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Ver Versão Completa : Meu Samuca tá estranho!



vnogueira
18/09/2006, 18:24
Pessoal,

Me desculpem a ingnorância, mas meu Samuca anda mei estranho e queria a ajuda de Vocês:

1º) O motor fica constantemente acelerado quando o carro está em ponto morto. Antes isso acontecia só quando ligava o carro de manhã, mas tão logo o motor aquecia ele voltava a rotação normal.

2º) O motor tá emitindo um cheiro muito forte do escape, parece até gás de cozinha. Esses dias um senhor parou com um carro do meu lado no semáforo e disse que meu carro tava liberando carbureto e que eu deveria checar! O que é isso?

3º) Desde que os dois sintomas acima apareceram percebi que o consumo de combustível aumentou um pouco.

Pensei que pudesse ser a qualidade do combustível, mas já troquei de posto diversas vezes e esses sintomas permanecem.

O que será? Será que um sintoma tem a ver com outro?

Há cerca de um mês e meio fiz uma revisão no motor, troquei velas, limpei bico, regulei motor, enfim, fiz um monte de coisinhas, e agora o carro tá estranho.

Abraços,

luiztacco
18/09/2006, 19:39
Você já olhou o catalizador?
Esse cheiro forte costuma vir do catalizador, é só voçe levar em qualquer loja que trabalhe com escapamento e pedir para eles chegarem. O pessoal aqui do forum costuma retirar o catalizador e rodar sem.
Sobre a aceleração pode ser o caninho do coletor entupido, vale a pena dar uma conferida.

abraço

MUTS
19/09/2006, 08:22
Também acho

MUTS
19/09/2006, 08:22
Também acho que é o catalizador....

Fabil
19/09/2006, 09:10
o fedozao pode ser culpa do catalizador sim, mas a marche lenta acelerada acredito que nao... vc precisa dar uma checkada nos sensores TPS, sonda lambda, etc...

tirando a marcha lenta acelerada,o resto tá pefeito ? ou o carro engasga quando acelera ?

T+

T+

vnogueira
19/09/2006, 09:49
o fedozao pode ser culpa do catalizador sim, mas a marche lenta acelerada acredito que nao... vc precisa dar uma checkada nos sensores TPS, sonda lambda, etc...

tirando a marcha lenta acelerada,o resto tá pefeito ? ou o carro engasga quando acelera ?

T+

T+

Valeu pessoal, vou dar uma checada no catalizador, há grande chances do problema do mal cheiro parti dele.

Fabil,

De fato, o carro dá um engasgada, uma "travada" quando acelero, mas depois ele retoma a acelereção na boa. Será sujeira no bico?

Abraços,

Vitor

Daniel Engelbrecht
19/09/2006, 10:50
Meu samurai já teve esse problema de ficar acelerado em ponto morto. O problema está numa válvula chamada throttle opener, que regula a aceleração de partida e vai fazendo baixar a rotação conforme o motor esquenta. Ela funciona com vácuo. Se a mangueira estiver suja ou com problema, não cria esse vácuo e aí fica tudo desregulado. No meu caso ficou assim depois de o mecânico mexer em outros componentes do motor, já nem me lembro mais o que. Só de mexer a sujeira se soltou e prejudicou o funcionamento da válvula. Uma simples limpeza resolveu o problema.
Tinha um tópico criado por mim há alguns meses falando sobre isso, inclusive com desenho que alguém postou mostrando onde fica o throttle opener, porém não achei mais aqui no fórum.

vnogueira
20/09/2006, 15:44
Meu samurai já teve esse problema de ficar acelerado em ponto morto. O problema está numa válvula chamada throttle opener, que regula a aceleração de partida e vai fazendo baixar a rotação conforme o motor esquenta. Ela funciona com vácuo. Se a mangueira estiver suja ou com problema, não cria esse vácuo e aí fica tudo desregulado. No meu caso ficou assim depois de o mecânico mexer em outros componentes do motor, já nem me lembro mais o que. Só de mexer a sujeira se soltou e prejudicou o funcionamento da válvula. Uma simples limpeza resolveu o problema.
Tinha um tópico criado por mim há alguns meses falando sobre isso, inclusive com desenho que alguém postou mostrando onde fica o throttle opener, porém não achei mais aqui no fórum.

Daniel,

Eu mesmo consigo limpar essa mangueira ou preciso pedir a um mecânico?

Se alguém puder me mostar onde fica essa válvula eu agradeço.

Abraços,

Vitor

Joao Baeta
20/09/2006, 17:24
:arrow:Vnogueira,
O meu Azul Quando ele liga ele vai a 2.500rpm, eu alterei a marcha lenta, pois logo depois ele vai caindo p/ 1000 rpm.
Antes de alterar o carro ficana na marcha lenta uns 600 rpm.... E as vezes o carro morria...
Absssssssssssssssssssssssssss

gustavo signori
21/09/2006, 05:42
olá a todos.

vnogueira, tenho quase certeza que o defeito é o que o daniel citou.

procure no coletor de admissão, um caninho de latão de onde sai uma mangueirinha preta que vai para uma pequena válvula solenóide logo acima do coletor, perto do corpo da injeção.
essa válvula pega informação de vácuo no coletor para a injeção ajustar a marcha lenta.

costuma entupir bem na saída do coletor. tente cutucar com uma agulha de máquina de costura que é bem resistente. no meu vitara entupiu de tal maneira que só consegui desentupir refazendo o furo com uma broca de 1mm.

vnogueira
21/09/2006, 09:50
olá a todos.

vnogueira, tenho quase certeza que o defeito é o que o daniel citou.

procure no coletor de admissão, um caninho de latão de onde sai uma mangueirinha preta que vai para uma pequena válvula solenóide logo acima do coletor, perto do corpo da injeção.
essa válvula pega informação de vácuo no coletor para a injeção ajustar a marcha lenta.

costuma entupir bem na saída do coletor. tente cutucar com uma agulha de máquina de costura que é bem resistente. no meu vitara entupiu de tal maneira que só consegui desentupir refazendo o furo com uma broca de 1mm.

Valeu pessoal,

Alguém tem um foto mostrando o coletor e essa mangueira. Me ajudaria muito.

Abraços,

Vitor

Daniel Engelbrecht
21/09/2006, 10:44
Numa mensagem postada num tópico anterior à mudança do site tinha um esquema mostrando a válvula, as mangueiras, tudo. O problema é que não consigo mais achar.

vnogueira
21/09/2006, 12:16
Numa mensagem postada num tópico anterior à mudança do site tinha um esquema mostrando a válvula, as mangueiras, tudo. O problema é que não consigo mais achar.

Daniel,

Pois é, já procurei tbm e não achei.

Vitor

barantes
25/09/2006, 17:14
Achei esse tópico aqui que tem um desenho: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18999

Será ele que vcs tão procurando?

[]s

barantes
25/09/2006, 17:26
Esse tópico aqui tem ainda mais detalhes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11444

vnogueira
03/10/2006, 14:44
Pessoal,

Valeu pelas dicas, descobri o que era que deixava o carro acelerado e emitia aquele cheiro.

Uma simples mangueirinha rachada do sistema de injeção que aspirava ar em excesso pelo rasgo e obrigava o sistema e enviar mais combustível, pra compensar o excesso de ar.

Consequentemente, o carro consumia mais gasolina, ficava acelerado, e o excesso de combustão obrigava o catalizador a trabalhar mais, emitindo aquele cheiro forte.

Troquei a mangueirinha e tudo se resolveu.

Abraços,

Vitor

Daniel Engelbrecht
03/10/2006, 16:06
Foi mesmo um problema similar ao que eu tive. Só que no meu caso não foi rachadura na mangueira e sim sujeira pela mangueira e na válvula que controla a passagem de ar, de modo que não formava vácuo no sistema e o carro ficava acelerado. No link postado pelo Barantes tem o desenho que estava me referindo. Aliás, era esse mesmo o tópico que tentei achar sem sucesso. :palmas: