Ver Versão Completa : Direção Aliaviada
Mineiro do Cerrado
19/09/2006, 19:18
Boa noite moçada...
Tô querendo instalar a tal direção aliviada (com rolamentos)
Alguém já instalou... realmente é melhor...
queria ouvir a opinião de vc's e também onde comprar....
Sei que tem em Ribeirão Preto mas, achei R$540,00 reais meio salgado!!!
Abraços
shuther4x4
19/09/2006, 21:29
Nossa, eu acho salgado por inteiro....
Infelizmente é o preço que se paga por ter esse tipo de veículo.
Inclusive a caixa de direção do maveco que eu tinha procurado está quase na mesma faixa de preço, sendo que a um tempo atrás vc achava por uns 150,00.
Eu também queria saber o relato de alguém aqui do fórum sobre esta caixa, pois o investimento é alto para sair arrependido depois. E o pior é que se brincar são modificações simples que um bom torneiro poderia fazer sem um custo tão alto assim. Como eu queria uma caixa dessa desmontada na minha frente...
Mineiro do Cerrado
21/09/2006, 16:29
Shuther...
Pelo que já ouvi tratasse de uma caixa de direção original onde as buxas são substituidas por rolametos! Tornando ela mais "macia".... Mas, assim como vc acho caro pra caramba esse preço!!!! E eu gostaria de dirigir, ou ouvir o relato de quem já instalou uma destas, para saber se realmente vale a pena!!!
Grandes abraços
eu dirigi na época que ainda era protótipo, lá no Albino mesmo.
Olha, não sei se é caro não. Essa historia de direção do Maverick por 150 reais eu não me lembro, pois desde que eu tenho Niva elas já estavam na casa de 700 reais pra cima (já com as adaptações necessarias feitas pelo torneiro). E mesmo porque, uma hidraulica pega em desmanche, é ainda mais cara.
Agora, com relação ao desempenho, ela é mais macia que a original, mas nem tanto quanto a francesa. E ainda tem como caracteristica, manter o mesmo numero de voltas que a original.
A do Maveco tem muito mais voltas, o que a torna muito "lenta" nas reações que necessitem agilidade. Mas é melhor em manobras.
[]´s
emtsuhako
21/09/2006, 20:41
Agora é sério! Começo do mês que vem levarei meu Niva pro Albino... ele vai fazer um monte de serviço no meu Niva, incluindo essa troca de bucha por rolamento na minha caixa de direção, que é francesa... qdo pegar ele, passo um relato procêis!
shuther4x4
21/09/2006, 22:52
eu dirigi na época que ainda era protótipo, lá no Albino mesmo.
Olha, não sei se é caro não. Essa historia de direção do Maverick por 150 reais eu não me lembro, pois desde que eu tenho Niva elas já estavam na casa de 700 reais pra cima (já com as adaptações necessarias feitas pelo torneiro). E mesmo porque, uma hidraulica pega em desmanche, é ainda mais cara.
Agora, com relação ao desempenho, ela é mais macia que a original, mas nem tanto quanto a francesa. E ainda tem como caracteristica, manter o mesmo numero de voltas que a original.
A do Maveco tem muito mais voltas, o que a torna muito "lenta" nas reações que necessitem agilidade. Mas é melhor em manobras.
[]´s
Fio, em dezembro de 2004, quando estava de férias em franca (aí pertinho de ribeirão) eu garimpei essa caixa de direção (2) e comprei para um amigo meu de sorocaba. achei as duas no mesmo desmanche e paguei 300 contos, ou seja, 150 cada. Quando comprei meu niva fui logo atrás disso e só achei por 450,00 (março deste ano). agora fui saber novamente que já está mais cara ainda.
Realmente ela é mais lerda que a original, devido à sua desmultiplicação, ou seja, é mais leve mais tem de dar mais voltas...
Mineiro do Cerrado
22/09/2006, 11:15
FIO,
vc disse sobre uma direção "francesa".... O que diabos viria a ser?
Qual a diferença dela para a aliviada? Um niveiro de Sampa que trombei uma vez me disse que o niva dele tinha direção francesa...como na época eu não tinha niva não me aprofudei na história... achei que ela era igial a aliviada... pelo visto não é!
Então quais as vantagens da Francesa e o preço?
e onde acha essa joça!!!! hehehehe
O Mercúrio tá precisando de uma reforma geral tambem... ai.. ai... meu bolso!!!!! :)
Mineiro,
a direção francesa é uma especie de direção aliviada original do Niva. Ela veio em algumas versões como a Pantanal e nos Nivas depois de 95. Acredito que seja o mesmo esquema da direção do Maverick, que atinge maior leveza devido a desmultiplicação do setor, isto é, você precisa de mais voltas para atingir o mesmo raio.
Não tem milagre, ela é leve, mas não tanto como uma hidraulica. Se não me engano, a do Maverick é mais leve, mas mais boba. E tem que fazer uma adaptação no torno.
Quanto ao preço, é muito complicado. Se você por ventura achar uma usada em bom estado, vai pagar aí em torno de R$1000,00 (acho que na Sarancar é isso). Já as novas não tenho a mínima idéia. Só que tem um detalhe, não é adaptação, é LITERALMENTE Plug and Play com peça original LADA.
[]´s
arlei_vitara
22/09/2006, 16:56
No meu ex-Niva, que era um Pantanal, tinha a tal caixa francesa. Não era mais desmultiplicada que as comuns, mas era sensivelmente mais leve, tanto que o volante era esportivo Momo original, bem pequeno.........graças ao uso de rolamentos ao invés de buchas. Comparando com os Nivas com a caixa normal e o volante de direção original, era outra vida, muito melhor.
Dirigi tbém um Niva com a caixa do Maverick adaptada e achei simplesmente horrível, tipo de gambiarra que não vale a pena, o resultado é uma direção macia demais e sem nenhuma firmeza, nenhuma precisão..........
Amigos tenho um Pantanal 91, comprei agora e a direção é dura e pesada a D+, como saber se é a tal Francesa só precisando de manutenção? Isto é, como identifico se esta direção é mesmo a mais leve? Obrigado.
se não me engano, olhe a tampa da caixa de direção e lá deve estar escrito Made in France.
kemramone
25/09/2006, 09:24
Camarada encontrei em um forum argentino uma empresa que pro faz a adaptação da DH no Niva segue o relato de quem tem ela instalada não sei se atenderá aos anceios do nosso colega mais ao menos serve como referência de preços!:
Publicado: 17 Sep 2006 04:24 pm Asunto: para los que quieren colocar direccion hidraulica....al lada
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Hola soy silvio de san juan, la niva de la foto la adquiri hace poco tiempo, con direccion hidraulica, aire acondicionado, butacas de gol GTI, estribo de ford explor, parrilla, ventanas traseras corredizas, el vendedor me comento que todo losaccesorios fueron colocados por una empresa llamaa EL DORADO, se encuentra en Av. Monroe 4690/2 Capital - Tel: 011-4544-4610.....su direccioen es http://www.eldorado-racingcar.com.ar
su emial.... taller@eldorado-racingcar.com.ar.....
Espero que les sirva .......mi niva quedo exelente..... hacen todo tipo de trabajos para 4x4 .....
Hot rods, pick ups, armado de jeeps, cabina de pintura, reformas y adaptaciones.....
Mauricio Rossetto
25/09/2006, 10:00
Na minha direção original fiz o seguinte:
Comprei 2 rolamentos agulha (R$50,00 cada) modelo HK 2820 ou HN 2820 (28 mm de diametro INTERNO por 20mm de largura das agulhas);
Tirei a caixa de direção e levei no torneiro que então colocou os rolamentos para trabalharem no lugar da bucha. O torneiro cobrou R$150,00......
Zé Novais
25/09/2006, 10:31
Fala galera, minha direção é francesa, e mesmo assim me da uma canseira, é verdade que ajuda muito, mas ainda assim é pesada. Experimentei um niva com direção do gol e achei mto boa, vou testa-la mais e verei as diferenças.
Abç.
shuther4x4
25/09/2006, 21:29
Na minha direção original fiz o seguinte:
Comprei 2 rolamentos agulha (R$50,00 cada) modelo HK 2820 ou HN 2820 (28 mm de diametro INTERNO por 20mm de largura das agulhas);
Tirei a caixa de direção e levei no torneiro que então colocou os rolamentos para trabalharem no lugar da bucha. O torneiro cobrou R$150,00......
Maurício, queria perguntar algumas coisas:
1. precisa desgastar muito a carcaça da caixa para colocar os rolamentos?
2. Você notou diferença? Faria novamente?
3. Você mesmo desmontou a caixa? É difícil?
4. Sua caixa estava com jogo?
Obrigado pelas informações que possa me passar, é que a minha caixa está com jogo e queria aproveitar e aliviar ela. Abraços.
Mauricio Rossetto
27/09/2006, 16:28
Shuther, com certeza não é o peso de uma direção de Uno, mas ajudou a ficar mais leve.
Este serviço está sendo oferecido em SP por R$ 700,00 e segundo eles fica como a francesa.
Com 28mm interno será necessário usinar o eixo e também a carcaça que deverá perder 2 mm de parede aproximadamente, não afetando a resistência da caixa.
Desmontei a caixa que é incrivelmente simples de desmontar (mas é melhor pedir para um mecânico tira-la e depois do serviço coloca-la no carro novamente) e poderá levar para o torneiro somente o eixo e a carcaça. Tenho esta caixa reserva com jogo que mandei fazer, a caixa original do Boris III (que está com jogo também) e no Boris IV não tem jogo, mas vou fazer a do Boris III e passar para o Boris IV de forma que ficarei com os dois carros com essa mesma configuração. "Eu fazendo", está saindo cada caixa pronta por 250,00... Estou pensando em colocar esse tipo de rolamento no lugar das buchas que ficam do lado do carona também, pois comprei as buchas novas na Sarancar mas descobri que ficava com o mesmo jogo, pois o desgaste é no eixo...o engraçado é que têm o mesmo desgaste nos três eixos que tenho. Então mandei fazer as buchas no torneiro de acordo com a medida dos eixos desgastados, mas com certeza vou me programar para instalar rolamentos no lugar dessas eca-buchas!
Mineiro do Cerrado
29/09/2006, 21:03
Mauricio,
Quanto tempo o torneiro levou para fazer o serviço.... pergunto isso porque o niva é meu carro de dia-a-dia então ficar a pé é meio dose...
abraços
Alguém sabe se a direção do Laika é Hidraulica e se serve no Niva??? Valeu...
shuther4x4
02/10/2006, 00:13
Alguém sabe se a direção do Laika é Hidraulica e se serve no Niva??? Valeu...
Vicenzo, a caixa do laika não é hidráulica, mas é a mesma do niva. Inclusive existem relatos aqui no fórum que alguns laika possuem a caixa francesa, mas eu pessoalmente nunca vi um com essa configuração (toda vez que vejo algum em desmanche vou lá verificar, pois estou querendo uma francesa, no bom sentido, claro!!!!)
Mauricio Rossetto
02/10/2006, 14:52
Shuther, o torneiro aqui de Itatiaia por exemplo, você chega e espera (se ele estiver fazendo algo na hora), e então ele faz seu serviço e você leva na hora. Como preferí fazer em uma tornearia em Resende (não tenho pressa neste caso) deixei o material e peguei na semana seguinte. Preferí o de Resende por usarem equipamentos mais precisos e o pessoal é mais técnico, afinal fazem peças e equipamentos para a fábrica da Peugeot daqui. Eles têm motores diesel completos de carros de passeio para exportação pra todo lado na oficina, e agente anda só olhando e babando....
Estou fazendo a mesma coisa em outra caixa de direção (do Boris IV) e acho que pego amanhã esse material, junto com as peças que mandei fazer também para adaptar os terminais de direção da D20. Vou fotografar tudo e colocar aqui.
kemramone
02/10/2006, 18:09
< Camarada Mauricio Rossetto, e ai cara pergunta a eles se tem a possibilidade de conseguirmos um desses motores diesel??? quem sabe adaptaríamos um desses aos nossos valentes Russinhos!!!
Mauricio Rossetto
03/10/2006, 14:18
Kemramone, acredito que vendem, mas realmente não tenho esperança de um preço viável. Dessas alterações de motor que pesquisei, a opção mais interessante parece que é o 1.9 do Rogério Bacellar....:pensativo: Se estiver enganado ou esquecendo de algo me corrijam :)
Estarei neste sábado lá e vou ver o tel. de quem trata disso na Peugeot... também imagine a quantidade de adaptação.... vou bater fotos e colocar aqui.
Fábio Neves
03/10/2006, 14:48
Prezados colegas,
Realmente essa direção deixa a direção do Niva mais leve, sem contar que valoriza o Bixim, mas vale destacar que:
1- Modelo Pantanal foi criado no BR, os caras definiam quem seria ou não, logo nem todo Pantana tem essa direção e nem todo Niva comum vem sem ela.
2- Essa direção veio em alguns Laikas SW, coisa rara, ou melhor rarissima
3- Quem tem pra vender tá pedindo por volta de 1.000 Reais sim
Nota: Tenho uma pra vender, foi recondicionada e esta pintada e selada, com nota fical do serviço, no valor de 250,00 reais. Quero vender por volta de 900,00 reais, caso alguém queira é só enviar um correio para fabiorodriguesneves@gmail.com, sou do RJ.
Vantagens:
1- Plug and Play ou melhor prugue im prei;
2-deixa a direção mais leve;
3- Foi recondicionada e tá na garantia.
Sds a todos
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