PDA

Ver Versão Completa : jipeiros x off-roaders

tisgo
28/09/2006, 12:42
lendo uma matéria sobre veículos 4x4 e pilotagem me deparei com a seguinte opinião de um instrutor de pilotagem off road

"Rogério faz questão de diferenciar off-roaders de jipeiros. Segundo ele, os primeiros se preocupam em proteger o meio-ambiente, necessitam de uma infra-estrutura (banheiros, local para montagem de barracas e uma trilha segura), enquanto os segundos muitas vezes procuram apenas por aventura, sem se importar com o que irão encontrar pela frente e, na maioria das vezes, sem respeitar os outros e a natureza." (Rogério Fertonani - curso Pneus BFGoodrich Adventure)

tenho meu veículo 4x4 a pouco tempo, e me causou estranheza essa definição, ja vi diversas trilhas ecológicas etc. nunca achei que os "jipeiros" pudessem ser vistos dessa forma.

bom, coloquei isto aqui pra ver oq a galera pensa sobre o assunto, a matéria toda esta em http://www.hagah.com.br/veiculos/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&regionId=1&newsID=a1301079.htm&template=2656.dwt&section=noticias.

valeu abraço

SmootH_
07/10/2006, 17:27
depende dos jipeiros
em muitas trilhas, ha os jipeiros que vão andando e largando o lixo pela janela, e a os jipeiros que vão parando e juntando
eu faço minha parte, em não jogar lixo, e em fazer os amigos tambem não jogarem lixo na natureza

Sergio Rocha
07/10/2006, 18:43
lendo uma matéria sobre veículos 4x4 e pilotagem me deparei com a seguinte opinião de um instrutor de pilotagem off road

"Rogério faz questão de diferenciar off-roaders de jipeiros. Segundo ele, os primeiros se preocupam em proteger o meio-ambiente, necessitam de uma infra-estrutura (banheiros, local para montagem de barracas e uma trilha segura), enquanto os segundos muitas vezes procuram apenas por aventura, sem se importar com o que irão encontrar pela frente e, na maioria das vezes, sem respeitar os outros e a natureza." (Rogério Fertonani - curso Pneus BFGoodrich Adventure)

tenho meu veículo 4x4 a pouco tempo, e me causou estranheza essa definição, ja vi diversas trilhas ecológicas etc. nunca achei que os "jipeiros" pudessem ser vistos dessa forma.

bom, coloquei isto aqui pra ver oq a galera pensa sobre o assunto, a matéria toda esta em http://www.hagah.com.br/veiculos/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&regionId=1&newsID=a1301079.htm&template=2656.dwt&section=noticias.

valeu abraço

esse carinha não sabe o que é ser jipeiro.:mrgreen:
[]'

Amostardeiro
07/10/2006, 18:55
esse carinha não sabe o que é ser jipeiro.:mrgreen:
[]'

Sergio/ All

Acho que o cara tem razão em parte existe uma diferença entre os off- roaders e os jipeiros, mas essa diferença não tem nada a ver com consciência ecológica ou de preservação do ambiente natural, assim como tem gentte de todas as classes sociais que joga lixo em qualquer lugar tem off- roader e jipeiro porco pra kct.

Abraço

Sergio Rocha
07/10/2006, 20:33
Sergio/ All

Acho que o cara tem razão em parte existe uma diferença entre os off- roaders e os jipeiros, mas essa diferença não tem nada a ver com consciência ecológica ou de preservação do ambiente natural, assim como tem gentte de todas as classes sociais que joga lixo em qualquer lugar tem off- roader e jipeiro porco pra kct.

Abraço

Quem destroi trilhas e joga lixo, NÃO é jipeiro.Não tem quer ter um jipe pra ser jipeiro.Jipeiro pode ter pajero,toyota,suzuki,engesa etc etc etc...
Jipeiro é espirito de solidariedade,cordialidade,educação,consciencia, e etc etc... Coisas tão "fora de moda atualmente".
Muita gente PENSA q é jipeiro, mas não chega nem perto.Infelizmente tem muita gente porca,mal educada,grosseira,sem um pingo de consciencia ambiental que se intitula jipeiro, quando na verdade não é.
Aki mesmo no forum, como temos muitos membros dos mais variados lugares e das mais variadas classes sociais, vc encontra de todos os tipos de pessoas, desde os que acham q aki é a casa da sogra e os q realmente tentam ajudar os outros.tem gente que entra aki pra pedir informação e nem se dá ao trabalho de agradecer ou sequer responder, simplesmente some.
Pra ser jipeiro nào precisa ter um 4x4. TEM que ter o ESPÍRITO.
Então quando eu vejo um cara que está "ensinando" sobre off road e dizendo q jipeiro suja trilha, eu te digo ele não sabe o que é jipeiro, é apenas mais um que pensa que sabe.

[ ] ':concordo:

Sergio Rocha
07/10/2006, 20:46
Olha que interessante.Eu não lembro aonde eu peguei, mas tem o credito do autor.

Ser Jipeiro é:
• Ficar ofendido quando alguém chama sua viatura de carro
• Ser indagado no posto de gasolina, com aquelas perguntas célebres: É de fibra? É 4x4? Vc faz trilha? Quanto custa um desses aí? Anda Bem?
• Escolher o Shopping Center pela altura do estacionamento...
• Escolher o Prédio para morar pela altura das garagens...
• Ter a vaga do estacionamento do prédio personalizada (é aquela meio marrom, onde nascem uns matinhos...)
• Não ter nenhuma camiseta totalmente branca...(muito menos meias...)
• Fazer sucesso ao buscar os filhos na escola (entre a molecada)
• Não fazer tanto sucesso ao buscar a esposa no cabeleireiro...
• Acostumar com a pergunta dos sobrinhos" Tio leva a gente para dar uma voltinha"
• Acostumar com a pergunta da esposa " mas tem que ir de jipe???"
• Torcer para chover no final de semana...
• Ser proibido de estacionar na firma às segundas feiras.
• Ser odiado pelos funcionários do lava-rápido
• Ser amado pelo dono do posto de gasolina...
• Ser amado pelo dono da autopeças.
• Ter na carteira, mais cartões de oficinas e distribuidoras de peças do que dinheiro.
• Pedir rancho 9013 de amigo secreto
• Ignorar o descoberta que a menor distância entre dois pontos é uma reta ( a menos que na reta tenha um atoleiro...)
• Fazer passeios onde se ninguém quebra, atola, capota ou fica até o dia seguinte; ele volta para casa com a cara de quem vai ao estádio para ver um 0x0...
• Achar que o acessório mais importante do seu veículo é uma caixa de isopor com umas latinhas geladas dentro. (aliás se faltar espaço, fica o Zequinha, esposa e filhos em casa mas a bendita caixinha vai! e em lugar de honra dentro da viatura).
• Ouvir do guarda :" O sr pode retirar um dos adesivos para que eu posso verificar a cor do veículo para preencher a multa? ( isso indo para a trilha, se acontecer a abordagem na volta o guarda simplesmente coloca marrom e pronto!! Ou entra para guarita procurando os seus calmantes pois não acredita no que vê)
• Se vingar da sogra lavando a viatura em frente à casa dela...
• Ter um carro multimarcas: motor vw, cambio gm, limpador Fiat, faróis da variante ... e no documento constar importado...
• Ligar na concessionária só para saber quanto não se deve pagar por uma peça, e não se contentar até achar a peça num valor 4 vezes menor, se achar num valor menor ainda espalhar pra todo mundo... (se comprar na concessionária ninguém fica sabendo nem o sob tortura, nem em confissão no leito de morte...)
• Ter um estoque de peças na viatura que dá para montar outra...(o que acaba ocorrendo...)
• Não entender a função da profissão "martelinho de ouro"...
• Explicar ao balconista que vc precisa da peça chevrolet, que que servia no Puma, mas era usada no Gurgel, mas que é para ser colocada no seu jipe.(numa função totalmente diferente da original, é claro!).
• Ao fazer a lista de suprimentos para um passeio ou expedição, começar sempre pelo item: cerveja.
• Ser chamado por parentes às 2h00 para rebocar o carro de não sei quem que quebrou não sei aonde e não sei quando devido à não sei o que...
• Os mesmos parentes que dizem: por que você não troca esta lata velha, compre um carro mil, econômico, moderno... silencioso.
• Ter sua casa como ponto de referência na rua " é depois daquela casa do jipe..."
• Ser o único da rua que não lava o carro aos sábados pela manhã (via de regra neste horário já está o sujando ainda mais. )
• Convidar a sogra para fazer trilha só para testar o santo antônio...
• Ter amigos.
Texto: Augusto Proença

Alexandre Vaz Ferreira
07/10/2006, 22:44
Grande Sérgio

Lembro deste texto quando foi postado aqui no fórum pelo Giovani.....foi o quinto tópico na área de humor (faz tempo heim...).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85

[]s

valdir rainer
08/10/2006, 13:51
para mim só póde ser coisa de algum almofadinha do jeepclub do brasil,que alias se esqueceram dos antigos willys ,com os quais se começou o club.

NeRo
08/10/2006, 14:30
Esse Rogério tá ganhando dinheiro pra dizer isso? :pensativo:
Eu falo besteira de graça! :mrgreen:

MUTS
09/10/2006, 15:40
Já dizia minha avó: Não tem o que falar, fica quieto!!!!

Esse rogério é canditado a alguma coisa???? Tá parecendo político falando merd@....

Marcelo Carvalhal
09/10/2006, 15:54
So agora vi esse topico.....eu li essa reportagem.....nao conheco o tal ROGERIO, mas vale a pena pegar o pobre rapaz e deixar ele fazer um estagio com cada um de nos, que temos o ESPIRITO, que ja foi descrito pelo SERJAO aqui....

JEEPEIRO
JIPEIRO
OFF ROADER
TRILHEIRO

Sei la, uma coisa que sempre falo quando me dizem que alguem fez besteira com o carro seja um SUPER 4X4 ou um SUPER PERFORMANCE, eu digo que sao esses idiotas, que quando acham que o dinheiro e quando "COMPRAO" O CARRO OU JEEP OU JIPE , acham que a habilidade e o ESPIRITO vem como OPCIONAL, ou entao ta no pacote....
Passei por muita coisa dentro de trilha e nas pistas...hoje para eu chamar um cara de JEEPEIRO.....leva um bom tempo!!!!

Alguem tem o endereco do cara????

Joao Baeta
09/10/2006, 22:04
So agora vi esse topico.....eu li essa reportagem.....nao conheco o tal ROGERIO, mas vale a pena pegar o pobre rapaz e deixar ele fazer um estagio com cada um de nos, que temos o ESPIRITO, que ja foi descrito pelo SERJAO aqui....

JEEPEIRO
JIPEIRO
OFF ROADER
TRILHEIRO

Sei la, uma coisa que sempre falo quando me dizem que alguem fez besteira com o carro seja um SUPER 4X4 ou um SUPER PERFORMANCE, eu digo que sao esses idiotas, que quando acham que o dinheiro e quando "COMPRAO" O CARRO OU JEEP OU JIPE , acham que a habilidade e o ESPIRITO vem como OPCIONAL, ou entao ta no pacote....
Passei por muita coisa dentro de trilha e nas pistas...hoje para eu chamar um cara de JEEPEIRO.....leva um bom tempo!!!!

:arrow:Carvaiau!
"hoje para eu chamar um cara de JEEPEIRO.....leva um bom tempo!!!!"

Deixa de ser metido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!
Qq jipeiro que cuida da sua viatura bem... leva bom tempo também!!

Absssssssssssssssssssssssssssss

Dennis Figueiredo
11/10/2006, 11:28
manda esse rogério à merda.

Sergio Rocha
11/10/2006, 13:12
manda esse rogério à merda.

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'a melhor resposta

Juninho
12/10/2006, 00:03

JEEPEIRO
JIPEIRO
OFF ROADER
TRILHEIRO

Fala Marcelo !!

Vou relatar o histórico da " figura " ... pois o conheço pessoalmente e tive o desprazer de participar de uma prova organizada por ele na minha cidade ano passado.
Antes de mais nada, para quem conhece Londrina no Paraná, já deve ter ouvido falar da AÇÃO 4X4 ... é uma loja de acessórios OFF ROAD, segundo o que me consta " autorizada" TROLLER ( só na cabeça do Rogério e do irmão dele, Carlito) e presta assistência também a veículos Land Rover.
Ocorre que a grande maioria das pessoas em nossa cidade com um poder aquisitivo relativamente elevado, e que se aventuram a conhecer o mundo do OFF ROAD acabam tendo o 1° contato com a loja destes irmãos, que não há que se negar, possuem opções de produtos de marcas consagradas, como Warn, Hi-Lift, BF Goodrich, ARB e outros, porém com preços relativamente fora de mercado, porém em patamares desprezíveis para 99% do público que é cliente ( os mais abastados) e que não tem noção nenhuma do que seja um Fórum 4X4 Brasil ou acreditam ser o Wrangler de hoje o mesmo jipe usado na guerra do Vietnam ( falar em CJ3 CJ5 para eles é o mesmo que falar elementos da tabela periódica de Quimica).
Portanto, estes dois irmãos (Rogério e Carlito) julgam-se referência no SUL do país em OFF ROAD, gabam-se por serem revendedores BF, praticando preços acima da média do mercado.
Desde que me entendo por jipeiro ( OFF ROADER) jamais os vi contribuirem de forma concreta com o OFF ROAD em nossa cidade, pelo contrário, jamais conseguiram manter união com o JEEP CLUBE DE LONDRINA, o que só faz enfraquecer o nosso esporte em nossa cidade.

Ano passado, fui deixado no trecho, em um atoleiro, por ele, Carlito, numa prova de Rally Universitario, pelo simples motivo de o piloto do veiculo que eu estava não conseguir tirar o carro do atoleiro, e ele, Carlito, achou que estávamos fazendo pouco caso da ajuda dele ( ele era o fecha trilha, com um CJ5 bem bacana por sinal, cheio de perfumarias) e se enervou e nos abandonou atolados, ( enrolou bonitinho o seu cabo de guincho, com sua luva especial) não fosse a ajuda do pessoal local estariamos lá até ontem ... e no final não nos pediu ao menos desculpas ou desconsiderou o ocorrido.

Peço desculpas pelo longo desabafo, mas realmente, estes "senhores" não merecem qualquer tipo de prestígio ou aclamação. Pois tratam-se de exemplos negativos de companheirismo, disciplina e humildade neste esporte que nos une, que é o OFF ROAD.

Em tempo...
(eles são os irmão CRUSH)

www.acao4x4.com.br

Sobre a AÇÃO4x4 - Conheça os Parceiros
Rua Fernando de Noronha, 110 - (43) 3323-4666 - Londrina - Paraná

Tá tudo aí ...

[s]

José Augusto
12/10/2006, 00:58
Estão dando muita atenção as palavras sem sentido do ilustre desconhecido.

[]'s fazendo questão de nem saber o nome.

Elmer_Jeep
13/10/2006, 10:55
Quem destroi trilhas e joga lixo, NÃO é jipeiro.Não tem quer ter um jipe pra ser jipeiro.Jipeiro pode ter pajero,toyota,suzuki,engesa etc etc etc...
Jipeiro é espirito de solidariedade,cordialidade,educação,consciencia, e etc etc... Coisas tão "fora de moda atualmente".
Muita gente PENSA q é jipeiro, mas não chega nem perto.Infelizmente tem muita gente porca,mal educada,grosseira,sem um pingo de consciencia ambiental que se intitula jipeiro, quando na verdade não é.
Aki mesmo no forum, como temos muitos membros dos mais variados lugares e das mais variadas classes sociais, vc encontra de todos os tipos de pessoas, desde os que acham q aki é a casa da sogra e os q realmente tentam ajudar os outros.tem gente que entra aki pra pedir informação e nem se dá ao trabalho de agradecer ou sequer responder, simplesmente some.
Pra ser jipeiro nào precisa ter um 4x4. TEM que ter o ESPÍRITO.
Então quando eu vejo um cara que está "ensinando" sobre off road e dizendo q jipeiro suja trilha, eu te digo ele não sabe o que é jipeiro, é apenas mais um que pensa que sabe.

[ ] ':concordo:
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Chegando atrasado no tópico,

Falou tudo tio Sérgio, ontem mesmo participei de uma entrevista na rádio local e falei sobre esse assunto pois fui questionado quanto à atitude de algumas pessoas que tem seus CJ's e andam cometendo algumas irresponsabilidades na cidade e nas praias. Então pra começar a história eu disse que NEM TODA PESSOA QUE TEM JIPE É JIPEIRO pois nós Jipeiros somos amantes da natureza, incentivadores do turismo ecológico, divulgadores de um esporte alternativo, e o principal, amigos de verdade!

Muita gente me pergunta, "precisa ter jipe pra entrar no clube", daí eu falo, pra entrar no clube basta ter Espírito Jipeiro! :concordo:

Não adianta um jipe clube ter todo um código de ética se ninguém é unido pela mesma causa.

O pior de tudo é o que esse tal de rogério fez, ditar padrões, como se os Jipeiros fossem a prole e os Off-Roaders a elite...

Eu penso da seguinte forma, primeiro é que tenho uma responsabilidade muito grande por ser proprietário de um Jeep, por ter uma oficina conhecida nesse ramo e por estar atualmente participando da Diretoria de um Jipe Clube. Por essas e outras sou conhecido na cidade como "Jipeiro". Isso pra mim não é nenhuma palavra ofensiva pois por onde passo procuro mostrar o verdadeiro ESPÍRITO como bem escreveu o tio Sergio e essas besteiras que agente ve poraí são atos isolados de uma minoria insignificante que não deve ser levada em consideração

[]'s pra quem sabe o que é e tem consciencia do que faz. :wink:

Juninho
13/10/2006, 22:23
X 10 !!!!!! :) :) :)