Ver Versão Completa : Como sempre SPOA
guilherme soares
25/09/2006, 13:44
Boa a tarde amigos,
Tem mais ou menos 1 mês que SPOEI o Vovozão. Os feixes já estavam cedidos pelo trabalho das trilhas no tempo e então depois de muita pesquisa aqui no Fórum e conversa aqui e conversa ali resolvi então SPOAR. Minhas alterações: Usei o diferencial original, coloquei as minhas rodas Orbitais 16" mais negativas e feixe pra cima. Não virei a bolota não, apenas alonguei o cardãn e sitemas de freio ( canduites. ). E reposicionamento das sapatas para SPOA.
Minha pergunta: Se eu trocar meus eixos originais por de Rural vou sentir diferença relevante? Perguntei a um cara daqui de BH acostumado a fazer este tipo de serviço e ele me afirmou que a diferença é muito pequena para compensar o investimento da troca dos eixos.. Será verdade??
CJ5 1958
Vovozão
OHC a alcool, SPOA, Pneus Tork, caixa de isopor para 23 latinhas de cerva e 1 de Coca-cola
perguntei isso pro dennis agorinha, e ele me disse que vale a pena sim, qu fica muito bom
vamo ve a opnião do resto do pessoal, pois to na mesma duvida que tu hehe
abraço
AE !!!
Aida estou sem SPOA, porem com eixos de rural a um ano aproximadamente...
Vale cade centavo, ganha-se em articulação da susp. pela alavanca maior, e tambem da pra brincar em erosoes sem akela impressão de tombamento...
Manda bala sem dó...
[]´s mais largos
José Augusto
25/09/2006, 19:07
Guilherme, SPOA em CJ com eixos originais, tem que tomar muito cuidado nas inclinações pois a impressão é que tomba fácil.
Os eixos de rural vão te dar mais estabilidade, mas em contra partida, as manobras serão mais trabalhosas (o jeep vira menos) e em certos locais tem que se tomar cuidado com o excesso lateral, mas no geral fica muito bom e compensa.
GustavoRisso
25/09/2006, 20:41
Manda bala!!!!!
Estabilidade e curso de suspensão
[]'s
Thiago Rodeghel
25/09/2006, 20:45
Naum sei pra q eixos de rural em CJ:lol: :lol: :lol:
Agora essa do SPOA sem virar o diferencial... qto vc alongou o cardan???
[s]
Pedro Freitas
26/09/2006, 10:02
spoa + eixos rural = par perfeito. :D
vale a pena comprar.
Pessoall, uma dúvida.
usando espaçadores com off-set bem negativo não se consegue uma diferença semelhante ao tamanho dos eixos da Rural?
uso rodas com tala 10 e offset negativo. os pneus estão praticamente metade para fora da viatura.
Axo que com espaçadores eu conseguiria chegar um pouco perto da estabilidade com eixos da rural.
[]`s
GustavoRisso
26/09/2006, 15:03
Pedro,
Até consegue mas o semi não sei se aguenta não ... ainda mais se tiver com bloqueio ...
[]'s
spoa + eixos rural = par perfeito. :D
vale a pena comprar.
Pessoall, uma dúvida.
usando espaçadores com off-set bem negativo não se consegue uma diferença semelhante ao tamanho dos eixos da Rural?
uso rodas com tala 10 e offset negativo. os pneus estão praticamente metade para fora da viatura.
Axo que com espaçadores eu conseguiria chegar um pouco perto da estabilidade com eixos da rural.
[]`s
Pedro,
Alargadores forçam os semi-eixos e cruzetas. IMHO é uma alternativa paliativa, mais barata e mais simples, mas que não se compara com os eixos de Rural.
[s] querendo eixos de Rural,
Pedro Freitas
26/09/2006, 17:06
entendido :concordo:
eixos rural, kit suspensao toyota, spoa, formam um trio perfeito então.
[]'s imaginando o proximo upgrade
José Augusto
26/09/2006, 17:14
Pessoal, os espaçadores antes de mais nada estrangam os rolamentos, usar rodas com bastante offset negativo ou espaçadores já fica implicito o uso de flutuante no eixo traseiro (segurança em 1o lugar).
Existe uma outra opção para quem vai comprar eixos de rural e depois reforçá-los, vc pega os eixos do CJ corta a tubeira e aumenta o tanto que desejar, aí pede para fabricar os semi-eixos no comprimento certo da medida do novo eixo.
Thiago Rodeghel
26/09/2006, 17:20
E essa do SPOA sem girar o diferencial???
Pra mim isso tá meio estranho:pensativo:
[s]
Alexandre Vaz Ferreira
26/09/2006, 17:50
E essa do SPOA sem girar o diferencial???
Pra mim isso tá meio estranho:pensativo:
[s]
X2
[]s ouvindo o estalar das cruzetas quando rodar :parede:
entendido :concordo:
eixos rural, kit suspensao toyota, spoa, formam um trio perfeito então.
[]'s imaginando o proximo upgrade
Só faltou os jumelos revolver...
José Augusto
26/09/2006, 18:08
E essa do SPOA sem girar o diferencial???
Pra mim isso tá meio estranho:pensativo:
[s]
Tiro por base a minha experiência, na rural eu não girei o diferêncial diânteiro, embora a nova mecânica tenha empurrado tudo mais para trás e o cardãn diânteiro ser bem mais comprido, dependendo da posição da suspensão as cruzetas ficam no limite, a fim de melhorar "a coisa" este será um serviço que farei em breve.
No jeep essa mesma condição seria impossível, pois o tamanho da mecânica atropelaria o diferêncial traseiro, a menos que se trate de um CJ6, aí até pode ser.
Thiago, pode ser que ele tenha SPOAdo mas ainda não tenha "testado" e não se deu conta da necessidade, outra coisa dependendo de como foi feito o SPOA pode ser que algo esteja limitando o curso da suspensão e neste caso tb passou despercebido.
guilherme, posta umas fotos para ver como ficou.
leovalle
26/09/2006, 18:19
Boa a tarde amigos,
Tem mais ou menos 1 mês que SPOEI o Vovozão. Os feixes já estavam cedidos pelo trabalho das trilhas no tempo e então depois de muita pesquisa aqui no Fórum e conversa aqui e conversa ali resolvi então SPOAR. Minhas alterações: Usei o diferencial original, coloquei as minhas rodas Orbitais 16" mais negativas e feixe pra cima. Não virei a bolota não, apenas alonguei o cardãn e sitemas de freio ( canduites. ). E reposicionamento das sapatas para SPOA.
Minha pergunta: Se eu trocar meus eixos originais por de Rural vou sentir diferença relevante? Perguntei a um cara daqui de BH acostumado a fazer este tipo de serviço e ele me afirmou que a diferença é muito pequena para compensar o investimento da troca dos eixos.. Será verdade??
CJ5 1958
Vovozão
OHC a alcool, SPOA, Pneus Tork, caixa de isopor para 23 latinhas de cerva e 1 de Coca-cola
Guilherme,
quem é esse cara que está acostumado a fazer SPOA?
Thiago Rodeghel
26/09/2006, 19:21
Tiro por base a minha experiência, na rural eu não girei o diferêncial diânteiro, embora a nova mecânica tenha empurrado tudo mais para trás e o cardãn diânteiro ser bem mais comprido, dependendo da posição da suspensão as cruzetas ficam no limite, a fim de melhorar "a coisa" este será um serviço que farei em breve.
No jeep essa mesma condição seria impossível, pois o tamanho da mecânica atropelaria o diferêncial traseiro, a menos que se trate de um CJ6, aí até pode ser.
Thiago, pode ser que ele tenha SPOAdo mas ainda não tenha "testado" e não se deu conta da necessidade, outra coisa dependendo de como foi feito o SPOA pode ser que algo esteja limitando o curso da suspensão e neste caso tb passou despercebido.
guilherme, posta umas fotos para ver como ficou.
Tbm imaginei isso, q fez sem girar o diferencial mas naum testou:pensativo:
Meu CJ, deixei a parte mecanica na posição original, vantagem do AP com clark 5m. E joguei o eixo dianteiro quase 8cm mais pra frente. É uma boa diferença, suficiente para transformar o paralama do CJ5 em CJ38-)
Por isso fiquei curioso:-? e estranhei muuuuito. Se naum já fazia isso no meu amanhã mesmo em casa:razz: :lol: :lol: :lol:
Na Rural e F75, as q vi SPOA, nenhuma realmente tinha virado o diferencial...
[s] Esperando as fotos
guilherme soares
26/09/2006, 20:38
Guilherme,
quem é esse cara que está acostumado a fazer SPOA?
Fala Leo,
Foi o seu xará.... Leo Off Road, lá do Planalto, perto da Av. Pedro I... O cara, como vc sabe, aqui em BH é bem recomendado. Não é nenhum Adriano, que executa algumas pérolas, como seu carro e do Marcel, mas o cara é bacana e bão de serviço também, né?
Referente a NÃO GIRAR A BOLOTA, é o seguinte:
A da trazeira girei numa boa, pois não interfere em nada e o curso do cardan traseiro ficou exato. Referente ao diferencial dianteiro não girei nada. Somente reposicionei as sapatas e pronto! O cardan foi alongado nuns 10cm e a luva já tava "meio comida" , então resolvi esta questão assim...
Problemas: Sei que não poderei andar traçado por muito tempo na trilha, pois o esforço na cruzeta dianteira ficou enorme. Então somente usarei a dianteira nos casos de necessidade e não de trânsito em trilha. Meu OHC a alcool está dando uns 120cv e curva de torque de 18,5k, segundo o pessoal que fez a mecânica ano passado fez a medição. Então tá dando pra brincar com força!
As fotos postarei amanhã. Tirarei na garagem e postarei a vcs.
ok?
guilherme soares
26/09/2006, 20:48
Guilherme,
quem é esse cara que está acostumado a fazer SPOA?
Fala Leo,
Foi o seu xará.... Leo Off Road, lá do Planalto, perto da Av. Pedro I... O cara, como vc sabe, aqui em BH é bem recomendado. Não é nenhum Adriano, que executa algumas pérolas, como seu carro e do Marcel, mas o cara é bacana e bão de serviço também, né?
Referente a NÃO GIRAR A BOLOTA, é o seguinte:
A da trazeira girei numa boa, pois não interfere em nada e o curso do cardan traseiro ficou exato. Referente ao diferencial dianteiro não girei nada. Somente reposicionei as sapatas e pronto! O cardan foi alongado nuns 10cm e a luva já tava "meio comida" , então resolvi esta questão assim...
Problemas: Sei que não poderei andar traçado por muito tempo na trilha, pois o esforço na cruzeta dianteira ficou enorme. Então somente usarei a dianteira nos casos de necessidade e não de trânsito em trilha. Meu OHC a alcool está dando uns 120cv e curva de torque de 18,5k, segundo o pessoal que fez a mecânica ano passado fez a medição. Então tá dando pra brincar com força!
As fotos postarei amanhã. Tirarei na garagem e postarei a vcs.
ok?
Thiago Rodeghel
26/09/2006, 20:52
Mas só alongou o cardan???
E o eixo continuou na mesma posição? Não aumentou o entre eixos??
[s]
guilherme soares
27/09/2006, 08:30
Mas só alongou o cardan???
E o eixo continuou na mesma posição? Não aumentou o entre eixos??
[s]
Thiago,
Essa que é o problema... Não aumentou não. O centro de gravidade tá alto e o entre eixos é o mesmo.. Eu mesmo consigo deslocar o eixo dianteiro pra frente? que tenho que fazer? Minha mecânica é OHC com caixa 4 marchas.
leovalle
27/09/2006, 11:23
Fala Leo,
Foi o seu xará.... Leo Off Road, lá do Planalto, perto da Av. Pedro I... O cara, como vc sabe, aqui em BH é bem recomendado. Não é nenhum Adriano, que executa algumas pérolas, como seu carro e do Marcel, mas o cara é bacana e bão de serviço também, né?
Referente a NÃO GIRAR A BOLOTA, é o seguinte:
A da trazeira girei numa boa, pois não interfere em nada e o curso do cardan traseiro ficou exato. Referente ao diferencial dianteiro não girei nada. Somente reposicionei as sapatas e pronto! O cardan foi alongado nuns 10cm e a luva já tava "meio comida" , então resolvi esta questão assim...
Problemas: Sei que não poderei andar traçado por muito tempo na trilha, pois o esforço na cruzeta dianteira ficou enorme. Então somente usarei a dianteira nos casos de necessidade e não de trânsito em trilha. Meu OHC a alcool está dando uns 120cv e curva de torque de 18,5k, segundo o pessoal que fez a mecânica ano passado fez a medição. Então tá dando pra brincar com força!
As fotos postarei amanhã. Tirarei na garagem e postarei a vcs.
ok?
Ok, o Leo que agora anda com a turma do Radical
Seu carro COM CERTEZA vai ficar muito vulnerável a tombar e esse papo de que o ganho é pequeno usando o eixo de Ruaral em SPOA não é verdade. O ideal é vc colocar os eixos de Rural e rodas de pelo menos 7" de bitola e pelo menos 25% negativas.
Usando o eixo original, vc terá a opção de colocar as rodas até 44% negativas e usar espaçadores, mas ainda terá o carro 100 mm mais estreito que um com eixos de Rural. Imagina as forças aplicadas nos rolamentos.
O Dudu de Sabará fez espoa no CJ dele c/ eixos originais e vive tombando.
Obs.: além de ter que mexer na angulação do eixo dianteiro (caster), tem que girar também o traseiro e pelo menos no eixo traseiro (obrigatório) uma barra anti axle-rap, pq senão vai quebrar cruzetas, flanges e torcer cardãns (experiência própria). A oficina GGL 4x4 de Sabará faz essas barras muito bem feitas. Aliás são muito bons no serviço de SPOA. O cardã dianteiro normalmente fica mais longo, devido a angulaçã e não ao aumento de entre-eixos (que na verdade não acontece).
[]'s
EDIT: editei pq confundí os Leo's
Sergio Rocha
27/09/2006, 18:26
Leo
Bonita sua nova assinatura.Nào entendi mas achei bonita
Beijundas
Thiago Rodeghel
27/09/2006, 18:57
Thiago,
Essa que é o problema... Não aumentou não. O centro de gravidade tá alto e o entre eixos é o mesmo.. Eu mesmo consigo deslocar o eixo dianteiro pra frente? que tenho que fazer? Minha mecânica é OHC com caixa 4 marchas.
Tem q alongar o chassi:pensativo: Naum teria outra maneira... Tem alguns q exageram:lol: :lol: :lol: E reposicionar as molas em seguida.
Aí aumentando o entre eixos, tem q fazer algumas coisinhas na direção, coisa e tal... reposicionar os componentes:pensativo:
Eu acho q vale a pena, naum é tão dificil, é um pouco trabalhoso apenas.
[s]
jipeiroloko
28/09/2006, 13:24
Estou fazendo SPOA no meu jeep tb, e estou usando os eixos de rural!!!! q estam ficando mt lokossss...!!!
Estava vendo preço do amortecedor Moroe, não sei o modelo dele, mais ele estica bastante, mais do que o do toyota!!!...o preço dele eh 95,00 barão cada.!!! e vih o preço do amortecedor no Portugues4x4 (o da toyota) custa 65,00 barão cada!!!!...
O q vc acham dos preços deles?
vcs podem ajudar onde tem amortecedores com um curso bom para spoa em eixos da rural?????
flw galera ateh mais
AE !!!
O de Toy, 608 dão final de curso com os eixos de rural sem SPOA...
Dá uma pesquisada legal pq esta eh uma boa empreitada...
[]´s
Alexandre Vaz Ferreira
28/09/2006, 23:06
Estou fazendo SPOA no meu jeep tb, e estou usando os eixos de rural!!!! q estam ficando mt lokossss...!!!
Estava vendo preço do amortecedor Moroe, não sei o modelo dele, mais ele estica bastante, mais do que o do toyota!!!...o preço dele eh 95,00 barão cada.!!! e vih o preço do amortecedor no Portugues4x4 (o da toyota) custa 65,00 barão cada!!!!...
O q vc acham dos preços deles?
vcs podem ajudar onde tem amortecedores com um curso bom para spoa em eixos da rural?????
flw galera ateh mais
Meu...
Eu usei os Monroe traseiro da Ranger 97 e ficou 10:dance: , paguei 75,00 cada:concordo:
[]s
guilherme soares
29/09/2006, 08:44
Moçada,
Ontem estava conversando com um mecânico daqui de BH e estávamos "olhando" uma carcaça canela grossa de Rural que irei adaptar no Vovozão. Falei para ele da necessidade de girar a bolota para que o estrangulamento da cruzeta seja aliviado. Ele me falou que a bolota solta por completo da carcaça dos semi-eixos, que é presa por pinos e sacando-os, podemos girar um pouco para chegarmos ao ângulo desejado e depois é só travar de novo os pinos. É correta essa possibilidade? Nunca ouvi alguém sugerir isso aqui no Fórum. Pelo que vejo o povo aqui dizer, temos de levar a carcaça num torneiro e ele cortar perto do munhão e soldar novamente. Pô, a caixa satélite solta-se e o eixo fica todo desmontado, não?
Então se tirarmos só os pinos e girarmos a carcaça de lado fica o mesmo efeito. Alguém já fez assim? Com certeza é menos agressivo que solda!!
guilherme soares
29/09/2006, 08:49
Moçada,
Ontem estava conversando com um mecânico daqui de BH e estávamos "olhando" uma carcaça dianteira canela grossa de Rural que irei adaptar no Vovozão. Falei para ele da necessidade de girar a bolota para que o estrangulamento da cruzeta seja aliviado. Ele me falou que a bolota solta por completo da carcaça dos semi-eixos, que é presa por pinos e sacando-os, podemos girar um pouco para chegarmos ao ângulo desejado e depois é só travar de novo os pinos. É correta essa possibilidade? Nunca ouvi alguém sugerir isso aqui no Fórum. Pelo que vejo o povo aqui dizer, temos de levar a carcaça num torneiro e ele cortar perto do munhão e soldar novamente. Pô, a caixa satélite solta-se e o eixo fica todo desmontado, não?
Então se tirarmos só os pinos e girarmos a carcaça de lado fica o mesmo efeito. Alguém já fez assim? Com certeza é menos agressivo que solda!!
jipeiroloko
29/09/2006, 12:56
Moçada,
Ontem estava conversando com um mecânico daqui de BH e estávamos "olhando" uma carcaça dianteira canela grossa de Rural que irei adaptar no Vovozão. Falei para ele da necessidade de girar a bolota para que o estrangulamento da cruzeta seja aliviado. Ele me falou que a bolota solta por completo da carcaça dos semi-eixos, que é presa por pinos e sacando-os, podemos girar um pouco para chegarmos ao ângulo desejado e depois é só travar de novo os pinos. É correta essa possibilidade? Nunca ouvi alguém sugerir isso aqui no Fórum. Pelo que vejo o povo aqui dizer, temos de levar a carcaça num torneiro e ele cortar perto do munhão e soldar novamente. Pô, a caixa satélite solta-se e o eixo fica todo desmontado, não?
Então se tirarmos só os pinos e girarmos a carcaça de lado fica o mesmo efeito. Alguém já fez assim? Com certeza é menos agressivo que solda!!
Intaum brother...vc tem q relamente levar em algum torneiro...
pois precisa girar alguns graus a bolota para haver lubrificação da coroa e pinhão!!! intendeu?
ele corta pertinho do munhão msm e depois gira e faz uma solda 10!!!
fika super bom!!! garantido!!!
flww cara
jipeiroloko
29/09/2006, 13:00
Meu...
Eu usei os Monroe traseiro da Ranger 97 e ficou 10:dance: , paguei 75,00 cada:concordo:
[]s
Alexandre...75,00 eh um preço bom pra armotecedores da ranger...!!!
mais vc poderia me informar a abertura max dele??
vih o da toyota eh 60cm...oq vc acha??
eh pouco para um SPOA?
ou o curso do amortecedor tem q ser maior?
flw brother
José Augusto
29/09/2006, 13:49
Moçada,
Ontem estava conversando com um mecânico daqui de BH e estávamos "olhando" uma carcaça dianteira canela grossa de Rural que irei adaptar no Vovozão. Falei para ele da necessidade de girar a bolota para que o estrangulamento da cruzeta seja aliviado. Ele me falou que a bolota solta por completo da carcaça dos semi-eixos, que é presa por pinos e sacando-os, podemos girar um pouco para chegarmos ao ângulo desejado e depois é só travar de novo os pinos. É correta essa possibilidade? Nunca ouvi alguém sugerir isso aqui no Fórum. Pelo que vejo o povo aqui dizer, temos de levar a carcaça num torneiro e ele cortar perto do munhão e soldar novamente. Pô, a caixa satélite solta-se e o eixo fica todo desmontado, não?
Então se tirarmos só os pinos e girarmos a carcaça de lado fica o mesmo efeito. Alguém já fez assim? Com certeza é menos agressivo que solda!!
Em Santo André tem a mecânica Bonfim, eles são especialistas em reparo de eixos de caminhões, lá eles fazem o serviço de sacar a tubeira da "bola do diferêncial" e reposicionar e cobravam R$ 300,00 pelo serviço a algum tempo atrás, alguns colegas fizeram o serviço lá.
Bem a parte ruim disso, é que algumas vezes ao sacar eles percebem algum defeito, que impossibilita a sua recolocação aí eles falam que tem que por novas tubeiras e recolocar os munhões e nessa brincadeira lá se vão R$ 500,00 ou seja a brincadeira ficava entre R$ 300,00 e R$ 800,00, isso a uns 2 anos atrás.
Elmer_Jeep
29/09/2006, 15:27
Moçada,
Ontem estava conversando com um mecânico daqui de BH e estávamos "olhando" uma carcaça canela grossa de Rural que irei adaptar no Vovozão. Falei para ele da necessidade de girar a bolota para que o estrangulamento da cruzeta seja aliviado. Ele me falou que a bolota solta por completo da carcaça dos semi-eixos, que é presa por pinos e sacando-os, podemos girar um pouco para chegarmos ao ângulo desejado e depois é só travar de novo os pinos. É correta essa possibilidade? Nunca ouvi alguém sugerir isso aqui no Fórum. Pelo que vejo o povo aqui dizer, temos de levar a carcaça num torneiro e ele cortar perto do munhão e soldar novamente. Pô, a caixa satélite solta-se e o eixo fica todo desmontado, não?
Então se tirarmos só os pinos e girarmos a carcaça de lado fica o mesmo efeito. Alguém já fez assim? Com certeza é menos agressivo que solda!!
Cara, isso já foi bastante falado aqui no fórum e chegamos à um concenso onde o mais prático e eficiente é cortar, reposicionar e ressoldar os munhões. :concordo:
Essa história de pino-trava eu não conheço, pelo que sei os tubos são prensados na carcaça e fixados com uma solda altamente resistente que une o ferro fundido(carcaça) com aço(tubos) e isso vc pode comprovar observando que na carcaça existem alguns furos nas extremidades onde entra os tubos e esses furos são preenchidos com solda. :wink:
Se vc procura fazer o serviço correto tire um tempo pra ler esse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263 tem tudo o que vc precisa saber sobre correção de cáster.
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
29/09/2006, 23:36
Alexandre...75,00 eh um preço bom pra armotecedores da ranger...!!!
mais vc poderia me informar a abertura max dele??
vih o da toyota eh 60cm...oq vc acha??
eh pouco para um SPOA?
ou o curso do amortecedor tem q ser maior?
flw brother
Meu
O Monroe que usei é o 84728N e tem 57,4 cm aberto e 34,8 cm fechado.
O cofap é o 12343 e tem 58 cm aberto e 35,4 cm fechado.
Ambos são da ranger argentina 4x2 traseiro.
Só pra comparar o original tem 52 aberto e 32 fechado
Acho que o principal problema é dar fim de curso fechado, mas isso vai depender das novas posições dos suportes dos amortecedores.:pensativo:
[]s
Elmer_Jeep
30/09/2006, 09:15
Os amortecedores de toyota Band medem 55x32. (cofap L12915) e tem a desvantagem de não serem à gás...
O GL12343 da ranger é suficiente, meu CJ tá com feixes band+sOa+jumelos revolver e to usando esses amortecedores, como o Alexandre disse, vai depender da posição dos suportes e também da posição de trabalho do amortecedor, esse é um detalhe muito importante que sempre passa despercebido em grande parte das adaptações...
[]'s
pcervieri
30/09/2006, 15:14
Elemer,
voce reposicionou os suportes de amortecedor do jeep?
Pode postar fotos?
fernandão
30/09/2006, 17:18
Elemer,
voce reposicionou os suportes de amortecedor do jeep?
Pode postar fotos?
se ajudar :concordo:
Alexandre Vaz Ferreira
30/09/2006, 19:28
Fernandão
Essa é pra ti:concordo: ...valeuuu:palmas:
[]s pagando as dívidas
jipeiroloko
30/09/2006, 22:38
Os amortecedores de toyota Band medem 55x32. (cofap L12915) e tem a desvantagem de não serem à gás...
O GL12343 da ranger é suficiente, meu CJ tá com feixes band+sOa+jumelos revolver e to usando esses amortecedores, como o Alexandre disse, vai depender da posição dos suportes e também da posição de trabalho do amortecedor, esse é um detalhe muito importante que sempre passa despercebido em grande parte das adaptações...
[]'s
Certo Elmer...a foto que vc e o Alexandre postarão foi de grande utilidade para entender como aproveitar mais o curso do amortecedor!!!...Assim com o repocionamento dos suportes do amortecedor (Soldado no eixo) eu garanto um aproveitamento melhor do curso?
O preço do amortecedor da Toyota que encontrei no Portugues4x4 (65,00) como tinha falado, ofereçe um curso de 60 cm totalmente aberto...!!!
vcs acham o suficiente para um SPOA com eixos da rural?
Os jumelos revolver são utilizados no feixe de molas dianteiro e traseiro?
obrigado pela atenção e disculpe minha ignorancia !!!! sou novato no ramo 4x4!!! obrigado!!!
fernandão
01/10/2006, 11:25
Fernandão
Essa é pra ti:concordo: ...valeuuu:palmas:
[]s pagando as dívidas
e num é que ficou bom mesmo :mrgreen:
é bom ser copiado por pessoas que entendam pois isso te diz que
vc está fazendo coisas legais e certas paar a viatura :palmas: :concordo:
[]´s
fernandão
01/10/2006, 11:27
Certo Elmer...a foto que vc e o Alexandre postarão
:pensativo: :pensativo:
[]´s
jipeiroloko
01/10/2006, 16:42
foi malzzz aeee.e.e.
escrevei algumas coisas erradas e naum revisei!!
aiuhIAUHuihaiuHAIUaA
flw galera!!!!
luciano Rodrigues
01/10/2006, 21:10
Fernandão e All, pode detalhar como que foi fixado os terminais nos munhões ? Na verdade acabei de fazer SPOA no meu CJ5, virei os munhões e tô vendo dificuldades para ligar munhão a munhão, pois usando o terminal duplo em uma das extremidades a barra que vem do terminal da caixa de direção (VW) bate nos feixes (TOY) quando esterça-se. Você fez aquela famosa lingueta ? Outra coisa, com as medidas do amortecedor GL 12343 da COFAP que foi colocado ai em cima, vi que terei problemas, pois pelo cálculos só terei 4 cm para comprimir o amortecedor e não tenho espaço para soldar o suporte do amortecedor nos eixo, pois uso os eixos originais e olha que ainda não cedeu nada, pois ainda nem andei como o menino. Quem tiver alguma dica para esse impasse dê uma luz aí hein ?? as fotos estão no meu fotolog, quem puder ajudar passa lá hein !!
Alexandre Vaz Ferreira
01/10/2006, 22:18
Fernandão e All, pode detalhar como que foi fixado os terminais nos munhões ? Na verdade acabei de fazer SPOA no meu CJ5, virei os munhões e tô vendo dificuldades para ligar munhão a munhão, pois usando o terminal duplo em uma das extremidades a barra que vem do terminal da caixa de direção (VW) bate nos feixes (TOY) quando esterça-se. Você fez aquela famosa lingueta ? Outra coisa, com as medidas do amortecedor GL 12343 da COFAP que foi colocado ai em cima, vi que terei problemas, pois pelo cálculos só terei 4 cm para comprimir o amortecedor e não tenho espaço para soldar o suporte do amortecedor nos eixo, pois uso os eixos originais e olha que ainda não cedeu nada, pois ainda nem andei como o menino. Quem tiver alguma dica para esse impasse dê uma luz aí hein ?? as fotos estão no meu fotolog, quem puder ajudar passa lá hein !!
Luciano
Pesquisa sobre high steer e dá uma olhada nessas fotos:concordo:
Elmer_Jeep
02/10/2006, 10:43
Elemer,
voce reposicionou os suportes de amortecedor do jeep?
Pode postar fotos?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2057&page=7
:concordo:
fernandão
02/10/2006, 13:02
cara eu usei a "lingueta " Hight steer pode usar que é muito bom
eu não fiz eu comprei :mrgreen: que achei melhor comprei do
rafael da X4 e Iron parts mas o Afonso da TT4 tambem tem :concordo:
a minha tem dois furos de um lado e 1 do outro para não usar o terminal duplo
eu preferi assim vou ver se tiro umas fotos pra te mostrar
[]´s
luciano Rodrigues
03/10/2006, 19:23
Alexandre, Fernandão, obrigado pela dicas, não deu uma luz e sim o holofote, vi o preço do Hight steer o negócio parece bom, mas o preço me deixou meio assustado, mas vou dar um jeito de pega-los. Quanto as fotos da maneira de fixação dos amortecedores, realmente ficou bom, é uma ótima alternativa, será que o fato de colocar alguma coisa que não seja os berços entre os feixes e o eixo não vai aumentar o esforço nesse local ? Outra coisa, neste caso será necessário usar um parafuso maior, aquele que mantem os feixes presos (espigão, acho é isso) Eu virei aposição dos berços e soldei bem soldados os meninos. Achei a dica muito boa !! Se tiverem mais alguma, por favor passem !! Grande abraço !!
Flavio Miranda
03/10/2006, 21:21
Guilherme,
Não sei se já mexeu nos eixos...
Uma possibilidade seria manter os eixos do CJ e utilizar JUNTA CV nos cardãns. Esta junta funciona como duas cruzetas conta-postas e permite trabalhar com angulos bem melhores que uma cruzeta simples.
Conheci isso no meu antigo Samurai e fiz trilhas boas com ele em 2005 e nunca quebrou nada.
Assim, vc evitaria de cortar eixos e girar diferencial.
E sugiro que vc pesquise aqui no forum que tem muita coisa especifica sobre SPOA e seus 'efeitos colaterais'. Depois, se ainda restarem dúvidas, manda uma MP com sua dúvida, da forma mais objetiva possivel para o Billj.
Tô até estranhando ele não ter postado nada ainda neste tópico...
Por fim, não tenha pressa, pois este é um caminho sem volta e dependendo do que vc mexer, vai gastar bem com outras adaptações necessárias.
Opa !!.. Já ia esquecendo...!!!! Se colocar os eixos de Rural como fez o amigo Pagani, estude bem os pontos de fixação dos feixes. O Pagani deixou bem próximos para o centro do eixo e o jipe parecia um lango-lango...!
Precisava ver na subida da erosão...!!! Não ficava um do lado do jipe né Pagani !!?
[ ]s
guilherme soares
03/10/2006, 21:36
É Flávio,
Ainda não mexi nos eixos não. Estão do mesmo jeito ainda. Escutando opiniões e pitacos da turma para eu decidir o que fazer. O problema do CJ é a estabilidade por causa de sua altura SPOADO e CENTRO DE GRAVIDADE alterado. Tô bem tendencioso a trocar meusa eixos pelo da Rural canela grossa, lembro ainda que os que estão no meu jipe são os canela finas chavetados 51 com coroa e pinhão pequenos. Quero achar uma oportunidade aqui em BH para comprar esses eixos. Ainda dá para garimpar alguma coisa boa na região aqui. O problema é achar semi-eixos bons, pois carcaça e coroa e pinhão são facilmente achados aqui com preço acessível. O pau todo são os semi que são caros.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.