Ver Versão Completa : Cruzetas do eixo do volante de direção
Olá amigos!
Fiz uma pesquisa rápida, e não encontrei informações sobre a cruzeta que vai no eixo do volante de direção, logo acima da caixa de direção. Ou seja, a cruzeta que liga o eixo à caixa. No Encrenca, tá faltando.
Alguém saberia me dizer se essa cruzeta é de algum veículo em particular, ou se é específica para o Engesa? Saberia onde posso encontrar para comprar? Já tentei na Rota, mas eles não tem. Desde já agradeço aos colegas.
Abraço
Eduardo Valaretto
25/09/2006, 22:56
CZ-259 da Stahl.
É a mesma utilizada em caminhoes mercedes, acho que do 1113.
Eduardo Valaretto.
rodrigo camper
26/09/2006, 11:11
Boa t/b estou prescisando trocar essa cruzeta.
...CZ-259 da Stahl. É a mesma utilizada em caminhoes mercedes ...
Valeu, Eduardo. Matou a charada. E agora fica registrado para os colegas do Fórum. Vi no site da Stahl www.stahl.com.br/, tem numa revenda deles em Barueri, Medauto, Rua Campos Sales, 1272, fone 011 4199 7122. Próximo à saída 26B da Rodovia Castelo Branco. Já liguei. Custa R$ 35,00. A Rota 4X4 pede R$ 120,00. Vou lá, no sabado, prá buscar.
Abraço e muito obrigado.
Caros amigos!
Vai aí uma lista, não sei responder se é válido à todas as "F"ases!!
Peças para Engesa
Pastilhas de Freio dianteiro Kombi
Motor A motorização original dos Engesa4 é a mesma dos antigos Opalas com o motor 4 cilindros: GM 153. Adaptações:
- 6cc Opala
- diesel Maxxion Q20B (é preciso trocar o relação diferencial por mais longo)
- diesel S4
Câmbio O câmbio é o mesmo das camionetes Chevrolet da época (1984 - 1987) e D40. Todas as peças são da D20, C10, A10 etc.
Cruzeta da direção É a mesma usada nos caminhões MB1113
Cebolinha do servo-freio VW Fusca
Diferencial dianteiro As engrenagens do diferencial dianteiro (eixo Dana30) são as mesmas do Alfa Romeo 2300: a relação é 4,875 (8x39).
Junta do diferencial: mesma do Opala
*Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma da Pampa 4x4
(meu: Dana 44 - estrias grossas - 19 dentes)
Diferencial traseiro O eixo traseiro (Dana44) é bem mais "comum" que o dianteiro, por isso é bem mais fácil encontrar outros carros que o usam, como por exemplo a F1000: a relação é 4,889 (9x44).
Junta do diferencial: mesma da D20
*Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma do Maverick V8.
Amortecedor de direção Fiz uma adaptação bem simples e uso dois amortecedores da Kombi (Cofap 220101 10-C-2).
Fárois VW Brasilia
Batente das molas Caminhão Volkswagen. Ou caminhão Volvo ("cavalinho").
Terminal (pivo) da barra de direção Camionetes Chevrolet (D10, C20, ...). Modelo: longo e rosca inversa.
Chave do pisca - Universal fabricada pela Marilia
- VW Fusca
Buchas das barras longitudinais (tensoras) F-4000
Mola Dianteira Del Rey com ar
Maverick 6 cil. (mais duras que original)
cabo velocimetro - D-20 - é 40cm maior por isto precisa prende-lo bem e não deixa-lo enrolado para não desgastar o rolamento interno. As conexões e porcas são as mesmas.
- Caminhão 608D "Mercedinho" (é um pouco maior)
alternador - Omega 120A (trocar a polia, correia e mudar a fixação - mais para traz)
- Silverado 150A (trocar a polia e correia)
- Caminhão Ford 150A
Lanterna traseira - Carretas Random (antigas)
- Caminhão Volks que já vem com a luz de ré embutida
Lanterna Dianteira - Ônibus Scania (antigos)
Freio traseiro - C-10 ou D-10 ano 85
Freio de Mão (alavanca) - Chevete a partir de 83
Amortecedores - Traseiros da F 4000
- Suspensão original (25 cm curso) = mesmo do Mercedes 608
Cardã - F 350 com pequena adaptação.
Quebra (para)-sol - Fiat 147 ano 85/86
- Uno Antigo
Direção Hidraulica - Opala 86 a 91
volante - Qualquer carro GM após 85
Silencioso - Opala ano 85 - 91
Porta-luvas (tampa) - Opala ano 81 - 90
Carburador - Duplo Opala - 446
Prisioneiro de roda - Opala
Luz de ré original - Paquerinha
Flexivel de freio traseiro - Opala
Luiz interna (cortesia) - Opala até 78
Abraços.
Kim.
rodrigo camper
26/09/2006, 18:08
(Fiz uma pesquisa rápida, e não encontrei informações sobre a cruzeta que vai no eixo do volante de direção, logo acima da caixa de direção. Ou seja, a cruzeta que liga o eixo à caixa. No Encrenca, tá faltando.)
Lucas, está faltando só a cruzeta, ou está faltando tudo, Digo isso porque a peça CZ 259 e somente a cruzeta e não a rotula completa.
... está faltando só a cruzeta, ou está faltando tudo, Digo isso porque a peça CZ 259 e somente a cruzeta e não a rotula completa. Rodrigo,
Então tô fú. Preciso do conjunto todo. Realmente, estava olhando com mais calma, agora, e vi que o site da Stahl fala sobre o conjunto junta universal para o Engesa, como sendo JU888. Amanhã, vou ligar para o representante. Depois escrevo, o resultado.
Abraço
estou precisando só da junta, minha cruzeta está boa...
guilhermeabreu
27/09/2006, 10:12
A TODOS
Realmente a cruzetinha da direção é do caminhão mercedes 1113 .
Vítor Martins
30/09/2006, 22:02
Caro Luca, recentemente adaptei uma direção hidráulica em meu Engesa, e, a fim de colocar algo mais confiável, utilizei as cruzetas de direção do Fiat 147. É tirar, adaptar e funcionar com uma melhor firmeza na direção. Olhe esta opção também. São as cruzetas da coluna de direção do fiat 147, prêmio, elba, etc. Abraços, Vitor Martins
Vitor,
A direção que você adaptou é a do opala?
Por acaso não tem uma bomba hidráulica de direção do opala sobrando ai não (já que seu motor sprint já vem com bomba)?
Vítor Martins
01/10/2006, 20:11
Caro Carlos, tenho acompanhado teu martírio. Realmente, a minha direção é a do Opala. Qdo comprei o veículo, ele já veio com o setor, e não veio a bomba. Por sorte, realmente o MWM possui a bomba interna. Tenho visitado ferro-velhos e, caso consiga alguma bomba, te aviso. Abraços, Vitor Martins
Obrigado pela busca para mim aí em BH.
Estou quase fechando com um cara de sampa. Essa semana deve chegar a bomba por aqui.
Valeu!
Ralado/SP
04/10/2006, 13:25
O conjunto que está no meu carro teve que ser substituido... e também uso do 147 assim como já foi dito anteriormente. Conheço outros engesas que tb usam 147...
Pessoal,
Estou precisando da junta universal que une a barra que vem da coluna de direção ao setor hidráulico (opala).
A minha está com a estria e cruzeta ruins.
Alguém sabe onde consigo?
Que adaptação posso fazer, lembrando que não tenho a estria que encaixa no setor?
Pessoal,
Resolvido o problema!
Comprei hoje um cardã novo em uma loja de peças (ainda não sei de qual viatura é) que encaixa direitinho no setor do opala e do outro lado é só soldar na barra de direção.
Se alguém precisar o cara tem mais dois de resto e custa 90,00 o cardão com 2 cruzetas.
Elmer_Jeep
15/01/2007, 22:37
Carlos, pode usar também o cardâ de direção da F1000.
Muito bom e encaixa certinho na DH do opala.
[]'s
Elmer,
Será de F1000 este que comprei????
Pena estar sem camera digital aqui, mas é um cardã pequeno com uma cruzeta de cada lado com uma estria no meio ligando as partes.
Me fiz entender?
Elmer_Jeep
15/01/2007, 22:52
bom, esse da F1000 não tem estria ligando as partes, um lado a barra é maciça e do outro oca ambas com duas faces retas e duas arredondadas.
é como se a junção fosse de tubos achatados.
guilhermeabreu
14/03/2007, 18:36
AÊ
Cometi uma gafe ao dizer que a cruzetinha da direção é do MB 1113 .
Troquei a de cima que é a do FIAT 147 .
A de baixo ( a que fica presa ao setor de direção ), procurei em tudo que foi lugar e não achei nada , ísto é , não existe de nenhum carro com aquelas medidas .
Resultado : padronizei com uma do MB 709 ou 912 , que de um lado é da mesma medida do setor da direção , e a do outro lado , é mais grosso o buraco estriado que é do MB709 , então , fui a um ferro-velho e comprei o ferro estriado que vai para a direção do 709 e vou cortar e emendar no pedaço que ficou com a cruzeta do FIAT147 na direção do ENGESA .
LOGO: AQUELA CONEXÃO FICOU COM A EXTREMIDADE SUPERIOR COM A CRUZETA DO FIAT 147 E A DE BAIXO QUE VAI NO SETOR DA DIREÇÃO , DO MB 709 OU 912 , E PRONTO .
Encontrei aqui na minha cidade um cardã (com estrias e cruzetas dos dois lados) pequeno, sendo que um los lados encaixa direitinho no setor do opala.
O cardã é estriado no centro o que permite regulagens e facilidade quando precisar de manutenção.
O cara tem mais 2 de resto e custa 80,00 cada, barato pela qualidade do serviço e pelo fato de ainda sobrar uma cruzeta de reserva.
Assim que der eu posto fotos aqui.
As fotos:
1-cardã aberto
2-cardã fechado
3-estria com encaixe para setor opala
As grandes vantagens que constatei neste cardã:
-ter regulagem entre as cruzetas
-a estria onde acopla no setor é pequena por fora, que não pega no chassis, como no caso do engesa que o setor fica próximo.
O cara ainda tem mais duas ou 3 unidades, quem tiver interesse me avise.
Detalhe: as peças são novas e o cara não sabe de qual veículo são.
guilhermeabreu
17/03/2007, 20:10
CARLOS AUGUSTO
Linda a peça , mas o problema é este , não saber de que carro é , pois na hora da manutenção ta ferrado , não acha pra comprar , como a do ENGESA , ninguem nunca viu uma cruzeta igual a dele , por ísto coloquei a do 709 .
Pois é Guilherme, tentei descobrir de toda maneira de qual veículo é o cardã, mas como o cara comprou um lote com várias peças ele nem imagina do que é.
No meu caso comprei 2 e deixarei um de reserva aqui.
Outro detalhe: como adaptei a coluna de direção reclinável da S10, a possibilidade de regular o tamanho do cardã caiu como uma luva pra mim, facilitando até na hora de desmontar, sem precisar retirar a coluna ou o setor do lugar.
A quem possa interessar: o cara que vende o cardã disse que conseguiu mais peças. Se alguém precisar me avise que vejo com ele.
Pessoal,
A pedido do colega engeseiro Edu Merege, fui no desmanche comprar um cardã (desse da foto acima) e o cara ainda tem mais um de resto.
Se alguém quiser é só falar que pego com ele e envio.
Walnei Boteon
06/08/2007, 00:44
Pessoal,
Essa peça das fotos é da coluna de direção escamoteável do Astra. É usada para permitir a regulagem da profundidade do volante, o que altera o comprimento da barra.
É a que uso no meu jipe. Achei bastante oportuno o uso dela, porque além de permitir a regulagem do volante, ela absorve os movimentos entre carroceria e chassi :concordo:...
[]'s
É bom saber que é do Astra, mas nem vou dizer isso ao cara do desmanche, senão o preço vai lá pra cima.
Ele está pensando que é de alguma picape antiga, tipo c10, rs.
alan rodrigues
06/02/2008, 19:57
Olá pessoal. Ressuscitando o tópico, a direção do meu engesa tb esta com jogo; na cruzeta que se encaixa na dir. hidr. Fui verificar e ñ encontrei nada parecido com o q esta instalado lá, e p/ quem perguntei ñ conhece, uns dizem ser do fiat 147, outros da F1000 e outros ainda diz q é adaptação da cruzeta de um veículo, soldado na barra de outro, que se encaixa dentro de outra barra. Desta forma, desconhecendo o tamanho da encrenca, solicito ajuda para ver se alguém conhece esta dir. hidr. e a cruzeta q estão instalados no Tornado. Na d.h. está escrito as iniciais ZF. Segue fotos. obrigado alan.
Ps. existem pequenas ranhuras no encaixe da direção com a cruzeta.
Elmer_Jeep
06/02/2008, 20:05
F1000 com certeza.
[]'s
Caro alan rodrigues!
Recentemente a cruzeta de direção do meu engesa começou a apresentar folga, a forma que procedi, foi simples, a partir do momento que a folga esteja no lado que fica na caixa de direção. (onde tem o buraco que passa o parafuso de fixação - a peça da última foto)
Bem, prenda na morça a parte que expliquei, aperte até fixar, mais cuidado, pois vai prender onde tem a cruzeta, e então abrira a parte da abraçadeira, com uma chave de fenda grande, ou alguma ferramenta que possa torcer como uma alavanca e assim dilatar a abraçadeira que vai no eixo da caixa de direção.
O que acontece, é que quando montar, ao apertar o parafuso da abraçadeira da cruzeta, leva junto o suporte da cruzeta, eliminando assim a folga.
No Brancão funcionou!
Abraços.
Kim.
Alan,
Se a cruzeta que você precisa é aquela que pega no setor hidráulico do opala, tenho uma dessa da foto para vender.
Fiz a adaptação em meu engesa e ficou ótimo.
O bom dela é que tem uma estria que permite regular o comprimento do cardã e absorve os impactos das rodas ao volante.
Fotos do cardã fechado e aberto, e do cadã já cortado e soldado á barra de direção.
Se precisar é só chamar.
Julio Militão
07/02/2008, 23:21
Olá amigos!
Fiz uma pesquisa rápida, e não encontrei informações sobre a cruzeta que vai no eixo do volante de direção, logo acima da caixa de direção. Ou seja, a cruzeta que liga o eixo à caixa. No Encrenca, tá faltando.
Alguém saberia me dizer se essa cruzeta é de algum veículo em particular, ou se é específica para o Engesa? Saberia onde posso encontrar para comprar? Já tentei na Rota, mas eles não tem. Desde já agradeço aos colegas.
Abraço
Caro Luca,
No meu tinha uma cruzetinha que nao era mesma do caminhao (F1 87). Coloquei uma da L200, onde a estria encaixa certinho na cx de direção original ou na hidraulica adaptada do opala. Para concluir, aproveitei coloquei logo uma coluna completa da L200 e ficou bem prática!!!
Abraços
alan rodrigues
08/02/2008, 00:44
valeu pessoal, muito obrigado.
Elmer Jeep, matou a charada fui em auto peças ford e encontrei a danada lá, engraçado q já tinha procurado no local e um "balconista" sem vontade falou q ñ tinha e desconhecia, dessa vez cheguei dizendo q é da f1000 e o cara tem p/ pronta entrega, detalhe só vende a parte q eu preciso junto com a outra (macho femea).
Abusando um pouco, sabe se a d. h. da foto é a do opala
Kim valeu pela dica, acho q vou optar por trocar a peça, já q a encontrei, vou tentar melhorar o preço (procurar usada).
Caveso, Lendo o tópico vi q vc optou pelo conjunto de direção da S10, (inclusive volante e chaves seta etc?) pensei tb em trocar todo o conjunto. Como vc fez usou esta da sua foto (parece curta) e soldou em outra barra para chegar até na "parede corta fogo". Poderia postar outra foto? sequencia da q esta instalada. Lembra quanto pagou? Tenho acompanhado a levitação, Desejo q vá com ele p/ o encontro.Todo mundo tá curioso p/ ver a máquina
Julio Militão esta usando tb o volante da L200? Pode dizer o valor q pagou?
Penso em trocar o meu, dizem p/ ñ fazer p/ ñ tirar a originalidade, mas já trocamos tanta coisa. Uso pouco o Engesa então ainda não me acostumei com os comandos, preciso ficar procurando os botões de farol e limpador de para brisa, a noite ou c/ chuva então sou um zero a esquerda p/ encontrá-los.
Caveso, Lendo o tópico vi q vc optou pelo conjunto de direção da S10, (inclusive volante e chaves seta etc?) pensei tb em trocar todo o conjunto. Como vc fez usou esta da sua foto (parece curta) e soldou em outra barra para chegar até na "parede corta fogo". Poderia postar outra foto? sequencia da q esta instalada. Lembra quanto pagou? Tenho acompanhado a levitação, Desejo q vá com ele p/ o encontro.Todo mundo tá curioso p/ ver a máquina
Cara, comprei uma coluna de direção da S10 completa (acho que foi 250,00 na época), com cardã até o setor da mesma.
Cortei aquele cardãzinho (que não sei de qual veículo é), cortei o cardã da S10 e soldei um no outro.
Bem prático e fácil de fazer.
Ficou ótimo o resultado.
Se for na oficina por esses dias eu tiro as fotos...
Obrigado pelos elogios
Julio Militão
13/02/2008, 00:28
valeu pessoal, muito obrigado.
...
Julio Militão esta usando tb o volante da L200? Pode dizer o valor q pagou?
Penso em trocar o meu, dizem p/ ñ fazer p/ ñ tirar a originalidade, mas já trocamos tanta coisa. Uso pouco o Engesa então ainda não me acostumei com os comandos, preciso ficar procurando os botões de farol e limpador de para brisa, a noite ou c/ chuva então sou um zero a esquerda p/ encontrá-los.
Caro Alan,
Coloquei, a partir da cx de direção (que é hidráulica do opala), toda a coluna da L200, do cardanziho ao volante.
Abraços
alan rodrigues
07/03/2008, 16:39
Pessoal, acabei optando por comprar a peça nova. Então se alguém precisar:
coluna de direção da F1000 - código 2SG415502 R$ 200,00 depois de muito choro.
detalhe - somente vende o jogo completo, parte debaixo(foto post 31) com a parte de cima onde é encaixado a da foto.
Verifiquei que precisou fazer solda para alongar a parte superior. Desta forma, deixei a antiga que estava boa e troquei somente a parte inferior (foto).
Reativando o tópico...
Tenho a coluna de direção escamoteável do opala e setor de F1000 (93 em diante), alguém sabe qual eixo com articulação posso colocar para que case com as estrias do setor e da coluna?
Alan
guilhermeabreu
07/05/2011, 00:16
Reativando o tópico...
Tenho a coluna de direção escamoteável do opala e setor de F1000 (93 em diante), alguém sabe qual eixo com articulação posso colocar para que case com as estrias do setor e da coluna?
Alan
CARO ALAN
Sugiro a vc pegar a barras extridas e ír nos ferro velhos e/ou lojas de peças e experimentar até chegar a uma conclusão , fiz ísto qdo inventei de trocar tudo por outros mais reforçados .
Igor Martins
22/05/2011, 07:05
CZ-259 da Stahl.
É a mesma utilizada em caminhoes mercedes, acho que do 1113.
Eduardo Valaretto.
O código está certo mas, conforme o catálogo Stahl 2010, a usada no MB 1113 é outra. O comprimento é de 48,20 e o diâmetro, 19 mm.
Conclusão, comprar pelo código HCZ259, senão se estrepa!!!
Igor Martins
22/05/2011, 08:01
O código atual da cruzeta da direção é, conforme o catálogo Stahl 2010 do site, é HCZ259 (medidas 48,20 x 19 mm) e não consta como sendo do MB1113, embora conste como usado pela Mercedes. Só para constar...
Chocotimer
27/06/2020, 20:37
valeu pessoal, muito obrigado.
Elmer Jeep, matou a charada fui em auto peças ford e encontrei a danada lá, engraçado q já tinha procurado no local e um "balconista" sem vontade falou q ñ tinha e desconhecia, dessa vez cheguei dizendo q é da f1000 e o cara tem p/ pronta entrega, detalhe só vende a parte q eu preciso junto com a outra (macho femea).
Abusando um pouco, sabe se a d. h. da foto é a do opala
Kim valeu pela dica, acho q vou optar por trocar a peça, já q a encontrei, vou tentar melhorar o preço (procurar usada).
Caveso, Lendo o tópico vi q vc optou pelo conjunto de direção da S10, (inclusive volante e chaves seta etc?) pensei tb em trocar todo o conjunto. Como vc fez usou esta da sua foto (parece curta) e soldou em outra barra para chegar até na "parede corta fogo". Poderia postar outra foto? sequencia da q esta instalada. Lembra quanto pagou? Tenho acompanhado a levitação, Desejo q vá com ele p/ o encontro.Todo mundo tá curioso p/ ver a máquina
Julio Militão esta usando tb o volante da L200? Pode dizer o valor q pagou?
Penso em trocar o meu, dizem p/ ñ fazer p/ ñ tirar a originalidade, mas já trocamos tanta coisa. Uso pouco o Engesa então ainda não me acostumei com os comandos, preciso ficar procurando os botões de farol e limpador de para brisa, a noite ou c/ chuva então sou um zero a esquerda p/ encontrá-los.Boa
Boa noite pessoal alguém sabe me dizer qual cruzeta serve na coluna de direção do Opala se eu não me engano ela tem 24 estrias
Caro Julio você tem fotos da coluna de dir da L200? agradeco
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.