PDA

Ver Versão Completa : Quem mata essa charada?



Guilherme Rocha
21/09/2006, 23:29
Olá, galera do melhor fórum do brasil!!!


Espero que todos estejam satisfeitos com suas viaturas.


Aí segue uma charada que nenhum mecanico (até agora) soube responder por aqui...

É o seguinte - acabei de trocar os retentores do bichão, nao há vazamento nenhum de oleo... O carro aparentemente nao está queimando óleo (nao há fuligem no escapamento, ele nao solta fumaça branca...) Fui verificar o nivel do óleo e notei que ele vem baixando mais rápido que o normal... Tive que botar mais óleo varias vezes...

Se nao está vazando, o que poderia ser?



Brigadão e boa diversão!!!

Fio
22/09/2006, 03:28
Primeira coisa:

De qual carro estamos falando, mesmo?

Era bom também especificar o motor, o ano, que retentor é esse que você trocou e o que você considera quando diz: "baixando mais rapido que o normal".

[]'s

Fabil
22/09/2006, 09:20
bem... isso pode ser um punhado de coisa...
se vc trocou todos os retentores e nao vaza nada, se o motor aparentemente nao fuma, verifique...

1- se tem oleo na agua do radiador
2- se o motor tá "cuspindo " oleo pelo respiro ( desconecte a magueira de respiro na tampa do cabecote e acelere o motor até a injecao cortar o giro, e tira a cara de perto, pois pode sair um jato de oleo quente dali... se isso acontecer, tem anel de segmento quebrado ae)
3- retentores de valvulas gastos ( mais isso normalemente dá fumaca no escapamento)

Guilherme Rocha
22/09/2006, 16:47
Ops, acabei esquecendo de falar qual era minha viatura... tenho um G. Vitara 98 1.6 16v 3p...

Recentemente, troquei o tensor da correia dentada, troquei tb o retentor da polia do motor e as correias (são 3, ok?). Esse serviço foi feito faz uns 2 meses, e no último fim de semana, antes de botar o bicho pra comer areia, tive que botar 1 litro de óleo no reservatorio, pois estava no mínimo... Não rodei muito como o carro, algo em torno de 1500 Km nesses ultimos 2 meses...

De vez em quando eu noto uma fumaça branca saindo pelo escapamento, seguida de um cheiro forte, mas isso nao é frequente, é raro (uma vez por quinzena, mais ou menos). Não há indicativos que ele esteja ´´fumando´´ ou vazando óleo...


Desde já agradeço pelas dicas!!!


Abraços.

Guilherme Rocha
24/09/2006, 12:05
Valeu pelas dicas, Fabil!! Vou checar isso tudinho que você me listou...

Notei uma coisa ontem relacionada com a fumaça que sai pelo escapamento... Isso acontece mais quando engato a ré... Teria algo a ver com os retentores das valvulas gastos? E por que isso acontece mais com a ré? Quando ando normalmente pra frente nao vejo essa fumaça sair...


Última coisa... Anel de segmento e retentor de valvula é caro? Relembrando - estamos falando de um G. Vitara 98 1.6 16V 3p...

É hora de pegar uma praia!!!


VAleu!!!!

Henanh
24/09/2006, 23:30
Rapaz, entendo nada disso ai...

Mas eu acho q vc soh sente a fumaça de ré, por causa do movimento do carro, quando vai pra frente a fumaça vai pra tras(fica mais dificil de perceber), quando se ta de ré, a fumaça vai na sua direção! hehe

abraço

Fio
25/09/2006, 01:57
Posso estar falando bobagem, mas não tem uma historia que os Vitaras, principalmente os 1.6 tem como caracteristica abaixar um pouco o óleo em condições normais de uso?

Achei meio absurdo quando li isso há muito tempo atrás, mas nunca mais me esqueci...

[]´s

Arbass
25/09/2006, 06:43
Baixa sim. Mas não é muito.

Abs,

MUTS
25/09/2006, 09:09
Rapaz, entendo nada disso ai...

Mas eu acho q vc soh sente a fumaça de ré, por causa do movimento do carro, quando vai pra frente a fumaça vai pra tras(fica mais dificil de perceber), quando se ta de ré, a fumaça vai na sua direção! hehe

abraço

:palmas: Parabens!!! Vc venceu a chrarada do tópico!!!:concordo:

[]´s não queimando óleo....