites para vender, na maioria dos sites esta anunciado como jipe WILLIS este meu é de 15cm é bem largo, mm eu tento roda off-set ficou meio feio na minha opniao, pois eles ficaram muito para fora e os pneus para dentro, esconde um pouco, mas muito... mas muito funcional msm. mas eles vao ficar com, vou colocar eixo flutuante e ai já vai ficar mais largo um pouco. e na frente coloco alargador de roda.
Gardenal se não for incomodo posta umas fotos de como ficou de frente e de traz para mim ver, eu tinha um alargador de borracha mas com o novo flutuante os pneus ficaram mais para fora e vou ter que trocar mas acho que o ideal seria um de 10 cm porem desse modelo só encontrei de 15 cm.
Abraço.
Cardã homocinetico aprovado, aguentou firme a trilha do macaco molhado mais 100km de deslocamento com o pé no fundo.
Abraço.
Leonardo Raffi
15/11/2013, 23:54
lendo com calma o tópico... muito bom...................
Leonardo Raffi
29/11/2013, 23:06
retirei o motor original do meu nao vou mais usar ele..... pois quebrou carter e bloco... mas o resto esta bom....abraç
Marvin_CPS
20/08/2014, 15:46
Srs, boa tarde!
Sempre gostei do Javali... Alias sempre gostei dos 3 jipes brasileiros (Javali, JPX e Engesa).
Atualmente tenho um Samurai, que me agrada em muito, porém para longas viagens é um tanto complicado ir com o samuquinha!
Na ultima viagem que fiz (Campinas/SP até Serra da Canastra/MG), percorri 430km em 7hrs de viagem, tendo uma autonomia de +/- 420km para um tanque de 60 litros. Media de velocidade = 70 a 80km/h na reta e subida caia para uns 40km/h...
Fomos eu e minha esposa e no caso ela não dirige.... :confused:
Gostamos tanto da viagem que queremos fazer outras do tipo, ou seja, aumentar nossas expedições!
Desta forma, gostaria da opinião dos senhores a respeito de comprar um javali para fazer esse tipo de viagem/expedição.
Nossa próxima ideia seria Chapada dos Veadeiros/GO, com um total de 1060km de distancia...
Gosto da ideia do diesel por autonomia, facilidade de peças e combustível pelos caminhos do Brasil a fora!
E com a inspiração do Javali do Gardenal, fica dificil não querer um java tb!
Recentemente vi o anuncio de javali com motor Q20b turbinado, cambio clark 5 marchas e reduzida original!
Sei que neste caso a velocidade de cruzeiro não mudaria muito da casa dos 80 a 90km/h, mas não é isso que me preocupa.. Alias estarei passeando de férias... O que me anima é que ao menos sei que com o Q20b puxando o bixo não perderei velocidade em subidas, tendo a resposta suficiente do motor, correto?!
Claro, existem outras opções de viaturas para este tipo de incursão que desejo fazer (Hilux, Band, Jpx, etc.), porém no momento não tenho disposição $$ para viaturas desse porte e que partem do preço de R$30k pra cima!
E como o Java apareceu numa boa configuração e com um preço acessível no momento, unindo o fato de eu sempre querer ter um Java, achei boa a oportunidade!
Conto com a ajuda e conselho de vcs!
Abs,
Leonardo Raffi
20/08/2014, 21:23
estou colocando um mwm 226 vou ver como fica
Vitor JAVA 90
20/08/2014, 22:13
Srs, boa tarde!
Sempre gostei do Javali... Alias sempre gostei dos 3 jipes brasileiros (Javali, JPX e Engesa).
Atualmente tenho um Samurai, que me agrada em muito, porém para longas viagens é um tanto complicado ir com o samuquinha!
Na ultima viagem que fiz (Campinas/SP até Serra da Canastra/MG), percorri 430km em 7hrs de viagem, tendo uma autonomia de +/- 420km para um tanque de 60 litros. Media de velocidade = 70 a 80km/h na reta e subida caia para uns 40km/h...
Fomos eu e minha esposa e no caso ela não dirige.... :confused:
Gostamos tanto da viagem que queremos fazer outras do tipo, ou seja, aumentar nossas expedições!
Desta forma, gostaria da opinião dos senhores a respeito de comprar um javali para fazer esse tipo de viagem/expedição.
Nossa próxima ideia seria Chapada dos Veadeiros/GO, com um total de 1060km de distancia...
Gosto da ideia do diesel por autonomia, facilidade de peças e combustível pelos caminhos do Brasil a fora!
E com a inspiração do Javali do Gardenal, fica dificil não querer um java tb!
Recentemente vi o anuncio de javali com motor Q20b turbinado, cambio clark 5 marchas e reduzida original!
Sei que neste caso a velocidade de cruzeiro não mudaria muito da casa dos 80 a 90km/h, mas não é isso que me preocupa.. Alias estarei passeando de férias... O que me anima é que ao menos sei que com o Q20b puxando o bixo não perderei velocidade em subidas, tendo a resposta suficiente do motor, correto?!
Claro, existem outras opções de viaturas para este tipo de incursão que desejo fazer (Hilux, Band, Jpx, etc.), porém no momento não tenho disposição $$ para viaturas desse porte e que partem do preço de R$30k pra cima!
E como o Java apareceu numa boa configuração e com um preço acessível no momento, unindo o fato de eu sempre querer ter um Java, achei boa a oportunidade!
Conto com a ajuda e conselho de vcs!
Abs,
Jovem boa noite,
vou responder sua pergunta, tenho um javali original a mto tempo... sou mecanico e ja trabalho com motores preparados..
Vamos la.. um perkins nao vai mudar em absolutamente nada o desempenho de um javali.. visto qeu os dados tecnicos do motor como potencia e torque sao quase iguais... o javali original sai com regulagem do debito quase nula... nao tem oleo suficiente para o motor, pois a CBT queria um jipe de serviço.. como nao praticamente nao existe bombista que saiba regular a bomba original, mtas pessoas nem sequer abrem a bomba.. simplesmente trocam o motor... na minha opiniao.. ou nao tem conhecimento nenhum em mecanica, ou entao tem dinheiro sobrando.
quer mais potencia no seu javali???? mto simples de mais potencia ao motor ora bolas... kkkkkkkkk o motor do javali é como qualquer motor e pode ser mto elevada a sua potencia. só abrindo a bomba vc ja melhora mto o carro... se intercoolar... retrabalhar o cabeçote... substituir o turbo e etc.. existem milhares de receitas de preparação... vc escolhe quanto de potencia quer no seu motor...
trabalho com javalis aki na oficina e ja tive a oportunidade de andar em 2 javalis q20b turbo, e nem sei quantos originais.. e o perkins anda menos do que um original, acredite... claro que com bicos e bomba em ordem... no meu abri a bomba e aumentei a vazao dos bicos de combustivel em 58% em cada cilindro.... resultado??? se eu escrever vai parecer mentira, mais imagine um javali com pneu de quase 35 pol fazendo borrachao no asfalto que nem opala 4.1.....
fica até dificil de controlar o carro, o motor está com tanto torque que manobras em terra.. ou chao com areia está impossivel nao destracionar.. mesmo controlando bem a embreagem. ah um ponto negativo... coitado de quem está atras de mim kkkkkkkkkkkkkk
valmirjunior
21/08/2014, 10:37
Srs, boa tarde!
Claro, existem outras opções de viaturas para este tipo de incursão que desejo fazer (Hilux, Band, Jpx, etc.), porém no momento não tenho disposição $$ para viaturas desse porte e que partem do preço de R$30k pra cima!
E como o Java apareceu numa boa configuração e com um preço acessível no momento, unindo o fato de eu sempre querer ter um Java, achei boa a oportunidade!
Abs,
Colega, a diferença que você terá neste javali que esta vendo é a facilidade de mecânicos (já que a maioria não sabe trabalhar no motor original) e bombistas (raros os que trabalham na bomba injetora original do javali).
O cambio de 5 marchas vai te dar um pouco mais de fôlego na estrada, isto é bom.
O Vitor falou tudo, o Javali original deixa muito off road para traz, mas precisa de pessoal que tenha conhecimento no bicho.
Tem um colega vendendo um javali nesta configuração no grupo do facebook num preço ótimo.
Jovem boa noite,
vou responder sua pergunta, tenho um javali original a mto tempo... sou mecanico e ja trabalho com motores preparados..
Vamos la.. um perkins nao vai mudar em absolutamente nada o desempenho de um javali.. visto qeu os dados tecnicos do motor como potencia e torque sao quase iguais... o javali original sai com regulagem do debito quase nula... nao tem oleo suficiente para o motor, pois a CBT queria um jipe de serviço.. como nao praticamente nao existe bombista que saiba regular a bomba original, mtas pessoas nem sequer abrem a bomba.. simplesmente trocam o motor... na minha opiniao.. ou nao tem conhecimento nenhum em mecanica, ou entao tem dinheiro sobrando.
quer mais potencia no seu javali???? mto simples de mais potencia ao motor ora bolas... kkkkkkkkk o motor do javali é como qualquer motor e pode ser mto elevada a sua potencia. só abrindo a bomba vc ja melhora mto o carro... se intercoolar... retrabalhar o cabeçote... substituir o turbo e etc.. existem milhares de receitas de preparação... vc escolhe quanto de potencia quer no seu motor...
trabalho com javalis aki na oficina e ja tive a oportunidade de andar em 2 javalis q20b turbo, e nem sei quantos originais.. e o perkins anda menos do que um original, acredite... claro que com bicos e bomba em ordem... no meu abri a bomba e aumentei a vazao dos bicos de combustivel em 58% em cada cilindro.... resultado??? se eu escrever vai parecer mentira, mais imagine um javali com pneu de quase 35 pol fazendo borrachao no asfalto que nem opala 4.1.....
fica até dificil de controlar o carro, o motor está com tanto torque que manobras em terra.. ou chao com areia está impossivel nao destracionar.. mesmo controlando bem a embreagem. ah um ponto negativo... coitado de quem está atras de mim kkkkkkkkkkkkkk
Vitor,
VC só mexeu na bomba e bicos, seu java tem turbina e intercooler? Como ficou o consumo de óleo?
Todo mundo sempre fala mau desse motor, mas e bom saber que ele não e ruim como dizem.
Abraço!
Kako.
Vitor JAVA 90
02/10/2014, 12:05
Vitor,
VC só mexeu na bomba e bicos, seu java tem turbina e intercooler? Como ficou o consumo de óleo?
Todo mundo sempre fala mau desse motor, mas e bom saber que ele não e ruim como dizem.
Abraço!
Kako.
somente bomba e bicos, turbina original do javali.. intercooler ainda nao tenho mais pretendo colocar no futuro.
acredite andando com o pé reladinho ficou até mais economico pois o motor ganhou mta força.. praticamente nao acelero para arrancar.. porem se pisar fundo ai vai beber um pouco mais... porem nada absurdo ainda é diesel neh
quem fala mal é ignorante pois nunca deve sequer ter visto um javali na vida.. porque quem ja teve sabe como o motor é valente e simples a mecanica. o unico incoveniente é a falta de conhecimento dos mecanicos sobre esse motor.. se vc ja for mecanico ou um bom fuçador será mto feliz com seu porcao
abraços
Grande Vitor!
Valew!
Ei se,pré andei de Jeep, e as vestes de Toyota com o OM314, mas essa semana ande dando umas voltas com um Javali, e... Meu pensa nom carro LOCO! Gosteoi de mais! Kkk já coloquei meu CJ a venda kkk nunca tinha visto tanto espaço e, um 4x4 visual bruto em fim, logo logo quero ter o meu Java kkk.
Mas o preconceito com o motor original e realmente grande, e não tenho conhecimento sobre o Javali, goste de saber que não é bem assim
Vou procurar um Javali mas enquanto isso vou importunado o pessoal por aqui.
Abraço!
Kako.
Caio Melis
03/10/2014, 09:11
Grande Vitor!
Valew!
Ei se,pré andei de Jeep, e as vestes de Toyota com o OM314, mas essa semana ande dando umas voltas com um Javali, e... Meu pensa nom carro LOCO! Gosteoi de mais! Kkk já coloquei meu CJ a venda kkk nunca tinha visto tanto espaço e, um 4x4 visual bruto em fim, logo logo quero ter o meu Java kkk.
Mas o preconceito com o motor original e realmente grande, e não tenho conhecimento sobre o Javali, goste de saber que não é bem assim
Vou procurar um Javali mas enquanto isso vou importunado o pessoal por aqui.
Abraço!
Kako.
Kako,
Pelas minhas pesquisas e meu entendimento, as questões sobre o motor do javali é pessoal!!, Existem os apaixonados e os aborrecidos, apaixonados são os que amam diesel, se encantam pela originalidade, entendem o projeto do motor e estão dispostos em realizar modificações. Já os aborrecidos, não tiro o mérito deles pois, tiveram que fazer a substituição do motor depois de grande insistência de tentar arrumar o original, e relatam que o motor original é ruim.
O motor original não é ruim, mas poucas pessoas fazem a manutenção, então dos que existem rodando hoje poucos estão em boas condições. Comprar um Javali original hoje, você deverá dispor de um dinheiro adicional para realizar as manutenções, para não se aborrecer com o motor.
Para pessoas que estão acostumadas com o motor a gasolina de alta rotação, sentirão grandes dificuldades com o 3 cilindros.
Você deverá entender as limitações do motor 3 cilindros, não na questão dele ser de baixa rotação, pois isto não é verdade, ele tem a mesma rotação do motor 4 cilindros diesel (3000 rpm), mas no rendimento do motor que no caso dos 4 cilindros eles se sobressaem, este maior rendimento também trás um negócio que podemos chamar de elasticidade do motor ou também relacionar nas respostas do motor.
Numa conversa com o Aristol ele relatou um negócio interessante, a quantidade de cilindros é como se fosse uma roda que você rola no chão, ou seja o número de cilindros se equivalem aos lados desta roda e quanto maior a quantidade de lados desta roda, com mais facilidade esta roda irá se deslocar. Isto faz entender o parágrafo anterior.
Indo para a parte técnica os dois motores são 4 tempos e tem o mesmo principio de funcionamento tendo a diferença no tempo entre as combustões (distância angular percorrida da árvore de manivelas entre as combustões). Para o 3 cilindros são 240º e no 4 cilindros 180º, justificando "malemá" os dois parágrafos anteriores.
Na minha opinião o 4 cilindros é a melhor opção para o Javali, daí uma pergunta: Porque eu ainda estou com o 3 cilindros?
O 3 cilindros na minha opinião ele "encanta", na vibração, no ruído, no som do escapamento...... É igual casamento, se você não gostar das diferenças a coisa não vai dar certo! Justificando o primeiro parágrafo a questão do motor do javali é pessoal.
Falar mal deste motor para mim, para o Vitor e para o Aristol, é comprar briga!
Se quer melhorar o 3 cilindros, é possível fazer muitas coisas mas cuidado, todo motor tem suas limitações e lembre-se ele ainda vai continuar sendo um 3 cilindros. Existem melhorias e exageros, faça com consciência.
O restante do jipe é só alegria! Lataria, espaço, eixos, caixa, coisas que não preocupam.
No fórum temos poucos Javali mas dos poucos tem pessoas com muita força de vontade de ajudar! Conte conosco!
Abraço
Caio,
Quanto a tocar um carro com motor diesel e tranquilo para mim, durante um bom tempo fui motorista de caminhão, talvez por isso me encantei tanto com o Java.
Estou neste forum desde 2004, e achei estranho quando fui procurar informações sobre o Java e... Kkk não encontrei uma seção separada para ele. Mas fiquei contente de ver um relato bom sobre o motor original, coisa que eu nunca tinha ouvido, o Java que eu andei já estava com o Q20B e cambio de Toy. 4M.
Mas já fiquei mais tranquilo de saber que por aqui tem gente que entende do Porcão. Kkk o forum e minha referência e qualquer duvida sei onde procurar. Já gastei muita guaraná com 4x4 e pior sendo enganado, agora e tudo na base do " home made" kkk
Mas se tudo der sertão Logo encosta mais um Java por aqui!
Abraço!
Kako.
Vitor JAVA 90
03/10/2014, 10:04
Caio,
Quanto a tocar um carro com motor diesel e tranquilo para mim, durante um bom tempo fui motorista de caminhão, talvez por isso me encantei tanto com o Java.
Estou neste forum desde 2004, e achei estranho quando fui procurar informações sobre o Java e... Kkk não encontrei uma seção separada para ele. Mas fiquei contente de ver um relato bom sobre o motor original, coisa que eu nunca tinha ouvido, o Java que eu andei já estava com o Q20B e cambio de Toy. 4M.
Mas já fiquei mais tranquilo de saber que por aqui tem gente que entende do Porcão. Kkk o forum e minha referência e qualquer duvida sei onde procurar. Já gastei muita guaraná com 4x4 e pior sendo enganado, agora e tudo na base do " home made" kkk
Mas se tudo der sertão Logo encosta mais um Java por aqui!
Abraço!
Kako.
Kako nao tem só o forum no não... no facebook temos 2 grupos de javalis... fora os varios amigos javaliseiros, se vc entrar para nossa turma pode me add que eu te coloco nos grupos e passo os contatos, fica tranquilo que ja fiz varias videoconferencias kkk para ajudar amigos a desmontaram seus javas, desamparado vc nao fica nao blz.
abraços
boa noite ,incentivado por amigos comprei meu primeiro 4x4 um javali ano 90 com o motor q20b ja em fase final de adapitaçao.o java tava desmontado e o vendedor nao garantio pelas peças que faltassem ,dai começa os problemas alguem pode me indicar qual o disco de freio que devo colocar? que pinça do freio devo usar? agradeço desde ja
Olá Citrini,
Procure em Jipe CBT Javali - Portal (http://www.4x4javali.com.br)
Abraços!
HEITOR VARELA NETO
24/09/2017, 10:48
e ai ze renato como vai.
Então ja li em algum lugar que a de opala fica curto os pedais, isso sera que é verdade?
Vc instalou a embreagem hidrualica original em cima tambem?
:d
caro amigo ze renato
pretendo compra um jeep javali, entretanto com moro em teresopolis, no inverno não é fácil andar sem proteção.
Por favor, se possível, informe onde comprar um capota fixa de fibra. Grato.. Caso possa ligue para 02197404955. Heitor. Abraço
HEITOR VARELA NETO
24/09/2017, 11:12
Caro Vitor java 90
bom dia, estou comprando um jeep javali 1990, com motor MWM, 5 marchas, gostaria, se possível, "assessoria" pois estou acostumado com motor diese, pois tenho uma bandeirante curta 1990, motor 709, 5 marchas, interculada que estou pretendendo vender. quando tiver tempo e puder envie orientações para o email heitorvneto@gmail.com, sobre o JAVALI, caso não esteja infringindo nenhuma regra deste grupo ou o telefone 21 97404955, pois moro em teresópolis, RJ, grande abraço e obrigado
Retificando o numero do telefone celular 021 974.049.555 desculpe
JoooGuilherme
24/09/2017, 12:18
amigos só novo aqui e não sei como postar perguntas, augurem pode me ajudar com isso?
tenho uma ranger v6 4.0 98 e preciso saber o nome do motor dela o nome técnico
HEITOR VARELA NETO
05/10/2017, 14:47
Caro PHF
possuo em jeep javali, estou querendo colocar uma capota de fibra, entretanto estou tendo grande dificuldade para encontrar. Se possivel, poderia informar onde foi comprada, pois tentarei com muito afinco conseguir uma capota rigida, visto que moro em Teresopolis, e a maior parte dos meses a temperatura é muito amena, dificultando meu uso constante. fico-lhe imensamente agradecido. Se não estiver infringindo nenhum artigo do regulamento, informo meu email. heitorvneto@gmail.com , ou se preferir meu celular 021. 974.049.555. abraço heitor varela
Olá,estou meio ausente do Fórum por isso a demora em responder.O "ze renato" é o mesmo JRenato pq perdi minha senha antiga.
Respondendo: O meu está com pedaleira de opala,dependendo de como é instalada dá pra usar normal.A minha não é hidráulica pois o meu usa motor AP Gasolina,então não é pesada.
O meu java tem capota de fibra que foi feita pelo antigo dono unicamente pra ele,quando adquiri o jipe ele quis
me dar o molde,mas não pude ficar por não ter onde guardar,hoje nem sei mas se ainda existe.Já vi alguns java
com capota de fibra mas não sei que vende.
alex javali
05/04/2018, 10:01
maxion 2.5 e fraco, e de alumínio e com corrente de comando, turbina descartável, saiu na s10 , 1000, um fiasco, e jeep tem que ser motor de torque auto em baixa rotação, o Q20b e uma ótima opção, barato robusto e não depende de turbina , sobe morro na lenta, não requer queimar embreagem e e totalmente compatível com a relação de diferencial original do javali. so não pode colocar rodão, se nao a ponta de eixo curta não aguenta. e tirar um e colocar o outro com uma pequena adaptação no suporte de calço da frente para fixação, a fresa da embreagem caixa seca, tudo serve. vai ser muito feliz.
Alex Rufatto
09/04/2018, 19:59
boa noite. sou novo aqui. alguem pode da uma aula de como postar aqui!
ganhei um JAVALI do meu tio! mas faz 12 anos que estava em uma oficina..
imaginem o estado... tava parado por nao pegar mais! ele ficou tomando chuva e sol.. imagine!
tenho q arumar a lataria!
quero arumar o motor primeiro! ele esta com caixa de f4000. ele erra usado na fazenda dele...
eu andava com ele antes de quebra... nao tem tração dianteira!
quero colocar ele pra roda.. pra mim anima!! e ir arrumando ele .
esta sem direçao tbm... estava dando uma olhada. Direçao de opara aguenta nele?????
desde ja Obrigado
Alex Rufatto
09/04/2018, 20:00
nao sei como o forum funciona! qualquer coisa me manda msgem por email
alexrufatto@hotmail.com
rodolfords
25/07/2019, 10:46
Bom dia!
Sou novo no Fórum, mas já faz um bom tempo que acompanho vocês, devido ao sonho de um dia poder praticar off-road kkkk.
Porém surgiu uma oportunidade de levemente entrar no mundo do off-road:euforico: Devido a isso gostaria de receber algumas informações a respeito do Javali 1990 Motor 3 cilindros, Mecânica Original,já pesquisei a repeito e percebi que é 8 ou 80, que Gosta ou Odeia kkkk Acredito que eu me de bem com o veículo e suas Características,mas não tem nada melhor do que escutar a opinião de quem tem um em mãos.
Tenho interesse em adquirir um para uso em propriedade rural, nada pesado, podendo trabalhar com a mecânica original caso encontre as peças necessária para reposição ou uma leve alteração caso não perca tanto a originalidade e de um bom resultado que justifique a troca.
A situação atual do Javali é a seguinte:
-Encostou na garagem já faz uns 10 anos devido a problemas na bomba injetora, de lá pra cá o carro não rodou mais.
-Segundo o proprietário a garagem é coberta. (Carcaça realmente se encontra em boas condições)
Fico no aguardo de opiniões.
Desde já, Obrigado!
valmirjunior
26/07/2019, 08:45
Bom dia!
Sou novo no Fórum, mas já faz um bom tempo que acompanho vocês, devido ao sonho de um dia poder praticar off-road kkkk.
Porém surgiu uma oportunidade de levemente entrar no mundo do off-road:euforico: Devido a isso gostaria de receber algumas informações a respeito do Javali 1990 Motor 3 cilindros, Mecânica Original,já pesquisei a repeito e percebi que é 8 ou 80, que Gosta ou Odeia kkkk Acredito que eu me de bem com o veículo e suas Características,mas não tem nada melhor do que escutar a opinião de quem tem um em mãos.
Tenho interesse em adquirir um para uso em propriedade rural, nada pesado, podendo trabalhar com a mecânica original caso encontre as peças necessária para reposição ou uma leve alteração caso não perca tanto a originalidade e de um bom resultado que justifique a troca.
A situação atual do Javali é a seguinte:
-Encostou na garagem já faz uns 10 anos devido a problemas na bomba injetora, de lá pra cá o carro não rodou mais.
-Segundo o proprietário a garagem é coberta. (Carcaça realmente se encontra em boas condições)
Fico no aguardo de opiniões.
Desde já, Obrigado!
Rodolfo, vamos falar um pouco sobre peças e mecânica.
Peças de reposição que degastam mais (freio, rolamentos, retentores) é fácil encontrar, sempre são de veículos nacionais e você terá que pesquisar para descobrir de qual (tipo os freios são similares aos da F1000 ou C10).
O javali tem peças exclusivas na sua produção (engrenagens, semi eixos, carcaças de tração e diferencial) que encontrará usado ou de alguma empresa que tem esquecido no estoque.
A bomba injetora deixei por ultimo: feita pela CBT, projeto importado que não tem similar no Brasil. Ela é enorme e pesada e dificilmente encontrará algum bombista disposto a retificá-la.
Existem adaptações possíveis, não é barato mas conseguiria fazer o jipe voltar a funcionar.
Mas cuidado, lembre que todo o conjunto mecânico está parado a 10 anos, o motor pode estar travado, as galerias de água podem estar obstruídas por ferrugem, retentores ressecados, engrenagens travadas.
Tenha em mente que não é somente a "bomba injetora", toda a parte mecânica do veículo precisará passar por uma revisão e talvez você tenha alguma surpresa desagradável para o bolso.
rodolfords
26/07/2019, 10:06
Rodolfo, vamos falar um pouco sobre peças e mecânica.
Peças de reposição que degastam mais (freio, rolamentos, retentores) é fácil encontrar, sempre são de veículos nacionais e você terá que pesquisar para descobrir de qual (tipo os freios são similares aos da F1000 ou C10).
O javali tem peças exclusivas na sua produção (engrenagens, semi eixos, carcaças de tração e diferencial) que encontrará usado ou de alguma empresa que tem esquecido no estoque.
A bomba injetora deixei por ultimo: feita pela CBT, projeto importado que não tem similar no Brasil. Ela é enorme e pesada e dificilmente encontrará algum bombista disposto a retificá-la.
Existem adaptações possíveis, não é barato mas conseguiria fazer o jipe voltar a funcionar.
Mas cuidado, lembre que todo o conjunto mecânico está parado a 10 anos, o motor pode estar travado, as galerias de água podem estar obstruídas por ferrugem, retentores ressecados, engrenagens travadas.
Tenha em mente que não é somente a "bomba injetora", toda a parte mecânica do veículo precisará passar por uma revisão e talvez você tenha alguma surpresa desagradável para o bolso.
Oi Valmir,bom dia!
Agradeço a atenção.
Já trabalho a mente com essa possível notícia, assim só vou ter notícias animadoras ao invés de desagradável.
Realizei uma visita para conhecer o veículo e aparentemente a carcaça está em boas condições. Semana que vem vou retornar acompanhado de um mecânico para avaliar melhor a situação mecânica do Java, eu sei que não vai ser possível saber a real situação, mas ele tem conhecimento especifico para avaliar.
Não tenho conhecimento em mecânica, mas pretendo ir aprendo junto com o Java, caso eu feche o negócio.
Novamente Obrigado!
xibiu!!!
26/06/2021, 18:19
Amigos reformam jipe e surpreendem mecanico que ficou 23 dias internado - 26/06/2021 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/06/26/amigos-reformam-jipe-e-surpreendem-mecanico-que-ficou-23-dias-internado.htm)
Senhores,
Se puderem me dar uma ajuda, qual é a engrenagem do velocímetro do javali 1990 original 4 marchas.
Obrigado!
xibiu!!!
16/10/2021, 20:42
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CONFIRA UM JIPE CBT JAVALI 1994 ORIGINAL - UMA RELIQUIA! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1D80wO1-K8g)
Ervin marggrander
18/11/2022, 21:03
Boa noite pessoal
Alguém teria para vender a armacao da parte de trás que suporta a capota de lona?
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