PDA

Ver Versão Completa : Instalação de PX e PY em Hilux Cabine Simples



Juninho
20/09/2006, 00:32
Senhores,

Troquei o Zuki numa picape Hilux CS e tô instalando os dois rádios PX/PY na picape, uma vez que todos do jeep clube e da nossa turma ainda não possuem PY, porém esbarrei num problema: POSIÇÃO DE ANTENAS.

Pensei no seguinte:

- Antena do PX do lado esquerdo na caçamba, com suporte Aquarios Calha Zamak M-500 e Antena Aquario B2080

- Antena do PY também do lado esquerdo, porém fixada na cabine ao lado vidro traseiro próxima do teto com suporte Aquario Calha Zamak M-500 e Antena Aquario M-300C (ps. A Hilux não possui calha, teria que fixar o suporte na lata )

Seria uma boa configuração ?? Ou a proximidade das antenas ocasionaria interferências/mau funcionamento ?

Pensei na instalação da antena do PY no capô, logo aa frente do Parabrisas ?? Alguém já fez parecido??
Dicas para outros lugares de instalação ????

73 !:lol:

Cavalcante
20/09/2006, 12:05
A B-2080 vai ficar com pouca haste para fora da caçamba, o que vai prejudicar a transmissão. Se fosse a 2070 daria na boa. Se puder, instale o mais próximo possível do teto do carro, com o cuidado de deixar a bobina e a mola protegidas, abaixo do teto, pra que qualquer enroscada da antena atinja só a haste, e não a bobina e a mola. Assim a mola absorve o impacto e não deixa o suporte fazer força contra a lataria.

Eu não acho uma boa instalar a antena à frente do pára-brisas, principalmente se for muito próximo a ele. Ela é razoavelmente flexível, e se algo pegar nela, na volta ela pode bater com força suficiente para até quebrar o vidro. Você pode fixar a PY da mesma forma que a PX, do outro lado. O carro vai ficar chifrudo, mas até aí, isso foi coisa que puseram na cabeça dele ;).

Ela tem janela traseira corrediça? De repente dá pra fixar o suporte pra calha na guarnição ou no próprio vidro.

Juninho
20/09/2006, 23:06
A B-2080 vai ficar com pouca haste para fora da caçamba, o que vai prejudicar a transmissão. Se fosse a 2070 daria na boa. Se puder, instale o mais próximo possível do teto do carro, com o cuidado de deixar a bobina e a mola protegidas, abaixo do teto, pra que qualquer enroscada da antena atinja só a haste, e não a bobina e a mola. Assim a mola absorve o impacto e não deixa o suporte fazer força contra a lataria.

Eu não acho uma boa instalar a antena à frente do pára-brisas, principalmente se for muito próximo a ele. Ela é razoavelmente flexível, e se algo pegar nela, na volta ela pode bater com força suficiente para até quebrar o vidro. Você pode fixar a PY da mesma forma que a PX, do outro lado. O carro vai ficar chifrudo, mas até aí, isso foi coisa que puseram na cabeça dele ;).

Ela tem janela traseira corrediça? De repente dá pra fixar o suporte pra calha na guarnição ou no próprio vidro.

Fala Cava !! beleza ??

Seguinte .. ela não tem vidro basculante .. é inteiriço .. porém vou ter que pensar em outro jeito ... a idéia de colocar no capô também já desisti ... esteticamente não gostei e tem o perigo do vidro também ...

A B2080 vai ficar inclinada pra trás quando tiver usando na rua e levantada quando usando na trilha ... pensei também que ela perderia alcance na posição na qual pensei instalar., ams não vejo outro lugar se não este ( a B2070 achei muito comprida)

Quanto ao lance da "chifruda" ... acho que tb naõ rola .. vai ficar esquisto .. e esse negócio de chifre é do boi .. o jipeiro usa de enxerido!! :putz: :putz:

Fixar na lata o suporte não rola ?? Aterramento prejudica ???

se der certo vou colocar um suporte de estepe e galão na caçamba ... atrás do vidro traseiro .. aí acho que dá pra colocar entre o galão e o estepe, perde um pouco em altura, mas ficaria ainda mais alto que a B2080 e ficaria protegida também ...

Vamo vê no que dá .... amanhã faço a instalação ... deposi posto fotos !!!

[s]

Cavalcante
20/09/2006, 23:22
Fixar na lata o suporte não rola ?? Aterramento prejudica ???

[s]

Rola sim!! E aterramento não prejudica de jeito nenhum. PX é igual a uns certos sujeitos por aí, só funciona com um bom fio terra!:mrgreen:

Eu falei do vidro por pena de furar a lata. É provável que fixar tudo no suporte de estepe até fique mais bem instalado que na lataria, desde que perfeitamente aterrado.

[]s

Juninho
20/09/2006, 23:54
Beleza ...

Também fiquei com dó de furar a lata ... mas se não der certo o negócio com o Suporte de estepe, acho que vai ser a solução ...

Amanhã preciso decidir isso, pois já quero deixar tudo instalado até sábado, pra trilha !!

Valeu a força ...

[s]

Juninho
23/09/2006, 03:59
Instalado.

PY : Antena M300-C com suporte M700 (imã) cabo 4m ...teto.

PX: Suporte Zamak 500 na caçamba com antena B2080.

Zerado.

[s]

Leonardo Dic
25/09/2006, 22:37
A minha B 2070 coloquei no lado esquerdo no santo antonio, to pra colocar um PY tb, será q posso colocar a outra antena no lado direito do santo antonio ? Uma não atrapalha a outra ? E qual antena seria indicada pra o py ?

Juninho onde vc colocou os radios ? O meu 148 eu coloquei logo embaixo do cinzeiro, no antigo porta treco q tinha ali, mas o py não sei onde colocar ?

Outra duvida, pode ser usado o mesmo positivo pros dois rádios ?

Abraço

Juninho
26/09/2006, 20:28
A minha B 2070 coloquei no lado esquerdo no santo antonio, to pra colocar um PY tb, será q posso colocar a outra antena no lado direito do santo antonio ? Uma não atrapalha a outra ? E qual antena seria indicada pra o py ?

Juninho onde vc colocou os radios ? O meu 148 eu coloquei logo embaixo do cinzeiro, no antigo porta treco q tinha ali, mas o py não sei onde colocar ?

Outra duvida, pode ser usado o mesmo positivo pros dois rádios ?

Abraço

Fala Leonardo!

Seguinte ...como já disse o Cava, não há problema em instalar as antenas próximas, mas quanto ao lance da picape ficar "CHIFRUDA" :shock: aí já é "outro" problema ...se é que vc me entende ...:pensativo: :pensativo:

Brincadeir... eu instalei as minhas do mesmo lado .. e ficou jóia, a B2070 na caçamba logo atrás da porta e a antena do PY no teto com suporte de imã logo acima da porta do motorista .. e deixei cabo sobrando para poder levá-la até o meio do teto ou até o lado do passageiro ou mesmo para posicioná-la frente ao parabrisa ou grudada deitada embaixo do vidro traseiro numa trilha com muitos galhos .. ficou certinho...funcionando beleza !

Já o PX instalei nakele porta-trecos tb, mas vou cortar akela moldura e embutir o rádio lá, logo atrás da alavanca do câmbio, ficou num posição ótima, discreto e não atrapalha , já o PY coloquie no lugar do rádio original acima de um outro porta-trecos abaixo do Ar-condicionado.. ele ficou um pouco saliente pra frente, pois não cabe até o final (ops) ...mas ficou beleza, vou ter que fazer uma moldura pois o meu PY é pequeno e ficou sobrando espaço nas laterais, vou fazer a moldura com tela de autofalante pra não perder o falante do rádio, e os Mike´s pendurei com velcro no painel !!

O som vou fazer com um amplificador e falantes de 3 vias nos lugares originais... no canto do painel .. com um MP3 portátil... quando sair da picape é só desconectar o plug do amplificador e levar o MP3, pra ningume me encher o saco pra roubar... tb pus um Insulfilm relativamente escuro, que não atrapalha e protege do alheio.

Vou conseguir uma Camera digital e posto fotos aki!!

[s]

alfreis
23/10/2006, 10:57
Juninho e All,

Se puderem, coloquem fotos das intalaçoes dos rádios e das antenas, pois essa fase está chegando na minha toy!!!

[]'s

Juninho
23/10/2006, 18:48
Juninho e All,

Se puderem, coloquem fotos das intalaçoes dos rádios e das antenas, pois essa fase está chegando na minha toy!!!

[]'s

Beleza ...

Assim que sair da oficina no fim de semana consigo uma máquina e posto fotos aqui ....

[s]

Wallace
24/10/2006, 13:19
Na minha RAM instalei a m300 do PY no capo em frente ao parabrisa do lado do motorista já que a antena do radio fica do outro lado. Usei o suporte de porta malas da aquario.
Ficou muito boa, mas o parabrisas da RAM é bem inclinado e não é tão proximo do inicio do capo.
A do PX pretendo colocar da mesma forma do lado do passageiro.

alfreis
24/10/2006, 13:26
Wallace,

Abusando, por acaso vc não teria fotos???

Estou fazendo uma página só com sugestões e idéias de amigos!!!

Uma dica que talvez seja importante no seu caso: Nunca enrole o cabo da antena para diminuir o seu tamanho, pois isso cria uma bobina que interfere no funcionamento do rádio...

Digo isso, pois como a antena ficou próxima ao rádio, provavelmente ficou com cabo de sobra na instalação!

Daqui a pouco o amigo Marcelino entra na discussão e te fala a razão técnica da coisa!!!...Ela entende bastante disso!!!

[]'s

Wallace
24/10/2006, 13:34
Oi Alexandre, vou tentar providenciar as fotos.
Sim eu sei disso, principalmente pois ainda estou com o cabo de 5 metros.
Tenho um outro cabo lacrado que foi ver se troco por um de 3,5 m ou tomo a coragem de cortar o meu cabo, já que segundo o pessoal da radio Haus que me vendeu o PY não tem problema.
Eu realmente tive que dar umas voltas com o cabo no cofre no motor, mas sem fazer uma bobina para não ter interferencias. Ajudou o fato do cofre do motor ser bem grande rs rs
Mas obrigado de toda a forma pela preocupação.

alfreis
24/10/2006, 13:42
Wallace,

Se vc cortar para deixar com os 3,5 metros tbm não vejo problema nenhum...
Essa vantagem do cofre do motor gigante eu não tenho, pois a toy é nanica se comparada com a Ram!!!...Rs

Não esqueça tbm de aterrar o capo, pois o plano terra pode ficar prejudicado com a dobradiça.

[]'s

Wallace
26/10/2006, 19:14
A foto da antena no capo.

alfreis
27/10/2006, 09:29
Wallace,

Obrigado pela foto!!!
Já estou pensando em copiar a idéia!!!

[]'s

Juninho
31/10/2006, 10:37
Bacana hein wallace ....

Não tinha pensado deste jeito ....

[s]

Wallace
12/11/2006, 13:27
é o que acontece com um engenheiro com um problema e tempo para a solução.
Comprei o PX que é só o microfone.
Depois posto fotos dele (ainda não instalei) assim como o meu PY que é só parte do radio no painel tambem.