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Ver Versão Completa : Dificuldades com a tração dianteira



cmte_carvalho
20/09/2006, 23:39
Olá pessoal;

O que descreverei agora é algo que já aconteceu há umas duas semanas e que infelizmente não me lembrei antes de lhes perguntar.

Estava fazendo uma leve trilha com um amigo e quando já estávamos no caminho de retorno (ainda em estrada de terra) resolvi parar para desligar as rodas livres e, depois, desligar a tração dianteira. Ocorre que, apesar de aplicar certa força, a alavanca responsável por esta tração quase não se mexia para a posição na qual deveria ficar para que o sistema fosse desligado.

Entrei no jeep e saí rodando, parando de vez enquando para tentar mover a alavanca até a posição desejada. Já quase no fim da estrada de terra parei e consegui com facilidade empurrá-la para frente e desligar a tração dianteira.

O que pode ter ocasionado isto? Como resolver?


Obrigado e abraço. Até!

lucasnassif_offroader4x4
21/09/2006, 20:37
Cmte_carvalho,

quando isso acontecer, engate a ré e ande um pouco para trás..depois pare e tente colocar em 4x2! Se continuar travado, engate a ré novamente, e com o jeep EM MOVIMENTO empurre a alavanca para 4x2!!

Abs...

Rogério Tortato
21/09/2006, 20:52
isso já aconteceu com meu jeep.

estava com relações diferentes, num eixo 9X44 e no outro 8X43.

sorte que percebi a tempo e nada aconteceu.

se desse ré, desengatava fácil. acontece porque a diferença de relações faz forçar demais a caixa. um eixo quer rodar mais que o outro.

não que seja esse o seu problema. as vezes, um simples decompasso pode causar isso. um pneu mais murcho, um pneu mais gasto ou até mesmo um pouquinho diferente.

no fim, uma rezinha ajuda a desengatar.

abraços.

Treme Terra
21/09/2006, 21:28
Pode ser que a luva que faz o engate da tração foi frezada, e sendo assim ela costuma ser dura para desengatar, quando acontecer isto tente desengatar dando uma ré.

leopoldo
21/09/2006, 21:49
Isso é chamado de binding gears = encavalamento de dentes e é causado pela ausência de diferencial central nos veículos 4x4 quando se trafega em piso relativamente firme, ou seja, fora da lama.

É por isso que o jeep não pode rodar em piso firme acima de certa velocidade quando em 4x4.

A falta do diferencial central faz com que não haja compensação entre a diferença em que rodam os 2 diferenciais.

Assim, um luta contra o outro e o ponto onde se percebe as forças envolvidas é precisamente o engate de dentes retos do acoplamento da cx de transferência ...... a engrenagem macho fica forçada contra a femea e é difícil descoplar.

TODO CJ faz isso e para desengatar, a técnica da ré é o suficiente. e esta técnica é o seguinte

Dar a ré e meter o pé no freio. O escorregamento do pneu na terra ou mesmo no asfalto é o suficiente para aliviar a tensão sobre as engrenagens.

Atenção: nunca mande "frezar" qualquer que seja a engrenagem. Isso só destroi o material e o tratamento térmico de fábrica.

O frezamento ou frizamento como alguns chamam, nada mais é que uma solução imbecil bolada por idiotas que não sabiam como consertar um cambio !

cmte_carvalho
21/09/2006, 22:31
Demorou um pouco mas chegou, e em grande quantidade! Muito obrigado pessoal, da próxima vez que utilizar 4x4 irei desengatar com essa técnica da ré. Caso não dê certo eu retorno por aqui.

Abraços a todos, até!