PDA

Ver Versão Completa : Controlador de limpador de pára-brisas - viabilidade comercial

Cavalcante
19/09/2006, 16:11
Pessoall, seguinte:

Sempre tive problemas com o temporizador do limpador do meu Niva (aquilo é uma tranqueira do tempo do ronca) e, depois de muito penar atrás de um relé que fosse universal sem encontrar, resolvi desenvolver um. Só que ficou tão bom que estou pensando em vender...:-P

O preço final deve ficar entre R$100,00 e R$150,00. Gostaria de saber dos camaradas aqui o que acham.

Funções:

para o para-brisas dianteiro: 3 tipos de funcionamento: temporizado, velocidade 1 e velocidade 2 (para motores que tenham duas velocidades);
para o vidro traseiro: 2 tipos de funcionamento: temporizado e contínuo.
para os lavadores: funcionamento automático - aciona-se o lavador normalmente, o relé liga a bomba d'água, espera 3 segundos, liga o limpador, espera 2 segundos, desliga a bomba, espera 3 segundos e finalmente desliga o limpador, ou volta para o modo em que estava anteriormente (desligado, temporizado, vel 1 ou 2)
para o lavador de faróis (lembrem-se de que o bicho foi desenvolvido prum niva:dance: ): funcionamento por pulsador, uma vez apertado o botão o lavador é acionado por 5 segundos, ou enquanto o botão estiver apertado.
COMPATÍVEL COM QUALQUER MOTOR DE LIMPADOR E QUALQUER BOMBA DE ÁGUA. LOGO, COMPATÍVEL COM QUALQUER CARRO. ATÉ O VELHO CJ PODE TER UM LIMPADOR DESCENTE!!!
FÁCIL LIGAÇÃO: basta entrar com alimentação, entradas de cada uma das chaves e saídas pros motores e bombas
REGULAGEM DO INTERVALO DO FUNCIONAMENTO TEMPORIZADO, INDEPENDENTE PARA OS VIDROS DIANTEIRO E TRASEIRO

Claro que se o carro não tiver limpador traseiro, é só não ligar... Idem pros faróis.

Cavalcante
19/09/2006, 16:18
Se esqueci. Sugestões sobre outras funções também são benvindas!

Márcio Magalhães
20/09/2006, 18:02
Olá,

Por onde seria o acionamento do sistema?

Eu sempre senti falta de um temporizado para o vidro traseiro. Não conheço nenhum carro que tenha as duas opções: direto e temporizado. É um ou outro. Teria como ter só essa função dupla para o traseiro?

Kim
20/09/2006, 21:44
Caro amigo!!

Como pediu sugestões, lá vai!!!
Gostaria de saber a possissibilidade de se fabricar um temporizador para portão eletrônico?

Como funciona?

Bem, quando pisca a "uz alta", libera um pulso para o controle que aciona o portão. O controle fica no cofre(motor) do carrol, dentro de alguma coisa fechada (umidade).

Problema!

Como o botão de acionamento do controle fica travado, e a alimentação entra no lugar da "pilha", quando a "luz alta" fica ligada, consequentemente o controle também.

Tinha uma pessoa em miha cidade que fazia esse sistema, muito bom!!!
Mais ele faleceu tem algum tempo.

Pensa nessa possibildade, mais patenteia, porque vejo que tem futuro. Aqui em minha cidade muitos usam, é comodo.

Abraços.

Kim.

Cavalcante
20/09/2006, 23:27
Caro amigo!!

Como pediu sugestões, lá vai!!!
Gostaria de saber a possissibilidade de se fabricar um temporizador para portão eletrônico?

Como funciona?

Bem, quando pisca a "uz alta", libera um pulso para o controle que aciona o portão. O controle fica no cofre(motor) do carrol, dentro de alguma coisa fechada (umidade).

Problema!

Como o botão de acionamento do controle fica travado, e a alimentação entra no lugar da "pilha", quando a "luz alta" fica ligada, consequentemente o controle também.

Tinha uma pessoa em miha cidade que fazia esse sistema, muito bom!!!
Mais ele faleceu tem algum tempo.

Pensa nessa possibildade, mais patenteia, porque vejo que tem futuro. Aqui em minha cidade muitos usam, é comodo.

Abraços.

Kim.

Ei Kim, o lance é interessante. Mas, como não tem muito a ver com o tópico (mas eu gostei da idéia:lol:) vou continuar o papo por MP, só pra não tumultuar, blz?

Cavalcante
20/09/2006, 23:48
Por onde seria o acionamento do sistema?

Márcio, o sistema é acionado da mesma forma que em um carro qualquer: a alavanca do limpador com três posições liga o temporizado, velocidade 1 e velocidade 2, a alavanca ou botão do limpador trazeiro liga o trazeiro, e assim por diante, só que com funcionamento adequado. Quando você liga o lavador, tem de ligar o limpador, ou no máximo, o limpador liga junto, em qualquer carro, certo? Com o AUTOCAR VIDRO (que nome tabajara:mrgreen: :mrgreen: ) você liga o lavador e o equipamento espera um tempo pra acionar o limpador, pras palhetas não rodarem no seco, mantém o esguicho por mais um tempinho e finalmente mais 3 segundos de limpador ligado pra secar o vidro. Com um só toque. Pro vidro traseiro eu usei um tempo de esguicho um pouco maior (1,5 segundo), porque a água demora um pouco mais pra chegar lá. Para funções que não existem nas alavancas ou chaves do carro, instalam-se novas chaves, do mesmo jeito que se instalam novas chaves para faróis de milha, por exemplo.

Eu sempre senti falta de um temporizado para o vidro traseiro. Não conheço nenhum carro que tenha as duas opções: direto e temporizado. É um ou outro. Teria como ter só essa função dupla para o traseiro?

A função É dupla, tanto para o traseiro quanto para o dianteiro. O acionamento é feito por duas chaves independentes. Então o camarada escolhe: vou dar prioridade pro temporizado ou para o direto, e mantém aquele que quiser na chave original, e instala mais uma chave para o outro. Ou instala uma chave com duas posições, uma temporizada e uma direta.

A programação do intervalo do temporizado é feito da seguinte forma: liga-se o limpador (dianteiro ou traseiro, mas as programações são independentes) na posição temporizado e desliga imediatamente (exatamente o que você faz num dia de pouca chuva num carro sem temporizado...) por um tempo X, liga de novo e deixa ligado. O tempo X será o intervalo do temporizado, desde que seja menor que 30 segundos. Se for maior, o sistema vai entender que você acionou acidentalmente ou intencionalmente uma vez só o limpador. Se você simplesmente deixar ligado, o sistema vai assumir o último intervalo programado.

Desta forma, mesmo sem instalar um segundo botão para o direto, pode-se usar o limpador traseiro tanto direto quanto temporizado (basta programar um tempo muito curto...).

friedmann
22/09/2006, 12:04
cavalcante eu quero um disso!

Cavalcante
22/09/2006, 15:37
É, desse jeito acho que rola mesmo! Já são 12 pré-pedidos, em 3 dias!!!

Hudson Buck
22/09/2006, 19:13
Boa noite Cavalcante.

Além do relê, também me interessa o assunto do portão. Se tiver alguma idéia sobre o assunto, por favor me informe em mp.

Abraços.

Kim
22/09/2006, 21:02
Caro Cavalcante!

Passa um orçamento do poortão e temporizador para eu!

São dois portões e um temporizador.

Não esqueça de confeccionar um manual de fácil leitura, de preferencia com Bê-a-Ba.:mrgreen:

Abraços.

Kim.

ps.: peça aos moderadores para fixar seu tópico.

RenatoMachado
24/09/2006, 18:15
Cavalcante...posso fazer o chequinho em duas vezes né....hehehe

Kim
26/09/2006, 19:00
Respostas!!!???

Kim
19/10/2006, 20:04
Caro Cavalcante!

É o seguinte!

Ví uma idéia que gostei muito!

Um relê que funciona assim:

Quando dá partida no motor, o relê fica acionado por 5 seg., se o motorista não apertar um botão, o carro desliga e não pega mais.
Algo aparentemente simples (acho), que é funcional.

Abraços.

Kim.

du
20/10/2006, 16:14
Amigo,

Uma sugestão para seu limpador de para brisas, seria um sersor de chuva, aciona uma vez e apartir daí funciona conforme a necessidade.

Isso tem em alguns carros importados o Peugeot 307 tem. É muito bom quando a chuva está tão fraca que nem o temporizador resolve, tem que ficar ligando e desligando o limpador.

Abraços Du.

Rones Jr
25/10/2006, 08:48
Eu quero um. Pode mandar...

friedmann
23/11/2006, 14:04
cAVALCANTE QUAL O PREÇO FINAL E VC FACILITA?

Reginaldo B
04/12/2006, 09:50
também vou querer um desses!!

DJunior
11/01/2007, 20:30
Mais um para mim....

diniz
13/01/2007, 22:40
se vc fabricar somente c/ a função de temporizador dianteiro será que baixaria mais os custos? tem gente que so usaria no dianteiro mesmo
eu poderia ficar c/ um se fosse mais barato

Cavalcante
15/01/2007, 19:59
Galera, só um tiquito mais de calma. O protótipo da foto funcionou perfeitamente por 4 meses, enfrentou as chuvas dos últimos meses na boa e a flutuação de tensão do regulador vagabundo do meu carro (chega a 16V :!: , não tem bateria que aguente :!: :!: ).

Dentro de mais alguns dias chegam as placas pra montagem das primeiras peças, e esse tópico vai pros classificados.

Boa notícia: o preço final será de R$ 96,00.

diniz, vou estudar. Não vai baixar muito, porque a placa de circuito impresso e o gabinete, que são os itens que mais pesam na composição do preço terão de ser os mesmos. O primeiro por causa da escala e o segundo pra caber o primeiro...

alexandre roveri
15/01/2007, 20:59
:concordo: :concordo: :concordo:

:palmas: :palmas:

:pensativo:
O chato é que o meu niva vai virar conversivel portanto não vai precisar de um acessorio desses !!!!!:parede: :parede: :parede:

Mas parabens pela iniciativa

:D

Rones Jr
15/01/2007, 21:21
Eu quero um!!!

cinhorj
16/01/2007, 17:42
Ainda tô na fila...

Rones Jr
12/02/2007, 22:09
tá pronto??? DE NOVO!!

Cavalcante
13/02/2007, 07:04
Tava, mas eu tive um probleminha... Não pensei que a corrente consumida em repouso fosse tão grande (é uns 200 mA) e as últimas discussões que eu participei sobre baterias me fizeram rever isso. Estou implementando uma função de hibernação no bicho. Bom porque vai funcionar sem problemas de descarregar bateria, ruim porque as placas que tinha mandado fazer vão pro lixo. Mas é melhor perder as placas do que ter um monte de gente me xingando porque deixou o carro parado uma semana e quando voltou ele tava sem bateria...

Mais um pouco de paciência... Só um tiquinho.