PDA

Ver Versão Completa : Ignição Preguiçosa



Gustavo Niva
21/09/2006, 11:42
Pessoal,
o que acontece é o seguinte... eu coloco a eletrônica e tudo funciona perfeitamente, o carro pega facil anda tranquilo, etc... mas se eu usar de manha e a noite for tentar ligar, quando tento ele nao pega de jeito nenhum... tento pra caramba, jogo gasolina no carbura, fico tentando ate o limite de a bateria cansar, olho com um multimetro se tem corrente na bobina e nao tem, testo dar partida e ver se tem corrente no cabo que vai da bobina pro distribuidor e nada... ai troco pro platinado e ele pega de primeira...

No platinado ja aconteceu de eu deixar mais que uma semana sem ligar e ele pegar tranquilo depois...

OBS: Estou usando distribuidor do laika, chicote e módulo de gol, e bobina bosh vermelha...

Flugêncio
21/09/2006, 12:14
Gustavo,

Para acrescentar:
Seu distribuidor é o original do Niva 94 e a bobina é a 067 da Bosch

christian govastki
21/09/2006, 13:51
Está parecendo que o módulo da IE está com algum defeito.

Poderia explicar melhor esta questão do "ai troco pro platinado e ele pega de primeira", eu sinceramente não entendi, você saca o distribuidor eletrônico e coloca o a platinado?

Outra coisa, se a sua bomba de gasolina for a original russa, ela tem uma alavanca para bombeamento manual no pé, então não precisa jogar gasolina no carburador.

Gustavo Niva
21/09/2006, 14:10
Christian,
Eu também estava achando que era o módulo, ai testei com um zerado e deu o mesmo problema...

É isso mesmo, eu saco o distribuidor eletrônico (e o módulo, chicote, bobina 067) e coloco o original (platinado e bobina original), aí o carro pega de primeira...

Infelizmente minha bomba não é a original russa já procurei essa alavanca na base e não tem... imagino que facilite muito em certos momentos... :/

christian govastki
21/09/2006, 14:38
Gustavo, já que você põe a mão na massa vai testando parte a parte.

Faça o seguinte, mantenha a bobina 067 com o distribuidor a platinado e testa.

Testa também a condutividade do chicote, para ver se não tem algum fio em curto ou semi-partido que quando frio funciona mas quando esquenta dá pane, que também pode ser uma fonte do problema.

Outras alternativas: Cabo de vela com mal-contato, falha no aterramento do módulo, tampa do distribuidor trincada, rotor com defeito até alguma peça do próprio distribuidor.

Como uso muito pouco meu Niva eu uso a bomba para dar "partida a gelado" pois a gasolina da cuba evapora e ficaria forçando desnecessariamente a batera. Tô até pensando em colocar uma bomba elétrica dessas de partida a frio em paralelo a mecânica para facilitar minha vida.

Gustavo Niva
22/09/2006, 09:24
Depois de botar o platinado e deixar rodando um tempo, só de curiosidade botei (duas vezes já isso) a ignição eletrônica de volta, e aí funcionou... ou seja, com o carro quente ela funfa, com ele frio não... vai entender hhehehehe


Faça o seguinte, mantenha a bobina 067 com o distribuidor a platinado e testa.Já testei, e funciona normal...


Testa também a condutividade do chicote, para ver se não tem algum fio em curto ou semi-partido que quando frio funciona mas quando esquenta dá pane, que também pode ser uma fonte do problema.Vou testar com um multímetro...


Outras alternativas: Cabo de vela com mal-contato, falha no aterramento do módulo, tampa do distribuidor trincada, rotor com defeito até alguma peça do próprio distribuidor.Cabos de vela zerados (supressivos, do tempra 92), já testei o aterramento com multímetro, tenho 2 tampas já testei com as 2... agora... o rotor e distribuidor eu não sei testar, tem algum teste que eu possa fazer, ou só trocando por outro e testando??

Valeu a ajuda ae Christian :)

christian govastki
25/09/2006, 12:58
Um dos dois rotores (para com platinado ou para IE) tem uma resistência interna, li algo no manual do meca, mas estou sem ele aqui para conferir, pode ser outra fonte de prob.

Mas como a falha é intermitente e está relacionada com a temperatura do motor/ambiente tá com cara de ser o chicote mesmo ou em alguma parte interna do distribuidor, como o sensor hall

friedmann
25/09/2006, 13:37
amigo. esse final de semana eu penei com uma brasilia de um amigo meu que parecia ter o mesmo sintoma que seu carro.
só que o carro pegava e depois apagava e nem por decreto voltava a funcionar.
medimos bobina, trocamos bobina, verificamos bomba de gasolina, platinado, rotor do distribuidor com multimetro, e tudo funcionava.
aí resolvi tirar quela resina que vai em cima do rotor, que cobre um resistor que vai lá dentro, e pásmem. ele estava rachado....
ora dava passagem de corrente, ora não dava.............
talves seja algo parecido com seu carro................
espero ter ajudado de alguma maneira
abraço
Friedmann

Gustavo Niva
24/12/2008, 10:35
Problema resolvido com a troca do distribuidor... até hoje não sei qual era o problema daquele...

O antigo, foi devolvido ao cara de quem comprei, e se não me engano tá funcionando direito.... vai entender :parede:

valterferraz
25/12/2008, 20:46
posso ta falando asneira, mas vai ver de repente era alguma trinca no eixo, no corpo, q dava fuga de corrente... tem umas coisas que só vendo pra crer...