Ver Versão Completa : Regulagem folga das válvulas motor L200.
Roberto Gomes
22/09/2006, 19:32
Eu mesmo gosto de mexer nos meus carros. Adquiri uma L200 4X4 1994 e quero regular as válvulas de admissão e escape. Gostaria de saber se alguém pode me informa como regular.
Abraços,
Roberto.
Edintruder
22/09/2006, 20:58
Procura no manual a descrição de folga dos balancins, tira a tampa e olha como é. Eu nunca vi um cabeçote da Mit, porém no manual costuma trazer a folga máxima e mínima admissível.
ola!
a folga correta para o motor 4d56 é 0,15 mm a frio em todas as válvulas. A quente ( 80 a 90 C ) 0,25mm.
boa sorte
Roberto Gomes
23/09/2006, 10:14
Obrigado pessoal, mas eu ainda tenho dúvida sobre o procedimento de ajuste.
Essa folga é entre o balancim e o eixo da válvula?
É a mesma folga para admissão e escape?
O que acontece se essa folga for zero?
Abraços,
Roberto.
Edintruder
23/09/2006, 14:59
Meu amigo, se tens essas dúvidas eu não te aconselho a mexer em nada, pois raramente é necessário fazer esse ajuste nesse motor. Faz-se isso só quando o motor é retificado, de resto é muito raro.
Sim, é entre o balancim e a haste da válvula.
Normalmente em um motor as folgas são idênticas, apesar da válvula de escapamento trabalhar mais quente, é só fazer a consulta no manual, se não especificar a diferença então os valores são iguais como postados logo acima.
Essa folga não pode ser zero pois com o motor quente corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento, compressão e riscos de empenar a haste como o risco de desmontagem da válvula.
Roberto Gomes
24/09/2006, 10:25
Edintruder, muito obrigado pelas informações. Eu não pretendo mexer na folga das válvulas, apenas conferir, já que eu entou ouvindo um barulho semelhante à batida do motor da hilux e me informaram que poderia ser folga das válvulas.
Abraços,
Roberto.
Edintruder
24/09/2006, 10:57
Sim, na MIT quase não se escuta o trabalho das válvulas, porém quando bate é um "tic tic" bem forte no cabeçote.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/09/2006, 15:43
Edintruder, muito obrigado pelas informações. Eu não pretendo mexer na folga das válvulas, apenas conferir, já que eu entou ouvindo um barulho semelhante à batida do motor da hilux e me informaram que poderia ser folga das válvulas.
Abraços,
Roberto.
É muito importante que a manutenção seja feita pelo próprio usuário do veículo. Além de aprendermos, sempre ficaremos sabendo como estão as "coisas" e como foram feitas e mais nos afeiçoaremos a ele. A folga das válvulas pode ser verificada de maneira simples. Mas você vai ter de comprar um calibrador "apalpa-folgas" de lâminas (que não é caro). Não conheço esse motor, mas como o PY5KJ mencionou essa folga é de 0,15 mm (motor frio) para todas as válvulas adm/esc. Os motores não diferem muito, apenas uns têm válvulas no bloco, outros no cabeçote e outros numa combinação. O acionamento também pode ser diferente; diretamente do ressalto do comando para as hastes das válvulas ou por balancins (martelos). Há ainda motores que têm tuchos hidráulicos e a folga não pode ser ajustada. Não se preocupe, quando abrir a tampa vai perceber qual é o tipo. Proceda como segue: 1- Levante uma das rodas traseiras (só uma), coloque um calço de madeira ou cavalete (não é seguro deixar o carro sobre o macaco). 2- Engrene a marcha mais longa (quinta). 3- Retire a tampa das válvulas. 4- Peça para alguém girar a roda e verifique o balancim "empurrar" a haste de uma das válvulas, vai empurrar até ao máximo e depois "afrouxar" até o balancim ficar separado da haste. Essa separação máxima é a folga. Aí é só introduzir a lâmina do calibrador adequada. A mesma deve entrar raspando. Se estiver muito frouxa, a folga está grande demais e se você tiver de fazer força, está pequena. Repita isso para cada válvula (comece na primeira e faça a verificação em sequência, ainda que isso o obrigue a girar mais vezes a roda).
Agora note isto: <a> Quando você retirar a tampa, tenha cuidado com a junta respectiva, esteja preparado para trocá-la (compre logo uma nova, antes do serviço). Não cole a junta e não aperte demais os parafusos.
<b> Se a folga não estiver na medida, peça ajuda ao seu mecânico ou a um amigo. Você já disse que não tem experiência, portanto não faça a regulagem sozinho porque existe porca e contra-porca e tudo tem torque certo.
<c> Há uma tendência a apertar em excesso e pode quebrar, se deixar frouxo vai desregular.
<d> Há também uma pequena folga entre as roscas e quando você encosta a porca a folga altera e tem de ser verificada (ficar justa após o torque final).
Compre um livro sobre manutenção de automóveis (há inúmeros).
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/09/2006, 16:15
Abraços,
Roberto.
Vamos ver se consigo colocar uns anexos aqui, para completar a minha mensagem anterior. Foram retirados do livro Manutenção de Automóveis de Amaury F. de Almeida, que você poderá encontrar em sebos.
Roberto Gomes
25/09/2006, 16:14
Obrigado pelas informações. Estão sendo muito úteis. Segundo o Edintruder, "a folga não pode ser zero pois com o motor quente corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento, compressão e riscos de empenar a haste como o risco de desmontagem da válvula". Então a folga a frio não deveria ser maior que a quente? Ou seja, se a frio é 0,15mm, quando esquetar não deveria ir para menos de 0,15mm e não 0,25mm que seria a folga a quente? Já que como citado acima, corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento e tudo mais.
Grato,
Roberto.
Edintruder
26/09/2006, 20:32
Depende do material empregado no comando de válvulas, haste, balancins, tuchos... Por exemplo, no motor do Opala se regula o motor funcionando e com o motor quente, e quando frio, o motor pode grilar alguma válvula. O motor AP também pode grilar com o motor frio. Então tudo depende da especificação do fabricante.
A Haste da válvula é comumente oca e preenchida com sódio para ajudar no seu resfriamento, dessa forma ela pode dilatar-se menos que as demais peças do bloco, cabeçote ou balancins, aumentando a folga quando quente, devido a isso que a folga é inversa, porém vale lembrar que a válvula pode aquecer-se mais rápido que o cabeçote e a folga ficar nessa medida apenas depois do motor estar quente de forma uniforme, podendo chegar a diversas medidas entre esses dois valores de regulagem indicados pelo fabricante.
Roberto,
Baixa os manuais do motor 4d56... o primeiro arquivo é pra motores de 91 até 93 e o segundo de motores de 1994 até hoje...
Acho que eles vão te dar uma grande ajuda
Aqui vai o link : http://indy.pp.ru/GDI/Docs/%21Motor%20Repair/E/diesel/PWEE9067-ABCDEF%5fENGINE%5f4D5%5fSERIES%5fWM/
andergui
20/07/2011, 21:07
Olá,pessoal estou precisando de uma dica,qual é a folga correta para regular as valvulas da minha L200,tenho um manual que diz que a medida é 0,15 motor frio, no manual esta em 0,20 motor quente,já fiz as duas regulagens mas não ficou legal,qual medida que devo usar? motor quente ou frio. desde já agradeço a força.:rolleyes:
Carlos A. C. Azevedo
21/07/2011, 13:56
No manual que eu tenho aqui, diz que a quente ele tem que tá com 0.25mm, já testou com essa? e por que não ficou legal? ficou batendo muito?
Ricardo L200 Savana
21/07/2011, 17:52
Fale com o Mario , ele só meche com mit no jardim do trevo! 3238 8226
abraços
andergui
21/07/2011, 18:49
Valeu a dica Carlos,fiz a regulagem com o motor quente 0,25 ficou ok. muito obrigado. valeu
andergui
21/07/2011, 18:52
Legal Ricardo,apesar de eu ter regulado,vou ligar para ele pois é sempre bom ter uma referencia. valeu.muito obrigado
Carlos A. C. Azevedo
21/07/2011, 19:46
Valeu a dica Carlos,fiz a regulagem com o motor quente 0,25 ficou ok. muito obrigado. valeu
Beleza :concordo:, mas só uma duvida qual foi a referencia de quente que tu usou?
:concordo:
andergui
21/07/2011, 21:13
Carlos ,liquei e esperei atingir a temperatura de trabalho em condiçoes normais,resumindo ate aquecer toda a agua do radiador e o ponteira da temperatura subir 1/4 . ai fiz a regulagem das valvulas ok.
Anderson, a regulagem que meu mecanico e varios me recomendaram pras valvulas é 0,15 mesmo.
soromotors
30/04/2015, 11:19
as medidas de regulagem é somente com motor frio, após motor quente a folga aumenta. ou seja....regular com 20, depois de quente ela vai pra 25, folga certa é 15 adm 15 esc após motor quente ela vai pra 20... Nós aqui na Oficina não regulamos valvulas das l200 após de quente, somente motor frio folga 15. fica bom..
eduardo andrade da silva
26/11/2020, 10:53
Amigos Bom dia!!
Gostaria de esclarecer uma duvida com vocês.
Tenho uma L200 Gls 2002 Quadrada e recentemente um balancim quebrou e troquei imediatamente.
Dai surgiu a duvida:
1 - Alguns mecânicos fazem a regulagem com o contra balanço dos cilindros.
2 - Já tiveram outros que falaram para fazer da seguinte forma. Colocar a polia no ponto. Regular os cilindros 1, 2, 4 e 5. Depois dar uma volta de 180º na polia e regular os cilindros 3, 6, 7, 8.
Trata-se de um motor 4D56.
Qual a forma correta de fazer?
Qual o RPM correto dessa L200?
eduardo andrade da silva
26/11/2020, 11:46
Maravilha pessoal o calibre já identifiquei 0.15. e agora qual a forma de regular os cilindros/balancim.
1 - regulagem por balanço de cilindros ou
2 - regular cilindros 1,2,4,5 e depois de rodar 180º regular cilindros 3,6,7,8.
qual a forma correta?
SERGIAUTO
26/04/2022, 10:11
Bom dia
Gostaria de saber qual a folga de válvulas da L-200 2.4 motor 4N15?, desde já agradeço.
Toddydias
14/10/2024, 20:00
Obrigado pessoal, mas eu ainda tenho dúvida sobre o procedimento de ajuste.
Essa folga é entre o balancim e o eixo da válvula?
É a mesma folga para admissão e escape?
O que acontece se essa folga for zero?
Abraços,
Roberto.
Não, depende do veículo linha leve ou pesada/gasolina ou diesel
Toddydias
14/10/2024, 20:07
Olá,pessoal estou precisando de uma dica,qual é a folga correta para regular as valvulas da minha L200,tenho um manual que diz que a medida é 0,15 motor frio, no manual esta em 0,20 motor quente,já fiz as duas regulagens mas não ficou legal,qual medida que devo usar? motor quente ou frio. desde já agradeço a força.:rolleyes:
Essa medida o carro fica um pouco preso o ideal mesmo e 0,25
Toddydias
14/10/2024, 20:16
QUOTE=eduardo andrade da silva;2534569]Amigos Bom dia!!
Gostaria de esclarecer uma duvida com vocês.
Tenho uma L200 Gls 2002 Quadrada e recentemente um balancim quebrou e troquei imediatamente.
Dai surgiu a duvida:
1 - Alguns mecânicos fazem a regulagem com o contra balanço dos cilindros.
2 - Já tiveram outros que falaram para fazer da seguinte forma. Colocar a polia no ponto. Regular os cilindros 1, 2, 4 e 5. Depois dar uma volta de 180º na polia e regular os cilindros 3, 6, 7, 8.
Trata-se de um motor 4D56.
Qual a forma correta de fazer?
Qual o RPM correto dessa L200?[/QUOTE]
Vamos lá...
Na verdade esse balanço aí e a transição da válvula para outra, através dela você consegue perceber o segundo passo que você disse e fazer o precedimento que você mesmo citou ou seja... Todos esses passos são executados em um só
Toddydias
14/10/2024, 20:19
Obrigado pelas informações. Estão sendo muito úteis. Segundo o Edintruder, "a folga não pode ser zero pois com o motor quente corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento, compressão e riscos de empenar a haste como o risco de desmontagem da válvula". Então a folga a frio não deveria ser maior que a quente? Ou seja, se a frio é 0,15mm, quando esquetar não deveria ir para menos de 0,15mm e não 0,25mm que seria a folga a quente? Já que como citado acima, corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento e tudo mais.
Grato,
Roberto.
O valor da válvula não pode ser 0 por que o veículo não terá a capacidade de injetar o combustível no momento certo, ou seja... Ele não vai funcionar de forma alguma