PDA

Ver Versão Completa : Transformar S10 4x2 para 4x4...



CLAUDIO-RIECK
25/09/2006, 02:07
Caros companheiros, possuo uma S10 V6, cabine simples ano 98 e ja fiz algumas modificacoes nela. Body lift, pneus maiores e rodas de ferro com off set negativo. Algum tempo atras ate postei algumas fotos dela em um topico sobre body lift aqui.
E agora comecei a pensar sobre a possibilidade de adaptar as pecas da suspensao e transmissao dianteiras de uma S10 ou Blazer 4x4 na minha que e 4x2.
Alguem ja fez ou conhece alguem que ja fez essa adaptacao, e sera que isso seria muito caro e complexo de ser executado.......

Agradeco antecipadamente a todos.

feiovelhoepobre
25/09/2006, 11:23
Amigo, tambem tenho uam S10 4x2, e para essa modificaçào além te trocar a suspensão dianteira e adicionar muitas peças, terá que trocar também o Câmbio, a brincadeira sai bem cara...
Um abraço!

José Augusto
25/09/2006, 19:18
Claudio, concordo com o feiovelhoepodre, agora se vc quer uma 4x4, pega a sua volta para o original, vende, compra uma original 4x4 e volta com o Body lift e rodas.

jeisonk
25/09/2006, 19:53
Menos incomodo e menos $$$$, pode ter certeza.

Abraços

CLAUDIO-RIECK
26/09/2006, 12:15
Pois eh, eu ja pensava que isso nao valeria a pena porque o custo deve ser muito alto. Acho que vou acabar colocando um guincho nela mesmo. A minha intencao nao eh fazer trilhas mas somente poder passar tranquilo em alguma estrada com lama ou na areia da praia. Ja fiquei atolado algumas vezes na praia com ela e pra tirar eh f......
Sera que vale a pena colocar um guincho em uma pick up 4x2.....

Grassmann
26/09/2006, 13:34
Pois eh, eu ja pensava que isso nao valeria a pena porque o custo deve ser muito alto. Acho que vou acabar colocando um guincho nela mesmo. A minha intencao nao eh fazer trilhas mas somente poder passar tranquilo em alguma estrada com lama ou na areia da praia. Ja fiquei atolado algumas vezes na praia com ela e pra tirar eh f......
Sera que vale a pena colocar um guincho em uma pick up 4x2.....

Guincho é útil, mesmo em 4x2. Mas pergunto, onde você vai ancorar o guincho na praia?!?.

ojaneri
26/09/2006, 15:05
Enterra o estepe, ancora em outro carro...Isso é o de menos :-)

Edintruder
26/09/2006, 18:59
Enterrar estepe dá um trabalhão... Ancorar em outro veículo é mais fácil, mas encontrar alguém disposto à servir de âncora que é mais complicado.

É mais fácil comprar uma 4x4 original, sem dúvidas! É milhares de vezes mais prático apertar um botãozinho com a ponta do dedo do que pegar uma pá, cavar um buracão, etc, etc.

Théo_Augusto
26/09/2006, 21:03
Caros companheiros, possuo uma S10 V6, cabine simples ano 98 e ja fiz algumas modificacoes nela. Body lift, pneus maiores e rodas de ferro com off set negativo. Algum tempo atras ate postei algumas fotos dela em um topico sobre body lift aqui.
E agora comecei a pensar sobre a possibilidade de adaptar as pecas da suspensao e transmissao dianteiras de uma S10 ou Blazer 4x4 na minha que e 4x2.
Alguem ja fez ou conhece alguem que ja fez essa adaptacao, e sera que isso seria muito caro e complexo de ser executado.......

Agradeco antecipadamente a todos.


Claudio, vou discordar de todos...

Poucos carros são tão fáceis de adaptar 4x4 do que as pick-ups rangers e s10.
O chassi é o mesmo, as peças são substituíveis e não é necessário nenhuma (ou pouquissima) adaptação.

É claro que este meu comentário não serve pra carros muitos novos... aí é evidente que é muito melhor vender e trocar por um 4x4.

Agora.... uma s10 96, por exemplo, comprada de leilão, vc pode perfeitamente adaptar a tração.

Eu pessoalmente vi e conheci uma s10 exatamente assim. Conhecei o dono e me empolguei pra fazer uma destas pra rally de regularidade. Tenho algumas fotos, se quiser, que comprovam o que vou dizer....

Entretanto, as coisas mudaram desisiti da idéia..... e inclusive tenho quase todas as peças necessárias pra esta adaptação.

Se eu fosse fazer, faria o seguinte....

num final de semana tiraria toda a suspensão dianteira da 4x2 e colocaria a da 4x4. Isto é perfeitamente possível. Pronto! Segunda feira o carro estaria andando de novo com todo o conjunto 4x4.

(ps. eu tenho todo o conjunto dianteiro mecanico de uma s10 99 4x4 pra vender. MAS NÃO É POR ISTO QUE DIGO QUE É VIÁVEL!!!! não gritei, apenas frisei.)

Depois, com calma ia procurando uma troca para a caixa de marcha 4x2 por uma 4x4. Quando achasse, mais um final de semana pra fazer a troca.

depois desta etapa, bastaria equacionar aws relações (se necessário. lembrando que se vc partir para de uma V6 para uma diesel vc terá um encurtamento da relação, que podera voltar a original se vc colocar penus maiores), e ajustar os cardans.....

O lado bom....se vc gosta de mecher no carro é uma execlente oportunidade de revisá-lo.... as vezes desmontar uma peça, lavar, engraxar e remontar dá uma sobrevida muito boa. Se vc for colocar no papel talvez até não seja lá muito rentável, mas achar um carro de carga em bom estado e confiável como o teu as vezes é muito dificil.... Lembro ainda que fazendo isto vc poderia também acabar com os calcanhares de aquiles da s10.... o acionamento a vácuo das rodas-livres e o acionamento elétrico da tração.... Coloca tudo mecânico e vai ser feliz....

Abraços
Théo

Ah... caso queira, o conjunto dianteiro da s10 eu vendo por R$2500
(balanças, pinças de freio, manga de eixo, homocinéticas, diferencial, etc...etc...). É tirar o teu e colocar este. Ainda ganha algum vendendo as suas peças... pinças por exemplo....

j.sebastian
26/09/2006, 21:22
Concordo com o Theo, tanto q estou fazendo isso numa Explorer Sport q comprei.

Ela era 4x2 e coloquei a suspensão e eixo dianteiro da 4x4 em uma tarde, Plug&Play...

Consegui um câmbio auto e tcase da 4x4. O câmbio eu instalei numa noite. Agora estou esperando ter tempo para colocar a tcase e depois medir os cardãs...

Às vezes, tua 4x2, q vc já revisou e conhece bem há tempos, pode virar uma 4x4 por pouca diferença de $. E, às vezes, comprar uma 4x4 usada pode sair muito mais caro, por vir com problemas caros para resolver... isso sem contar com a parte do hobby, do desafio de vc fazer isso em casa...

Seba

CLAUDIO-RIECK
27/09/2006, 06:38
Primeiramente gostaria de agradecer a todos por expressarem as suas opinioes sobre a minha intencao de instalar uma tracao 4x4 na minha S10. Os colegas expressaram as mais diversas opinioes sobre o assunto entao realmente estou em duvida quanto ao que fazer.


Confesso que nao considero tao dificil como alguns colegas julagam ser essa adaptacao, uma vez que existe a versao original da S10 4x4. Acho que seria totalmente 'plug and play' como alguns se referem.

Quanto ao guincho acho que seria bem util para a pick up, e quanto a ancorar na areia como disse o Grossman acho que isso nao eh problema pois sempre tem algum carro ou pick up de algum amigo por perto ou em ultimo caso cravaria uma estaca grande na areia e ancoraria o guincho nela, acho que daria certo.

Concordo com a opiniao do Theo, uma vez tendo as pecas seria somente instala-las e ser feliz. Mas o problema seria onde achar essas pecas, caixa de cambio e pecas de suspensao. Acho que o melhor mesmo seria procurar em desmanches por uma Blazer Executive V6 4x4 daquelas que sairam em 99 ou 2000. Acho que isso seria mais simples do que adaptar o cambio da versao a diesel.

Quanto a diferenca de relacao no caso de adaptar a caixa do modelo a diesel, talvez isso nao fosse problema pois a S10 esta com pneus 33.

Acho que a S10 ficaria uma maravilha com pneus 32 ou 33 e essa tracao instalada, vamos ver se da certo.

Uma outra opcao que pensei (mas acho que seria bem inviavel de fazer no Brasil) seria instalar um eixo rigido nela na frente. Substituindo toda a suspensao dianteira. Vi varias Toyotas e Fords andando assim aqui na Australia onde estou morando agora.

Desculpem pela mensagem tao longa, e agradeco novamente pelas opinioes de todos.

Abraco a todos.

Pedro Freitas
27/09/2006, 18:46
e no caso de adaptar 4x4 numa silverado 4.1 ?

[]'s

José Augusto
27/09/2006, 18:56
Claudio, se está disposto á perder a originalidade e não estiver preocupado com a revenda da caminhonete, a coisa muda de figura, mudar o sistema atual, adaptar uma nova suspensão e colocar o diferêncial diânteiro fica fácil e não deve ser tão caro, mas aí já aproveita e bota uns 35".

José Augusto
27/09/2006, 19:00
Pedro, adaptar 4x4 em uma silverado é possível, mas o esquema mais fácil muda a suspensão diânteira para feixes com eixo rígido.

Pedro Freitas
27/09/2006, 19:02
José Augusto,

usaria quais feixes?
já viu uma adaptação dessas?

José Augusto
27/09/2006, 19:21
Pedro, tem um pessoal que anda adaptando 4x4 em D10, veraneio, Bonanza, D20, ..., no caso da silverado sai fora o sistema de bandejas e entram os feixes. Os feixes seriam de preferência longos e largos, como os de toyota ou de veiculos mais novos como F250.
A principal dificuldade seria o eixo diânteiro que deveria ser alguma coisa "montada" com as pontas de bandeirantes (, cubos de toyota com 6 furos), diferêncial Dana e tubeira com semieixos no comprimento correto ou arrumar algum eixo diânteiro engesa e corrigir a bitola.

Pedro Freitas
27/09/2006, 22:43
:D

desisti da brincadeira.
obrigado pelas dicas José Augusto :concordo:
Vai dar muito trabalho.
Prefiro continuar 4x2 e tentar axar um body lift da silverado. quero colocar pneus 35".
hoje em dia uso os 33"

[]'s

Ktranger
27/09/2006, 23:16
Concordo com o Theo, tanto q estou fazendo isso numa Explorer Sport q comprei.


Ela era 4x2 e coloquei a suspensão e eixo dianteiro da 4x4 em uma tarde, Plug&Play...

Consegui um câmbio auto e tcase da 4x4. O câmbio eu instalei numa noite. Agora estou esperando ter tempo para colocar a tcase e depois medir os cardãs...

Às vezes, tua 4x2, q vc já revisou e conhece bem há tempos, pode virar uma 4x4 por pouca diferença de $. E, às vezes, comprar uma 4x4 usada pode sair muito mais caro, por vir com problemas caros para resolver... isso sem contar com a parte do hobby, do desafio de vc fazer isso em casa...

Seba

que ano eh a sua explorer ??
o eixo eh o IFS , ou eh o eixo rigido ?
quando vc pagou pela Tcase ,
o cambio auto que vc tinha , eh diferente do atual ??? encaixa na tcase ?

j.sebastian
17/10/2006, 12:28
a Explo é 95, original 4x2, frente IFS.

Tcase custa no mercado uns 2k, mas eu consegui uma oferta...

A Explo comprei em leilão e veio sem câmbio, por isso tbem tive que comprar um cambio auto novo, já da 4x4...

Agora só falta eu acertar o tamanho do cardã traseiro, já q minha 2 portas é mais curta q as 4 portas...

Seba

Théo_Augusto
17/10/2006, 21:57
Uma outra opcao que pensei (mas acho que seria bem inviavel de fazer no Brasil) seria instalar um eixo rigido nela na frente. Substituindo toda a suspensao dianteira. Vi varias Toyotas e Fords andando assim aqui na Australia onde estou morando agora.
Abraco a todos.

Claudio, no nosso raid, agora dia 14 de outubro aqui em Joinville, tinha uma Blazer V6 andando que tinha instalado um eixo de troller na frente. O filho do dono desta blazer tem uma S10 encurtada e com eixo de rural na frente. Acho que desta S10 já enviei foto aqui pro forum.

Abraços
Théo

Théo_Augusto
22/10/2006, 19:35
Claudio

no link a seguir tem uma s10 4x4 96 2.2

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48633330-s-10-4x4-ano-96-_JM

Abraços
Théo

Edintruder
22/10/2006, 23:04
Só falta Body Lift para não os pneus 33" não pegarem em nada.

Charles Jac
29/10/2006, 18:13
E aí galera, blz!!! Gostaria de saber como, onde e o custo para fazer um body lift na minha S10 2.5 Dupla, pretendo colocar pneu MUD 31".

Valeu

Edintruder
31/10/2006, 21:12
Se pretendes mandar fazer, podes procurar por oficinas que trabalham com 4x4.

Emerson4x4
13/08/2007, 22:50
Quanto queres no conjunto excetuando o diferencial?
Abraço

rogeriomasih
14/08/2007, 14:22
Não brinca com coisa séria...ficar atolado na praia, com a maré subindo, pode implicar em um grande prejuízo...


Pois eh, eu ja pensava que isso nao valeria a pena porque o custo deve ser muito alto. Acho que vou acabar colocando um guincho nela mesmo. A minha intencao nao eh fazer trilhas mas somente poder passar tranquilo em alguma estrada com lama ou na areia da praia. Ja fiquei atolado algumas vezes na praia com ela e pra tirar eh f......
Sera que vale a pena colocar um guincho em uma pick up 4x2.....

Cezar candelaria
04/07/2014, 08:46
Desenterrando o tópico..alguem teria uma foto de uma S10 com eixo rigido na frente..to afim de colocar os eixos de um CJ6 que comprei na minha s10...outra coisa, uqeria usar a reduzida tambem..a caixa da s10 aguenta..

José Augusto
04/07/2014, 15:35
Desenterrando o tópico..alguem teria uma foto de uma S10 com eixo rigido na frente..to afim de colocar os eixos de um CJ6 que comprei na minha s10...outra coisa, uqeria usar a reduzida tambem..a caixa da s10 aguenta..

Não é tão simples ... a S10 4x4 não tem eixo rígido na frente pois a suspensão é independente por barra de torção. A forma como o motor e a caixa de transferência são posicionados não dá espaço para a "bola" do diferencial a não ser que se altere o tipo de suspensão e suba o chassi. O conjunto da S10 V6 é parrudo e aguenta bem.

lfarinex
08/12/2018, 09:54
Existe a necessidade de fazer alteração nos documentos quando da transformação de 4x2 para 4x4?

Sergio c
09/12/2018, 07:43
O correto seria, mas tem gente que anda de boa e não tiveram problemas.
Existe a necessidade de fazer alteração nos documentos quando da transformação de 4x2 para 4x4?