PDA

Ver Versão Completa : Freio de mão Independente (Gurgel)



djmane
26/09/2006, 13:51
Ola, alguem sabe como fazer ou teria alguma fotos para ter alguma ideia de como fazer o freio de mão independente do Gurgel

Grato, Fernando

zoega
26/09/2006, 17:46
Eu fiz um esquema desses na minha gaiola, furei o tunel da gaiola (brasília) e coloquei duas alavancas uma com 1 cabo que freiava cada roda separadamente, mas no fim das contasm ficou faltando curso, não consegui fazer freiar e desisti da idéia... hehehe

andre veiga
26/09/2006, 21:20
Fernando
Minha gaiola tem um sistema hidráulico.
São 02 burrinhos ligados à 2 alavancas que acionam o sistema de freios de cada roda traseira.
Apesar de não ter sido EU que fiz, não parece dificilo, ambas alavancas ficam em um suporte logo a frente da alavanca do cambio.
Não tenho como fazer fotos,mas se arranjar uma maneira posto aqui.
[]

Denilson Maçaneiro
28/09/2006, 07:43
Ae lameiros to pensando em fazer esse negocio tb,
mas estou com duvidas..
alguém pode colocar algumas fotos do freio do gurgel ai .....
valeu...

Denilson Maçaneiro
07/12/2006, 12:37
Opa! o nois ai denovo!!!!
Alha só como o chassi da gaiola foi cortado, os cabos do freio de mão, cabo do acelerador e o cabo da embreagem ficaram grandes.
Alguem sabe que tipo de gambiarra eu posso fazer para resolver este problema?
Se alguém poder colocar umas fotos tb ajuda....
valeu....

zoega
07/12/2006, 20:46
Opa! o nois ai denovo!!!!
Alha só como o chassi da gaiola foi cortado, os cabos do freio de mão, cabo do acelerador e o cabo da embreagem ficaram grandes.
Alguem sabe que tipo de gambiarra eu posso fazer para resolver este problema?
Se alguém poder colocar umas fotos tb ajuda....
valeu....

Simples, vc corta o cabo e utiliza aqueles grampos U com porcas, sabe? pra emendar de novo.

O cabo do acelerador eu já comprei um cabinho de aço mais grosso, e tb fixei no pedal com um grampo U menorzinho...

Não esqueça de passar bastante graxa nos cabos (de preferencia graxar náutica que é mais dificil de sair com agua), assim os pedais ficam mais macios e os cabos duram mais pois não enferrujam.

digobrazil
07/12/2006, 21:38
Opa! o nois ai denovo!!!!
Alha só como o chassi da gaiola foi cortado, os cabos do freio de mão, cabo do acelerador e o cabo da embreagem ficaram grandes.
Alguem sabe que tipo de gambiarra eu posso fazer para resolver este problema?
Se alguém poder colocar umas fotos tb ajuda....
valeu....

vc pode fazer um "nó de freio" como aqueles utilizados em bicicletas pra prender os cabos de freio...................pega-se um parafuso e fura ao lada da cabeça sextavada um diametro que passe o cabo e depois é só vir com a porca e apertar.................fica parecido com aquele parafuso do carburador onde se prende o cabo.......

tenho fotos..............amanha eu tiro e posto aqui pra vc ter uma ideia!!!!!!!!!!!11

Denilson Maçaneiro
08/12/2006, 12:51
Beleza valeu galera, vou tentar usar umas destas técnicas....
se der certo eu coloco umas fotos ai....
valeu...
um abraço...

lleojp
12/12/2006, 20:39
galera, eu fiz um hidráulico, ficou 10, porem minha gaiolinha é toda tubular (não tem a coluna ), e como ja falei antes, procurei o máximo de conforto possível.
Coloquei as duas alavancas de freio na frente da alavanca de marcha, portanto com a mão na alavanca de marcha alcanso os dois dedos na do freio sem nenhum esforço.
outro detalhe é q ele não vai travar a roda para arrastar, ele apenas força um pouco a roda, isso é o suficiente para vc sair traçado na trazeira de qualquer lama ou entra a 100km/h nas curvas, taradeza né, mas eu faço ahahahahaha.
no proxímo projeto estou colocando freio a disco na trazeira, acho q vai ser melhor.

andreconrad
22/12/2006, 00:28
Coloquei duas alavancas na lateral do freio de mao uma em cada lado. o cabo de aço so prendi nestas 2 alavancas, com isso tenho independente e tenho o normal. Mas nao chega a travar as rodas. estou pensando em mudar a ligaçao la no cilindro mestre inverter as saidas. Mas qual a real utilidade deste freio de mao??????? Eu já tive problemas em ficaar atolado e uma roda gira e a outra fica parada. Entao conversando com senhor que tinha uma combi ele me falou que quando isto acontecia ele puxava o freio e entao a roda ganha força. Alguem sabe se isto realmente funciona assim ainda nao testei a minha.

CArioca
04/01/2007, 12:40
É assim mesmo que funciona, porém o freio acionado por cabo, tem que estar tudo muito bem regulado para funcionar perfeitamente, pois precisa de um pouco de força para funcionar, porém se o acionamento for hidraulico, fica excelente, principalmente para dar cavalo de pau, freando a roda de dentro da curva! é sensacional. Palavra de quem teve gurgel por 18 anos!!

CArioca
11/01/2007, 12:29
Srs, boa tarde, como proprietário de um gurgel X-12 por 18 anos, posso lhes assegurar que o dispositivo em questão já me ajudou a sair de inúmeras situações..., bem verdade que não é milagroso, mas funciona sim. O meu carro, tinha sempre as lonas bem reguladas e os cabos bem lubrificados, o que ajuda e muitro o funcionamento, porém em se tratar de gaiola, seria mais interessante fazer esta adaptação hidráulica, com um cilindro para cada roda, e ainda mais, eu colicaria uma alavanca de cada lado do volante... facilitaria muito o manuseio. Lhes asseguro que para cavalos de pau, não tem melhor! Andando devagar, vira-se o volante para o lado desejado e freia-se a roda de dentro acelerando simultaneamente. É FANTÁSTICO!!!!!
Espero ter ajudado. Abraços.

Luciano SHAKALL
09/04/2007, 13:41
Coloquei duas alavancas na lateral do freio de mao uma em cada lado. o cabo de aço so prendi nestas 2 alavancas, com isso tenho independente e tenho o normal.CAmaRAda "André Conrad" - ou quem mais tenha feito a adaptação - , essas duas alavancas laterais foram feitas "no torneiro" ou foram adaptadas de outro carro (qual)? Ou ainda, foram utilizadas outras duas ("original" VW) iguais a central? Como se faz o "rearranjo" do(s) cabo(s)? Alguém tem algum "esquema"/foto/desenho?

PS.
Essas alavancas laterais "travam em cima" quando puxadas, ou funcionam com "se estivesse apertando no botão o tempo todo" (sem aquela "catraquinha"/dentes)?

Agradeço desde já a quem tiver as respostas
VALEU!

andre veiga
09/04/2007, 15:12
Oi

No meu caso as 2 alavancas são feitas de um cano comum, coloquei na ponta delas um punho de moto apenas.
Elas ficam centradas logo após a alavanca de marchas, a maior dificuldade foi fazer o suporte com o encaixe para acionamento dos burrinhos de freio, mas não eá nada que um bom mecanico/serralheiro não faça "com uma mão nas costas".
Agora tenho como fazer umas fotos se desejar posso envia-las.

André

caius J. A. D'Avila
10/04/2007, 10:55
Desculpe a intromoção.
Gostaria sim de ver umas fotos do seu freio,e quanto a ligação no cilindro de roda ,pq ja vem um cano do cilindro mestre que entra em cada roda (cilindro)?

Aproveitando é necessario alargar a roda traseira da gaiola sendo que vou usar pneu de pick-up 15 mas em roda de fusca ou gol,ou tem outra alternativa?

Obrigado e desculpe o desvio do assunto.

Luciano SHAKALL
11/04/2007, 01:49
No meu caso as 2 alavancas são feitas de um cano comum, coloquei na ponta delas um punho de moto apenas.
Elas ficam centradas logo após a alavanca de marchas, a maior dificuldade foi fazer o suporte com o encaixe para acionamento dos burrinhos de freioAndré, após a alavanca de marchas, você quer dizer à frente dela (onde fica o freio-de-mão de alguns Buggys derivados de Kombi - como o Fyber Cearence)?
Em posição vertical (como o câmbio) ou horizontal (como o freio-de-mão "normal")?




Agora tenho como fazer umas fotos se desejar posso envia-las.Se der, pode enviar as fotos. Inclusive, se der pra postar aqui, fica "mais democrático" pois, por exemplo, o CAmaRAda "Caius" (e acho que outros também) gostaria de vê-las.

Obrigado.

Denilson Maçaneiro
12/04/2007, 12:35
E ai turma...

Olha só eu ouvi falar sobre a instalação de uma solenoide no pino onde se faz a sangria do freio, ai atravéz de um botão no painel vc pode acionar essa solenoide
freiando assim somente a roda que se deseja. Me falaram tb que essa solenoide é a mesma usada na trava carneiro (dispositivo de segurança anti-furto).

Alguém já ouviu falar alvo a respeito?
Se alguém tiver algum conhecimento explique ai como funciona...


valeu....

Luciano SHAKALL
12/04/2007, 14:52
ouvi falar sobre a instalação de uma solenoide no pino onde se faz a sangria do freio, ai atravéz de um botão no painel vc pode acionar essa solenoide
freiando assim somente a roda que se deseja.Denílson, "esse lance" dos solenóides já foi discutido aqui no Fórum nesse tópico: Controle de freio individual... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=532&highlight=freio+solen%F3ide) . Mas chegaram a conclusão quue seria muito caro.
Uma alternativa ao solenóide, é usar registros "esfera" instalados, por exemplo, no "túnel". Tem um "passo a passo" nesse link: http://www.natal4x4.com.br/sbs.htm .
Mas eu ainda prefiro as alavancas, pela possibilidade de modular essa frenagem, Tipo: A roda patinando, e você vai aplicando o freio até atingir a tração suficiente na outra roda para sair do "enrrosco"...

A título de curiosidade, outros tópicos aqui no fórum tratam desse assunto ("bloqueio seletivo"):

- SBS-Sistema de Bloqueio Seletivo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12847&highlight=freio+solen%F3ide)

- Bloqueio para as rodas trazeiras. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2445&highlight=Bloqueio)

- Bloqueio curioso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733&highlight=freio+solen%F3ide)

- bloqueio manual (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5463&highlight=Bloqueio)

- freio de mão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=247&highlight=Bloqueio)



PS.
André Veiga, se puder postar as fotos das alavancas... :lol:

andre veiga
12/04/2007, 17:37
Oi Pessoal

Estive fora uns dias, porisso não dei nenhuma resposta.

Vou fazer umas fotos amanhã - aproveitar a luz do dia - e posto amanhã mesmo aqui ok?

Luciano
Adiantando, as alavancas ficam extamente na mesma posição da al. de marcha, ou pouco à frente, isso facilita muito em relação ao sistema do grurgel na hora de fazer curva usando o freio - como no caso dos carros de WRC -.
A alavanca fica proxima ao volante então é muito rápido trocar a mão entre o freio e o volante.
Quanto à tubulação hidráulica, os canos saem do sistema principal e passam pelos 02 burrinhos, 1 para cada roda traseira, e segue até a roda normalmente sem qualquer outra adaptação.

Quanto às rodas,
Recentemente resolvi colocar umas mangels 15X7 -12, para isso tive que fazer uma flande de 3cm de espessura para adaptar a furação da kombi (disco).
Com pneus cross 225*75*15 ela ficou muuito larga atras.
Reduziu um pouco o arrasto quando se faz curvas (tipo cavalo de pau) e enrosca um pouco em trilhas + fechadas, estou pensando em trocar as rodas por outras com off set 0 ou positivo para ver no que dá...

Posto fotos amanhã,
T+

andre veiga
15/04/2007, 13:27
Finalmente vou colocar algumas fotos dos sistema.

Na foto 08 da para ver o efeito da modificação que fiz e quero mudar de novo, a traseira está muito laaarga.

Por sinal, está aparecendo um negócio para mim que não poderei deixar de fazer, se alguém interessar sou capaz de vender essa gaiola.

Espero que as fotos ajudem, e qq coisa e só pedir alguma especifica que faço e posto ok?

[] a todos

Luciano SHAKALL
15/04/2007, 23:05
Valeu pelas fotos, André. Já deu pra ter uma noão beeeem, legal...
Obrigado!

caius J. A. D'Avila
16/04/2007, 09:59
Andre obrigado pelas fotos,mas eu ainda não entendi o sistema da tubulação hidraulica de onde parte o tubo do cilindro principal e onde ele entra nos dois outros?

Agradeço a ajuda.

andre veiga
16/04/2007, 20:14
Caius

Os conduites saem normalmente do sist. normal como se fossem para as rodas.
Entram em cada uns dos individuais por onde entraria o reservatório de óleo, e saem por apenas uma das saidas para as rodas, as outras são vedadas.
Se quiser faço uma foto específica desta conexão.

Um detalhe. Enquanto usava tambores de freio atrás (Kombi antiga) os freios travavam na mão e eram... digamos suficientes no pé.
Agora com discos, disco trabalhado diant. da Kombi + pinças gol, poder de frenagem se inverteu... no pé ficou excelente, mas não trava tanto mais nos individuais, (na mão), a brincadeira não perdeu a graça mas diminuiu um pouco o Tsão.

abraços

andré

caius J. A. D'Avila
16/04/2007, 22:08
Andre obrigado pela esplicação entendi a ligação ,mas como conectar o cano de freio no lugar do reservatorio sem ele vazar ,tem alguma bucha feita ou algo paracido ?

Obrigado.

CArioca
17/04/2007, 07:46
Andre, Vai Mesmo Vender O Brinquedo? Quanto Vai Pedir? Mande Uma Foto Ce Perfil E Frente1
Abs

andre veiga
17/04/2007, 21:47
Oi Carioca,
Acredito que sim - bem a contragosto por sinal.O problema maior é o preço, Pois ela está custando uns 16mil já...

Modelo ap4 da TTM, www.autocrossonline.com.br
Motor 1.6 com (-) de 500km rodados, ig. eletronica e alternador, Carburador dfv 446 e bobina de alta potencia, disco nas 4, 4 amortcedores novos (diant. são os tras. de vitara!), pneus novos, parabrisa com limpador e esquicho d´água, cx kombi com homocinéticas...

Vai fazer uma revisão élétrica amanhã tem umas coisinhas enchendo o s@#$.
Mas está pronta para emplacar.

Quer fazer uma oferta?
Não acho que eu consiga mais que uns 10 a 12 mil nela. Vão umas fotos de épocas diferentes e de quando adaptei os discos tras., fora isso não mudou muito.

Abraços

caius J. A. D'Avila
17/04/2007, 22:04
Oi André me ajuda ai eu so não entendi como o tubo entra no lugar do reservatorio,como o cilindro principal manda preção de oleo para a entrada do reservatorio sem que vaze , a preção passa direto para as rodas mesmo sem acionar os freios de mão?

andre veiga
17/04/2007, 22:52
OI Caius

Desculpe fiquei colocando as fotos e esqueci de te responder.

Ali, na verdade, foi feito um conduite especifico, mas com peças que se encontram em ljs de freios, é um parafuso (porca?) daqueles que prendem o conduite na pinça - por sinal etá vazando uma pouco - so não sei mais de que carro. Eu tinha aqi um igual, não sei exatamente onde mas achando mando uma foto. Acho que o reservatorio de fluido acima do cil. principal é de caminhão 608, pode ser que o restante tbm, montei em epocas diferente e não estou certo. Tenho as notas de compra se encontra-las te digo com certeza.

Sim, o conduite vem do cil. principal, entra em cada um dos secundários e deles diretamente para sua respectiva roda.
Os freios funcionam individualemte e em conjunto (pé e mão), só não travam como freios de estacionamento.

[]s

caius J. A. D'Avila
17/04/2007, 22:58
Obrigado André o resto eu vou tentando aqui sua gaiola e show.

andre veiga
17/04/2007, 23:27
Ok
QQ cois é só falar.

Quanto a gaiola... Sonho de criança, realizado quase completamente agora!queria um motor com uns 150cv mas... vai bem com uns 70 mesmo...
Obrigado pelo elogio.

T+

Denilson Maçaneiro
18/04/2007, 12:33
alguem tem idéia de quanto custa uma caixa de kombi com homocinetica?
eu levantei a traseira da minha gaiola e ficou assim \ = / tem algum problema andar assim?

zoega
18/04/2007, 13:07
Tem problema se andar mto no asfalto de gastar o pneu pro fora e também se tiver mto inclinado, fica mais fácil de cortar a coifa do cambio e vazar oleo.

Mas eu ando assim, troco as coifas a cada mês e meio mais ou menos.

Pra prolongar a vida da coifa também mando colocar aqueles remendos grandes da vipal amarelo (manchão) por fora da coifa. Vale como dica.

andreconrad
27/12/2007, 18:49
Desculpa a demora mas ai esta ela, as duas alavancas forao feitas de ferro chato, tem um ponto movel que prende o cabo e serve para esticar o cabo.

Luciano SHAKALL
28/12/2007, 03:35
"... Desculpa a demora mas ai esta ela, as duas alavancas forao feitas de ferro chato, tem um ponto movel que prende o cabo e serve para esticar o cabo..."Antes tarde do que nunca... :mrgreen: :lol:

André, pelo que entendi na sua foto, as alavancas extras atuam "empurrando pra frente",
ao contrário do freio-de-mão "normal" que se puxa pra cima/trás...
É isso mesmo? :pensativo:

Quando vc puxa o freio-de-mão "normal" (o do meio) as duas alavancas laterais se movem pra trás junto com ele?

O "Selec-Traction" do Gurgel era assim (quanto à movimentação das alavancas)?

[]'s

andreconrad
28/12/2007, 21:39
Bem certo a tua explicaçao. Só ainda nao testei se funciona mesmo. Pelo que andei olhando pode funcionar.

Aqueles engates no freio original ficarao como travas para as alavancas nao irem para traz.

Cezar candelaria
16/01/2008, 22:19
Tem problema se andar mto no asfalto de gastar o pneu pro fora e também se tiver mto inclinado, fica mais fácil de cortar a coifa do cambio e vazar oleo.

Mas eu ando assim, troco as coifas a cada mês e meio mais ou menos.

Pra prolongar a vida da coifa também mando colocar aqueles remendos grandes da vipal amarelo (manchão) por fora da coifa. Vale como dica.
Outra dica é se possível coloquem a coifa original da WV, pois elas duram muito mais que certas " paralelas".

edinho_to
25/03/2008, 18:33
sobre isso que vcs estao falando eu achei um material em um site americano com esses modelos de freios de mao, eles usam naquelas gaiolas de dunas que levantam a frente, o unico modo dele controlarem elas na hora que ela ta com a frente levantada é com essa alavancas.. olhem as fotos e comentem por favor... é so colocar no you tube buggy dunes que vcs vao ver o que os caras fazemmm ... isso sim é coisa de doido.... obs as gaoilas deles sao com cambio automatico

Denilson Maçaneiro
25/03/2008, 19:55
legal será q tem a venda estas alavancas???
ou o jeito é bolar um sistema igual com cilindro de freio

edinho_to
01/04/2008, 14:53
eu fiz o meu sistema com o cilindro mestre simples do fusca, ta acabando de montar quando eu termindar eu posto as fotos de como ficou, eu ia colocar dois um pra cada roda trazeira mais apertei um pouco aqui e aproveitei um sistema que ja tinha pronto em minha gaiola e montei so com um mesmo

Denilson Maçaneiro
02/04/2008, 12:28
to pensando em colocar freio a disco na traseira e peguei um esquema no planeta buggi onde irei usar o disco dianteiro do fusca.
minha dúvida:

Eu posso usar o disco de freio do fusca e a pinça de outro carro? Qual pinça posso usar?

Eu nâo irei usar a pinça do fusca pois não tem como acionar ela com o freio de mão e futuramente quero faser esse sistema de freio independente.

Abraços

Luciano SHAKALL
02/04/2008, 15:50
"... to pensando em colocar freio a disco na traseira ... irei usar o disco dianteiro do fusca ...
... Eu posso usar o disco de freio do fusca e a pinça de outro carro? Qual pinça posso usar? ..."Denilson, o CAmaRAda CASSIANO aqui de Natal/RN adaptou discos de freios da dianteira do Fusca na traseira do NIVA dele,
usando Pinças (traseiras) de Tempra, pois elas permitem o acionamento do Freio-de-mão a cabo normalmente,
além - claro - do sistema normal ("de serviço") :concordo: .

Veja a adaptação em: http://www.natal4x4.com.br/freios.htm .

[]'s

edinho_to
02/04/2008, 16:34
porque vc fala que nao da pra acionar o cilindro mestre do fusca com o freio de mao?

Denilson Maçaneiro
02/04/2008, 21:21
porque vc fala que nao da pra acionar o cilindro mestre do fusca com o freio de mao?

Edinho na pinça do fusca não dá pra colocar cabo de aço para usar como freio de mão. Este tipo de pinça só é acionado por fluido.
Alguém tem idéia do preço da pinça de freio do Tempra?

Denilson Maçaneiro
02/04/2008, 21:23
Denilson, o CAmaRAda CASSIANO aqui de Natal/RN adaptou discos de freios da dianteira do Fusca na traseira do NIVA dele,
usando Pinças (traseiras) de Tempra, pois elas permitem o acionamento do Freio-de-mão a cabo normalmente,
além - claro - do sistema normal ("de serviço") :concordo: .

Veja a adaptação em: http://www.natal4x4.com.br/freios.htm .

[]'s
Shakall valeu pela dica, vou dar uma pesquisada nos ferro velhos...
Abraços...

Sidnei Diogo
02/04/2008, 22:22
... Qual pinça posso usar?

Eu nâo irei usar a pinça do fusca pois não tem como acionar ela com o freio de mão e futuramente quero faser esse sistema de freio independente.

Abraços

Denilson, Luciano (qto tempo hein, amigão?) ALL,

Seguinte: Utilizo pinças do Kadet GLS e Golf GTI (se bem q nao são muito baratas, mas é + 1 opção) na trazeira do Falcão e duas alavancas de freio-de-mão normais do gol bolinha. Funcionam como bloqueio e freiam melhor que os originais. Considerando que não terão de gastar com as alavancas, cilindros e td +, pode ser que saia + em conta (e, na minha opinião, melhor).

[ ]'s:concordo:

Denilson Maçaneiro
13/04/2008, 22:26
Outra dúvida...
Estou pensando em colocar freio a disco na traseira mas não queria perder a função do freio de mão e ainda quero fazer o sistema de freio seletivo (independente).
Penso em colocar o disco e a pinça dianteira do fusca na traseira mas como a mesma não possui a possibilidade de colocar o cabo eu ficaria sem freio de mão, então, se eu colocar este sistema, levar dois tubos um pra cada roda e em cada tubo colocar um valvula de fechamento (Tipo esfera ou agulha) eu teria o freio seletivo sem problemas. Agora caso eu queira usar como freio de estacionamento será que estas válvuas de fechamento aguentariam a pressão por um longo tempo mantendo a gaiola parada?

Deem suas opniões..

Luciano SHAKALL
15/04/2008, 01:39
"... Estou pensando em colocar freio a disco na traseira mas não queria perder a função do freio de mão e ainda quero fazer o sistema de freio seletivo ... Penso em colocar o disco e a pinça dianteira do fusca na traseira mas como a mesma não possui a possibilidade de colocar o cabo eu ficaria sem freio de mão ..."E aí Denílson...?
Desistiu de colocar os discos do fusca com as pinças do tempra?



"... se eu colocar este sistema, levar dois tubos um pra cada roda e em cada tubo colocar um valvula de fechamento (Tipo esfera ou agulha) eu teria o freio seletivo sem problemas ..." Sim, mas perderia a capacidade de "modular" a frenagem, pois com os registros, é "sim ou não": Não tem como ir freando progressivamente a roda que está girando em falso (atolada ou no ar) até que a outra tracione; além do que, assim que você "sair do enrrosco", você terá uma roda freada sendo arrastada, o que pode levar a outra a patinar e ficar - novamente - atolado... :parede:

Perde-se também a ajuda do freio de mão para entrar em curvas mais fechadas:putz: , que com o sistema seletivo (mecânico) é melhor ainda... :lol:



"... Agora caso eu queira usar como freio de estacionamento será que estas válvuas de fechamento aguentariam a pressão por um longo tempo mantendo a gaiola parada? ..." Por um looooooongo tempo eu não sei :pensativo: , mas - dependendo da válvula escolhida - por um bom tempo sim. O problema é que se sua gaiola for licenciada (ela é emplacada pra transitar pelas ruas até a trilha?) ela VAI TER QUE TER UM FREIO-DE-ESTACIONAMENTO "MECÂNICO", a cabo; pois é exigido por lei (sistemas hidráulicos para freio-de-mão são proibidos) ;-)

[]'s

Denilson Maçaneiro
15/04/2008, 12:36
E ai Shakal, mais uma vez obrigado por sua contribuição.

Ainda não desisti da pinça do tempra, estou pesquisando o que sairia mais em conta levando em consideração que eu ja tenho 2 discos e 2 pinças do fusca sobrando...

Eu encontrei no ferro velho 2 pinças do vectra por 100 as duas, ai só bastaria fazer um sistema no ferio de mão igual ao do gurgel. Para poder freiar uma roda de cada vez.

Minha gaiola não ta documentada não...

Valeu Shakal..

Guilherme Raupp
25/04/2012, 15:07
Fernando
Minha gaiola tem um sistema hidráulico.
São 02 burrinhos ligados à 2 alavancas que acionam o sistema de freios de cada roda traseira.
Apesar de não ter sido EU que fiz, não parece dificilo, ambas alavancas ficam em um suporte logo a frente da alavanca do cambio.
Não tenho como fazer fotos,mas se arranjar uma maneira posto aqui.
[]
ola vc teria como colocar fotos amigo de como vc fez este sistema , esto querendo faz na minha gaiola um sistema deste de frei independente mais gostaria de ideias agradeço se vc poder me mandar fotos do seu .

ademirjse
26/04/2012, 22:23
Eu pensei em um sistema com solenóides NA(fica aberta e fecha quando alimentada), uma para cada roda, por meio de interruptores você seleciona a roda que quer frear e a que não quer, por segurança teria que ter um sistema que não permitisse desligar o freio de todas as rodas ao mesmo tempo.

FUKETEIRO
27/04/2012, 22:10
343595343596343597343598

Olá, estão aí as fotos...hehe, abraço.

andreia15
09/06/2015, 20:05
oie boa noite. vc poderia me informar por gentileza se faz a sangria dos freios de forma diferente da convenciona? Minha gaiola tem bloqueio nas rodas trazeiras tbm...troquei o sistema de freio e os cilindros e agora nao da freio. Nao ta vazando em lugar nenhum....mas nao freia tbm. Tenho que fazer a sangria diferente ?

FUKETEIRO
10/06/2015, 07:58
oie boa noite. vc poderia me informar por gentileza se faz a sangria dos freios de forma diferente da convenciona? Minha gaiola tem bloqueio nas rodas trazeiras tbm...troquei o sistema de freio e os cilindros e agora nao da freio. Nao ta vazando em lugar nenhum....mas nao freia tbm. Tenho que fazer a sangria diferente ?
Olá, a sangria sempre começa pela roda mais distante do cilindro, traseira direita, aí traseira esquerda, dianteira direita, dianteira esquerda, vc usa o sistema do Fusca? Abraço.