Ver Versão Completa : oleo no diferencial dianteiro com spoa
Rodrigo59
29/09/2006, 04:25
Ontem fui trocar o oleo dos meus diferenciais e no diferencial da frente so coube 1/2 litro pois como foi feito spoa a bola foi girada num sei se o mecanico girou ela demais mas não coube todo o oleo, que no traseiro foi 1 litro. e agora tem algum problema rodar com menos oleo??
obrigado
leopoldo
29/09/2006, 06:56
enche pelo respiro.
se rodar com pouco óleo a vida dos componentes diminui.
no dianteiro pior ainda pois, como vc não usa sempre, poderá iniciar corrosão bem como travar o rolamento do pinhão.
no traseiro, se vc usa diferencial power/track-lock pode fundir os discos por superaquecimento no fora de estrada.
Elmer_Jeep
29/09/2006, 09:25
1/2 litro??
Tem alguma coisa errada aí, já vi alguns bastante inclinados que chegavam à pegar 1 litro, daí é só subir numa rampa e completar.
Que eu saiba a quantidade recomendada é 1,5 Lt.
[]'s
Rodrigo59
01/10/2006, 14:14
o traseiro ta com 1 litro e no dianteiro ja coloquei numa rampa e num tem como ta muito inclinado pra colocar mais oleo!! como faço pra colocar pelo respiro?? então e 1 1/2 em cada diferencial???
obrigado
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
01/10/2006, 18:40
o traseiro ta com 1 litro e no dianteiro ja coloquei numa rampa e num tem como ta muito inclinado pra colocar mais oleo!! como faço pra colocar pelo respiro?? então e 1 1/2 em cada diferencial???
obrigado
Mas nem em rampa?... Que inclinação foi essa? Pelo respiro vai precisar de paciência porque o furo é pequeno e o óleo é viscoso para passar numa mangueira fina munida de funil. Mas pode usar aquelas bombas de colocar óleo com uma mangueira de redução. Lembre-se de que o rolamento do pinhão não estará banhado e você vai precisar ligar a tração todas as semanas. Você não teria como corrigir isso reposicionando? Como ficou o caster? Você girou os munhões? A direção não está pesada? No 59, salvo erro, a capacidade é 1,7 litros. Atenção ao eixo traseiro também.
pcervieri
01/10/2006, 19:02
Tem coisa errada ai em.
Mesmo com o diferencial inclinado teria que caber mais que 1 litro.
Pelo respiro vc vai demorar um dia pra completar o oleo.
Rodrigo59
01/10/2006, 20:22
A direção ta leve blzinha, caster blz tbm, os munhões foram girados tbm, mas acho que o mecanico girou demais,no difencial da frente o lugar onde poe o oleo ficou bem embaixo, bom em relação a rampa eu subi num barranco não muito inclinando vou ter que achar algum lugar bem inclinado e tentar completar de oleo, reposicionar? acho que nem vou mexer denovo da mto trabalho e melhor socar pelo respiro hehe!! 1,7? no traseiro entrou 1litro mais q isso ja começou a vazar!! o cara do posto não quis colocar so a frente do jipe no elevador falou q ia entortar a base vou ter que subir numa parede pra encher o diferencial dianteiro!!!
José Augusto
01/10/2006, 23:09
Quando vc gira o diferêncial, alguns lembram desse detalhe (o Fonseca da garra4x4 estava comentando outro dia) e providenciam um ponto mais alto na tampa para facilitar quando se coloca óleo no diferêncial, outro dia o Fonseca estava com uma tampa dessas e estava comentando que já houve caso de dano no pinhão.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/10/2006, 09:29
Quando vc gira o diferêncial, alguns lembram desse detalhe (o Fonseca da garra4x4 estava comentando outro dia) e providenciam um ponto mais alto na tampa para facilitar quando se coloca óleo no diferêncial, outro dia o Fonseca estava com uma tampa dessas e estava comentando que já houve caso de dano no pinhão.
Essa é uma boa, se já existe a tampa. Uma sugestão é ir a uma casa de material hidráulico e adquirir duas "buchas-de-redução" de 1" x 3/4" em latão (uma para cada diferencial) como essa aí da figura e dois bujões de 3/4".
Levar num torneiro e pedir: 1- Para eliminar a rosca externa de 1"; 2- Fazer um furo na tampa logo acima do bujão original (*) usando o mesmo rebaixo na tampa para inserir a bucha até o batente "B"; 3- Reduzir o comprimento "A" de modo a que não fique sobrando por dentro; 4- Soldar.
(*) Para saber a altura do furo usar um nível de pedreiro, colocado no alinhento do eixo do pinhão até à tampa.
AE !!
O Ribon tinha uma tampa ja acertada para isso, alem de ser muito bonita...
Aparece ai O Ribon
[]´s
Elmer_Jeep
02/10/2006, 10:15
A tampa de diferencial ENSIMEC ROCK BONE além de aguentar porrada em jipes spOa onde o diferencial fica mais exposto já vem com o furo do nível de óleo mais alto que o original.
[]'s
Rodrigo59
03/10/2006, 12:41
Elmer ja vi essa tampa fica com uma aparencia muito legal ainda por cima!! mas to sem grana to investino so nas necessidades!! vo trepa num barranco e tenta coloca!!
Estranho no meu diferencial traseiro não tem respiro!! e normal?? ow foi tampado??
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
03/10/2006, 13:23
Elmer ja vi essa tampa fica com uma aparencia muito legal ainda por cima!! mas to sem grana to investino so nas necessidades!! vo trepa num barranco e tenta coloca!!
Estranho no meu diferencial traseiro não tem respiro!! e normal?? ow foi tampado??
Alguns Jeeps tinham o "suspiro" na carcaça do diferencial... nesses as tampas não o tinham. Verifique na carcaça (nas mangas), se não tiver é possível que a sua tampa seja de um "daqueles". Já que vai trocar!...
Rodrigo59
04/10/2006, 08:09
Obrigado Antonio vou verificar!!
Ontem encontrei um barranco bem ingreme e trepei com o bichão e consegui colocar o resto do oleo nos diferenciais!! 1,5 l em cada mas hj eu percebi que estava vazando oleo pelos munhões sera que é o oleo que eu coloquei?? ou é outra coisa?? ta vazando mais em um munhão que no outro percebi que ate fez uma pocinha pequena de oleo hj de manha no lugar em que estava estacionando!! ta vazando bem na bola! algum problema??
Apenas como informação, a especificação da quantidade de óleo do Dana44 Willys é 1.2 lts :wink:
rural4x4
04/10/2006, 08:31
Os retentores internos da carcaça ja eram!!!!!!!!!!
Elmer_Jeep
04/10/2006, 08:59
Os retentores internos da carcaça ja eram!!!!!!!!!!
Ou quem sabe nem existem :parede:
rural4x4
04/10/2006, 09:09
É bem provavel Elmer!!!
alexrib2005
04/10/2006, 10:54
Amigo, tive o mesmo problema o meu mecânico encontrou água nos dois diferenciais, o que eu pedi para ele fazer colocar um snorkel, nos suspiros dos diferenciais, e trocar o óleo, ficou show, só que ele fez de improviso até eu poder comprar aqueles que tem por ai nas lojas para colocar e ficarem bem a cima dos níveis de água que passarei, RSRSRSRS.
Rodrigo59
04/10/2006, 17:01
algum problema em não ter esses retentores da carcaça?? coloquei 1,5 litros falaram que o normal era 1,7l comforme o site da rural willys!!
Alex vou colocar esses respiros tbm ja que vc tocou no assunto no meu respiro parece que tem uma tampinha em cima dele que se movimenta para cima e para baixo como se fosse uma valvula eu acredito, pra mim colocar um snorquel tenho que tirar essa tampinha?? ou apenas colocar uma mangueira de maior diametro envolvendo todo o respiro e colocando uma braçadeira abaixo da tampinha??
a eu tinha falkado que não tinha respiro no dif. traseiro e não tem mesmo olhei ate na carcaça em tudo se tivesse ele foi tampado pq não encontrei nada hehe!! algum problema??
obrigado novamente!!
otavio_gomes
04/10/2006, 17:35
algum problema em não ter esses retentores da carcaça?? coloquei 1,5 litros falaram que o normal era 1,7l comforme o site da rural willys!!
Alex vou colocar esses respiros tbm ja que vc tocou no assunto no meu respiro parece que tem uma tampinha em cima dele que se movimenta para cima e para baixo como se fosse uma valvula eu acredito, pra mim colocar um snorquel tenho que tirar essa tampinha?? ou apenas colocar uma mangueira de maior diametro envolvendo todo o respiro e colocando uma braçadeira abaixo da tampinha??
a eu tinha falkado que não tinha respiro no dif. traseiro e não tem mesmo olhei ate na carcaça em tudo se tivesse ele foi tampado pq não encontrei nada hehe!! algum problema??
obrigado novamente!!
Rodrigo,
no diferencial dianteiro, retire a tampinha ou chapeuzinho, coloque um a mangueira e, na ponta elevada da mangueira, recoloque a tampinha.
O seu jeep da mesma forma que o meu (CJ3A) não tinha o respiro na carcaça ou na tampa do diferencial traseiro. Os respiros desse eixo ficam próximos às pontas dos eixos traseiros - são dois, um em cada ponta do eixo e são usados também para saída da lubrificação dos rolamentos das rodas. Veja no manual do proprietário
Para colocar um respiro no diferencial traseiro tem dois jeitos:
O primeiro, quando for fazer uma manutenção no diferencial, retire a tampa do diferencial e instale um respiro na tampa (como no diferencial dianteiro) ou na carcaça do diferencial.
o segundo método é recomendado quando você não tem previsão de abrir o diferencial: retire o parafuso de completar o óleo e, instale nele o respiro do diferencial. assim, não corre risco de cair limalha dentro do diferencial. Não funciona para eixos girados, onde o parafuso ficará submerso no óleo.
Meu Jeep, passou pelos dois processos e hoje tem o respiro no alto da carcaça do diferencial
Um abraço,
Otávio.
Rodrigo59
05/10/2006, 10:43
Valeu pela força Otavio!! vou instalar o respiro na diantera e procurar uma tampa usada do traseiro que tenha um respiro, se não encontrar vou mandar abrir a tampa e colocar um respiro mesmo!!
Brigadão!!
em relação aos retentores de carcaça algum problema em vazar aquele oleo pelos munhões?? se entrar na agua vai entrar agua no diferencial??
Bruno Pedra
05/10/2006, 11:01
AMigos, vou fazer a pergunta mais basica de todas por que ja procurei aqui e ainda nao achei, o que é SPOA? é que estou iniciando no ramo e nao sei nenhuma destas siglas...
José Augusto
05/10/2006, 11:35
Rodrigo59, o óleo vai vazando e a lubrificação acaba sendo comprometida, além do fato que se vaza óleo pode entrar água, as vezes em um descuido ..., vc já viu o estrago que a água faz em engrenagens mesmo em poucos dias.
Bruno Pedra, SPOA = SPring Over Axel, traduzindo mola sobre eixo, que no caso significa passar o feixe (que originalmente passa por baixo da tubeira do diferencial) para cima e ganhar um lift de pelo menos 4" (no caso do CJ) e propicia o uso de pneus maiores.
Elmer_Jeep
05/10/2006, 12:01
AMigos, vou fazer a pergunta mais basica de todas por que ja procurei aqui e ainda nao achei, o que é SPOA? é que estou iniciando no ramo e nao sei nenhuma destas siglas...
Cara, a resposta pra sua dúvida está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=757&page=4
[]'s e boa leitura.
Bruno Pedra
05/10/2006, 13:31
muito obrigado a todos, lá vou eu estudar entao!
alexrib2005
06/10/2006, 12:55
Galera uma dúvida, já que estamos falando disso, alguém já usou aqueles snorkel, para diferenciais...
Se já por favor, nos diga como fica.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/10/2006, 00:31
Alguns Jeeps tinham o "suspiro" na carcaça do diferencial... nesses as tampas não o tinham. Verifique na carcaça (nas mangas), se não tiver é possível que a sua tampa seja de um "daqueles". Já que vai trocar!...
Hoje vi um Jeep CJ-5 em cuja carcaça do diferencial havia um "suspiro". No caso, a válvula (tampinha) do mesmo está detonada e tem de ser removida e colocado um bujão no furo roscado ou entrará água no diferencial. Vejam pelas fotos. A tampa do diferencial foi trocada por uma outra com "suspiro". No meu CJ-3 fiz os snorkels utilizando flexíveis de freio emendados até passarem pelo assoalho, na traseira e chegarem à altura da bateria, na frente. Nas duas pontas coloquei as válvulas originais. A rosca é da medida. Alguém vai dizer que não é uma boa (e concordo) porque a borracha dos flexíveis não aguenta o óleo mineral, só que isso está assim há 19 anos e hoje mesmo os desenrosquei e soprei, tá beleza.
victor massinha
10/10/2012, 13:41
Reativando o tópico....
alguem saberia informar se a tampa de diferencial da ensimec ja vem com a entrada para colocar o respiro ou tem que ser feita?
Aproveitando o embalo, a quantidade de oleo a ser colocada continua em 1 litro e meio correto?
Desde já agradeço.
Abraços
Elmer_Jeep
10/10/2012, 15:05
Reativando o tópico....
alguem saberia informar se a tampa de diferencial da ensimec ja vem com a entrada para colocar o respiro ou tem que ser feita?
Aproveitando o embalo, a quantidade de oleo a ser colocada continua em 1 litro e meio correto?
Desde já agradeço.
Abraços
No site tem uma foto que mostra a conexão de respiro. E a capacidade de óleo do D44 original é de 1,7 litros.
Como a tampa vem com o furo do bujão elevado pode usar mais óleo.
Ensimec (http://www.ensimec.com/)
Desenvolvidas para Off-Roaders que enfrentam trilhas pesadas com obstáculos diversos, como pedras, troncos, entre outros, a tampa RockBone ENSIMEC é também, sem dúvida, um equipamento que embeleza o seu veículo. Ela é destinada para eixos DANA44, sendo oferecida em duas versões, que diferem entre si pela furação do bujão de enchimento. Fundidas em alumínio, tornam-se mais leves apesar da sua robustez, o que lhes permitem suportar impactos de até 15T.