PDA

Ver Versão Completa : Barulho no Samurai quando não piso na embreagem

barantes
23/09/2006, 17:47
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês para verificar quais as possíveis causas de um barulho que existe no meu Samurai 95.

O barulho parece vir da caixa de câmbio e ocorre quando não estou pisando na embreagem. É semelhante a um "choro". Ao pisar na embreagem, o choro desaparece e só fica o barulho normal do motor funcionando.

Gravei o som do barulho e estou anexando a este tópico para que possam ouvir e quem sabe me ajudar.

Quando estiverem ouvindo a gravação, podem se guiar pelo tempo da gravação para saber o que acontece em determinado momento:

- 0 a 5 seg: "silêncio" inicial;
- 5 seg: ligo o carro com o pé na embreagem, ou seja, o carro inicia só com o barulho do motor normal;
- 14 seg: tiro o pé da embreagem e o choro começa;
- 22 seg: coloco o pé na embreagem e o choro pára;
- 26 seg: tiro novamente o pé da embreagem;
- 37 seg: ponho o pé na embreagem;
- 41 seg: tiro o pé da embreagem;
- 49 seg: desligo o carro...

Se alguém puder ouvir a gravação e dar alguma dica, agradeço!!! Obrigado.

elmestizo
23/09/2006, 18:51
Ops..

Não ouvi.. mas provavelmente rolamento..

abrass

losninjas
23/09/2006, 18:57
pode ser o colar da embreagem

Joao Baeta
23/09/2006, 20:43
:arrow:Estranho....
Pois o "choro" é bem agudo e irritante,
Pode ser algo na embreagem......Colar da embreagem ou platô ou disco... Manda ver o que é!
Absssssssssssssssss

Bruno Machado
25/09/2006, 01:19
Tenha certeza de uma coisa: normal esse barulho não é, e deixar prá lá :discordo: só vai piorar.
Leva logo num mecânico de confiança e manda olhar: com sorte, só colar de embreagem.
Sem sorte, prepara o bolso...

MUTS
25/09/2006, 09:14
Ops..

Não ouvi.. mas provavelmente rolamento..

abrass

Tb não ouvi, mas concordo..... os rolamentos quando estão ruins fazem cada som estranho....

Felipe Marx
25/09/2006, 15:08
o rolamento de embreagem canta assim quando se pisa na embreagem ... pelo que entendi, o barulho esta ocorrendo quando NAO se pisa na embreagem.

Creio ser o colar tb ... precisa desmontar pra ver.

Alem do barulho, tem alguma vibraçao ??

lorenzo santangelo
26/09/2006, 09:25
caraca me..q barulheira heim...
so pode ser oq ja citaram...
nao sei se no motor original usa...mas na ponta do virabrequim do ap tem um rolamento....q fica na ponta do eixa piloto...
uma vez o mneu fazia um barulho terrivel...achei q era rolamento da embreagem....
era esse tal ai....
mas trocou ...e ficou tudo certo..
abraço:concordo:

barantes
26/09/2006, 10:03
Então, galera... realmente o barulho acontece quando NÃO se pisa na embreagem.. Levei em um mecânico que me sugeriu olhar o nível do óleo no câmbio: está ok!

Levei em um outro que trabalha com jipes aqui na cidade (tá cheio de willys e outros bichos por lá) e o cara que entrou debaixo do carro pra ver disse que vem de dentro do câmbio... era algo sobre o eixo piloto mesmo... porém o chefe da oficina disse para eu não preocupar que isso era normal em carros traçados e que não valeria a pena abrir o câmbio por causa disso. E disse ainda que o que ia acontecer é que o barulho poderia aumentar com o tempo...

Por um lado fiquei tranquilo, mas por outro... será mesmo que isso é normal... não creio muito não... :?

[]s

MUTS
26/09/2006, 10:22
Bruno:

Normal não é.... esses ruídos acusa que existe um defeito... só que as vezes pode demorar para apresentar problemas como tb pode f$@# de vez amanha....

Abraços

Fabil
26/09/2006, 12:12
" barulho normal em carros tracados" ???

kra... fica frio, em primeiro lugar, procura outra oficina, dai vc tira o cambio do lugar e confere o colar de embreagem, se ele nao estiver estragado dai vc abre o cambio, mas posso dizer que 90% de chance de ser apenas o colar..

T+

Ney
13/11/2006, 18:37
Ja resolveu???
estou com um barulho semelhante no meu samuca, mas principalmente quando ele esta rodando, fica muito alto. A caixa foi aberta e os rolamentos trocados. O rolamento da embreagem parece estar bom. Falta olhar o rolamento da ponta do eixo piloto, aquele pequenino q fica no motor

Poc
14/11/2006, 09:37
Colar da embreagem

Nathan
15/11/2006, 10:43
Olá pessoas!!!

Meu Samuka estava com um problema igual e levei num cara aki em SP (Daniel) q só mexe com vitara e samurai. Ele fuçou o jipe inteirinho e me disse q esse barulho é completamente normal. É o desgaste de uma peça na embreagem (ele falou o nome, mas faz algum tempo e nem lembro mais).

Pode ficar sussa q a coisa é assim mesmo. Não oferece risco nenhum e, apesar do desgaste, ele não passa disso, não há chance de gastar mais. Só o barulho q permanecerá pra sempre. Qq coisa, se for mto incômodo o barulho vc pode trocar a peça, mas aí é outra história$$$$$$$$$$....
hehehe...

abraço!

barantes
01/12/2006, 16:12
Pois é, galera, eu aproveitei que o câmbio foi desmontado e mandei trocar o rolamento do eixo piloto (63/28 NR C3) e o 6305 mas o barulho continua. Qualquer dia eu mando trocar o colar da embreagem pra ver se some a chiadeira.

[]s

Mineiro do Cerrado
08/12/2006, 11:15
Galera,

Tô com o meu samuka chiando tbem!!!
Mas, é só quando estou andando um pouco mais rápido um pouco!(70-80km/h)
Ele começa a fazer um zunido fino e vai aumentando conforme eu acelero!
Tiro o pé do acelerador e ele para..... olhei para ver se era alguma polia do motor, mas não é! Como o motor parado acelero ele e não faz barulho nenhum.... é coisa de transmissão mesmo.... segunda vou levar o carro a uma oficina para levantar e olhar que diabos é isso!!!
Alguém tem alguma dica de como proceder na hora de verificar o carro suspenso?

Abraços ;)

Ricardo_Boiadeiro
22/08/2013, 22:54
Galera,

Estou com o mesmo problema no meu samurai, ele esta com motor ap 1.8 e cambio de chevette, depois de ter estourado o cambio ele começou fazer um barulho, tipo uma corrente sendo arrastada.
Esse barulho SÓ PARA quando piso na embreagem e/ou quando encosto o pé no pedal da embreagem (mas dai faz um outro tipo de barulho, tipo lata com lata, este acho que é o garfo encostando em uma travessa que tem embaixo da caixa seca).

Enfim, já troquei a embreagem 2 vezes, troquei rolamento da embreagem, volante do motor (por outro motivo), por último troquei a luva do eixo piloto e o barulho CHATO persiste. Estive pensando se não seria folga no eixo piloto, visto que o câmbio que coloquei era usado, mas revisado...

Os mecânicos de plantão pode me ajudar ae?!

Valeu

Ricardo_Boiadeiro
23/09/2013, 07:57
Alguma ideia Fabil?????

Galera,

Estou com o mesmo problema no meu samurai, ele esta com motor ap 1.8 e cambio de chevette, depois de ter estourado o cambio ele começou fazer um barulho, tipo uma corrente sendo arrastada.
Esse barulho SÓ PARA quando piso na embreagem e/ou quando encosto o pé no pedal da embreagem (mas dai faz um outro tipo de barulho, tipo lata com lata, este acho que é o garfo encostando em uma travessa que tem embaixo da caixa seca).

Enfim, já troquei a embreagem 2 vezes, troquei rolamento da embreagem, volante do motor (por outro motivo), por último troquei a luva do eixo piloto e o barulho CHATO persiste. Estive pensando se não seria folga no eixo piloto, visto que o câmbio que coloquei era usado, mas revisado...

Os mecânicos de plantão pode me ajudar ae?!

Valeu