Ver Versão Completa : BF a alcool de novo!! hehe
Rodrigo59
20/09/2006, 11:16
Bom galera e o seguinte mue bf ta rodando a alcool e ja comprei ele assim e num tenho noçao do que o cara que tranformou fez nele!!
Bom seguinte o motor funciona redondinho no alcool so na hora que vou arrancar parece que ele da uma "engolida nu caroço"!! pra mim arranca tenho que fica dando umas bombadinhas no pedal pra ele ir aumentando o giro e conseguir sair!! mesmo quente ele da essa engasgada!! ele não tem uma resposta rapida no arranque!!
bom tava lendo por ae e vi que precisam ser feitas algumas alterações no carburador:
valvula termostática do opala a alcool 85c!! to sem mas depois que esquenta ele fica redondinho!!
bóia com altura reajustada (necessário alterar o volume da bóia); como faço isso??
válvula de agulha com maior vazão; como faço troco por outra??
difusor 25! e so troca??
giglê 40!! e so trocar??
aumento da vazão da bomba de combustível (instalando bomba elétria resolve); e necessario??
circuito de aceleração súbita com maior volume ou progressividade!!! o q fazer ?????
furos de progressão com alteração na posição ou aumento do calibre! emulsificador de mistura com alteração no calibre, numero de furos e até a posição relativa destes furos!! o quie fazer??
o venturí vai precisar de nova geometria que proporcione a aceleração adequada do fluxo de ar! o que fazer??
o que da pra mim melhora no menino sem precisa faze muitas modificaçoes redicais??
o que eu quero e que quando eu pisar ele sai acelerado!! resposta rapida!! sera que te dando falta por isso ta dando essas engolida??
se alguem puder ajudar!! obrigado mais uma vez!!
lucasnassif_offroader4x4
20/09/2006, 20:40
Bom galera e o seguinte mue bf ta rodando a alcool e ja comprei ele assim e num tenho noçao do que o cara que tranformou fez nele!!
Rogério,
Primeiramente olhe e tenha certeza se o carburador que está nele é para CARRO A ÁLCOOL! Parece bobagem, mas se o carro for convertido pra álcool e o carburador for pra carro a gasolina, o carro falha msm...
Isso aconteceu no opala 6cc do meu tio...o cara passou pra gasolina e o carburador era pra álcool (o inverso do seu caso), e o carro só andava afogando, falhando sem parar, e foi só trocar o carburador!!
Ql modelo de carburador que tá no seu jeep? DFV-228??
Abraços..
João Carlos Dias
20/09/2006, 21:14
Rodrigo,
no site www.ruralwillys.com, vc. encontra depoimentos de pessoas que fizeram a corversão do bf para álcool. Pelo que entendir, a única alteração relevante é a troca do difusor por um de ø menor.Pelos depoimentos não foi necessário nem mesmo trocar o carburador, embora seja recomendável por causa da proteção diferenciada que o carburador para álcool deve ter. Sugiro que vc. leia as dicas e por favor, relate aqui o seu resultado porque tenho intenção de converter o motor do meu Jeep quando ele sair do "estaleiro", lá prá janeiro/07.
abs.,
fernandão
21/09/2006, 00:11
acrecente nessa sua lista uma ignição e rebaixe 2mm o cabeçote :twisted:
( essa é minha receita ) :dance: e leve pra alguem que entenda legal de carbura que o motorzinho fica animal pelo menos o meu ficou :dance: eu usva ele no alccol a muito tempo com o carbura DFV e tinha essa engasgada se eu acertava na saida ele engasvava na alta :parede: depois de colocar ignição e rebaixar o cabeçote acabou
toda a faiação 8-)
[]´s fazendo 4,8 K/l no alcool ;)
Rodrigo59
21/09/2006, 09:21
Bom galera decidi que vou mudar o difusor mas num to entendendo direito o que tenho que fazer?? alguem pode me dar explicaçoes mais detalhadas??
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carburadordifusor.jpg
peguei essa foto de um carbura, qual e o difusor que vou ter que alterar??
to usando um DFV original do BF mesmo!!
quero mudar para 24mm pois meu jipe ta parecendo que da falta como ja disse ora que começa a andar anda redondinho e sem falhar!!
o que fazer?? desmontagem do carbura?? mandar abrir nu torno o difusor?? to meio perdido ainda?? se alguem tiver pasciencia pa da uma explicadinha ae!!
Brigado!!
Augustocesar
21/09/2006, 09:44
Rodrigo,
Eu passei o meu BF para álcool com o DFV, mas esse buraco dificilmente acaba, ou melhor, se acabar com ele na baixa ele aparece na alta. Olha que fiz tudo necessário. ignição eletrônica, rebaixei cabeçote o máximo, troquei o venturi (o da parte de baixo) para 24mm, refurei a caneta, giclê 36/40 ele fica bom, mas resolver, só trocando o carburador.
Eu coloquei um solex 40 deis, a álcool, tive que fazer uma base para distanciar o carburador do coletor e assim manter os prisioneiros, mas a aceleração ficou ótima.
Falta regular porque eu tirei a bomba de óleo e quando coloquei, ficou alguma coisa errado, não consigo adiantar o carro o suficiente para ele arredondar o funcionamento.
pergunto, no meio da resposta, coloquei o distribuidor no ponto que dizem no manual, mas ele não aceita adiantar mais, o avanço chega ao limite, e precisa adiantar mais, será que tenho que desmontar tudo e colocar o ponto mais adiantado ainda??
Como fazer para acertar o ponto de montagem da ignição??
Abraços,
Rodrigo59
21/09/2006, 11:13
bom pessoal andei dando uma estudada e descobri o que e o difusor,e aquele cano de metal que fica dentro do carburador ne? pra mim manda tornear o que devo fazer? ele e como se fosse um cano certo? ai ele ta com 27mm essa medida e a espessura da parede dele ou o diametro deleinteiro?? vou baixar para 25 o que devo fazer, mandar o torneiro tirar uma casquinha da parte de fora o de dentro?? obrigado!! divagarim eu vo entendendo!!hehe
Caro Rodrigo59!
Como visto na seguinte página:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm
deve-se colocar o gicle nº.30, conforme demonstra foto anexa à página (carburador explodido); o difusor é 270mm, então confecciona uma peça que encaixará dentro do mesmo, alterando sua medida para 240mm. Essa medida é do buraco interno dele, onde passa o ar.
Confecciona uma bucha de tecnil ou latão (aquele metal amarelo, parecido com bronze). Aqui na minha cidade, o torneiro cobrou R$10,00 quando transformei o BF que tinha. (hoje uns R$20,00).
Dentro do carbura tem em reparo, que é um eixo com uma molinha que bomba o combustível quando acelera, te aconselho a colocar um que é de aste maior, pois assim terá um fluxo maior de combustível quando pisar no acelerador, e só quando acelerar.
Só lembrando, use o trinta, pois o quarenta gastará muito sem necessidade.
Espero ter sido claro.
Abraços.
Kim.
Rodrigo59
21/09/2006, 19:45
Vich certeza Kim!! sabadão ja vo leva nu torno!! Dexa u menino afinado!!
Brigadão!!
Caro Rodrigo59!
Um ponto importante!:!:
Não esqueça que deve ser adiantado o ponto de ignição, de 3º à 5º, sempre usando a "luz de ponto".
Esse negócio de colocar no ponto no ouvido não funciona:discordo: , o que pode acontecer é queimar a junta do cabeçote.:parede:
Abraços.
Kim.
Rodrigo59
22/09/2006, 10:35
Bom galera !! Hj fui nu tornero tira a medida do meu difusor! ha ora que ele mediu nem acreditei!! o cara ja tinha modificado o difusor pra alcool, mas ta com 22mm e giclê 27! e ai que eu faço?? vo so troca o gicê então poe um 30 mesmo ou maior??
Caro Rodrigo59!
Desculpe a demora na resposta.
Bem, se a medida está menor, então aumente, pois 22mm é pouco, a base do carburador ficará muito fria devido a velocidade do ar que passará por ali.
Então retorne ao torneiro e passe para 24mm, colocando o giclê 30.
Isso é importante!!!!
Não esqueça da haste que te falei anteriormente, aquela da rápida.
Havendo dúvidas, entre no site da Rural, já citado anteriormente e, faça uma leitura para compreender todo o procedimento.
Abraços
Kim
Rodrigo59
25/09/2006, 11:05
Salve salve Kim!! Entã hj eu montei o cerbura coloquei gicle 30 e troquei tbm aquela paradinha do esguicho por um de aste maior, nem mexi nu difusor vou alterar depois mas ja deu resultado o menino fico bem mais esperto vc pisa e ele pula!!hehe!! num ta mais dando aquela engolida nu caroço valeu pelas dicas Kim vou montar uma serpentina pra aquecer o alcool em volta da mangueira do radiador posto umas foto aqui depois!!
valeu!!
Caro Rodrigo59!
Acabei de ler seu relato e, por experiência, te aconselharia a não confeccionar a serpentina, pois haverá decepção no resultado.
Abraços.
Kim.
Caro Rodrigo59!
Conversando com o Polvora, ele achou um tópico muito interessante para vcocê, leia-o:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12013
Abraços.
Kim.
caro Rodrigo59!
Posta para nós os resultados:!: :!: :!:
Como ficou:?:
Tá legal:?:
Abraços.
Kim.
Rodrigo59
01/10/2006, 13:57
Fala Kim vich minha viatura mudou completamente num fica morrendo mais em lenta ora que eu piso o bichão responnde chega ate a pula na arrancada fico maior espetão!! valeu pelas dicas kim nem mandei abrir o difusor ta com 22mm mesmo nem vou modar pois o mecanico que mexeu ja tinha passado a alcool e deve ter tbm regulado o ponto certinho troqueio por enquanto da otimo!!troquei o giclê por um 30 que resolveu o problema das engasgadas e troquei tbm a bombinha da rapida como vc me disse por uma de aste maior ficou bem mais ligero na acelerada ficou ate com uma lenta gostosa de ouvir fica aquele barulhão embaralhado parece ate os opalão 6cc com camando!! hehe
fiz uma serpentina bem gambiarra pro alccol mas vc falou que num vai mudar muita coisa então decidi que vou trocar minhas manguera por mangueira encapadas com aquela malha de meta pra da uma aparencia bunita nu bichão!!
mas da uma olhada ae no manguereitor serpentineitor tabajara!!
Caro Rodrigo59!
Que bom que gostou do resultado.
Fico feliz em ter ajudado um amigo:concordo: .
Qualquer cousa que precisar, mande uma MP, que estarei a disposição para ajuda-lo.
Abraços.
Kim.
Rodrigo59
03/10/2006, 12:42
Certeza Kim brigadão pela força!!!
Olá pessoal alguem ai podi mi explicar ondi se encontra no carburador o difusor que vcs falam.
abraço
Caro Band!!
O difusor que pergunta é uma peça que fica onde passa o ar pelo bura.
Retire o bura do jeep, então, haverá dois parafusos, que geralmente são de chave de fenda, que liga o "pé" do carburador (ferro fundido) com o corpo (aluminio/antimônio ou qualquer outa coisa).
Retirando esses parafusos, sairá um anel, que tem grafado o nº 27, que se refere a 27mm de abertura.
Resumindo, olhe o carburador, onde ele fizer uma cintura, é ali!!!
Abraços.
Kim.
Caro Band!!
O difusor que pergunta é uma peça que fica onde passa o ar pelo bura.
Retire o bura do jeep, então, haverá dois parafusos, que geralmente são de chave de fenda, que liga o "pé" do carburador (ferro fundido) com o corpo (aluminio/antimônio ou qualquer outa coisa).
Retirando esses parafusos, sairá um anel, que tem grafado o nº 27, que se refere a 27mm de abertura.
Resumindo, olhe o carburador, onde ele fizer uma cintura por dentro, é ali!!!
Abraços.
Kim.
Caro Band!!
O difusor que pergunta é uma peça que fica onde passa o ar pelo bura.
Retire o bura do jeep, então, haverá dois parafusos, que geralmente são de chave de fenda, que liga o "pé" do carburador (ferro fundido) com o corpo (aluminio/antimônio ou qualquer outa coisa).
Retirando esses parafusos, sairá um anel, que tem grafado o nº 27, que se refere a 27mm de abertura.
Resumindo, olhe o carburador, onde ele fizer uma cintura por dentro, é ali!!!
Abraços.
Kim.
Valeu pela força Kim :concordo:
Milton Quindim
19/10/2008, 20:40
Como a única coisa boa que tem na nossa gasolina é o alcool estou pensando em mudar para alcool o meu motor para ver como fica já tenho o cabeçote rebaixado cerca de 1,5 mm. Quanto ao resto seria possivel somente mudando o gicle o difusor e a haste e o ponto ou precisaria de mais coisas mesmo como baixar mais meio mm o cabeçote?
Para transformação do BF 161 para alcóol, e objetivando uma operação confiável, sem sobressaltos, apresentamos sugestão das providências adicionais que poderão ser objeto de estudo :
1. Niquelamento do corpo (de antimônio) do carburador DFV à gasolina;
2. Tratamento anti-corrosivo do pê (de ferro) do DFV à gasolina, se é que existe algum tratamento eficaz nesse sentido;vale salientar que o 'circuito' de marcha lenta se dá através de um duto/furos de passagem (calibrada/s) no dito pê;
3. Utilizar uma bomba de transferência (tanque-carburador) de veículo à alcóol, pois a bomba original (de gasolina) montada no bloco do BF 161 não deverá aguentar o rojão de alcóol.
Favor comentarem a respeito, mesmo se a recomendação for de se descartar o carburador DFV à gasolina e se optar por um outro, ou outros, à alcóol.
GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 18:05
Como é a marca e modelo de carburador a alcool ideal pro BF?
Como é a marca e modelo de carburador a alcool ideal pro BF?
Grande pergunta !
O Brasil desenvolveu o maior e o mais extenso programa de alcóol combustível no mundo.
Algumas conversões, mesmo de fábrica, não foram felizes logo que foram lançados no mercado, mas a grande maioria chegou a um patamar de maturação invejável.
Cadê nossos experts em motores de combustão interna de cíclo Otto ?
Milton Quindim
27/02/2009, 22:26
rapaziada meu motor tá no alcool desde novembro ...sem reclamação a não ser que ele afoga demais quendo precisa retomar e eu num cunsigo melhorar isso...a melhor foi eu ter mechido nop ponto adiantei bem ele mais do que recomendado pelo kim mas ai ele fica gastão bagaray...o que fazer super nanny????????
Milton Quindim
19/03/2009, 14:28
Como estava dando problema com excesso de combustivel eu resolvi diminuir a giclagem, mas mantive a configuração dada pelo Kim inicialmente.
Difusor com 24 mm de diâmetro;
Giclê 3.0;
Avanço no ponto de ignição de 3º para 5°;
Rebaixamento do cabeçote original em 1,5 mm;
Velas do fusca a alcool.
Durante uma semana rodei com o jipe e fiz a média que estava em 3,25 km/l.
Meu uso é diario e pequenas distâncias o que aumenta o consume tendo em vista aquecimento, paradas e etc.
Na semana seguinte diminui o tamanho do giclê para 2.8 e a media aumentou para 3,35.
Mais uma semana com um giclê 2.7 e a media foi para 3,41.
Semana do 2.6 e a media chegou a 3,73.
Isso tudo abastecendo no mesmo posto e na mesma bomba e usando um recurso usado no exercito, simplesmente adicionando o combustível no tanque até travar a bomba, marcando a quantidade de combustível e dividindo pelo número de quilometros rodados.
Tudo sem exatidão então estes valores são aproximados pois o odometro é de bicicleta...hehehe...e o marcados é o que deu na bomba, mas a media aumentou em todas as vezes o que significa que o caminho é este mesmo.
O problema maior notado que era o fato do jipe perder força e afogar diversas vezes diminuiu drasticamente o que já valeu as tentativas, o jipe anda mais solto menos pesadão e pega mais facilmente pela manha e depois de longos periodos parado. Mas em certos momentos ainda afoga principalmente em retomadas quando avelocidade está baixa e em terceira marcha.
Verei mais esta semana como ficará se precisarei diminuir mais ainda ou voltar ao 2.6
Seja qual for a solução já me agradou muito, alem do consumo diminuir um pouco ainda tah andando muuuito bem.
Valeu.
Hoje coloquei o giclê 2.5 e creio que
El Ramires
04/08/2016, 11:46
Meu velho e o gicleur de lenta qual usar?
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