Ver Versão Completa : XJ as vezes falha na gasolina
Ricardo Bambhoo
28/09/2006, 14:12
Srs.,
Minha XJ 97 manual com kit GNV começou a dar umas engasgadas qd anda na gasolina. Isto acontece com motor frio ou quente. Percebo as falhas principalmente em baixas rotações e em 1a e 2a marcha (tipo andando em trânsito e vai 1a, vai 2a, volta 1a, vai 2a etc.). No momento da aceleração dá uma engasgada mas 1 ou 2 segundos depois retoma a aceleração normal. As falhas não acontecem sempre, as vezes ando 10, 15 ou 20 minutos sem acontecer nada. Dá uma engasgadinha e depois dali um tempo pipoca novamente. Levei no mecânico e medi a pressão questá em torno de 3.3 bar. O mecânico disse que a bomba é a última suspeita da lista
No GNV TÁ TUDO OK !
Aguardo vossos prestigiosos comentários.
[]'s
Ricardo,
A Cheroka azul que já comentei, encontrei num estaleiro proximo de casa, e o problema dela é justamente igual ao seu:
O que fizeram:
Mediram a pressão da bomba = OK, limparam os bicos, não resolveu, trocaram as velas, não resolveu, por último estavam tirando o tanque prá lavar, deve ter alguma lingua de sogra que as vezes tampa o pescador........
Uma outra branca que comentei aqui em algum forum, pois reparei que seu filtro de óleo e maior do que o que esta na minha, também a encontrei em um outro estaleiro (onde resolveram o ronco do meu diferencial dianteiro), estava la pelo mesmo problema, tiraram o tanque, saiu de la até a cobra catarina, e resolveu o problema...
Pode ser que o seu problema seja outro, porem os sintomas são muito semelhantes, na pior das hipoteses fica uma dica.............
Abraço.
FernandodeAraujo
29/09/2006, 01:01
Caro Ricardo Bambhoo
Entre muitos elementos que podem causar esta anomalia no funcionamento do seu Cherokee, uma das possibilidades é a de de que o seu problema possa estar relacionado ao entupimento do Pré Filtro de combustível, que vai acoplado na parte inferior do conjunto Bomba de combustível - Regulador de Pressão. Este pré filtro é na verdade uma fina malha de nylon com a função de fazer uma primeira filtragem da gasolina.
Hoje mesmo eu coloquei uma pergunta no fórum sobre a possibilidade de se obter um pré filtro nacional (o original na Intercar aqui no Rio esta quase R$ 200,00 e um nacional, algo em torno de R$20,00). O problema é que não encontrei nenhum fabricante nacional que tenha um modelo para o Cherokee Sport (entre eles: Bosh, DS, Schuck).
Veja a matéria no primeiro site e algo relacionado, inclusive fotos nos demais sites abaixo:
http://www.vogelgolden.com.br/br/dicas.asp?ID=13
http://www.cristal.ind.br/saiba_mais.php?ArtigoID=14
http://www.jpinjection.com.br/acessorios_ie/index.htm
Se descobrir alguma coisa, conte depois para a gente.
Um abraço,
Fernando
Olá Fernando,
Minha XJ tinha este problema quando depois de rodar c/ gnv muito tempo. Quando voltava p/ gasolina ela falhava e engasgava durante um tempo. Procurei c/ mecânicos de GNV qual seria a causa s/ sucesso. Troquei a bomba de gasolina q realmente estava ruim, limpei sistema de injeção, escaneei o carro e nada, o problema continuava.
Até q procurei uma oficina de gnv muito bem conceituada e eles foram taxativos: era efeito da sonda lambda q ficava ligada durante o uso do gnv e mandava mensagens erradas p/ o módulo, e q isso ocorria muito nas XJ.
Me deram 2 opções: um relê q cortasse o sinal da sonda enquanto estivesse funcionando c/ gnv (custo R$ 40) ou colocar uma emulador de sonda (custo R$ 450), segundo eles com o mesmo resultado (honestidade rara!). Lógico q optei p/ mais barata. O relê foi instalado em 10 minutos e nunca mais tive esse tipo de problema.
Abs,
Ricardo Bambhoo
29/09/2006, 08:16
Oh beleza ! Dicas muito boas !
Conversei com alguns amigos tb e sugeriram o seguinte: pode ser algum mal contato na alimentação dos bicos injetores, pois pra instalar o GNV são colocados novos conectores em paralelo com os originais. Não sei bem como é o chicote de alimentação dos bicos, se for um fio positivo que fornece tensão pros bicos pode até ser isto.
Bom, mal contato ou problema intermitente é um mal dos infernos. Eu sempre "sou a favor" dos dos defeitos efetivos... é mais fácil de achar o problema.
O que tenho a fazer agora é sair caçando e eliminando as possibilidades.
Se mais alguém tiver alguma idéia ou já passou por isto, posta aqui no fórum !
Valeu galera !
[]'s
Ricardo Bambhoo
29/09/2006, 08:25
Ricardo,
... por último estavam tirando o tanque prá lavar, deve ter alguma lingua de sogra que as vezes tampa o pescador........
Abraço.
Caro Ricardo Bambhoo
... uma das possibilidades é a de de que o seu problema possa estar relacionado ao entupimento do Pré Filtro de combustível, que vai acoplado na parte inferior do conjunto Bomba de combustível...
Um abraço,
Fernando
nzardo e Fernando,
Domingo passado acordei cedo pra desmontar o que fosse preciso pra ver a situação da bomba e pré-filtro. Descobri que só tirando o tanque, e pra isto é necessário tirar a proteção do tanque primeiro.
- Tirei os parafusos do lado esquerdo.
- Tirei as porcas do lado direito (as mesmas que prendem o coxim do escapamento).
- A bendita proteção não sai ! Sei lá se ela tá grudada ou se tem algum "truque". Eu vi que em cada um dos parafusos que são presos no chassis tem uma arruelinha segurando a proteção. Vou tentar novamente neste sábado com a utilização de ferramentas mais adequadas: martelo e talhadeira !
Alguém sabe como retirar esta bendita proteção do tanque ?
[]'s
Ricardo,
Desculpa, a resposta era p/ vc não p/ o Fernando!
Aproveitando q este tópico está bem frequentado: meu carro está c/ rangido na direção. Parece vir da coluna. Alguma sugestão?
Abs,
Ricardo Bambhoo
29/09/2006, 09:02
Ricardo,
Desculpa, a resposta era p/ vc não p/ o Fernando!
Aproveitando q este tópico está bem frequentado: meu carro está c/ rangido na direção. Parece vir da coluna. Alguma sugestão?
Abs,
Posso ta falando besteira, mas veja o seguinte: veículo com D.H. quando esterça tudo pra um lado ou pro outro ate o fim de cusro, dá uma rangidinha. Se tiver com o fluido de direção com nível muito baixo pode dar rangido mais fácil.
Alias, ela range em quanquer posição ou perto do fim de curso ?
Por outro lado o velho e bom aperto de parafuso pode ajudar... Verifique parafusos e terminais que fazem parte do conjunto...
[]'s
A minha cheroka 97 acontece a mesma coisa : quando volta para gasolina, fica cortando/falhando.
Notei que, se retira o fusivel da bomba e liga novamente, o defeito desaparece.
Pode ser o problema da memória mesmo, que esteja confundindo o sistema de injeção.
Mesmo se ligo o carro na gasolina ( depois de uma noite parado por exemplo ), continua "picotando".
continuo pesquisando também, inclusive instalei um botão para desligar a bomba quando ando no GNV.
Abraços
Galera do engasgo,
Acho q vcs estão c/ o mesmo problema q descrevi acima.
Vcs tem emulador da sonda lambda ou algo p/ desligá-la quando o carro está funcionando no GNV?
Abs,
Ricardo Bambhoo
02/10/2006, 08:25
Galera do engasgo,
Acho q vcs estão c/ o mesmo problema q descrevi acima.
Vcs tem emulador da sonda lambda ou algo p/ desligá-la quando o carro está funcionando no GNV?
Abs,
- Vou dar uma olhadina na sonda e ver se faço um teste, acho que ela tem um chicotinho que dá pra desligar. (talvez dê pra puxar uma gambiarra pra dentro da cabine).
- No fim de semana limpei o tanque e o pré-filtro que estava bem sujo e que mesmo assim precisa ser trocado (os engasgo continuam).
- Eu tenho uma dúvida: li no fórum que a pressão da bomba de gasolina é entre 3.5 e 5.5. A minha está com 3.3 (bem longe dos 5.5. mas perto dos 3.5, será que não está baixa ?)
Ricardo Bambhoo
02/10/2006, 08:36
Caro Ricardo Bambhoo
Entre muitos elementos que podem causar esta anomalia no funcionamento do seu Cherokee, uma das possibilidades é a de de que o seu problema possa estar relacionado ao entupimento do Pré Filtro de combustível, que vai acoplado na parte inferior do conjunto Bomba de combustível - Regulador de Pressão...
Se descobrir alguma coisa, conte depois para a gente.
Um abraço,
Fernando
Fernando, no meu caso acho que não é isto, poi no fim de semana limpei o tanque e o pré-filtro, que apesar de 1/2 sujo e precisa ser trocado, não está entupido e ainda funciona.
Olá Fernando,
Me deram 2 opções: um relê q cortasse o sinal da sonda enquanto estivesse funcionando c/ gnv (custo R$ 40) ou colocar uma emulador de sonda (custo R$ 450), segundo eles com o mesmo resultado (honestidade rara!). Lógico q optei p/ mais barata. O relê foi instalado em 10 minutos e nunca mais tive esse tipo de problema.
Abs,
Arbass, vou fazer este teste...
Agora tenho uma dúvida: a pressão da minha bomba é de 3.3. Não está baixa ? Li que o normal é entre 3.5 e 5.5.
[]'s
Ricardo,
Atenção!
O funcionamento da sonda só é cortado durante o uso do GNV. Quando vc aperta o botão p/ passar p/ GNV o relê interrompe a corrente da sonda. Quando volta gasolina o relê permite que a corrente passe imediatamente.
Leva numa boa oficina de GNV. Vai ver até q já tem o emulador ou o relê! Parece q de um tempo p/ cá já é rotina nas XJ em instaladoras de GNV acostumadas com elas. Não acho uma boa fazer gambiarra c/ um componente q leva corrente p/ o módulo central. Queimar um módulo da XJ não deve ser nada agradável.
A pressão da bomba está baixa sim, não sei se o suficiente p/ atrapalhar. Troquei o refil da minha pela da Blazer V6 (se não me engano ano 99) há uns 7 meses e está OK até hoje.
Tem um detalhe q me veio à cabeça agora: Qual o seu filtro de ar?
Abs,
Ricardo Bambhoo
03/10/2006, 08:39
Ricardo,
.. Tem um detalhe q me veio à cabeça agora: Qual o seu filtro de ar?
Abs,
Meu filtro é o original e está sujo, com uns 13 mil Km !
A gambi na sonda seria pra fazer um teste, mas pelo visto é tão fácil que vale a pena fazer logo com um rele.
Arbass,
me diga uma coisa, os engasgos só aparecem de vez em quando. Imagino que se fosse a sonda, os engasgos apareceriam logo que eu passase para gasolina voltando ao normal após algum tempo de leitura da sonda.
No meu caso, veja só: ontem fui pra casa na gasolina e hoje cedo já liguei na gasolina, o motor esquentou direitinho, e na rua, depois de uns 10 minutos deu umas engasgadas e depois parou ! (bom, mesmo assim vou botar o rele !)
[]'s
Ricardo,
Na minha não acontecia isso. Somente qdo passava do GNV p/ gasolina, sendo q às vezes levava um bom tempo p/ normalizar, mesmo se desligasse e religasse depois de um tempo, continuava.
Depois dá um retorno do resultado do relê.
Eu tenho um filtro esportivo cônico. Dizem q a XJ não funciona bem no GNV c/ filtro original. Q acontecem às vezes umas explosões no compartimento do filtro. Acho inclusive q já vi isso relatado aqui no forum.
Abs,
Ricardo Bambhoo
05/10/2006, 16:56
Arbass,
Meu filtro explodiu uma vez (alias, quem explode é a caixa que chamam de TBI) e remendei com araldite e arame. A segunda explosão quase arrancou a capo. Retirei a caixa do TBI e botei um tubo direto do filtro pro corpo de admissão da injeção... é uma gambi que preciso revisar = trocar pelo filtro esportivo...
Me de informações sobre este filtro ?! (marca, modelo, fabricante, etc...)
Esta semana fiz um teste: andei uns tres dias apenas na gasolina e ela parou de falhar. Coincidencia ou não, passei um pouquinho pro GNV e depois voltei pra gasolina = voltaram as falhadinhas...
Vou deixar novamente na gasolina uns dias pra ver no que dá...
[]'s
Ricardo,
Comprei recentemente uma Cheroka Rubicon 98 e a minha 1ª. providência foi fazer a conversão para GNV. Decidi assim, uma vez que rodo entorno 2500 km /mês e com isto, em menos de 5 meses pago o investimento realizado, sem contar a redução no IPVA . Depois de pesquisar aqui mesmo no fórum e com os taxistas da redondeza (Rio), escolhi a convertedora GAZCAR 2000 (bem recomendada) para fazer o serviço. O valor cobrado foi de R$ 2.860,00 com cilindro de 70 Lts.
Na instalação foi retirado a caixa do filtro de ar e a caixa Tbi para dar lugar a um filtro esportivo, como visto nas fotos anexadas.
Segundo o mecânico que me atendeu, este procedimento é realizado na conversão da Cherokee Sport, devido ao estouro das caixas. Me foi recomendado então a troca das velas por novas da marca NGK FR5-1 e cabos NGK SC-C03 (supressivo). Pelo que apurei, as velas BOSCH não são indicadas para uso com GNV. Outra questão é que a folga do eletrodo da vela tem que ser ajustado para 0,7mm, no uso com Gás ( o ideal seria 0,6mm, mas a folga para gasolina que é de 0,9mm ficaria muito comprometida). Quanto a utilização do GNV é recomendado que o tanque de gasolina permaneça com pelo menos ¼ de combustível, isto evita a queima prematura da bomba. Para a boa lubrificação dos cilindros é recomendado sempre passar para gasolina ao chegar em casa e ao ligar o carro. Eu ainda utilizo do expediente de passar para a gasolina em subidas longas e em engarrafamentos para evitar aquecimento excessivo e forçar mais a Cheroka.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
Cheroka Rubicon 98
Ilha Jeep Club
Ricardo,
Não sei qual a marca do meu filtro.
As melhores marcas são as gringas (K&N, Simota, Green Filter). Tem uma nacional q tem uma fama muito boa, a Race Chrome. Cuidado q tem muita bomba no mercado!
Abs,
Ricardo Bambhoo
06/10/2006, 09:36
Ruben, só tenho uma dúvida com relação a estes ajustes para o GNV: isto não traria um desajuste na gasolina ? E este desajuste não seria prejudicial ?
Quanta a suas dicas sobre andar as vezes na gasolina já faço isto tb !
Vou conversar com meu mecanico sobre os ajustes de vela e cabo.
Arbass, quanto ao filtro, vou procurar as marcas citadas !
Detalhe: semana passada limpre tanque, pre-filtro soquei um bardal com 30 litros de gasolina e parece que as falhadas deram uma diminuída.
Valeu garela !
[]'s
Estas falhas podem ser os cabos de vela,ja tive um problema assim , só resolveu trocando os cabos.....é uma pequena falha em baixa rotação,principalmente com o motor frio é mais acentuada, em alta você não percebe, depois que você troca os cabos percebe um ganho significativo tambem em alta.
Ricardo Bambhoo
06/10/2006, 13:53
Estas falhas podem ser os cabos de vela,ja tive um problema assim , só resolveu trocando os cabos.....é uma pequena falha em baixa rotação,principalmente com o motor frio é mais acentuada, em alta você não percebe, depois que você troca os cabos percebe um ganho significativo tambem em alta.
Bom,
Meus cabos são novos (o antigo don trocou), mas não sei se são supressivos, vou ver com o mecânico o que ele me diz.
DETALHE: hoje novamente coloquei uns 30 litros de gasolina + um bardal e estou andando só na gasolina - os picocos parece que sumiram, parece que as vezes dá uma falhadinha mínima quando sai em 1a marcha.
Acho que uma série de ações resolveria meu problema: o tanque que foi limpo, a troca do pré-filtro, troca de cabos e velas, cuidados na utilização e "conversar" um pouco com ela...
OBS: Ainda não dou o problema como resolvido. Qd voltar a utilizar o GNV, quero ver se os pipocos somem qd passar novamente pra gasolina, pois há uma certa dúvida levantada aqui no fórum que pode ser qq coisa relacionada a sonda lambda que manda informações pro módulo qd estiver no GNV.
[]'s
Ricardo,
A necessidade de ajuste da folga do eletrodos da vela de ignição para GNV se deve ao fato da mistura ser mais pobre que o motor com gasolina ou alcool, ela requer mais voltagem para realizar o cetelhamento das velas. Por isto a convertedora ajusta esta folga de 0,9mm para 0,7mm (segundo a GAZCAR). Acesso o catálogo da NGK na web que fala alguma coisa sobre o assunto.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club
zemarcio
08/10/2006, 19:16
Também tive o mesmo problema recentemente.
Vejam o que é o destino:um dia a noite ,na garagem escura e com o motor ligado, ao abrir o capo para trocar a lampada do motor eu observei que um dos cabos de vela (o maior) cintilava como uma luz neon....batata troquei todos os cabos e as engasgadas acabaram.
Jose Marcio
Alô galera,
Quais cabos (marca, modelo, diâmetro, etc) vcs estão usando?
Abs,
Ary
Arbass,
Os cabos indicados para XJ são os resistivos da NGK SC-C03. Comprei aqui no Rio na Casa do Óleo (perto da Praça 11) por R$ 120,00.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club
Ricardo Bambhoo
25/10/2006, 09:11
Desandou de vez ! agora falha sempre na gasolina. acho que é hora de visitar o mecanico...:(
[]'s
Desandou de vez ! agora falha sempre na gasolina. acho que é hora de visitar o mecanico...:(
[]'s
Ricardo,
Vc verificou os cabos de vela como o pessoal indicou?
A impressão que da e que o GNV deixa o módulo doidão............
Em uma oficina perto de casa, vira e mexe tem uma XJ branca com gás, cada hora fod... alguma coisa, agora estourou a junta do cabeçote e o motor ta abertinho da silva.............$$$$$.........segundo o mecânico, também vai retirar o GNV..........
O bom é refletir se o tal de GNV realmente compensa, parece que em determinados Jeeps vai e em outros não............tem um amigo com uma Limited, e ele adora de paixão o GNV.........vai sabe............
Abraço.
Ricardo Bambhoo
26/10/2006, 09:13
To concordando com o Arbass:
Ela desandou de vez, porem, andando na gasolina, depois de um tempo fica bem melhor (mas não totalmente). To achando que durante o uso do GNV alguma coisa fica gravando lixo no modulo...
Agora é a hora certa de levar no mecanico, ele tem que analisar com ela falhando e falhando muito pra poder achar o problema. E só botar no GNV e voltar pro gas = vai falhar na hora !
[]'s
Não é comigo q vc está concordando, é com a instaladora de GNV c/ maior experiência no RJ.
Meu GNV funciona liso, só c/ uma pequena perda de potência. O único problema q tive q relaciono c/ o GNV foram os engasgos q acabaram c/ a instalação do relê descrita acima.
Abs,
Ricardo Bambhoo
26/10/2006, 10:51
Não é comigo q vc está concordando, é com a instaladora de GNV c/ maior experiência no RJ.
Meu GNV funciona liso, só c/ uma pequena perda de potência. O único problema q tive q relaciono c/ o GNV foram os engasgos q acabaram c/ a instalação do relê descrita acima.
Abs,
Toma que seja isto....
No GNV roda que é uma maravilha, economica e pouca perda de potencia, quase não dá pra perceber, dá velocidade final boa e tudo mais.
[]'s
Ricardo Bambhoo
31/10/2006, 14:10
1o - agenda com mecanico OK pra 2a feira
2o - semana inteira pipocando na gasolina, tudo quadrado
3o - no fim de semana usei gasolina de novo só pra ver como é que estava !
4o - a sem vergonha tá funcionando redondinho, aceleração lisinha lisinha, sem nenhuma engasgadinha, parece zero Km!
5o - espeando o gasparzinho aperecer de novo pra levar no mecanico.
dá pra entender ?
nem eu entendo mais nada ! pifa não pifa, pifa nao fifa, pifa nao pifa então não pifa mais porra !
[]'s
Marcelo Carvalhal
31/10/2006, 15:14
Da uma olhada no sensor erótico:mrgreen: :mrgreen:
:arrow: LÂAMMMBIDA
Ricardo Bambhoo
31/10/2006, 16:07
Da uma olhada no sensor erótico:mrgreen: :mrgreen:
:arrow: LÂAMMMBIDA
Já me falaram dela ! Acontece que se o ktso do jeep não dá problema na frente do mecânico, como é que ele vai "achar" o problema ? Pelo menos o conector sei que tá em ordem . (alias, quantas sondas tem ? Uma na curva do escape e outra depois do catalizador ?)
[]'s
Marcelo Carvalhal
31/10/2006, 16:47
Bom não lembro como hé saída no seu carro, mas com certesa é o que está antes do catalisador...
O problema não é a conexão mas a cabeça do sensor, fica dentro do escape, pode estar desgastada ou interrompida.pode até ser o cabo, por isso trabalha bem na gasolina a variação e muito pequena
Peraí.tem outro sensor no seu carro???:pensativo:
Manda uma foto..
Ela é 96/97 mecânica????
Ricardo Bambhoo
31/10/2006, 17:51
Bom não lembro como hé saída no seu carro, mas com certesa é o que está antes do catalisador...
O problema não é a conexão mas a cabeça do sensor, fica dentro do escape, pode estar desgastada ou interrompida.pode até ser o cabo, por isso trabalha bem na gasolina a variação e muito pequena
Peraí.tem outro sensor no seu carro???:pensativo:
Manda uma foto..
Ela é 96/97 mecânica????
Marcelo, é 97/97 mec. Pelo que vi tem um sensor na parte de baixo do escape (acho que é ANTES do catalizador...e não depois.....) e outro lá por cima, na curva.
(nao tenho maquina digital nem celular com camera !)
[]'s
PatrickTate
21/11/2006, 02:23
Caro Ricardo, meu nome e Patrick moro no rio e tbm tenho uma cherokee sport 97 so q automatica, a uns 3 meses eu converti p gas na DELLGAS desde que sai de la tenho tido uns probleminhas tbm, no gas meu carro as vezes engasga e fica puxando ar pelo filtro de ar, que chega a fazer barulho dele sugando e o carro todo engasgado quase morrendo, fica assim uns 5 min vai melhorando aos poucos ate ficar normal, e na gasolina quando pisso no acelerador ele engasga e depois acelera, como se fosse um corte, vc pisa ele corta e acelera, mas os egasgues do gas e que eu nao sei o que pode ser, ja troquei os cabos, ja troquei o rotor, a tampa do distribuidor e continua, ajustei as velas p 0,7 realmente nao sei mais, li sobre a tal sonda lambda sera q ela influencia o gas ??? acho q nao neh se alguem souber alguma coisa a respeito, ficaria grato...
um abraço pessoal
Patrick
Ricardo Bambhoo
21/11/2006, 08:53
Caro Ricardo, meu nome e Patrick moro no rio e tbm tenho uma cherokee sport 97 so q automatica, a uns 3 meses eu converti p gas na DELLGAS desde que sai de la tenho tido uns probleminhas tbm, no gas meu carro as vezes engasga e fica puxando ar pelo filtro de ar, que chega a fazer barulho dele sugando e o carro todo engasgado quase morrendo, fica assim uns 5 min vai melhorando aos poucos ate ficar normal, e na gasolina quando pisso no acelerador ele engasga e depois acelera, como se fosse um corte, vc pisa ele corta e acelera, mas os egasgues do gas e que eu nao sei o que pode ser, ja troquei os cabos, ja troquei o rotor, a tampa do distribuidor e continua, ajustei as velas p 0,7 realmente nao sei mais, li sobre a tal sonda lambda sera q ela influencia o gas ??? acho q nao neh se alguem souber alguma coisa a respeito, ficaria grato...
um abraço pessoal
Patrick
Patrick, o Arbass tb teve este mesmo problema na XJ e era a sonda lambda que precisava ser desligada ou emulada enquanto se está no gnv. Acho que é o seu e o meu problema tb ! Da uma lida neste topico que tem detalhes que ele postou. Ele é do rio e conhece uma oficina boa por ai que resolveu o problema dele !
[]'s
falcanbhz
21/11/2006, 13:04
Patrick.... eu andei pesquisando a respeito de gnv e conversei com varios lugares aki de Bh- mg que fazem o serviço... teve um lugar que me alertou para comprar um equipamento novo que vai ligado a sonda lambida para que não haja necessidade de ficar regulando o veiculo de tempos em tempos... se não me engano chama-se regulador automático... ele fica ligado na sonda lambida do carro... para medir corretamento o consumo de gas ou se esta na gasolina e nao interferir...
O cara foi muito atencioso e me avisou.... sem isso não tem como não ter que ficar regulando a viatura de tempos em tempos....
Espero quer ajudado..
Faloushttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.gif
PatrickTate
25/11/2006, 09:55
Patrick.... eu andei pesquisando a respeito de gnv e conversei com varios lugares aki de Bh- mg que fazem o serviço... teve um lugar que me alertou para comprar um equipamento novo que vai ligado a sonda lambida para que não haja necessidade de ficar regulando o veiculo de tempos em tempos... se não me engano chama-se regulador automático... ele fica ligado na sonda lambida do carro... para medir corretamento o consumo de gas ou se esta na gasolina e nao interferir...
O cara foi muito atencioso e me avisou.... sem isso não tem como não ter que ficar regulando a viatura de tempos em tempos....
Espero quer ajudado..
Faloushttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.gif
Muito grato,
nao conhecia esse tal equipamento q liga na sonda lambida, afinal essa sonda ta acabando com minhas noites de sono, pois fico imaginando se e ela, vou tentar fazer o teste, assim q começar o engasgue fantasma, vou tentar desligar a sonda e ver se para de engasgar, se parar eh de fato ela, ai apelarei para algum recurso, talvez ate esse equip novo ai.
um abraço
Patrick
Patrick,
Olha no começo do tópico o q eu escrevi sobre a sonda lambda.
Outra coisa:
Foi vc q comprou uma bomba d'água da XJ p/ R$ 280? Onde? Acho q a minha vai pro saco. Tá fazendo um barulhinho q eu acho q vem dela.
Abs,
PatrickTate
25/11/2006, 21:33
Patrick,
Outra coisa:
Foi vc q comprou uma bomba d'água da XJ p/ R$ 280? Onde? Acho q a minha vai pro saco. Tá fazendo um barulhinho q eu acho q vem dela.
Abs,
Fala Arbass,
fui eu sim, comprei essa bomba dagua na loja PONTOZIP tel: 2541-6715/ 3209-1025
tem varias peças la, espero que resolva o seu prob, pois eu arranjei outro, agora qndo ligo o ar do meu carro ele fica esquentando aos poucos, e ai a temp começa a subir, e nao para, so se eu desligar ai começa a voltar, e ja reparei tb q meu carro nao fica com a ventoinha ligada qndo eu desligo ele, era pra continuar ate refrigerar nao era ???
vlw um abraço
Patrick
Na maioria das ela desliga mesmo, é por acionamento mecânico. Em algumas é elétrico.
Esse problema começou logo depois de intalar a bomba d'água nova?
Se positivo, provavelmente é alguma cagada do mecânico sobre a ventoinha. :parede:
Algumas possíveis cagadas:
1- O direcionador (aquela "proteção de plástico" q fica sobre a ventoinha) tá OK? Se não, o vento da ventoinha está se dissipando e não está sendo eficiente.
2- Com o carro e o ar condicionado ligados veja se o vento produzido p/ ventoinha vai em direção ao motor ou para o radiador. Se estiver indo p/ o radiador, está errado. Neste caso, a ventoinha ao invés de ajudar a resfriar o motor, o está aquecendo. Pode ser pela ventoinha na posição errada ou a polaridade dos fios dela (se for elétrica) invertida. :parede:
Abs,
PatrickTate
26/11/2006, 09:49
Na maioria das ela desliga mesmo, é por acionamento mecânico. Em algumas é elétrico.
Esse problema começou logo depois de intalar a bomba d'água nova?
Se positivo, provavelmente é alguma cagada do mecânico sobre a ventoinha. :parede:
Algumas possíveis cagadas:
1- O direcionador (aquela "proteção de plástico" q fica sobre a ventoinha) tá OK? Se não, o vento da ventoinha está se dissipando e não está sendo eficiente.
2- Com o carro e o ar condicionado ligados veja se o vento produzido p/ ventoinha vai em direção ao motor ou para o radiador. Se estiver indo p/ o radiador, está errado. Neste caso, a ventoinha ao invés de ajudar a resfriar o motor, o está aquecendo. Pode ser pela ventoinha na posição errada ou a polaridade dos fios dela (se for elétrica) invertida. :parede:
Abs,
Caro Arbass,
tenho que ver se a ventoinha esta jogando o vento na direçao do radiador, realmente nao reparei, qto a instalação da bomda dagua, foi antes de troca-la, então nao acho que tenha sido feita alguma cagada pelo mec, qndo se liga o ar Arbass ele deveria acionar algum dispositivo para ventilar mais ?? tipo um segundo estagio ??? pois reparei que nao muda em nada o funcionamento da ventoinha qndo eu ligo o ar cond., acho q a minha XJ esta querendo colecionar misterios, meu engasgue pode estar sendo causado por um filtro de ar esportivo(conico) mto pequeno ?? pois a DELLGAS instalou um filtro na boca no tbi (ja achei errado, pois Carvalhal me disse que teria q usar um tubo ate o lugar onde ficava a caixa do filtro original, e com um filtro de ar conico GRANDE, o meu e peq e ainda esta amassado, pois o capô pega nele qndo fecha, chegou a amassar um pouco.... acho q pode ser esse filtro, pois ele esta assuviando, qndo em GNV.
vlw um abço
Patrick,
Outra coisa:
Abs,
Arbass,
não sei bem q barulhinho é esse q vc citou, mas a minha ZJ, fazia um ruido tipo um assovio meio rouco..:pensativo: é dificil explicar :parede:, troquei o reparo da bomba hidraulica e o barulho/assovio :pensativo: sumiu :dance:
Abraço.
É um tipo de zunido/assovio q vem da direção da bomba.
Abs,
PT (s/ ofensas),
Não conheço essa Dellgas. Eles tem experiência c/ as XJ?
Uma oficina c/ bastante experiência é a Gazcar em Bonsucesso.
Na minha o filtro também é pequeno, mas tem uma mangueira de uns 50 cm entre ele e a TBI. Acho q um filtro pequeno demais não causaria engasgos, e sim perda de potência e aumento de consumo. Posso estar falando bobagem, mas a impressão q tenho é q tem q ter essa distância p/ q o gás se misture uniformemente c/ o ar. Talvez seja esse o seu problema.
Quando se liga o ar condicionado a ventoinha fica ligada o tempo todo.
Abs,
PatrickTate
26/11/2006, 23:27
PT (s/ ofensas),
Não conheço essa Dellgas. Eles tem experiência c/ as XJ?
Uma oficina c/ bastante experiência é a Gazcar em Bonsucesso.
Na minha o filtro também é pequeno, mas tem uma mangueira de uns 50 cm entre ele e a TBI. Acho q um filtro pequeno demais não causaria engasgos, e sim perda de potência e aumento de consumo. Posso estar falando bobagem, mas a impressão q tenho é q tem q ter essa distância p/ q o gás se misture uniformemente c/ o ar. Talvez seja esse o seu problema.
Quando se liga o ar condicionado a ventoinha fica ligada o tempo todo.
Abs,
Arbass,
qndo ligo o ar a ventoinha fica ligada direto sim, mas acho q tem algo errado com a viatura, ela nao esquentava assim qndo usava o ar, tenho q rever a parte de arrefecimento da cheroka, pode ser q meu radiador nescessite de uma varetada, pois comprei o carro a 3 meses enao sei q tipo de manutençao o antigo dono fez.... Arbas vc conhece alguem especializado em radiador ou arrefecimento em geral ? pensei que fosse problema no meu ar, tipo achei q o compressor poderia estar pesado demais, pode ser ?? ou estou falando besteira ??
um abraço arbass
PATRICK
PT(s/ ofensas),
E o direcionador e a direção do vento? Tão OK?
Só esquenta c/ o ar ligado? E em engarrafamentos em dias quentes? A temperatura sobe até quanto? Chega a ferver? O nível do líquido de arrefecimento está baixando?
Depois q eu troquei o radiador a temperatura da minha cai quando o ar está ligado.
Troquei meu radiador num mecânico especializado, muito bem recomendado, só q em Niterói.
No Rio tinha uma oficina de radiadores muito boa na Marechal Rondon na altura do Engenho Novo. Não sei se existe mais.
Abs
É um tipo de zunido/assovio q vem da direção da bomba.
Abs,
Arbass,
então é praticamente certo q sua bomba da hidraulica necessita uma troca de reparo :pensativo:, o primeiro sintoma é esse ruido, depois ela pode estourar :cry: dai vai mais $$$ pra consertar....:parede:
Abraço.
Nzardo,
O que vem a ser esse reparo? O rolamento? Vende separado? Quando se compra uma bomba nova, ele vem junto?
Abs,
Nzardo,
O que vem a ser esse reparo? O rolamento? Vende separado? Quando se compra uma bomba nova, ele vem junto?
Abs,
Arbass,
não sei ao certo os 'itens' deste reparo, nem se o danado do rolamento vem tambem, o q posso te dizer é q gastei R$300,00 pra consertar, e a de um outro, q estourou (foi uma chuva de oleo) ficou em R$600,00, pelo q escutei, o rolamento q é responsavel por .....tipo uma helice......rompeu, moendo a bichinha por dentro e provocando a sua abertura (na marra) dai ''chuva de oleo', de uma pesquisada em qq oficina especializada em direção hidraulica q eles manjam.........:palmas:
Abraço.
Nzardo,
Tamu falando de coisas diferentes. Eu de bomba d'água, vc de bomba da direção hidràulica, q por sinal já tive q trocar na XJ.
Abs,
Ricardo Bambhoo
30/11/2006, 08:58
Patrick,
Outra coisa:
Abs,
Arbass,
a minha bomba de água antes de pifar fazia um barulho igual a correia assobiando (ou assoviando, como dizia minha avó!). Depois disto começou a dar umas vazadinhas de água pelo eixo...
[]'s
andretomasi
20/04/2011, 20:08
Desenterrando o tópico pra não criar um novo!
Viajei hoje de Porto Alegre a Três de Maio, 500km com a XJ.. andei uns 350km no GNV, depois passei pra gasolina e vim até aqui, beleza. Quando cheguei, fui deixar meu primo em casa, desliguei a XJ pra descer as malas. Quando volto pro carro e tento ligar, ela começou a falhar como se estivesse faltando gasolina, tentei acelerar mas não fez diferença, não respondia, até que o motor apagou. Tentei algumas vezes e sempre o mesmo problema.
Tentei então dar partida no GNV, com o restinho que deveria haver no cilindro, aí ela pegou e funcionou normalmente. Consegui vir até em casa (três quadras), parei aqui e não tem jeito, na gasolina fica falhando e o motor apaga.
Fiz o teste da chave, e ela acusa um erro código 21, do sensor O2 - sonda lambda. Não entendo muito do kit GNV, como eu sei se tenho o emulador de sonda? Meu kit é da Tury - REG. Estou inclusive vendendo o kit, mas aqui na cidade não tem GNV e nem instaladora aonde posso levar pra ver isto. Pensei em levar ao mecânico amanhã e retirar o kit gnv e arrumar ela pra funcionar na gasolina, e depois levar o kit a Porto Alegre pra vender por lá, posso fazer isso? Vou precisar voltar a Porto Alegre segunda-feira com ela, então preciso resolver isso de qualquer maneira.
Detalhe, há duas semanas atrás, troquei o catalisador dela e foi reinstalado o sensor da sonda, no mesmo local após o catalisador.
Se o pessoal com mais experiência em GNV puder dar alguma dica de por onde começar, agradeço.