Ver Versão Completa : ranger 00/01 4x4 vibra acima de 120km/h
minha ranger começa a vinbrar quando chego a 120/h, um mecanico disse que é cardan e outro disse que não. o que faço? Vibra na parte traseira respondendo na marcha. Quando chega a esta velocidade tb faz um ronco...
seu carda pode estar empenado , e chegando a essa velocidade pode estar cuasando essa ressonancia , so tirando msm o carda e vendo , pode ser o balanceamento do carda tb ..
jacaré_do_surf
29/09/2006, 18:23
Tive um problema parecido. No meu caso após 80km eu começava a sentir uma vibração na dianteira. Também ouvia um barulho metálico, independente da velocidade.
Levei no mecânico e ele tirou a junta homocinetica do cardan dianteiro e o problema parou.
O problema é que não encontrei a bendita peça pra comprar ainda. E estou com um medo danado do preço.
Edintruder
29/09/2006, 19:51
Passei por isso, até viajei assim por 500 km e foi cada vez ficando pior chegando a vibrar e roncar a 80km/h. Cheguei até a comprar um cardan da F100 para colocar, quando levei no meca ele trocou as cruzetas e voltou ao normal. Junto com a vibração e o ruído, dava estalos quando arrancava e trocava de marcha. Cada cruzeta custou R$45,00. Não te assusta com o preço do cardan pois esse cardan mesmo de alumínio não empena por nada. É mais fácil quebrar do que empenar. A única coisa que ocorre é o desgaste no engrezado deslizante caso a coifa rasgue e pegue areia ou poeira.
Evita andar com essa vibração pois acaba vazando o óleo da caixa e do diferencial, então depois de trocar as cruzetas confere o nível dos fliudos.
FleckRanger
02/10/2006, 17:54
Edintruder,
esse estalo que tu falou, na troca de marchas, acho que é o que acontece na minha caminhonete. Por mais suave que se faça a troca de marcha dá um estalo na altura do eixo traseiro quando solta a embreagem.
Fui no mecanico e ele me disse que eu é que não sabia fazer a troca de marchas por ser a minha primeira caminhonete.
Acho que vou ter de gastar uns pilas ...
Abraços.
Ktranger
02/10/2006, 18:24
eu trocava as cruzetas, por aquelas com lubrificacao , e aproveitava pra balancear o carda......pelo descrito....
boa sorte...
Edintruder
02/10/2006, 19:09
Com certeza pode trocar as cruzetas, até porque elas têm uma vida útil limitada devido ao sistema de lubrificação se deteriorar com o uso. As que necessitam engraxar precisam de um alongador pois as orelhas do cardã são grossas por serem de aslumínio e o bico das engraxadeiras não entram.
Eu ainda prefiro as blindadas. Troquei as cruzetas com 55000km pois ando muito em água e a graxa fica comprometida. As blindadas ainda não criaram folga e nem vazamentos de graxa.
Em relação ao balanceamento, acredito que não seja necessário pois o cardã de alumínio não empena dessa forma. Se fosse de aço poderia empenar por andar descentralizado.
Walter L. L. Casitta
02/10/2006, 20:19
Edintruder,
esse estalo que tu falou, na troca de marchas, acho que é o que acontece na minha caminhonete. Por mais suave que se faça a troca de marcha dá um estalo na altura do eixo traseiro quando solta a embreagem.
Fui no mecanico e ele me disse que eu é que não sabia fazer a troca de marchas por ser a minha primeira caminhonete.
Vocês estão falando de coisas diferentes. O barulho da Ranger do FleckRanger é normal.
rogeriomasih
29/03/2007, 18:46
minha ranger começa a vinbrar quando chego a 120/h, um mecanico disse que é cardan e outro disse que não. o que faço? Vibra na parte traseira respondendo na marcha. Quando chega a esta velocidade tb faz um ronco...
A minha começo a fazer um barulho estranho e levei no mecânica. É o deslizante do diferencial dianteiro. Como só vende a peça completa (diferencial), o valor na concessionária é de R$3.000,00.
Estou pensando em recondicionar. Alguém tem alguma experiência nisso?
Amigo conseguiu resolver o problema? A minha também tá assim, ela já dava um ronco no diferencial há um tempo atrás, quando tou abaixo de 2.000 giros ela ronca muito o diferencial e agora tá com essa vibração que também vibra no câmbio acima de 105 km/h, o que será?
Também acho, o X da questão é saber trocar as marchas, carro com diferencial traseiro em especial carros a Diesel tem que trocar as marchas o mais suave possível, principalmente conhecer o tempo do carro e sempre trocar as marchas naquele tempo, já percebi que na minha ela não dá tranco quando troco entre 2.500 e 3.000 giros e é quando o motor mostra que tem torque além de ser a forma mais econômica, principalmente á 2.500 giros, mas dependendo do condutor em qualquer rotação troca-se as marchas sem dá trancos no diferencial.
Vocês estão falando de coisas diferentes. O barulho da Ranger do FleckRanger é normal.
Edintruder
22/08/2017, 12:22
Trancos, vibrações e estralos são sintomas comuns de cruzetas gastas.
Galera, quem puder me ajudar eu agradeço. A minha Ranger está com uma vibração muito grande quando está acima dos 90 km/h, faz um barulho muito grande como se fosse nas rodas traseiras, vibrando não só um pouco do volante mas também o câmbio de uma maneira muito mais intensa, tanto é que danificou o kit do trambulador do câmbio por causa dessa vibração, meu mecânico pensava que era o semi eixo, pois o mesmo estava empenado fazendo com que a roda ficasse bamba, aí por esse motivo ele pensou que a vibração vinha disso, eu comprei o semi eixo traseiro, fiz a troca dele, bandejas, rolamentos dianteiros, batentes, tambor de freio, lonas de freio, sapatas tudo isso e depois de tudo eu fiz alinhamento e balanceamento das rodas dianteiras, pois é faltou das traseiras porque os caras falaram que não precisava, eu sei que essas outras peças de suspensão e freio não tem nada a ver com o problema, foi porque aproveitei a troca do semi eixo pra fazer uma revisão na parte de freios e suspensão, essa vibração vai até atingir uns 140 e chegando nos 140 ela diminui muito, é como se o carro estivesse tão rápido que começa a desaparecer, sendo que ela continua numa densidade muito menor. Eu quero saber o seguinte, esse problema resolve com o balanceamento das rodas traseiras ou é algum outro problema mais grave? Preciso de ajuda urgente pessoal, pois pode ser que essa vibração danifique de novo o câmbio além de outras peças.
RogérioNunes
05/02/2018, 15:20
E o cardã como esta?
E as cruzetas?
RicardoFLN
05/02/2018, 15:26
Galera, quem puder me ajudar eu agradeço. A minha Ranger está com uma vibração muito grande quando está acima dos 90 km/h, faz um barulho muito grande como se fosse nas rodas traseiras, vibrando não só um pouco do volante mas também o câmbio de uma maneira muito mais intensa, tanto é que danificou o kit do trambulador do câmbio por causa dessa vibração, meu mecânico pensava que era o semi eixo, pois o mesmo estava empenado fazendo com que a roda ficasse bamba, aí por esse motivo ele pensou que a vibração vinha disso, eu comprei o semi eixo traseiro, fiz a troca dele, bandejas, rolamentos dianteiros, batentes, tambor de freio, lonas de freio, sapatas tudo isso e depois de tudo eu fiz alinhamento e balanceamento das rodas dianteiras, pois é faltou das traseiras porque os caras falaram que não precisava, eu sei que essas outras peças de suspensão e freio não tem nada a ver com o problema, foi porque aproveitei a troca do semi eixo pra fazer uma revisão na parte de freios e suspensão, essa vibração vai até atingir uns 140 e chegando nos 140 ela diminui muito, é como se o carro estivesse tão rápido que começa a desaparecer, sendo que ela continua numa densidade muito menor. Eu quero saber o seguinte, esse problema resolve com o balanceamento das rodas traseiras ou é algum outro problema mais grave? Preciso de ajuda urgente pessoal, pois pode ser que essa vibração danifique de novo o câmbio além de outras peças.
Tu deve tá brincando que os idiotas falaram que não precisa balancear as traseiras?!
Queria saber qual é a justificativa imbecil que os caras dariam pra não fazer!
Parceiro, vai lá, ou melhor, vai em algum outro lugar e pede pra balancear. E digo mais! Antes de ir, pega os teus aros traseiros e lava bem eles com água e sabão, se bobear passa até um pano com álcool depois. Isso na parte onde eles geralmente colam os contrapesos. Já vi muito balanceador colar o adesivo dos pesos sem nem passar um pano limpo antes! Obviamente que as chances de soltar os contrapesos e tu te obrigar a voltar pra ter de balancear novamente são maiores! Seria uma "fidelização do cliente à moda brasileira".....tu me entendeu né?!
Dê preferência pra quem balanceia com o pneu no lugar, pois aí de quebra tu já está balanceando a panela de freio junto.
Independente se isso solucionar ou não o teu problema, deve ser feito. Caso continue, é bom tu verificar teu cardan.
E pra fechar: pô camarada, 140 por hora numa naba dessas!! Só faz o favor de quando capotar, não matar mais ninguém além de ti mesmo.....kkkk
Abs.
As cruzetas foram verificadas e estão ok, sobre o cardã eu vou pedir pra verificar, o mecânico me disse que o problema pode tá vindo da transmissão, aí fiquei com a dúvida se transmissão e cardã são a mesma coisa, porque ele me mostrou aquela peça que gira embaixo e disse: pode ser essa transmissão que tá precisando de balanceamento ou então tenha algum empeno. Eu sempre achei que aquela peça cumprida que gira embaixo era o cardã. Mas enfim, vou levar em alguém mais especializado, aqui em Maceió é difícil de encontrar alguém que seja fera em pick up. Valeu parceiro !!!
Pois é parceiro falaram que não precisava balancear as traseiras, mas voltei lá e balanciei as traseiras, sendo que o problema continua. Vou pedir pra verificar o cardã, porque as cruzetas estão ok, você sabe dizer se cardã e transmissão é a mesma coisa? Se não forem vou pedir pra verificar as duas, inclusive verificar o balanceamento do cardã. Sobre os 140 foi só pra testar amigo kkkkkkkk, gosto de andar entre 110 e 120. Mas o motor nem reclama parceiro, anda tranquilo e parece que em 120 ela abre outro estagio do motor, porque você pisa fundo e desce rápido até os 165 kkkkkkk. Mas 160 já é demais, já força, mas 140 é nada pra ela e sobre capotar, capoto não amigo, curva eu sou consciente.
Tu deve tá brincando que os idiotas falaram que não precisa balancear as traseiras?!
Queria saber qual é a justificativa imbecil que os caras dariam pra não fazer!
Parceiro, vai lá, ou melhor, vai em algum outro lugar e pede pra balancear. E digo mais! Antes de ir, pega os teus aros traseiros e lava bem eles com água e sabão, se bobear passa até um pano com álcool depois. Isso na parte onde eles geralmente colam os contrapesos. Já vi muito balanceador colar o adesivo dos pesos sem nem passar um pano limpo antes! Obviamente que as chances de soltar os contrapesos e tu te obrigar a voltar pra ter de balancear novamente são maiores! Seria uma "fidelização do cliente à moda brasileira".....tu me entendeu né?!
Dê preferência pra quem balanceia com o pneu no lugar, pois aí de quebra tu já está balanceando a panela de freio junto.
Independente se isso solucionar ou não o teu problema, deve ser feito. Caso continue, é bom tu verificar teu cardan.
E pra fechar: pô camarada, 140 por hora numa naba dessas!! Só faz o favor de quando capotar, não matar mais ninguém além de ti mesmo.....kkkk
Abs.
Francisco Casal
07/02/2018, 00:04
No dizer "essa transmissão" ele usou força de expressão, pois o cardã não deixa de ser uma transmissão. Quando ao problema, olha se as cruzetas estão boas, na minha ranger 2.5 estourou a cruzeta no lado da caixa e na quarta marcha a alavanca parecia querer sair do lugar. Cardã desbalanceado é difícil, mas não impossível!
Pois é amigo, como eu falei anteriormente, as cruzetas ele olhou e falou que estão ok. No meu caso não é como o seu defeito que aparecia na quarta marcha, na minha não importa a marcha e até mesmo em Neutro acontece isso, no caso se eu atingir 100 km/h e colocar em neutro vibra do mesmo jeito, sem falar que estando engatada o barulho aumenta muito mais quando tira o pé do acelerador, acelerando ela faz, só que tirando o pé do acelerador chega a irritar e muito.
No dizer "essa transmissão" ele usou força de expressão, pois o cardã não deixa de ser uma transmissão. Quando ao problema, olha se as cruzetas estão boas, na minha ranger 2.5 estourou a cruzeta no lado da caixa e na quarta marcha a alavanca parecia querer sair do lugar. Cardã desbalanceado é difícil, mas não impossível!