PDA

Ver Versão Completa : Acionamento elétrico tração 4x4 Ranger

enduro10
21/09/2006, 17:18
Minha Ranger '06 ainda está com 1.000 Km. Ontem fui brincar no barro e notei alguns comportamentos estranhos no acionamento da tração 4x4 pelo botão no painel. A 4x4 entra e sai, sem problemas. A reduzida, engatada com a camionete parada, não entra de imediato. às vezes nem entra. Ando um pouco com a camionete e nada da reduzida (ainda bem que estava só brincando no barro e não estava necessitando da reduzida !). Volto o botão para 4x2. Volto para reduzida e aí, o joguinho de pinball começa, com as luzinhas trocando certo. Depois de rodar um pouco na reduzida, parei e voltei para 4x4. Nada. A luz da reduzida continua acesa. Andei um pouco e nada, continua na reduzida. Desligo a tração. Ando um pouco. Nada. Ligo tudo (4x4 e reduzida) e desligo tudo novamente. Aí sim, desliga a tração. È normal este comportamento ? Estava acostumado com a Hilux e suas alavancas. Tem algum macete para usar este brinquedinho eletro-eletrônico ? Tomara que não falhe, quando realmente precisar !:sad:

edubelem
21/09/2006, 17:27
A reduzida só engata e desengata c/ o carro totalmente parado pé no freio e embreagem completamente acionada.

murilloaquino
21/09/2006, 18:40
Se voce nao apertar o freio e nao aperta a embreagem simultaneamente e aguardar uns 2 segundos, ela nao entra mesmo nao...
Isso q deve ta acontecendo cum sua ranger

Walter L. L. Casitta
21/09/2006, 18:47
Minha Ranger '06 ainda está com 1.000 Km. Ontem fui brincar no barro e notei alguns comportamentos estranhos no acionamento da tração 4x4 pelo botão no painel. A 4x4 entra e sai, sem problemas. A reduzida, engatada com a camionete parada, não entra de imediato. às vezes nem entra. Ando um pouco com a camionete e nada da reduzida (ainda bem que estava só brincando no barro e não estava necessitando da reduzida !). Volto o botão para 4x2. Volto para reduzida e aí, o joguinho de pinball começa, com as luzinhas trocando certo. Depois de rodar um pouco na reduzida, parei e voltei para 4x4. Nada. A luz da reduzida continua acesa. Andei um pouco e nada, continua na reduzida. Desligo a tração. Ando um pouco. Nada. Ligo tudo (4x4 e reduzida) e desligo tudo novamente. Aí sim, desliga a tração. È normal este comportamento ? Estava acostumado com a Hilux e suas alavancas. Tem algum macete para usar este brinquedinho eletro-eletrônico ? Tomara que não falhe, quando realmente precisar!

Esse comportamento não é normal.
A tração 4x4H tem que engatar ou desengatar em qualquer situação, e em qualquer velocidade.
A Reduzida ou 4x4L só engata ou desengata com o freio e embreagem acionados e em velocidade inferior a 7Km/h.
Na minha Ranger com 130.000Km e 6 anos de uso o sistema de tração nunca falhou e o tempo para que a reduzida engate ou desengate é inferior a 3 segundos.

Existem raras situações que a 4x4L não desengata e a luz continua indicando 4x4L com o botão na posição 4x2. Nesse caso é só reiniciar o sistema desligando a ignição e ligando e então em seguida tudo volta ao normal.

Edintruder
21/09/2006, 20:57
Quando estava aprendendo sobre o engare da tração, eu tinha colocado para a 4x4Low ainda em movimento e quando pisei no freio junto com a embreagem os dentes da caixa rasparam até parar completamente o carro. Daí para frente nunca mais julguei com 7km/h, mas sim 0km/h!
No início demorei para mne fragar que tinha que segurar os dois pedais simultâneos e quando começava a desconfiar que tinha algo errado foi que eu me dei de conta do funcionamento correto. Claro que ainda não tinha lido o manual dela pois tinha acabado de chegar de Poa da revenda e fui brincar na praia...

edubelem
22/09/2006, 10:22
A Reduzida ou 4x4L só engata ou desengata com o freio e embreagem acionados e em velocidade inferior a 7Km/h.
.

Walter, agora é só parada.

Minhocas
04/10/2006, 15:39
Pessoal, mesmo na minha 99 a 4x4L só aciona com pés no freio e embreagem e completamente parada, isso funciona tanto na prática quanto na teoria.

LLeeoo
05/10/2006, 13:55
Pessoal, mesmo na minha 99 a 4x4L só aciona com pés no freio e embreagem e completamente parada, isso funciona tanto na prática quanto na teoria.

Gostei do "tanto na prática quanto na teoria..." ahuahuha

Gugu7
10/04/2008, 17:56
Quando estava aprendendo sobre o engare da tração, eu tinha colocado para a 4x4Low ainda em movimento e quando pisei no freio junto com a embreagem os dentes da caixa rasparam até parar completamente o carro. Daí para frente nunca mais julguei com 7km/h, mas sim 0km/h!
No início demorei para mne fragar que tinha que segurar os dois pedais simultâneos e quando começava a desconfiar que tinha algo errado foi que eu me dei de conta do funcionamento correto. Claro que ainda não tinha lido o manual dela pois tinha acabado de chegar de Poa da revenda e fui brincar na praia...

Edin a sua Ranger é maxion 2.5 , né isso?
Aqui em Fortaleza falam muitas coisas desse motor. A quanto tempo vc tem a sua e ela deu algum problema no motor, vazamentos etc?

Edintruder
10/04/2008, 19:50
Está comigo a 4 anos e meio e é o veículo que está a mais tempo nas minhas mãos.
Manutenção só a de rotina. O 2.5 é muito, já em relação à vazamentos, vaza vapor pela tampa do óleo de cima (tem que trocar o vedante), e vazou pelo alternador. De resto, um motor diesel que não vaza óleo tem defeito!!! Eheheh!
Faz mais de 30.000km que ando com a BI aberta e o motor não apresenta nenhum problema com referência a isso, fora que o motor vira e mexe vai no vermelho (durante brincadeiras...) e apesar de estar com apenas 102.800km, está muito bom!
está comigo a 60.000km e de motor foi correia dentada, óleo, filtros e diesel. (Uma junta de cabeçote e balancim por barbeiragem minha na oficina...).
Fala com o Osvaldo Ojaneri que ele tem uma também e parece estar 100%!

shimomoto
10/04/2008, 22:26
Minha Ranger '06 ainda está com 1.000 Km. Ontem fui brincar no barro e notei alguns comportamentos estranhos no acionamento da tração 4x4 pelo botão no painel. A 4x4 entra e sai, sem problemas. A reduzida, engatada com a camionete parada, não entra de imediato. às vezes nem entra. Ando um pouco com a camionete e nada da reduzida (ainda bem que estava só brincando no barro e não estava necessitando da reduzida !). Volto o botão para 4x2. Volto para reduzida e aí, o joguinho de pinball começa, com as luzinhas trocando certo. Depois de rodar um pouco na reduzida, parei e voltei para 4x4. Nada. A luz da reduzida continua acesa. Andei um pouco e nada, continua na reduzida. Desligo a tração. Ando um pouco. Nada. Ligo tudo (4x4 e reduzida) e desligo tudo novamente. Aí sim, desliga a tração. È normal este comportamento ? Estava acostumado com a Hilux e suas alavancas. Tem algum macete para usar este brinquedinho eletro-eletrônico ? Tomara que não falhe, quando realmente precisar !:sad:

Caro Enduro...

Tive um problema igualzinho a esse. Idêntico. Com 4 mil km. Chegou a ponto de eu ter que rodar alguns quilômetros reduzido pois ela não desengatava.

Resetaram o carro (desligando da bateria), trocaram o módulo GEM (tudo na garantia) e voltou a funcionar. Porém algum tempo depois, o mesmo problema voltou. E para complicar, ai parou de dar sinal. Nada entrava. A solução? Depois de muito pesquisar, acharam um chicote desemcapado, na junção com a carroceria. E esse dava "terra". Isolado o chicote e resetado o carro mais uma vez, nunca mais aconteceu nada. Agora é so alegria o sistema.

Em tempo: todo mundo fala do sistema elétrico...Mas a nova Frontier tá usando engate elétrico da CT.

Abraços

Edintruder
10/04/2008, 23:01
O segredo para a longevidade do sistema elétrico é usar bastante. Todas as Rangers aonde o pessoal não usa pra "não estragar", costuma dar problemas, porém o pessoal que usa bastante, inclusive eu, não apresentam esse tipo de problemas.

duardobruno
11/04/2008, 08:34
Boto fé Edin. Tem que usar direto mesmo pra lubrificar tb. O meu, toda semana eu ligo quando vou pra chácara, só tem 1,8 km de estrada de Terra, mas eu ligo assim mesmo. O companheiro rangeiro podia dar uma olhada tb no sensor do pedal do freio e da embreagem, afinal, a 4x4 reduzida só entra com estes pedais acionados. O módulo gem é froids mesmo. Outro dia o meu parou de funcionar e voltou, sozinho. Já estava até olhando um usado pra comprar (500 piletas). Mas voltou a funcionar sozinho e não parou mais.8)

ojaneri
11/04/2008, 09:27
O segredo para a longevidade do sistema elétrico é usar bastante. Todas as Rangers aonde o pessoal não usa pra "não estragar", costuma dar problemas, porém o pessoal que usa bastante, inclusive eu, não apresentam esse tipo de problemas.

Tem que usar muito, mas sabendo usar né. :concordo:

A minha também deu uma dorzinha de cabeça no começo, provavelmente por falta de uso do dono anterior!

Pequeno jr
12/04/2008, 00:06
Estou a mais de 200.000km rodados sem problema com tração.

João Fellipe
12/04/2008, 10:04
Pessoal o Edin falou de usar muito a tração porém a minha é 99 diferente das 2001 do edin e tal? posso usar muito mesmo ou essa sistema a vacuo vai abrir o bico?

Pequeno jr
12/04/2008, 11:09
João, a minha é uma Ranger XLT CD/TD 4x4 1999 com este mesmo sistema que tem na sua Ranger e como disse acima, nada de problemas nos ultimos 200.000km. Uso no mínimo 1 vez por semana a tração, sendo que as vezes chego usar uns 4 dias da semana a Hi por 30 ou 40km. A Low uso algo em torno de 2km por semana nestes mesmo locais.

Qdo faço passeios com a galera de BSB ai o uso é BEMMM maior da Low.

DinoGuimaraes
28/04/2008, 20:49
nao sei exatamente se nao consegui acionar a tracao ou se ela esta com algum problema, amanha levo a concessionaria pra ver certinho....
achei show o motor, anda muito, tinha um astra 2.0 flex e nao senti muita diferenca por ser a diesel....
agora so tenho q ver esse negocio da tracao...
abracos

dudas_308w
29/04/2008, 09:54

tem mais um segredo:
a caixa borg-warner tem o chicote eletrico entrando pelo lado de tras, e um pouco exposto. Quando for lavar o carro, envolva o chicote/caixa com um saco de plastico, e evite sempre trocar de modo (4Low-4Hi-2Hi) dentro da agua. Tem muita documentaçao sobre esse problema no forum, e em outros forums, e sempre os problemas sao relativos ou ao motor eletrico, ou ao chicote desgastado/solto/comido, ou aos contatos internos que "sentem" a posição da caixa e enviam o sinal de volta ao painel.
Eu nunca soube nem um caso de outro defeito nessa Tcase.

Uma hora dessas eu vou fazer um molde daquilo e desenvolver algum tipo de tampa estanque, ou um conjunto de acionamento manual por alavanca, hidraulico, sei-la.
teve um figura que postou uma soluçao dessas feita com uma maquina de janela, colocando a manivela no chao do carro. Duas voltas e entrava a 4x4, mais duas voltas e entrava a reduzida. A necessidade eh a mae da invençao.
abs

dudas_308w
29/04/2008, 10:00
Pessoal o Edin falou de usar muito a tração porém a minha é 99 diferente das 2001 do edin e tal? posso usar muito mesmo ou essa sistema a vacuo vai abrir o bico?
Joao, as nossas 99 tem a tal RL automatica a vacuo. O unico cuidado maior é verificar se os tubos de vacuo nao ressecaram, pois ae a RL nao entra. Mas as T-case eu desconfio que só existe uma em todos os anos 4x4, tirando meia-duzia de rangers 94-97 splash que vieram com alavanca de 4x4. O resto é tudo com o mesmo tipo de acionamento eletrico. Entao pode usar uma vez por semana que nem todos.
abs

Anthoniusnikos
29/04/2008, 10:30
Não se esqueçam que para engrenar a 4x4 High a velocidade máxima deve ser de 88Km/h, e em temperaturas abaixo de zero graus (Patagônia, etc.) deve ser de 72 Km/h.
Atenciosamente
Anthoniusnikos.

edubelem
29/04/2008, 15:48
Não se esqueçam que para engrenar a 4x4 High a velocidade máxima deve ser de 88Km/h, e em temperaturas abaixo de zero graus (Patagônia, etc.) deve ser de 72 Km/h.
Atenciosamente
Anthoniusnikos.

Por ser toda eletrônica ela não engata, uma vez eu estava na estrada a 120 e minha filha (6 anos), acionou a tração sem eu perceber e depois de um tempo que vi o botão em 4x4hi e sem ter acendido a luz do painel, dai eu baixei a velocidade e com 70km/h ela engatou.

Abs,

MarBO
29/04/2008, 17:37
Pessoal

So para constar não sei quantos sabem do problema da minha ranger ela é 2006 e desde quando a adquiri (com 6000 km) ela tem um problema peculiar a 4x4h engata normalmente mas (sempre tem um mas) a 4x4low falha apos alguns dias.
So como histórico ja foi trocado o motor do 4x4, depois o modulo (o botão) e por ultimo o modulo de velocidade e sempre acontece a mesma coisa ela volta funcionando perfeitamente mas depois de alguns dias para de funcionar e se voce for na caixa de fusíveis dentro do carro (ja sei qual de cor) tirar o fusível e coloca-lo novamente a 4x4 low volta a funcionar perfeitamente por mais alguns dias.
Da ultima vez o chefe de oficina folou que se voltasse a ocorre o problema seria necessario desmontar a fiação eletrica dela para descobrir algum problema eletrico curto circuito no chicote.
Ainda não tive tempo para essa parada mas acho que em julho estarei fazendo esse serviço alem do mais ja me acostumei a fazer a operação com o fusível antes de entrar em qualquer aventura mais arriscada.

Eduardo Eustaquio
29/04/2008, 18:14
Marcelo, já pensou no custo que será para fazer este serviço?

MarBO
29/04/2008, 18:26
Marcelo, já pensou no custo que será para fazer este serviço?

Edu

Nem quero pensar pois esta na garantia, é da ford.

Renatopami
30/04/2008, 00:40
Edu

Nem quero pensar pois esta na garantia, é da ford.
Marcelo,mesmo estando na garantia,deve ser super desagradável ter um carro seminovo desmontado e manuseado pelos mecânicos...:pensativo:
ABRAÇOS!!!

MarBO
30/04/2008, 13:11
Renato Palheta Michelini

É por ai mesmo, por isso estou adiando tanto enfrentar este problema, que ja faz um ano.
Quando trocaram o modulo do botão do 4x4 abri o painel e voce precisava ver a maneira que o prenderam, são dois parafuso e o segundo fica num lugar difícil e o cara simplesmente causou com uma borracha. Comentei com o chefe de oficina e nessa hora eles ficam com a cara de taxo sem saber o que dizer, teve uma vez que o carro foi so pra trocar o óleo e voltou sem a tampa do motor por isso reso para que o infeliz que faça o serviço esteja inspirado e seja o que deus quiser.

Foxtrot
12/11/2009, 12:24
Aproveitando o tópico vou relatar o que me ocorreu:

Ao andar numa estrada de terra aproveitei para acionar o 4x4h. Até aí tudo maravilha. Mas na hora de voltar ao asfalto ela não desengatou. Tentei várias vezes sem sucesso e por fim desliguei a barca e depois liguei novamente. A luz do 4x4H apagou como se estivesse em 4x2 mas ao andar com ela senti que o 4x4 continuava acionado. Andei uns 25Km no asfalto até chegar na Ford. O meca retirou o motorzinho e na minha frente sempre que ficou alternando a chave do painel várias vezes o motor respondia ao comando exceto quando ele virava para o 4x4Low.

Fui orientado para voltar outro dia para uma análise mais detalhada. Mas pelos comentários já estão amolando a faca para retirar minhas víceras e beber meu sangue. O meca comentou que pode ser o módulo mas é mais provável que o defeito esteja no motor.

Alguém tem alguma idéia?

Abs,

Pequeno jr
12/11/2009, 15:18
Fox a sua é que ano???

Comprou usada???

Se sim e já esta muito rodada, pode ser que o ex dono "NUNCA" ligou a tração e ocorreu isso. Caso você entenda de eletrônica e queira tentar sozinho arrumar, veja as dicas que estão neste topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779

Edintruder
12/11/2009, 15:18
A tua só liga se pisar na embreagem, correto? Então descarta sensor de embreagem. Depois precisa do sensor de freio, e as luzes de freio acendem descarta também. Por último pode ser algum mau contato no chicote do motor, mas o melhor é não autorizar a troca do motor, desmonta ele e limpa tudo. É provávle que esteja com alguma trilha suja ou a placa de cerâmica que marca a posição do motor pode estar soltando ou apenas suja.

Foxtrot
12/11/2009, 16:57
Fox a sua é que ano???

Comprou usada???

Se sim e já esta muito rodada, pode ser que o ex dono "NUNCA" ligou a tração e ocorreu isso. Caso você entenda de eletrônica e queira tentar sozinho arrumar, veja as dicas que estão neste topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779)

Comprei usada sim Pequeno, ano 2004.

Depois de uma investigação eu constatei que o hodometro dela de fato foi alterado. O km real dela tá na casa dos 180k Km. Não precisei mexer no motor mas tive que trocar os amortecedores, batentes, pivos da suspensão dianteira e pastilhas de freio.
A tração funcionou normal umas 3 semanas atrás. Tenho um colega que tb é curioso e estou pensando em dar uma xeretada no sistema elétrico para ver se volta ao normal.

Abraço

Foxtrot
12/11/2009, 17:12
A tua só liga se pisar na embreagem, correto? Então descarta sensor de embreagem. Depois precisa do sensor de freio, e as luzes de freio acendem descarta também. Por último pode ser algum mau contato no chicote do motor, mas o melhor é não autorizar a troca do motor, desmonta ele e limpa tudo. É provávle que esteja com alguma trilha suja ou a placa de cerâmica que marca a posição do motor pode estar soltando ou apenas suja.

Edin, A low só com a embreagem. A hi pelo menos me foi passado pela loja que não precisava fazer uso da embreagem. Mas foi na HI que ela travou.
Quando o meca retirou o motor ele estava bastante sujo. Acho que vc já percebeu que a poeira desse estado penetra até em chapa de aço blindada Hehehe!

Realmente pelas dicas que estou lendo vi que existe "n" alternativas antes de dar ouvidos à autorizada e trocar alguma peça do componente elétrico da tração. Vou tentar uma limpeza antes de tudo. Talvez a coisa seja bem mais simples....

Abraço

marcomencia
12/11/2009, 17:26
Como fez pra descobrir q a kmtragem foi alterada?

Sabe se na q tem o odometro digital tem como ver se está alterada?

Comprei usada sim Pequeno, ano 2004.

Depois de uma investigação eu constatei que o hodometro dela de fato foi alterado. O km real dela tá na casa dos 180k Km. Não precisei mexer no motor mas tive que trocar os amortecedores, batentes, pivos da suspensão dianteira e pastilhas de freio.
A tração funcionou normal umas 3 semanas atrás. Tenho um colega que tb é curioso e estou pensando em dar uma xeretada no sistema elétrico para ver se volta ao normal.

Abraço

Pequeno jr
12/11/2009, 18:01
Edin, A low só com a embreagem. A hi pelo menos me foi passado pela loja que não precisava fazer uso da embreagem. Mas foi na HI que ela travou.
Quando o meca retirou o motor ele estava bastante sujo. Acho que vc já percebeu que a poeira desse estado penetra até em chapa de aço blindada Hehehe!

Realmente pelas dicas que estou lendo vi que existe "n" alternativas antes de dar ouvidos à autorizada e trocar alguma peça do componente elétrico da tração. Vou tentar uma limpeza antes de tudo. Talvez a coisa seja bem mais simples....

Abraço

Foz, faça isso.

Pega teu amigo, compra umas latinhas .. e no sábado vão mechendo na bagaça. Antes, mostre ao teu amigo as dicas que estão naquele topico. A limpeza é o primeiro procedimento.

Boa sorte e qualquer coisa ... chama

F. Andrade
12/11/2009, 21:24
Antes de desmontar qquer coisa, deixe o cabo positivo da bateria desconectado por umas duas horas, pra resetar qquer disfunção que possa estar ocorrendo no controle de tração. É apenas um teste mas pode dar certo e resolver pois a minha piscava as duas luzes do 4x4 por 5 vezes seguidas, fiz isto e resolveu.

Foxtrot
12/11/2009, 22:03
Marco,

Não há maquinário que determine a kilometragem da barca pelo menos no hodometro mecanico. Mas existem fatores e pistas que vc pode seguir e descobrir se de fato ela foi adulterada. No meu caso, após alguns problemas levantei suspeita e comecei a consultar nas autorizadas o histórico das manutenções e o km registrado no histórico. Depois foi só somar 1+1 e descobrir a fraude.

Reza a lenda que no sistema digital o scanner consegue detectar o km original. Mas não sei dizer se essa informação procede.

Abs,

Pequeno jr
12/11/2009, 22:09
Marco,

Não há maquinário que determine a kilometragem da barca pelo menos no hodometro mecanico. Mas existem fatores e pistas que vc pode seguir e descobrir se de fato ela foi adulterada. No meu caso, após alguns problemas levantei suspeita e comecei a consultar nas autorizadas o histórico das manutenções e o km registrado no histórico. Depois foi só somar 1+1 e descobrir a fraude.

Reza a lenda que no sistema digital o scanner consegue detectar o km original. Mas não sei dizer se essa informação procede.

Abs,

Sim .. procede ... nos motores C.R. A informação fica gravada na eprom da central.

A BOMBA do SAPO (SAPOBOMBA) mostrou como é o equipamento em algum tópico que não me recordo

Foxtrot
12/11/2009, 22:10
Foz, faça isso.

Pega teu amigo, compra umas latinhas .. e no sábado vão mechendo na bagaça. Antes, mostre ao teu amigo as dicas que estão naquele topico. A limpeza é o primeiro procedimento.

Boa sorte e qualquer coisa ... chama

Blz Pequeno!! Agradeço a atenção e as dicas. Surgindo a dúvida vou dar o grito aqui.

Aquele abraço

Foxtrot
12/11/2009, 22:12
Antes de desmontar qquer coisa, deixe o cabo positivo da bateria desconectado por umas duas horas, pra resetar qquer disfunção que possa estar ocorrendo no controle de tração. É apenas um teste mas pode dar certo e resolver pois a minha piscava as duas luzes do 4x4 por 5 vezes seguidas, fiz isto e resolveu.

Anotado Andrade.

Abs!

Foxtrot
12/11/2009, 22:19
Sim .. procede ... nos motores C.R. A informação fica gravada na eprom da central.

A BOMBA do SAPO (SAPOBOMBA) mostrou como é o equipamento em algum tópico que não me recordo

Maravilha. Mais uma arma contra a picaretagem. Pequeno, confesso que ver o seu tópico sobre os 389000 KM da sua barca foi fator de peso para eu manter a animação após descobrir a fraude.

Tomara que minha branquela se inspire na sua VTR.

Foxtrot
12/11/2009, 22:46

Edin, mais uma para vc...

Esse mapeamento que vc descreveu do sistema da sua ranger é igual para todos os modelos?

Abs,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779&page=2)

eduardo1968
12/11/2009, 23:18
Pessoal vou aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida. Na minha ranger aciono a 4x4 High normalmente, porém quando passo para Low ela continua na High tanto no painel quanto na tração mesmo. Não sei tem que realizar algum procedimento, para acionar a Low. Já tentei parado e só High mesmo.

Edintruder
13/11/2009, 01:34
Sim todas as Rangers tem que segurar a embreagem e o freio acionados e velocidade inferior a 7km/h.

Eu costumava reduzir debreando e apenas encostando o pé no freio, quando a velocidade baixa de 7km/h a reduzida entra com a caminhonete em movimento e não arranha nada pois o sistema tem a ação de molas pra acoplar quando tem um alinhamento perfeito dos dentes. Só se sente um leve tranquinho pois nesse momento acelera o eixo secundário da caixa de mudanças.

Foxtrot
14/11/2009, 13:18
Sim todas as Rangers tem que segurar a embreagem e o freio acionados e velocidade inferior a 7km/h.

Eu costumava reduzir debreando e apenas encostando o pé no freio, quando a velocidade baixa de 7km/h a reduzida entra com a caminhonete em movimento e não arranha nada pois o sistema tem a ação de molas pra acoplar quando tem um alinhamento perfeito dos dentes. Só se sente um leve tranquinho pois nesse momento acelera o eixo secundário da caixa de mudanças.

Hehe! Desculpa Edin acho que tornei a pergunta confusa.

Pesquisando nesse tópico que o Pequeno recomendou, vi um post seu na página 2 no qual vc mapeou o sistema elétrico da tração. Minha dúvida é se a relação das trilhas que vc descreveu é o mesmo em todas as rangers.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=45779&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779&page=2)

Edintruder
14/11/2009, 14:27
Sim todas as Rangers são iguais. As Explorer são diferentes das Rangers.

eduardo1968
14/11/2009, 15:04

Edin

Tentei acionar a LOW de tudo q é jeito. Parada com embr. e freio acionados, andando menos de 7 km/h Idem. Não adiantou só aciona a HIGH, tanto no botão dela quanto no botão da LOW. Acho q está com algum defeito mesmo.

Mesmo assim obrigado pela dica

Eduardo

Edintruder
14/11/2009, 17:11
Pode ser dois problemas.
Olha o mais barato. revisa o chicote todo. O ideal é retirar o interior e olhar o estado dos fios.
O único problema que deu na minha foi o chicote comido pelo meu cachorro.
O mais caro pode ser problema no módulo do 4x4.

eduardo1968
14/11/2009, 17:27
Edin

Vou seguir sua dica. Na semana q vem vou desmontar o painel para instalar um manômetro e vou aproveitar pra revisar o chicote.

Vou aproveitar pra te pertguntar. Qual efeito de dar 1/2 volta no débito da BI e 1 volta WG da turbina? minha pergunta é se o turbo vai entrar com giro menor q a regulagem original ou não tem nada a ver. Depois q vc responder te digo o pq de minha dúvida.

Abs

Eduardo

Edintruder
14/11/2009, 21:24
Faz melhor, abre 1 volta na BI e não mexe na turbina.
Vai gostar mais ainda da tua Ranger! O consumo não se altera.

eduardo1968
14/11/2009, 22:15
Faz melhor, abre 1 volta na BI e não mexe na turbina.
Vai gostar mais ainda da tua Ranger! O consumo não se altera.

Edin, desculpe a chatice, mas sei q vc tem conhecimento nessa área, então vou perguntar mais especificamente:
Considera: 1/2 volta na BI e wg turbina 1 volta.
Pergunto: ISSO VAI FAZER o turbo acionar em rotações mais baixas (1900 rpm) que original (+ ou - 2300 rpm) OU NÃO FAZ ESSE EFEITO?

abs

Eduardo:concordo:

Edintruder
14/11/2009, 23:06
original entra em 1600 rpm...
se abrir o débito a turbina já responderá antes, por volta de 1500 rpm. se abrir uma volta inteira, terás os 0,5bar (quando começa a assobiar a turbina) com 1450 rpm. Se a tua turbina tá entrando a 1900rpm, realmente é interessante primeiro mexer na BI e ver como fica. Não mexe na regulagem da WG pois piora em alta e começa a gerar restrição de ar.
Só o aumento de débito a turbina responde melhor e atinge pressão de trabalho maior.
Então abre só a BI e dá uma volta, com 1000 rpm, cola o pé no fundo e escuta em que rpm a turbina começa a assobiar. Só depois de teres a informação é que regula a WG caso esteja fora da rpm correta.
Abre 1/2 volta como queres (eu abriria direto 1 volta), e veja a reação da turbina.
com 1 volta completa a turbina entre por volta dos 1450, 1500 rpm, com 1/2 volta entre 1500, 1550 rpm.
Se entrar depois dessa faixa, então sim encurta a haste de regulagem da WG na turbina. Conta as voltas. Aperta de 4 em 4 voltas e vai testando até responder na faixa dos 1500 rpm. Não aperta muito pois gera outros problemas que te deixarão irritado no futuro.

Abração.
Eduardo (Xará) :concordo:

eduardo1968
14/11/2009, 23:33
Edin

Valeu pela aula.
Perguntei pq instalei um kit LDA (KIKO) sem tirar a BI e estou tentando p/ achar o ponto ideal.

Nessa configuração (1/2 volta na BI e 1 volta na WG) que te falei ficou assim:
- Sem Fumaça
- na baixa o turbo entra com menor rotação que antes, uns 400 rpm antes, porém antes entrava com 2300, agora em 1900, mas isso te digo de ouvido, pode ter erro meu aí, pois ainda não coloquei um manômetro.
- na alta, notei que a rotação aumentou uns 300 rpm, no mesmo trecho porém não pude chegar máxima rotação pois ontem a estrada estava muito movimentada e hoje choveu o dia todo.

Mas assim como deixei ontem a ranger ficou ótima, pois anda bem melhor na cidade, além de dar um salto do 2000 aos 3000 rpm em qq marcha q tiver. E na estrada acelero bem menos pra manter uma velocidade constante de 120 km/h. Por isso acho até q vai ficar mais econômica, mas não deu tempo de ver o consumo.

Segunda-feira vou voltar a wg original e abrir 1 volta na BI como vc falou e te digo como ficou

Valeu xará

eduardo1968
16/11/2009, 17:27
:concordo: Edin

Resolvi testar hoje a regulagem recomendada por vc,

Ficou assim:

c/ kit super LDA

a) BI débito 1 volta e wg turbina original: só aumentou o giro na alta, mas o turbo não entrou mais cedo q original (assobio). Não ficou legal na cidade, pois a turbina demora a entrar na baixa (= original). Sem fumaça.

Então mudei e tentei:

b) BI débito ¾ de volta e wg turbina 1 volta: Ficou Muito Bom. O turbo entra mais cedo na baixa (+ ou - 1500 rpm) e a aceleração é menor para levantar o giro, chega a dar um pulo dos 2 aos 3K rpm, principalmente da 2ª p/ 3ª marcha. Na alta, o giro vai até 4,4K rpm e consegui chegar aos 155 Km/h em reta plana. Ficou mais macia de andar na cidade e se precisar final numa ultrapssg tem, além de não forcejar muito para manter 120 km/h na estrada. Tudo isso sem fumaça.

Acho q cada motor/BI tem um comportamento diferente e ainda não sei qual a participação do kit LDA no desempenho, além de não dar fumaça. Mas o fato é q ficou legal.

Detalhe: o motor está com 7500 km que foi feito em baixo e em cima STD (cabeçote e bicos originais,Euro I, novos).

Agradeço pelos seus conselhos, foram importantes para chegar ao ponto ideal, pois levei em consideração a vida útil do motor e desempenho médio na baixa e na alta nessa configuração.

Fiz assim para não ter que pagar R$ 250,00 para instalar o kit LDA e regular na bancada. ehehehe

Gastei com tudo R$ 113,90 (kit) + 20,00 (bombista p/ instalação do kit) + 20,00 (diesel nos testes on road)

Abs

Eduardo

dudas_308w
23/11/2009, 17:07
Ola Srs.,
depois de quase dois meses fora do pais, e consequentemente com o carro parado, constatei 2 panes.....
- a bateria, que nem carga pegava, foi substituida na semana passada;
- o 4x4 nao aciona, percebi esse fim de semana indo pro sitio.

Nao ha sinal de nada. Sem os ruidos de acionamento dos reles, nem luzes. Só não funciona. Desmontei rapidamente o painel, para ver se os contatos cairam da cheve seletora, mas nada. Deve ter fusivel queimado, ou algum dos reles.
Alquem sabe quais são?
Ou o chicote de baixo soltou... o que acho menos provavel.

grato

Eduardo

Nava
23/11/2009, 18:13
Estive hoje em uma oficina de um amigo e tinha lá um conjunt acionador do 4x4 desmontado. O sistema é bem simples: tem um motor, blindado, e um sensor rotativo com 4 escovinhas nele. Elas marcam o ponto de ligar e desligar o motor para encaixar o HI e o LOW do cambio.

Percebi que o único ponto "sensível" da coisa é a blindagem deste sensor. Ela tem silicone e um anel oring, mas pelo que o povo falou, o ideal é melhorar mais essa lindagem deste sensor, só isso.

Se vc manjar de eletrica, vale a pena, depois de esgotados outros recursos, de desmontar ali e dar uma geral.

Edintruder
24/11/2009, 10:13
Eduardo, melhorou bastante a Ranger?

Nava, vai ou não vai virar Rangeiro?

eduardo1968
24/11/2009, 12:06
Eduardo, melhorou bastante a Ranger?

Nava, vai ou não vai virar Rangeiro?

Edin

A minha ranger 2.5 está excelente. Fiz uma viagem curta nesta semana e vi que dá pra manter 120 Km/h subida e descida em torno de 2800 - 3100 rpm, se pisar vai a 160 Km/h fácil . O consumo está aparentemente normal, não alterou, mas ainda não fiz a média com o tanque cheio. Mês que vem vou viajar 500 Km e faço a média.

Como eu te disse antes, sua contribuição foi dez, pois cheguei ao ponto ideal, fazendo testes na estrada, regulando num bombista amigo meu e levando em conta suas dicas. Difícil foi convencer ele a testar a BI fora da bancada, mas o cara leu as intruções do kit LDA e encarou como desafio, daí resolveu testar a melhor regulagem sem mexer (fuçar) na regulagem original da BI. Só foi aberto 3/4 do débito (parafuso), uma volta no parafuso do giro pra compensar e 1 volta no parafuso da wg da turbina.

Detalhe, está sem fumaça mesmo. Acho que é esta a função principal do kit, pois o bombista me disse que sem o kit acha que dava pra chegar nesse desempenho, mas não tem certeza. Só que ficaria com fumaça preta.

Tive sorte porque o cara tem uma s10 2.5 e se interessou pra colocar o kit na dele. Logicamente, a minha ranger serviu de cobaia...

Outro detalhe,
Ao intalar o kit no LDA da BI, ele foi marcando com esmalte a configuração (catraca e parafuso da altura do cone, bem em cima) que estava original pra no caso de precisar voltar na regulagem não se perder.

Abs

Eduardo.

DI HERVAL
24/11/2009, 22:44
Ola Srs.,
depois de quase dois meses fora do pais, e consequentemente com o carro parado, constatei 2 panes.....
- a bateria, que nem carga pegava, foi substituida na semana passada;
- o 4x4 nao aciona, percebi esse fim de semana indo pro sitio.

Nao ha sinal de nada. Sem os ruidos de acionamento dos reles, nem luzes. Só não funciona. Desmontei rapidamente o painel, para ver se os contatos cairam da cheve seletora, mas nada. Deve ter fusivel queimado, ou algum dos reles.
Alquem sabe quais são?
Ou o chicote de baixo soltou... o que acho menos provavel.

grato

Eduardo

Dentre inúmeras coisas pode ser:

As conexões do chicote, que fica em baixo da carroceria, de tanto pegarem barro, agua e humidade perdem o contato entre elas. Vale a pena desmontar e dar uma olhada.. passa tambem um limpa contato depois de lipá-los.

Outro problema é no próprio motor que aciona a tração, retira e dá uma olhada também... as vezes de não usar da pane quando se precisa...

Milagre não ter dado problema na bomba e nos bicos por causa deste tempo todo parada... nosso amigo diesel brasileiro não é amigo não....:parede:

Até..

emschas
12/04/2013, 09:39
Pessoal,

comprei minha ranger recentemente e nas duas vezes que usei o 4x4 aconteceu o seguinte: voltei o botão para 4x2 e a luz no painel apagou, porém, um pouco depois, ao tentar manobrar (virei tudo para a esquerda) a ranger trava. Parece que está com o freio de mão puxado. Pelo jeito o 4x4 não foi desengatado, não é? Será que é isto mesmo? Mesmo no 4x4H, se virar a direção toda a ranger trava? Achei que o bloqueio no diferencial acionasse somente na reduzida.
Quando acontece isto eu forço um pouco pra ela andar, fico com muito medo quebrar alguma coisa. Posso forçar ou não?
O que vocês acham deste comportamento?

Edintruder
13/04/2013, 20:54
Amigo, a Ranger não tem diferencial central. Tens o manual dela? Dá uma lida.

Nunca usa o 4x4 em piso firme pois força toda a transmissão. Porém no caso relatado, parece que continuou em 4x4.

Sempre que desligar o 4x4, experimenta dar ré. Qual é o ano da tua Ranger?

emschas
15/04/2013, 10:49
Amigo, a Ranger não tem diferencial central. Tens o manual dela? Dá uma lida.

Nunca usa o 4x4 em piso firme pois força toda a transmissão. Porém no caso relatado, parece que continuou em 4x4.

Sempre que desligar o 4x4, experimenta dar ré. Qual é o ano da tua Ranger?

Minha Ranger é 2008.
Ao tentar dar ré o que deve acontecer?
Ela realmente não tem diferencial central, ela tem caixa de mudança, caixa de transferencia, diferencial dianteiro e diferencial traseiro.

emschas
15/04/2013, 10:52
O diferencial traseiro é anti-derrapante. Isto é o mesmo que bloqueio? As duas rodas giram sincronizadas?

cruzxlt
23/04/2013, 19:52

Quando a minha apresentou esse problema, fazia barulho de ferro estalando de vez em quando mesmo em baixa velocidade, após 100km rodado na em uma viagem estrada a reduzida ficou em "ponto morto" e não segurava mais quando engatava, nem tirando o motor eletrico e trocando na chave. Arruma antes que te deixe na mão há 100km de casa.

No meu caso era o garfo principal que estava gasto. Não sei se é corriqueiro.