PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas MIRIM



Storm
27/09/2006, 22:04
Olá pessoal, depois de passar por um Land, 2 Willys, 1 F75 e um Troller... cá estou eu com meu primeiro JPX! Muito amigos estranham essa escolha, mas acho que pessoas que optam por atravessar um riacho em vez de usar a ponte ao lado, é até muito claro certas escolhas que fazemos.
...
Dúvidas:

1) Qual a marca e/ou modelo do quebra mato que aparece em tudo quanto é jpx nas revistas e fotos da net, mas que não achei em nenhuma loja de acessórios? É algum modelo específico pra jpx que não existe mais? Vi 2 modelos, 1 é aquele com quebra mato e protetor de farol e outro é aquele tubular que muitos usam no troller. Queria esse com protetor de farol. Já olhei em 200 lojas da net, mas não vi nenhum parecido. Como estou em MT, na minha cidade não tem loja de acessórios e dependo das fotos e especificações das lojas e é claro, dos mails não respondidos. Internet ainda é bicho pra muita empresa nas grandes capitais brasileiras.

2) E os protetores ? existem especificos ou hoje em dia apenas adaptados?

3) O meu é STD capota rígida fixa. Saiu algum com capota removível igual o Troller ? Existe algum lugar que faça isso ? Alguém já fez ? Estava pensando em cortar a capota e deixá-lo como uma pick-up.

4) Lojas de peças. Ando comprando as peças na automix. Mas existem outras escondidas por aí ?

5) Queria colocar um PX, qual o modelo ideal ? Ideal entenda-se simples, fácil e barato!

6) Estou pensando em usar pneus 235-85/16. Depois de muitas atoladas descobri que altura é fundamental. É claro que acho muito mais bonito os 33, mas quando usei no Land senti o peso dos bichos. Fica animal, mas se senti o peso num land, tô achando que no jpx seja meio suicídio. Pois além do peso, e obviamente do desgaste prematuro de rolamentos, etc...ainda entra a questão velocidade. Apesar de estar com o motor original, e dele não andar... e eu ainda estar mal acostumado com o Troller, acredito que esse peso também vai ajudar a "segurar" o bicho. Pelo que sei a diferença de altura é mínima, e aí ? Algum comentário ?

7) Será que o Lula ganha mesmo?

Obrigado pelo help, nesse e em outros tópicos.

Ah, estou em Barra do Garças-MT. Se alguém precisar de alguma informação ou ajuda com algo por aqui, é só falar.

leogc
27/09/2006, 23:13
Fala Storm, seja bem vindo ao mundo do jpx...vou tentar dar uma ajuda...depois a galera aparece por aqui.

1) se não me engano os quebra-matos eram originais. acho que o mais fácil é ficar na procura de alguem vendendo um usado...quase não se acha acessórios para jpx por aí. ou então tentar adaptar um.

2) o mesmo vale para os protetores, depois de um determinado ano eles eram todos originais de fábrica (não sei qual ano)...no meu caso, terei que mandar faze-los pois o meu tb estava sem e eu perdi um tanque por conta disso. se não me engano, tem um topico sobre isso.

3) existem jotas de capota de lona e eu já vi um com a capota fixa cortada. ambos ficam bem bonitos...mas se tiver preferencia pela capota de lona, sugiro que tente vender a sua (ha um bom mercado para isso) e tente trocar por uma de lona. no meu eu vendi a capota, e to esperando acabar a reforma do motor para correr atras de uma capota, mas vou mandar fazer uma por causa da minha gaiola.

4) além da automix, tem a torque máximo (SP), a veidiesel (MG), o andre da extinta MGL no rio e o estoque da também extinta alpina...para achar os telefones de uma olhada em http://jpx.4x4brasil.com.br/html/inicial.html. vale a pena também entrar para o clube do jpx (http://br.groups.yahoo.com/group/clubedojpx/) onde sempre aparecem ofertas de peças usadas....

5) bom, eu tenho um px, mas não entendo nada disso, só sei usar. dizem que o tal do cobra é o melhor...

6) quem já colocou 33 com o motor original diz que ficou horrível, pq o motor é fraco..eu rodava com o 31" numa boa...o martin roda com uns 31" 3K que é do tamanho do 32...com o motor original...acho que dá para rodar com relativa tranquilidade (desde que se tenha paciencia)...eu to partindo pro 265x75x16 ou para o 235, vai depender do que vai caber na minha roda...mas meu motor não tá mais original....

7) do jeito que a coisa anda, acho que ele também não sabe nada sobre isso...hehehe

se precisar de algo, tamos aí.

abs

Rafael Aquiles
04/10/2006, 20:16
Storm,

Eu também sou novato com o JPX, e no mundo 4x4, visito sempre este forum e também um outro: clubedojpx@yahoogrupos.com.br, lá eu encontrei uma nensagem esses dias atrás com o Quebra Mato Original do Jota, custaba 200,00 e estava reservado para alguém. Entre em contato com o autor da mensagem que costuma vender outras peças também (Márcio<marcioqpais@uol.com.br. Neste outro grupo sempre aparece gente vendendo e procurando peças.

gvogetta
06/10/2006, 23:02
Salve!

Só emendando:

1. Os quebra-matos eram originais da JPX mesmo, os dois modelos que citou. Só vai encontrar usados de alguém que tenha para vender, de alguma viatura sucateada ou que tenha sido retirado.

2. Protetores: eram originais também, mas estes são mais fáceis de adaptar. Pronto para o Jota não vai achar nada em lojas, só mandando fazer mesmo, mas são bem simples...

3. Questão de gosto. Tudo é possível...

4. Recomendo sempre Torque Máximo e Automix. O Marcelo da Tecno Diesel (antiga Veidiesel) muitas vezes tem peças usadas, mas o seu forte é a área de serviços (manutenção e adaptações).

5. Cobra 19 DX. É sinônimo de BBB (bom, bonito e barato). Aqui no Fórum vais encontrar gente anunciando, novos e usados. Veja nos classificados específicos.

6. Boa medida. Não pesa muito, é praticamente um 32". Tá pensando em que modelo? Eu uso essa medida (Wrangler MT/R). Muito bom.

7. Opiniões políticas à parte, quero que pegue fogo no r@bo desse barbudo...

Um abraço,

leogc
06/10/2006, 23:15
Fala Getúlio, tá sumido....

como vai o panzer?!

o fio entupido tá colocando o intercooler, tá ficando muito bom o serviço, não vai dar nem para reconhecer a cara do motor. tá tudo muito mais limpo...sem contar que fizemos algumas inovações na posição do filtro de ar e da travessa do capot. depois que tirar umas fotos coloco por aqui.

3. questão de gosto realmente, coisa de quem sempre quis ter um carro conversível.

6. pois é..já me decidi por esses dois, têm bom diâmetro e acho que vão forçar menos os eixos....to propenso a uns recapados com aquela banda da vipal, vj9000....não posso colocar nada muito agressivo pq vou querer viajar um pouco com ele...e como quero fazer trilha pesada, a grana tá curta e acho mais bonito...preciso de algo mais agressivo.

7. Pior que pode até pegar fogo, mas ele vai continuar não sabendo de nada...

abs

gvogetta
08/10/2006, 18:12
Salve Leo,

Realmente ando meio sumido. O tempo (livre) está virando artigo de luxo...

O Panzer vai bem, progredindo sempre, mas ainda não está 100% concluído. Powertrain completo, intercooler e eixos (partes mais complexas) estão completas. Faltam ainda a parte elétrica (foi revisada, mas não gostei do serviço e vou refazer eu mesmo) e a suspensão (estou fazendo os ajustes finos nas molas/amortecedores traseiros e seus suportes - tipo projeta-se, instala-se/modifica-se, anda-se uns 100-200 Km no asfalto/terra/lama para ver como fica - aí, não ficou 100% - volta para a prancheta e começa tudo de novo - já foi umas 3 vezes assim, agora, na quarta tentativa, acho que acertei... :roll: ).

Que intercooler instalou no Fio Entupido? Vê se manda fotos e detalhes depois, com as impressões de desempenho...

Um abraço,

leogc
08/10/2006, 19:06
Fala Getúlio....

eu confesso que ando meio sem paciencia para esses ajustes...já estou sem o carro ha muito tempo...

a gente mandou fazer um radiador sob encomenda aqui no rio, depois que eu tiver todos os custos de instalação eu posto, mas ele tem cerca de 40cmx30cm (acho), e colmeia dupla. também colocamos uma ventoinha por baixo dele, a ventoinha terá acionamento manual para os momentos em que a velocidade for mais baixa....

eu já andei com mele por alguns minutos, lá perto da oficina...e te digo que ficou BEM mais solto, mas aí acho que as mangueiras de ar não aguentaram a pressão....a turbina nova enche muito mais rápido e enche mais fácil o motor, dá para sair de curvas em 3ª acelerando sem aquele barulho de tudo batendo que fazia antes....outra coisa que notei é a refrigeração, ele praticamente não liga a ventoinha, e quando liga a temperatura diminui rapidamente....(são duas ventoinhas de santana 2.0 com aquele defletor de ar)...

bom, essa semana o cara deve terminar de instalar o intercooler, e de trocar as mangueiras de água e ar para tubos, com um pequeno aumento de diâmetro para a tubulação de água....

assim que estiver com o carro crio um tópico somente com essas discussões....

abs

Martin Melcop
09/10/2006, 07:47
Leo,

estou muito interessado no teu projeto, acho que vamos falar bastante depois.

Assim que ficar pronto avisa para fazermos uma trilha.

Abs,
Martin

leogc
09/10/2006, 09:29
Fala Martin,

pode deixar que vcs saberão qdo o carro estiver pronto....mas já ta faltando pouco....eu colocarei informações detalhadas do projeto...principalmente em relação a algumas modificações que estamos fazendo....

abs