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Ver Versão Completa : Engatar marchas reduzindo arranha!!!



Gallo
26/09/2006, 21:48
Pessoal, seguinte...
minha ranger 2.8 ps :twisted: , com cambio eaton FSO2405...:mrgreen:
quando fria.. antes de rodar alguns kilometros, quando vou reduzir de 4ª marcha para a 3ª ela sempre arranha....:parede:
pessoal olhou o óleo para ver se era o óleo correto e disseram que sim
esses dia troquei o atuador e o cilindro mestre, pensei q ia resolve, mas ficou a mesma coisa nesse quesito.. alguém já passou por isso ou sabe o que pode ser??
desde já agradeço!
abraços aee

Miranda
26/09/2006, 22:21
Cara, com caminhonete nao, mas tinha um trator na fazenda que fazia isso tbm.
Era um Valmet 1580 MWM ^^

E engraçado que era na terceira tbm. Mas era só esqentar que ele parava de dar problemas nessa marcha.
Ja tentou dar aquele toquinho esperto no acelerador na hora de reduzir?

Walter L. L. Casitta
26/09/2006, 22:54
Pessoal, seguinte...
minha ranger 2.8 ps :twisted: , com cambio eaton FSO2405...:mrgreen:
quando fria.. antes de rodar alguns kilometros, quando vou reduzir de 4ª marcha para a 3ª ela sempre arranha....:parede:
pessoal olhou o óleo para ver se era o óleo correto e disseram que sim
esses dia troquei o atuador e o cilindro mestre, pensei q ia resolve, mas ficou a mesma coisa nesse quesito.. alguém já passou por isso ou sabe o que pode ser??


Gollo,

Quando compre a minha Ranger 0Km, tinha o mesmo problema. Foi resolvido na garantia, mas fique sem saber o que era exatamente. Na época o consultor tec. da concessionária disse apenas que isso era culpa de uma pequena peça plástica. Depois disso o câmbio sempre funcionou perfeitamente.

A peças não é cara mas tem que descer o câmbio.

edubelem
27/09/2006, 15:25
Pessoal, seguinte...
minha ranger 2.8 ps :twisted: , com cambio eaton FSO2405...:mrgreen:
quando fria.. antes de rodar alguns kilometros, quando vou reduzir de 4ª marcha para a 3ª ela sempre arranha....:parede:
pessoal olhou o óleo para ver se era o óleo correto e disseram que sim
esses dia troquei o atuador e o cilindro mestre, pensei q ia resolve, mas ficou a mesma coisa nesse quesito.. alguém já passou por isso ou sabe o que pode ser??
desde já agradeço!
abraços aee

Gallo, eu botei uma vez óleo 90 na caixa e ficou assim e com as marchas duras demais para engatar, depois coloquei o óleo indicado(MERCON ATF III) e ficou beleza.

Tenta substituir o óleo.

Bianor
27/09/2006, 18:56
Garantia da Ford numa caixa Eaton !!!! Piada !!!
Na semana passada vi um cara aqui no Rio que ficou 12 dias parado para o revendedor FORD consertar a caixa. Esta foi para a oficina Eaton autorizada desmontaram, não tinha nada, e os patetas ainda estão procurando o problema, na certa vão dizer que o culpado foi o Lula.
Numa concecionária FOIRD por ai acredito que nem abram uma caixa destas, vão direto para a EATON.
Por isso não perca tempo com intermediários incompetentes que só aregam valor na nota do serviço que voce vai pagar.
Ligue gratis para a Eaton 0800170551 pergunte onde tem uma oficina autorizada Eaton e faça a sua manutenção por lá.
Acredite em quem fabrica a coisa senão a coisa fica preta é pro seu lado
Pelo que voçe falou o sincronizador da terceira foi para o saco.
Acredito que ele seja junto com o da primeira, certifique com a Eaton. Se foi mesmo o sicronizador devem estar as duas marchas ruins de engatar.
A proposito do óleo da caixa Eaton é Texaco. Claro que voce encontra sob embalagem AC-Delco, Eaton etc mas é este ai.
Detalhe não tente inventar um óleo diferente pois prejudica o desempenho do cambio e a durabilidade.
--------------------------------------------------------------------------
TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W90

Óleo lubrificante especialmente desenvolvido para caixas de câmbio manual de veículos leves e utilitários. É indicado para as transmissões manuais Eaton (ex-Clark) e ZF que equipam as pick-ups e caminhões pequenos da Agrale, Ford, General Motors, JPX, e Volks, Pode ser usado sempre que especificado pelo fabricante um óleo API GL-3 SAE 80W90. Não deve ser utilizado em diferenciais. Possui alto índice de viscosidade, boa estabilidade à oxidação e excelente característica antidesgaste.


Rev.: 04/03/2004
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Walter L. L. Casitta
27/09/2006, 21:06
TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W90

Óleo lubrificante especialmente desenvolvido para caixas de câmbio manual de veículos leves e utilitários. É indicado para as transmissões manuais Eaton (ex-Clark) e ZF que equipam as pick-ups e caminhões pequenos da Agrale, Ford, General Motors, JPX, e Volks, Pode ser usado sempre que especificado pelo fabricante um óleo API GL-3 SAE 80W90. Não deve ser utilizado em diferenciais. Possui alto índice de viscosidade, boa estabilidade à oxidação e excelente característica antidesgaste.



Nem pense em colocar esse óleo na caixa da Ranger. Esse óleo (API GL-3 SAE 80W90) é o indicado no manual apenas para o diferencial dianteiro.
Para o câmbio e para CT é o tipo MERCON ATF, o mesmo da Direção hidráulica.

edubelem
28/09/2006, 09:28
Garantia da Ford numa caixa Eaton !!!! Piada !!!
Na semana passada vi um cara aqui no Rio que ficou 12 dias parado para o revendedor FORD consertar a caixa. Esta foi para a oficina Eaton autorizada desmontaram, não tinha nada, e os patetas ainda estão procurando o problema, na certa vão dizer que o culpado foi o Lula.
Numa concecionária FOIRD por ai acredito que nem abram uma caixa destas, vão direto para a EATON.
Por isso não perca tempo com intermediários incompetentes que só aregam valor na nota do serviço que voce vai pagar.
Ligue gratis para a Eaton 0800170551 pergunte onde tem uma oficina autorizada Eaton e faça a sua manutenção por lá.
Acredite em quem fabrica a coisa senão a coisa fica preta é pro seu lado
Pelo que voçe falou o sincronizador da terceira foi para o saco.
Acredito que ele seja junto com o da primeira, certifique com a Eaton. Se foi mesmo o sicronizador devem estar as duas marchas ruins de engatar.
A proposito do óleo da caixa Eaton é Texaco. Claro que voce encontra sob embalagem AC-Delco, Eaton etc mas é este ai.
Detalhe não tente inventar um óleo diferente pois prejudica o desempenho do cambio e a durabilidade.
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TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W90

Óleo lubrificante especialmente desenvolvido para caixas de câmbio manual de veículos leves e utilitários. É indicado para as transmissões manuais Eaton (ex-Clark) e ZF que equipam as pick-ups e caminhões pequenos da Agrale, Ford, General Motors, JPX, e Volks, Pode ser usado sempre que especificado pelo fabricante um óleo API GL-3 SAE 80W90. Não deve ser utilizado em diferenciais. Possui alto índice de viscosidade, boa estabilidade à oxidação e excelente característica antidesgaste.


Rev.: 04/03/2004
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Não só caixa como motor tambem, prefiro levar no rep. international,

Foi o óleo 80-90 que coloquei e ficou dura sem engatar as marchas, e no representante eaton mandaram colocar o mercon ou dexron ( se não me engano)p/ transmição automática, de preferencia da castrol.

Bianor
28/09/2006, 18:02
Respeito a opinião de voçes mas no cambio do meu carro escuto a palavra do fabricante deste, a Eaton pelo 0800170551 e coloco o óleo indicado por eles.
Sds

Walter L. L. Casitta
28/09/2006, 19:05
Conversando com um mecânico que conhece esse câmbio, disse que o mais comum é o desgaste das buchas do garfo. Essas buchas são feitas do nilon.

edubelem
29/09/2006, 10:41
Respeito a opinião de voçes mas no cambio do meu carro escuto a palavra do fabricante deste, a Eaton pelo 0800170551 e coloco o óleo indicado por eles.
Sds

Bianor, liga p/ eaton e pergunta a espesificação do óleo da caixa da ranger e não da s-10, como é o seu caso. ok:concordo:

Gallo
29/09/2006, 19:46
É.. meu mecanico falou das bucha do garfo.... vo deixa assim por enquanto... quem sabe mais tarde ela não ande mais... hehehe
hoje tive um probleminha, escapamento! escapamento para a cs 2001 2.8 PS não axei.. alguém sabe qual marca fabrica? ele é de 2 1/2 polegada

Bianor
29/09/2006, 21:05
Bianor, liga p/ eaton e pergunta a espesificação do óleo da caixa da ranger e não da s-10, como é o seu caso. ok:concordo:

Ok desculpe o grande incomodo em tentar colaborar mas a Eaton é a fornecedora da FORD, GM e Nissan dai fuiii
Sds

edubelem
02/10/2006, 14:34
Ok desculpe o grande incomodo em tentar colaborar mas a Eaton é a fornecedora da FORD, GM e Nissan dai fuiii
Sds

Não entendi !!!:rolleyes:

Pequeno jr
22/11/2006, 19:44
Gallo,

Resolveu o problema da caixa? Era o Oleo ou era mesmo a bucha do garfo??

Gallo
23/11/2006, 09:56
Sabe que nem mexi mais... hehehe, tipo... foi olhado óleo e tudo mais... o que acontece é quando eu reduzo pra 3ª quando não ando mais de 200 metros... axo que é o óleo que não chega a lubrificar.... to andando assim mesmo, pq é dificil eu sair e logo em seguida colocar quarta.. pq moro bem no centro... ai depois de anda.. é só alegria.. agora mesmo.. parachoque reto atras e tudo mais... ranger eh soh alegria, uhuuuuuul

nhfjunior
05/01/2025, 19:21
Boa tarde pessoal
Recentemente peguei uma ranger 2002 4x4 2.8 e vi que ela arranha pra reduzir da terceira pra segunda. Troquei o oleo do cambio (atf dexron iii) e o reparo do trambulador e continua na mesma. Quando vou reduzir tenho que deixar baixar bastante o giro pra entrar sem arranhar. É normal isso?

RicardoFLN
05/01/2025, 20:14
Boa tarde pessoal
Recentemente peguei uma ranger 2002 4x4 2.8 e vi que ela arranha pra reduzir da terceira pra segunda. Troquei o oleo do cambio (atf dexron iii) e o reparo do trambulador e continua na mesma. Quando vou reduzir tenho que deixar baixar bastante o giro pra entrar sem arranhar. É normal isso?

Hoje eu tenho na minha carroça este mesmo câmbio que a tua, Eaton FSO-2405.
Não é normal. Provável que o anel sincronizador já esteja pedindo férias.

Sds.

nhfjunior
05/01/2025, 20:43
Hoje eu tenho na minha carroça este mesmo câmbio que a tua, Eaton FSO-2405.
Não é normal. Provável que o anel sincronizador já esteja pedindo férias.

Sds.

Entendi guri. Agora vai a pergunta de leigo: difícil mexer nisso? Tem que descer q caixa?

RicardoFLN
06/01/2025, 16:20
Entendi guri. Agora vai a pergunta de leigo: difícil mexer nisso? Tem que descer q caixa?

Sim, tem de descer a caixa e desmonta-la por completo, pra troca do sincronizado.
E se for pagar pra fazer isso, já recomendo colocar no cardápio uma geral no sistema de embreagem (volante, disco, platô e atuador) e tb verificar o rolamento do volante do motor (o da ponta do eixo piloto/prize), afinal vai estar tudo acessível pela retirada do câmbio.

Sds.