Ver Versão Completa : Samuca - Problema Ignição / Motor de Paritda
vnogueira
22/09/2006, 12:27
Pessoal,
Meu Samuca está com algum problema na ignição ou no motor de partida: às vezes, quando bato a chave para dar a partida, ele só faz um barulho ("tec") e nem dá sinal de vida. Tem corrente normal, acende todas as luzes do painel, mas ele não dá partida, fica sem ignição. Depois de várias tentativas ele pega numa bota. O estranho é que não é sempre que isso acontece, às vezes pego o carro pela manhã ele pega de primeira.
Será ignição, motor de partida, o que será?
Já tô ficando sem paciência , pois sempre quando estou com pressa, atrasado, isso acontece.
Abraços,
Vitor
Vitor
Pelo qua falou o problema é o automático do motor de arranque (ou partida)... procure um auto-elétrico que ele resolve....
Abraços
tem que abrir p/ ver... pode ser um simples oxidacao dos contatos, ou solenides ou escovas do motor de arranque ... qualquer auto eletrico bom consegue resolver
T+
Pessoal,
Já tô ficando sem paciência , pois sempre quando estou com pressa, atrasado, isso acontece.
Vitor
Numa emergência, as vezes umas "pancadinhas" no motor de arranque resolvem o problemas..... mas não acostuma não, vai que ele goste de apanhar:shock: :oops:
LuizCabral
22/09/2006, 13:33
Esse é o velho problema do Solenóide (ou automático, como alguns chamam).
Já troquei 3 ou 4 vezes. Geralmente por causa de água. Era fazer uma transposição de água e o solenóide dava problema.
Solução: Pare de usar o samurai como submarino. :D :D
[]'s
vnogueira
22/09/2006, 14:13
Valeu pessoal, vou dar uma olhada.
Só pra me peparar, na pior das hipóteses, caso tenha que trocar, qual equivalente serve? Ouvi falar do chevete...
Abraços,
Vitor
Meu.... toda vez que ia pra Castelhanos, voltava com o TEC TEC.....por causa da travessia do rio:cry: .... ai podi pro auto elétrico vedar melhor o mesmo e até agora não tive mais problema.....
Vnogueira: sugiro primeiro qie procure o auto elétrico, normalmente o motor de arranque tem recuperação (escovas, limpeza, etc)....já fiz o meu mais de 5 vezes...
Abraços
Aconteceu comigo varias vezes, principalmente quando passava em rios um pouco mais profundo ou "brincava" na lama.
Tive q trocar as escovas e o seletor (R$ 5,00 as escovas do fusca e R$63,00 o seletor na A.P. Padre Cicero).
Depois da lama, o cabo positivo que sai da bateria para o motor de arraque ficava isolando bem na entrada do motor de arranque, era so tirar e limpar.
Logo que comprei meu Vitarinha tinha esse mesmo problema relatado pelo Vitor.
Levei no auto-eletrico e dei uma geral no motor de partida, inclusive trocando o solenoide.
Aparentenmente melhorou, mas não resolveu...
Instalei então um relé auxiliar de partida... BINGO.
Nunca mais tive esse problema!
Abraços!
Issao
Joao Baeta
07/10/2006, 14:24
:arrow:Povo!
Antes Ele só ligava no frio.....
Qnd ligava no quente...Ele não ligava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ficou uns 3 meses assim....E descobri que era uma merreca.... Era o Miolo de Ignição... Que trocou na hora!!!!!!!!!
Problema resolvidooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Absssssssssssssssssssssssss
Rômulo Tanure Campos
08/10/2006, 21:40
Vitor
Tive esse problema algumas vezes.
A causa geralmente é entrada de agua e lama, no automático/solenoide.
Instalei um que originalmente equipa uma empilhadeira industrial.
Como ele é todo blindado e vedado.... Nunca mais tive problemas.
Mas o original do Samuca é bem robusto, creio que uma boa limpeza resolve.
ABS
Trem Mineiro na Bahia.
vnogueira
10/10/2006, 18:15
Logo que comprei meu Vitarinha tinha esse mesmo problema relatado pelo Vitor.
Levei no auto-eletrico e dei uma geral no motor de partida, inclusive trocando o solenoide.
Aparentenmente melhorou, mas não resolveu...
Instalei então um relé auxiliar de partida... BINGO.
Nunca mais tive esse problema!
Abraços!
Issao
Issao,
Que satisfação encontrar um Piracicabano aqui no fórum. Sou dessa terrinha maravilhosa também, mas atualmente estou trabalhando e morando em São Paulo.
Acho que Você não me conhece. Sou amigo dos Pinazzas e tive a oportunidade de assistir ao filme da expedição "Ícones da América", liderada por Você. Show de bola cara, parabéns, e, se der, coloca o link do site aqui para o pessoal ver.
Quem sabe na próxima vou com Vocês!!!!
Espero que o fórum te ajude muito, assim como me ajudou e tem me ajudado bastante. O Pessoal aqui é show. É só postar as dúvida que as soluções aparecem.
Abraços,
Vitor
diogo ludovico
29/11/2006, 23:45
Meu samuka 97 está apresentando o seguinte problema: As vezes, quando vou dar a partida, é como se o motor de arranque "rodasse livre" sem contato com o volante do motor. Faz um barulho como se o motor de partida estivesse rodando, mas o resto do motor continua parado!:shock:
Assim que tento mais algumas vezes o carro pega normalmente.
O problema não ocorre sempre, e sim esploradicamente, mas não quero arriscar ficar sem partida no meio de uma trilha!:cry:
bcantunes
30/11/2006, 09:55
O problema está no solenóide (automático ou "bendix") do motor de arranque.
A coisa funciona assim: quando você gira a chave, um solenóide avança o pinhão do motor de arranque até a cremalheira (os dentes) do volante do motor e também faz o motor de arranque girar, girando o motor. Quando o solenóide tá ruim, o pinhão não avança e o motor de arranque gira no vazio... e aí o motor não gira.
Normalmente é muito fácil de consertar!
Abraços!
barantes
30/11/2006, 10:15
Legal, já tive esse problema uma vez mas nunca mais aconteceu... agora, a minha pergunta pode ser meio boba... mas: em que lugar exatamente fica esse motor de arranque? ;)
[]s
Isso é o que os gringos chamam de Clicky Starter no Samurai.
Tem um kitzinho com um relé que resolve o problema.
Veja mais em : http://www.off-road.com/suzuki/samurai/starterfix.htm
Olha o kitzinho no ebay por US$ 13,00 http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Suzuki-Samurai-Clicky-Starter-fix-kit-with-30-amp-fuse_W0QQitemZ180056943919QQihZ008QQcategoryZ33576 QQcmdZViewItem
Mas é bem simples, apenas peça pro seu eletricista instalar um relé entre a ignição e o arranque do motor, de pelo menos 30A. Puxe a corrente direto da bateria. E não deve ter mais o Click-Click...
:-)
Meu samuka 97 está apresentando o seguinte problema: As vezes, quando vou dar a partida, é como se o motor de arranque "rodasse livre" sem contato com o volante do motor. Faz um barulho como se o motor de partida estivesse rodando, mas o resto do motor continua parado!:shock:
Assim que tento mais algumas vezes o carro pega normalmente.
O problema não ocorre sempre, e sim esploradicamente, mas não quero arriscar ficar sem partida no meio de uma trilha!:cry:
Isso é a engrenagem do arranque, que deve estar com alguns dentes gastos. Dependendo da posição que ela para na ultima vez, ela pode ou não conseguir rodar o arranque.
Fala pessoal, blz!
Tive um problema semelhante tempos atrás mas eu suspeitava do alternador, pois de vez em quando a Ratoeira não pegava fazendo apenas um téc! na partida.
Levei na Alternativa com uma dó de meu bolso pois já sabia que para consertar o alternador ia gastar muitas moedas. Mas valeu da honestidade, tive somente que trocar a correia (não havia trocado antes por pura preguiça), ela estava ressecada e fazia com que ela patinasse no alternador fazendo com que ele ora carregasse a bateria ora não. Pela correia estar bem ressecada, o barulho que fazia não era o característico de correia patinando, parecia rolamento estourado.
Então meu colega, talvez o seu problema possa ser o mesmo que o meu, a correia pode esar patinando.
Espero ter ajudado.
Abraços
Samuka Shrek
13/10/2009, 10:10
Olá Pessoal....
Estou com problemas na partida do meu samurai!!..
É um problema intermitente, não ocorre todas as vezes!!... As vezes, quando vou dar a partida, ele simplesmente faz TEC. e nada de girar o motor de arranque... Ocorre principalmente quando ele fica parado no sol, no frio quase não ocorre... Se insistir, ele acaba girando e liga normalmente...
Achei que era bateria fraca, troquei.... e não melhorou...:parede::parede:
Levei ao auto elétrico, trocou o automático, colocou um novo.... e não resolveu....:putz::putz:
Peço ajuda, o que pode ser??? Tem algum relê ou outra peça que possa estar com defeito??? :pensativo::pensativo:
Agradeço a atenção de vocês...
Paulo_CW
13/10/2009, 10:25
Isso é um problema muito comum de colamento do motor de arranque, basta fazer uma simples manutenção.
Tem muito assunto sobre isso, inclusive de como adapatar rele aux. pro motor de arranque e se livrar deste problema.
De uma pesquisada ae amigo...
So limpar que resolve ! hehehe vai em qualquer canto que trabalhe com partidas.. pede pra abrir limpar e fechar.. que resolve..
Abraços,
Samuka Shrek
13/10/2009, 10:39
Amigos.. ja tirou, limpou, montou, e continuou o problema....
E agora???
E agora???
Agora troca de oficina que o problema é ela!
:mrgreen:
edson lele
15/10/2009, 08:26
E agora???
Camarada o meu samurai tambem estava com esse problema, com os mesmos sintomas, então troquei o bendix do motor de partida e resolveu o problema.
Esse bendix é o mesmo que vai no motor de partida de uma empilhadeira da marca mitsubixi(qualquer loja de manutenção de empilhadeiras vc acha esse bendix).
Espero ter ajudado, abraço.....
E agora???
Como o colega falou.. se ja fez isso e não resolveu.. troca bendix =)
Abraços,
joão k. chikui
15/10/2009, 16:15
Samuka Shrek
Mande instalar um relê auxiliar (~30,00) para o automático.
Mineiro do Cerrado
15/10/2009, 20:22
Samuka Shrek
Mande instalar um relê auxiliar (~30,00) para o automático.
Shrek,
Estou acompanhando o tópico feito coruja, pois o meu samuka apresentou o mesmo problema. Confesso que não tive tempo de parar e tentar entender o problema... fiz com você, sai trocando as coisas: bendix e motor de arranque e nada de resolver o problema!
Pelo visto o relê auxiliar que o João esta falando é um caminho interessante.
João,
Onde foi intalado este relê auxiliar?
Teria como postar uma foto da instalação do relê?
Abraços
p.s.: Edson, "mitsubixi" ??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: hehehehe
edson lele
16/10/2009, 08:59
Camarada o meu samurai tambem estava com esse problema, com os mesmos sintomas, então troquei o bendix do motor de partida e resolveu o problema.
Esse bendix é o mesmo que vai no motor de partida de uma empilhadeira da marca mitsubixi(qualquer loja de manutenção de empilhadeiras vc acha esse bendix).
Espero ter ajudado, abraço.....
Desculpa ai galera os erros de português:parede::parede:
(mitsubishi)...........................
joão k. chikui
16/10/2009, 12:37
Mineiro
tem que instalar mais alto possível(perto da bateria ou parede corta fogo) , apenas para evitar agua e lama . Realmente fica bom(98% das vezes) , só vi um caso que instalaram do lado do arranque (economia de fio) , entrou agua e parou de funcionar.
Shrek,
Estou acompanhando o tópico feito coruja, pois o meu samuka apresentou o mesmo problema. Confesso que não tive tempo de parar e tentar entender o problema... fiz com você, sai trocando as coisas: bendix e motor de arranque e nada de resolver o problema!
Pelo visto o relê auxiliar que o João esta falando é um caminho interessante.
João,
Onde foi intalado este relê auxiliar?
Teria como postar uma foto da instalação do relê?
Abraços
p.s.: Edson, "mitsubixi" ??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: hehehehe
O Rele que vai aí é o DNI 1020 ou similar, 40A. :concordo:
Pessoais, o nosso samuca estava enroscando o bendix, ele nao falhava pra ligar, mas raspava o toda hora e ficava girando em falso depois que dava a partida. Anexo o ról da brincadeira. Ficou excelente o serviço. Como disse o amigo, o bendix é da empilhadeira Mitsuvixe :mrgreen:.
PS: nao coloquei o relé no samuca, mas o CJ tem o DNI 1020 que citei no post anterior.
Joao Baeta
16/10/2009, 15:12
:arrow:Famoso "tec"..."tec"...
Antes... O Azul já dava esse "tec"... Mandei dar uma revisao no arranque.... e trocou um fio que liga...Melhorou!!!!!!
Temps depois voltou o "tec".... E eu falei.... Porr@... De novo?! Mandei trocar logo o motor de arranque que é do "Mistubicha" :mrgreen: (Doeu no bolso... Custou na época...640 paus).... Ficou 10...... Teeeeeeeeeeeempos depois ..... Voltou o "tec".... Até hoje nao tive paciencia de ficar olhando essa merd@... As vezes só liga no 2 "tec".... Depois irei olhar com calma!
Mas antes de revisar... Eu levava uma chave de fenda comprida...(Ui :mrgreen:) e ligava direto dali... e ligava na hora!:lol:
Mt trabalho por merrequinha... :putz: :mrgreen:
Ô Caca... que é "embuchamento"? :pensativo: :mrgreen:
Embuchamento é quando eles querem cobrar alguma coisa que não lembram o nome, sacou? :pipoca:
:concordo:
joão k. chikui
16/10/2009, 16:23
João, no seu caso , pode mandar instalar o relê auxiliar que não se arrependerá.
Antes... O Azul já dava esse "tec"... Mandei dar uma revisao no arranque.... e trocou um fio que liga...Melhorou!!!!!!
Temps depois voltou o "tec".... E eu falei.... Porr@... De novo?! Mandei trocar logo o motor de arranque que é do "Mistubicha" :mrgreen: (Doeu no bolso... Custou na época...640 paus).... Ficou 10...... Teeeeeeeeeeeempos depois ..... Voltou o "tec".... Até hoje nao tive paciencia de ficar olhando essa merd@... As vezes só liga no 2 "tec".... Depois irei olhar com calma!
Mas antes de revisar... Eu levava uma chave de fenda comprida...(Ui :mrgreen:) e ligava direto dali... e ligava na hora!:lol:
Joao Baeta
16/10/2009, 16:58
João, no seu caso , pode mandar instalar o relê auxiliar que não se arrependerá.
:arrow:Pois é.....
Sabe qts é o relé e o m.o? :pensativo:
joão k. chikui
17/10/2009, 23:26
Acho que menos de 50 pilas tudo
Jalisson
17/10/2009, 23:45
Embuchamento é quando eles querem cobrar alguma coisa que não lembram o nome, sacou? :pipoca:
:concordo:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Pura verdade...
Samuka Shrek
18/10/2009, 21:40
Olá Pessoal, valeu pelas dicas!!
Esse final de semana, estive com o mecânico (não o da auto-elétrica) e comentei o que estava acontecendo.... Ele falou que realmente era o automático ou o bendix.. Falou que para se ter certeza, caso desse problema era para manter a chave acionada e pedir para alguém bater no automático.. Se funcionasse era porque o automático estava agarrando...
E não é que deu problema na oficina.... OBA!!! Ele foi lá e deu duas batidinhas no automático e voualá::::: funcionou...
Essa semana volto no eletricista e vou mandar desmontar de novo..(tá na garantia dele) e verificar de novo...antes de instalar o relê... assim que tiver notícias volto a postar por aqui...
Valeu pessoal....
Abraços:concordo::concordo::concordo: :concordo: :concordo: :concordo::concordo: :concordo::concordo: :concordo::concordo: :concordo:
Anderson SAMURAI
10/09/2011, 23:17
O meu SAMUCA apresentou o mesmo problema do TEC. De vez em quando aparecia o TEC e outras vezes ligava direto. Abri o automático e estava tudo seco dentro dele, sem lubrificação alguma. As buchas (onde o motor do automático apóia para girar) estavam gastas e fazia com que ele não disparasse o arranque. Troquei as buchas, limpei, lubrifiquei e ficou "Só o filé".
André-4WD
19/09/2014, 10:16
Pessoal,
Estou com o mesmo problema, só que achava que o problema era o automático. Depois de passar por meia dúzia de eletricistas, continuo com o mesmo problema.
Toda vez que viro a chave,deixando apenas a chave na posição ON, escuto um barulhinho de relé (tec), vindo do lado do passageiro, ali pela caixa de ar. E de vez em qdo pega de primeira ou então tenho q ficar tentando dar partida até conseguir.
Lendo os relatos do post, dois colegas relataram a instalação do relé de partida. Talvez o meu tenha, colocado por um antigo dono dele.
As perguntas:
1) originalmente o samurai vem com relé de partida?
2) no caso de instalação por um auto-eletrico, nao teria que estar proximo ao motor de arranque ou pelo menos no cofre do motor? O barulho de escuto é justamente ali por trás da caixa de ar ou pela lateral do do passageiro, prox ao pé do passageiro.
3) originalmente tem algum relé com essa função nesta localização?
abraço
andre
gustavo seixas
23/09/2014, 12:30
Vitor
Tive esse problema algumas vezes.
A causa geralmente é entrada de agua e lama, no automático/solenoide.
Instalei um que originalmente equipa uma empilhadeira industrial.
Como ele é todo blindado e vedado.... Nunca mais tive problemas.
Mas o original do Samuca é bem robusto, creio que uma boa limpeza resolve.
ABS
Trem Mineiro na Bahia.
vc tem o modelo????
carlinhos_martins
10/10/2021, 22:26
Galera boa noite
Recentemente fiz uma revisão no Samurai e troquei as correias (dentada e alternador).
A correi do alternador insiste em continuar chiando. Estou usando uma Correia da continental AVX10X838. Já retornei várias vezes à oficina, o mecânica regula o esticador , mas após rodar um pouco (40-50 km), o barulho já retorna. Meu receio é que isso esteja afetando o alternador, não carregando a bateria do modo correto .
Outro fator novo que surgiu é a partida : tem se demonstrado um tanto longa. Algumas vezes , o carro não pega ao tentar ligar minutos após uma utilização recente. Só volta a pegar após um descanso de algumas horas .
Enfim , são esses dois problemas .
Alguém tem alguma pista do que poderia estar ocorrendo ?
Última coisa : sou de Campinas /SP . Se alguém souber de alguma oficina que mexe com Suzuki Samurai aqui , irá ajudar muito .
Achei difícil encontrar alguém que dá manutenção em Suzuki Samurai .
Abraços
Joao Baeta
08/04/2024, 01:31
:arrow:Quase 15 anos depois da minha mensagem....!
Vou ter retirar o motor de arranque, pois ficou "morto" e nem liga mais...! :putz:
e mandar revisar geral......!
Só queria desmontar em casa e levar p/ eletrecista nas maos...!
Essa semana vou olhar como tirar......!