Ver Versão Completa : Sangrar burrinho de freio do Niva!
Jbaraqueti
20/09/2006, 10:22
Aê galera!!
Mais uma vez recorro a sabedoria dos amigos niveiros para resolver mais um problema.
Minha viatura ficou parada por 4 meses no estaleiro e sábado vou pegá-la, só que o fluído de freio baixou mto e qnd o funileiro foi manobrar percebeu que o freio estava levinho e não funcuionava!!! Acredito que entrou ar no sistema. Agora tenho que sangrá-lo e depois encher de novo. Gostaria de saber se é uma coisa fácil, que eu mesmo posso fazer, ou qlq mecânico consegue, ou tenho que levar num mecânico expert em Nivas. Pois no meu caso, vou ter que arranjar um meca q vá até a oficina para fazer isso, pq a situação tá crítica, não tem freio nenhum.
ValeWWW
alexandre roveri
20/09/2006, 10:30
:parede: :parede: :parede: :parede:
Meu ! Sangra vc e o funileiro ! O tal do funileiro deveria saber fazer isso !
Jbaraqueti
20/09/2006, 13:37
Blz, mas é como qlq outro carro? Só sangrar cada roda e ficar pisando no freio até o fluído novo descer? O Niva é cheio de segredos, por isso perguntei.
Gustavo Niva
20/09/2006, 13:56
É fácil... dá uma olhada no manual de manutenção que explica os detalhes... http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/Niva1600_maint.pdf ... só achei em ingles, o link de http://www.natal4x4.com.br/manuais.htm para a versão em portugues nao funcionou aqui... mas deve ter em portugues em algum lugar...
Blz, mas é como qlq outro carro? Só sangrar cada roda e ficar pisando no freio até o fluído novo descer? O Niva é cheio de segredos, por isso perguntei.
É exatamente isto que voce tem que fazer.
Jbaraqueti
20/09/2006, 16:50
Mais uma vez Valewww galera!!!
shuther4x4
20/09/2006, 23:17
Eu mesmo sangrei o meu após retirar as pinças pra limpar. Já leva uns 2 frascos de fuído (no meu tirei todo ele). Reserve um bom tempinho e dose de paciência e não force muito o pedal do freio (como em qualquer carro nessa situação, para ele não trabalhar seco e estragar o cilindro superior). Não esqueça de sangrar cada linha do freio (ou seja, 2 em cada pinça dianteira). No meu, após um dia andando, precisei refazer a sangria, mas bem pouco. Espero que tenha sucesso e aproveite para verificar vazamentos, pois mesmo ficando parado ele não pode descer o pedal sozinho. Verifique o cilindro superior se não estragou. Abraços.
Gustavo Niva
21/09/2006, 09:42
Mas dá uma olhada no manual (link q eu postei antes) pq tem uns macetes sim, tipo a ordem das rodas... não sei se são realmente importantes, mas tão lá hehehehhe
Jbaraqueti
21/09/2006, 14:03
Como assim descer o pedal sozinho?
shuther4x4
21/09/2006, 23:04
Como assim descer o pedal sozinho?
Quando pressionamos o pedal, ele tem um curso normal, que dê forma alguma chega no fim de curso. Segundo seu relato, entendi que ele está chegando no fim de curso (freio levinho). O sozinho quer dizer sem você ter mexido no sistema entendeu? Ele não pode dar fim de curso (descer o pedal) simplesmente porque ficou parado , isso não é normal.
Abraços.
shuther4x4
21/09/2006, 23:12
No manual diz pra se sangrar primeiro a roda traseira direita, depois a traseira esquerda, dianteira direita e dianteira esquerda (sangradores superiores).
Após isso sangrar os inferiores das rodas dianteiras.
Caros amigos!
Não tenho um Niva, mais um companheiro tem um Nivette e, está com problemas no flexivel da roda dianteira, em todos os quatros.
Bem, gostaria de saber qual flexivel é compatível para proceder a troca?
Desde já agradeço.
Kim.
Rones Jr
15/01/2007, 21:29
Kim,
até onde sei não há compatíveis. Ouvi relatos que usaram dois de 147, para fazer um de Niva...vai saber. De qualquer forma em casas de hidráulica industrial eles fabricam na hora, ou compre originais em casas especializadas.
Caro Rones Jr!
Muito obrigado, mais para comprar um original fica complicado, pois o mais próximo que tenho fica a 500km de distância.
Vou tentar alguma coisa para o Rogério e seu Nivette.
Se conseguir algo legal, posto aqui.
abraços.
Kim.
Kim
Acho que vale a pena encomendar na Sarancar ou Apoio4x4.
Peça de segurança.Chega rapidinho.
Caros amigos Niveiros!
O Rogério mandou confeccionar novos flexiveis, ao custo de R$ 20,00 cada, como são quaro, ficou a R$ 80,00.
Peguei o esquema técnico de como se sangra o freio aqui no Forum.
Agora gostaria de saber, nas pinças, qual é o flexivel da linha primária e qual da linha secundária, pois foi invertido as pinças para colocar a caixa VW.
Novamente agradeço a todos.
Kim.
Rones Jr
16/01/2007, 20:55
O Niva tem 3 cilindros por pinça. O primário é o que vai para 2 dos 3.
Olá camaradas! Fazendo a sangria do Br4D0ck conforme memento de vcs obrigado a todos!
simtesch
23/02/2014, 11:05
Kim, os flexíveis de freio do fiat 147 servem no Niva, utiliza-se 02 flexíveis do 147 para cada 01 flexível original do Niva( São 04 flexíveis originais)...Já utilizei provisoriamente num Niva que tive....as roscas são compatíveis com a pinça e conexão mangueira....Para trilhas fica um pouco vulnerável na pinça o flexível enroscado fica num ângulo próximo de 90°...
Roland
Kim, os flexíveis de freio do fiat 147 servem no Niva, utiliza-se 02 flexíveis do 147 para cada 01 flexível original do Niva( São 04 flexíveis originais)...Já utilizei provisoriamente num Niva que tive....as roscas são compatíveis com a pinça e conexão mangueira....Para trilhas fica um pouco vulnerável na pinça o flexível enroscado fica num ângulo próximo de 90°...
RolandSimtesh valew por reforçar essa dica, acabo de parar na ultima roda dianteira esquerda deu uma mer... Cadoria quebrei uma chave 9mm e não consegui remover a sangria q já não e a original tendo em vista que até agora usei chave 8mm nas três rodas pra fazer sangria nessa tem uma de 8 e. 9mm ambas emperradas, pensando pra não quebra-las.
C452447Consegui retirar o parafuso 9mm alicate pressão depois desegripante e marteladas vamos o outro mas esse q retirei não tem furo nele pra prender a mangueira de sangria.
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