Conectar

Ver Versão Completa : Suporte para Pá e Picareta/Enxada

Marcelo Barros
22/09/2006, 12:17
Pessoal, gostaria de saber se alguem tem algum modelo de suporte para a fixação de uma pá e uma picareta ou enxadão no suporte do estepe. Se tiver fotos melhor ainda.

Rogério Barthy
22/09/2006, 12:35
Isso tbm me interessa !!!!

Carlos Alberto da Silva
03/10/2006, 22:38
estou montando um quando estiver pronto mando foto

otavio_gomes
04/10/2006, 20:30
o M38A1, quando foi lançado em 1955 passou a carregar as ferramentas (que eram nas laterais no MB e M38 dentro do cofre do motor, mais especificamente na parte de dentro do capot.

e dele é que surgiu o CJ5.

um abraço

DJunior
04/10/2006, 20:42
Marcelo,

Dá uma olhada no link abaixo:

http://www.rolo4x4.com.br/anuncio.asp?md=10&ct=2&an=0

Tem uma cara vendendo um conjunto de pá e machado. Não sei se o suporte vem junto ou ele pode te mandar mais informações de como o conjunto é fixado.

Não custa nada perguntar.

Abraços,

Dirceu

pcervieri
05/10/2006, 01:21
Também estou bolando um suporte desses, vou colocar uma pá dessas dobrável de um lado e um machado de outro, embaixo da porta do jeep.
Estou querendo utilizar essas presilhas de capotas maritimas para segurar os instrumentos na lata do jeep

Marcelo Barros
05/10/2006, 13:01
Junior,

Agradeço a sua informação, mas estou pensando em modelo mais simples, algo que fique fixado no estepe trazeiro, queria algo mais pratico, pois na hora da trilha fica mais facil de tirar e colocar. Eu já vi um jeep com um suporte desses, acho que o cara mandou fazer na Serralheria, mas eu não me lembro como era fixado. Tenho um outro Jeep - M38 1951 e esse sim já tem o suporte na Lateral. (original), mas esse eu não faço trilha e não é tão pratico de colocar e tirar.

Abçs

Marcelo

DJunior
05/10/2006, 19:53
Marcelo,

Beleza, o que vale é a tentativa de ajuda!!!!

Abraços,

Dirceu

CAMPOSW
28/03/2009, 10:15
E aí alguem nesse meio tempo , já bolou algum suporte ?

o meu tem um suporte pra enxadão , fica preso com cadeado , pra evitar um possivel furto . e tem um sistema de apertar o cabo pra não ficar bambo , fazendo barulho .
o enxadao fica preso no suporte traseiro , galao + estepe . fica lá guardado , se um dia eu precisar , tá la´.

o visual acho que ficou bem bacana .:concordo:
abraço !

Fcarpinelli
28/03/2009, 21:06
E aí alguem nesse meio tempo , já bolou algum suporte ?

o meu tem um suporte pra enxadão , fica preso com cadeado , pra evitar um possivel furto . e tem um sistema de apertar o cabo pra não ficar bambo , fazendo barulho .
o enxadao fica preso no suporte traseiro , galao + estepe . fica lá guardado , se um dia eu precisar , tá la´.

o visual acho que ficou bem bacana .:concordo:
abraço !

O meu tem um suporte pro galão e roda com cadeado e a enxada ficava presa no suporte. O problema é que ela sumiu, não lembro se a perdi, se roubaram, se esqueci em algum atoleiro ou alguém roubou numa dessas paradas para manutenção.....:parede::putz:

Kim
28/03/2009, 22:23
Ao dono do jipe, tomei a liberdade de compartilhar sua idéia.

A foto é da Fenajeep 2007.
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2007#5196513501891187170

Olhem no estepe, ficou muito bacana!

Parabéns ao proprietário!:palmas:

Abraços.

Kim.

Cláudio Brasília
29/03/2009, 13:27
Aqui vai uma cópia de imagem de suporte de pá e machado, ao que parece, quando estes são guardados dentro da viatura...

CAMPOSW
30/03/2009, 13:56
Pessoal ontem , eu e um amigo dando uma volta aqui pela regiao , estavamos passando em uma estradinha beirando o rio das velhas , estava bem lamacenta e escorregadia :p , pois tem chovido bastante , chegamos num ponto onde metade da estrada tinha sido egolido pelo rio .

descemos do jeep pra uma visualizaçao melhor , aí o colega falou :

agora é que fu#%* ! :odedo:

respondi , porque ? estamos de jeep . :twisted:
peguei o enxadao atras do jeep e cortei parte do barranco pra roda subir sem correr o risco de derrapadar , deu pra passar um tanto inclinado , e devagar pra nao derrapar e boa . continuamos o trajeto .

abraço !

guto_udesc
30/01/2010, 11:23
Alguém tem mais fotos para compartilhas de suportes para "tralhas" (pás, enxadas, picareta, etc) presos ao suporte do estepe ?? :idea:

[]s

Alexandre Souto
30/01/2010, 13:31
Mais uma equipe de tralha!!!! heheheheeee

E na Rural, alguém tem ideia de onde por esta equipe, pá, enchada e picareta???

Abs!!!

André Luiz Rossetim
03/02/2010, 13:32
Alguém tem mais fotos para compartilhas de suportes para "tralhas" (pás, enxadas, picareta, etc) presos ao suporte do estepe ?? :idea:

[]s

Guto, da uma olhada nessa minha "gambiarra" ai!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62139 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62139)

Ficou pratico, porém é limitado apenas a quatro ferramentas.

guto_udesc
03/02/2010, 13:55
Olá André !

Me pareceu bem interessante. Minha idéia é realemente essa de fixar junto com o suporte de estepe.

Não consegui ver bem na foto como foi a fixação da enxada e pá... Você na verdade soldou um cano cortado no meio para apoiar pelo cabo ?

[]s

André Luiz Rossetim
03/02/2010, 14:45
Guto,

Em breve tiro algumas fotos mais detalhadas e posto aqui.

Abraço

André Luiz Rossetim
03/02/2010, 21:27
Olá André !

Não consegui ver bem na foto como foi a fixação da enxada e pá... Você na verdade soldou um cano cortado no meio para apoiar pelo cabo ?

[]s

Seguem as fotos.

Desta forma ficou bem pratico e nao ocupa nenhum espaço do jeep.
Aproveitei tbm e coloquei uma grelha feita sob medida no aro do step.

Espero que ajude.

guga100
03/02/2010, 22:16
gostei do superte que vc feiz André

só uma perguta: Vc soldou o suporte das ferramentas ou aparafusou no suporte do estepe?

e pra que é essa grelha msm? ^^

André Luiz Rossetim
03/02/2010, 22:21
Os suportes são soldados nos tubos do suporte do estepe, e os parafusos servem para pressionar o cabo das ferramentas, mantendo-as firmes, e facilmente retiradas qdo necessario.

Agora a grelha...é para evitar aquela situação chata onde no meio da trilha descobre-se que ninguem se lembrou de laver uma, neste caso esta pequenininha quebra um galho.

guto_udesc
03/02/2010, 22:41
Seguem as fotos.

Desta forma ficou bem pratico e nao ocupa nenhum espaço do jeep.
Aproveitei tbm e coloquei uma grelha feita sob medida no aro do step.

Espero que ajude.

Olá André!

Agora ficou claro para mim, idéia muito boa. Vou pensar em fazer algo parecido.

Valeu. :concordo:

André Luiz Rossetim
03/02/2010, 22:46
Basta vc fazer um furo de 10mm num pedaço de 50mm de comprimento de um tubo de cerca de 1,5", soldar uma porca (5/16") neste furo, e soldar um par deste conjunto onde quiser.

Para facilitar o aperto e retirada do equipamento soldei um pedaço de ferro de construção no parafuso, assim ele tomou a forma de um "T", dispensando o uso de chaves.

guga100
03/02/2010, 23:06
agora entendi a grelha( e muitu boa a ideia msm) proximo updade: faze um porta espeto e carvão no jeep ;D

acho que vou seguir o seu projeto, poderiamos bolar um sistema de segurança no suporte, como um cadeado, para evitar furtos ^^ .

guto_udesc
04/02/2010, 00:02
Basta vc fazer um furo de 10mm num pedaço de 50mm de comprimento de um tubo de cerca de 1,5", soldar uma porca (5/16") neste furo, e soldar um par deste conjunto onde quiser.

Para facilitar o aperto e retirada do equipamento soldei um pedaço de ferro de construção no parafuso, assim ele tomou a forma de um "T", dispensando o uso de chaves.
Olá André !

1) Esses parafusos ("manivela T") não afrouxam com o tempo devido a trepidação, permitindo a queda das ferramentas ??

2) Outra coisa interessante é o que o guga100 comentou, um sistema de segurança com cadeado. Pensei talvez num pino (formato de prego) com furo para cadeado que atravesse o tubo + o furo no cabo da ferramenta.

[]s

guga100
04/02/2010, 11:27
vou tentar fase um suporte desses dentro do jeep

no banco de traz do meu jeep sobrou um espaço, porque tive que por o banco um pouco pra frente para poder fechar a capota.
vou aproveitar aquele espaço para fazer o suporte das ferramentas, pena que sera limitado a apenas duas ferramentas, a pá e outro. Acho que entre uma enxada e um machado axu ki vale mais a enxada né? ou não?

vou ver se começo esse projeto antes que comesse as aulas ¬¬

guto_udesc
04/02/2010, 12:15

no banco de traz do meu jeep sobrou um espaço, porque tive que por o banco um pouco pra frente para poder fechar a capota.
vou aproveitar aquele espaço para fazer o suporte das ferramentas, pena que sera limitado a apenas duas ferramentas, a pá e outro. Acho que entre uma enxada e um machado axu ki vale mais a enxada né? ou não?

Olá gugu100 !

Eu tenho um banco traseiro também que ocupa todo espeço atrás, to até pensando em tirar de vez esse banco...

Quanto a utilidade todas são úteis, porém o machado você pode quebrar o galho com um facão que cabe em qualquer lugar.

Tbm quero fazer esse suporte mas vou ter que esperar o Cj voltar do mecânico para daí ir num serralheiro.

[]s

André Luiz Rossetim
04/02/2010, 13:18
Olá André !

1) Esses parafusos ("manivela T") não afrouxam com o tempo devido a trepidação, permitindo a queda das ferramentas ??

2) Outra coisa interessante é o que o guga100 comentou, um sistema de segurança com cadeado. Pensei talvez num pino (formato de prego) com furo para cadeado que atravesse o tubo + o furo no cabo da ferramenta.

[]s

1) Se bem apertados não afroxam, pois os cabos das ferramentas sendo de madeira, qdo precionados mantem o torque nos parafusos, amortecendo a vibração (cada ferramenta tem dois tubos para parafusos, mas...atualmente coloco somente um, pois já é suficiente.)

2) Acho melhor furar o cabo da ferramenta, e colocar uma corrente (de coleira de cachorro) facilmente cadeada à estrutura do suporte do estepe, mas...no jeep há tanta coisa mais cara pra se preocupar - instrumentos no painel, som, guincho, partes do motor (inclusive o proprio carro, cuja facilidade em se fazer ligação direta é imensa), que se levarem somente as ferramentas dou graças a Deus.

André Luiz Rossetim
04/02/2010, 13:27

Certamente em trilhas a enxada é mto mais util, se houver um galho no caminho, estamos de Jeep.....e´é só passar por cima, e se for grande de mais, um machado ou facão não vai ajudar mto, melhor uma moto serra, mas ai....complica.

O problema é o espaço ocupado pela enchada, que no meu caso, ficou bem localizada junto do estepe

De qualquer maneira carrego uma foice (veja na foto), que não minha opinião na trilha é melhor que o machado e facão, pois da até pra abrir um pqno aborto, e fazer lenha qdo o responsavel esquece o carvão...... hehehehe

Jacimar
04/02/2010, 15:20

Boa tarde prezado ! eu sempre carrego um facão pesado, é mais prático que o machado, e uma corda também ! principalmente por não ter guincho :cry: um abraço !

guga100
04/02/2010, 20:19
tinha me esquecido da possibilidade do facão :parede:. é menor e + pratico de guardar :).
achu que vai da pra botar 3 ferramentas, ja que o facão é pequeno.

o Jacimar a corda é essencial msm :concordo:. sempre carrego uma no jeep, porque as vezes quando o cara ta andando sempre encontra alguem precisando de uma ajudinha ^^.

vou ver se acho os materiais para começar a fazer o suporte

rubskq
04/02/2010, 22:58
Muito boas as idéias. Estou compilando todas, com as imagens e amanhã repasso ao serralheiro.
quanto à enxada, eu prefiro um enxadão menor, ou seja, mandei cortar um pedaço para ele ficar mais baixo e poder acessar por baixo do jipe. Melhor que a pá, que tem que LEVANTAR o barro e fica grudada na lama... com o enxadão de (catar minhoca) a gente puxa o barro para fora.
Quanto à fixação. Nota 10 para a solução e aproveitamento do espaço. Muito legal.
Depois mando as fotos de como ficou. Obrigado a todos pela boa vontade e por compartilhar as idéias.
Um abraço,
Rubens - Indaiatuba/SP