PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Fusíveis



haundrich
01/03/2004, 19:56
Pessoal

Mais para frente pretendo fazer reforma na parte elétrica, porque "num guento" ver fios espalhados por aeh, no Ursus, heheheh

Como diz o outro, "lá vem pedrada", mas vamos lá:

Quem nunca se incomodou de ter que olhar embaixo do painel, chovendo, para trocar aqueles malditos fusiveis " tão facilmente identificáveis ", no escuro, ainda por cima?

Quando eu fizer um novo chicote elétrico, vou querer instalar uma nova caixa de fusíveis blindada, mas em outro local de fácil acesso, como nos automóveis, onde a caixa de fusíveis e relés fica no capô...

Eu vi uma caixa razoável, utilizada na Ford Pampa, com relativa blindagem.

Antes de eu executar isso, alguém já utiliza esse sistema de caixa de fusíveis e relés no cofre do motor do engesa? e que poderia nos passar experiências?

[ ]'s elétricos

Flávio

NeRo
09/03/2004, 00:35
Amigo...

Descurpa a falta de conhecimento, mas o que quer dizer com "blindada"?

No cofre do motor não facará muito exposta a sujeira? Ou ser "blindada" é justamente proteção contra sujeira, lama, etc?

[]s

Eduardo Velo
09/03/2004, 07:39
Flavio , tem iluminação embaixo do painel do meu , facilita muito a troca de fusíveis ...

dptucunduva
09/03/2004, 08:09
Flávio,

Estou refazendo toda a elétrica do CJ do zero, sem comprar chicotes prontos.

A caixa de fusível que estou usando é semi-blindada, tem um o-ring pra vedacão. A parte dos conectores, como você pode ver nas fotos, não é 100% blindada, mas já é o suficiente.

A caixinha é muito bem acabada e vai dar um visual bem "profissional" a instalação elétrica.

Tem de 4, 8 ou 12 fusíveis - Eu estou usando 3 de 4 e uma de 8, que é a das fotos.

Comprei na ICEA, na Duque de Caxias praticamente esquina com a a São João, no centro de Sampa. É lá perto da jipebrás, gibrasil, etc...

haundrich
09/03/2004, 08:22
Caro NEro

Exatamente, caixa de fusíveis blindada, ou melhor, a prova dágua.


[ ]'s elétricos

Flávio

haundrich
09/03/2004, 09:51
Flavio , tem iluminação embaixo do painel do meu , facilita muito a troca de fusíveis ...

Valeus Eduardo Velo

Essa foi pro caderninho.. he he he he he

[] 's elétricos

Flávio

haundrich
09/03/2004, 10:03
Flávio,

Estou refazendo toda a elétrica do CJ do zero, sem comprar chicotes prontos.

A caixa de fusível que estou usando é semi-blindada, tem um o-ring pra vedacão. A parte dos conectores, como você pode ver nas fotos, não é 100% blindada, mas já é o suficiente.

A caixinha é muito bem acabada e vai dar um visual bem "profissional" a instalação elétrica.

Tem de 4, 8 ou 12 fusíveis - Eu estou usando 3 de 4 e uma de 8, que é a das fotos.

Comprei na ICEA, na Duque de Caxias praticamente esquina com a a São João, no centro de Sampa. É lá perto da jipebrás, gibrasil, etc...

Valeus Daniel

Obrigado pelas fotos e pela dica. Gostei desta caixa. Pelo visto, ela suporta bem aquela lavagem de posto...
Quantos aos conectores, acho que não vai ser problema. Até porque deve ser essa a solução que o fabricante encontrou com vantagens (com relação a caixa de fusíveis da ford pampa), para o problema de impermeabilizar o feixe de cabos.
[ ]'s elétricos

Flávio

haundrich
14/03/2004, 11:28
Encontrei outra caixa de fusíveis, que vai no capô, da Ford Ranger.
Quanto sua vedação, mais fraquinha ainda.

[]'s

Flávio

Ricardo Cubas
17/05/2006, 08:07
alguem sabe de que carro ou de marcar é essa caixa de fusivel ??

alfreis
17/05/2006, 12:53
Ricardo,

Se vc estiver falando dessa caixa de fusíveis que colocaram a foto ela é genérica e, até hoje, só encontrei a venda na ICEA...

O meu jeep usa essa caixa e ainda uma de relês...Foto anexa!!!

Segue o link da fábrica: http://www.mta.it/

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Ricardo Cubas
17/05/2006, 16:19
A informacao que consegui na ICEA é que essa fabrica foi embora do Brasil :(

To a procura de outra caixa desse tipo.

alfreis
17/05/2006, 16:52
Ricardo,

Então liga para o auto elétrico que fez a instalação na minha camper: Auto Elétrico Furukawa - 6748-6770...Pode falar com Shigueo (dono) ou Marcos (funcionário que sempre faz a manutenção dos meus carros) que eles devem te ajudar...

Em casa tenho o endereço de uma distribuidora de produtos elétricos perto do Koga que também é legal...Vamos ver se eu consigo te explicar...

Passando em frente ao Koga vc vai ver a Av. Sapopemba virando a esquerda (farol) e uma rua bem em frente...Tem que pegar essa rua que vai ter um córrego, terreno ou sei lá o que do lado esquerdo...Siga por essa rua por uns 4 ou 5 quarteirões que do lado direito dela vc acha uma portinha de aço com portão de grade...Esse lugar chama Dizoli e é um representante de peças elétricas para automóveis...Pode ser que eles também tenham!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Eriksom Teixeira Lima
20/05/2006, 12:10
Sugestão: procurem lojas de caminhões aí em SP, e vocês se surpreenderão com a quantidade de possibilidades existentes.

Eu particularmente não gosto desses fusíveis das fotos, pois dá um trabalho identificar o que está queimado. Se eu não estivetr enganado, o que eu prefiro são aqueles das fotos do Alexandre, usados em caminhões, tão eficientes, muito mais baratos e fáceis de trocar.

Eriksom

Ralado/SP
23/05/2006, 18:08
ET: acho que vc se refere aos fuzíveis de vidro... realmente são mais fáceis de visualizar na hor da troca, mas está cada vez mais dificil de encontrar.

Ralado

Eriksom Teixeira Lima
23/05/2006, 20:08
Negativo, eles são de cerâmica com o filamento exposto de um lado. Facílimos de achar, são de caminhão.

Eriksom

Ralado/SP
24/05/2006, 12:31
ET: vc tem fotos dos fuzíveis e da caixa??? tenho vontade de mudar o sistema elétrico do meu... e gostaria de ter mais opções. Essa parece bacana

Eriksom Teixeira Lima
24/05/2006, 21:49
Ela é uma caixa de caminhão MB dos mais antigos. Não tem erro. Os fusíveis são cerâmicos com uns 2cm de comprimento, as cores variam conforme a amperagem, e de um lado há um filamento que é encaixado no fusível.

Há uns 3 anos atrás eu mandei refazer o chicote inteiro da Camper. Serviço limpo. O mais importante é refazer os pontos de aterragem, pois o terra é o crítico.

Vale a pena!

Eriksom

valmor
20/08/2006, 19:25
Comprei semana passada a caixa de fusiveis do OPALA / CARAVAN , na ICEA aqui de S.Paulo. R$20,00 pra 9 fusiveis de vidro.

Algum problema c/ fusivel de vidro ???

Obs. A etiqueta interna c/ os Nº é de "fabricação" propria....

Sobre a fiação: Qual fio usar da BATERIA ATÉ A CAIXA DE FUSIVEL , ou seja o , fio que vai alimentar a caixa ????

[]´s

Cavalcante
30/08/2006, 11:15
valmor,
Se vc observar bem na sua caixa, existem vários barramentos, que são alimentados por um condutor e daí pro circuito final, através do fusível. Então não é um cabo só...
Um cabo deve sair da bateria direto prum barramento e então alimentar os componentes que devem ficar sempre ligados (como luz de freio e pisca-alerta, por exemplo), independentes da posição do contato, e alimentar também o contato, por um fusível. Este cabo deve ser de no mínimo 10 mm, mas, dependendo dos equipamentos que vc tenha a bitola pode ir a 16 ou até 25!!! (Animal!!!!)
Outro cabo sai da bateria e alimenta os relés de farol alto, e daí para um outro barramento com 2 saídas, onde se tem um para cada farol alto. Mínimo de 4 mm para o alimentador, 2,5 para os faróis.
Idem para os faróis baixos e lanterna traseira, só que pelo mesmo alimentador do relé de farol alto. Na verdade, no meu carro eu uso um só alimentador de 16 mm² para todos os faróis, entrando em todos os relés e depois saindo um pra cada barramento duplo, tendo cada par de faróis de milha o seu fusível e cada farol alto seu fusível também.
Ficou confuso, ou dá pra entender?
[]s