Ver Versão Completa : Trocar roda livre automatica pela manual é dificil? (será que foi o diferencial?)
Amigos
Meu Jeep neste final de semana me deixou triste, uma Toyota de um amigo ficou preso em um buraco na trilha e fui puxá-lo com o meu CJ5, mas não consegui, pois minhas rodas dianteiras não funcionaram, apesar de estar com a tração e a reduzida ligada, solicitei para olharem por baixa do meu CJ para ver se o carda estava rodando e informaram que sim, desta forma acho que é a roda livre automática que foi para o saco, desta forma acabei de comprar as rodas livres manuais AVM mod 401 para trocar neste final de semana, então está minha duvida?
1 ª É fácil substituir a automática pela manual, o que será preciso?
2ª Será que meu diferencial que estragou? E não as rodas automáticas?
Att
Murillo
murilo , 1- roda livre automatica n presta , tira logo isso , 2- cj puxar toyota ? n faça isso , toyota pesa muito mais , ainda mais com essas rodas automaticas q n te ajudam em nada 3- e mole de colocar , acho q vc tem q comprar so os parafusos , pois os q fixao a automatica sao menores entao vc vai precisar de parafusos novos , n sei a medida exata , mas tem aki pelo forum .
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/09/2006, 20:01
Amigos
Meu Jeep neste final de semana me deixou triste, uma Toyota de um amigo ficou preso em um buraco na trilha e fui puxá-lo com o meu CJ5, mas não consegui, pois minhas rodas dianteiras não funcionaram, apesar de estar com a tração e a reduzida ligada, solicitei para olharem por baixa do meu CJ para ver se o carda estava rodando e informaram que sim, desta forma acho que é a roda livre automática que foi para o saco, desta forma acabei de comprar as rodas livres manuais AVM mod 401 para trocar neste final de semana, então está minha duvida?
1 ª É fácil substituir a automática pela manual, o que será preciso?
2ª Será que meu diferencial que estragou? E não as rodas automáticas?
Att
Murillo
Não se preocupe, Murillo... deve ter sido a roda-livre mesmo (ou pode ter quebrado uma das cruzetas ou uma das pontas-de-eixo/semi-eixo). Para trocar a roda-livre, nem precisa levantar a roda com o macaco. É só tirar aqueles seis parafusos de cada uma, retirar a automática e colocar a manual. Creio que na embalagem explica isso mesmo, mas é intuitivo. Apenas, ao apertar os parafusos da nova roda-livre, você deve "encostar" todos eles e, gradualmente ir apertando em cruz (seguindo linhas diametralmente opostas) sacou?
Mas se foi a cruzeta (ou o semi-eixo)... aí já vai envolver a retirada da roda respectiva e desmontagem do munhão, etc. Isto também você pode fazer... se tiver um mínimo de relacionamento com ferramentas e mecânica básica. De qualquer modo você não vai perder a RL porque teria de a trocar em qualquer tempo.
Não se apavore. Bom trabalho.
O que lhe aconteceu é comum, os roletes simplesmente deixam de ir para a posição devida pela força centrífuga, por diversas razões (até por oxidação ou sujeira). Na trilha, num caso destes, basta abrir a tampa da roda-livre (automática) e encher de gravetos (ou bolinhas de papel) a parte interna da mesma de modo a pressionar os roletes para a periferia. A tração fica permanente, mas você sai do mato/atoleiro.
Sergio Rocha
25/09/2006, 21:16
Nem tente puxar uma Band de um atoleiro com um cj.A bichinha pesa por volta de 1800 Kg desatolada.Atolada só DEUS sabe.
[]'
leopoldo
25/09/2006, 22:42
.....simplesmente deixam de ir para a posição devida pela força centrífuga....
:discordo: não tem nada de centrífugo lá .... não é embreagem de mobilete.
É fácil substituir a automática pela manual ...
ou a(s) roda(s) livre(s) foi(ram) ppro espaço.
ou simplesmente não há semi-eixo instalado.
o que será preciso?
ferramentas
boa vontade
usar as informações do manual de manutenção do jeep - que está na seção de downloads, veja a parte do eixo dianteiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
aproveitar e ler:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1660
Está sendo super 10 ler as repostas referentes às minhas dúvidas, mas em relação aos parafusos, os da minha roda livre automática antiga vão servi na nova que comprei, pois já escutei falar que deverei comprar parafusos novos.
Há, a Band estava sozinha, não tinha como não ajudar, com muita chuva e sem tração demos o nosso jeito e com a metade de minha embreagem indo para o saco, tiramos...
Neste final de semana vai ter o aniversario do presidente do Jeep Clube que faço parte e para comemorar vai ter uma trilha, desta forma estou torcendo para não ser coisa mais grave, pois a roda livre manual já foi comprada, apenas quero ter certeza de não precisar de novos parafusos, pois no sábado não irei encontrar...
Eu acho que não deve ser o Cardan e nem a cruzeta que interliga, pois vi rodando, pode ser o interior do diferencial ou nas rodas, optei pelas RL e continuo rezando por não ser coisas mais graves.
Alguém já teve esse problema???
compra os parafusos de uma vez horas , vc vai ter q trocar os parafusos , pra q esperar chegar sabado e ficar sem os parafusos ? as rodas livres vc troca com 1 hora , e mole . automatica n presta , ja era pra ter tirado a mais tempo isso .
Rogério Barthy
26/09/2006, 10:58
O tamanho dos parafusos, como saber?
Mais comprido que os da automática ?
Mais curtos?
Mesma medida ?
Com rosca até o final ou com um espaço até a cabeça do parafuso ?
Algum material em especial ?
Pergunto porque as automáticas de minha viatura tbm foram para o saco e estou adquirindo um par hoje.
Rodrigo
No Garra4x4 aonde comprei a RODA LIVRE AVM nao tem o parafuso, aonde compro esses parafusos?
Att
Murillo
liga pra jap la em sao cristovao q tem , qlq loja de parafusos vc acha . aki no forum eu acho q tem essa medida , da uma procurada . os meus sao alen de inox , tem rosca ate a metade mais ou menos , mas n sei medidas dele ....
Liguei para o JAP 2589-2169 e inforaram que nao tem, liguei para o GARRA4x4 aonde comprei as rodas livre e informaram que O kit de parafuso da roda livre o Codigo é KT022 e Custa R$ 16,00 o jogo para 2 lados. Vou ligar para tentar negociar o transporte, pois nao quero pagar mais uma vez correio.
Marcio Vargas
26/09/2006, 13:08
Eu já puxei uma Band atolada ate os diferenciais para fora do banhado, com um CJ5 BF 161 Caixa 3 marchas e RL automatica...
Terminamos a trilha e nunca tive problemas...
Kminhão!!! Coloca as fotos ai..
Liguei para o JAP 2589-2169 e inforaram que nao tem, liguei para o GARRA4x4 aonde comprei as rodas livre e informaram que O kit de parafuso da roda livre o Codigo é KT022 e Custa R$ 16,00 o jogo para 2 lados. Vou ligar para tentar negociar o transporte, pois nao quero pagar mais uma vez correio.
Na Donatti4x4 você também encontra estes parafusos.
O tamanho dos parafusos, como saber?
Mais comprido que os da automática ?
Mais curtos?
Mesma medida ?
Com rosca até o final ou com um espaço até a cabeça do parafuso ?
Algum material em especial ?
Pergunto porque as automáticas de minha viatura tbm foram para o saco e estou adquirindo um par hoje.
Fala Rogerio,
Tirar RL Automatica para Manual como ja foi citado, é muito simples 1 hora da tranquilo ainda dando uns goles na cerveja hahahah
respondendo algumas de suas perguntas:
Os parafusos sao mais curtos, os RL Automatica usam parafusoa que pegam desde a tampa. Os da RL Manual, sao duas partes, os parafusos que fixam a primeira parte no eixo (Esses voce precisa Comprar) e outros parafusos para fixar a ponta da RL na parte que foi conectada ao eixo (esses ja vem com a RL). Nao se preocupe com o tamanho doa parafusos, na jipebras, é só pedir o jogo que ele vem completo com arroelas de pressao. Sai por uns 18 reais.
Espero ter ajudado
abracos
Diogo
leopoldo
30/09/2006, 05:52
se vc usar parafusos, de INOX é melhor.
1(1/2)" - meia rosca é uma boa opção.
em vez de arruela de pressão, use arruela de INOX.
também considere colocar um pouco de silicone (ver abaixo) na rosca, para não entrar água por capilaridade.
cuidado ao apertar o parafuso para não espanar a rosca do cubo mas, também não deixe solto e, se vc for muito cuidadoso, use torquímetro.
de preferência, não use a junta entre a RL e o cubo: faça um filete de junta com silicone PERMATEX (preto, cinza ou vermelho)
ao apertar os parafusos da tampa, use chave allen, apertando com a ponta dos dedos pela parte CURTA.
Alguns consideram colocar um pouco de óleo de motor dentro da tampa, para a umidade não estragar o mecanismo de engate.
Ao remover as RL é aconselhável verificar a pré carga dos rolamentos do cubo da roda .... use as informações (links) que eu mencionei na página 1 deste tópico
Sergio Rocha
30/09/2006, 11:56
Eu já puxei uma Band atolada ate os diferenciais para fora do banhado, com um CJ5 BF 161 Caixa 3 marchas e RL automatica...
Terminamos a trilha e nunca tive problemas...
Kminhão!!! Coloca as fotos ai..
Vc tem certeza q o teu chassi continua alinhado ?
[]'
ninguem disse q n puxa , cj puxa ate caminhao carregado atolado , agora o problema e o depois hehehe . fic apuxando assim q qualquer dia vc tem um cj 6 hehehe
leopoldo
30/09/2006, 13:23
que fique registrado isso:
nos idos anos 90, houve um fim de semana em que os tratores de push back da falida (fraudulentamente) Transbrasil estavam em manutenção e necessitava-se remover um Boeing 767 do hangar em congonhas.
Como sem tu vai tu mesmo, pegaram um jeep e puxaram o Boeing e, em cima do jeep, uns 15 mecanicos para fazer peso !
!
Rogério Barthy
01/10/2006, 21:14
Adquirí um par de rlm AVM e agora estou à procura dos parafusos (inox) alen para fixação das mesmas.
Os parafusos deverão ser de que medida ? Qual o comprimento ? Onde poderei comprar os parafusos alen/inox ?
Ao retirar a rla esquerda da viatura, desaparafusei e retirei a trava da ponta do eixo estriado e agora ao experimentar a rl nova, ví que o eixo está mais para dentro e não consigo fazer com que ele fique mais para fora, para que a trava possa ser recolocada.
Como fazer isso ?
Mesmo se eu recolocar a rl anteriormente retirada, a situação continuará a mesma, ou seja, a ponta do eixo estriado mais para dentro.
Já ví que deverei substituir a junta por silicone conforme sugerido em mensagem anterior.
Aguardo ajuda !
Rogério
leopoldo
01/10/2006, 21:32
1- a medida está citada lá em cima.
2- onde comprar? pô ! me loja de parafusos !
3- use um parafuso 7/16 rosca fina, rosca no furo no semi-eixo externo e puxa ele ... PÔ !
Use a imaginação ! se vc nem sabe onde comprar parafuso ... tá mal !
Rogério Barthy
02/10/2006, 11:11
Leopoldo, muitíssimo agradecido pela sua ajuda, já que como moro no interior do RJ, fica um tanto difícil a aquisição de alguns tipos parafuso tendo em vista a medida solicitada e muito mais ainda se for em inox e mais ainda.. se tratando de alen..
Solicitei tão somente saber de um endereço que eu pudesse efetuar a compra, com a certeza de aquisição correta e sem precisar voltar por estar com a rosca errada, tamanho diferente ou outras..
Quanto ao eixo, como pode ser entendido, fui fazer a verificação já anoitecendo no domingo e não teria como conseguir o parafuso para colocação no furo do semi-eixo já que não teria o parafuso e nem a medida .
Assim, com a sua resposta e as medidas dos parafusos, poderei ir ao Rio de Janeiro para efetivação da compra.
Novamente agradeço a atenção para solução das minhas dúvidas, já que sou leigo em mecânica e a solução mais simples seria (mandar fazer, achar um mecânico), o que na minha situação não quero já que.. é melhor o dono conhecer sua viatura e saber como, quando e até onde pode ir com ela, com confiaça e segurança, saber o que foi feito, como foi feito, o que foi usado, qual a qualidade.
Cordial e respeitosamente,
Rogério Barthy.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/10/2006, 14:47
Leopoldo, muitíssimo agradecido pela sua ajuda...
Novamente agradeço a atenção para solução das minhas dúvidas, já que sou leigo em mecânica e a solução mais simples seria (mandar fazer, achar um mecânico), o que na minha situação não quero já que.. é melhor o dono conhecer sua viatura e saber como, quando e até onde pode ir com ela, com confiaça e segurança, saber o que foi feito, como foi feito, o que foi usado, qual a qualidade.
Cordial e respeitosamente,
Rogério Barthy.
Rogério, a atividade off-road é um hobby, portanto não tem profissionais aí (além dos que nos vendem as peças e dos mecânicos) e você não tem que se sentir constrangido por não saber as medidas dos parafusos nem os nomes técnicos. O fato de você querer fazer as coisas sozinho demonstra a sua boa-vontade. Certamente você é bom na sua profissão que é diferente das trilhas. Há médicos, juizes e pessoas das mais diversas áreas que usam as suas viaturas no fim-de-semana só para descontrair fora delas.
Tudo o que você precisa é: 12 parafusos inox de 3/8" x 1 1/2" (meia rosca de 16 fios por polegada, como disse o Leopoldo) e 12 arruelas de inox. Os parafusos devem ser de cabeça tipo "Hallen" porque os originais têm cabeça sextavada de 1/2" e, no mercado, você só encontra com cabeça de 9/16" (medida da chave) e não teria espaço para você colocar o soquete. Já que vai ao Rio comprar os parafusos, compre também um tubinho de "Auto lock" da "Loctite" para colocar nas roscas, é trava-parafusos e também evita a infiltração por capilaridade.
Amigos
Comprei a RODA LIVRE AVM mod401 na Garra4x4 e os parafusos tb, os preços não foram dos melhores, mas fez em 3 vezes sem juros.
Na sexta-feira fui para casa de praia onde meu CJ5 fica e no mesmo dia fiz a substituição, comecei 23:30h e acabei 00:25h, foi tudo tranqüilo e sem barulho, pois no sábado acordei e fui para trilha, ficou show de bola, realmente foi a minha roda livre automática que tinha dado pau.
Há, no final da trilha um CJ5 de um amigo quebrou e eu trouxe o mesmo rebocado na traseira usando o cambão dele, sem usar tração e reduzida......
Obrigado pelos esclarecimentos, pois fiz essas mudanças pelas orientações de vocês, pois nunca levei meu carro para o mecânico, sempre fiz tudo, pois esse é o meu ROBY.
Att
Murillo
Rogério Barthy
03/10/2006, 11:16
Antonio,
Na cidade onde moro, é muito difícil a aquisição de peças e materiais para Willys, mesmo sendo uma área majoritariamente "rural" e com quantidade percentual de veículos 4x4 alta (em cada rua que se passa vê-se ao menos 2 veículos 4x4).
O que fiquei um pouco constrangido, foi que aparentemente o professor colega achou minhas perguntas estranhas e não entendeu que aquí temos uma dificuldade muito grande quanto à material, peças e mão de obra, e por isso perguntei onde comprar os parafusos (endereço de uma casa para encomenda) e ele acho eu, pensou que eu estava pensando em farmácia ou padaria ???
O pessoal deve pegar mais leve com os participantes do forum, que não possuem conhecimento ou experiência em mecânica, mas querem algum dia possuir, já que estão tentando e formulando as perguntas da forma possível.
Rogério
leopoldo
03/10/2006, 12:09
Rogério,
Se parecí um pouco áspero me desculpe. O PÔ foi mais como um espanto que uma critica.....parecia que nem achar os parafusos vc não saberia .... hehehe
Mas se o "pobrema" é que tua cidade é que nem a que eu moro ... onde se vai só se ouve a mesma M#RD@ : aqui nun tem não sô . .. só lá em são paulo.
que raiva ! passo isso todo dia ! vc não está sózinho nesta não.
também pudera ... num País onde até certas "pessoas" se re-elejem (g?:rolleyes: )..... fazer o que ?
Rogério Barthy
03/10/2006, 13:01
Leopoldo, não tem nada não, está tudo bem, vc fez a crítica com espanto e eu não posso revidar, já que compreendí que vc não tinha entendido o meu problema.
Agora, já comprei as rlm, os parafusos, o tubo de junta, mas ao instalar as benditas, escobrí que em uma das mangas, não existe a danada da porca da roda livre, e que ninguem aqui em Resende sabia o que era ou do que se tratava, e mais ainda os mecânicos que poderiam ajudar com o fornecimento de uma usada ou da sucata, deliberadamente dizem que não têm, não sabem ou que podem conseguir por $15,00 mais o frete $30,00 mais a ajuda de custo $$$$.
Peguei uma foto da danada em um catálogo antigo, e fui para o estoque de uma loja daquí !!!!!!
Achei a peça e os caras não sebem para que serve, conseguí por R$6,00 e agora vou instalar e ver no que dá !!
Rogério.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
03/10/2006, 14:28
Leopoldo, não tem nada não, está tudo bem, vc fez a crítica com espanto e eu não posso revidar, já que compreendí que vc não tinha entendido o meu problema.
Rogério.
Rogério, como ESCREVI, nenhum de nós é profissional... e estamos todos neste Fórum para nos ajudarmos. Dizem que só o Papa não erra (recentemente o Ratzinger teve de se retratar). Um comandante de pelotão, debaixo de fogo, perguntou o que devíamos fazer e questionei se não era ele que estava no comando, respondeu-me: "só todos é que sabem tudo!". Ficou-me a lição. MAS JIPEIRO É TIRADOR DE SARRO POR NATUREZA e o Leopoldo está anos-luz na nossa frente, daí (até como professor) deve dar boas risadas com os nossos comentários/dúvidas. Devemos muito a ele e os seus conselhos e críticas são sempre construtivos, especialmente no que se refere a modificações/segurança. Eu também moro numa cidade pequena onde tudo é difícil, mas até serve para desenvolver o espírito criativo, não é?
Em tempo: Leopoldo, favor dê uma olhada no tópico "freio de mão na mão" (CJs)
gabrielrg
25/07/2016, 00:53
Agora, já comprei as rlm, os parafusos, o tubo de junta, mas ao instalar as benditas, escobrí que em uma das mangas, não existe a danada da porca da roda livre, e que ninguem aqui em Resende sabia o que era ou do que se tratava, e mais ainda os mecânicos que poderiam ajudar com o fornecimento de uma usada ou da sucata, deliberadamente dizem que não têm, não sabem ou que podem conseguir por $15,00 mais o frete $30,00 mais a ajuda de custo $$$$.
Peguei uma foto da danada em um catálogo antigo, e fui para o estoque de uma loja daquí !!!!!!
Achei a peça e os caras não sebem para que serve, conseguí por R$6,00 e agora vou instalar e ver no que dá !!
Rogério.
Sim Rogério, como ficou a instalação?
Rogério Barthy
25/07/2016, 16:42
Instalei a rlm em minha viatura e agora é só alegria, já tendo inclusive, tirado as duas para limpeza e
lubrificação. Estão 100% e a viatura subindo até em coqueiro rsrsrs.
gabrielrg
26/07/2016, 10:56
Instalei a rlm em minha viatura e agora é só alegria, já tendo inclusive, tirado as duas para limpeza e
lubrificação. Estão 100% e a viatura subindo até em coqueiro rsrsrs.
Que bom ver que mesmo após 10 anos vc continua com a viatura e no mesmo animo pelo off-road =]
Rogério Barthy
27/07/2016, 13:47
Continuo com a mesma viatura, já surrada e com várias cicatrizes de trilhas, mas sempre operacional e pronta para qualquer necessidade.
Rogério Barthy
27/07/2016, 14:00
Só está difícil, acompanhar a turma que ´migrou do Willys, para Bandeirante, Troller, SUV's da vida e Suzukys, que andam mais rápido em deslocamento e fazem trilhas, todos fechados no ar condicionado, deixando o prazer do vento na cara e a aventura, no passado.